Page 1

Setembro | 2009

1


2

Setembro | 2009


Setembro | 2009

3


GEOCOMM

VILLA SOLAIA

Construção:

Coordenação Geral:

Realização: Solaia Empreendimento Imobiliário Ltda. Loteamento registrado sob nº R.2 na matrícula 130.272 do Registro de Imóveis de Alphaville em 02/08/2006.

6

Projeto de Urbanismo: Reinaldo Pestana. Arquitetura: Pablo Slemenson.

Coordenação e vendas:

Acesso direto para a Castelo.

www. imovel-cia.com.br CRECI 16 988-J

Setembro | 2009


OUTROS RESIDENCIAIS

Acesso fácil pela Castelo, pelo km 23 A ou km 21, sem pegar o trânsito de Alphaville. Ao lado do Alphaville Zero e Alphaville 1. Totalmente localizado em Barueri. www.villasolaia.com.br Vendas no local, ao lado do Mackenzie. Tel.: 4195 6000 Setembro | 2009

7


Sumário Gastronomia

Silvio Lancellotti Don Curro, pioneiro no departamento de frutos do mar

28 Vinhos

Deise Novakoski As polêmicas meias garrafas de vinho

30 Moda & Beleza

Matéria de Capa: Os chefs queridinhos da região CAPA Foto: Henrique Vilela Espaço: Florense Cabelo e maquiagem: Lash Hair Design Produção: Tramontina, Fran’s Café e Revista Viva

Motor

20

40

12 Decoração 34 Mercado Imobiliário 36 Estilo 66 Roteiro 68 Provado & Aprovado 90 Clipping

Cristiana Arcangeli Afinal, o que é bem-estar?

51 Golfe

Durval Pedroso Etiqueta: a regra mais importante do golfe

53 Cinema & DVD

Rubens Ewald Filho Renée Zellweger: a estrela do mês

55 Corpo & Equilíbrio

Nuno Cobra A Revista Viva agora está no Twitter. Siga-nos: www.twitter.com/revistavivasa

Ferran Adriá, no Restaurante El Bulli

Influenza A (H1N1): fique imune ao vírus

57 Qualidade de vida

Roberto Shinyashiki Assuma o que é importante para você

59

32

Top 5

Restaurantes

8

46

Turismo

Toscana. Experiência medieval

Pais & Filhos

Içami Tiba Religião se aprende com a prática dos pais

61 Setembro | 2009


Setembro | 2009

9


Carta ao leitor bastidores: making of da produção da foto de capa

Lash Hair Design

Tramontina e Fran’s Café

Renata, Mauricio, Rosana e Vilela

Florense

viva gourmeT Desculpe o trocadilho, mas esta revista está deliciosa. Escolhemos a dedo os ingredientes que fazem parte desta edição especial gourmet. Para abrir o apetite, os sete chefs que estampam nossa capa prepararam pratos exclusivos para a revista Viva. Confira quem são nossos mestres da culinária e quais são suas criações a partir da página 40 e, melhor, experimente, de fato, essas delícias nos restaurantes da região pilotados por eles: Bendita Hora, Best Burger, Doceria Fantasias, Jankenpô, La Pasta Gialla, Maria João e Ville Du Vin. A cada prato Viva pedido, tem promoção especial pra você. Confira os detalhes na reportagem de capa. Já para temperar nossas páginas gastronômicas, estamos estreando neste mês a seção Top 5, com os restaurantes mais conceituados do mundo. Tem casa com fila de espera de até dois anos, dá para imaginar? Em Turismo, escolhemos uma região onde a boa gastronomia também manda. O hotel Castel Monastero, na Toscana, além das instalações medievais, oferece como grande atrativo o restaurante dirigido pelo conceituado chef Gordon Ramsay. Há ainda um roteiro gastronômico cheio de gostosuras daqui da região e, como toque final, a seção Provado & Aprovado. Humm... o prato está pronto. Sente-se com a gente e sirva-se à vontade!

Tiragem

31.000

exemplares confirmada por

A redação

Distribuição Alphaville - Tamboré

Aldeia da Serra

• condomínios e edifícios residenciais e comerciais e centros comerciais

• condomínios e centros comerciais

Mailing da Revista

• condomínios e centros comerciais

Calçada das Palmas, 20 - 1º andar - Centro Comercial de Alphaville - Barueri - SP CEP: 06453-000 - editorial@vivasaopaulo.com.br - www.vivasaopaulo.com.br

Granja Viana e Cotia

[anuncie[ (11) 2132-7000

Expediente DIRETORES EXECUTIVOS: Alfredo Cônsolo Junior - COMERCIAL - junior@vivasaopaulo.com.br | Rosana Aragon de Oliveira - ADMINISTRATIVO - editorial@vivasaopaulo.com.br | EXECUTIVOS DE CONTA: Andréa Amaral e Raymundo Araújo | ASSISTENTES COMERCIAIS: Camila Faria e PRISCILA FLEMING | ARTICULISTAS: Cauê Rigamonti, Cristiana Arcangeli, deise novakoski, Durval Pedroso, Içami Tiba, Nuno Cobra, Roberto Shinyashiki, Rubens Ewald Filho e Silvio Lancellotti | DESIGNERS GRÁFICOS: Giselle Moreno Alves e Marcus Vinicius da Silva | EDITORA e JORNALISTA RESPONSÁVEL: Renata Vieira - MTB. 36.366 | REVISORA: Maria Deosdédite Giaretta Chaves | MARKETING: Carla Dourado | ADMINISTRATIVO: Fernanda Matos | FOTÓGRAFO: Henrique Vilela | PROJETO GRÁFICO: Projeto Editora | IMPRESSÃO: Plural Editora e Gráfica | DISTRIBUIÇÃO: Editora Premium A revista Viva é uma publicação mensal da Projeto Editora. Não nos responsabilizamos por opiniões expressas nos artigos assinados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Os preços de produtos e serviços divulgados nesta edição foram informados pelos fabricantes ou fornecedores e podem sofrer alterações sem aviso prévio.

10

Setembro | 2009


Setembro | 2009

11


CLIPPING Texto: Renata Vieira 1

2

3

5

6

Foto: Thiago Henrique

4

Revista Viva

7

1. O presidente do Centro e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf, e o prefeito de Santana de Parnaíba, Silvinho Peccioli, inauguraram, em 21/08, o SESI do município. 2. O presidente do Conseg - Aldeia da Serra, Walter do Carmo (em pé), apresentou a nova diretoria do conselho, em 12/08, no restaurante Família Carvalho, no bairro.

8

8. Em 04/08, a artista plástica Sarita Tabachnick recebeu os amigos no ATC, para a exposição de seus quadros, em Alphaville.

3. Em 30/07, Solange e Franco Ciambra inauguraram a Tivolli Tennis Shoes, quarta loja da rede, em Alphaville. 4. A cantora Roberta Granchy comemorou o aniversário, em 29/09, com show no bar The Black Horse, em Alphaville. Em 27/08, a Oficina da Fórmula organizou o Encontro de Beleza e Estética, no Pão de Açúcar Alphaville Residencial, em prol da Aproex. 5. A cirurgiã plástica Roseli Cardinali. 6. As proprietárias da Lepatiz, Renata Ortiz, Daniela Gordinho e Adriane Passini.

12

7. Gilmar da Silva e Rodrigo “Zetti”, da Play Tennis, organizaram o 1º Ranking entre as Comunidades, criado pelo Clube do Tênis, entre 8 e 14/08, em Alphaville.

[Jantar do Bem [ Liliana Takaoka e Ana Lucia Goulart realizaram, em 27/08, o 5º Jantar Beneficente da ONG Viver e Sorrir, no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo. O evento contou com desfiles e apresentações de música e de dança para cerca de 600 convidados. Setembro | 2009


Setembro | 2009

13


CLIPPING

Revista Viva

1

4

7

2

5

O Alphaview, espaço de Contact Center, foi inaugurado, em 12/08, pelo Grupo CSU. 1. Na foto, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, com a filha Bruna e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. 2. João Carlos Matias e Miguel Windt, do Grupo CSU. 3. Em 17/08, a Alphaville Urbanismo organizou para a imprensa um workshop sobre sustentabilidade com a palestrante May East, do Gaia Education, em Alphaville.

8

3

6

mas Centro de Expressão e Cultura Alpha. 7. Elis Mello e Cristiane Hasselmann, da Posh, lançaram, em 12/08, a coleção primavera-verão da loja, em Alphaville. 8. Em 22/08, Roberto Victor comemorou o aniversário com a esposa, Margareth Menezes, e os amigos em sua residência, em Alphaville.

4. Simone e Michel Kassardjian e Bruna Broll (centro), da Luz da Lua, lançaram, em 11/08, a coleção de verão da loja, em Alphaville. 5. Nicolau Marinho e Osni Timoni, da Slice Tennis, inauguraram, em 12/08, a nova estrutura da academia, no Tamboré. 6. Em 15/08, o dentista Rodolfo Ramalho e as professoras Joana Melo e Susamara Bispo, inauguraram, em Alphaville, a clínica de odontologia Alpha Sorriso e a escola de idio-

14

[ Tarde do café[ O Gênesis 2, com apoio do Fran’s Café, promoveu degustação da bebida, em 16/8, e palestra da barista Stella Gross, em Alphaville. Setembro | 2009


Setembro | 2009

15


CLIPPING

Revista Viva

2

3

Foto: Rodrigo Sacramento

1

4

8

5

6

1. Marcelo Ivanesciuc e Marcos Lage, da revista Vero, com Alfredo Cônsolo Junior (centro), da revista Viva, confraternizando o sucesso do Tendencies Alphaville 2009, em 16/08. 2. A MPD-KC comemorou a entrega das chaves do Terraços Tamboré, em 29/09, no bairro. Na foto, Edna e Mauro Santi, da MPD-KC.

9

8. Em 19/08, Marcelo Celintano inaugurou o sistema delivery da loja de vinhos Perlage com coquetel para os amigos, em Alphaville. 9. Em 18/08, Edmar Cleto (centro), da Acib Mulher, recebeu amigos para um jantar em sua residência, em Alphaville. Na foto com Elisa Fein, Márcia Cunha, Lourdes Silveira e Luíza Cesar.

3. Em 17/08, o prefeito e a primeira-dama de Barueri, Rubens e Sonia Furlan, ao lado da filha Bruna, receberam ilustres convidados para a inauguração da Fatec Barueri, como o governador de São Paulo, José Serra. O Espaço Gourmet Blue Ville Alphaville realizou vários cursos em agosto. 4. Em 05 e 06/08, o chef Mauro Camargo deu dicas de como assar carnes de churrasco. 5. O chef Osvaldo Juliano preparou sopas e caldos, em11/08. 6. Em 20/08, o chef Felipe Cilli apresentou aos convidados novidades em risotos. 7. A culinarista Clair Saraiva falou sobre gastronomia italiana, em 27/08.

16

7

[

Educação animal

[

Sandra Komatu e Ricardo Azama (dir.), da Pet Clinic, organizaram, em 31/08, a palestra Pet Sociabilização, com o especialista em comportamento animal Glauco Lima, em Alphaville. Setembro | 2009


ACIB - Barueri

Revista Viva

Associativismo,

união e desenvolvimento sustentável

Os empresários devem unir-se para o desenvolvimento de seus negócios

Clemens de Souza Fein

Diretor da ACIB

18

Q

uero compartilhar com vocês um pouco de minha experiência em associativismo: força da união e, como resultado, o desenvolvimento sustentável. Desde julho de 1990, minha empresa está associada à Acib. Barueri estava em franco desenvolvimento, como hoje. Na ocasião, encontrava-me totalmente envolvido com os negócios da Mecanochemie e calejado por planos e planos econômicos sem fim. Naquela época, a Acib fornecia praticamente serviço de consulta de crédito. Acredito que no Brasil, ainda que existam muitos movimentos no campo do voluntariado e da benemerência, para o empresariado, em particular, falta o espírito de união e de comunidade, desde a avaliação das questões em geral, passando pelo planejamento e implementação de ações para o interesse comum. Durante todo esse tempo como associado, aprendi a importância da união dos empresários, através de uma associação, que os represente, como um caldeirão de ideias, experiências, queixas e expectativas. Tudo é

compartilhado. Assim, as soluções podem e são alcançadas. Hoje a Acib atingiu a maturidade e é chegada a hora de alçar voos mais altos. O empresariado, principalmente o micro, pequeno e médio deve se unir para o próprio desenvolvimento sustentável de seus negócios. Através da Acib isso é possível na medida em que o caldeirão que acima mencionei não pare de ser alimentado. A Acib aglutina empresários das mais diversas atividades, com os mais variados problemas, propiciando com isso informação e experiências de outros empresários, consultores e associações. Assim, estaremos ajudando a nós mesmos enquanto empresários associados. Creio que não houve nem haverá império contemporâneo que não tenha sido construído pela união. Deixo aqui meu convite a todos os empresários de Barueri, que venham conhecer e associarse à Acib. Com certeza nos tornaremos mais fortes. Empresário unido é empresário fortalecido. Empresário associado é empresário representado. Setembro | 2009


[

Chapa

ios Empresár

do Bem

[

Prestígio Político e apoio empresarial

Chapa de Clemens e Régis sai na frente pela presidência da Acib - Associação Comercial e Industrial de Barueri

Clemens de Souza Fein, Walderi Braz Paschoalin, Rubens Furlan, Fábio Starace Foncesa e Éder Régis Marques

Setembro | 2009

19


MOTOR

Texto: Renata Vieira | Fotos: Divulgação

P

repare-se para sonhar alto... O 458 Italia acaba de chegar para substituir um dos esportivos de maior sucesso da Ferrari, o F430, e atiçar ainda mais o imaginário de dez entre dez apaixonados por carros. O modelo, que será apresentado oficialmente neste mês no Salão de Frankfurt, é uma parceria da escuderia com um dos estúdios mais prestigiados em designer automotivo do mundo, o Pininfarina. O resultado? Um possante objeto de desejo. Performance - Sua aerodinâmica foi desenhada com visual futurista para compactar o carro e, consequentemente, diminuir a resistência ao vento, melhorando a pressão aerodinâmica. O modelo tem chassis de alumínio com apenas 1.380 kg, e distribuição do peso em 42% na frente e 58% na traseira, o que promete ótimas condições de direção. Sob o capô, um motor V8 de 4,5 litros, de injeção direta à gasolina com 570 cv de potência (80 cavalos a mais que sua antecessora) e 55,06 kgfm de torque a 6 mil

20

rpm - acoplado a uma transmissão de dupla embreagem com sete velocidades, que permite trocas mais suaves e rápidas. Assim, o lançamento é um dos Ferraris mais fortes da história e mantém a tradição de desempenho da marca: atinge 100 km/h em 3,4 segundos, seguindo sem parar até 325 km/h. E não é somente em potência que supera a F430. Segundo a italiana, o modelo também melhora seus índices de consumo de combustível (7,29 km/l), reduz a emissão de poluentes (320 g/km) e traz ainda sistemas avançados de direção e de freios de alto desempenho, capaz de parar o carro em apenas 32,5 metros, quando vindo a 100 km/h.

Setembro | 2009


Sonhos palpáveis Não dá para ter uma 458 Italia na garagem? Relaxe, o universo Ferrari vai além dos supercarros.

Granturismo Chronograph 45 MM

O recém lançado modelo produzido pela Officine Panerai encabeça a lista dos relógios mais sofisticados da Ferrari. É automático, com pulseira em couro de crocodilo e caixa em ouro. Sai por € 16.916,67. www.ferrari.com

Preços pesquisados em agosto de 2009

Puma Squalo Ferrari Preço - Quanto vai custar essa maravilha? Bem, como qualquer Ferrari, o valor do 458 Italia estará, literalmente à sua altura. ₤150 mil, lá fora. Por aqui, calcule até quase três vezes esse número. Vai continuar sonhando? Nós damos uma forcinha. Acesse o site www.vivasaopaulo.com.br e escute o ronco do motor. Já é alguma coisa...

Ficha técnica Motor: V8 a 90 graus, traseiro central Cilindrada: 4499 cc Potência: 570 cv a 9 mil rpm Torque: 55 kgfm a 6 mil rpm Pneus: 235/35 ZR20 na dianteira; 295/35 ZR20 na traseira

O modelo na mesma cor da bandeira italiana faz sucesso por onde passa. Sai por R$398, na Tivolli Tennis Shoes. Tel.: (11) 4195-9802

Perfume Ferrari Extreme A última fragrância da Ferrari é resultado da era dos carros esportivos Ferrari GT, que apresentam uma evolução tecnológica e de design, transferida dos carros de Fórmula 1 para as estradas. R$189. www.americanas.com.br Setembro | 2009

21


CONSULTORIA & NEGÓCIOS

Revista Viva

Sustentabilidade:

planeta água

As pequenas atitudes do dia-a-dia podem ajudar a salvar o planeta

Márcio Cerqueira César

Diretor da Sigma Administração de Condomínios

24

E

sse deveria ser o nome da Terra, planeta água. Cerca de 2/3 de sua superfície é ocupada por água. O assustador dessa história é que apenas 0,007% desse total é de fácil acesso para o consumo humano. Mesmo diante dessa realidade, a humanidade sempre tratou a água como recurso infinito e olhou para a natureza e seus abundantes mananciais como se fossem fontes inesgotáveis e renováveis. Hoje sabemos que não é bem assim. Os especialistas no assunto alertam sobre a diminuição cada vez mais acelerada da água no mundo. Indispensável para a vida humana e para a manutenção dos ecossistemas, a água é um recurso natural estratégico, com valor econômico e social. O Brasil detém 11,6% da água superficial de todo o planeta. Sem dúvida, uma situação bastante privilegiada. Mas nem por isso nos deixa à margem do desafio do século que é cuidar do chamado: “ouro branco”. Esse é um desafio que terá de ser assumido por todos. Como em todas as questões que dizem respeito à sustentabilidade do planeta, a ideia do protagonismo se faz presente e com força cada vez maior. Ou seja, as pequenas atitudes do dia-a-dia têm impacto enorme no processo e é por isso que nossa adesão é tão importante. Pequenos cuidados diários aos poucos se tornam integrantes de nossa rotina e, sem perceber, estamos fazendo nossa parte nessa luta. Fechar a torneira enquanto nos ensaboamos ao tomar banho, ou enquanto lavamos a louça ou, ainda, ao escovar os dentes. Lavar o carro com balde

e não mangueira e ficar atento aos vazamentos eventuais. As mudanças são simples, possíveis, ao alcance de todos. E para quem mora em condomínio? A conta de água é a segunda maior despesa consumindo entre 10% e 15% da verba mensal dos conjuntos. A reunião de pessoas num mesmo espaço deve seguir as mesmas normas individuais. Nada melhor do que a união das atitudes singulares para compor o todo. Há algumas regrinhas que ajudam e muito a economizar esse bem precioso: • Adotar o sistema de individualização de contas fazendo com que cada condômino pague exatamente o que consome. • A água da chuva acumulada em calhas, quando corretamente armazenada, pode ser usada para limpeza do chão e para a irrigação dos jardins. • Adotar sistemas mais econômicos de descarga nos banheiros garante economias significativas. Já estão no mercado modelos especialmente planejados para esse fim. • Faxineiras, porteiros e zeladores são grandes aliados. Para contar com a ajuda deles é necessária ampla campanha de conscientização, lembrando a importância de não usar esguicho para limpar o chão; de regar as plantas no começo da manhã (quando há menos evaporação); de cobrir a piscina quando estiver fora de uso; de fazer a checagem do gasto de água semanal e, quando houver grande aumento, procurar vazamentos. Na hora de planejar um edifício vertical ou um condomínio de casas, seria bem mais fácil e produtivo inserir os conceitos de economia e reúso e evitar, assim, adaptações posteriores. Fica aqui a dica para as construtoras: dentro de casa ou nas áreas comuns, economize e preserve água. Essa atitude é um dever iminente. A água que garante nossa vida está ficando rara. E nossa vida, preciosa demais, não resiste sem ela. SIGMA ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS Al. Rio Negro, 1.084, Alphaville www.sigmaimoveis.com.br | Tel.: (11) 4195-6052

Setembro | 2009


SUSTENTABILIDADE

Revista Viva

Bioterra: vida, saúde e

fertilidade para o solo e para as plantas em covas, vasos, jardineiras, gramados e mudas, sem ser necessário adição de produtos químicos.

Substrato orgânico (terra vegetal)

O substrato orgânico Bioterra é ecologicamente correto e não agride a natureza

A

Bioterra desenvolveu um adubo natural capaz de fertilizar o solo de jardins com todos os nutrientes de que eles precisam para ser saudáveis. A “terra vegetal” Bioterra é um substrato orgânico muito nutritivo, isento de ervas daninhas e patógenos, produzido a partir do processo de decomposição de folhas, galhos ou qualquer massa verde retirada de jardins, e que pode ser utilizado tanto no solo, quanto

Em nossa região, diariamente podas de árvores geram resíduos verdes sólidos, que são coletados e encaminhados para aterros sanitários, que, ao contrário de beneficiar o solo, geram degradação ao meio ambiente. É possível poupar recursos naturais e trazer de volta o ciclo produtivo do solo, convertendo esses resíduos verdes sólidos em produto rico em nutrientes e matéria orgânica. Disso se trata o nosso sistema de beneficiamento da sobra verde (resíduo sólido verde) em substrato orgânico, a partir de um processo de compostagem, ou seja, é feita a reciclagem que transforma sobras de jardim (resíduo) em terra vegetal. O uso eficiente, ou uso “inteligente”, dos recursos naturais implica em devolver ao meio ambiente o que dele retiramos, e em não destruir para construir. O substrato orgânico Bioterra garante a produtividade das plantações sem causar impacto ao meio ambiente. A escolha por este produto faz bem para a natureza e faz bem para a consciência. BIOTERRA reciclando a terra reciclando a vida!

BIOTERRA Estrada do Agricultor, 6.400, Santana de Parnaíba Tels: (11) 4192-1267 | 41921488 Cel.: (11) 9930-7624 bioterra.organico@gmail.com Setembro | 2009

25


26

Setembro | 2009


ESTÉTICA & BELEZA

Revista Viva

Lash Hair Design

antecipa tendências

Prestes a completar um ano em Alphaville, o Lash Hair Design só tem a comemorar

Lash Hair Design Alameda Araguaia, 843, Alphaville Tel.: (11) 4193-6118

Ana Claudia Lepri

A

cliente que entra no Lash Hair Design sente-se em casa. O salão, inaugurado há quase um ano em ponto estratégico de Alphaville, reúne alguns dos melhores profissionais da região e de São Paulo. Ana Claudia Lepri, proprietária do espaço, montou sua equipe com cabeleireiros, maquiadores, manicures e esteticistas que já trabalhavam na região há longa data e que, por isso, sabem exatamente o que suas clientes procuram. Sempre antenados, os profissionais do

Lash têm na ponta da língua as últimas tendências da moda. Assim, além de terem à disposição ampla tecnologia para o tratamento dos cabelos, como as máquinas Micro Mist (veja box) e Fotônica, as clientes saem do salão com a certeza de que o corte e a coloração de seus fios estarão sempre atualizados. É o caso também da maquiagem. Ana Claudia trouxe para seu seleto time de profissionais, os experts em make-up Cícero Serafim e Elen Campos que, além de já ter realizado diversos trabalhos para a MTV e ter trabalhado para a MAC, participou de nove edições do São Paulo Fashion Week e, por isso, traz para as clientes do salão com antecedência o que será visto pelas ruas.

Tecnologia e estética Para facilitar a vida da cliente que se preocupa com a beleza, o Lash reúne em um único espaço, além de todos os serviços de um salão de cabeleireiro, diversos tratamentos estéticos. No andar superior do salão, a cliente tem à disposição podologia, massagens relaxante, redutora ou com pedras quentes, tratamentos para gordura localizada e celulite, como Accent, Ultracontour, Cellutec, Carboxiterapia e Manthus, bronzeamento New Sun e Jet Bronze, limpeza de pele e depilação a laser com Lightsheer.

Plástica para os cabelos Lançado recentemente no Brasil, o Micro Mist é um poderoso recurso para reconstruir e hidratar os cabelos. Através de vibrações ultrassônicas, o aparelho emite grande quantidade de nanopartículas de oxigênio e minerais ionizados que penetram fundo nos folículos capilares, fazendo com que os nutrientes contidos nos produtos de

tratamento penetrem mais profundamente. Por fim, o aparelho solta uma espécie de jato de ar gelado para o selamento das cutículas dos fios. O resultado desse duplo tratamento, também conhecido como Plástica dos Cabelos, é a devolução das propriedades naturais dos fios, que ganham mais sedosidade, resistência e brilho.

Proprietária do Lash Hair Design

Setembro | 2009

27


GASTRONOMIA

Revista Viva

Don Curro, pioneiro no departamento de frutos do mar

O

s atestados da bravura de Francisco Rios Dominguez, o Don Curro, na nobre arte das arenas de Sevilha, preenchem as paredes do restaurante que leva o seu nome em São Paulo. Cartazes, fotografias, vestimentas de toureiro, até cabeças empalhadas de animais contra quem se arriscou. Por doze anos, entre 1946 e 1958, Don Curro encantou as plateias com suas fintas e sua capa rubra.

Fotos: Divulgação

Tradição espanhola é sucesso há meio século na cidade de São Paulo

Silvio Lancellotti

Jornalista, chef de cozinha e escritor

28

Então, decidiu mudar de rumo e, com a mulher, Cármen Escalona, se transferiu ao Brasil. A esposa era brilhante com as panelas, herdeira de uma supercozinheira do Palácio Real de Granada. Assim, nada mais adequado que o casal abrisse a sua Marisquería Playa Grande, especializada em frutos do mar, no bairro da Quarta Parada. Graças à propaganda boca-a-boca, um fulminante triunfo. Tanto que, na década de 60, o casal buscou endereço mais conveniente, juntinho dos Jardins e da imponente Avenida Rebouças. Hoje na rua Alves Guimarães, rebatizado de Don Curro e sem os seus fundadores, que já subiram ao paraíso, sob o comando

meticuloso de Zé Maria e de Rafael, filhos do casal, o restaurante permanece impecável, brilhante, o primeiro do Brasil em seu segmento.

Cardápio fenomenal A casa possui seus próprios viveiros de ostras e de lagostas, seus próprios fornecedores dos camarões e peixes que emprega em receitas, sempre, de acabamento fenomenal. Além das opulentas paellas (por favor, dizer paelhas, jamais paedjas), multicoloridas, generosas, o seu menu propõe vieiras delicadíssimas em vinaigrette, estupendo salpicão de polvo, jovial salada de atum, glorioso robalo assado apenas no tempero do sal grosso, e a relíquia que a doce dama pessoalmente perpetrava, os mágicos Langostinos Doña Cármen - enormes crustáceos em creme de tomates, champignons frescos, azeitonas e tiras de pimentão. Nos meados da década de 90, Zé Maria e Rafael, também campeões em vários concursos internacionais de drincologia, ampliaram seus objetivos. E passaram a importar produtos ibéricos espetaculares - presuntos de traseiros de porcos brancos, entre doze e dezoito meses de cura; e presuntos dos porcos de “pata negra”, insuperáveis no planeta. O visitante pode se entregar a uma degustação inolvidável, a partir de peças belíssimas, que o Don Curro expõe num recanto do bar. Dentre as preciosidades, inclusive os presuntos que os experimentadores consideram os reis do universo, aqueles com a grife “Cinco Jotas”, originários da região do Jabugo. Vale o mergulho, assim como vale uma descida à linda adega do restaurante, seis mil garrafas, que repousam nas temperaturas ideais. O saudoso toureiro e sua esposa, com certeza, no céu se orgulham dos sucessores. Restaurante Don Curro R. Alves Guimarães, 230, Pinheiros, São Paulo Tel.: (11) 3062-4712 | www.restaurantedoncurro.com.br Setembro | 2009


Paella Don Curro com Lagosta

Ingredientes (4 pessoas): 2 lagostas (+/- 500 g); 500 g de lulas limpas e cortadas em rodelas; 16 unidades de camarões médios, com casca; 16 unidades de mexilhões com casca, bem lavados; 4 coxas de frango, cortadas em pedaços; 50 ml de azeite de oliva espanhol; 5 colheres (sopa) de cebola picada; 2 colheres (sopa) de alho picado; 4 colheres (sopa) de cebolinha verde picada; 10 colheres (sopa) de tomate cortado; 450 g de arroz; 1 colher (chá) de açafrão em pó; 1 colher (chá) de açafrão em rama; 2 pimentões vermelhos pré-assados e sem pele, cortados em tiras (para a decoração); 150 g de ervilhas frescas (para decoração); sal a gosto e caldo de crustáceos. Modo de Preparo: Aqueça o azeite de oliva numa paellera. Adicione a cebola e espere dourar. Junte o alho, a cebolinha verde, os tomates e refogue. Coloque o frango, deixe algum tempo e misture as lulas, o arroz, o açafrão em pó e em rama. Siga refogando até obter cor uniforme. Adicione o caldo de crustáceos até encher a paellera e, quando começar a ferver,

junte os camarões, os pedaços de lagosta e os mexilhões, tudo com as cascas. Tempere com sal. Continue o cozimento e vá adicionando o caldo de peixe aos poucos, até o arroz chegar ao ponto desejado. Decore, então, a paellera com a lagosta, os camarões e os mexilhões do cozimento. Complete a decoração com as ervilhas e as tiras de pimentões. Cubra bem com papel alumínio e deixe a paella descansar, por cinco a dez minutos, antes de servir.

Caldo de Crustáceos Ingredientes: 500 g de cabeças de lagostas; 300 g de cabeças de camarão; 300 g de cabeças de cigalas (lagostim) e 1 l de água. Modo de Preparo: Junte tudo e cozinhe por dez minutos, depois passe na peneira e deixe esfriar antes de usar.

29


VINHOS

Revista Viva

As polêmicas

Fotos: Divulgação

meias garrafas de vinho

Deise e Claude Troisgros, no programa Menu Confiança, da GNT

As pequeninas são ótimas sugestões para não errar a harmonização

S

empre embatuquei com a frase do poeta espanhol Ramón Gómez de la Serna (18881963): “Àquele que encomendar meia garrafa de vinho, faltar-lhe-á sempre a outra meia!”. Nunca entendi claramente o quanto de sua verve humorística impregna a frase ou se ele simplesmente sentia falta da outra metade da garrafa. O ponto é que meia garrafa de vinho sempre foi motivo de discussões. Uns alegam que só os maus vinhos são engarrafados nelas, outros não as escolhem por temer o papel de sovina. Salvaram-se da pira da injúria as pequeninas garrafas de 175 ml, que literalmente entraram no mundo fashion ao serem servidas com canudinhos em desfiles de moda. 750 ml

Deise Novakoski

Apresentadora do programa Menu Confiança, na GNT; Membro da Associação Brasileira e Internacional de Sommeliers

30

As mais comuns, usadas no mínimo para duas pessoas

Para as meias garrafas (375 ml), restou o mundo dos solitários. É bem verdade que houve certa culpa do marketing, que no início dos anos 90 jogou-as na cesta do mundo single. Não que elas não caibam lá. Cabem. Mas cabem também em outros tantos lugares. É ignorância matemática acreditar que aquele que pede meia garrafa está fazendo economia, pois, proporcionalmente, elas custam mais que uma garrafa de 750 ml. Há uma verdade sobre a evolução do líquido numa garrafa de 375 ml em relação à outra comum, partindo do princípio de que o processo evolutivo do vinho continua, mesmo quando o líquido está engarrafado. Quanto menor for a capacidade da garrafa, menor será o contato com o oxigênio. Daí a explicação para o rápido desenvolvimento dos vinhos em meia garrafa. No entanto, devemos assumir que as pequeninas devem ser consumidas, dependendo da safra, mais ou menos na metade do tempo que a garrafa normal. Um exemplo: uma safra de 2004 engarrafada em 750 ml deverá resistir até 2011. Porém, em recipientes de 375 ml dificilmente resistirá além de 2008. Não acredita? Faça o teste. Sabendo respeitar seus limites, as pequeninas têm lá sua hora e vez. Especialmente se você está almoçando, afinal, a recomendação é de uma taça a cada refeição. Outro grande momento para elas é num jantar a dois, quando se pretende fazer refeição harmonizada com entrada, prato principal e sobremesa. Meia garrafinha para as entradas, meia para o principal e uma taça para a sobremesa tiram você de qualquer saia justa na harmonização. E desdizendo Ramón, jamais faltar-lhe-á a outra meia!

1,5 l

3l

4,5 l

6l

9l

Conhecidas como Magnum, são servidas em jantares

Chamadas de Jeroboam, são usadas em banquetes

Rehoboam

Methuselah ou Imperial

Salmanazar

12 l Balthazar

20 l Nebuchadnezzar

Espumantes e champanhes - com nomes mais sofisticados; todos, claro, utilizados em grandes comemorações

Setembro | 2009


Chile

Textos: Renata Vieira

Com a mais alta pontuação já concedida a um vinho chileno pela revista Wine Spectator, o Clos Apalta é um verdadeiro mito. Produzido apenas nos grandes anos, é poderoso e encorpado, combinando o fabuloso terroir de Apalta com rendimentos muito baixos e com sofisticado toque francês. Um blend de 42% Carmenère, 28% Cabernet Sauvignon, 26% Merlot e 4% Petit Verdot. Segundo o fabricante, é complexo e precisa ser decantado por três horas antes do consumo.

A vinícola alega que a natureza fez o mais difícil, deixando a ela apenas o trabalho simples. Um blend de 54,5% Cabernet Sauvignon, 39% Merlot, 5% Petit Verdot e e 1,5% Carmenère. Exala perfume das flores da primavera, hortelã, cerejas pretas, groselhas negras, alcaçuz e uma pitada de carvalho novo. É encorpado e sua acidez é equilibrada. Permanece a uma década de seu patamar de maturidade. Melhor se consumido após 2014.

Pontuação: 96 pontos (Wine Spectator).

Portugal

França

A aguardada lista Top 100 da Wine Spectator , conceituada publicação norteamericana sobre vinhos, é elaborada segundo quatro critérios: qualidade (expressa em pontos), preço, disponibilidade (número de caixas produzidas) e fator “X” (os editores indicam como “excitement”, que também pode ser traduzido como o prazer que o vinho proporciona ao ser bebido). Veja quais foram os cinco vinhos com a melhor classificação segundo a última lista da publicação.

2. Château Rauzan-Ségla Margaux 2005

Em uma área de 210 acres, foram selecionadas somente as uvas afetadas pelo fungo Botrytis cinerea. Ao final da colheita, cada hectare produziu uvas suficientes apenas para 54 caixas de vinho. É encorpado, suculento, com toque de baunilha, mais um toque de mel e acabamento picante. Tem baixa acidez. Um blend de 65% Semillon e 35% Sauvignon. Metade do processo de fermentação é feita em barris de carvalho novos, metade é feita em barris antigos. Melhor se consumido após 2014. Pontuação: 97 pontos (Wine Spectator).

Setembro | 2009

3. Quinta do Crasto Douro Reserva Vinhas Velhas 2005 Este tinto do vale do Rio Douro está entre os melhores vinhos de mesa da região. Em sua composição entram quase trinta castas vindas de vinhas com cerca de 70 anos de idade. Algumas das uvas são “pisadas”durante a fermentação inicial, e, em seguida, o vinho é envelhecido por 18 meses em carvalho francês e americano. Não é nem refinado nem filtrado antes do engarrafamento. A equipe de vinificação inclui Manuel Lobo, Dominic Morris e Tomás Roquette. Pontuação: 95 pontos (Wine Spectator).

França

França

Pontuação: 97 pontos (Wine Spectator).

4. Château Guiraud Sauternes 2005

1. Casa Lapostolle Clos Apalta Colchagua Valley 2005

5. Domaine du Vieux Télégraphe Châteauneufdu-Pape La Crau 2005 Seu nome é devido à construção de uma torre que continha o primeiro telégrafo óptico da França. De caráter frutado, exibe notas de ameixa e amoras, além de especiarias como baunilha e toques de torrado. É rico, maduro e encorpado. Apresenta grande complexidade de notas frutadas combinadas com toques minerais. Grande presença de taninos e final prolongado e saboroso. Pontuação: 97 pontos (Wine Spectator).

31


RESTAURANTES

Texto: Renata Vieira | Fotos: Divulgação

El Bulli

O

restaurante, escondido à beira de uma baía, quase na fronteira entre Espanha e França, pilotado pelo ousado Ferran Adriá, tem nada menos do que dois anos de fila de espera. Você leu certo. São dois anos para novos clientes experimentarem suas deliciosas criações, servidas como menu-degustação. Entre elas estão ostras com ar de cenoura, falso caviar de melão e tutano com caviar. As receitas inigualáveis e inventivas deram ao chef o apelido internacional de alquimista da cozinha. www.elbulli.com

Confira cinco restaurantes escolhidos pelo Guia Michelin como as melhores opções gastronômicas ao redor do mundo. O Guia Michelin foi criado pelos irmãos André e Eduardo Michelin para estimular a venda do negócio da família: pneus. A dupla preparou um guia com trajetos, mapas, locais para comer e postos de gasolina, a fim de incentivar os franceses a viajar de carro. A partir de 1936, o Michelin passou a classificar os restaurantes com 1, 2, ou 3 estrelas.

32

The Fat Duck

S

ituado em Bray, no condado de Berkshire, nos arredores de Londres, o Fat Duck tem como chef o autodidata Heston Blumenthal, que serve os disputados mingau de escargot e sorvete de grãos de mostarda. Ele é famoso por proporcionar aos clientes uma refeição sensorial, buscando incluir os cinco sentidos na hora da alimentação. Para exemplificar, o prato chamado Sound of the Sea vem com um Ipod (dentro de uma concha), para que os clientes comam escutando sons do mar. www.thefatduck.co.uk Setembro | 2009


Joël Robuchon

N

omeado Chef do Século pelo guia Gault Millau em 1989, o francês Joël Robuchon é responsável pela cozinha de mais de duas dezenas de restaurantes em todo o mundo, entre eles a estilosa unidade que leva seu nome no MGM Grand, em Las Vegas. Em ambiente aconchegante, com extravagante sofá de veludo roxo, são servidos alguns de seus pratos mais famosos, como a geleia de caviar, o purê de batata com trufas e o velouté de castanhas com foie gras caramelado. www.joel-robuchon.com

Osteria Francescana

E

m Modena, terra do queijo parmesão regiano e do aceto balsâmico, na Itália, está o renomado restaurante comandado pelo chef Massimo Bottura . Conhecido por mesclar o respeito à tradição com a inventividade, o chef faz questão de utilizar ingredientes locais. Valem a pena: pedaço nobre de leitão de leite, laqueado com laranja e balsâmico, as cinco idades de envelhecimento do parmesão regiano preparado de diversas formas e a terrine de foie gras com balsâmico e crocante de amêndoa e avelãs, em formato de sorvete.www. osteriafrancescana.it

Setembro | 2009

Le Bristol

C

om fama de ser o preferido do presidente Nicolas Sarkozy, o restaurante, situado no tradicionalíssimo hotel Le Bistrol, no coração de Paris, tem à frente o fervoroso defensor da cozinha francesa Eric Fréchon. Entre as especialidades do chef, receitas com ingredientes nobres, como os macaronis recheados com alcachofra, foie gras e trufas. No verão, os pratos, sem muitas invencionices, são apreciados em acolhedor jardim, em meio às azaleias e magnólias. Já no inverno, o salão volta a ser o antigo teatro da época em que o hotel era luxuosa mansão. www.hotel-bristol.com

33


DECORAÇÃO

Texto: Roberta Viganó | Fotos: Martin Szmick

Revista Viva

Arte em cozinha gourmet

I

ntegrar a cozinha às áreas sociais, como o living, a sala de jantar e o home theather, era o objetivo dos proprietários. Por terem entre seus grandes prazeres o costume de receber amigos em casa para jantares gourmet, a arquiteta e designer de interiores Sueli Adorni aliou a demanda a um projeto moderno, prático e confortável. O resultado foi a criação de uma cozi-

contato

Sueli Adorni Arquiteta e Designer de Interiores Al. Mamoré, 535, 17º andar, sala R1, Alphaville. Tel.: (11) 4166-5550 Foto: Marcelo Spatafora

serviços Sueli Adorni

Arquiteta e Designer de Interiores

34

• Cozinha Florense -Tel.: 0800 970 0053 • Piso porcelanato Portobello - Tel.: 0800 648 2002 • Tampo Silestone Tamboré Mármores - Tel.: (11) 4191-6006 • Banquetas e objetos Sundeck - Tel.: (11) 4195-3853 • Telas Clara Fujikawa - Tel.: (11) 4168-4368 • Iluminação Del Luce - Tel.: (11) 4195-6161

nha com ares de espaço gourmet e de estar. “É necessário pensar em praticidade e funcionalidade do ambiente, além do design, que vai de acordo com o estilo do cliente. Assim, projetamos uma ilha com cooktop e grelha, bem como torre com forno e micro-ondas. De um lado ficou a área de apoio, e do outro, a bancada com pias”, explica Sueli. A cozinha de linhas retas, exibe acabamento ebanizado e puxadores lineares, compondo um espaço clean e agradável.

[ Ficha técnica [

Conforto, praticidade e design na cozinha

Tempo de execução da obra: 1 ano Tamanho da área: 21 m²

Setembro | 2009


Setembro | 2009

35


MERCADO IMOBILIÁRIO

Revista Viva

Em Alphaville,

serviços estão em alta tor português Roberto Leal, Maria Lúcia Amaral Fernandes. Moradora do bairro há quase 30 anos, ela é sócia-proprietária do restaurante Marquês de Marialva, grife gastronômica lusitana que se instala em Alphaville na terceira semana de setembro, no L’Etoille. Ela e o sócio Wellington Amaral apostam na carência de um bom restaurante português no bairro. “Já existe público, e Alphaville hoje é mesmo uma região interessantíssima para investir em serviços.”

Foto: Divulgação

Modernidade e qualidade Instituto Paulista de Cancerologia, em São Paulo

Crescimento imobiliário na região atrai comerciantes

N

o mercado imobiliário, o ramo residencial se beneficia do empresarial e vice-versa. Quanto mais empresas, mais apartamentos para novos trabalhadores; e quanto mais moradores na região, mais serviços instalados para atender às novas demandas. Um círculo virtuoso. E Alphaville é prova disso. O ramo de serviços encontra na região um nicho muito interessante. “Foi-se o tempo em que o morador de Alphaville precisava ir à São Paulo em busca de bons serviços”, atesta a esposa do can-

Há outros fatores essenciais que atraem investidores - modernidade e qualidade dos empreendimentos de serviço são exemplos. Uma das mais modernas e tradicionais clínicas oncológicas no Brasil, o Instituto Paulista de Cancerologia vai se instalar em Alphaville em breve. O IPC adquiriu o 10º andar do Medic Life, da CNA Spitaletti, que totaliza pouco mais de 590 m² de área útil. O Medic Life oferece 19 pavimentos que incluem 256 consultórios com especialidades ligadas à saúde, laboratórios de análises clínicas e imagem, e outros serviços de diagnósticos. Já o Centro Empresarial Araguaia II, da Masa, vendeu em fevereiro deste ano uma laje corporativa inteira à grande empresa do ramo de segurança; o CEA I já havia vendido meia laje à outra grande empresa, esta do ramo de engenharia.

a maior do mundo no Brasil

Cauê Rigamonti

Jornalista

36

Chega ao Brasil no mês de outubro a empresa considerada a maior rede imobiliária do mundo em transações do setor - a Re/Max (Real Estate Maximus). Fundada, em 1973, nos EUA por Dave e Gail Liniger, está presente em todos os continentes, em 74 países, com cerca de 120 mil corretores em mais de 7 mil franquias. Além de São Paulo, a empresa abrirá franquias no Rio de Janeiro, Espírito Santo,

Bahia, Sergipe Tocantins, Distrito Federal e Goiás, e ainda negocia instalar-se no Paraná, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de alguns Estados do Norte. A rede imobiliária justifica o título de maior do mundo no setor com suas pesquisas de satisfação. Dados da empresa apontam que aproximadamente 70% dos clientes fazem novos negócios e recomendam a Re/Max a outros.

Setembro | 2009


[

Vivioa-x Ra

[

Alphaville Burle Marx premiado

Pesquisa anual da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio), apontou a Ideal Empreendimentos Imobiliários, de Alphaville, como a melhor em negócios imobiliários na região, e a 16ª no ranking geral do Brasil, ano base 2008. Os dados Embraesp são considerados termômetros do mercado imobiliário brasileiro.

Foto: Naretto Junior

Região premiada

Novo pólo empresarial O complexo construído pela W/Torre no mais novo centro comercial/empresarial de Barueri - o bairro da Aldeia de Barueri, do outro lado do rio Tietê, em frente a Alphaville - abriga agora uma das maiores centrais de telemarketing da América Latina, da empresa CSU. Vale lembrar que ao lado, a empresa General construirá novo shopping center. Setembro | 2009

Pesquisa econômica sobre as perspectivas de 2010, realizada pela MAS Pesquisa de Mercado, vai revelar o perfil do consumidor regional que pretende comprar imóveis no próximo ano. Os dados serão publicados com exclusividade, em novembro, na revista Viva Mercado Imobiliário “2008/2009 - Um Ano Depois”, que trará também informações e registros fotográficos sobre o mercado na região. Os resultados serão comentados durante evento de comemoração de dez anos da empresa de pesquisas, em 25/09, no auditório do Centro Comercial Alphaville.

A que mais vende

No dia 25 de agosto, a Alphaville Urbanismo recebeu o Prêmio Marketing Best Responsabilidade Social, por seu Centro de Educação para Sustentabilidade (CES) - programa mantido no Alphaville Burle Marx. Inaugurado em outubro de 2008, o CES já realizou cerca de 2.700 atendimentos, com capacitação de professores da rede pública em cursos, palestras e seminários, abertos à comunidade em geral, pautados em temas da educação ambiental. O reconhecimento foi concedido pela Media Marketing School e Editora Referência.

Monica Picavea, da Fundação Alphaville e Armando Ferrentini, da Editora Referência

[ Mercado Imobiliário [ Novembro: Especial

Na mesma pesquisa da Embraesp, no ranking das incorporadoras, metade das 20 maiores empresas do Brasil estão presentes com empreendimentos imobiliários na região de Alphaville/Tamboré/Barueri: Goldfarb, Cyrela, Gafisa, Trisul, Tecnisa, Klabin Segall, Company, Odebrecht, Agra e Plano & Plano.

No estoque A Plano & Plano, joint venture da Cyrela Brazil Realty, acaba de iniciar a campanha anual de estoque com cerca de 200 unidades em toda Grande SP. No link www.planoeplano.com.br/ seuplanoestaaqui/ há informações sobre os empreendimentos ao consumidor, incluindo o Fatto Alphaville, condomínio vertical.

da Viaoeste, José Braz Cioffi, comentou o projeto que a Prefeitura de Barueri costura com o Estado, para a construção de duas novas alças de acesso ligando o Tamboré às marginais da Castello Branco. O projeto inclui a extensão da alameda Tucunaré até as proximidades da rodovia.

Inevitável A futura obra tem como objetivo alternativas de escoamento de tráfego na região do Tamboré, que deve ficar mais intenso por conta dos empreendimentos imobiliários na região da avenida Marcos Penteado. “A medida depende do aval do Governo do Estado, mas acredito que a Prefeitura de Barueri já deva estar tratando disso. A região da Marcos Penteado é uma das que mais devem gerar

tráfego, por isso, essa medida acaba sendo inevitável”, pontuou Braz.

Serviços no São Fernando Em meio a um dos locais mais belos por conta da preservação ambiental, moradores da região da Estrada Fernando Nobre (que liga Barueri, Jandira e Cotia) têm visto a oferta de serviços aumentar na região. Isso se deve ao único condomínio local de lotes comerciais: o Beverly Hills, da Conspar, que, inclusive, já foi todo vendido. Ou seja, quem chegou à frente já vislumbra bons negócios. “Além do diferencial da preservação ambiental, o fato de ser o único com lotes comerciais na região justificou o sucesso nas vendas”, avalia o diretor de marketing da Conspar, Marcus Cunha.

Outra ligação a Castello Presente na inauguração da Fatec Barueri, o presidente

37


38

Setembro | 2009


Setembro | 2009

39


D elícia de promoção

MATÉRIA DE CAPA

Texto: Renata Vieira | Fotos: Henrique Vilela

A pedido da revista Viva, sete chefs da região prepararam receitas exclusivas, que serão servidas em seus restaurantes com promoção especial: você pede o prato, seu acompanhante não paga e vocês ainda podem ganhar passagens para qualquer lugar do Brasil. Aproveite! Imagine degustar um papardelle com camarão, uma pizza de queijo brie cremoso, humm..., um hambúrguer de fraldinha com queijo ementhal ou um teishoku com tempurá, salmão, sushi, sashimi... E que tal adoçar o paladar com torta de cappuccino, crepe e sorvete de pistache ou cheesecake com pitada de queijo de cabra? Ok. Deu água na boca. Pois agora, imagine que todos esses pratos, que foram criados especialmente para a revista Viva, podem ser encontrados em alguns dos restaurantes mais

40

queridos da região. E que, ao pedi-los, você ainda ganha outro prato para seu acompanhante. E mais: concorre a 70 passagens aéreas*. Gostou? Pois foi o que a revista Viva preparou para saciá-lo literalmente com nossa edição especial gourmet. A seguir, você conhece um pouco sobre os chefs que estão por trás dessas delícias, bem como o cardápio completo Viva. Prepare-se para satisfazer o seu apetite e viva a gastronomia! *Somente para os destinos operados pela Azul Linhas Aéreas Brasileiras. Veja o regulamento completo no site: www.vivasaopaulo.com.br

Setembro | 2009


SOBREMESA VIVA

Cheesecake com frutas vermelhas

Ville du Vin

Tempero Francês

A

pós passar férias no Brasil, o chef francês

Alain Uzan decidiu subitamente vender o que tinha

VILLE du VIN Al. Tocantins, 75, lj. 2. Alphaville Tel.: (11) 4208-6061

em seu país e se mudar rapidamente para cá, de

mala e cuia (ou panela) na mão. Filho de donos de restaurante, Alain cresceu em meio a forno e fogão. Sua especialidade é, lógico, a sofisticada culinária francesa, sempre com ingredientes simples e com ótima qualidade. Seu forte é criação, como prova o cardápio do bistrô da Ville du Vin Alphaville. Quem experimenta suas delícias só tem uma coisa a fazer: agradecer sua repentina mudança.

Setembro | 2009

Ingrediente Preferido... Os produtos do mar. Gula por... Comida chinesa e vietnamita. Gosto de infância... A receita de escargots de meu pai. pecado gastronômico... Falta de higiene na cozinha. Não entra em sua cozinha... Animal vivo, fora as ostras. Não come de jeito nenhum... Inseto. Sua melhor receita... Minha última criação, cada vez que faço um novo prato fico apaixonado por ele. Comida para o domingo em família... Churrasco e pizza. Comida para jantar a dois... Nada complicado, mas com um bom vinho. Um luxo gastronômico... Menu-degustação com um vinho diferente harmonizando cada prato. Seu segredo culinário é... Dedicação, amor e paixão. Sonho gastronômico... Ir à China. O melhor do Ville du Vin é... O tamanho da adega.

41


DOCE VIVA

MINITORTA DE CAPPUCCINo

Doceria fantasias

A dama do açúcar

D

elicada, de fala mansa, a doceira Izilda de Fátima Rosa ou só Izildinha, como todos a cha-

mam, é mesmo um doce. E, como era de se

esperar, bota açúcar em tudo o que faz. Tortas, bolos, minibolos decorados, pavês, mousses, chocolates... Tudo isso enche os olhos de quem visita uma das duas unidades de sua loja, a Doceria Fantasias, montada depois de perceber que já não dava mais conta das encomendas que recebia no escritório onde trabalhava. Izildinha fez cursos, se especializou e hoje adoça a vida de todo o mundo.

DOCERIA FANTASIAS Calçada das Orquídeas, 192 Centro Comercial, Alphaville Tel.: (11) 4195-8429

Ingrediente Preferido... Chocolate. Gula por... Brigadeiro. Gosto de infância... Paçoca de amendoim feita no pilão. Pecado gastronômico... Perder na qualidade para ganhar no preço. Não entra em sua cozinha... Produtos sem procedência comprovada. Não come de jeito nenhum... Como tudo o que seja bem feito. Sua melhor receita... Bolo marmorizado. Comida para o domingo em família... Estrogonofe de carne e uma ótima sobremesa. Comida para jantar a dois... Comida japonesa. Um luxo gastronômico... Truta com amêndoas. Seu segredo culinário é... Manter o padrão artesanal. Sonho gastronômico... Experimentar sempre novas receitas. O melhor da Doceria Fantasias é... Bomba de chocolate, quase uma dinamite.

PRATO VIVA

La Pasta Gialla

Rainha da Massa

PAPARDELLE CON GAMBERI E ZUCCA AL CASSIS

uem experimenta os pratos preparados por Valéria Chociai não imagina que, há dez anos, ela não sabia nem fritar ovo. A chef foi entender o que era alta gastronomia e pegar gosto pela

cozinha depois de ingressar na faculdade de hotelaria. De lá, foi um pulo para o fogão, mais precisamente para o fogão do La Pasta Gialla do Shopping Tamboré, onde começou e está até hoje criando, entre outras maravilhas, massas imperdíveis, como o prato Viva, que leva papardelle com camarão e abóbora ao cassis.

42

Setembro | 2009


Best Burger & CO.

Eu só quero sanduíche

N

ão é preciso muito tempo de conversa para descobrir a paixão do chef Carlos Monteiro. “Nossa relação é pura química. Tem gente

que gosta de loiras, outros, de morenas, eu gosto de sanduíches”, se diverte o criador das maravilhas do

Ingrediente Preferido... Queijo. Gula por... Um bom sanduíche. Gosto de infância... Espaguete à bolonhesa da minha avó. Pecado gastronômico... Picanha bem passada. Não entra em sua cozinha... Ingredientes de segunda linha. Não come de jeito nenhum... Chuchu. Sua melhor receita... Meu hambúrguer Bistrô (hambúrguer le-

vemente apimentado, queijo brie e champignon). Comida para o domingo em família... Macarronada. Comida para jantar a dois... Culinária japonesa. Um luxo gastronômico... Caviar regado ao champanhe rosé. Seu segredo culinário é... Fazer tudo com muito amor. Sonho gastronômico... Jantar no El Bulli, na Espanha. O melhor do Best Burger é... As combinações que se pode fazer.

HAMBÚRGUER VIVA

HAMBÚRGUER DE FRALDINHA (150g) com queijo ementhal e cebola glaceada

Best Burger. O interesse pela iguaria surgiu depois de ter sido proprietário de uma loja do Mc Donald’s. Diante de tantos hambúrgueres, resolveu encarar a cozinha e criar sanduíches que fossem a sua cara. Gostou da brincadeira e não parou mais.

BEST BURGER & CO. Shopping Tamboré: Espaço Gastronômico, lj. 75B. Tel.: (11) 2166-9988

Ingrediente Preferido...Convidados bacanas. Gula por... Comida! Gosto de infância... Nhoque salva-vidas de minha madrinha Cecília. Pecado gastronômico... Passar vontade e costeletas de cordeiro bem passadas! Não entra em sua cozinha... Ingrediente ruim e utensílio de madeira. Não come de jeito nenhum... Pimentão. Detesto! Sua melhor receita... Creme de queijo com flambado de frutas vermelhas. Comida para o domingo em família... Massa! No La pasta Gialla, claro! Comida para jantar a dois... Vale repetir a resposta dada acima? Um luxo gastronômico... Ter sempre à mão produtinhos diferentes garimpados sem pressa nos empórios. Seu segredo culinário é... Temperar tudo com carinho. Sonho gastronômico... Ter minha mãe cozinhando para mim todos os dias novamente! O melhor do La Pasta Gialla do Shopping Tamboré é... A chef...! Brincadeira... O melhor é a cultura de melhoria contínua. E é uma honra “chefiar” cada uma das 30 pessoas que compõem nossa equipe. LA PASTA GIALLA Shopping Tamboré: Espaço Gastronômico, lj. 77. Tel.: (11) 2166-9994 Setembro | 2009

43


SOBREMESA VIVA

cREPE COM SORVETE DE PISTACHE E CALDA QUENTE DE CHOCOLATE

Maria João

Chef amada

H

á 15 anos, eram poucos os felizardos que podiam provar os pratos preparados por Deise Ferrão. A

chef era dona de um pequeno café no Centro

Comercial de Alphaville, que dispunha de apenas 16 lugares. Os clientes disputavam aos tapas um lugar para provar seu tempero. O tempo passou, e a história continua a mesma, só que agora seus fiéis clientes têm à disposição em seu restaurante, o Maria João, 250 lugares. O segredo para tamanha fidelidade? “Descobrir o que eles gostariam de comer”, resume.

MARIA JOÃO RESTAURANTE E PIZZARIA Av. Copacabana,148, 18 do Forte Empresarial, Alphaville Tel.: (11) 4688-1950

Ingrediente Preferido... Curry, adoro! Gula por... As pizzas do Maria João. Gosto de infância... O churrasco que meu pai fazia. Pecado gastronômico... Cozinhar de mau humor. Dá tudo errado! Não entra em sua cozinha... Produtos sem boa qualidade. Não come de jeito nenhum... Como tudo. Sua melhor receita... As simples. O difícil é ser simples. Comida para o domingo em família... O bufê do Maria João. Comida para jantar a dois... Peixes ou frutos do mar. Um luxo gastronômico... Comer aquilo que se tem vontade. Seu segredo culinário é... Pesquisar, executar e agradar. Sonho gastronômico... Cozinhar sem estresse e sem barulho. O melhor do Maria João é... A preocupação que temos em oferecer atenção, prazer, ambiente agradável, além da boa carta de vinhos.

Jankenpô! Sushi

O Mest re da Faca

epois de passar anos na área de informática, Fábio Kohatsu decidiu trocar o teclado pela faca. Por intermédio de um tio, foi aprender os segredos da cozinha japonesa em um badalado

restaurante de São Paulo. De lá, saiu com a certeza de que seu destino era mesmo entre hashis e sashimis. Em Alphaville, ficou por quase dez anos preparando suas delícias num balcão dentro da loja de alimentos Alphatem, até que, a pedidos da clientela cativa, abriu há cinco anos o Jankenpô!, parada certa para os adoradores de um bom sushi.

44

Setembro | 2009


Bendita Hora

Cheio de graça

P

Ingrediente Preferido... Cebola. Gula por... Pastas e massas. Gosto de infância... Tostex e leite com Chocolate do Padre. Pecado gastronômico... Desperdício! E abusar de alguns temperos. Não entra em sua cozinha... Temperos prontos. Não come de jeito nenhum... Fígado. Sua melhor receita... Frango Oriental à brasileira, mistura entre o pathay tailandês, o yakissoba japonês e o frango xadrez chinês. Comida para o domingo em família... Molho da Mama, molho de tomate ao sugo, com qualquer versão de macarrão. Comida para jantar a dois... Risoto com escalope de filet mignon. Um luxo gastronômico... Frutos do Mar. Seu segredo culinário é... Meu tempero especial: muito amor. Sonho gastronômico... Conhecer a gastronomia pelo mundo. O melhor da Bendita Hora é... A combinação entre gastronomia e ambiente.

ara Gustavo Bacellar, cozinha é lugar de diversão. O chef começou a achar graça na gastronomia quando, ainda criança, ajudava a famí-

lia descendente de italianos a preparar as refeições. Mais tarde, os pais começaram a organizar pizzadas em casa para os amigos e Gustavo tomou gosto em criar sabores para as redondas. Até que a família Bacellar abriu a pizzaria Bendita Hora, considerada a Melhor do Brasil pelo Guia Quatro Rodas. Hoje, o jovem é responsável pela perfeita combinação de sabores da casa e, claro, se diverte com a mão na massa.

PIZZARIA BENDITA HORA Av. Copacabana, 561, 18 do Forte Empresarial, Alphaville Tel.: (11) 4689-4445

TEISHOKU VIVA

TEMPURÁ, SALMão ou anchova grelhada, salada oriental, sushi, sashimi, arroz, missoshiro, fruta e temaki

PIZZA VIVA

MOLHO, QUEIJO BRIE CREMOSO, RÚCULA E GELEIA DE DAMASCO

Ingrediente Preferido... Peixes, cogumelos e ostras frescas. Gula por... Mandioca bem frita. Gosto de infância... Patê de aliche com salsinha e cebola picadinhos no pão francês. Pecado gastronômico... Comer sushi com garfo e faca. Não entra em sua cozinha... Faca sem fio. Não come de jeito nenhum... Escargot. Sua melhor receita... Escabeche de robalo agridoce. Comida para o domingo em família... Nhoque. Comida para jantar a dois... Fondue. Um luxo gastronômico... Almoçar no Ithaa, nas Ilhas Maldivas. Sonho gastronômico... Um cruzeiro gastronômico, eu e minha equipe. O melhor do Jankenpô Sushi é... Os peixes e a criançada que frequenta o restaurante. JANKENPÔ! SUSHI Calçada Vênus, 216, Centro de Apoio 2, Alphaville Tel.: (11) 4153-6677 Shopping Tamboré: Espaço Gastronômico, 75C. Tel.: (11) 4193-2033

Setembro | 2009

45


TURISMO Texto: Renata Vieira | Fotos: Divulgação

Toscana ITÁLIA

Experiência medieval

Tratamento de spa à beira da piscina

Castelo do século 11 vira vinícola e hospedagem de luxo

Vinhedo do castelo

46

B

astam alguns dias de hospedagem no Castel Monastero para você sentir-se em plena era medieval, claro, como parte da mais alta nobreza. O castelo de pedras do início do século 11, que já fez parte de uma pequena cidade feudal, acaba de ser transformado pelo grupo Lorenzo Gianuzzi em um dos hotéis mais luxuosos da região da Toscana, Itália. No topo de um vale intocado, a apenas 23 km da charmosa Siena, está a majestosa construção, com suas 13 torres originais, que durante séculos receberam famílias nobres italianas e agora acomodam 76 suítes com até 160 m², todas com vista para bosques, colinas cobertas de trigo e vinhedos, que podem ser explorados em passeios a cavalo, em bicicleta ou, até mesmo, em balão. Os ilustres hóspedes têm ainda à disposição três piscinas, um spa com dezenas de tratamentos, como esfoliação com macadâmia ou relaxamento embaixo de chuva artificial (morna, lógico); e até, quando solicitado, o serviço exclusivo de mordomo particular, para não deixar dúvidas sobre as vantagens de se pertencer à realeza. Setembro | 2009


Gordon Ramsay na cozinha

Restaurante La Cantina

Preços pesquisados em agosto de 2009

Suíte

Suíte

Pátio do castelo

Alta gastronomia

Vale conhecer na Toscana

No Castel Monastero, os apaixonados pela alta gastronomia podem se refestelar com os pratos do principal restaurante do castelo, pilotado por ninguém menos que o polêmico Gordon Ramsay, que, além de chefiar alguns dos melhores restaurantes da alta culinária internacional, volta e meia é visto em programas de reality shows preparando aspirantes a chefs. Já para mergulhar em receitas preparadas com ingredientes da região, como o queijo pecorino (feito com leite de ovelha), há a opção do casual La Cantina, instalado numa antiga cave de vinhos. A casa, além da extensa carta de vinhos produzidos em toda a região da Toscana, oferece o vinho Chianti produzido no próprio “ jardim” do castelo. Para encerrar muito bem a viagem gastronômica, é possível pôr a mão na massa e aprender como preparar o verdadeiro jantar da culinária Toscana em cursos gastronômicos com duração de duas ou três horas.

Um dos melhores programas da região é pilotar sem direção, sem mapa, sem pressa. Entre colinas, campos de girassóis e oliveiras, a região reúne algumas das vinícolas mais tradicionais do planeta, além de atrações históricas que merecem a visita.

Setembro | 2009

Biondi Santi

vinícola, produz vinhos famosos no mundo inteiro

Castello di Gabbiano

a adega foi construída no século 12

TempIo di San Biaggio

do século 16, uma das mais famosas igrejas do Renascimento

Galleria degli Uffizi

sua coleção de arte renascentista inclui Boticelli e Da Vinci

Rocca de San Gimignano

o castelo erguido numa colina permite vista das imediações da cidadezinha

Estátua de Davi, de Michelangelo

está na famosa Galleria dell’Academia, que foi a primeira escola de desenho da Europa

Catedral Gótica de Siena

exuberante, é conhecida como II Duomo de Siena

Piazza del Campo

praça central de Siena, com arquitetura peculiar

Quanto custa: diária para casal, de €392 a €1600. Informações: www.castelmonastero.com MC2 Turismo. Tel.: (11) 4195-7545 | www.mc2turismo.com.br


ALPHAVILLE TÊNIS CLUBE

Revista Viva

A convivência

em harmonia é um desafio

A noite do dia 25 pretende celebrar a maturidade de um dos mais jovens entre os grandes clubes poliesportivos brasileiros

Edouard Lorentziadis

Diretor de Social do ATC para o biênio 2009/10

48

O

direito de reunião e de associação é consagrado nas legislações nacionais e em pactos internacionais. As pessoas se associam por interesses econômicos ou em busca de esporte, lazer, cultura, culto religioso, solidariedade e outras aspirações. Uma associação como o nosso Alphaville Tênis Clube deve satisfazer algumas dessas aspirações. A convivência dos associados em harmonia é um desafio e uma alegria. Pede respeito a regras livremente estabelecidas, comunicação e confiança recíproca. A atual Diretoria Executiva se propôs a identificar as aspirações dos associados e a satisfazê-las, com disciplina orçamentária e em cooperação com os demais órgãos diretivos. A equipe da Diretoria Social, nesta e noutras gestões, tem tido êxito em responder às necessidades de cada época. Comunicamos os eventos que agora se sucedem - almoços, jantares, bailes, shows, palestras, excursões -,

e buscamos atrair a crescente participação dos nossos vários públicos. Tem sido uma preocupação constante da atual gestão o maior envolvimento, principalmente da ala mais jovem de nossos associados, com questões importantes relacionadas direta ou indiretamente à nossa sociedade, tais como meio ambiente e ecologia. Palestras e visitas culturais têm sido promovidas no sentido de obter maior envolvimento comunitário dessa nova geração. Nós, membros da diretoria do ATC, permanecemos abertos a sugestões e a novas ideias que venham beneficiar e estimular cada vez mais a convivência sadia que buscamos. Neste mês de setembro o ATC comemora 33 anos. A noite do dia 25 pretende celebrar a maturidade de um dos mais jovens entre os grandes clubes poliesportivos brasileiros. Lá esperamos proporcionar ao nosso associado e seus convidados um evento que incentive a interação de nossa comunidade. Faça parte dessa festa! Setembro | 2009


[

[

www.alphavilletenisclube.com.br

CALENDÁRIO SOCIAL Ida ao Teatro: As pontes de Madison Na sexta-feira, dia 11 de setembro, o ATC levará seus associados para assistir ao espetáculo, no Teatro Renaissance. Marcos Caruso, Jussara Freire e grande elenco interpretam a emocionante história de amor escrita em 1992 por Robert James Waller, que virou best seller e clássico do cinema americano. Saída do ATC às 20h. Início da peça às 21h30. Classificação indicativa: 14 anos. Ingresso com transporte incluso: R$73. Faça sua adesão no Depto Social.

Sábado Musical com Diego Gitano Dia 19/09, das 12h às 15h. Local: Bar da Piscina. Teremos mesa de aperitivos a R$12 por pessoa.

Foto: João Caldas

Visita ao Shopping Outlet Premium Dia 17/09 (quinta-feira). Saída do Clube às 9h. Retorno aproximado: 15h30. Descontos de até 80% e produtos de diversas grifes. Para mais informações: www.premiumoutlet.com.br

Contadora de História: Rosanina, a rosa que virou menina Dia 12/09 (sábado), das 11h às 12h. Local: Salão Nobre. Guloseimas para as crianças. Apresenta uma fadinha muito arteira e apaixonada por livros, que tem como companheira uma rosa encantada. A peça apresenta diversidade de instrumentos musicais. O tom maior é dado por uma serpente gigante de retalhos, com a qual as personagens interagem com a plateia. Evento gratuito para associados e seus convidados. Setembro | 2009

Festa de Aniversário do ATC - 33 anos Dia 25/09 (sexta-feira), a partir das 21h. Atrações da festa: Show da Big Band Reveillon / Jantar franco-americano do Buffet Giardini / Rinaldo Decorações. Convites à venda no Depto Social. Até dia 20 de setembro: associados pagam R$150 e seus convidados, R$180. Pagamento em duas parcelas, no boleto de manutenção, ou à vista. Após essa data será aceito somente pagamento à vista.

CALENDÁRIO ESPORTIVO III Etapa do Ranking de Tênis 2009

Torneio Internacional de Tênis “Cidade de Barueri” agitou as quadras do ATC O ATC, com o apoio da Prefeitura Municipal de Barueri, realizou em agosto dois torneios internacionais da ITF (Federação Internacional de Tênis), Circuito “Future”. Os Torneios Internacionais de Tênis “Cidade de Barueri” tiveram chaves com 32 atletas, classificados pelo ranking mundial da ATP (Associação de Tenistas Profissionais) e da WTA (Associação Feminina de Tênis). Acompanhe os resultados: Masculino: Campeões de duplas: Doria Medina (BOL) e Grilli (BRA). Campeão de Simples: Nima Roshan (AUS). Feminino: Campeãs de duplas: Roxane Vaisenberg (BRA) e Monique Albuquerque (BRA). Campeã de simples: Mailen Auroux (ARG). Apoio: Prefeitura Municipal de Barueri; Participação: Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba, Ibis Hotel Tamboré, Hospital e Maternidade Sino-Brasileiro, Confederação Brasileira de Tênis e Empreendimentos Imobiliários Campos do Conde.

As chaves foram divulgadas no dia 03 e o cronograma de jogos sairá no dia 09 de setembro. O Ranking será realizado nos dias 12, 13, 19 e 20 de setembro, com jogos a partir das 7h30 aos sábados e, aos domingos, a partir das 8h. Podem participar tenistas a partir de 16 anos. Acampamento Externo Dias 25 e 26 de setembro. Saída: dia 25, sexta feira, às 17h. Retorno: dia 26, sábado, às 18h. Local: Rancho Ranieri em São Lourenço da Serra. Faixa etária: a partir de 5 anos. Inscrições e informações no DGE. Festival de Tênis para Crianças Dia 26/09, às 13h30. Podem participar crianças de 6 a 12 anos. Inscrições no Depto Geral de Esportes.

SERVIÇOS Espaço Fitness A partir de 1º de setembro o acesso à sala será por meio de catraca eletrônica. A recepção controlará os acessos e prestará atendimento aos associados. Assim todos terão mais segurança, comodidade e dedicação exclusiva do professor aos treinos. Você notou? O visual do ATC está mais limpo! Há alguns meses as quadras de tênis do clube ainda abrigavam os postes de concreto utilizados antigamente na iluminação. Durante os meses de junho e julho de 2009, 30 anos depois, todos os postes foram retirados. Alphaville Tênis Clube, Barueri. Fax: 2188-2713 / Tel: 2188-2700

49


MODA & BELEZA

Revista Viva

Afinal,

o que é bem-estar?

Corra atrás do que lhe dá prazer e fique de bem com você mesma

T

rabalho com bem-estar há muitos anos. Adoro esse conceito e o uso como guia para tudo o que faço. Uma busca pessoal que me deu muitas alegrias, descobertas e que, de alguma forma, consegui passar adiante. Mas é difícil definir o que é bem-estar. Não é questão de meditar, de fazer massagens, de ir a spas, de fazer atividades físicas, ter tempo para o que acalma e dá prazer. Vai além. Depende das condições de cada um e, principalmente, das necessidades. É uma mudança que acontece com a gente, de nos tornarmos nossa prioridade sem sermos egocêntricos, de buscar nossos

valores e o melhor para nosso estilo de vida. Tudo se encaixa na correria do dia-a-dia. Tem gente que encontra bem-estar cuidando do corpo, da cabeça, estudando, lendo, em bate-papo com amigos... seja lá qual for a sua turma, vale a pena ir atrás.

Encontro na rede Para quem gosta de notícias em tempo real, que tal nos encontrarmos no Twitter, Orkut ou Facebook? Estou on line diariamente para dar dicas e trocar informações, procure por Cristiana Arcangeli.

Cristiana Arcangeli www.twitter.com/crisarcangeli

Termômetro da autoestima Pesquisa realizada pelo IBOPE mostrou que as brasileiras estão incomodadas com a própria aparência. 40% delas declararam estar dispostas a fazer cirurgias para melhorar o visual, enquanto apenas 29% dos homens disseram o mesmo. Falando assim, nem parece que somos consideradas belas em todo o mundo, não é? Por outro lado, a brasileira mostra disposição em se cuidar. Vale a pena fazer plástica ou há outros jeitos de ficar bonita?

Jardins comestíveis Um bom jeito de se obter alimentação saudável, e com produtos orgânicos, é cultivando nossos próprios alimentos - ainda que seja em vasos dentro de casa. Temperos, hortaliças, verduras e até frutas a sua mão, de graça e orgânicos. As mudas podem ser encontradas em lojas especializadas em jardins. Fácil e útil.

Cristiana Arcangeli

Empresária, consultora de beleza e escritora

Setembro | 2009

Muitas vezes o bem-estar só chega com grande descarga de energia. Precisamos liberar totalmente o estresse para seguir adiante e finalmente aproveitar as boas sensações que exercícios vigorosos trazem. Conheci nos Estados Unidos um treinamento que cumpre essa tarefa. O nome é Crossfit. O resultado é rápido e supereficiente. Com agachamentos, barra (ou argolas) e trabalho de pesos realizados em sequência e durante o maior tempo possível, o corpo trabalha concentrado e alivia todas as tensões. O efeito é parecido com o do boxe. O melhor é que todo o mundo pode fazer. Se você quiser assistir a uma aula, clique em www.crossfit.com.

Fotos: Divulgação

Longe do estresse

51


52

Setembro | 2009


GOLFE

Revista Viva

Etiqueta: a regra

mais importante do golfe

A elegância dentro de campo é tão fundamental como a boa tacada

E

m tempos modernos, muita gente deixa de lado elegância e etiqueta, como formas tradicionais de convivência, alegando que competição e sobrevivência exigem procedimentos mais viris. Por incrível que pareça, no golfe, em que a principal regra, e a mais importante, é a etiqueta, também começamos a ter notícias de comportamentos com esse perfil.

petidores”, das mais diversas faixas etárias. Outro dia, uma veterana campeã do golfe amador brasileiro comentou que estava desanimada por jogar grandes torneios, pois o comportamento de jovens talentosas assustava e aborrecia. Também fui procurado por um pai indignado com outro pai que orientava a filha a pressionar o adversário além dos limites. Para quem não sabe, ou não se lembra, a quebra da etiqueta no golfe é o ato de perturbar ou de ofender intencionalmente outro jogador. Assim, jogar tacos, xingar, discutir e falar palavrões podem ser infrações, e o infrator pode ser desclassificado pela arbitragem. Aproveito, junto aos jogadores de todas as idades e de todos os níveis, para levantar a bandeira em prol da maior observância das regras de etiqueta, que sempre fizeram do golfe um esporte dos amigos e da família.

Foto: Divulgação

[ Catriona Matthew

Por isso resolvi escrever neste mês sobre essa temática, não só porque a quebra de etiqueta no campo de golfe é sujeita à penalidade, mas por representar, junto ao respeito e à camaradagem, o principal alicerce desse espetacular esporte. Precisamos entender que a concentração, o espírito guerreiro e a luta pela vitória são predicados dos grandes vencedores, mas não às custas de comportamento inadequado.

Exemplos de Deselegância Durval Pedroso

Empresário e diretor da Federação Paulista de Golfe. dpsgolfe@uol.com.br

Setembro | 2009

Temos notícias de alguns comportamentos inadmissíveis em torneios amadores vindos de jogadores tidos como “grandes com-

Vitória escocesa no British Open Feminino

[

Parece que o Brasil traz sorte. Primeiro o irlandês Patraig Harrington, após vencer a etapa do European Tour, no Brasil, ganhou majors no PGA Tour. Agora a escocesa Catriona Matthew, que venceu no Rio de Janeiro o HSBC LPGA Brasil Cup 2009, conquistou o major e se tornou, aos 39 anos, a primeira escocesa a ganhar um British Open, desta vez no Royal Lytham & St.Annes Golf Club, em Lancashire, Inglaterra. A atleta, com jogo consistente nos greens, venceu com três tacadas à frente da segunda colocada, a australiana Karrie Webb. No último dia do torneio, ela comprovou uma das teorias do golfe: o jogo começa do fim para o começo, ou seja, do buraco (hole) para a saída (tee). Mesmo sem bons tiros de saída, o resultado foi ótimo graças à sua perfomance nos greens.

53


www.liquido.net.br

Verão 2010

ALPHAVILLE Calçada das Bétulas, 74 Centro Comercial Alphaville - SP Tel.: (11) 4193-6138


CINEMA & DVD

Revista Viva

Renée Zellweger:

a estrela do mês

Atriz acostumada a comédias românticas estrela trama de suspense

H

ouve momento em que o mundo se apaixonou por Renée Zellweger. Deve ter sido quando ela, com muita graça e charme, fez a namorada de Tom Cruise, em Jerry McGuire. Era bonita, original, talentosa, qualidades que se confirmaram nos filmes seguintes: Um Amor Verdadeiro, A Enfermeira Betty e Eu, Eu Mesmo e Irene. Tudo isso a levou a ser escolhida para fazer O Diário de

Bridget Jones, sucesso que lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar. A segunda veio com Chicago, até finalmente ganhar a estatueta, como coadjuvante, por Cold Mountain. Mas a maldição do Oscar veio atormentar Renée. Ela não acertou mais, No Limite da Razão, A Luta pela Esperança, Miss Potter, todos foram decepções. Melhor sorte se espera com o suspense Case 39, no qual faz uma assistente social que tenta salvar uma menina.

[ Você Sabia? [ Para filmar O Diário de Bridget Jones, Renée engordou 10 kg. Já para fazer o musical Chicago, durante as filmagens aprendeu a dançar assistindo à colega Catherine Zeta Jones, e a cantar fazendo aulas por quase um ano.

Case 39 Fotos: Divulgação

(Suspense) Uma assistente social (Rennée Zellweger) luta para salvar uma garota de 10 anos das mãos dos pais abusivos. Mas acaba descobrindo que a história da menina é mais complicada do que parece. Estreia prevista para 25/09.

nos cinemas

Rubens Ewald Filho

Jornalista, crítico de cinema e escritor

Setembro | 2009

Funny People

Uma Prova de Amor

O Informante

(Comédia) George (Adam Sandler) é

(Drama) Ex-promotora pública

(Policial) Neste drama, inspirado em

um comediante de grande sucesso

(Cameron Diaz) volta a advogar

fatos reais, o vice-presidente (Matt

que descobre ser portador de

para se defender da filha que exige

Damon) de grande empresa de agri-

doença incurável e que lhe restam

a emancipação. Eles a conceberam

cultura vira informante do governo

seis meses de vida. Resolve, então,

através de combinação genética para

americano. Sem dúvida, um filme

ajudar um comediante iniciante (Seth

prolongar a vida da irmã doente.

com ambições para concorrer ao

Rogen). Estreia prevista para 18/09.

Estreia prevista para 18/09.

Oscar. Estreia prevista para 25/09.

55


56

Setembro | 2009


CORPO & EQUILÍBRIO

Revista Viva

Influenza A (H1N1)

fique imune ao vírus

Investir em saúde é a melhor prevenção

H

á algum tempo a mídia criou expectativa enorme sobre a gripe aviária. Escutamos que a enfermidade seria uma catástrofe caso se estendesse aos humanos; no entanto, sua evolução não teve tamanha agressividade. Já, recentemente, de forma silenciosa, surgiu o Influenza A (H1N1), anteriormente

chamado de vírus da gripe suína. Vejo pessoas importantes falarem sobre essa epidemia e como ela poderá afetar até 60 milhões de pessoas. O H1N1 realmente tem capacidade para atingir até mais pessoas do que se tem dito, já que permanece vivo fora do corpo por 50 horas, enquanto o vírus da gripe aviária dura até 30 horas (o que não é pouco), mas, nem por isso, pode ser motivo de inquietação ou de desespero. Os maiores especialistas em infectologia já fazem a previsão de que, em 2010, 90% das gripes sazonais serão decorrentes do H1N1, que vai prevalecer sobre outros tipos de vírus. No entanto, esse não é o problema, não é com o contágio que devemos nos preocupar. Em todas as epidemias terríveis da humanidade morreram milhões, como nos casos das gripes espanhola ou asiática, que atingiram a população quando eu era criança. Muitos dos que não foram atingidos por essas enfermidades, possivelmente, foram igualmente contagiados, mas apenas não manifestaram a doença. Os milhões que ficaram vivos estavam imunes, por quê?

esteja com a saúde em dia

Nuno Cobra

O vírus é facilmente transmitido, mas não devemos nos incomodar tanto se tivermos alguns cuidados mínimos com nosso corpo. É claro que praticamente quase todos vão adquiri-lo, o que ocorrerá é que, na maioria dos casos, um organismo saudável lidará bem com essa intrusão, o vírus será refutado e a doença não se manifestará. Já em outros casos, por encontrar um organismo debilitado, o vírus terá campo fértil para sua proliferação e destruição. Não há como evitar que milhões de pes-

soas sejam contaminadas, mas é necessário que a população entenda que isso é normal, não há como passar a vida numa região como a Grande São Paulo, com multidões em todos os cantos, sem risco de contaminação. O importante é o governo trabalhar em torno da prevenção, o que não significa, logicamente, somente evitar o contágio. É fundamental, pelo menos nesses momentos, cuidar melhor da saúde, dando mais condições de refutar e de combater o vírus em nosso organismo.

Preparador físico-mental e conferencista

Setembro | 2009

57


QUALIDADE DE VIDA

Revista Viva

Assuma o que

é importante para você Há muita gente ainda que não define o que quer porque pensa que, para realizar um sonho, precisa abdicar de outro: trabalho ou casamento, filhos ou carreira, viver bem ou guardar dinheiro. Ao contrário de nossos avós imigrantes, que tinham de decidir entre almoçar ou jantar, hoje raramente precisamos eliminar coisas importantes de nossa vida para realizar algo.

Mentalidade de vencedor

Não desperdice sua vida procurando a aprovação dos outros

Roberto Shinyashiki

Psiquiatra, escritor e conferencista

Setembro | 2009

V

ocê já parou para pensar que a cada minuto do dia você escolhe como vai ser sua vida? No entanto, muita gente tem medo de decidir e de assumir as consequências de seus atos. Fica com medo de arriscar e não acredita na própria capacidade de realizar a vocação. Geralmente, são pessoas que, na infância, escutaram muitos nãos: “Não se atreva!”, “não dê palpites em assuntos que você não conhece”. Mais tarde, só sabem reconhecer o que não querem fazer. “Eu só sei que não quero lidar com números”, “só sei que não quero trabalhar com meu pai” ou “só sei que não quero ninguém mandando em mim”. Vivem se torturando, sempre insatisfeitas, reclamando de tudo. Falam que vão mudar, mas jogam o tempo fora reafirmando apenas o que não querem. Outras não conseguem decidir por que querem agradar aos outros, mas não conseguem agradar a si mesmas. Não desperdice sua vida procurando a aprovação alheia. Descobrir o que se quer fazer é fundamental. E assumir as perdas que essa decisão representa, também.

O campeão nunca dirá: este projeto é demais para mim. Ao contrário, vai pensar no que precisa para realizar seu sonho. Está sempre se fazendo perguntas: “o que preciso fazer para desenvolver bem esse projeto?”. “O que preciso mudar para conseguir ficar mais tempo em companhia de meus filhos?” O campeão sabe que novas conquistas são o resultado de aprendizados. Claro, você pode optar por uma vida tranquila, montar pequena pensão numa praia deserta e enfrentar poucos riscos e desafios. A escolha é sua. O importante é saber como quer viver sua vida.

Partindo do princípio de que viver sem propósito é viver sem liberdade para crescer, o autor leva o leitor a uma série de reflexões como a de descobrir a verdade a respeito de escolhas e como encontrar respostas para o questionamento: o que realmente importa?

O que realmente importa? Autor: Anderson Cavalcante Editora: Gente Preço: R$24,90 Preços pesquisados em agosto de 2009

59


60

Setembro | 2009


PAIS & FILHOS

Revista Viva

Religião se aprende

com a prática dos pais emocionais e tiranias, tão presentes nos dias de hoje. Se os pais cumprem os mandamentos religiosos, os filhos também tendem a cumpri-los e, assim, a família e a escola religiosa passam a ter força e energia acima delas próprias.

A importância da religiosidade

A religiosidade é natural da condição humana

Içami Tiba

Psiquiatra, escritor e conferencista

Setembro | 2009

O

ser humano não nasce com religião, mas sim com o que chamo de religiosidade. É gente gostando de gente, unindo-se uns aos outros, formando sociedades e civilizações. A religiosidade estabelece na mente do bebê uma hierarquia senso perceptiva relacional. O bebê sente que algumas pessoas mais bem o acolhem do que outras. Quando consegue, já estica os bracinhos em direção à pessoa que prefere, mas não avalia o caráter, a intenção, simplesmente prefere e pronto. Guardar na memória as pessoas “agradáveis” dá ao bebê as primeiras noções sobre relacionamento humano. Crianças acreditam no que os adultos lhes fazem e falam. Sua autoimagem é muito baseada na maneira como é tratada pelos adultos, pois confia neles. Quando os pais são praticantes de uma religião, é natural que os filhos absorvam suas práticas, tendo a mesma confiança e os mesmos temores. Criança vê, criança faz. A criança que respeita os pais tem facilidade de respeitar outras autoridades e pessoas, não se deixando levar pelos destemperos

A religião foi provavelmente criada por iluminadas lideranças humanas em tempos de sofrimento. O povo precisava acreditar em algo maior e melhor. Assim, as aflições seriam mais toleradas, pois a sensação de estar a serviço de algo superior aliviava a dor e enobrecia o sacrifício. Na adolescência, o ser humano questiona e rejeita o que não aprova. O onipotente juvenil questiona os dogmas e as verdades absolutas. No entanto, a maior força da religiosidade se manifesta exatamente na adolescência, quando o jovem acredita mais em sua paixão do que em qualquer religião ou força familiar impositiva. O espírito “Romeu e Julieta” existe em qualquer canto do mundo, pois religiosidade é gente gostar de gente.

Sofrer faz parte da vida, mas é fundamental discernir entre o sofrimento comum e o sofrimento como vício. Baseada na experiência clínica de cada uma das autoras, a obra destaca o vício do sofrimento e sugere exercícios a fim de apontar caminhos para a superação.

O Sofrimento como Vício Autoras: Dirce Fátima Vieira e Maria Luiza Pires Editora: Integrare Preço: R$33,90 Preços pesquisados em agosto de 2009

61


PEGADAS DE ALPHAVILLE

Revista Viva

Pinguinha

de Alphaville

Foto: Divulgação

Primeiro ônibus movido a álcool no Brasil fazia o trajeto Alphaville-São Paulo

A

década de 1980 marcou Alphaville. Um tempo de crescimento, que veio com a criação da área comercial, dando o impulso necessário para sua expansão. As novidades começaram a fazer parte da paisagem e da vida dos moradores. Mas, o progresso não tirou o foco na importância do meio ambiente, e os 26,5 quilômetros de distância da capital paulista foram percorridos pelo primeiro ônibus movido a álcool no Brasil. Carinhosamente apelidado de Pinguinha, por causa do forte cheiro do combustível, o coletivo, que tinha o nome oficial de Linha Metropolitana Seletiva a Álcool, foi lançado em 1982 pela empresa de transportes Urubupungá. O Pinguinha cruzava três Passageiros do Pinguinha podiam embarcar fiado municípios - Barueri, Carapicuíba e Osasco - antes de chegar ao ponto final, em São Paulo, próximo ao Shopping Iguatemi. Na volta, os passageiros esperavam para embarcar numa espécie de sala vip, no Edifício Cal Center

da avenida Faria Lima. Essa antessala, onde era servido até cafezinho, foi criada pela Construtora Takaoka, idealizadora de Alphaville. Quem se recorda desse tempo com certa nostalgia é Maria Júlia Teixeira da Silva Carramenha, engenheira, e a décima quinta moradora de Alphaville. Na época, ela trabalhava na Divisão de Estudos da Secretaria Municipal de Transportes (SMT), participando diretamente do processo de implantação da nova linha. Ela lembra que o percurso que o ônibus fazia - Rodovia Castelo Branco, Marginal Pinheiros e Avenida Faria Lima - era muito rápido: “Naquele tempo, a Marginal Pinheiros era minha”, brinca. O nome Linha Metropolitana Seletiva a Álcool teve suas razões. Metropolitana, por cortar diversos municípios; Seletiva, porque o ônibus parava em locais onde os passageiros desejavam; e a Álcool, por ser o único coletivo movido com esse combustível como forma de estimular a utilização de energia alternativa em plena crise do petróleo, nos anos 1980.

Coletivo amigo

Atenção: Se você conhece alguma história interessante de Alphaville que tenha marcado a cidade e seus moradores, envie para: takaoka@takaoka.eng.br. Ou ligue para (11) 4133-3399. Setembro | 2009

Maria Júlia mudou-se para Alphaville há 31 anos e conta que o Pinguinha também fazia parte da família. “Como eram poucos moradores, os motoristas e cobradores conheciam todo o mundo. Quem não tivesse dinheiro no dia, podia embarcar ‘fiado’ e pagava no dia seguinte.” O curioso é que não havia ponto de embarque: era dar sinal com a mão para o que ônibus parasse. O coletivo passava, aproximadamente, de hora em hora, e rodava todos os dias da semana. “O maior movimento era de manhã e no fim da tarde”, lembra a engenheira. Mas o número de usuários era pequeno. De acordo

com ela, o principal meio de transporte usado por trabalhadores que iam para São Paulo era a linha de ônibus Ponte Pequena (atual Armênia), que ligava Alphaville ao centro da cidade. Foi o reduzido número de passageiros que levou o Pinguinha a ser desativado. Com preço duas vezes maior do que o do concorrente e com poucos passageiros, o Pinguinha durou apenas três meses. No entanto, segundo Maria Júlia, deixou não só saudade como herança: “Ele circulou por pouco tempo, mas o ônibus a álcool que temos aqui, hoje em dia, foi inspirado nele. Até hoje, muitos moradores o chamam também de Pinguinha.”

63


Setembro | 2009

65


Gourm ESTILO

Texto: Roberta Viganó | Fotos: Divulgação

Expresso em elegancia

Faça cappuccino, latte macchiato e

Gourmet outras delícias à base de café com um

toque de botão, sem mover a xícara.

Com painel iluminado interativo, a Impressa Z5 cromada controla o nível de grãos e avisa o momento exato

de reabastecer a máquina. Conexão com internet, usando acessório Web Pilot, para baixar receitas exclusivas. R$7.490. www.jura.com.br.

Performance fashion

A batedeira Stand Mixer Violet foi cus-

Glamour

tomizada com colar de pérolas de cris-

tal Swarovski e leva a assinatura da arquiteta Patrícia Anastassiadis. Além de

design, a tecnologia exclusiva faz conexão com acessórios opcionais. Vem

com protetor de respingo e batedores para massa, pão e claras. Presente dos

45 anos da Kitchen aos clientes que fecharem compras a partir de R$100 mil. www.kitchens.com.br.

Total gourmand

Esse forno elétrico também é micro-

66

ondas e traz a opção de cozimento a

forno em cima do fogao

vapor, permitindo o preparo saudá-

Produzida em alumínio forjado, com revestimento

vel de alimentos. O modo convecção

externo e interno antiaderente “starflon high per-

auxilia o cozimento dos alimentos

formance”, e vedação perfeita, a caçarola quadrada

por igual, pois deixa a temperatura

Lyon Tramontina funciona como um forno, manten-

do forno homogênea. Um livro de

do a temperatura interna constante, substituindo

receitas ensina como aproveitar todas

a função banho-maria. Descongela alimentos e não

as funções que o novo produto ofere-

precisa adicionar óleo ou gordura para o cozimento.

ce. R$1.999. www.brastemp.com.br.

R$669. www.tramontina.com.br.

Setembro | 2009


met Pote inteligente

O fechamento hermético garante frutas, bolos e pães fresquinhos por mui-

to mais tempo. Ao pressionar o botão ON, todo ar é retirado de dentro da re-

doma, que desliga automaticamente. Um prato plástico acompanha o pote, que pode ser utilizado sobre superfí-

cies lisas, como mesa e tábua. Funciona a pilhas. A partir de R$197,20. www.gsinternacional.com.br.

Frescor das plantas

Estenda o tempo de conservação e o sabor dos temperos com o Herb-savor.

Prático e higiênico, basta colocar o maço das plantinhas no reservatório de água para manterem a durabilida-

de. Uma placa em aço inox mantém a temperatura fria por mais tempo, e

as folhas continuam frescas. R$135. www.prepara.com.

Loiras geladas Climatizador de cerveja, bonito e portátil, deixa a bebida na temperatura ideal para o consumo, sem congelar. Compacto por fora, com 52 centímetros de altura, comporta 72 latas de 350 ml ou 56 latas e 16 garrafas long neck. O abastecimento é feito pela parte superior e a retirada pela inferior, o que garante sempre o fornecimento da mais gelada. R$3.490. www.spicy.com.br.

GAS TOTAL

Essa churrasqueira da Smeg, toda feita em inox, é uma combinação de de-

sign moderno, praticidade e inovação,

podendo ser utilizada em ambientes

externos e internos. Grelha e tosta. Com 60cm de largura e 44cm de altura. R$5.694,90 www.suxxar.com.br

afiadas

Preços pesquisados em agosto de 2009

Garanta cortes perfeitos em seus ali-

mentos com o afiador de facas em plástico ABS. Altamente resistente, basta

encaixar o talher e escolher entre seus

dois níveis: aspereza e exata amolação

fina. Para limpar, é só passar pano úmido. R$159. www.wmf.com.

Setembro | 2009

67


Shopping Tamboré ganha nova praça de alimentação O espaço recebe sete novos restaurantes: o inédito Renata Pasta Express, do chef Sergio Arno, Gendai, Salad Creation, Subway, Griletto, Mania de Churrasco e Giraffas. Layout, mobiliário, pisos, iluminação e paisagismo, tudo será reformulado com acomodação confortável para mais de mil lugares. Av. Piracema, 669, Tamboré. Tel.: (11) 2166-9702.

João Vasconcellos, Thais Tieppo, Juliana Vasconcellos, Emerson Reis, Márcio Targa e Erica Freitas, do Shopping Tamboré

Aberta no final de julho, na loja feminina Anis é possível encontrar blusas e vestidos em viscolycra de fabricação própria, peças jeans e de alfaiataria, e acessórios, como bolsas, cintos, lenços, bijuterias e semijóias. A atração a parte é a coleção de camisetas customizadas artesanais, com temas de bichos e santos, Sra. Butterfly (a partir de R$98). Calç. dos Narcisos, 13, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4191-2969.

68

Setembro | 2009

Preços pesquisados em agosto de 2009

Moda personalizada


Texto: Roberta Viganó | Fotos: Henrique Vilela e Divulgação

Mais colorido A Paper & Gifts ampliou de tamanho, agregando mais uma loja ao antigo espaço. Com a expansão, também apresenta novas linhas, como a marca alemã Crayola - exclusividade na região -, caixas para presentes e flores artificiais. Alphashopping: Al. Rio Negro, 1033, lj. 26/27, piso central, Alphaville. Tel.: (11) 4195-6917.

Show de vozes No próximo dia 03 de outubro, às 20h, o Auditório Alphaville será palco para o Concerto Mondial de Canto e Piano - Homenagem ao Ano da França no Brasil. As sopranos Keico Sato e Mayra Terzian, a mezzo-soprano Luciana Pansa e o pianista Ricardo Ballestero interpretarão músicas tradicionais francesas, como Il pleure dans mon Coeur, Chanson d´’amour e Les Chemins de l’amour, e também canções brasileiras, como Lua Branca. Ingressos: R$40 - à venda na loja Adriana Ambrosi, Shopping Flamingo: Al. Araguaia, 762. Informações: 4195-3055.

Maquiadora do São Paulo Fashion Week em Alphaville A maquiadora Elen Campos acaba de trazer para as clientes do salão de cabeleireiro Lash, as últimas tendências em maquiagem. “A cor do momento para os olhos é o cinza opaco, além de muito rímel e curvex. Para as bochechas, aposte no tom bronze, mas sem exageros e para os lábios, invista na cor laranja ou rosa. O segredo é usar um milhão de produtos, mas parecer que não está usando nada”, sugere a especialista que já participou de nove edições do maior evento de moda do Brasil e agora atende o público da região. Al. Araguaia, 843. Tel.: 4193-6118.

Setembro | 2009

69


Gastronomia & CIA

Esfihas gourmet Além dos salgados abertos e fechados nos sabores tradicionais, é possível provar ainda a especialidade da casa: o de queijo com bastermá - carne-seca armênia (R$3,40/R$3,60). Esse recheio também está disponível na pizza individual (R$35), servida às segundas-feiras, a partir das 18h. Experiemente a sopa de coalhada (R$14,80), feita com trigo inteiro, grão de bico, bolinhas de kibe recheadas, hortelã seca, alho frito e limão. Rua Armênia, 468, Osasco. Tel.: (11) 3681-9779.

Alphaville Bistrôemda Vila Aconchego para ficar à vontade enquanto experimenta as delícias do bistrô, preparadas de acordo com a estação. Prove o espaguete e o talharine (R$14,80), feitos com massa fresca de semolina e servidos com vários tipos de molhos, como Alfredo e Ragu. Biscoito polvilho banhado com chocolate e merengue com geleia de morango ou frutas cítricas acompanham bem o café Astro, 100% grão arábica. Av. Valville, 550, Alphaville. Tel.: (11) 4272-0556.

70

Setembro | 2009


Refrescante com misturas arrojadas A Suco Bagaço oferece a bebida em copos de 500 ml, com versões tradicionais e ousadas, como goiaba, maracujá, umbu e laranja (R$5,20) e abacaxi, hortelã e gengibre (R$ 4,30). O cardápio ainda oferece vitaminas, frapês, sanduíches, quiches e saladas de frutas. Shopping Tamboré: Av. Piracema, 669, em frente à Bio Ritmo, Tamboré. Tel.: 0800 772 6996.

Café intenso Nas opções expresso, torrado e moído, em pacotes de 250 g a 1 kg e sachês, o sofisticado café Madame D’Orvilliers vem com notas intensas, que variam entre caramelo e nozes, delicada acidez cítrica, e leve toque de laranja. O sabor é adocicado, com finalização achocolatada de longa duração. Em Alphaville, é encontrado no Supermercado Mambo: Al. Rio Negro, 14. Tel.: (11) 4191-7335.

Preços pesquisados em agosto de 2009

Sorvete de arrepiar Sabores exclusivos chegam a HäagenDazs, em edição limitada: Caramel Biscuits & Cream (sorvete de caramelo com pedaços crocantes de biscoito belga) e Cherries & Cream (creme de cereja com pedaços da fruta). É possível combiná-los com os já tradicionais do cardápio, como Macadâmia, Doce de Leite, Chocolate Belga e Morango. De R$8 a R$17, uma a três bolas. Shopping Tamboré: Av. Piracema, 669, quiosque 105, Tamboré. Tel.: (11) 8249-1884. Setembro | 2009

71


Gastronomia & CIA

Sanduíche de pizza A novidade do Planet Pizza é a massa de pizza transformada em delicioso sanduíche: são os italianos paninos, grande lanche servido no prato, acompanhado de saladas e porção de fritas (de R$18 a R$25). Entre os oito diferentes sabores estão: hambúrguer, vegetariano (berinjela e abobrinha), lampião (carne-seca), mexicano (carne moída), quatro queijos e peito de peru com cheddar (foto). Calç. Antares, 171, Centro de Apoio II, Alphaville. Tel.: (11) 4153-6453.

Panqueca doce No restaurante América, qualquer que seja sua escolha, entre as sugestões do cardápio, será boa opção. Pratos bem servidos, buffet completo de saladas e sanduíches suculentos. Destaque para as panquecas doces de massa grossa e macia, com receita autêntica às norte-americanas. É servida com calda de frutas vermelhas, com framboesas inteiras, e sorvete de creme por cima (R$14,90). Al. Mamoré, 877, Alphaville. Tel.: (11) 4689-4000.

72

Setembro | 2009


De volta ao Circus O restaurante reabre as portas de seus quatro ambientes, com capacidade e infraestrutura para eventos de 50 a 5000 pessoas, em áreas interna e externa. De segunda a sexta, um almoço executivo é servido no Quilo do Chef (R$32,90), com mais de 60 opções de pratos variados, assinados por Silvio Lancellotti. Al. Rio Negro, 650, Alphaville. Tel.: (11) 4133-1399.

Portal Marítimo A atração da casa são os camarões, presentes em todos os pratos. São servidos em criações variadas, como bobó ou moqueca, em acompanhamento ao buffet, recheado de ingredientes diferenciados, como mandioquinha frita. E ainda à la carte: paellas, risotos, massas e saladas, com opção de frango ou pescada. Os preços variam de R$12,90 a R$19,90. Alphashopping: Al. Rio Negro, 1033, lj. 14, Alphaville. Tel.: (11) 4193-1519.

Preços pesquisados em agosto de 2009

Árabe no posto e em casa Dentro do posto Ipiranga, na entrada de Alphaville, está a Samar, especializada em comida árabe. A casa orgulha-se de oferecer pratos típicos que mantêm receitas originais, feitas com ingredientes importados, à venda no empório. Aceitam encomendas para festas e jantares de todas as especialidades, vendidas no local. Tel.: (11) 4208-4774. Setembro | 2009

73


Gastronomia & CIA

Bacalhau à moda da Quinta di Olivardo Primeiro vieram os bolinhos de bacalhau, servidos enquanto os visitantes degustavam vinhos artesanais produzidos pela vinícola. Depois, as linguiças alheiras. Então, a casa resolveu destinar sua varanda lateral para abrigar um restaurante especializado em culinária portuguesa, servindo delicioso bacalhau (R$56), preparado na chapa para duas pessoas. Acompanham batata, cebola, ovos, arroz e brócolis. Estrada do Vinho, Km 4, São Roque. Tel.: (11) 4711-1100.

Tudo orgânico No colorido empório e quitanda República das Bananas, é possível encomendar frutas e encontrar legumes e verduras fresquinhas, recebidas diariamente, além de molho de tomate, temperos e geleias tudo orgânico - produtos sem glúteo, queijos e congelados; e experimentar açaí na tigela, vitaminas e empanadas. Duas unidades na Granja Viana, a última aberta há seis meses. Rod. Raposo Tavares, nos quilômetros 26,5 e 28,5. Tel.: (11) 4612-3570.

74

Setembro | 2009


Peña Don Fernando Teto de sapé, chão de terra batida e forno a lenha deixam o ambiente, inaugurado há mais de 25 anos, acolhedor. O chileno pastel de Choclo, à base de massa de milho e coberto com açúcar, é servido em cumbuca de ferro, grande ou pequena. Largo da Aldeia de Carapicuíba, 3, Entrada pelo Km 22,2 da Raposo. Tel.: (11) 4146-3903.

Mil e um chás Na Tee Gschwendner, você encontra centenas de tipos de chás, além de salgados e doces. As ervas são cultivadas de forma artesanal e sem agrotóxico. O pacote de 50 g sai a partir de R$19. Há opções de um chá verde especial chamado jatan gyokuro kimigayo, a R$395; diariamente há degustação e os clientes podem levar amostras grátis. Shoppings Iguatemi e Villa Lobos, São Paulo. Tel.: (11) 3816-5359/3024-4175.

Preços pesquisados em agosto de 2009

Cantinho do Pão Pão português (feito com azeite), australiano (adocicado), croissants e integral estão entre as variedades de pães produzidos pela panificadora. No local, é servido o café da manhã a dois (R$18) e há a possibilidade de encomendar coffee-brakes para empresas, sanduíches de metro e cesta de pães, com mais de 30 produtos (R$75). R. José Félix de Oliveira, 991, lj.8/2, Granja Viana. Tel.: (11) 4617-4889. Setembro | 2009

75


76

Setembro | 2009


Cultura

100 Experiências Gastronômicas Nesta celebração do ato de comer, Stephen Downes, crítico e autor de culinária, conduz os leitores por cem experiências gastronômicas que devemos ter antes de morrer. Algumas delas são simples, como preparar a própria maionese, enquanto o glamour de outras chega a sugestões como provar foie gras fresco no restaurante Relais de La Poste, na França. Ed. Prumo. R$28,90.

Preços pesquisados em agosto de 2009

Cachaça A Bebida Brasileira Os textos falam sobre a trajetória da cachaça desde seu início, nos canaviais e engenhos do século 16. Erwin Weimann leva o leitor a conhecer diferentes tipos de cachaça, fala de sua presença nas mesas humildes e nas sofisticadas, de sua utilização na gastronomia e ainda dá receitas assinadas por chefs como Claude Troisgros e Sérgio Arno. Ed. Terceiro Nome. R$66. Setembro | 2009

77


Casa, Construção & Cia

Móveis em estilo natural Especializada em mobílias de fibras, MDF, ratam e junco para áreas interna e externa, a Begônia Móveis está com preço imbatível no móvel Ostra: apenas R$2500, com pufe meia-lua em fibra, de brinde. Muito aconchegante, ele pode ser utilizado no quarto ou na piscina, por ter colchão com capa impermeável em fibra natural ou sintética. São 200 estampas a escolher e acompanha seis almofadas, grandes e pequenas. Calç. das Begônias, 20, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 3432-5072.

Cozinha decorada Equipe sua casa com as xícaras infusoras para chá, estampadas com temas florais (a partir de R$20). Na loja, também são encontrados divertidos descansos para talheres (R$14) e imãs sonoros de bichinhos de geladeira, com presilha para recados (R$15). Na linha mais clássica, peças rendadas, como açucareiro, travessa, porta-guardanapos, baleiro e bule. Pça. das Rosas, 18, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4191-1011.

78

Setembro | 2009


Jardim personalizado Traduzir os anseios dos clientes com técnica especializada é a chave para o desenvolvimento de projetos exclusivos e conceituais em paisagismo, do Studio Mari Polesi. A arte de brincar com as plantas, feita pelos criadores, designers e projetistas, valoriza e dá vida e estilo aos ambientes externos e internos. Serviço de manutenção e treinamento personalizado. Al. Grajaú, 654, Alphaville. Tel.: (11) 4193-6867.

Aquários e Cia. Com show-room permanente de aquários tropicais, plantados e marinhos, a loja Eco Marine tem grande quantidade de corais, peixes e invertebrados, além de peixes de água doce e plantas. Venda de ração, suplementos, equipamentos e acessórios, bem como serviços de manutenção e criação de grandes aquários. Calç. dos Cravos, 124, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4191-4415.

Preços pesquisados em agosto de 2009

Banheiro & Design A mais nova unidade da rede de lojas Creare foi aberta na Granja Viana, com soluções especiais e personalizadas em acabamentos, acessórios para banheiros e ferragens. Vidros, boxes e espelhos, banheiras, metais sanitários e louças Deca estão entre os principais produtos, também encontrados na CreareStore, disponível 24h na internet. Estrada do Capoava, 737, Jd. dos Ipês. Tel.: (11) 3742-0831/35018438. Setembro | 2009

79


Odontologia

Por: Ricardo Defendi

Especialista em Periodontia e Prótese Dental, Estética, Implantes e Cirurgia

Por que as próteses

quase sempre se parecem com algo artificial? Porque foram feitas em clínicas e laboratórios comerciais, onde a prioridade é a produção e o preço. Em grandes laboratórios, cada profissional executa sempre a mesma etapa do trabalho. Os dentes são sempre iguais. Os dentes se comportam de forma diferente frente aos diversos tipos de luz. Ao sol é uma coisa, em ambientes mais escuros é outra, com luz incandescente ou sob luz fluorescente também mudam. Muitas próteses e quase todas as restaurações em resina não têm a correta fluorescência e opalescência, e em locais como casas noturnas onde existe luz negra, por exemplo, parece que a pessoa não tem o dente. Alguns materiais mais modernos imitam perfeitamente o dente, sob qualquer tipo de fonte luminosa. Mas não é isso apenas que torna uma prótese tão natural quanto um dente. Cada dente tem características peculiares, de cor, textura, forma e função, e isso tudo deve ser reproduzido na prótese. Nossa experiência clínica e conhecimentos adquiridos com os mais

80

Setembro | 2009


renomados profissionais do mundo, permite-nos fazer uma prévia do resultado em cada boca. Isto serve para avaliarmos nosso planejamento e discutirmos com o paciente as possibilidades estéticas do caso. É como a maquete de um prédio, você já vê como vai ficar, antes de fazer o tratamento. Este estudo prévio, além de tudo, faz com que os desgastes dentais sejam mínimos, uma vez que várias guias obtidas com essa revolucionária técnica permitem desgastar somente o mínimo necessário do elemento dental. Trabalhamos com um técnico em prótese dental considerado o melhor do Brasil; juntos conseguimos realizar próteses artesanais, como as da figura abaixo:

Resultado obtido em uma semana com lâminas em porcelana de ultima geração, que reproduzem perfeitamente o esmalte dental, em dureza, fluorescência e opalescência, características fundamentais para um sorriso natural.

Se você não está feliz com a cor, forma e/ou posição dos seus dentes, saiba que podemos solucionar seu problema de forma rápida, definitiva e imperceptível. Marque uma consulta e surpreenda-se. Podemos deixar seu sorriso muito mais FELIZ! DEFENDI ODONTOLOGIA Calç. das Margaridas, 174, Centro Comercial Alphaville www.odontologiaonline.com.br | Tel.: (11) 4195-2135 Setembro | 2009

81


Estética, Saúde & Beleza

Linha profissional Mondial

Foto: Edi Pereira

Associando alta tecnologia e design ergonômico, o novo Secador Massimo 5000 Tourmaline Ion, possui 2.300 watts, um dos mais potentes do mercado, com duas velocidades, três temperaturas e botão de jato de ar frio. Sua usina geradora de íons fecha as cúticulas dos fios, proporcionando aspecto mais natural aos cabelos. Produzido com os mais nobres polímeros, em parceria com grandes fabricantes mundiais, promove leveza e baixo nível de ruídos. www.mondialline.com.br.

Vacina anti-idade Joyce Rodrigues, farmacêutica-bioquímica e diretora científica da Cosmobeauty e Biomarine, apresentou no 17° Congresso Internacional de Estética Les Nouvelles, no Anhembi, a vacina anti-age, de uso tópico, que estimula o retardamento cronológico das células-tronco e reestrutura a junção dermeepiderme. O produto inovador, de uso profissional, é chamado VC System e promove melhoria de até 90% nas rugas, segundo pesquisas. Informações: (11) 4196-4522.

82

Setembro | 2009


Psico Alpha Nas áreas de psicologia, psicopedagogia, psicomotricidade e fonoaudiologia, os profissionais da clínica buscam o aperfeiçoamento individual, social e existencial de crianças, adolescentes e adultos. Trabalham dificuldades de aprendizagem, distúrbios alimentares, terapia de casal, correção e melhora da musculatura da face. Calç. das Tulipas, 115, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4193-6436.

Savah em novo endereço A cadeira de barbeiro de 1940 na entrada do salão indica o espaço exclusivo masculino. Para as mulheres, o Savah oferece cabeleireiros especializados e serviços de estética, como massagens, manicure, unha de porcelana, limpeza de pele e depilação. Lanchonete e manobrista no local. Al. Tocantins, 125, lj. 2T, Alphaville. Tel.: (11) 4195-8030.

Preços pesquisados em agosto de 2009

Tratamento vip A designer de cabelos Fabia Mirassos é especializada em visagismo, arte de harmonizar a fisionomia com o tipo de corte e coloração, exteriorizando a personalidade do cliente. O atendimento é individualizado, em espaço tranquilo na Granja Viana. Para estética, conta com Celina Brasil, que usa hidrossucção, método sem dor ou marcas, na eliminação de cravos e espinhas. Tel.: (11) 46124984 / 9611-4408. Setembro | 2009

83


Compras

Tradição em óculos Há 14 anos, o Centro Óptico Alphaville conta com laboratório próprio e equipe especializada para confecção de óculos e de lentes de contato, com certificado de garantia, e prazo de entrega de até um dia. Variedade em óculos receituário e solar, nas linhas masculina, feminina, teen e infantil. Solar masculino Speedo, a partir de R$139. Armações Vogue, Ana Hickman e Dolce Gabanna estão entre as opções para as mulheres. Calç. das Orquídeas, 264. Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4195-9468.

Verão 2010 Le Tahi A nova coleção foi desenvolvida com tecidos 100% orgânicos, unindo sofisticação e despojamento. Na loja, encontram-se peças da grife Maria Filó, com vestidos de malha (a partir de R$225), blusinhas e camisetas diferenciadas, com detalhes nas costas. Entre os biquínis, modelos das marcas Rygy (a partir de R$90) e Dibikini (a partir de R$130), com opções de fechos banhados a ouro. Shopping Flamingo: Al. Araguaia, 762 lj.13, Alphaville. Tel.: (11) 4193-2290.

84

Setembro | 2009


Pronta para o verão Na CiviCia, conheça as tendências da moda primavera-verão, com peças navy, estampada e florida, em camisas e em vestidos de malha e algodão (a partir de R$145). Além de novos modelos, a loja também exibe biquínis da coleção passada da grife Água Doce (a partir de R$27). R. José Félix de Oliveira, 991, lj. 4, Granja Viana. Tel.: (11) 4702-3072.

Havaianas personalizadas A marca mais brasileira de sandálias abriu novo quiosque no Shopping Tamboré, com customização de seus produtos. O cliente escolhe modelos e acessórios e, na mesma hora, é feita a personalização. Havaianas estampadas (R$25,90), com peças desenhadas, como flores, estrelas e strass (R$39,90). Shopping Tamboré: Av. Piracema, 669, próximo ao MC Café, Tamboré. Tel.: (11) 3045-5522.

Preços pesquisados em agosto de 2009

Tennis Shoes Especializada em artigos esportivos, a rede Tivolli abriu sua quarta unidade em Alphaville. Ampla variedade de produtos, inclusive com modelos diferenciados encontrados em apenas alguns estabelecimentos. Entre eles, a linha Smart Confort da grife Thimberland, com modelos esporte fino de sapatos. Alpha Shopping: Al. Rio Negro, 1033, lj. 69, Tel.: (11) 4195-2019. Setembro | 2009

85


Programe-se

Diversão clown

Foto: João Caldas

A Cia Le Plat du Jour, grupo de teatro conhecido por fazer releituras de clássicos para crianças, explorando a linguagem cômica física dos palhaços, está com duas peças em cartaz. Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol, no Teatro do Colégio Santa Cruz. Sábados e domingos (16h). Ingressos: R$25. Tel: (11) 3024-5191. Até 11 de outubro. Já o espetáculo Pinóquio, de Carlo Collodi, é encenado no Teatro Imprensa. Sábados e domingos (16h). Ingressos: R$30. Tel.: (11) 3241-4203. Até 29 de novembro.

Sarah Brightman A musa soprano inglesa de sucessos na Broadway com o O Fantasma da Ópera e Réquiem traz ao país sua turnê Sarah Brightman In Concert, com orquestra de cordas formada por 16 músicos e coro. A artista já recebeu 160 Discos de Ouro e Platina, em 34 países, e soma mais de 78 milhões de cópias vendidas. Credicard Hall, dias 20 e 21 de outubro (22h). Ingressos: de R$100 a R$600. Tel.: (11) 2846-6010.

86

Setembro | 2009


Vovó Delícia É a avó moderna que faz ginástica, sai com amigos e cuida de si e dos netos. Mas, a história começa com Vovó Delícia-Motoqueira-Baladeira internada na UTI. Motivo de aflição para a neta, que conta as aventuras vividas pela avó. Teatro Maria Della Costa. Sábado e domingo (16h). Ingressos: R$20. Tel.: (11) 3256-9115. Até 27 de setembro.

Conforto na ida aos estádios O Futebol Tour torna mais fácil e divertido ao torcedor acompanhar as partidas de seu time (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo). O serviço disponibiliza segurança, ingressos em lugares exclusivos, traslados, bebidas e acompanhamento feito por guias. É possível escolher também roteiros e horários diferenciados, de acordo com o interesse do grupo. R$190. Tel.: (11) 3813-3231.

Preços pesquisados em agosto de 2009

As Traças da Paixão Lucélia Santos volta aos palcos paulistanos após 11 anos, em texto de Alcides Nogueira. No papel de Marivalda Revólver, ela é dona de botequim e vive enigmática relação com Paco (Maurício Machado), por quem se apaixona numa relação intensa e dilacerante. Augusta Sala Nobre. Tel.: (11) 3151-4141. Sexta (21h30), sábado (21h) e domingo (19h). Ingressos: de R$40 a R$50. Até 18 de outubro. Setembro | 2009

87


Programe-se

Cérebro - o mundo dentro de sua cabeça Química, neurônios, sonhos, desenvolvimento da linguagem e doenças neurológicas são retratados em vídeos, textos explicativos, elementos interativos, além de cérebros humanos e de animais. A exposição procura responder a perguntas frequentes como: de que maneira ele funciona, quando descansa e o que acontece se ele adoece? Porão das Artes da Bienal, Parque do Ibirapuera. De segunda a domingo, das 9h às 20h. Ingressos: R$40. Tel.: (11) 4003-1212. Até 26 de outubro.

A Avenida Q O divertido musical da Brodway mistura atores e bonecos manipulados pelo próprio elenco. Na história, o jovem Princeton se muda para Nova York cheio de sonhos e com pouco dinheiro. Aluga uma casa na Avenida Q e conhece os vizinhos: Brian, Neuza, Nicky, Rod, Trekki e a linda Kate. Teatro Procópio Ferreira. De quinta a sábado (21h) e domingo (19h). Ingressos: de R$70 a R$90. Tel.: (11) 3083-4475. Até 1º de novembro.

88

Setembro | 2009


Homem-Aranha, Ação e Aventura

Preços pesquisados em agosto de 2009

O espetáculo, licenciado pela Marvel Comics e inédito no país, chega a São Paulo. O show mostra a trajetória original do herói dos quadrinhos, lançado em 1962. Acrobacias e voos com efeitos especiais, projeções de vídeo, figurinos, cenários e trilha composta especialmente para a exibição. Ginásio do Ibirapuera. Sexta, sábado e domingo (sessões 15h, 19h, 20h, 20h30). Ingressos: de R$30 a R$180. Tel.: (11) 2846-6232. De 10 a 25 de outubro.

Setembro | 2009

89


Provado Aprovado

&

Escondidinho em nova versão no restaurante A Botecaria O tradicional escondidinho de carne-seca, prato típico da culinária nordestina, ganha receita especial no restaurante A Botecaria. O prato (R$17,90) leva filé mignon, alho poró e purê de batata em combinação irresistível. De entrada, a dica de Thiago Carvalho, proprietário da casa e responsável pelo cardápio, ao lado do sócio Igor Silvério e da chef Giuliana Sanches, são os bolinhos de feijoada recheados com couve (R$5,90 - 6 unidades). Boa pedida.

A Botecaria

Preços pesquisados em agosto de 2009

Shopping Flamingo, lj. 23 T. Tel.: (11) 4208-6060

90

Setembro | 2009


Setembro | 2009

91


92

Setembro | 2009

99 | Revista Viva S/A | Setembro 2009  

99 | Revista Viva S/A | Setembro 2009

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you