93 | Revista Viva S/A | Março 2009

Page 44

ESPORTE por Milton Neves

Keirrison, o “Kaká”do Paraná O jovem centroavante do Palmeiras tem faro de gol como poucos

Fotos: Ednilson Valia | Site Terceiro Tempo

Jornalista esportivo e apresentador de TV

Milton Neves recebeu camisa personalizada , à época no Coritiba, das mãos do zagueiro Henrique (à esquerda) e do atacante Keirrison durante premiação dos melhores do futebol paranaense em 2007.

Desde 2007, venho afirmando que Keirrison é o “Kaká” do Paraná. Não pelo estilo de jogo, mas sim pelo talento. O jovem centroavante do Palmeiras, de apenas 20 anos, tem faro de gol, raro nos dias de hoje, e se continuar no mesmo ritmo dificilmente não estará na Seleção Brasileira nos próximos anos. Eu o conheci como centroavante do Coritiba durante a premiação dos melhores jogadores do Campeonato Paranaense em 2007. Lá, na capital paranaense, muitos amigos teciam elogios contundentes ao novato goleador. Keirrison nasceu em Dourados, Mato Grosso do Sul, onde iniciou sua carreira nas categorias de base do Cene-MS. O apresentador Carlos Massa, o Ratinho, enxergou um talento raro no franzino artilheiro e o levou para o Coritiba. No Coxa, Keirrison, logo na chegada foi o artilheiro do clube da Copa São Paulo em 2006, principal torneio da categoria de base no Brasil. E não perdeu tempo, foi promovido para o elenco profissional faturando a artilharia do estadual de 2006 e 2007.

Foto: Divulgação

A descoberta do craque

44

Em 2008, foi campeão estadual pelo Coxa e de quebra conquistou pela terceira vez a artilharia da competição, e os jornalistas do Paraná o elegeram como a revelação da temporada. Observadores dos clubes europeus começavam a prestar atenção no menino matogrossense e propostas começavam a “pipocar” na mesa dos empresários do atleta. Mas, sem dúvida, o momento mais glorioso de Keirrison foi no Campeonato Brasileiro de 2008. O jovem atacante se tornou artilheiro da competição com 21 gols, ao lado dos experientes Washington, do Fluminense e Kleber Pereira, do Santos. O craque ainda foi escolhido como a revelação do certame nacional e recebeu o título de chuteira de ouro da Revista Placar, como o goleador do futebol no Brasil.

O ponto culminante do ano passado foi o confronto contra o Santos, quando o Coxa venceu o Peixe, em plena Vila Belmiro, com três gols de Keirrison, pelo primeiro turno da competição. E no segundo turno, pela mesma competição, o jovem e talentoso goleador revelado pelo futebol mato-grossense, repetiu a dose e marcou quatro gols contra o Peixe, dessa vez, no Couto Pereira, na capital paranaense. Recentemente, já atuando pelo Palmeiras, Keirrison marcou dois gols contra o Peixe, pelo Paulistão de 2009. Na festa de premiação do Campeonato Brasileiro de 2008, promovida pela CBF, o técnico da Seleção Brasileira Dunga e seu auxiliar Jorginho compararam o poder de finalização de Keirrison com o do “mito” Romário. Em janeiro de 2009, a Traffic, empresa de marketing esportivo, parceira do Palmeiras, depois de negociar exaustivamente com a diretoria do Coritiba, conseguiu fechar a compra dos direitos federativos de Keirrison, ficando com 80% e oferecendo 20% ao time de Parque Antárctica.

Futuro no exterior E, mal esse jovem centroavante chega ao Palmeiras, já surgem boatos de que os ingleses do Liverpool estão estudando uma proposta de €35 milhões para levar seu belo futebol para o velho continente. O espanhol Rafa Benitez, técnico do time da terra dos Beatles, vem observando o jogador com atenção há um ano. Além dos ingleses, estão de “olho” no goleador os alemães do Bayern de Munique, os espanhóis do Real Madrid e os italianos do Roma. E, infelizmente, acredito que em agosto de 2009, não teremos mais o “K9” em gramados brasileiros. Vamos assistir aos gols de Keirrison apenas pela TV ou, quem sabe, na Copa de 2014, quando o mundial voltará a ser disputado no Brasil. Revista Viva | Março 2009


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.