1 minute read

SÉRIE INTERNACIONAL gravada em Gondomar

Elementos dos Moinhos de Jancido, acompanhados de outros voluntários

A reflorestação de cerca de dez hectares da área ardida na zona dos Moinhos de Jancido começou 16 de Fevereiro, em Foz do Sousa, em Gondomar. O objetivo é a plantação de cinco mil árvores e arbustos típicos da área florestal até março.

Advertisement

A iniciativa junta a Câmara Municipal de Gondomar, agrupamentos de escolas, grupos empresariais e comunidades locais, que serão organizados em grupos de voluntários, de forma a contribuírem para a reconversão florestal de uma área que foi devastada por um incêndio nos últimos dias de agosto de 2022. No total, foram atingidos 60 hectares. Estas ações decorrem no âmbito do projeto “Futuro - 100.000 árvores” da Área Metropolitana do Porto, que pretende “a criação de um bosque de floresta nativa em áreas ardidas, com a plantação de espécies menos suscetíveis ao fogo e promotoras de biodiversidade. As espécies que serão plantadas são as Bétulas, aceres, lódãos, castanheiro, medronheiro, azevinho e jasmineiro do monte.■

Gondomar foi um dos cenários escolhidos para a gravação da segunda temporada da série internacional “Operação Maré Negra”. A produção, exibida na RTP e na plataforma de streaming Amazon Prime Video, estreou no passado dia 10 de fevereiro.

A Vereadora do Turismo, do Município de Gondomar, Sandra Almeida, marcou presença em representação do Município na antestreia do primeiro episódio da nova temporada, que decorreu no cineteatro do Capitólio, em Lisboa.

As filmagens decorreram em locais emble- máticos do concelho. A centenária Companhia Industrial de Fundição, uma referência na produção de ferro fundido, e a Boca do Lobo, empresa conhecida pela cedência de mobiliário para o filme “50 Sombras de Grey”, foram algumas das visitas da equipa de produção.

A filigrana de Gondomar volta a ganhar destaque no mundo audiovisual. Nesta série é possível ver as personagens Gemma (interpretada por Nerea Barros) e juíza Andrade (interpretada por Patricia Vico) exibirem peças certificadas. ■