Page 1

Novembro | 2010

1


S P L E N

2

Novembro | 2010


N D O R E

Novembro | 2010

3


S P L E N

4

Novembro | 2010


N D O R E

Novembro | 2010

5


S P L E N

6

Novembro | 2010


N D O R E

Amplos apartamentos com terraço e churrasqueira integrados à sala de almoço e espaço gourmet Praça Oiapoque, 360 - Em frente a capela, no coração de Alphaville | 4195-6869 Stand de vendas no local com apartamento decorado Novembro | 2010

7


8

Novembro | 2010


Novembro | 2010

9


10

Novembro | 2010


Novembro | 2010

11


Sumário

Negócios

Luiz Marins Recomende o mau cliente a seu maior concorrente

42 Gastronomia

Silvio Lancellotti Comfort, ou conforto, no Bonjardim da Rio Negro

50 Vinhos

Deise Novakoski O país no pódio internacional

52

56

Matéria de Capa Morar bem e com qualidade de vida

24 Perfil 38 Motor 44 Top 5 72 Especial Santana de Parnaíba 90 Clipping

92 Planeta 98 Estilo 100 Viva S/A Indica 106 Provado & Aprovado 128 Especial Aldeia da Serra

Golfe

Durval Pedroso Uma ex-revolução silenciosa

70 Cinema

Rubens Ewald Filho Harry Potter e as Relíquias da Morte: o filme do mês

71 Moda & Beleza

Cristiana Arcangeli O que você fez para relaxar?

77 Pais & Filhos

Turismo 78 Turismo

46

Içami Tiba Poder do empenho

87 Corpo & Equilíbrio

Nuno Cobra Vem chegando o verão

95 Carreira & Relacionamento

Roberto Shinyashiki É preciso preparação adequada

97 12

Novembro | 2010


Novembro | 2010

13


Carta ao leitor A Revista Viva S/A foi pioneira a lançar um especial de mercado imobiliário sobre a região. Essa é a décima edição em que preparamos um panorama completo de Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra e Granja Viana. Desde então, essa tendo sido uma das edições em que a região vive uma das fases de maior valorização. É um momento de forte desenvolvimento com a chegada de hospitais, shoppings, e ampliação do sistema viário o que esta atraindo novas empresas e conseqüentemente mais moradores. Há mais de três meses esse especial tem sido preparado pela redação, responsável pela compilação e análise de dados sobre esse mercado. Para sua elaboração, foi usado como base um estudo realizado pela Lopes, considerada a maior imobiliária do País pela Embraesp - Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio e dados fornecidos pelo Secovi - Sindicato da Habitação (Secovi), pela AREA - Associação Residencial e Empresarial de Alphaville, entre outros. Além do prefeito de Barueri, Rubens Furlan, foram entrevistados diretores de importantes incorporadoras que investem em Alphaville e Tamboré, região que está entre os municípios que mais recebem lançamentos imobiliários na grande São Paulo. Enfim, cada vez mais paulistas e paulistanos escolhem a região, sendo os principais motivos a busca por áreas verdes e proximidade ao trabalho. E por falar em qualidade de vida, você sabia que cerca de 70% da Terra é constituída por água e que apenas 2,2% do recurso esta disponível na superfície do Planeta para ser usado pelo homem? Parece pouco, mas não é! Segundo a ONU - Organização das Nações Unidas, a quantidade seria mais do que suficiente para que toda a população vivesse bem, se não houvesse tanto desperdício e poluição no mundo. Preparamos uma matéria sobre a importância de adotarmos novos hábitos para não vivermos futuramente em situação de escassez total de água. Leia também o perfil de Eder Regis Marques, sócio da Embalagens Jaguaré,em Barueri, que criou o sistema de “aluguel” de caixas de papelão usadas no transporte de peças em áreas de produção. Com isso, as fábricas que passaram a utilizar o sistema puderam diminuir o volume de papelão que virava entulho e ocupava espaço. Essa edição traz ainda os carros de luxo, de maior desempenho e mais cobiçados do Salão Internacional do Automóvel, em São Paulo. Entre eles o Vorax, o primeiro superesportivo nacional. E não para por ai! Nosso time de colaboradores também aponta as estréias no cinema, novidades sobre beleza, sobre o mundo da moda e da gastronomia. No final, nosso tradicional roteiro com dicas de cultura, compras, restaurantes e muito mais! Boa leitura!

14

Novembro | 2010


Tiragem

32.000 exemplares confirmada por

Conforme relatório com os procedimentos acordados executados para confirmação da tiragem em posse da Projeto Editora

Distribuição Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra e Granja Viana condomínios horizontais, edifícios e centros comerciais

[anuncie[

(11) 2132-7000 Calçada das Palmas, 20 - 1º andar Centro Comercial de Alphaville - Barueri SP - CEP: 06453-000 editorial@vivasaopaulo.com.br www.vivasaopaulo.com.br

Expediente DIRETORES EXECUTIVOS: ALFREDO CÔNSOLO JUNIOR - COMERCIAL - JUNIOR@VIVASAOPAULO. COM.BR | ROSANA ARAGON DE OLIVEIRA ADMINISTRATIVO E EDITORIAL - EDITORIAL@ VIVASAOPAULO.COM.BR | EXECUTIVOS DE CONTA: ANA PAULA CHAVES, ANDRÉA AMARAL E KRISTINE SORENSEN | ASSISTENTES COMERCIAIS: GABRIELA MIKHIN E TALITA VERARDI | ARTICULISTAS: CRISTIANA ARCANGELI, DEISE NOVAKOSKI, DURVAL PEDROSO, IÇAMI TIBA, LUIZ MARINS, NUNO COBRA, ROBERTO SHINYASHIKI, RUBENS EWALD FILHO E SILVIO LANCELLOTTI | DESIGNERS GRÁFICOS: GISELLE MORENO ALVES E MARCUS VINICIUS DA SILVA | EDITORA RESPONSÁVEL: FERNANDA MARTINEZ | REPORTAGEM: HAYDÉE MACIEL - MTB. 26.101 | REVISORA: MARIA DEOSDÉDITE GIARETTA CHAVES | MARKETING: FERNANDA CASSÃO | ADMINISTRATIVO: FERNANDA MATOS | FOTÓGRAFO: HENRIQUE VILELA | PROJETO GRÁFICO: PROJETO EDITORA | IMPRESSÃO: PLURAL EDITORA E GRÁFICA | DISTRIBUIÇÃO: EDITORA PREMIUM A revista Viva SA é uma publicação mensal da Projeto Editora. Não nos responsabilizamos por opiniões expressas nos artigos assinados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização. Os preços de produtos e serviços divulgados nesta edição foram informados pelos fabricantes ou fornecedores e podem sofrer alterações sem aviso prévio. ERRATAS: O nome correto do decorador da loja Casa & Campo é João Luiz Gimenes (outubro/2010, seção Casa, Construção & Cia, pág. 86). | Por motivo operacionais, a confirmação da tiragem realizada por Ernst & Young Terco, deu-se por meio de documenos fiscais. | O peso correto do Lamborghini Sesto Elemento é 999 kg (outubro/2010, seção Motor, pág. 26).

16

Novembro | 2010


Código

BeeTagg Tecnologia inédita na região, complementa o conteúdo impresso com áudio e vídeo no smartphone

Saiba como acessar o conteúdo extra no decorrer da revista 1 Do seu celular, acesse http://get.beetagg.com/en/qr-reader/

download e baixe o programa (uma única vez). 2 Após a instalação, abra o aplicativo, posicione a câmera do

seu celular nos códigos que encontrar na revista e o conteúdo aparecerá na tela do celular.

Na região, diversos locais oferecem wi-fi, onde é possível acessar internet sem custo do seu celular. Conheça alguns deles: Alpha Shopping, Shopping Flamingo, La Ville (Alphaville e Aldeia da Serra), Alpha Point, America, Deck , Maria João, Frans Café, Caseirinho, El Uruguayo e Alpha Grill.

18

Novembro | 2010


20

Novembro | 2010


Novembro | 2010

21


22

Novembro | 2010


Novembro | 2010

23


Clipping

Texto: Fernanda Martinez e Patrícia Silva | Fotos: Henrique Vilela

Revista Viva S/A

1. Em 26/10, o Centro Comercial de Alphaville, em parceria com o Programa Anica Beara realizou a Tarde de Moda, na Praça das Orquídeas. Na ocasião, um desfile apresentou as tendências da coleção primavera-verão de lojas locais. Participaram do evento Carlos Siaretta, da Bunny’s; Melissa e Larissa Procópio, da Liquido Alphaville; Karina Guirao e Thaís Ávila, da Maria Flor; Daniela Gordinho, da Lepatiz; Anica Beara; Adriane Passini, da Lepatiz; Marco Antônio da Silva, da Origene; e Claudia Mesquita (à frente), da Beneditas.

1

2. A soprano Keico Sato foi uma das participantes do III Concerto Mondial de Canto e Piano, realizado no Auditório Alphaville, no Centro Comercial, dia 6/11. Patrocinado pela Mondial Line e uma parceria entre o Centro Comercial Alphaville e o VW 60’s.

2

3

4

5

Foto: Flávio Costa

Foto: Divulgação

Foto: Aline Fraticelli

4. A Escola Castanheiras, em Tamboré, realizou, dias 6 e 16/11, o Fórum Multidisciplinar com presença de educadores renomados, como a psicóloga do Serviço de Psicologia da USP, Yara Sayão (foto).

6

24

3. No dia 10/11, estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio da Escola Morumbi encenaram - em inglês - a peça PH2 Advertising Agency, sob orientação do professor de teatro e inglês Alexandre Ogata. A apresentação aconteceu na Sala Multimídia da Unidade Tamboré,

5. O prefeito de Barueri, Rubens Furlan, oficializou, em 10/11, novos nomes para cinco Secretarias Municipais da Prefeitura: Sônia Furlan assumiu voluntariamente (sem salário) a de Ações Sociais e Cidadania; Carlos Zicardi ficou no comando de Esportes; Eduardo Augusto Corona Gatti assumiu a de Planejamento, Gestão, Transportes e Suprimentos; Marco Antonio de Oliveira assumiu a de Recursos Naturais e Meio Ambiente; e a de Indústria, Comércio e Trabalho ficou com Luiz Carlos de Souza. 6. Aconteceu, em 26/10, a inauguração da Importadora e Distribuidora de Vinhos Finca La Valona, em Alphaville. Na foto, o enólogo Alberto Pedrajo, John Victor Quibemba, Francisco Cebrian e Cristina Grenier, respectivamente sócio-diretor, sócio e diretora executiva da marca. Novembro | 2010


25


Clipping

Revista Viva S/A

1. Melissa de Oliveira Trida e Orlando Trida Junior se casaram, em 30/10. A cerimonia aconteceu na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Alphaville.

Foto: João Carlos

2. Em 20/10, o fotógrafo da Revista Viva S/A, Henrique Vilela, foi um dos jurados do Concurso de Fotografia Árvores de Barueri, a convite da Secretaria de Meio Ambiente da cidade. Na foto, com uma das participantes do evento.

1

3. A iGaler!a, em Alphaville, realizou coquetel de lançamento da exposição do artista Gustavo Rosa, em 26/10. Na foto, Cláudia Paronetti, curadora da exposição e proprietária da galeria, com Gustavo. Em 18/11, aconteceu tarde de autógrafos beneficente em prol da Fundação Olga Kos. 4. O Encontro Cultural do Colégio Objetivo, foi realizado em 23/10, na unidade Alphaville. Entre os presentes estavam Denise Szilagyi Gonçalves, assessora de coordenação; Ligia Carlos Nogueira, auxiliar de classe; Graziela Pires Aquino, auxiliar de orientação; Herbert Luiz Souza, gerente de campus; Viviane Pereira de Andrade, orientadora educacional; Rosa Maria Amaral, coordenadora pedagógica; e Mari Del Carmen Nogueras, orientadora educacional.

2

3 5. Larissa Ferreirinha (3ª da esq. para dir.) inaugurou, em 21/10, a Huit, loja de moda feminina no Centro Comercial de Alphaville. Na foto, com Rosangela Costa, Leda Harada, Ana Tereza Lopes, Tamar Novaes e Camila Camargo.

4

5

26

6. Andrea Patha (ao centro) comemorou seu aniversário, no restaurante Almanara, em Alphaville, no dia 20/10. Estavam presentes as amigas, Andrea Regente, Carla Belotto, Daniela Zanotello (em pé) e Patrícia Pereira (sentada).

6

Novembro | 2010


Clipping

Revista Viva S/A

1. Maria do Carmo Ferreira, diretora do campus PUC Barueri (ao centro, na foto) e Antonio Vico Manãs, vice-reitor da PUC-SP (a dir.) organizaram a 1ª Feira de Sustentabilidade da PUC Barueri, em 21/10. Entre os expositores estava a Secretaria do Meio Ambiente da cidade, que apresentou aos visitantes o programa Barueri Sustentável e contou com a presenção de Antonio Carlos Pasinato, ex-secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri.

2. O chef francês Claude Troisgos (ao centro) ministrou aula de culinária no show-room do The Penthouse Tamboré, em 6/11. Na foto, com Alessandro Vedrossi, diretor executivo e João Montenegro da Rocha Siqueira, gerente de negócios, ambos da Brookfield Incorporações.

1

3. Edson Santos e sua esposa, Luciana Cury, estiveram presentes na festa de comemoração dos 34 anos do Alphaville Tênis Clube, em 24/9.

Foto: Divulgação

4. Em 30/10, aconteceu a inauguração do 800º Steak House, na Torre 1 do Centro Empresarial Araguaia, em Alphaville. Na foto, João Finotti Spina, gerente comercial da Construtora Masa e os proprietários do restaurante Silvia Lee e Eric Chein.

2

4

3

5

5. O empresário Ricardo José Queiroz comemorou 60 anos, ao lado da esposa Maria Cristina Queiroz e de amigos, na Boate Mu’leka, do Alphaville Tênis Clube, dia 13/11. 6. A Azul Linhas Aéreas, a Embraer e a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama se uniram para uma campanha de prevenção ao câncer de mama. Para simbolizar a iniciativa, um jato da Azul foi pintado de rosa, cor que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. A tripulação do avião - composta exclusivamente por mulheres - também utilizará uniformes cor rosa.

6

28

Novembro | 2010


Clipping

Em novembro, o restaurante Marquês de Marialva completou um ano em Alphaville. Para comemorar os sócios Roberto Leal, sua esposa Marcia Lucia e o casal Leslie e Wellington Amaral ofereceram três jantares preparados pelo chef Manuel Gonçalves. Os convidados, amigos e clientes, assistiram também aos shows dos cantores portugueses Roberto Leal e Joana Amendoeira.

30

Novembro | 2010


Revista Viva|SA

Novembro | 2010

31


32


33


34

Novembro | 2010


Hotelaria

Revista Viva S/A

Hotelaria personalizada

Bourbon Alphaville inaugura nova categoria de suítes que promete personalizar o jeito brasileiro de hospedar

Novembro | 2010

N

o mundo de hoje, onde o trabalho está em todos os lugares, os executivos cada vez mais passam maior parte de seu tempo viajando. Pensando nisso, alguns hotéis têm mudado as características de seus apartamentos deixando-os ainda mais confortáveis, funcionais e personalizados. Com cerca de 80% de sua ocupação voltada para o mercado business, o Bourbon Alphaville Business Hotel criou novo conceito de suíte na qual, além da facilidade como acesso à Internet banda larga e Wi-Fi, porta anti-pânico e cofre eletrônico, o ambiente traz TV de plasma de 42” servida por canais a cabo, aparelho de DVD com menu de filmes, confortável enxoval da linha Trussardi, luminária de leitura LED (ideal para leitura noturna), rádio relógio com entrada para iPod, kit de completo de amenities e minibar que, além da linha de produtos nacionais, conta com alguns itens diferenciados, como água, whiskie e outros produtos importados. Segundo o gerente geral do hotel Wilson de Mello Neto, a Rede Bourbon tem cada vez

mais serviços personalizados a seus hóspedes de negócios, e também aos de lazer. “Mesmo com localização excelente, próxima do centro comercial e financeiro da cidade de Barueri, o hotel disponibiliza serviço de traslado que, previamente agendado, leva o executivo até a empresa e o traz de volta à região atendida. Essa ideia de personalização de serviços ainda promete se estender futuramente. Em decorrência da inauguração da suíte se dar no próximo ano, a gama de serviços que estamos programando lançar também no próximo ano ainda não está totalmente definida”, adianta. “Todos esses serviços vêm para acrescentar ao dia-a-dia do executivo, com modernidade e requinte”, finaliza. Mais informações: (11) 4197-0123.

Serviço Bourbon Alphaville Business Hotel Al. Cauaxi, 223, Alphaville, Barueri/SP Tel.: (11) 4197-0123 Reservas: 0800 701 8181 central.reservas@bourbon.com.br www.bourbon.com.br

Wilson de Mello Neto Gerente Geral do Bourbon Alphaville Business Hotel

Publieditorial


Audio & Vídeo

Revista Viva S/A

Foto: Divulgação

A automação invade as casas

Um projeto de home theater de alta fidelidade para uma casa é acessível

36

O

universo da automação e do áudio e vídeo não tem limites. É possível automatizar desde um simples home theater até a iluminação, o ar-condicionado, o jardim (irrigação e luz), ou seja, a residência inteira. Moradores de Alphaville e região têm apostado nesse conceito para ganhar mais conforto e praticidade em casa. O cliente programa o que quiser; as possibilidades são infinitas. E tem outra vantagem: o consumo ecológico da energia elétrica. O setor cresceu bastante, principalmente após a escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014. Fundada em 2003, a Passero Áudio e Vídeo possui as principais marcas de equipamentos de automação - residencial

Marcio Martins Passero Proprietário

e corporativa - e de home theater e som ambiente de alta fidelidade. Sua equipe está sincronizada com os últimos lançamentos, focando em projetos personalizados para empreendimentos residenciais e corporativos de Alphaville e região. A Passero busca a solução para cada cliente.

Passero Áudio e Vídeo AlphaShopping Al. Rio Negro, 1.033, lj. 79/80, Alphaville Tel.: (11) 4195-3060 contato@passero.com.br www.passero.com.br

Publieditorial


Novembro | 2010

37


Perfil Texto: Fernanda Martinez

Inovação,

empreendedoris

Foto: Henrique Vilela

À frente da Embalagens Jaguaré, uma das mais inovadoras fabricantes de papelão, Eder Regis Marques conta como leva a vida dentro e fora da empresa

38

Ele nos recebe na porta de sua empresa com uma simpatia que não passa despercebida. Entregamos a ele o último exemplar da Viva SA, com o título de capa: Comer, rezar, amar e... curtir, que remete ao filme baseado no best-seller de Liz Guilbert, que - numa típica história que atrai principalmente o universo feminino - conta sua aventura em busca de autoconhecimento viajando sozinha pelo mundo. “Assisti ao filme, é muito bom. Só não é melhor que o próprio livro. Aliás, já estou lendo Comprometida (a continuação do livro)”. Eu questiono: “Achei que esse tipo de história atraía apenas as mulheres”. E o empresário, bem sucedido, sério e reconhecido, mostra seu lado sensível: “Eu gosto de entender o lado das mulheres”. Eder Regis Marques, 48 anos, é sócio da Embalagens Jaguaré, empresa criada por seu pai, Lourival Marques dos Santos, em sociedade com Fumio Harasawa, em 1974. Sua trajetória por lá começou quando ainda era estudante e repetiu o ano no colégio. Seu pai, então, o intimou a trabalhar com ele. A partir daí, passou por todas as áreas e os cargos da empresa e adquiriu a experiência necessária para assumir o lugar do pai, quando esse veio a falecer, em 1987. A ordem veio de alguém que sabia dar valor à cada conquista. Lourival levava uma vida bastante simples trabalhando como motorista particular. Quando conseguiu juntar dinheiro, comprou um táxi, depois mais outro e, quando já possuía quatro carros, ouviu de um amigo a ideia de fabricar caixas de papelão. Foi assim, de repente e sem nenhum conhecimento prévio - porém com persistência e espírito empreendedor – que resolveu vender seus táxis e se unir a Fumio, para criarem uma empresa focada em soluções para sistemas de embalagens. Novembro | 2010


Uma frase: “Sonho que se sonha

só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”, de Raul Seixas

mo e família

Hobby: viajar e fotografar

Ideia sustentável

Foto: Divulgação

Hoje, a Jaguaré - que possui cerca de 250 clientes ativos - é reconhecida por seus produtos inovadores. Em 1999, criou o Freepackaging, sistema inédito de logística, que administra o uso de embalagens reutilizáveis. O que parece ser algo simples, ainda não existia no país (aliás, até hoje eles são os únicos a utilizar esse sistema). No lugar de comprar caixas para transportar materiais, as empresas “alugam” as embalagens, que são retornáveis e reutilizáveis. Quando não estão mais em condições de uso, elas são retiradas de circuito e recicladas. Utilizando esse sistema, as empresas economizam no transporte de materiais e preservam o meio ambiente, já que se diminui a quantidade de resíduos gerados e o número de árvores derrubadas. Além da inovação, que está no DNA da empresa, e o atendimento exclusivo aos clientes, a Jaguaré adota uma filosofia interna de sucesso. Em 2006, apareceu pela primeira vez no Guia Exame - Você S/A, como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Desde então, está no ranking anualmente. “Somos a única do segmento a receber essa premiação”, orgulha-se Regis.

O outro lado

Novembro | 2010

Esportes: Squash “sou praticante assíduo há anos” e golfe “é um esporte de estratégia, eu só precisava ter mais tempo para jogar”

Foto: Divulgação

Falar de negócios é fácil para alguém com o currículo de Regis. Pode parecer difícil, porém, um empresário - que assume trabalhar mais do que deveria - conseguir conciliar os negócios com a vida pessoal. Mas isso não é problema para ele, que encanta pela forma como fala da família, dos filhos e do amor pela vida. “Não dá para separar uma coisa da outra. Minha vida é a união do profissional com o pessoal”, ressalta. Pelo menos uma vez na semana, sai mais cedo da empresa e pega os dois filhos - Fernanda, 12, e Daniel, 10 - para fazerem algo juntos. A educação dos dois, ele também acompanha de perto, desde o dia-a-dia em casa até a escolha do colégio. Viajar e se divertir com as crianças é outra prioridade. E ainda dá tempo para mais? “Adoro ler, praticar esportes radicais, viajar pelo mundo, principalmente para a Ásia, ler...”.

Livro - Metanoia, de Roberto Adami Tranjan: para os empresários que querem dar uma guinada em sua empresa.

39


40

Novembro | 2010


Novembro | 2010

41


Negócios

Revista Viva S/A

Recomende o mau cliente

a seu maior concorrente

Muitas vezes é preciso reverter a situação

T

em cliente que é melhor mandar para nosso maior concorrente com uma carta de recomendação! Cliente que não paga, que atrasa todos os meses, que faz mau uso de nossos produtos, que não segue as instruções que damos, que fala mal de todos, que cria caso por qualquer besteira, que exige descontos descabidos e prazos enormes para

que são clientes podem fazer de seu fornecedor de produtos e/ou serviços o que quiserem e bem entenderem. Assim, tratam seus fornecedores como gato e sapato. Eles querem tudo para “ontem”. Geralmente são desorganizados e querem jogar a culpa em nossa empresa por “não ter o produto no estoque” ou por “não ter o modelo que precisamos para hoje” e assim por diante.

Clientes que não valem a pena

pagar. Com esse perfil, é melhor que seja cliente do nosso maior concorrente. Se você tiver um cliente assim, faça uma carta de recomendação a seu maior concorrente e mande-o embora. Sei que muita gente vai achar esse conselho um absurdo. A moda é dizer que o “cliente sempre tem razão”. E isso é verdade. Porém, como toda regra tem exceção, nesse caso também. Existem clientes que demandam e gastam tanta energia da empresa e dos colaboradores, e dão tão pouco retorno, que a lógica do próprio mercado manda que não os queiramos em nossa empresa. Há clientes extremamente abusados. Simplesmente não pagam! E pior, não dão satisfação pelo não-pagamento. Acham que por-

42

Luiz Marins

Tenho conversado com empresários que se dizem literalmente cansados de maus clientes, que perderam a noção da realidade e querem exigir de seus fornecedores absurdos impossíveis e ainda não pagar. Outro dia, um cliente ligou para uma empresa, perguntou o preço do produto e o atendente respondeu que era R$ 150. Prontamente, o cliente disse com toda a arrogância possível: “Pago R$ 80”. O atendente respondeu que por esse valor era impossível vender e que ele deveria procurar outra empresa que pudesse atendêlo pelo preço que ele podia pagar. O cliente “soltou os cachorros” no atendente e ficou indignado por esse não vender o produto pelos R$ 80 ofertados. Ameaçou o atendente, afirmando que nunca mais compraria da empresa e que falaria mal dela”. Eu assisti ao atendente dizendo: “Eu sei como o senhor se sente, mas infelizmente não podemos fazer por R$ 80. Temos a certeza de que outras empresas talvez possam fazer, mas nós não podemos”. E o cliente disse que se sentiu ofendido e inconformado. Nenhuma empresa é obrigada a fazer o preço que seu cliente quer pagar. Nesses casos, o melhor continua sendo recomendar o cliente a seus maiores concorrentes. Livre-se dos maus clientes que sugam energia de sua empresa, tomam seu tempo e, portanto, não valem a pena. Pense nisso! Sucesso!

Antropólogo, consultor de empresas, escritor e apresentador de TV

Novembro | 2010


Consultoria Especializada

Revista Viva S/A

Carreira, sempre recomeçando

A importância de traçar objetivos e se reinventar

Novembro | 2010

L

embro-me, ainda criança, de ouvir adultos afirmam com orgulho que trabalhavam há duas ou mais décadas na mesma empresa. Gabavam-se das promissoras carreiras cunhadas pelo esforço e lealdade. Foi-se o tempo das carreiras estáveis e duradouras. A globalização econômica e tecnológica provocou mudanças drásticas no mercado de trabalho. As carreiras se tornaram mais voláteis com a incorporação de uma nova visão, mais competitiva aos negócios. O emprego duradouro cedeu espaço ao trabalho com vínculos mais flexíveis e períodos menores de vigência. É crescente, porém, a quantidade de pessoas que se reinventam e constróem novas carreiras. Independente da idade, elas descobriram que é preciso ter um plano para encontrar oportunidades de trabalho nas várias carreiras que se pode ter ao longo da vida, com retorno financeiro e realização pessoal. O desafio é estar preparado para recomeçar a qualquer momento. E para isso, compartilho algumas reflexões para planejar seus

Paulo Tempesta

Presidente da Ateon

próximos passos de carreira: 1. Qualquer que seja seu momento de vida, acredite em você e pense positivo, afinal, o “não” você já tem e tudo o que conseguir será lucro. 2. Tenha um PIC (Plano Individual de Carreira). 3. Considere todos os seus sonhos e projetos antigos deixados para traz, ressuscite-os, este é o momento certo para realizá-los. Como fazer seu PIC? Comece identificando suas características positivas. Liste seus principais talentos e experiências. Lembre dos resultados mensuráveis que já conseguiu (por exemplo: qual o lucro que você deu para sua empresa?). Relacione esses resultados com suas qualidades (por exemplo: fui campeão de vendas pois tenho ótimo relacionamento com clientes). Adicione à sua lista o que você não gosta, não valoriza e desconsidera. Escreva sem nenhum bloqueio ou crítica. É hora de organizar as informações! Junte o que listou sobre os bons resultados e lembrese que esses são seus pontos fortes e você deve sempre reforçá-los. Depois, relacione os insucessos profissionais com a lista do que não gosta. Seus pontos fracos precisam ser superados para enfrentar novos desafios. Considerando essas informações, sugiro que você “viaje na maionese” e escreva todas as possibilidades de trabalho que lhe vier à mente. Identifique possíveis empresas e parceiros que possam se beneficiar de seus serviços ou produtos produzidos através de seus pontos fortes. Traçados os objetivos, siga em frente na construção de seu PIC. Elabore seu plano de ação e compartilhe com sua rede de relacionamentos. Monitore os contatos, analise os resultados obtidos e ajuste ou refaça o PIC, se necessário. Ter um PIC é essencial para manter e recomeçar uma nova carreira em todas as fases de sua vida.

Ateon career coaching & training www.ateon.com.br | Tel.: (11) 3814-2179 Publieditorial


Motor Texto: Marcela Goldstein | Fotos: Divulgação

Alto desempenho,

luxo e cifras milionárias

Em comemoração a seu cinquentenário, a última edição do Salão Internacional do Automóvel, realizado em outubro, consagrou-se como o maior evento de negócios da cidade de São Paulo em 2010. Conheça os modelos mais cobiçados do evento. 44

Novembro | 2010


Veyron 16.4 Grand Sport, Bugatti A Bugatti fez a versão conversível de seu roadster que é atualmente o carro mais rápido do mundo. Com capota rígida transparente removível feita em policarbonato, se o proprietário a deixar em casa e precisar proteger-se, um teto dobrável, armazenado no porta malas, pode ser aberto como um guarda-chuva. Produzido em fibra de carbono e alumínio, conta com placa central de carbono que garante que o veículo seja menos flexível à torção que qualquer outro conversível. Para comprar o superesportivo é preciso desembolsar nada menos do que R$ 7,7 milhões.

Novembro | 2010

Quem o adquirir recebe a visita de Edouard Klein, engenheiro mecânico responsável pela pós-venda da Bugatti, que vai pessoalmente entregar a supermáquina. Motor: 16 cilindros em W, 7993 cm³ Potência: 1001 cv a 6000 rpm Torque: 127,1 mkgf a 2000 rpm Câmbio: automático sequencial de 7 marchas, tração integral Aceleração de 0 a 100 km/h: 2,5 segundos Velocidade máxima: 406 km/h • www.bugatti.com

45


CCXR E100 PLATINUSS SPECIAL, KOENIGSEGG Essa versão do superesportivo é dedicada à Platinuss, importadora oficial da marca sueca no Brasil. Seu motor foi desenvolvido especialmente para nosso país, alimentado 100% por etanol. A versão original do koenigsegg CCxR E85 trabalha com 85% de etanol e 15% de gasolina. Todas as especificações técnicas, do design à motorização, foram desenvolvidas integralmente pela koenigsegg. A tecnologia da dupla embreagem e da abertura de portas também é projeto sueco. Seu preço pode chegar a R$ 6 milhões. MOTOR: 8 cilindros em V, 4800 cm3 • POTênCIA: 1100 cv a 7000 rpm CâMBIO: Automático sequencial de seis velocidades ACELERAçãO DE 0 A 100 kM/H: 2,9 seg. VELOCIDADE MÁxIMA: 415 km/h • www.koenigsegg.se

46

Novembro | 2010


VORAX, ROSSIN-BERTIN

C8 AILERON, SPYKER

A nova marca nacional Rossin-Bertin, fundada por Fharys Rossin, ex-designer da General Motors, e pelo empresário Natalino Bertin Júnior, dono da importadora Platinuss, estreou no Salão do Automóvel com o esportivo que chega ao mercado em 2012. O modelo deve ter preço na faixa dos R$ 700 mil e se destaca pela construção totalmente artesanal. Sua produção anual se limita a 50 unidades. Dono de um visual inspirado, com destaque para as linhas agressivas e fluidas, o Vorax tem motor BMW, carroceria em fibra de carbono e chassi em alumínio, disponível nas versões cupê e conversível.

Cromado e de alumínio, em sua maior parte, o automóvel é fabricado pela holandesa Spyker, que produz modelos exóticos desde 2000 e, até 1926, voltava-se à fabricação de aviões e carros mais simples. Sua estrutura e chassis contam com sistema de iluminação com tecnologia usada em aviões: LED moderno nas áreas frontal e lateral. Dispõe também de sistema sensível à velocidade. Seu design é composto de traços leves e de movimento, favorecendo a aerodinâmica. Em seu interior, a partir de um controle remoto, qualquer comando pode ser acionado. O cupê é equipado com motor Audi V8 e os preços variam entre R$ 990 mil e R$ 1,2 milhões.

MOTOR: 10 cilindros em V, 4999 cm3 • POTênCIA: 570 cv a 7750 rpm • TORQUE: 53 mkgf a 6100 rpm • CâMBIO: sequencial de 7 marchas, tração traseira •ACELERAçãO DE 0 A 100 kM/H: 3,6 segundos (versão Supercharger) • VELOCIDADE MÁxIMA: 372 km/h (versão Supercharger)

MOTOR: 8 cilindros em V, 4172 cm3 • POTênCIA: 400 cv a 6500 rpm TORQUE: 48,95 mkgf a 3500 rpm • CâMBIO: manual ou automático de 6 marchas, tração traseira • ACELERAçãO DE 0 A 100 kM/H: 4,5 seg. VELOCIDADE MÁxIMA: 300 km/h • www.spykercars.nl

Novembro | 2010

47


48

Novembro | 2010


Novembro | 2010

49


Gastronomia

Revista Viva S/A

Comfort, ou conforto,

no Bonjardim da Rio Negro chega a atender duzentos hóspedes por manhã, das 6h às 10h, no salão e nos apartamentos, propõe um batalhão de possibilidades: pães, bolachas, bolos, frutas, sucos, café, leite, chocolate, chás, frios, mel, geleias, iogurte natural e de frutas, gelatinas, cereais. Além disso, há três alternativas de quitutes quentes, como ovos mexidos, salsicha, bacon, presunto na chapa, pão de queijo, mini-salgadinhos e bolinhos de chuva.

Mais opções

Variedade no cardápio oferece de café da manhã a coquetéis

50

N

o Brasil desde 1996, com diversos prêmios no currículo, a Rede Atlântica de Hotéis possui três unidades em Alphaville. Em uma delas - o Comfort Suites, localizado na imponente Alameda Rio Negro - está o restaurante Bonjardim, também participante de uma rede, que a Atlântica engenhosamente terceiriza, para simplificar sua operação, baratear os custos e, claro, cobrar menos de sua clientela. Fundado em 1992 por Alfredo Nagib, empresário de visão prática e objetiva, hoje o negócio Bonjardim já ostenta dezesseis pontos, sempre em hotéis. Detalhe: seus cardápios são padronizados. Quase como franquia, cada restaurante dispõe de seus próprios sócios. No Comfort, a bela e eficiente Alexandra de Alencar Lins, comanda pessoalmente as ações da cozinha e do salão. São 88 lugares bem espalhados num espaço vasto, de pé direito alto, naturalmente iluminado no correr da jornada, com vista para o simpático jardim. O serviço de breakfast, que

Silvio Lancellotti

Jornalista, chef de cozinha e escritor

E isso é só o começo. Nos menus ainda há muito mais. No centro do salão, o bufê de saladas destaca os verdes fresquíssimos, de folhas crocantes de alface americana até saladas de grãos e de tomates rubros, que parecem recémcolhidos na costa-do-sol da Itália. A clientela, no entanto, pode se decidir por duas cartas diferentes. No bar, além de drinques e coquetéis combinados com habilidade e presteza, estão ótimos petiscos, como bolinhos de bacalhau e beirutes generosos. No salão, mais uma infinidade de aperitivos e de sanduíches, omeletes, sopas, massas, risotos, grelhados e suas escoltas: carnes brancas, pescada, badejo e salmão. Tudo prontinho a desembarcar numa sobremesa ou num sorvete. Depois das 23h, os hóspedes ainda podem compensar a fome, graças à coleção de sanduíches e, eventualmente, de sopas ou de um macarrãozinho familiar. Não é à toa, afinal, que o Bonjardim fica em um Comfort. Vale um último ressalto: a unidade do restaurante na Rio Negro ostenta também interessante carta de vinhos, sem falar dos espumantes, a preços surpreendentemente gentis. De novo, nada como o nome Comfort.

Bonjardim Restaurante Alameda Rio Negro, 1.030. Tel.: (11) 4195-3589 / 2137-4100

Novembro | 2010


Salmão ao Pesto INGREDIENTES: 200 g de salmão temperado com sal e azeite; 5 folhas de alface crespa; 8 folhas de rúcula; 5 folhas de agrião; 4 rodelas de palmito; 4 tomates cereja (cortar em forma de cruz na parte de cima para dar o formato de flor); 20 ml de azeite e 1 galho de manjericão (para o molho pesto). MODO DE PREPARO: Bata o manjericão com o azeite no liquidificador e reserve. Grelhe o salmão. Num prato base, disponha as folhas de alface, rúcula e agrião e, em cima, coloque o salmão, cobrindo com o molho pesto de manjericão. Para finalizar, coloque as rodelas de palmito e o tomate cereja na borda do prato.

51


Vinhos

Revista Viva S/A

O país no pódio internacional

Foto: Divulgação

Vinhos valorizados

Paisagem de Pinto Bandeira

Indicação de Procedência valoriza vinhos brasileiros

52

V

iva! Pinto Bandeira, no Rio Grande do Sul, recebeu a segunda Indicação de Procedência (IP) do Brasil. A primeira área vitivinícola a receber o selo foi a também gaúcha Vale dos Vinhedos, em 1995. O certificado atesta a qualidade dos produtos, gerando identidade própria e tornando a área mais competitiva no cenário nacional e internacional. Desde que adquiriu sua IP, o Vale dos Vinhedos passou a exportar 2% de sua produção para o mercado europeu, que só admite vinhos que tenham, no mínimo, IP. Além de chamar a atenção de produtores, que também estão requerendo seus certificados, o selo do Vale dos Vinhedos tem servido de orientador para novas certificações. E não é fácil consegui-las: o pessoal de Pinto Bandeira estava tentando havia seis anos. O busílis da coisa começa com o aprofundado estudo das características do solo e das espécies de uvas que a ele melhor se adaptam, objetivando uma definição de terroir. Tudo isso demanda tempo e, principalmente, muito dinheiro.

Deise Novakoski

No entanto, vale a pena, pois fica-se a um passo do requerimento de uma denominação de origem, que o Velho Mundo tanto preza. Seus vinhos podem ser conhecidos pelo nome da vinícola que o produz (Château Lafite-Rothschild ou Château Latour, por exemplo), pela região em que é produzido (Borgonha, Rioja, Veneto...), ou, raramente, pela casta usada em sua fabricação (Pinot Noir, Tempranillo, Corvina...). Como o maior destaque é sempre para as denominações, há um conjunto de regras que devem passar por rigorosa avaliação até que sejam autorizadas oficialmente. Um exemplo: para que um vinho de Bordeaux possa estampar o nome da região em seu rótulo, não basta que seja produzido lá. Deve ter documento comprovando sua excelência. Os vinhos produzidos em mesma região são divididos de acordo com o nível de qualidade. Uma boa classificação aumenta o valor do produto, o que faz com que a pressão sobre os avaliadores seja enorme. Na França, o sistema de regulamentação das regiões produtoras é conhecido por AOC, que significa Denominação de Origem Controlada. Na Itália, o sistema com outra sigla - DOC , está em vigor desde 1967 e, como o francês, também é muito rigoroso. Um exemplo de DOC é o de Champagne, na França. A lei determina que, para ser chamado de champagne, um vinho espumante deve ser produzido dentro dos limites geográficos da província de mesmo nome e sob os regulamentos da Appellation Contrôlée, que só aceita o uso de um único método de fabricação: o Champenoise. Os demais, fabricados em outras regiões da França, mesmo com as mesmas uvas e método de fabricação, não podem ser chamados de champagne. São apenas vinhos espumantes. Pode parecer exigência demais, mas não é. São detalhes que nos protegem contra os falsários que existem no mundo de Baco.

Membro da Associação Brasileira e Internacional de Sommeliers

Novembro | 2010


HARMOnIZAçãO - nelson Luiz Pereira, sommelier do Ristorante La Cucina Piemontese e diretor de degustação da ABS-SP

Taças

Vinhos

Pratos

Barone Ricasoli Chianti Toscana - Itália - R$ 102 Uva: Sangiovese De estilo leve, esse Chianti possui toques de ervas e especiarias, aroma intenso e frescor agradável. Apresenta corpo médio e estruturado com acidez marcante e coloração vermelho rubi com reflexos violáceos.

Bruschette Diverse

Luciano Sandrone nebbiolo d’Alba Valmaggiore Piemonte - Itália - R$ 225 Uva: Nebbiolo Pontuação: 90 pontos - Robert Parker Valmaggiore é um dos melhores vinhedos de Roero, gerando Nebbiolos de estrutura delicada. Reúne força e elegância para acompanhar aromas de funghi, trufas e amêndoas assadas.

Risotto Alla Piemontese

nicodemi Montepulciano d’Abruzzo Abruzzo - Itália - R$ 80 Uva: Montepulciano Nicodemi é um dos mais artesanais produtores de Abruzzo e elabora tintos de singular qualidade. Complexo no nariz, tem taninos firmes e macios, com persistente frescor no retrogosto. Coloração rubi intensa.

Gnocchi al Ragú di Manzo

Pio Cesare Barolo 2005 Piemonte - Itália - R$ 417 Uva: Nebbiolo Pontuação: 93 pontos - Wine Spectator Pio Cesare atualmente elabora um dos melhores Barolos, com tradição e modernidade. Encantador perfil aromático, com frutos silvestres, notas de noz moscada, tabaco e alcaçuz.

Brasato al Vino Rosso

Preços pesquisados em outubro de 2010

Marchesi Antinori Vinsanto Del Chianti Clássico Toscana - Itália - R$ 194 Uvas: Trebbiano e Malvasia Esse é o mais emblemático vinho de sobremesa toscano, amadurecido por vários anos em pequenas barricas chamadas de Caratelli. Com aromas de mel, baunilha e frutas secas, é ótima opção para acompanhar doces.

Novembro | 2010

Bigné di Nutella com Gelato di Pistacchio di Bronte

53


Segurança & Blindagem

Revista Viva S/A

Centigon:

referência mundial em blindagem

Centigon é exemplo de tecnologia e de excelência no atendimento

A

O´Gara-Hess & Eisenhardt, empresa multinacional fundada em 1876 e que atua há mais de 60 anos no mercado de blindagem de veículos, tem nova marca mundial, a Centigon. A companhia é reconhecida por acompanhar e ditar as tendências em segurança desde o último século, apresentando o que há de mais avançado em tecnologia e design no segmento. A nova marca foi criada para representar essa evolução da empresa no segmento de blindagem veicular. Além do Brasil, a Centigon possui fábrica em Liège, na Bélgica; Lamballe, na França; Bremen, na Alemanha; Monterrey, no México; Caracas, na Venezuela; Bogotá, na Colômbia; e West Riffa, em Bahrain. A Centigon pertence à Carat Security Group, multinacional com sede na Bélgica. É uma holding que: • Faturou mais de 100 milhões de euros em 2009. • Tem oito fábricas ao redor do mundo. • Mais de 1.000 empregados.

54

Amaury Belmonte

Presidente - centigon@centigon.com.br

• Produz mais de 1.600 veículos blindados anualmente. • Possui o Certificado Internacional de Qualidade ISO 9001, versão 2010. • Realiza mais de 200 testes balísticos anualmente, em materiais e nos próprios veículos já blindados. • Possui relacionamento com diversas montadoras, tais como Mercedes, Land Rover, Jaguar, Renault, Scania. • Blindou veículos para mais de 45 chefes de Estado em todo o mundo.

Use o código para acessar o vídeo exclusivo para seu celular. Saiba como na pág. 18.

Al. Araguaia, 1.801 - Alphaville, Barueri Tel.: (11) 4689-4200 | site: www.centigon.com.br e-mail: vendas_br@centigon.com Publieditorial


Novembro | 2010

55


Matéria de Capa Texto: Karla Dunder | Revisão: Marcelo Moura | Colaboração: Haydée Maciel | Fotos: Henrique Vilela

Morar bem e com

qualidade de vida

Conheça os atrativos da região que não para de crescer Alphaville

56

Novembro | 2010


E

sse é um dos motivos que levam paulistas e paulistanos a escolher Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra e Granja Viana para morar. De acordo com o Sindicato da Habitação (Secovi), Barueri, com destaque para as regiões Alphaville e Tamboré, está entre os municípios que mais recebem lançamentos imobiliários na grande São Paulo.

Novembro | 2010

57


Entrada de Alphaville

Até agosto de 2010 foram lançados em Barueri 2.274 imóveis, número seis vezes maior que o total em todo o ano de 2005. Um fator que atrai as construtoras é a quantidade de terrenos disponíveis à construção, principalmente aos condomínios verticais. Para o consumidor, as vantagens são a proximidade de São Paulo (a apenas 26,5 km de distância da Praça da Sé), o preço médio do m2 mais baixo que o de áreas nobres da capital (R$ 4500), a presença de áreas verdes preservadas e a oferta de serviços.

Grandes empresas Dados da Prefeitura de Barueri indicam que 15 mil empresas estão instaladas no município, sendo 470 indústrias, 3 mil estabelecimentos comerciais e empresas de serviço - cerca de 4.500 delas ligadas à área da tecnologia da informação. “Um dos atrativos para as empresas é a reduzida carga tributária. O Imposto Sobre Serviços (ISS) é menor se comparado a São Paulo”, diz Leonardo Rodrigues da Cunha, gerente geral da Associação Residencial e Empresarial de Alphaville. Com as empresas, veio a migração. A população de Alphaville em Barueri saltou de 6 mil habitantes para 8 mil, nos últimos cinco

58

anos. A flutuante é de 150 mil pessoas por dia, mas a tendência é essas pessoas se fixarem. Como resultado, a região tem atraído um novo perfil de morador, que busca apartamentos compactos (de 40 a 90 m2) próximos do trabalho. “Tanto Alphaville, como Tamboré e Granja Viana recebem hoje lançamentos de empreendimentos comerciais, seja para os moradores montarem seus próprios escritórios, como para as grandes empresas, que fogem dos altos preços das avenidas Berrini e Faria Lima. Com isso, temos um novo nicho de mercado, apartamentos para funcionários dessas empresas, pessoas que querem morar perto do trabalho e fugir do trânsito de São Paulo”, observa o diretor de lançamentos da imobiliária Coelho da Fonseca, Roberto Coelho da Fonseca. “Para se ter uma ideia do potencial desse mercado, vendemos num único fim de semana todas as unidades do condomínio iGloo”. Os apartamentos de um dormitório (42 m²) custaram R$ 190 mil e os de dois dormitórios (62 m²), R$ 280 mil. Há dez anos Alphaville não recebia apartamentos de um dormitório, o que também atraiu os investidores. “Muitos compram para alugar aos novos moradores, solteiros ou jovens casais,” diz o diretor.

Novembro | 2010


Fábio Valle, diretor comercial da AlphaVille Urbanismo avalia que o mercado imobiliário vive um momento de grande valorização. “Quem acreditou que isso aconteceria há alguns anos viu seus imóveis valorizarem. Além disso, a região vive um momento de forte desenvolvimento com a chegada de hospitais, escolas, shoppings, e pela ampliação do sistema viário, o que atrai novas empresas e consequentemente mais moradores.” O prefeito Rubens Furlan comemora: “Mais pessoas morando em Barueri são mais pessoas consumindo em Barueri, o que faz girar a economia. Já os investimentos imobiliários comerciais oferecem mais oportunidades de emprego à população”, avalia. De acordo com um estudo de mercado realizado pela Lopes, considerada a maior imobiliária do País pela Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), o público dos novos edifícios de Alphaville e Tamboré é bem diversificado. Além de pessoas que chegam à região para morar perto do trabalho, há um intenso movimento de antigos moradores: jovens que cresceram nos condomínios de casas e agora moram sozinhos - e os pais desses jovens, que buscam lugar adequado ao encolhimento da família.

De onde vem os compradores? clientes de São Paulo

40%

clientes da região

(Alphaville/Tamboré/Barueri)

40% Osasco

10% Outros

10% *são valores médios, que podem oscilar, entre si, 5% para mais ou para menos. Fonte: Lopes Inteligência de Mercado

Aldeia da Serra

“Esse mercado no ramo dos terceiros (corretores) ainda é fragmentado e desorganizado. Além de uniformizar o setor, a chegada de marca tão forte em franquia imobiliária só tende a incrementar o que já se conhece do mercado, principalmente em Alphaville”, afirma José Luiz Monteis, diretor da RE/ MAX em São Paulo e diretor da CIA Lançamentos Imobiliários.

Novembro | 2010

59


Alphaville

novas casas e investimentos

dimentos. De olho nesse público, a Gafisa lançou cinco empreendimentos nesta área. Marcelo Scálice, gerenOs lotes em condomínios são adquiridos tanto te de vendas da Gafisa em São Paulo, afirma que “os para a construção de novas residências em áreas mais apartamentos para famílias, em Alphaville, Tamboré tranquilas, distantes do trânsito dos centro empresae Granja Viana, podem variar entre 140 m² e 250 m², rial, como para investimentos. Segundo a pesquisa da um pouco mais, um pouLopes, os compradores co menos a depender da são moradores antigos Os apartamentos de alto padrão micro-região. Alguns fada região, com alto potores contribuem para a der aquisitivo e acima recebem esses casais, cujos filhos já escolha desses bairros, dos 45 anos. Quando não saíram de casa, mas também esses que podem ir do invesbuscam um lugar mais fi lhos com suas novas famílias timento em áreas ainda calmo, esse público comafirma Zuleica Quicholli em crescimento, portanpra apartamentos de alto to, com possibilidades reais padrão, acima de 100 m2. de aumento da capital, como o simples fato de querer “A maioria dos compradores mora em casas uma vida melhor e mais tranquila para a família. Com na região e, com a saída dos filhos de casa, sentem nemais qualidade de vida, ligado à natureza e a uma forcessidade de ir para um lugar mais prático, sem perder ma mais próxima ao que nossos avós tiveram”. Esses o conforto. É isso que eles encontram em nosso emapartamentos abrigam famílias das classes A e B. preendimento, com opções de apartamentos de 243 m2, 2 A mudança de endereço aqueceu o mercado de duplex superior de 340 m e duplex com solarium de revenda das casas. Segundo a pesquisa da Lopes, quem 395 m2”, afirma Zuleica Quicholli, da Rainha Empreen-

60

Novembro | 2010


busca comprar casas nos residenciais tem o mesmo perfil do vendedor - pessoas com alto poder aquisitivo e acima dos 45 anos. A venda é feita de forma artesanal, com direito a várias visitas ao imóvel até a decisão pela compra. “Muitos empresários buscam casas na região, pelo preço mais acessível que Jardim Europa e pela facilidade de acesso. Pela pista expressa da Castello Branco ou pelo Rodoanel é muito mais rápido chegar a Marginal Pinheiros, do que o deslocamento dentro da cidade. Perde-se muito mais tempo para percorrer uma distância entre Itaim e Santana, do que o Itaim a Alphaville, por exemplo”, avalia Coelho da Fonseca. Com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito, a prefeitura investe na construção da ponte estaiada. Uma nova ponte sobre o rio Tietê, ligando a Avenida General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, na Aldeia de Barueri, e a estrada da Aldeinha, em Alphavile, com entrega prevista para o ano que vem. A nova ponte terá 600 metros de extensão, sentido duplo, alça em estilo harpa para acesso de veículos com destino à Aldeia de

Lançamentos em Alphaville/2010 cerca de

1.100

cerca de

300

unidades residenciais

salas comerciais

milhões

milhões

R$ 350

R$ 100

Lançamentos em Alphaville/2010 considerando o centro de Barueri cerca de

1.200

cerca de

200

unidades residenciais

salas comerciais

milhões

milhões

R$ 210

R$ 45

Fonte: Lopes Inteligência de Mercado

Rod. Pres. Castello Branco

Barueri (saindo da avenida Dr. Dib Sauaia Neto) e com retorno para tráfego direcionado à Via Parque, o que deve facilitar o escoamento do tráfego e ajudar a desenvolver o futuro polo industrial do Votupoca. “A Prefeitura responde à altura as demandas de trânsito em nossa cidade. O crescimento é dinâmico, assim como as ações. Estamos em tratativa com a Viaoeste e o Governo do Estado para a construção de novas alças de acesso à Castello Branco e à continuação da alameda Tucunaré”, afirma Rubens Furlan.

Novembro | 2010

61


Esse mercado ainda é forte em Aldeia da Serra, que resiste à verticalização. Os residenciais continuam com suas belas casas habitadas por famílias que querem o verde e o sossego. O perfil do morador é de classe alta e média alta. São casais com filhos, com faixa etária em torno de 40 anos, executivos, profissionais liberais, empresários e comerciantes. “Os moradores de Aldeia da Serra vieram para ficar por muito tempo; nossos condomínios foram lançados na década de 80 e ainda mantêm antigos moradores e seus descendentes que hoje formam os novos moradores”, afirma Usley Businhani, corretor de imóveis atuante há 20 anos em Aldeia da Serra.

O empreendimento compreende 33 mil m² de terreno, 30 mil m² de Área Bruta Locável (ABL), 1,3 mil vagas no estacionamento, 155 lojas, localizado no km 23,5 da Raposo Tavares. O objetivo é ser ponto de referência de lazer, cultura, passeio e compras na região. Para o Secretário Adjunto de Obras de Cotia, o shopping fomentará o consumo. “Hoje a Granja Viana, ainda é dormitório e as pessoas acabam consumindo tudo em São Paulo, deixando de lado o comércio local. Creio que uma nova Granja Viana se formará quando teremos cinemas e lazer e grandes cadeias de consumo que só existiam na capital paulista. Além disso, para cada loja que se abre são gerados novos postos de trabalho e novos negócios.” Previsto para abril de 2011, o Shopping Iguatemi Alphaville deve abrir suas portas, ocupando uma área de 32 mil m2, em terreno situado na esquina das alamedas Rio Negro e Xingu. Serão cinco lojas âncora,

Centros de compras A Granja Viana é uma região mais eclética, atendendo a amplo espectro de compradores. A pesquisa da Lopes aponta tanto para moradores de alto poder aquisitivo, como compradores da classe média. O Secretário Adjunto de Obras de Cotia, Luis Gustavo Napolitano, destaca que não é permitida a construção de prédios na Granja. O diferencial do bairro é atrair pessoas de vários cantos de São Paulo e pessoas que compram terrenos para morar futuramente no local. Alphaville, Tamboré e Aldeia da Serra recebem pessoas de cidades próximas, do entorno, e da zona Oeste da capital. Atentos a esse crescimento imobiliário, os shoppings ampliam sua atuação. Para atender a demanda, o Shopping Tamboré amplia suas instalações. A área bruta locável (ABL) atingirá a casa dos 46 mil m², - hoje são 32 mil m² - permitindo que o número de lojas satélite cresça para 230. A previsão é de que todas as melhorias sejam concluídas ainda no primeiro semestre de 2011, mas neste mês (novembro), já será inaugurado novo espaço de estacionamento, com um deck parking de cinco andares, com vagas cobertas e acesso integrado ao shopping. Ao todo, o shopping terá 2,7 mil vagas para atender a seus clientes. No dia 24 deste mês será inaugurado o Shopping Granja Vianna, um empreendimento da BrMalls.

62

sete mega-stores, 172 lojas satélite, praça de alimentação com dez alternativas de fast-food, oito restaurantes e sete salas de cinema, distribuídas por três pisos de lojas e um piso de lazer. O empreendimento contará ainda com quatro pisos de estacionamentos e 1.690 vagas. Além do shopping, abrigará uma torre de escritórios, a iTowers, empreendimento da Odebrecht. A iTowers segue a tendência de lançamentos para 2011. Ao todo Alphaville deve receber cinco empreendimentos comerciais que atendem a demanda atual, de acordo com fontes do mercado imobiliário. Outra aposta: aumento dos condomínios verticais, com apartamentos menores.

Novembro | 2010


Infraestrutura

mais do que completa Os bairros de Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra e Granja Viana podem ser considerados independentes já que possuem, praticamente, uma infraestrutura completa. Atualmente, neles é possível realizar todas as atividades do cotidiano como estudar, trabalhar, fazer compras, pagar contas, ir ao médico, comer em bons restaurantes, ir ao cinema, enfim tudo o que precisamos para viver bem, sem precisar se deslocar à cidade mais próxima. Em crescente expansão, Alphaville, por exemplo, ainda ganhará mais um shopping de luxo com modernos conceitos de sustentabilidade, dessa vez o renomado Iguatemi, que promete abrir suas portas no primeiro semestre do ano que vem. Até 2012 será construída nova unidade de

Bairros em números*

atendimento do Albert Einstein, que pode no futuro, inclusive, transformar-se em hospital. O Shopping Tamboré, no Tamboré, está em fase de expansão e passa por reformas, aumentando o número de lojas e vagas de estacionamento. Aldeia da Serra também está crescendo. O bairro, de clima bucólico, remete à uma província serrana e ganhou nesse ano suas primeiras franquias: o supermercado Dia e megastore da Droga Raia. E não para por ai. Um shopping está em construção e promete trazer outras redes. Já na Granja Viana, um novo complexo de compras, serviços e entretenimento está sendo inaugurado. O Shopping Granja Vianna, da BR Malls, coroa o desenvolvimento da região.

Aldeia da Serra

Alphaville

Granja Viana

Tamboré

Academias

4

30

16

4

Agências Bancárias

3

24

8

1

Escolas

3

17

20

3

Farmácias

4

21

19

2

Igrejas / templos

8

20

9

3

1 viatura de emergência

2 unidades de emergência

5 ambulatórios e 1 hospital

----

Restaurantes

12

70

75

85

Shopping Centers

1

2

1

1

Supermercados

2

7

8

3

Petshops

7

30

27

1

Atendimento médico

*Os números acima foram pesquisados em novembro de 2010. Foi realizada uma estimativa, portanto os mesmos não são precisos

Novembro | 2010

63


Mercado Imobiliário

Medic Life Modelo consagrado em várias cidades do mundo, o empreendimento da CNA Spitaletti Construtora e Incorporadora é o pioneiro na região com o conceito de centros médicos com Day Hospital de última gereção. De alto padrão, flexíveis e modernos, os consultórios, de 29m² a 900m2 de área privativa, foram projetados por José Lucena. Especializado em Arquitetura Hospitalar para Medicina Preventiva, o arquiteto realizou cursos nos Estados Unidos e conta com vasta experiência no segmento. O Medic Life possui 12 elevadores de última geração, elevadores privativos para médicos e macas, geradores de emergência para áreas comuns, sprinkler para proteção contra incêndio e sistema detector de fumaça, infraestrutura para central de ar-condicionado pelo sistema de água gelada, forros modulados, previsão para piso elevado, espaço para fitness, centro de convenções, laboratório, farmácia, lojas de apoio com cyber café e restaurante, 5 subsolos para estacionamento, heliponto, entre outros. Tudo com o intuito de proporcionar mais conforto e comodidade. A obra está em ritmo acelerado e o empreendimento é sucesso de vendas na região. Av. Alphaville, 122, Alphaville. Tel.: (11) 4153-8863 www.mediclifealphaville.com.br

Office Grajaú O inovador empreendimento surgiu a partir da forte tendência na valorização da área central de Alphaville. Para o projeto foi priorizado o perfil das unidades, que atenderá desde profissionais liberais e da área de saúde, até grandes escritórios ou corporações. O novo empreendimento da MPD Engenharia, em parceria com a Tamboré Empreendimentos e Participações, terá salas com espaços que vão de 31m² a 520m² privativos. O projeto é assinado pelo escritório do arquiteto Sérgio Teperman e tem como um dos destaques o lobby com pé direito duplo e espaço para coffee-shop. O edifício contará com a mais moderna tecnologia de comunicação e segurança, como elevador que restringe o acesso ao lobby. Serão 231 unidades em 17 pavimentos. Haverá entrada independente para recepção e despacho de encomendas e serviços, além de vagas especiais para motoboys e sala para reunião. Outro grande atrativo é a planta das unidades, cujo aproveitamento foi maximizado e permite utilização superior da área em relação a outros empreendimentos comerciais. Al. Grajaú, 641, Alphaville. Tel.: (11) 4152-3470 www.officegrajau.com.br

64

Publieditorial


Revista Viva S/A

Splendore Premium Residence Ícone da arquitetura contemporânea na região, o edifício Splendore está localizado no coração de Alphaville. Oferece planta flexível com inúmeras possibilidades de arranjos para atender aos mais diversos programas familiares. Possui amplo terraço integrado à sala de jantar e cozinha. São três opções de plantas: aptos tipo (243 m2), duplex superior (340 m2) e duplex com solarium (395 m2). O paisagismo assinado por Martha Gavião, assim como o projeto de arquitetura de Henrique Cambiaghi, foram concebidos para atrair a atenção por sua beleza e suntuosidade. A área de lazer oferece estrutura completa, assim como as áreas comuns, que foram extremamente cuidadas para possibilitar um local de entretenimento, lazer e contemplação. Praça Oiapoque, 360, Alphaville. Tel.: (11) 4195-6869 www.rainhasplendore.com.br

Paisagem Tamboré O lançamento da MPD Engenharia e Tamboré S/A tem torres e ambientes batizados com nomes de artistas impressionistas. O residencial contará com apartamentos de 3 ou 4 dormitórios e 94 m2 ou 123 m2 privativos. As duas versões foram decoradas por Ana Cristina Quitete & Leonardo Faria, mostrando o conforto aliado à praticidade, além do amplo terraço com espaço para instalação de churrasqueira. O projeto, assinado pelo arquiteto Reynaldo Pestana, terá acabamento em estilo contemporâneo e opções de planta com sala ampliada e ambiente reversível. Situado próximo à Reserva Biológica do Tamboré, o condomínio terá bela paisagem e ainda reserva exclusiva de 5.790 m2 de área verde. O exuberante paisagismo entre praças e espelhos d’água é assinado por Benedito Abbud. O empreendimento também conta com um verdadeiro clube. Destaque para o complexo aquático com piscina coberta e descoberta com borda infinita, deck molhado, raia e piscina infantil. Além de espaço gourmet, salão de festas, churrasqueira com forno de pizza, playgrounds, brinquedoteca, salão de jogos, sala de fitness e de ginástica. Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, 2.323, Tamboré, Santana de Parnaíba. Tel.: (11) 4152-3470 | www.paisagemtambore.com.br Publieditorial

65


Mercado Imobiliário

Revista Viva S/A

Premium Tamboré Vizinho de importante trecho de floresta da Reserva Biológica Tamboré, o empreendimento da incorporadora MPD&KC conta com 3,5 milhões m2 de Mata Atlântica. Seu grande atrativo é a planta de 172m², que conta com living e terraço com pé-direito duplo, sendo que as varandas foram projetadas embutidas, para proteção do vento e serem utilizadas o ano todo. Conta também com a opção de 3 dormitórios ou 2 suítes (122m² e 156m²). O residencial contará com itens de sustentabilidade, como captação e armazenamento de águas pluviais, sistema automático de irrigação dos jardins, esgoto tratado e recepção de lixo reciclável, com espaço para armazenamento proveniente da coleta seletiva. Possui ainda infraestrutura completa com dois salões de festa, bicicletário, cinema , churrasqueiras com forno de pizza, espaço para home office, beauty care, espaço gourmet e lan house. Fitness e ginástica, garage band, piscina adulto com borda infinita, piscina Infantil, piscina coberta e aquecida com raia. Além de playgrounds, praças de convivência, do fogo, das águas, saunas e quadras. Av. Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, 5.001 (esquina com Alameda Cores da Mata) Tamboré, Santana de Parnaíba Tel.: (11) 4152-3470 | www.premiumtambore.com.br

Residencial Fazenda Alvorada Com lotes a partir de 1.000 m², em área de 1.400.000 m² totalmente murada, o residencial possui sistema de segurança com controle de acesso, monitoramento através de câmeras e ronda 24 horas por dia. Com monitoramento de última geração, permite ao proprietário acompanhar via internet tudo o que acontece em seu lote e no condomínio. Apenas a 50 minutos de São Paulo, oferece infraestrutura moderna, pronta para construir. Todos os lotes contam com dutos para energia subterrânea, cabo de fibra ótica para acesso à internet e TV e dois pontos para linhas telefônicas. O condomínio fechado destaca-se também pelo seu complexo de lazer e esporte, com ampla área de convivência formada por: hípica, quiosques para meditação, área fitness, quadras de tênis, quadra de squash, salão de festas, campo de futebol, quadras poliesportivas, piscina com raias e prainha, playground ecológico, Ilha Zen para massagens e Clube House com bar e restaurante.

Km 104 da Rod. Castello Branco. Tel.: 11 3829-6109 www.fazendaalvorada.com.br

66

Publieditorial


Novembro | 2010

67


Terapia Holística

Revista Viva S/A

O fim da obesidade

com a terapia holística chinesa

Método auxilia no emagrecimento, sem causar dor

Novembro | 2010

O

sonho de grande parte das pessoas está próximo de ser realizado. Isso mesmo, se livrar dos indesejáveis quilos a mais. O consultório de Terapia Holística de Liu Jianguang, formado em medicina chinesa, na própria China, utiliza métodos mistos de acupuntura para fins estéticos e de saúde. A liberação dos pontos de gordura, é um dos métodos oferecidos na clínica o que causa emagrecimento por eliminar gordurinhas localizadas, sem causar dor. É um tratamento sem contra indicações, para qualquer idade, em que o paciente emagrece de cinco a sete quilos por mês, sendo que em 80% dos casos perdem mais de oito quilos.

Liu Jianguang Acupunturista

Com um método natural, sem medicação, a pessoa aprende a buscar o equilíbrio, através da reeducação alimentar e da mudança de hábitos, trabalhando com a ansiedade do paciente. Pessoas que estão preocupadas com a beleza do corpo, em preservar a saúde e , acima de tudo em ganhar qualidade de vida, procurem o consultório de Liu Jianguang, e garantam o sucesso de seu emagrecimento e de uma vida saudável.

Consultório de Terapia Holística Especialidade técnica em acupuntura e massagem Edifício Eagle Point: Al. Rio Negro, 877 8º andar - sala 807. Tel.: (11) 4195-1786 www.liuacupuntura.com.br

Publieditorial


Golfe

Revista Viva S/A

Uma ex-revolução silenciosa Programa Golfe Nota 10 leva o esporte para dentro das escolas

C

ompletando três anos de atividades no segundo semestre, o Programa Golfe Nota 10, da Federação Paulista de Golfe, começa a ser espalhado por todo o Brasil. O programa, que já atingiu mais de 12 mil alunos das mais diversas escolas públicas e privadas, acaba de lançar a primei-

ra cartilha dedicada ao ensino básico do golfe para crianças de seis a 12 anos. A metodologia é simples e pretende transmitir os conhecimentos básicos do esporte, em dez aulas, sendo cinco delas dentro das escolas - na grade de educação física - e as outras cinco em clubes de golfe, próximos das escolas ou no Centro Paulista de Golfe. Um dos segredos desse programa é que, ao contrário do que ocorreu e ainda ocorre em outras partes do mundo, ao invés de levar os alunos para os campos de golfe (o que seria inviável financeiramente em nosso país), levou o golfe para dentro das escolas. E, a partir da utilização de professores de educação física familiarizados com a educação escolar esportiva, o programa teve seu grande salto.

70

Durval Pedroso

Influências na formação dos jovens Com a utilização de infláveis (tipo de gaiolas de pula-pula), que permitem a prática das tacadas com segurança dentro de quadras esportivas ou na rua, o programa passou a contar esse ano com o apoio do Ministério dos Esportes, através da lei de incentivos, e atraiu dois apoios de peso: AkzoNobel e Banco Credit Suisse. Dessa forma, viabilizou a entrada do projeto de forma decisiva também nas escolas públicas. O Golfe Nota 10 tem a missão de difundir e de ensinar, através da educação esportiva, de valores que ajudem na melhor formação de nossos jovens, integrando o respeito, o cavalherismo e a atenção com o adversário, com a disciplina e o planejamento estratégico que o jogo exige para sua boa prática. Sem falar que as crianças exercitam algo difícil: são juízes de sí próprias. Como um dos criadores e principal diretor do Programa, me sinto orgulhoso por ter sido na região de Alphaville que demos os primeiros passos para o teste de implantação nas escolas (Escola Internacional) e também realizamos o primeiro teste de rua, em 2007, durante a Rua de Lazer e Cultura, organizada pela Viva S/A. O Golfe Nota 10 vem sendo desenvolvido em diversas regiões, como Arujá, São Vicente, Araçoiaba da Serra, Ribeirão Preto, Cotia, Araçariguama e São Paulo. Na região Oeste os destaques ficam por conta do São Fernando Golfe Clube, em Cotia, e do Vista Verde Golfe Clube, em Araçarigama, que próximo de Alphaville abriga grande número de praticantes da região. O clube construiu um campinho de seis buracos para crianças, onde pais e filhos de até 12 anos podem praticar golfe sem atrapalhar uns aos outros. Com o golfe voltando aos Jogos Olímpicos, depois de cem anos, em 2016, na cidade do Rio de Janeiro, sem dúvida alguma, temos o Golfe Nota 10, como bom alicerce para o desenvolvimento do golfe brasileiro. Viva o golfe!

Empresário e diretor da Federação Paulista de Golfe. dpsgolfe@uol.com.br

Novembro | 2010


Cinema

Revista Viva S/A

Harry Potter e as

Relíquias da Morte: o filme do mês

Último epsódio da série é dividido em duas partes

A

diretor dos últimos episódios, David Yates. Dessa vez, o poder do vilão Voldermort (Ralph Fiennes) está ficando cada vez maior e controlando o Ministério da Magia. Harry Potter (Daniel Radcliffe) e seus amigos, Ron (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson), resolvem continuar com o trabalho de Dumbledore (Ciarán Hinds) e partem em busca do restante dos Horcruxes para, assim, destruir o vilão. O difícil vai ser esperar o final da história até o ano que vem! Em cartaz.

daptação do último livro da série Harry Potter, da escritora J.K. Rowling, As Relíquias da Morte já é o sétimo filme da série. Com toda a expectativa dos fãs, resolveram dividir a produção em duas partes. A previsão é que o desfecho da primeira seja exibido apenas na segunda metade de 2011 e em versão 3D (ao contrário dessa). O elenco está todo de volta, inclusive o

[Você Sabia?[ Foto: Divulgação

• O orçamento estimado para a produção do filme foi de US$ 250 milhões. • Em junho deste ano, a Universal Studios, de Orlando, nos Estados Unidos, inaugurou o parque O Mundo Mágico de Harry Potter, inspirado na saga. Por lá, tudo imita com perfeição o mundo mágico dos bruxos, com montanhas-russas, uma réplica da escola de bruxaria Hogwarts e lojas de varinhas mágicas e de doces típicos da série.

nos cinemas Use o código acima e confira o trailer do filme. Saiba como na pág. 18.

Você vai conhecer o homem dos seus sonhos (Comédia Romântica) Alfie (Anthony Hopkins) se envolve com uma ex-prostituta após terminar casamento de 40 anos. Com Antonio Banderas e Naomi Watts no elenco. Estreia em 26/11.

Novembro | 2010

Rubens Ewald Filho

A Rede Social

As Crônicas de Nárnia

(Drama) O polêmico filme conta a história dos criadores do Facebook. É um enredo de traição entre amigos, de ideias roubadas, jovem e atual. Dirigido por David Fincher (o mesmo de Clube da Luta e Seven). Estreia em 3/12.

(Aventura) Aventureiros vão parar num mundo fantástico, onde têm de descobrir o que aconteceu com os sete fidalgos enviados pelo tio do príncipe Caspian (Ben Barnes) ao Oceano Oriental. Estreia em 10/12.

Jornalista, crítico de cinema e escritor

71


Top 5

Texto: Fernanda Martinez | Fotos: Henrique Vilela

Malhação para o

ce paorarapo mente

O verão está chegando e a corrida pelo corpo perfeito fica ainda mais em evidência. Essa é a hora certa para as academias conquistarem novos alunos e trazer de volta os que, por algum motivo, desistiram. Longe de pensar apenas no corpo perfeito, as aulas criadas por essas academias atraem por focar também na saúde, no bem-estar e, principalmente, no lazer. Conheça cinco exemplos que podem motivar os mais sedentários a mexer o corpo e a animar os já adeptos da atividade física a variar nas opções. Inspire-se e mexa-se!

Treinamento Funcional A premissa básica dessa aula, oferecida pela Target, em Alphaville, é a melhoria da aptidão física relacionada à saúde e à prevenção de lesões, aprimorando a flexibilidade, a resistência corporal, o equilíbrio e a concentração. Com exercícios combinados de forma dinâmica, associando diferentes grupos musculares, a aula estimula a produção de movimentos do cotidiano - como andar, agachar e equilibrar-se - realizados com eficiência e segurança, melhorando o dia-a-dia dos alunos. O principal atrativo da modalidade? Estimular mais músculos do que os treinos convencionais e, o mais animador, garantir resultados rápidos. Com pesos, barras, bolas e colchonetes, as aulas são animadas e eficazes. “Como oferece grande variação de exercícios, fica mais difícil o aluno enjoar do treino e desistir”, afirma Luciana Miranda, coordenadora da ginástica da Target. Preço da mensalidade sob consulta. www.targetfitclub.com.br.

Foto: Divulgação

XTend

72

aos pés é o objetivo des Esculpir o corpo da cabeça s e do balé. ra os princípios do pilate sa modalidade que mistu exclusivicom a foi trazida ao Brasil Sucesso nos EUA, a aul utilizados na tre os vários acessórios dade pela Bio Ritmo. En pesos e strabarra de balé, elásticos, aula, estão a tradicional o). Como de látex para alongament ch bands (aquelas faixas ramenta fer o também é utilizada com no balé clássico, a barra istência muscular. de alongamento e de res s todo pilates, os exercício Em conjunto com o mé endurecem , melhoram a postura, fortalecem a musculatura rilhas, estur além de delinear as pan o abdômen e os glúteos , pode-se onalmente. Em 60 minutos culpindo o corpo proporci á disponíenquanto o XTend só est gastar até 350 calorias. Por al custa a em São Paulo. O plano anu vel na unidade Paulista, . .br s. www.bioritmo.com partir de R$ 249, por mê Novembro | 2010


Air Climber

A modalidade foi idealizada pela dançarina Helô Gouvêa exclusivamente para a Anacã Corpo e Movimento, academia de dança da qual é sócia junto com as empresárias Ana Maria Diniz e Claudia Pirani. Em uma só aula, vários ritmos se misturam para “alfabetizar” o corpo com movimentos repetitivos e linguagem acessível. “O principal objetivo do Walk Dance é tornar a dança o mais fácil possível. Quanto menos prática a pessoa tiver, melhor. Com essa técnica apertamos alguns botões que já existem no ser humano e que só precisam ser estimulados”, explica Helô. Ou seja, se

Para quem quer dar adeus àqueles quilinhos extras até o verão, a Runner montou o programa supeRação que, disponível em diversas unidades da rede, trabalha novo conceito de atividades físicas de alta intensidade e baixa complexidade, e promete atingir resultados satisfatórios em pouco tempo. “A grande ideia é fazer com que o aluno fique em forma para o verão, independente do seu nível de condicionamento”, explica a diretora técnica da Runner, Samara Queiroz. Uma das aulas desse programa é o Air Climber, que combina exer-

Foto: Divulgação

Walk dance

Preços pesquisados em outubro de 2010

Jukari Fit to Fly

você se acha descoordenado e sem molejo pode provar as delícias dessa aula que promete deixar o corpo em total sintonia. A Anacã, inaugurada em julho, nasceu para ser uma academia de dança diferenciada. Sua filosofia principal é considerar a dança como terapia. As instalações são modernas e as opções são enormes: 23 modalidades diferentes, do balé clássico ao street dance, passando por danças étnicas, jazz e sapateado americano. O espaço também promove eventos culturais, que estimulam ainda mais a integração entre corpo e mente. O aluno pode escolher as aulas que mais lhe agradam, com pacotes a partir de R$ 350 por mês. www.estudioanaca.com.br. Novembro | 2010

Que tal uma aula inspirada nas acrobacias do Cirque du Soleil em que o principal objetivo é se divertir? Desenvolvida pela própria equipe da trupe, o Jukari - brincar em siciliano - é sucesso em países como Estados Unidos e China, e no Brasil é oferecido pela unidade Vila Olímpia da Reebok Sports Club, em São Paulo. Para a atividade, foram desenvolvidos trapézios específicos feitos de corda de três fios resistentes, presa ao teto por uma polia que gira 360 graus. À primeira vista a dificuldade do aparelho pode assustar, mas os exercícios são fáceis e acessíveis a todos. O aparelho oferece a sensação de voar, além de fortalecer e de alongar o corpo com treino que mistura condicionamento cardiovascular e muscular. “Esse método traz benefícios e ganhos de performance mais intensos do que qualquer treino já feito em academias”, afirma José Otávio Marfará, diretor-presidente da Reebok. Inicialmente criado apenas para o público feminino, agora passa a englobar aulas também para os homens. Os preços da mensalidade variam bastante, mas a média do plano Gold (para dois anos) é de R$ 350. www.reebokclub.com.br.

cícios cardiorrespiratórios, para queimar gorduras, e fortalecedores, para tonificar o corpo, esculpir a cintura e definir os músculos abdominais. De maneira divertida e com movimentos coreografados em grupo, a aula trabalha as partes superior e inferior do corpo através de um aparelho com pedais e almofadas acolchoadas. A cada passo, ele impulsiona os movimentos e acelera a queima de calorias. Quer mais? Um estudo americano comprovou que uma hora de exercício com esse aparelho equivale a mais de duas horas de bicicleta ergométrica. No plano anual, a mensalidade custa a partir de R$ 159. www.runner.com.br.

73


74


Estética & Beleza

Revista Viva S/A

Novidades exclusivas

só o Studio 8 tem

Air brush A procura por essa maquiagem feita com jatos de ar é enorme e faz sucesso. A técnica - aplicada com uma pequena pistola que produz jatos de tinta - deixa a pele ainda mais perfeita do que a maquiagem tradicional. E o melhor, sem ficar artificial. A aplicação é rápida e a duração longa e eficaz. Vale a pena experimentar!

Sistema GIC Internacional Hair

A moda para os cabelos nesse verão

Studio 8

Al. Araguaia, 861. Tel.: (11) 4208-2121

Q

uer ficar na moda para o verão 2011? Aposte na ousadia e esqueça os fios retos. A tendência para as mulheres são cortes despojados, assimétricos, repicados e com bastante movimento - estilos que já apareceram nas últimas estações e retornam com mais intensidade. A franja continua longa para todos os comprimentos. O corte chanel ganha versão levemente desfiada abaixo da orelha. Para quem tem cabelo comprido, a dica são cortes românticos, em camadas. Os modelos curtíssimos também estão em alta no formato under cutting, mas é aconselhável consultar um cabeleireiro para saber se o corte combina com o formato do rosto. Abuse da forma natural dos cabelos, sempre com bom corte e produtos específicos para modelar. O verão também pede luzes, mechas, balaiagens e os puttings. Só não esqueça de que o sol e os produtos químicos deixam os cabelos sensibilizados. Para recuperar a beleza dos fios aposte numa boa hidratação!

Marcos Colli Cabeleireiro

O Studio Oito é o único salão em Alphaville e região a oferecer esse sistema de implante capilar não cirúrgico e inovador. Feito manualmente em uma base de silicone, com implante fio a fio de cabelo verdadeiro, proporciona naturalidade e supera as expectativas de quem procura o serviço. Tanto a quantidade de cabelo quanto a textura são escolhidas com base no cabelo natural da pessoa, que após o processo tem a garantia de uma vida normal, podendo lavar o cabelo normalmente, nadar, praticar esportes, etc. Ideal para homens e mulheres com calvice e para casos de queda de cabelo decorrentes da ação de quimioterapia. É necessário manutenção a cada 20 ou 30 dias.

Publieditorial


Moda & Beleza

Revista Viva S/A

O que você faz para relaxar?

Que tal colocar mais música na sua vida?

V

ocê já começou a sentir a agitação típica do final do ano? Aquela correria imensa para organizar as festas, comprar todos os presentes, e tentar fechar 2010 com tudo em dia.

É comum se sentir pressionado em meio a tantos afazeres. Eu, pelo menos, trabalho dobrado nessa época do ano e sinto um pouco de cansaço acumulado. Acho que é normal. Mas o que eu quero mesmo saber é: o que você faz para relaxar e deixar esse estresse bem longe? Minha sugestão é usar a música! Com volume agradável, artista legal e melodias que emocionam... eu adoro! A música transforma o trânsito caótico num momento de alegria, acompanha os exercícios, é ótima quando precisamos arrumar a casa, para um jantar a dois, para momentos de diversão, durante o banho. Música é boa companhia para tudo e para todos os momentos. Ela vai bem quando estamos tristes e quando temos algo para comemorar. Vale para tudo. Então, seja para aliviar ou para alegrar, escolha a música como parceira. O bem-estar é garantido e a vida fica mais leve e divertida. Beijo, Cris.

Francesinha moderna...

Fotos: Divulgação

O esmalte virou acessório fashion e ritual obrigatório nos salões de beleza. Cores, texturas e acabamentos diferenciados tomam conta da preferência feminina. E não é que surgiu uma nova moda para as unhas? A novidade da vez é fazer a francesinha colorida, ou seja, o verso da pontinha pintado de outra cor. Será que a moda pega?

Novembro | 2010

Cristiana Arcangeli Empresária, consultora de beleza e escritora

77


Turismo

Texto: Fernanda Martinez | Fotos: Divulgação

Férias compartilhadas Itacaré Paradise

Sistema de compra fracionada chega ao país e permite dividir custos de casas de luxo com outros donos e usufruir de imóveis em todo o mundo 78

O conceito

de multipropriedade conhecido como fractional já é tendência nos Estados Unidos e em boa parte da Europa, mas só agora chega ao Brasil. E pelo que parece, já está conquistando a cabeça - e o bolso - do brasileiro. O sistema funciona assim: cada pessoa compra uma cota de determinado bem (a lista aqui pode ir de um jatinho a uma Ferrari) e usufrui dele em sistema de rodízio com outros

Novembro | 2010


Aguativa Privilège

Itacaré Paradise

Atrativos

Preços pesquisados em outubro de 2010

Quintas Private

cotistas. Para quem quer investir no mercado imobiliário, não abre mão de conforto e adora viajar, a boa opção é a compra de casas de férias nesse sistema. Quem compra uma propriedade fracionada, compra, na verdade, uma fração do empreendimento, que é medida em tempo de uso. Dessa forma, vários proprietários usufruem da casa integralmente, cada um por vez, em períodos pré-determinados.

Novembro | 2010

Você deve estar se perguntando onde está a vantagem de se dividir um bem com completos desconhecidos. Acredite, os benefícios são vários, começando pelas despesas de uma casa de férias, mesmo que, na maioria dos casos, seus donos a utilizem poucas vezes ao ano. Condomínio, água, luz, caseiro, IPTU, móveis, pintura, entre muitos outros gastos. Na compra fracionada todas as despesas são reduzidas, já que se paga o equivalente a sua fração. E tem mais: móveis, eletrodomésticos, decoração e serviço hoteleiro completo estão inclusos no pacote, permitindo que os proprietários realmente tirem férias e não se preocupem com nada. Ainda não está convencido? Então que tal ter direito a intercâmbio de luxo gerenciado pela RCI (Resorts Condominiums International)? Isso mesmo. Comprando uma casa por esse sistema, os proprietários podem trocar algumas de suas semanas disponíveis pelo mesmo período em uma das 180 propriedades afiliadas ao redor do mundo, sempre com sofisticação e requinte. Basta aderir ao sistema e escolher, de acordo com a disponibilidade, a residência que mais lhe agradar. Já são três opções de fractional no Brasil, que vem agradando os endinheirados. O Itacaré Paradise, na Bahia, e o Aguativa Privilège, em Cornélio Procópio, no Paraná, foram os pioneiros. Mais recente, surgiu o Quintas Private Residences, localizado na Costa dos Coqueiros, também no litoral baiano. Todos oferecem um negócio imobiliário, com escritura registrada em cartório e que pode ser vendido, emprestado, alugado, hipotecado, herdado... e principalmente valorizado.

79


Opção de intercâmbio no Grand Mayan Riviera, no México

Praia em frente ao Itacaré Paradise

Itacaré Paradise

compra e rotativa para os anos sucessivos. “É uma forMercado promissor ma inteligente de compra, já que se investe pelo tempo “O brasileiro ainda não está acostumado a que usará da propriedade”, conclui Mauro. esse conceito, mas quem compra não se arrepende e No Aguativa Privilège (www.aguativaprivileacaba querendo investir mais. Nosso desafio foi criar ge.com.br) o diferencial das casas é estarem dentro do um nicho de consumo, mesclando o setor imobiliário espaço do Aguativa Golf Resort, deixando à disposição com o de turismo”, afirma Mauro Fabbroni, diretor codo morador toda a infraestrumercial da EKO Arquitetura e tura de conforto e lazer do Construção, responsável pelo “O brasileiro ainda não está resort, considerado um dos Itacaré Paradise (www.itacareacostumado a esse conceito, mas melhores de campo do Brasil. paradise.com.br). O empreenquem compra não se arrepende Cada fração das oito casas disdimento, no paradisíaco litoral e acaba querendo investir mais. poníveis, de 240m², custa R$ sul da Bahia, fica dentro de Nosso desafio foi criar um nicho 130 mil e dá direito a cinco uma das maiores áreas de Mata de consumo, mesclando o setor semanas de hospedagem por Atlântica preservadas do país, imobiliário com o de turismo”, ano, com pesos equivalentes com exuberante beleza natural afirma Mauro Fabbroni pré-determinados. Desde o ao redor. São oito casas, com lançamento, em novembro de 12 frações cada. Os valores da 2008, 80% das cotas já foram comercializadas. Gilbercota variam entre R$ 140 mil (casa com três suítes) e R$ to Neszlinger, sócio-proprietário do empreendimento, 180 mil (quatro suítes), e dá o direito de usar a casa por acredita que há dois grandes atrativos nessa modalidade quatro semanas ao longo do ano - sendo uma delas em de compra: possuir uma propriedade com valor imobialta temporada e feriados - escolhidas no momento da

80

Novembro | 2010


Use o código ao lado e confira um vídeo do Itacaré Paradise. Saiba como na pág. 18.

Preços pesquisados em outubro de 2010

Aguativa Privilège

liário sem risco de depreciação e o intercâmbio de viagens. “Com esses atrativos, mais o crescimento da economia brasileira e os custos acessíveis, as vendas foram um sucesso”, comemora Gilberto. Na Costa dos Coqueiros, litoral norte da Bahia, está o Quintas Private Residences (www. quintasprivate.com.br), da O´R (Odebrecht Realizações Imobiliárias). Com cotas entre R$ 160 mil e R$ 280 mil é possível adquirir uma das casas exclusivas de alto padrão. Franklin Mira, diretor da O´R, ressalta a questão da sustentabilidade e do consumo responsável nesse tipo de compra: “O proprietário tem um estilo de vida único, focado em excelência, respeito ambiental e consumo consciente de recursos. Para tanto, ele pagará apenas por aquilo que consumir. Além disso, todo condomínio foi concebido e elaborado observando-se princípios de sustentabilidade, tais como tratamento de água e esgoto”. A tendência agora é que as vendas nesse modelo se espalhem pelo Brasil. É aguardar e aproveitar!

Quintas Private

Outras possibilidades de compras fracionadas Carros de luxo: Essa comodidade ainda não chegou ao Brasil, mas no exterior já é possível desfilar a bordo de Ferraris e Lamborghinis. Na Curvy Road (www.curvyroad.com) carros que custam entre US$ 250 mil e US$ 400 mil podem se transformar em US$ 40 mil a fração. Helicópteros: Com o sistema é possível utilizar aeronaves por um custo operacional até 80% menor. A Helisolutions (www. helisolutions.com.br) oferece cotas a partir de US$ 66.900. Os serviços e manutenção são diluídos entre os cotistas. Caso o helicóptero de um cotista esteja sendo usado por outro, outra máquina é enviada para atendê-lo.

81


82

Novembro | 2010


Novembro | 2010

83


Alphaville Tênis Clube

Orçamento e Finanças do ATC 2011

Saúde financeira do clube é boa, mas ajustes são necessários para 2011

A

caminho do encerramento de 2010, preparando o orçamento para 2011 e, tendo como base as ferramentas de controle financeiro e orçamentário implantadas e aperfeiçoadas ao longo dos anos, podemos afirmar que a saúde financeira do ATC continua boa. Com as novas demandas que surgiram, com o aumento do quadro associativo e também com o aumento das áreas físicas esportivas e sociais, identificamos a necessidade de orçar 2011 de forma mais rígida, estabelecendo controle muito estreito nas despesas e receitas planejadas, sempre lembrando que as despesas são uma certeza, e que as receitas, uma estimativa. Em virtude do ganho que acontecia pelo constante aumento no quadro associativo, desde o final de 2003 até 2009, foi possível

Wilson L. Xavier Fischer

Diretor Financeiro

atender as necessidades do clube com pequenos reajustes nas taxas e, até manter a taxa por dois anos consecutivos, o que na prática significam 36 meses com o mesmo valor. Agora que atingimos o limite estatutário de títulos, deixamos de auferir tal ganho, ou seja, as receitas são fixas e as demandas (despesas), para atender as necessidades de um quadro social completo, mantendo a excelência de conservação e manutenção de nosso clube, aumentaram. Para elaborar o orçamento de 2011, a Diretoria do ATC, criou metas para auferir novas receitas, buscou com muito afinco reduzir despesas e, mesmo assim, continuou a manter o padrão de excelência exigido por nossos associados. No que diz respeito às reservas financeiras, elas são suficientes e adequadas para as contingências conhecidas e decorrentes da operação normal do clube, porém de acordo com a nova realidade e com valores mais estreitos. O Fundo de Expansão Patrimonial, mesmo absorvendo com tranquilidade todo o investimento da fase final do Fitness, continua com boa saúde financeira em virtude das parcelas que ainda temos a receber referentes aos títulos vendidos no passado. Portanto, conclamamos a comunidade do ATC a participar do processo de redução de custos que se está implantando, cuidando de nossos ativos de forma a reduzir as necessidades de manutenção e de reposição. Publieditorial


Revista Viva S/A

Acontece no Alphaville Tênis Clube Calendário Social Sexta Especial “Noite do Chapéu” Dia 26/11, a partir das 22h, dê um chapéu na preguiça! Venha para a pista da Boite Mu’leka com seu chapéu mais divertido - vale cartola, chapéu de bruxa, boné, gorro, boina, quepe, chapéu de palha, de cowboy, marinheiro, Papai Noel... o que der na telha (ou melhor, o que cobrir a telha). Banda Digivox no Boulevard e DJ André na Mu’leka. Aniversariantes de novembro e dezembro, acima de 28 anos, tem direito a 6 convites vips e podem comprar até 4 convites pela metade do preço. Retirada no Depto. Social até 24/11. Vendas antecipadas ou na bilheteria: associados pagam R$ 20 e seus convidados R$ 30. Recreação Infantil Fique por dentro da programação de novembro, sempre das 10 às 15h, nos finais de semana. A entrada é franca para associados e seus convidados. 13, 14 e 15/11Brinquedos Infláveis para crianças de 3 a 11 anos, no Ginásio Estefano Carrieri. 20 e 28 /11- Recreação com monitores especializados, para crianças de 3 a 12 anos. Ponto de encontro no Ginásio Estefano Carrieri. 21/11- Neste dia, às 11h30, não perca o teatrinho infantil “Pinóquio”, no Salão Nobre. 21 e 27/11- Pista de Arborismo, para crianças e adultos com no mínimo 1,10 m de altura, e Cama Elástica, no gramado da pista de Cooper, para crianças de 3 a 11 anos. Teen Mu’leka A balada mais irada de Alphaville! Domingo 28/11, das 17h às 21h, para associados e convidados de 10 a 14 anos. Venha se jogar Publieditorial

na pista ao som dos DJs André e Marcelo Mattos. Seu convite dá direito a 1 refrigerante e 1 hot-dog ou misto quente. Convites à venda na Secretaria ou na Bilheteria, aberta somente no dia do evento.

Bazar de Natal O seu Natal começa aqui! Garanta já presentes originais e peças de decoração que farão sua festa ainda melhor. São mais de 60 expositores no Salão Nobre do ATC, de 9 a 11/12, das 10h às 20h, e dia 12, até às 19h. A entrada é franca para associados e não-associados. A cada R$ 300 em compras, ganhe uma Quick Massage!

rueri / Participação: Embrase Segurança & Serviços, Confederação Brasileira de Tênis, Ibis Hotel Tamboré, Hotel Fórmula 1 e Hospital e Maternidade Sino-Brasileiro. X Duathlon 2010 Todos os associados a partir de 8 anos de idade estão convidados a participar no dia 21/11, das 8h às 13h, da décima edição da Duathlon. Haverá provas de natação na Piscina Interna do ATC e de corrida, em algumas alamedas do clube e de Alphaville. Serão até 500 metros de natação e até 4.500 metros de corrida, de acordo com a faixa etária dos atletas. Inscreva-se já no DGE!

Calendário ESPORTIVO

Torneio Internacional de Tênis “Cidade de Barueri” Durante o mês de novembro acontece nas quadras de tênis do ATC a edição 2010 da competição, que faz parte do Circuito Future da Federação Internacional de Tênis. O torneio masculino vai até dia 13/11 e o feminino, de 20 a 27/11. Associados e não-associados podem assistir às partidas a partir das 10h. Apoio: Prefeitura Municipal de Ba-

VIII Acampamento Interno ATC 2010 O acampamento acontecerá das 20h de sexta-feira, 03/12, até as 10h do sábado, 04/12. Os pequenos dormirão em barracas e participarão de atividades como baile à fantasia, noite do pijama e caça ao tesouro, sempre acompanhados pelos professores. Podem participar associados de 4 a 12 anos. Inscrições abertas no DGE. Traga toda a criançada para se divertir! As vagas são limitadas.

Alphaville Tênis Clube | Tel.: (11) 2188-2700 Fax: 2188-2713 | www.alphavilletenisclube.com.br

85


86

Novembro | 2010


Pais & Filhos

Revista Viva S/A

Poder do empenho Erros e acertos

Na vida vence quem se esforça para ter alta performance

Novembro | 2010

P

ais e educadores poderiam ajudar muito seus filhos e aprendizes a serem mais competentes e felizes. Qualquer pessoa que se dedique dez mil horas para uma atividade torna-se expert nela, segundo Malcolm Gladwell no seu livro Fora de Série. Isso equivale a três horas por dia. Porém, essa expertise é construída com o empenho de querer melhorar a cada ação prática e não pela simples repetição robotizada. Vou comparar dois estudantes de QI diferentes, chamando o de QI alto de Alto e o de QI baixo, de Baixo. O Alto tem inteligência suficiente para ser aprovado estudando apenas no dia do exame, durante todo o ensino do 1° e 2° grau. O Baixo teve de se esforçar e desenvolver seu empenho e disciplina, desde as primeiras provas. Para a nota sete que o Alto consegue com facilidade, o Baixo precisa de muito esforço. A Escola considera o valor absoluto do sete para aprovar ou não o aluno. Mas uma família de alta performance se baseia na meritocracia: apesar de as notas serem as mesmas, elas têm méritos diferentes.

Içami Tiba Psiquiatra, escritor e conferencista

A nota sete para o Alto é baixa, pois ele tem competência para conseguir mais e não fez o melhor que lhe é possível. Para o Baixo conseguir essa mesma nota teve de empenhar-se muito, portanto sua performance é alta. Os pais não podem dar a mesma recompensa para os dois, apesar de terem conseguido a mesma nota. Os pais erram quando avaliam o absoluto e não o empenho. Se Alto e Baixo aparecem em casa com mil reais, é preciso que se saiba a origem dessa soma. Se ambos ganham a mesma recompensa, os pais prejudicam os dois. Pode o Baixo chegar à conclusão de que nada valeu seu esforço - e da próxima vez pode partir para a contravenção. Já o Alto não verá razões para melhorar. A performance conseguida pelo Baixo dependeu de si, portanto o empenho e a disciplina fazem parte de seus valores. O Alto usou sua inteligência, mas não empreendeu, portanto nada construiu. Para o sucesso, não basta a inteligência, porém o empenho é importantíssimo. Nada supera a inteligência mobilizada pelo empenho.

DoiMcêas d

O livro traz informações sobre cuidados com o corpo, alimentação saudável e prática de atividades físicas. Aborda, ainda, temas como relacionamentos e sexualidade, mudanças corporais e emocionais, bem como conselhos para cultivar a beleza saudável capaz de responder melhor à passagem do tempo.

Beleza Sustentável - Como pensar, agir e permanecer Jovem Autora: Dra. Carla Góes Editora: Integrare Preço: R$ 39,90 Preços pesquisados em outubro de 2010

87


Acib - Associação Comercial e Industrial de Barueri

Revista Viva S/A

Conheça a Diretoria

de Atendimento e Relacionamento

Gestão já aumentou o número de empresas associadas e a receita da ACIB

88

N

a edição anterior, apresentamos a Diretoria de Gestão e Desenvolvimento, parte da nova estrutura da Acib (Associação Comercial e Industrial de Barueri). Esse mês, o foco é a Diretoria de Atendimento e Relacionamento (DAR), que tem no comando os diretores Moacyr Correa Felix, Murilo Fraguas Franco Ilho e Roberto Carlos Pedroso. A seguir, listamos as ações tomadas por essa diretoria: 1º- Oferta para Novos Associados: pacotes de serviços orientados para a nova segmentação de mercado implantada, revertendo ao associado 100% do valor do pacote em consultas. 2º- Oferta para Associados: plano de saúde, convênios educativos, delivery cartorário, cursos, oficinas, palestras SEBRAE, assessoria jurídica e declaração de exclusividade. 3º- Estratégia de Vendas: remodelação de todo material o de vendas, implantação de telemarketing ativo e de pós-venda, ID ACIB - Indicadores

de Desempenho, implantação da Gerência Comercial. 4º- Prioridades da área Comercial: dobrar a base de associados do início da gestão, atingindo duas mil empresas associadas até o final de 2011. 5º- Foco no Atendimento e Relacionamento: implantação da Central de Atendimento e Relacionamento, que proporciona ao associado: - Centralização das solicitações realizadas. - Garantia de que todos tenham suas solicitações registradas, acompanhadas e solucionadas. - Protocolo de atendimento para cada ligação. - Armazenagem do histórico em detalhes. - Mensuração das solicitações. - Garantia de maior segurança com a confirmação dos dados antes de qualquer solicitação. - Tornar a ACIB modelo e referência. 6º- Promover Campanhas por Segmento: em 2011 serão lançadas Campanhas de Vendas e Retenção para os segmentos de serviços, retaguarda empresarial, indústria, turismo, automotivo, imobiliário, saúde, beleza, bem-estar, varejo, tecnologia, educação, jurídico e pessoa física. 7º- Integração de Sistemas de Consultas: proporciona consultas sem a necessidade de acessar o site da ACIB, integrando o sistema de retaguarda do associado ao ERP da ACIB. 8º- Integração de Consultas via Site de outras entidades: acordo operacional em processo de implementação com a OAB Barueri, que viabiliza aos advogados filiados acessarem os serviços de consultas da ACIB pelo site da OAB Barueri. 9º- Consultas em Lote: utilizando a exportação e importação de arquivos “.txt”, as consultas são processadas em lotes, direto no sistema da ACIB. 10º- Pacotes de serviços one-to-one: a ACIB analisa a demanda específica da empresa, garantindo a relação custo-benefício mais vantajosa do que a utilizada ou oferecida pela concorrência. Entre os resultados alcançados estão o aumento de 39,7% na base de associados e 60% no faturamento da entidade.

Moacyr Correa Felix Diretoria de Atendimento e Relacionamento

Publieditorial


Especial Texto: Marcela Goldstein

Foto: Divulgação

Santana de Parnaíba

comemora 430 anos de fundação

Foto: Henrique Vilela

Cheia de charme e com o clima tranquilo de interior, o município é conhecido pela riqueza cultural, manutenção das tradições e pelo patrimônio histórico preservado

90

Graças às técnicas de restauração desenvolvidas pelo POEAO (Projeto Oficina Escola), Santana de Parnaíba é detentora do maior núcleo urbano, em taipa, tombado em 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo. Hoje, é um dos nossos mais importantes conjuntos arquitetônicos. O município é o marco inicial de importantes roteiros, como o Caminho do Sol - versão paulista do Caminho de Santiago de Compostela, e o Roteiro dos Bandeirantes, que tem como intuito incentivar o turismo histórico-cultural das cidades que margeiam o Rio Tietê.

Novembro | 2010


Desenvolvimento em cena

Primeiros registros Há registros de que o primeiro a se instalar na região foi o português Manuel Fernandes Ramos, participante de uma expedição realizada em 1561 por Mem de Sá, para explorar o sertão no sentido Rio Tietê abaixo, em busca de ouro e de metais preciosos. O imigrante estabeleceu-se no povoado, cons1truindo uma fazenda e uma capela em louvor a Santo Antônio, que não resistiu às constantes enchentes e acabou

destruída. Em 1580 (ano em que é considerada a fundação da cidade), uma nova capela foi construída, dessa vez em honra de Sant’Ana. Em 14 de novembro de 1625, o povoado que cresceu ao redor da capela foi elevado à categoria de vila com a denominação de Santana de Parnaíba. População: 102.074 (resultado preliminar do IBGE)

PIB municipal bruto: R$ 2,9 bi (dados de 2007 - Fundação SEADE)

PIB per capita: R$ 28,9 mil (dados de 2007 - Fundação SEADE)

Renda per capita: 5,03 salários mínimos (dados de 2000 - Fundação SEADE)

Foto: Henrique Vilela

Localizada a 35 km da capital paulista, é um dos maiores municípios da região, com 176 km² de extensão territo-

rial. Foi apontada, também em 2009, pelo IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), como a nona cidade mais desenvolvida de todo o Brasil. Segundo o prefeito Silvinho Peccioli, diversos fatores contribuíram para que Santana de Parnaíba registrasse enorme evolução econômica. “Para começar, sua posição geográfica já a coloca em destaque. Inserida na região metropolitana da Grande São Paulo, a cidade interliga as rodovias Anhanguera e Castello Branco e, também, fica próxima do Rodoanel”, afirmou Peccioli em entrevista para a revista Veja, em setembro desse ano. Ainda segundo o prefeito, o município é destaque nacional graças ao trabalho que a administração vem realizando ao longo de 13 anos, criando áreas industriais, gerando incentivos fiscais e melhorando toda a infraestrutura da cidade.

Foto: Divulgação

Sede de tradicionais engenhos, também tornou-se conhecida pela Rota da Cachaça. Muitos vêm de longe em busca da famosa “branquinha de Parnaíba”. Os milhares de visitantes que a cidade recebe por ano são atraídos por pontos turísticos como a Barragem Edgard de Souza, às margens do Rio Tiête - primeira hidrelétrica a abastecer São Paulo; e o Museu Casa do Anhanguera, residência construída no século XVII, na qual, presume-se, residiu o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como O Anhanguera. Suas festas também são famosas. O carnaval segue a tradição folclórica de origem africana, e os cabeções, que acompanham o cortejo, são uma das mais legítimas representações da arte popular da cidade. Já o Corpus Christi é uma das maiores manifestações religiosas do Estado de São Paulo. Para a ocasião, diversas ruas do centro histórico são ornamentadas pelos moradores, com tapetes coloridos feitos com serragens, pó de café e cascas de ovos. O Drama da Paixão de Cristo, encenado na Barragem Edgard de Souza, é outro espetáculo que atrai multidões.

Centro Histórico Novembro | 2010

91


Especial Texto: Haydée Maciel | Fotos: Henrique Vilela

Aldeia da Serra: 30 anos O paraíso cresceu, mas continua com o gostoso ritmo de vila do interior

A

ldeia da Serra chega a três décadas de vida. Exposições, vernissage e muita música - tango, seresta, chorinho e show de Nuno Mindellis - marcaram o Encontro da Primavera, evento realizado pela Prefeitura de Barueri, em parceria com a Prefeitura de Santana de Parnaíba, para comemorar os 30 anos

92

do bairro, que pertence aos dois municípios e também a Itapevi. “Aldeia da Serra é a realização de um sonho do Dr. Yojiro Takaoka, um visionário e um dos maiores urbanistas do Brasil. É um bairro belíssimo, muito agradável e cuja serra amplia ainda mais seu charme”, afirma o prefeito de Barueri, Rubens Furlan. Para

o prefeito de Santana de Parnaíba, Silvinho Peccioli, “é um orgulho administrar uma cidade com um bairro tão charmoso como Aldeia da Serra. Além da qualidade de vida, oferece aos moradores um clima bucólico e acolhedor, cada vez mais difícil de se encontrar”. Paraíso. É assim que muitos moradores definem o bairro, que continua com jeito do interior, repleto de verde, sossego e segurança. Nos finais de semana, é divertido dar comida aos patos perto do lago ou simplesmente apreciar a bucólica paisagem. “Podemos caminhar com o cachorro, andar de bicicleta e parar para tomar café com toda a tranquilidade. Foi o lugar que escolhi para viver com minha família”, afirma Walter Augusto Ferreira do Carmo, morador há 20 anos, dono do Caseirinho Café & Arte e presidente do Conseg Aldeia da Serra. Ele viu o número de moradas aumentar, empresas se instalar e o congestionamento trazer o trevo. “É a evolução. Mas é imNovembro | 2010


portante que as autoridades preservem a Aldeia e toda a sua mata”, destaca. O que falta por lá? “Praticamente nada. Apenas pousada ou hotel, para as pessoas passarem o final de semana, e uma clínica médica”, responde Carmo. A vila cresceu. Hoje, segundo o Portal da Aldeia, são aproximadamente três mil casas e sete Moradas: Pássaros (a primeira a ficar pronta, em 1981), Pinheiros, Flores, Estrelas, Lagos, Nuvens e Lago Orion. São três Centros Comerciais: Aldeia da Serra, Estrelas e Lagos, com lojas, escolas, consultórios, serviços e restaurantes. Ao todo, são 4,5 milhões de m² de qualidade de vida. “Em Aldeia, temos o charme das cidades pequenas do interior e a estrutura de grandes centros urbanos bem pertinho. A paz e a tranquilidade que posso oferecer às minhas filhas me fez optar por morar aqui. As crianças fazem amizade no condomínio, na escola de inglês, na natação, nos eventos, e criam um laço mais forte entre elas”, diz Cristiane Robazzi, moradora desde 2006.

Um pouco de história Em 1980, impulsionado pelo sucesso da construção de Alphaville, inaugurado em 1973, Yojiro Takaoka deu a partida

Paróquia Santo Antônio

Centro Comercial

para a construção de Aldeia da Serra. Segundo Even Sacchi, na biografia que escreveu sobre o engenheiro, ele costumava dizer: “Alphaville já está encaminhado, e agora, eu quero ir adiante”. Outras curiosidades estão no livro de Sacchi. Antes de iniciar o seu projeto do bairro, Takaoka e dois arquitetos foram para Mariana e Ouro Preto em busca de inspiração. Porém, ele não teria gostado

da região porque as cidades estavam mal conservadas. O nome da paróquia Santo Antônio foi dado na época da terraplanagem. Ao se remover a terra, surgiu uma imagem do santo, levando Takaoka a escolher o nome da igreja. São esses detalhes que tornam a Aldeia ainda mais atraente, seja para morar ou apenas para passear e desfrutar o clima bucólico e interiorano, em constante contato com a natureza.

“Eu sempre digo que Aldeia da Serra é uma saudade daquilo que se imagina que foi o passado, não do que ele foi realmente. Na medida em que o concreto armado foi ampliando seu espaço e o tecnicismo avançando, o mundo começou a sentir uma nostalgia muito grande. Tanto que, quando nos perguntam se estamos fazendo arquitetura colonial em Aldeia da Serra, respondemos que estamos fazendo uma saudade”, Yojiro Takaoka. (Frase extraída do livro Yojiro Takaoka - O construtor de sonhos, de Even Sacchi.)

Novembro | 2010

93


Corpo & Equilíbrio

Revista Viva S/A

Vem chegando o verão Escolha a atividade que mais combina com você

E

xistem diferentes estratégias para reduzir o excesso de peso. Entre elas, é possível aumentar o gasto calórico através de exercícios físicos, porém é bom lembrar que não é qualquer tipo de atividade física que ajuda nesse processo. O ideal é que se faça uma atividade aeróbica de longa duração, e que os batimentos cardíacos fiquem pelo menos 20 pontos abai-

O fortalecimento muscular também é fator importante e auxilia muito na perda de gordura, aumentando a massa muscular magra e acelerando o metabolismo.

Vá ao circo É importante ressaltar que musculação e academia não são as únicas formas de trabalho muscular possíveis, muito menos as mais divertidas. Para quem não gosta muito de ir à academia, existe a possibilidade de se fazer exercícios alternativos, como aulas de circo, por exemplo. Além de sair da rotina, aulas de trapézio, acrobacia e tecido, para as mulheres, são formas eficientes de ganho muscular. Outra alternativa é praticar esportes como vôlei, futebol, tênis, basquete, hipismo, artes marciais, entre outras opções, que proporcionam maneira estimulante de trabalho muscular.

Prós e contras

xo de seu limiar aeróbico. Para saber qual seu limiar é necessário o teste ergoespirométrico, essencial para planejar o treinamento mais adequado para cada pessoa. A atividade escolhida deve ser praticada com boa frequência, chegando ao ritmo de cinco vezes por semana - isso, é claro, de forma gradativa, para que a perda de peso seja efetiva. Pesquisa recente afirma que só atividade física não reduz o peso, o que induz a pensar que perder peso através da atividade física é algo inviável. A experiência prática mostra exatamente o contrário: praticar exercícios físicos é porta de entrada genial para a perda e, principalmente, para a manutenção do peso. Novembro | 2010

Nuno Cobra

Preparador físico-mental e conferencista

A musculação não funciona para todo o mundo, devido ao risco de tornar-se uma atividade repetitiva e maçante. Muitas vezes, ela acaba sendo um fim em si mesmo e os únicos estimulos passam a ser o aumento da carga e os resultados estéticos visíveis. Alias, aumentar o peso indefinidamente envolve grande risco à saúde articular, levando a lesões, como tendinite, que tendem a se tornar crônicas. São os dois lados da mesma moeda: ao mesmo tempo que o trabalho muscular localizado é a maneira rápida e eficiente de ganho muscular, por outro lado, esses exercícios podem aumentar o risco de lesões, porque sobrecarregam muito as articulações. A grande vantagem dos esportes é que o trabalho muscular é feito sem que se perceba, o que muitas vezes o torna mais intenso. Correr atrás de uma bola, no calor da competição, produz estimulos numa intensidade que não seria possível de outra forma.

95


Carreira & Relacionamento

Revista Viva S/A

É preciso preparação adequada to foi mais um projeto em que você se envolveu sem estar preparado. O resultado: muita frustração e os dois saindo machucados.

Nada de impulsos

Quando talento, vocação, amor e desejo não são suficientes

Novembro | 2010

É

muito importante se preparar de maneira adequada para seus projetos. Você decidiu fazer vestibular para medicina, preocupouse bastante, mas estudou pouco e não passou. Isso não foi azar. Foi simplesmente sinal de que ter um sonho não basta, é preciso preparar-se para realizá-lo. Você estava com dificuldades financeiras. Olhou para o lado e viu sua tia comemorando a lucratividade da pizzaria dela. Pronto: decidiu montar uma pizzaria de um dia para o outro. Na ânsia de achar saída para os problemas, você tomou essa decisão precipitada e agora tem novas dívidas do restaurante que abriu sem se ter preparado para administrá-lo. Ou seja, iniciou um projeto sem a preparação adequada. Você resolveu se casar repentinamente. Simplesmente, depois de uma briga, na euforia da reconciliação, os dois perceberam como eram apaixonados e decidiram que se casariam em breve. Depois da festa e da lua-de-mel, vem a constatação de que é preciso muito mais que paixão para que um casamento dê certo. Em meio à angústia, você percebe que o casamen-

Roberto Shinyashiki

Psiquiatra, escritor e conferencista

Talento, vocação, amor e desejo não são suficientes para fazer um projeto dar certo. É preciso preparação adequada. Do contrário, em lugar de realizar um sonho e alcançar uma meta, você arrumará muitos problemas. Quanto maior é seu sonho, maior tem de ser sua preparação. Se você quiser ir à casa de um irmão que mora no mesmo bairro não precisará fazer grandes planos para a visita, mas se a Lua for o seu destino terá de se preparar minuciosamente para chegar lá. A impulsividade é o passaporte do fracasso. Prepare-se melhor, aproveite a lição da derrota. Não estou dizendo para desistir de seus sonhos, e sim, para ter o cuidado de planejar, a fim de criar a base ideal para que seu sonho não se transforme em pesadelo. A preparação adequada pode ser definitiva para o alcance do sucesso.

DoiMcêas d

Nesta obra, histórias inspiradoras e sugestões práticas vão criar a energia de que você precisa para ter a coragem de realizar seus projetos e de conquistar tudo o que quer e merece. Não importa em que ponto de sua vida você esteja. Você pode começar já. Nunca é tarde para isso. Ou, pelo menos, antes tarde do que nunca!

Antes tarde do que nunca Autor: Gilberto Cabeggi Editora: Gente Preço: R$ 19,90 Preços pesquisados em outubro de 2010

97


Viva o Planeta

Texto: Marcela Goldstein | Ilustrações: Sabesp

Já imaginou passar um dia inteiro sem poder usar nem um pouquinho de água? Como mataria a sede, cozinharia, tomaria banho?

70% da Terra é constituída por água. Porém, apenas 2,2% do recurso está disponível na superfície do planeta para ser usado pelo homem. Parece pouco, mas não é! Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), a quantidade seria mais do que suficiente para que toda a população vivesse de forma digna, se não houvesse tanto desperdício e poluição no mundo. Atualmente, 1,2 bilhão de pessoas no mundo

não têm acesso à água potável - a maioria em países africanos e do Oriente Médio - e a situação pode ficar muito pior se o consumo do recurso continuar no ritmo em que se encontra hoje. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), até 2025, cerca de 2,8 bilhões de pessoas, de 48 países diferentes, viverão em situação de escassez total de água. Ou seja, quase um terço da população mundial.

Medidas contra o desperdício • Informe a SABESP sobre qualquer tipo de vazamento. • No tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 279 litros. O melhor é deixar acumular a roupa, colocar a água no tanque para ensaboar e manter a torneira fechada. • A lavadora de roupas com capacidade para cinco quilos gasta 135 litros. O ideal é usá-la somente com a capacidade total. E que tal aproveitar a água do enxágue para lavar o quintal?

• O banho de ducha por 15 minutos, com o registro parcialmente aberto, consome 135 litros de água. Feche o registro, ao se ensaboar, e reduza o tempo para 5 minutos, o consumo cairá para 45 litros.

98

• Para lavar a louça, com a torneira semiaberta por 15 minutos, são utilizados 117 litros de água. Com economia, o consumo pode chegar a 20 litros. Novembro | 2010


Revista Viva S/A

Uso racional Em 1996, a SABESP criou o PURA (Programa de Uso Racional da Água) para incentivar o uso consciente. O programa é composto de diversas ações como detecção e reparo de vazamentos, utilização de equipamentos economizadores de água, estudos para reaproveitamento da água e palestras educativas. Em 2009, mais de 600 escolas aderiram ao projeto e economizaram mais de 70 milhões de litros de água por mês. De acordo com Ricardo Chain, coordenador do PURA, com a campanha, o consumo de água mensal por domicílio caiu de 20m3, em 1999, para 16m3, em 2010. “Economizar representa a postergação da escassez de água para as futuras gerações”, afirma.

• Se possível, adquira equipamentos economizadores de água ou de baixo consumo. Uma torneira automática tem redução de 20% em relação à convencional, e uma bacia sanitária com caixa de embutir, 50%.

Sugestões Para entrar em contato com a SABESP a fim de informar sobre vazamentos e aderir ao PURA ligue 195 ou acesse www.sabesp.com.br.

Construção civil

Acesse www.vivasa.blog.br e confira informações sobre os processos de tratamento de água realizados pela Sabesp. Você também pode acessar esse conteúdo usando o código acima. Saiba como na pág. 18.

• Dê preferência a espécies de plantas que necessitem de pouca água como as nativas regionais (adaptadas ao regime de chuvas local) ou xerófitas (cactos e bromélias). Quando houver necessidade de regas regulares, opte pelos períodos da manhã e tarde, para que a terra se mantenha úmida por mais tempo.

• Para lavar a calçada, em 15 minutos são perdidos 279 litros de água. Troque a mangueira pela vassoura. Novembro | 2010

O setor é um dos principais responsáveis pela degradação ambiental no mundo. Um dos parâmetros usados pelo GBC Brasil para analisar a situação é o número de empreendimentos registrados na certificação internacional LEED. No Brasil, já são 210 empreendimentos. Os materiais contam com capítulo exclusivo na análise do grau de impacto ambiental de um empreendimento. Conheça opções com baixo impacto ambiental: - Tijolo de solo-cimento: sua produção ocorre sem queima de madeira e sem consumo de energia. - Cimento ecológico: leva entre 35% e 70% de resíduos de altos fornos das siderúrgicas. Esse material fica inerte ao ser transformado em cimento e torna a produção do cimento menos agressiva ao meio ambiente. - Telhado verde: melhora o conforto térmico e acústico da construção, devolve verde às cidades e diminui a velocidade de escoamento da água da chuva. - Piso drenante: contribui para manter a permeabilidade do solo. - Tinta à base de água: boa opção para substituir aditivos químicos. - Válvula de descarga especial: despeja dois volumes de água diferentes para líquidos e sólidos, racionalizando o consumo de água. - Torneira com arejador ou sensor: reduz o consumo em até 70%. Felipe Faria, gerente operacional e jurídico do Green Building Council Brasil

99


Estilo Texto: Fernanda Martinez e Haydée Maciel | Fotos: Divulgação

O charme das Havaianas Foram produzidos apenas 600 pares da sandália com estampa assinada pelo artista plástico brasileiro Rodolpho Parigi. Vêm em uma charmosa bolsa, também exclusiva. Toda a renda obtida com a venda será destinada à TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer), em prol da cura do câncer infantojuvenil. R$ 60. www.tucca.org.br.

Praticidade sustentável O resultado das vendas de produtos da linha Crer para Ver, da natura, é revertido a projetos que beneficiam alunos e profissionais da rede pública de ensino. Um deles é o Projeto Trilhas, que apoia o desenvolvimento da leitura e da escrita. A sacola, além de substituir as descartáveis, se adapta ao carrinho do supermercado. R$ 49,60. www.natura.com.br.

100

Se comprar algo que queremos é bom, imagine, ao mesmo tempo, ajudar alguém. Designers, estilistas, redes de lojas, grandes marcas e artistas estão abraçando essa causa e lançando produtos engajados com campanhas sociais

Criatividade com correias Resíduos sólidos de pré e pós-consumo de correias e mangueiras, produzidas pela Veyance Technologies, se transformam em chaveiros - usados como brindes - nas mãos de um grupo de Santana de Parnaíba. A empresa patrocina o ACMAn (Arte em Correia e Mangueira), em parceria com ecodesigners da Arte em Pneus. O projeto é voltado à geração de renda e à preservação do meio ambiente. A partir de R$ 2. www.arteempneus.org.br.

Novembro | 2010


Ajuda de Walt Disney A ONG brasileira Orientavida é a única no mundo a ter a licença da Walt Disney para lançar produtos conceituais. Entre as linhas que vende, está a coleção Zé Carioca, desenvolvida pela designer Ana Strumpf. Tem almofada, carteira, nécessaire, mochila, camiseta, colar, entre outros produtos, com estampas exclusivas, miçangas, paetês e lantejoulas. Os produtos são feitos manualmente por artesãs do Vale do Paraíba, capacitadas pela ONG. Os porta-moedas custam R$ 51,40. www.orientavida.org.br.

Aroma exclusivo

50 anos do tricampão Se Ayrton Senna estivesse vivo, teria completado 50 anos em março de 2010. Em homenagem ao aniversário do ídolo, a Senna Store lança edição especial - e limitada - de capacete em tamanho real, feito por Sid Mosca, que criava os modelos usados pelo piloto. Como todos os outros produtos da loja, o valor obtido com o licenciamento da imagem de Senna é 100% destinado ao Instituto Ayrton Senna, que desenvolve soluções para combater os males da educação pública no país. R$ 16 mil. www.sennastore.com.br.

A Renner e a marca Carolina Herrera acabam de firmar parceria para ajudar no combate ao câncer de mama e lançam novo perfume, o CH Ser. Com venda exclusiva nas 126 lojas da rede, o perfume ganha versão rosa e tem parte de sua renda revertida para a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama). A fragrância combina a leveza do floral com o exotismo das notas orientais. R$ 229. www.lojasrenner.com.br.

Paletes que viram móveis

A cada par de sapatos comprado da marca Um por Um, um novo par é doado a uma criança carente. Reinvenção das antigas Alpargatas, as sapatilhas são feitas de lona, em diversas estampas, com solado de borracha e palmilha de EVA (R$ 69,90). Há também opção para os homens, como os mocassins masculinos (R$ 79,90), em couro Nobuck. www.umporum.com.br. Novembro | 2010

Foto: Henrique Vilela

Preços pesquisados em outubro de 2010

Sapatilha solidária

Na Marcenaria Cooperativa Unindo Forças, mulheres da comunidade do Vale do Sol, em Barueri, produzem móveis (mesas, cadeiras, baús, caixas e utilitários domésticos), objetos e artesanatos, principalmente com madeira reciclada, vinda dos paletes descartados pelas indústrias ou recolhidos no bairro. Além de montar as peças, o grupo pinta e dá acabamento. A cooperativa tem o apoio da Prefeitura de Barueri e da Fundação Alphaville. A cadeira custa R$ 100. www.unindoforcas.com.

101


Restaurantes Alphaville

La Ville Elegance: Av. Yojiro Takaoka, 4456, C. de Apoio 1. Tel.: (11) 4153-1473 |www.lavilleelegance.com.br

Ristorante La Cucina Piemontese: Av. Valville, 550. Tel.: (11) 4154-5839. www.lacucinapiemontese.com.br

Deck Restaurante Bar: Al. Grajaú, 321. Tel.: (11) 4689-0522 | www.deckalphaville.com.br

Al. Madeira, 444, Alphaville. Tel.: (11) 4191-5340

Bonjardim Restaurante

Maria João Restaurante e Pizzaria: Av. Copacabana,

Al. Rio Negro, 1.030. Tel.: (11) 4195-3589 / 2137-4100

148, 18 do Forte Empresarial. Tel.: (11) 4688-1950

102 102

Marquês de Marialva

Publieditorial Novembro | 2010


La Ville Elegance “Tudo em um mesmo lugar” é a melhor definição para a padaria, que oferece também serviços de restaurante, lanchonete, pizzaria, rotisseria e minimercado. Destaque para as delícias da confeitaria, com ótimas opções de doces e bolos.

La Cucina Piemontese Seguindo a tradicional gastronomia Piemontesa, nossas massas frescas levam ao cliente um sabor e textura inigualável, como o Agnolotti Verdi di Ricotta con pomodoro crudo e basilico. Funcionamento: 4° a Sáb, das 19h30 às 23h30 e Dom., das 12h às 16h.

Deck Restaurante Bar Além de oferecer bufê no almoço, o Deck oferece no happy hour petiscos, chopp, porções, pizzas e sanduíches. Aos sabados o Deck oferece uma suculenta Feijoada e tambem pratos a la carte. Uma vez por mês, o local recebe um DJ e bandas convidadas.

Marquês de Marialva O restaurante oferece menu executivo muito especial, que além de carnes, massas e aves, sempre tem uma opção de bacalhau, a exemplo da Bacalhoada à Antiga (foto), uma das saborosas receitas clássicas da deliciosa culinária portuguesa.

Restaurante Bonjardim Aberto diariamente para almoço, das 12h às 15h, oferece completo bufê executivo (de 2ª a 6ª, R$ 27 por pessoa), com saladas, pratos principais e deliciosas sobremesas. Às quartas e aos sábados, a Feijoada Brasileira faz sucesso entre o público de Alphaville.

Preços pesquisados em outubro de 2010

Maria João Há nove anos em Alphaville, o restaurante é conhecido pelas redondas crocantes que saem do forno à lenha todas as noites. É difícil resistir às pizzas, acompanhadas de bom vinho. Outra dica são os paninis com chopp Brahma, combinação perfeita para o happy hour. Publieditorial Novembro | 2010

Vinhos, presentes e muito mais! A Ville du Vin se destaca por apresentar uma seleção com mais de 2.500 rótulos dos melhores vinhos de 15 importadoras, em único e elegante espaço. A loja de Alphaville possui estoque superior a 15 mil garrafas e é hoje uma das maiores do Brasil. Sempre com o compromisso de priorizar os bons preços, mantém inclusive as promoções das importadoras. Os consumidores encontram lá vinhos com preços inferiores ao varejo em geral, além de rótulos exclusivos. A variedade se estende também aos acessórios que acompanham o vinho, como taças, decanters, etc, consultoria especializada para auxiliar o cliente no momento da escolha do vinho, ou para montagem da adega. Para o final de ano, a loja preparou grande seleção de vinhos em oferta especial. Além disso, oferece linha completa de cestas de Natal. O cliente também pode personalizar um kit com diversos vinhos. Sempre com o compromisso de difundir a enogastronomia, a Ville du Vin oferece cursos, degustações e ambiente necessário - dispõe até de sala

Bistrô e vinhos a preço de prateleira Tanto nas prateleiras quanto na mesa de seu charmoso bistrô, o vinho brilha como estrela principal. A ideia é que o cliente passeie pela casa, opte por um rótulo e realize a degustação durante o almoço ou o jantar, apreciando a harmonização do vinho escolhido com a comida. E a grande vantagem dessa experiência, claro, é que o preço não varia das prateleiras para a mesa.

especifica, chamada Premier, para a re-

O menu oferece seleção de pratos preparados pelo chef francês Alain Uzan, ideal para que o cliente tenha a feliz experiência enogastronômica. Aberto todos os dias, de 2ª a sáb., das 10h às 23h, e aos dom. e feriados, das 11h às 18h.

alização de eventos e reuniões privadas. Aos sábados, promove degustações livres, com vinhos de produtores de renome no mercado. A cada sábado uma surpresa diferente! Sempre a partir das 11h até as 19h.

Al. Tocantins, 75, loja 2, Alphaville. Tel.: (11) 4153-1473 www.villeduvin.com.br

Ville du Vin

103 103


104

Novembro | 2010


Novembro | 2010

105

Preรงos pesquisados em outubro de 2010


Texto: Haydée Maciel Fotos: Henrique Vilela e Divulgação

Apaixonado por cães

Há dez anos em Alphaville, Bruno Santana, da Dogsperto, adestra e resolve problemas de comportamento de cães. Desde sentar e dar a pata até ensinar o animal a entrar e a sair da piscina e deixar de pular nas pessoas, de roer móveis e de destruir jardins fazem parte do trabalho. Problemas como medo e agressividade também são tratados. “A participação do dono é fundamental”, destaca. Tel.: (11) 9697-3167/bruno@dogsperto.com

Exposição em Barueri A mostra A Casa Xinguana apresenta soluções arquitetônicas dos povos do Xingu. Com fotografias em preto e branco, do antropólogo e curador Milton Guran, e animação eletrônica e maquete com as etapas da construção da moradia indígena. Museu Municipal de Barueri: Av. Henrique Gonçalves Batista, 359, Jardim Belval. De terça a sexta, das 9h às 17h. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 16h. Grátis. Até dezembro.

Programe-se • HSBC Brasil - Yes (28/11) e Happy Rock Sunday 7 by Restart (5/12). Livaria Solis (Alpha Shopping) e Ingresso Rápido: (11) 4003-1212. • Citibank Hall - Arnaldo Antunes (21/11), Dingo Béus (27 e 28/11), Hori e Restart no Transamérica Pop Show (9/12), Vanessa da Mata (10 e 11/12) e Maria Rita (17 e 18/12). Tickets for Fun: (11) 4003-5588.

106

Novembro | 2010


Novidades na região • O Shopping Granja Vianna está previsto para ser inaugurado até o final de novembro. Etna, C&A, Centauro, PB Kids, Saraiva, Siberian, Ponto Frio, Fast Shop, Renner, Le Lis Blanc, AppleBees, Viena Express, Osaka, Amor aos Pedaços, Best Burger, Mr Kitsch, Valisere. Maria Filó, Nike, Vivara e Vecchio Officina são algumas das lojas. Rod. Raposo Tavares, km 23. • O Centro Comercial ganhou charmoso e descolado café, o Dolce Grano. Pça. das Magnólias, 42, lj. 3. Tel.: (11) 4191-0115.

Shopping Flamingo ganha loja de decoração

Preços pesquisados em outubro de 2010

A arquiteta Bete Zandavalli abriu a charmosa Adora Decora. Você encontra almofadas, vasos, castiçais, lanternas, quadros, porta-retratos, enfim, grande variedade de objetos para presentear ou decorar sua casa. Bete também faz móveis em madeira de demolição sob encomenda, além de projetos personalizados. A loja já está com artigos natalinos. Al. Araguaia, 762, lj. 34 S, Alphaville. Tel.: (11) 4195-1557.

• Tom Jazz - Luiza Possi (26 e 27/11). Tel.: (11) 3255-0084/3635. • CCBB - Noel Rosa, Um Novo Século (23/11 a 14/12), com Paulo Miklos, Marina de La Riva, Quinteto em Branco e Preto, Arto Lindsay e a banda Brasøv. Tel.: (11) 3113-3651/3652. • Via Funchal - Caetano Veloso e Maria Gadú (24/11). Tel.: (11) 3846-2300. • Bourbon Street - Preservation Hall Jazz Band (24/11) e Funk Como Le Gusta (25/11). Tel.: (11) 5095-6100.

Novembro | 2010

107


Gastronomia & Cia

Saladinhas no Deck Refeições leves e saudáveis são ideais no verão. O restaurante e bar de Alphaville traz no cardápio três deliciosas saladas. A de carpaccio (R$ 22,90) leva carne temperada, folhas de rúcula, molho mostarda e parmesão ralado. Alface americana, rúcula, agrião, azeitonas pretas e queijo branco são os ingredientes da italiana (R$20,50). Outra boa sugestão da casa é a apetitosa salada caprese, com folhas de rúcula, tomate, muçarela de búfala e o toque do manjericão. Todas são individuais. Al. Grajaú, 321. Tel.: (11) 4689-0522.

Pavê de nozes da Doce Mania Receita exclusiva da doceria, o pavê desmancha na boca e é saborosa pedida nas festas de final de ano. Um quilo serve de oito a dez pessoas. Outra opção à base de nozes é o Bolo Imperial, com marshmallow e cereja. A Doce Mania faz ainda o Cake Noel, pavê com essência de panetone e frutas cristalizadas. Entrega em Alphaville, Aldeia da Serra, Tamboré e Granja Viana. Shopping Tamboré: Av. Piracema, 669, Praça de Alimentação. Tel.: (11) 2166-9903.

108

Novembro | 2010


Vino & Sapore A aconchegante loja de vinhos, café e produtos gourmet vale a visita. Além da variedade da bebida, você encontra biscoitos da Família Krause, temperos Provence, cafés especiais, guloseimas inglesas, entre outros itens inusitados. “O objetivo, mais do que uma loja, é criar um ponto de encontro para amantes do vinho na Granja Viana e região”, diz João Filipe Clemente. Com degustações. R. José Felix de Oliveira, 866. Tel.: (11) 4612-6343.

Maresias na Soggiorno A nova pizza do cardápio de verão homenageia praias do litoral norte de São Paulo. Leva alface americana picada, ricota temperada, tomate picado, peito de peru, alcaparras e molho de azeite extra-virgem com alcaparras (R$ 53). As redondas Juquehy, Ilhabela e Cambury são outras novidades. Para acompanhar, sangria de vinho tinto. Av. Vênus, 92, Centro de Apoio 2, Alphaville. Tel.: (11) 4153-6453.

Preços pesquisados em outubro de 2010

Empório Eiffel Rita de Cássia Borges e Sérgio Pecoraro comandam a loja, antiga Casa do Bacalhau. O empório continua oferecendo o peixe, boa pedida para a ceia de final de ano. Destaque para as frutas desidratadas tailandesas, que mantêm o açúcar da própria fruta, a frutose. Provolone desidratado, chocolates artesanais, arroz enriquecido temperado, tiragostos, vinhos, azeites são outros produtos. Calç. das Violetas, 121, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4208-2571.

Novembro | 2010

109


Gastronomia & Cia

Ester Milone Scalabrin O delicioso Strudell de Bacalhau (R$ 120/unidade, serve bem dez pessoas) é uma das especialidades da banqueteira. Também nas versões tender e cogumelo. Para aqueles que não comem carne, Ester faz o Strudell Vegetariano, com proteína de soja recheado com gorgonzola ou brie enfeitado com tomate concasse (R$ 70). Com taxa de entrega. O prato pode ser montado no refratário do cliente ou em descartável. Pedidos até 19/12. Tel.: (11) 4153-7319/9226-8128.

Ci Prado A cakedesigner sugere o bolo decorado em pasta americana com caixa de presente em cima, toda feita com açúcar. Em três sabores: nozes, brigadeiro ou bem-casado. Serve 20 pessoas. Os pedidos devem ser feitos até 21/12. O brigadeiro banhado em chocolate com decoração dourada e forminha vermelha ou verde escura tem a cara do Natal (R$ 240 o cento). Ci Prado prepara também deliciosos cupcakes. Pedidos de docinhos e cupcakes devem ser feitos até o dia 23/12. Tel.: (11) 9972-6247 / www.ciprado.com.br.

110

Novembro | 2010


Gislaine Oliveira A chef sugere menu completo. De entrada, cuzcuz de peixe e camarão com palmito, ervilhas, azeitonas e molho de camarão (R$ 137,50/kg). O prato principal leva medalhão de mignon com crosta de champignon, parmesão e castanha do Pará com molho de erva doce (R$ 168/kg). Rende de oito a dez porções. Torta de Marzipan com Chocolate de sobremesa. Louça do cliente ou locação. Pedidos até 18/12. Tel.: (11) 9909-9912, com Elaine Beneduzi.

Flávia Greco O menu de Natal da chef de cozinha, formada em Firenze, inclui porções que servem de 12 a 15 pessoas. Uma das versões para o tradicional prato da ceia é o Peito de Peru ao Molho Agridoce de Laranja servido com carambola e cebolinha glaceada. Destaque para o terrine de camembert com coulis de frutas vermelhas e para a lentilha síria com pera cozida no balsâmico. Entregue em tapewear, com orientação de aquecimento e montagem. Pedidos até 18/12. Tel.: (11) 8979-3557.

Preços pesquisados em outubro de 2010

Cupcakes Mania As amigas Gisela K. Oliveira e Barbara Montenegro confeccionam os bolinhos artesanais. Para o Natal, vêm decorados com enfeites comestíveis, como guirlanda, boneco de neve, papai noel e árvore. Recheios de brigadeiro, limão siciliano, frutas vermelhas, doce de leite, Romeu e Julieta, entre outras delícias. Vêm com wrapper (roupinha) nas cores natalinas. A partir de R$ 4,50/un. Tel.: (11) 6532-9544 (Gisela)/ 8680-9999 (Barbara).

Novembro | 2010

111


Casa, Construção & Cia

Leve glamour para a ceia Nada como uma mesa bem posta para receber bem seus convidados. Na Di Sappo, você encontra tudo para montá-la com sofisticação. Na foto, aparelho de jantar (R$ 215), sousplat verde (R$ 16 cada), taças para água (vermelha, R$ 129, seis), champanhe (verde, R$ 110, seis) e vinho (R$ 59, cada), esta de cristal com titânio da alemã Schott Zwiesel, e cooler para champanhe (R$ 79). Alpha Shopping: Al. Rio Negro, 1.033, lj. 12/13. Tel.: (11) 4191-4314. Mais duas lojas: Alpha Shopping - (11) 4191-6897 e Shopping Flamingo - (11) 4191-6930. Alphaville.

Renove a casa para as festas Você encontra bem pertinho de Alphaville a Casa & Campo, loja especializada em móveis e artigos de decoração. Os móveis são produzidos em madeira nobre de demolição e de fino acabamento. E conte com as sugestões do decorador João Luiz Gimenes, que indicará as peças mais adequadas para incrementar seu espaço. A vista com desconto ou parcelado. A entrega é em 24 horas. Rod. Castello Branco, km 29,5 (Posto Graal). Tel.: (11) 4619-2794.

112

Novembro | 2010


Vasos e taças bico de jaca Nas cores verde, vermelho, entre outras, as taças da Jo Decor conferem glamour a qualquer mesa. E que tal receber com flores? A loja conta com vasos de vidro, trazidos do oriente, em variados formatos e tamanhos. Você pode usar também rolhas e folhagens secas. Peças de prata e porta-velas são outras sugestões para decorar no Natal. Al. Araguaia, 272, lj. 10, Alphaville. Tel.: (11) 4191-0846.

Ilumine seu Natal O Mercado de Móveis nure possui lanternas e painéis de parede que vão deixar suas festas de final de ano repleta de luzes. Os painéis são de ferro e iluminados com velas. O efeito fica lindo à noite. Copos com velas também são boa opção para receber seus convidados em alto estilo. Os objetos servem tanto para áreas internas como externas. Estr. Dr. Yojiro Takaoka, 2.985, Aldeia da Serra (em frente ao clube). Tel.: (11) 4161-2338.

Preços pesquisados em outubro de 2010

Bico de papagaio Além da poinsétia, conhecida como bico de papagaio e típica do Natal, a Jardim Garden conta com diversas outras opções de flores para decorar a residência nas ceias. A branquinha lágrima de Cristo, a orquídea folianópolis, a lírio da paz e a mussaendavermelha, em formato de estrela, são outras delicadas opções. O espaço tem também pinheiros. Estr. Fernando Nobre, 170, Rod. Raposo Tavares, km 28,5, Granja Viana. Tel.: (11) 4702-9662. Novembro | 2010

113


Bem-Estar

Pilates Corpo & Equilíbrio Devido ao grande sucesso da primeira unidade, localizada na Vila São Francisco, Butantã, desde 2008, as fisioterapeutas Dra. Andrea Gallo e Dra. Juliana Lanzillo inauguraram em Alphaville o segundo espaço. Com estúdio completo e equipado com aparelhos e acessórios para a prática do Pilates, conta com equipe de fisioterapeutas especializados, para proporcionar melhor atendimento personalizado. Faça uma aula experimental. Al. Amazonas, 938, lj. 5 (em frente ao Alphaville Tênis Clube). Tel.: (11) 4191-6036.

HERA em Alphaville A psicóloga M. Gabriela Prado, da HERA Desenvolvimento Organizacional e Pessoal, atende o público corporativo e o particular. Em recursos humanos, o objetivo é solucionar conflitos em escolas, empresas, hospitais, entre outras organizações. “Na área pessoal, o foco é detectar a fonte de conflitos do cliente e ajudá-lo nessa descoberta”, explica Gabriela, que usa massagem e dança no processo terapêutico. Calç. Flor de Lótus, 105, sl. 3, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 9218-7329.

114

Novembro | 2010


Florais na Herbes Naturelles A farmácia de manipulação conta com variedade de florais Joel Aleixo, voltados para diversas finalidades, como combater a ansiedade e a vontade de comer doce, além de purificação e controle de peso. Na loja, o cliente encontra ainda vários outros produtos, como o Banho Terapia, óleo emulsão pós-banho com ação relaxante. Calç. das Papoulas, 58, Centro Comercial, Alphaville. Tel.; (11) 4195-0061.

Body Redux na Corpo & Mente Prepare o corpo para o verão com esse tratamento, que reduz medidas. A combinação de massagem modeladora com um kit de cosméticos - creme de massagem, gel crioterápico, sistema firmante e creme termogênico - trata a celulite, a flacidez e a gordura localizada. São recomendadas dez sessões, duas vezes por semana, além do uso de produtos em casa. Pça. Orquídeas, 98, 1o andar, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4191-7001/4193-4404.

Preços pesquisados em outubro de 2010

Método DeRose Granja Viana O espaço, que completa um ano neste mês, propõe o life style coaching, treinamento que reúne técnicas biológicas, como reeducação respiratória, administração do estresse, técnicas corporais que melhoram o tônus muscular, aprimoramento da descontração e da concentração mental. Tudo para estimular a reeducação comportamental para uma vida mais descomplicada e feliz. Av. São Camilo, 1.473. Tel.: (11) 4169-7477. Novembro | 2010

Existem neste momento diversas possibilidades para o tratamento facial ou corporal, desde a cirurgia até os tratamentos que utilizam novos produtos para redefinir os contornos da face ou reposição de volume (muito conhecido hoje como o soft lift, técnica que trata tanto as rugas dinâmicas como estáticas, com preechimentos e toxina botulínica), a inovadora terapia com células tronco, que promoverá melhora na qualidade da pele, e a alta tecnologia com laser de última geração, que trata manchas e mais atualmente também consegue promover resultados eficazes na melhora da flacidez da pele, fazendo o que se chama de ‘skin tightening’. Estes tratamentos podem ser realizados no consultório médico, sem a necessidade de internação ou afastamento das atividades. São seguros e produzem resultados muito naturais. Outra novidade é o tratamento da celulite e flacidez com a combinação de novas tecnologias, muito buscado nesta época do ano, para tratamento principalmente de coxas e braços. A avaliação médica é importante para a definição de qual tratamento pode ser mais adequado.

115


Bem-Estar

Manuia Spa Drica Saad, consultora de spas, e Izabela Monteiro, do ramo de hotelaria, uniram-se para montar o espaço. A técnica ayurvédica Shirodhara, onde um óleo, relaxante, é derramado na testa, é um dos tratamentos. Com charmosa sala de espera, o spa tem Dia da Noiva, salão de beleza - poltrona com cromoterapia e purificador de água que tira alcalinidade -, Spa kids com ofurô, pilates, massagens, shiatsu, argila, acupuntura, auriculoterapia, entre outros serviços disponíveis nos mellhores spas do mundo. Av. Valville, 550-B, Espaço da Vila Alphaville. Tel.: (11) 4154-6693.

Laser de CO2 O IDTD - Instituto de Diagnóstico e Tratamento em Dermatologia realiza o Laser CO2 fracionado, para tratar rugas, flacidez, cicatriz de acne, estrias e rejuvenescimento. Diminui o tempo de cicatrização com rápida recuperação da pele, e estimula a produção de colágeno e reestrutura fibras elásticas, deixando a pele com aspecto jovem. Para qualquer idade, pele e estação do ano. De duas a seis sessões. Al. Rio Negro, 911, sl. 802, Alphaville. Tel.: (11) 3422-2277.

116

Novembro | 2010


Massagem aos domingos A kimie Massagem Terapêutica agora atende aos domingos, das 10h às 16h. Faça um spa day, de até três horas, que pode incluir massagem, ofurô, reflexologia, limpeza de pele, acupuntura, etc. Ou escolha apenas um deles. O espaço tem ainda estética facial, para mulheres e homens (inclui a barba). Calç. Aldebarã, 160, 1o andar, Centro de Apoio 2, Alphaville. Tel.: (11) 4153-7167.

Mais motivação Dificuldades cotidianas e altos níveis de estresse e competitividade levam a mente humana a perder o foco e a manifestar sintomas clínicos, como ansiedade, alterações do sono e distúrbios alimentares. “Há prejuízo na capacidade produtiva”, diz a psicoterapeuta Andréa Callonere, que trabalha para a promoção da saúde mental. O resultado do tratamento são pessoas mais satisfeitas e motivadas. Pça. Flor de Linho, 38, 1º andar, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 8228-1552.

Preços pesquisados em outubro de 2010

Novos produtos na Menfis Esportes Há 12 anos em Alphaville, a loja traz o suplemento alimentar Proto Whey, proteína 100% hidrolisada, para 30 refeições. Nos sabores café mocha, strawberry crème, vanilla crème e double chocolate. A Menfis tem também óleo de cartamo, para eliminar gordura. “Somos voltados à saúde”, diz Claudio Costa. Pça. das Orquídeas, 160, lj. 1, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4191-8947.

Novembro | 2010

117


Compras

Baby Chocolate no Tamboré No novo quiosque do shopping, você encontra bodies com frases criativas (R$ 39) dobrados nos divertidos formatos de rocambole, pirulito e brigadeiro. Esta é a primeira unidade da marca em São Paulo. Meias coloridas, sapatinhos (R$ 85, feminino, e R$ 95, masculino), fraldinhas, entre outros artigos para recém-nascidos, chás de bebê e crianças pequenas são alguns mimos encontrados na coleção da Baby Chocolate. Uma boa ideia para presentear. Av. Piracema, 669, próximo a Imaginarium. Tel.: (11) 4195-0098.

Oca Lila Na nova loja de Aldeia da Serra, você encontra sapatos, acessórios, moda feminina e decoração. Confira os calçados de couro da Delela e TMLS, além de modelos de marca própria. Bolsas Serpui Marie e Sarah Chofakian. Peças Maria Garcia, da Huis Clos, Tigresse e Santa de Roca, e de novos estilistas estão nas araras. Toda a semana chegam novidades. “Montei um espaço aconchegante, extensão de casa”, afirma Lilian Spavieri Benini, que atua há 15 anos no mercado de moda. Av. dos Pinheiros, 380. Tel.: (11) 4192-3962.

118

Novembro | 2010


Fundição Filomena A marca traz bijouterias personalizadas. São colares, brincos e anéis artesanais e casuais, com banho de prata. As clientes podem adicionar personagens, figuras e símbolos em seus acessórios, tornando as peças únicas. Os produtos são elaborados por um grupo de mulheres de comunidade carente do Rio de Janeiro. Shopping Tamboré: Av. Piracema, 669, quiosque próximo à loja Arestta. Tel.: (11) 2166-9966.

Duda Molinos na Abaeté A linha de cosméticos do famoso maquiador conta com 36 cores de sombras (R$ 29 cada), que vão do laranja, amarelo, azul, rosa e vermelho até tons neon e fluorescente, destaques do verão. O premiado batom, com abertura num clique, é encontrado em 22 cores. Confira ainda a gama de bases, oil free, com variadas cores para diferentes tonalidades de pele. Shopping Flamingo: Al. Araguaia, 762, lj. 15T. Tel.: (11) 4208-3312.

Preços pesquisados em outubro de 2010

Uma banda lá em casa Seu filho está pedindo um instrumento para tocar com os amigos na garagem e, quem sabe, se tornar um músico famoso? A MR Instrumentos Musicais comercializa baterias, guitarras, violões, teclados, entre outros, de grandes marcas, como Tagima, Yamaha, Epiphane, Shure, D’Addario e Fender. Em seis vezes sem juros em toda a linha de instrumentos. Calç. dos Jasmins, 12, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4191-8221. Novembro | 2010

119


Compras

Cofre descolado da Imaginarium Quem já não viu um desses escondido atrás dos quadros nas mansões dos filmes? O legítimo cofre (R$ 59,90) guarda suas economias em grande estilo. Encontrado nas cores cinza, vermelho ou amarelo. Escolha o que mais combina com a sua decoração do escritório ou do quarto. Outra novidade da loja é que a capa laptop offline ganhou versão com alça (R$ 119,90). Mais praticidade para levar o aparelho de lá pra cá. Para laptops de 15”. Shopping Tamboré: Av. Piracema, 669, lj. 134. Tel.: (11) 2166-9884.

O Segredo das Frutas Essa é a nova linha da Mahogany. Para todas as idades, esbanja frescor, fragrâncias e cores. Composta por Mango Drink, Amora Fashion, Pêra Essencial e Atração da Maçã. Para cada item estão disponíveis três produtos: banho perfumado, emulsão perfumada e sabonete líquido com refil de 800 ml. A emulsão Mango Drink é de fácil absorção e deixa aquele cheiro irresistível da fruta. Shopping Tamboré: Av. Piracema, 669, lj. 84. Tel: (11) 2166-9798.

120

Novembro | 2010


Camomilla Shoes A loja foi idealizada para mulheres que adoram sapatos, querem liberdade na hora da compra e não abrem mão do bom gosto. Você encontra calçados - separados por numeração -, bolsas e cintos em couro para atender todos os tipos de clientes e ocasiões. O espaço foi decorado para traduzir um closet. R. Santina da Costa, 326, Vila Campesina, Osasco (ao lado da TAM Express). Tel.: (11) 3683-4611.

Acessórios nas cores da estação O turquesa e o coral também invadiram os acessórios. Na loja Edyna Barchetta, você encontra colares, brincos e pulseiras nos tons do verão. As charmosas peças vêm com miçangas, strass e flores, que vão fazer diferença no seu look. Confira as tiaras, que continuam em alta. Óculos, bolsas, entre outros acessórios, são encontrados na loja. Calç. das Orquídeas, 260, Centro Comercial, Alphaville. Tel.: (11) 4193-5589.

Preços pesquisados em outubro de 2010

Colam com água As meninas vão adorar as bonecas Beados Mixi Chix, que permitem a mistura de peças entre si. Depois, é só espirrar água para juntar e dar banho de glitter. Vários modelos na Toys JP. Para os meninos, a pista de acrobacias do Matte (Cars), com rampas de salto, canhão e arco de fogo. Usando as chaves e apertando os botões os veículos disparam. Av. Yojiro Takaoka, 4.492, lj. 20, La Ville Mall (entrada pela padaria La Ville Elegance), Alphaville. Tel.: (11) 4153-0465. Novembro | 2010

121


Programe-se | Natal

Shopping Iguatemi A Estação de Natal volta à cena no mall na Faria Lima, em novo projeto. Crianças e adultos são transportados para uma estação de trem, reproduzindo a torre com relógio, as pessoas esperando o trem, as crianças e Papais e Mamães Noéis dançando e vendendo doces. No alto, o Papai Noel num trenó com renas. Nas rampas, tradicionais vilarejos europeus. Na entrada do shopping, Papai Noel de 5 m de altura, com banda de música de labradores. Pça. Central, Térreo. Tel.: (11) 3816-6116.

Shopping VillaLobos A decoração natalina do centro de compras localizado em Pinheiros, em São Paulo, é assinada por Cecilia Dale. O vinho é a inspiração para a cenografia, composta por uma vila europeia, que simboliza os prazeres da vida, como a união da família. Os clientes que somarem R$ 800 em compras concorrem a viagens para vinícolas na Itália, França e Chile. A ambientação fica até o dia 24/12. Tel.: (11) 3024-3738.

122

Novembro | 2010


Preços pesquisados em outubro de 2010

Vale a pena ver kitchens - a loja da Av. Brigadeiro Faria Lima traz animação de bonecos de neve, Papai Noel e gnomos em movimento, trinta pontos de luzes strobo (flashes em luz negra) e trilha sonora que envolve os passantes. Na Av. República do Líbano, o Papai Noel animatrônico com oito metros de altura e muita iluminação encantam crianças e adultos. Parque do Ibirapuera - você e sua família não podem deixar de apreciar a gigante e iluminada Árvore de Natal, símbolo de final de ano da capital paulista. Ela já começou a ser montada e esse ano terá 68 m de altura. Ecologicamente correta, será toda de materiais recicláveis. A iniciativa é do Santander e da Prefeitura de São Paulo. Bradesco - na Av. Paulista, as quatro janelas térreas da fachada do prédio estão decoradas com histórias de Natal. Numa delas, o Papai Noel aparece no telhado jogando presentes pela chaminé com os gnomos. Na Av. Brigadeiro Faria Lima, a escultura em movimento na fachada foi envolvida em uma caixa de presente transparente. Shopping Cidade Jardim - o cenário foi invadido por orquídeas. O Papai Noel senta em uma poltrona rodeada por mais de mil flores em meio à decoração, enquanto as crianças fazem oficina de jardinagem. Crefisa - o estábulo, o chiqueiro, o cercado, os cavalos e a vaquinha com seu bezerrinho caracterizam a Fazenda, tema do Natal na Av. Paulista. O encantamento está na plantação de árvores de Natal em que o Papai Noel e cães animatrônicos tomam conta de tudo.

Novembro | 2010

123


Programe-se | Natal

O Quebra Nozes

Foto: Heloísa Bortz

O balé natalino é apresentado pela companhia Cisne Negro Cia. de Dança, com música de Tchaikovsky e bailarinos do American Ballet Theatre e Russian State Ballet. Os brasileiros Marcelo Gomes e Denise Siqueira, e os russos Anna Scherbakova e Dmitry Kotermin, são os bailarinos convidados. Teatro Alfa. De 10 a 19/12. Segunda a quinta, 21h. Sexta, 21h30. Sáb., 17h e 21h. Dom., 16h e 19h. Ingressos: R$ 60 e R$ 90. Tel.: (11) 5693-4000.

Natal Luz de Gramado A cidade gaúcha é boa opção para quem quer curtir um Natal pra lá de diferente esse ano. Programe suas férias e assista ao tradicional Natal Luz, com várias atrações, cheio de luzes e encanto. Desfile de Natal, o musical Fantástica Fábrica de Natal, Árvore Cantante, Concertos de Natal, Show de Acendimento de Luzes, Vila de Natal, Teatro de Marionetes e Exposição de Renas são algumas atrações. Até 16/01/2011. www.natalluzdegramado. com.br. Tel.: (54) 3286-6795.

124

Novembro | 2010


Shopping Tamboré O destaque fica por conta do Túnel de Natal, trajeto que traça a história dos brinquedos, começando pelas clássicas bonecas de madeira e carros de lata, chegando nos videogames de última geração. O caminho leva, no final, ao encontro do tão esperado Papai Noel e de suas noeletes, preparados para receber a criançada e seus pedidos. A atração tem início no dia 16/11 e vai até o dia 24/12. Tel.: (11) 2166-9700.

Shopping Granja Vianna O tema do novo centro de compras é Casa do Papai Noel. Em uma casinha aconchegante está o bom velhinho sentado em uma poltrona, enquanto a Mamãe Noel prepara a ceia. No telhado, gnomos fazem travessuras. Ao redor, bichos animatrônicos dão vida ao cenário, que conta com trenó para os pequenos tirarem fotos. O clima natalino, projeto de Cecilia Dale, vai de 24/11 a 25/12. www. shoppingranjavianna.com

Preços pesquisados em outubro de 2010

Alpha Shopping O bom velhinho recebe a criançada até o dia 24/12, sempre a partir das 13h. Leve os pequeninos para bater um papo com o Papai Noel e ganhar um pirulito. A fachada também já está com a tradicional decoração natalina, com enorme Papai Noel e sino. A partir do dia 6/12, o shopping fica aberto até as 22h. E nos três domingos de dezembro que antecedem o Natal (dias 5, 12 e 19/12), as lojas estarão abertas até as 20h. Tel.: (11) 4191-1190. Novembro | 2010

125


Serviços

Ho ho ho! na sua casa A Papai Noel e Cia leva o bom velhinho até a sua casa para animar a família e convidados no Natal. Contação de histórias, entrega de presentes, conversa para saber se a criançada se comportou durante o ano, música lírica, brincadeira surpresa, teatro de fantoches, entre outras atrações. Dependendo da interação escolhida, o Papai Noel vai acompanhado de seus fiéis duendes e da simpática Mamãe Noel. Tel.: (11) 3337-4535/9273-9444. www.papainoelecia.com.br

Locação de árvores decoradas Beth Torresi é especialista em árvores de Natal, com um portfólio de mais de 30 modelos - até 3 m de altura - para escolher. A árvore pode enfeitar a residência apenas no dia da festa ou até 6 de janeiro. Há 15 anos trabalhando com Natal, a profissional também realiza somente o serviço de montagem, utilizando o material do próprio cliente. Tel.: (11) 3064-8364. Veja as opções no site: www.bethtorresi.com.br

126

Novembro | 2010


Advocacia Especializada

Redução da Tributação: Monte a festa com a Bixo da Kara Preta Você vai receber a família e convidados no Natal e não sabe por onde começar? A empresa ajuda a resolver tudo: loca mesas, talheres, toalhas (inclusive na cor dourada), taças, pratos, copos, três tipos de cadeiras (até 90, 110 e 150 kg), entre outros utensílios. Tudo vai higienizado e lacrado um a um para a casa do cliente. A Bixo da Kara Preta também conta com serviços de copeiro, garçom, faxineiro, além de bufê. Tel.: (11) 4145-1279/1896 e www.bkpeventos.com.br

Preços pesquisados em outubro de 2010

Copeiras para servir bem A profissional nina e sua equipe arrumam a mesa, servem os convidados, fazem canapés, entre outros serviços nas ceias de Natal e de Ano Novo, tanto nas viradas como no almoço dos dias 25 e 1o janeiro. Custa a partir de R$ 550 e dura em média oito horas. As copeiras vão devidamente uniformizadas e chegam em torno de duas horas antes para saber tudo o que o cliente deseja. Agendar o mais breve possível. Tel.: (11) 5976-4542.

Novembro | 2010

uma questão de planejamento - 2

Numa transação imobiliária uma das principais questões que deve ser apreciada é a tributação, ou seja, quais impostos devem ser pagos e quais as eventuais isenções. A Receita Federal está sempre atenta e preparada para fiscalizar e arrecadar o que for devido aos cofres públicos. Devido ao aperfeiçoamento do processo de fiscalização, com o melhor controle das informações sobre os contribuintes, esse órgão tornouse muito eficaz no procedimento de tributação. Desse modo, podemos afirmar que é prudente, e até necessário, que se faça um planejamento tributário antes de qualquer negociação, a fim de se evitar diversas surpresas que têm ocorrido ultimamente. Nesse sentido, temos observado que diversos vendedores de bens imóveis estão tendo dificuldades com a tributação sobre o ganho de capital - imposto de renda incidente sobre a pessoa física que tem lucro imobiliário. Isso significa que há dificuldades quanto ao valor da tributação, sua natureza (tributação exclusiva) e hipóteses de isenção. Assim, esclarece a advogada Maria do Rosário Esteves, sócia do escritório MAIA E ESTEVES ADVOGADOS:

“Há várias hipóteses de isenção que devem ser consideradas no planejamento tributário. De outro modo, as negociações podem acarretar um pagamento de 15% sobre o valor obtido como ganho de capital, não obstante os vários fatores de redução que também devem ser aplicados”. A Advogada observa, ainda, que existem diversas situações muito interessantes aos contribuintes em face do IRPF que geram isenções ainda desconhecidas por muitos dos contribuintes. “Existem também doenças consideradas graves ou gravíssimas, previstas na legislação, que isentam o contribuinte do pagamento do imposto de renda pessoa física”, explica Maria do Rosário, que também é professora de Direito Tributário. Entretanto, nem sempre o direito à isenção é reconhecido administrativamente pela Receita Federal. Isso pode gerar a necessidade de proteção jurídico-processual nas esferas administrativa e judicial. Portanto, é importante sempre analisar o negócio a ser realizado e suas especificidades, de acordo com a legislação tributária.

Maria do Rosário Esteves é advogada, doutora e mestre em direito tributário pela PUC/SP, professora de direito da UNIFIEO e FAZESP. É Juíza do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo e atua há mais de 20 anos na advocacia empresarial, realizando cursos voltados às necessidades das empresas. Sócia do escritório MAIA E ESTEVES ADVOGADOS. Al. Araguaia, 2044, cj. 605, torre 2, Alphaville. Tel.: (11) 4082-2393 rosario.esteves@maiaesteves.com.br | www.maiaesteves.com.br

127


Provado Aprovado

&

Bufê completíssimo no Maria João

Maria João Restaurante e Pizzaria Av. Copacabana, 148, 18 do Forte Empresarial, Alphaville. Tel.: (11) 4688-1950. Al. Rio negro, 161, Ed. West Point, Alphaville. Tel.: (11) 4191-0575. www.restaurantemariajoao.com.br

128

Preços pesquisados em outubro de 2010

Sirva-se à vontade no almoço aos domingos no 18 do Forte. O restaurante serve bufê ((R$ 43,90 por pessoa) pra lá de variado, que inclui saladas especiais, pratos quentes, calzones, tapiocas preparadas na hora, massa de pizza, várias carnes e pescados, como filé mignon e salmão, além de pratos especiais - camarão na moranga, rabada com polenta, etc. “nesse dia, as crianças ganham atenção especial, com cardápio infantil e atividades com monitor”, diz Deise Ferrão (de branco), na foto com a sócia Carla khabbaz. Aos sábados, o bufê (R$ 37,90) inclui feijoada. O Maria João tem nova unidade, na Al. Rio negro, com pratos executivos de segunda a sexta.

Novembro | 2010


Novembro | 2010

129

Preรงos pesquisados em outubro de 2010


130

Novembro | 2010


Novembro | 2010

131

Preรงos pesquisados em outubro de 2010


114 | Revista Viva S/A | Novembro 2010  

114 | Revista Viva S/A | Novembro 2010

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you