Educaçao, artes, esportes

Page 1

Programa Educaçao, Artes e Esportes O programa de Educação, Artes e Esportes tem como objetivo trazer paz e desenvolvimento sustentável, apoio educacional e psico-social, para jovens de Bel Air, cujas vidas, e futuro tem sido perturbados por conflitos violentos e desastres naturais. A criatividade é um instrumento interessante para alcançar um ativismo eficaz e consciência social, bem como para trazer a cura e paz às comunidades e indivíduos afetados por trauma e conflito. Através desta filosofia, temos testemunhado o poder que a música e as artes têm em transformar vidas. O centro comunitário Kay Nou serve crianças e jovens proporcionando um espaço onde estas se sentem seguras e investindo tanto no sucesso pessoal como comunitário. Seja na capoeira, na arte, ou na dança, todas as atividades em Kay Nou esperam transmitir, acima de tudo, lições de disciplina e responsabilidade, além de resgatar a auto-estima dos jovens haitianos.

Educação A educação tornou-se uma questão de urgência. Com uma história de trabalho psicossocial com jovens em Bel Air, principalmente através das artes e esportes, Viva Rio acrescenta uma dimensão educativa ao seu portfólio. Através de uma variedade de meios, o processo educacional é reforçado, nas escolas, em Kay Nou, na Academia de Futebol Pérolas Negras em Bon Repos e em Arcahaye com o treinamento em hotelaria.

A escola OAS/VIVA RIO para treinamento em Construçao Civil, Hotelaria e Meio Ambiente será inaugurada em outubro de 2011


Artes - Depòte A arte proporciona às vítimas da violência a chance de expressarem seus sentimentos e de redescobrirem a auto-estima. Pensando assim, em 2008 o Viva Rio estabeleceu o projeto Depòte, que em créole significa “deportado”. Mais de 200 crianças já passaram pelo programa, que atua nas mais diferentes frentes artísticas, como desenho, pintura, moda, drama, música etc. Não se trata apenas de ensinar o básico, mas também de valorizar os artistas mais talentosos. Hoje, 23 deles recebem ajudam de custo para se dedicarem ao seu talento, enquanto bandas musicais recebem apoio para divulgarem seu trabalho.

Música

Desfile de Moda Depòte

Artistas de Bel Air expoes seus trabalhos em Kay Nou


Dança – Aochan Creole Poucas semanas após o terremoto que devastou o Haiti em janeiro de 2010, um pequeno grupo de crianças, parte das 400 famílias que se alojaram em Kay Nou, começou a dançar para esquecer a tragédia. Assim nasceu o projeto ”Aocham Creole”. “Aocham é uma expressão que significa „dá licença para passar com força, com energia‟. É esse mesmo o nosso objetivo aqui: chegar com força resgatando a cultura haitiana e a auto-estima dessa garotada”, explica a bailarina Aíla Machado, responsável pelo projeto. Hoje o programa realiza três trabalhos distintos: aulas de dança típica haitiana com 220 alunos de 3 a 24 anos, curso de dança latina para adultos, e a companhia de dança, em que 32 alunos recebem formação profissional e se apresentam no Haiti e no exterior.

Apresentações em escolas e em eventos nacionais e internacionais

Aulas de dança para jovens e crianças em Kay Nou

Capoeira – Gingando pela Paz O gingado da capoeira já ajudou jovens vítimas da violência a redescobrir valores como respeito, responsabilidade e disciplina em lugares como o Rio de Janeiro e o Timor Leste. Para o Haiti, o Viva Rio


trouxe do Rio em dezembro de 2008 o projeto “Gingando Pela Paz”, que conta hoje com quase 500 crianças e adolescentes.

Marcha pela paz no Champs de Mars em 2009

Mais de 500 crianças praticam a capoeira em Kay Nou

March


Academia de Futebol Perles Noires Uma das grandes afinidades entre brasileiros e haitianos é sem dúvida a paixão pelo futebol. Com base nisso, o Viva Rio estabeleceu o projeto Academia das Pérolas Negras, visando promover integração social e cidadania através da modalidade. Uma comissão técnica brasileira está selecionando 80 talentos de 12 a 17 anos, 60 meninos e 20 meninas, que nos próximos meses passarão a morar e a treinar na Academia, uma estrutura de 50.000 m2 equipada com quatro campos de futebol, uma piscina e atendimentos nutricional, médico, fisioterápico e psicológico. O projeto também vem trabalhando com as seleções nacionais haitianas, que em 2010 passaram uma temporada de aperfeiçoamento no Brasil.

Perles Noires antes

Perles Noires hoje

Cantina “Dwa Timoun” (Direitos das Crianças) A cantina financiada pelo governo brasileiro começou a funcionar no dia 3 de novembro de 2010 quando foram distribuidos sanduíches e leite para 180 crianças alunas da capoeira, programa de reabilitação e dança. As crianças ficaram contentes e diziam: “Viva Rio deve continuar a dar de comer, principalmente arroz com feijão e carne”. As cozinheiras receberam treinamento sobre como preparar a comida com cuidados higienicos para evitar a transmissão do Cólera.


Cantina em Kay Nou

Treinamento das cozinheiras


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.