Page 1

Atos 3, 13-15.17-19 . Salmo 4 . 1João 2, 1-5a . Lucas 24, 35-48 . ANO B . PÁSCOA . TERCEIRO DOMINGO

LUCAS 24, 36

Jesus apresentou-Se no meio deles” ESCUTAR, DISCERNIR, VIVER A CHAMADA DO SENHOR

EFFATHA

www.diocese-braga.pt/stoadriaovnf | comunidadestoadriao@arquidiocese-braga.pt www.diocese-braga.pt/smbrufe | saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

BOLETIM INTERPAROQUIAL . 80 BRUFE E SANTO ADRIÃO

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO | 1 [...] Deus não cessa jamais de vir ao nosso encontro: é Deus connosco, acompanha-nos ao longo das estradas por vezes poeirentas da nossa vida e, sabendo da nossa pungente nostalgia de amor e felicidade, chama-nos à alegria. Na diversidade e especificidade de cada vocação, pessoal e eclesial, trata-se de escutar, discernir e viver esta Palavra que nos chama e, ao mesmo tempo que nos permite pôr a render os nossos talentos, faz de nós também instrumentos de salvação no mundo e orienta-nos para a plenitude da felicidade. [...] Escutar. A chamada do Senhor – fique claro desde já – não possui a evidência própria de uma das muitas coisas que podemos ouvir, ver ou tocar na nossa experiência diária. Deus vem de forma silenciosa e discreta, sem Se impor à nossa liberdade. Assim pode acontecer que a sua voz fique sufocada pelas muitas inquietações e solicitações que ocupam a nossa mente e o nosso coração. Por isso, é preciso preparar-se para uma escuta profunda da sua Palavra e da vida, prestar atenção aos próprios detalhes do nosso dia-a-dia, aprender a ler os acontecimentos com os olhos da fé e manter-se aberto às surpresas do Espírito. [...] Deus vem sem fazer rumor, e só é possível individuar os seus germes quando sabemos, como o profeta Elias, entrar nas profundezas do nosso espírito, deixando que este se abra ao sopro impercetível da brisa divina.

15

É preciso preparar-se para uma escuta profunda da Palavra e da vida, ler os acontecimentos com os olhos da fé, aberto às surpresas do Espírito.

‘CHINELOS DE QUARTO’

O Terceiro Domingo de Páscoa reflete a experiência do Ressuscitado numa comunidade mais ampla, na qual estão presentes os apóstolos e outros discípulos, tornando possível a superação do desencanto causado pelas falsas expectativas. É o próprio Ressuscitado que, com a sua presença, desvanece o desalento e faz recuperar a esperança: «Jesus apresentou-Se no meio deles». Aceitar a companhia do Ressuscitado transforma o coração e o entendimento, torna-nos disponíveis para despertar esperança em nós e nos outros. Hoje, a sua presença realiza-se na escuta da Escritura, na oração pessoal e comunitária, nos encontros de formação, na celebração dos sacramentos, na relação com os irmãos. Neste domingo, ‘calçar’ os ‘chinelos de quarto’ permite tomar consciência de que o Ressuscitado não se torna presente através de fenómenos extraordinários, mas no mais simples do nosso quotidiano, na intimidade, nos gestos mais comuns, nos pequenos pormenores.

ABRIL 2018

VIVER

EM COMUNIDADE «Não estamos submersos no acaso, nem à mercê duma série de eventos caóticos; pelo contrário, a nossa vida e a nossa presença no mundo são fruto duma vocação divina».

PERGUNTA

DA SEMANA

Acredito que Jesus Cristo se torna presente na minha vida?

REZAR

EM FAMÍLIA Senhor Jesus Cristo ressuscitado, ajuda-nos a recordar sempre que és nosso verdadeiro amigo.


BRUFE 17 — TERÇA, 19H15 — EUCARISTIA

Carlos Ribeiro Pereira, mc. esposa e filhos Ana Cristina Barbosa da Silva, madrinha e avós, mc. mãe Francisco Rocha da Silva, mc. esposa

18 — TERÇA, 21H15 — CONFERÊNCIA

CUIDAR DA CASA COMUM – PARA UMA ECOLOGIA INTEGRAL No Salão Nobre da Universidade Lusíada. “O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem Se arrepende de nos ter criado. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na nossa casa comum.” Carta Encíclica Laudato Si’, 13.

19 — QUINTA, 21H30 — PAIS DO 3O ANO CATEQUESE

Encontro de fromação sobre o Sacramento da Reconciliação. Importante momento de preparação para o Sacramento da Eucaristia. Na cripta da Igreja paroquial.

20 — SEXTA, 19H15 — EUCARISTIA

16 A 22 DE ABRIL

DESTAQUE DINÂMICA PASCAL PASSOS DE ESPERANÇA Conscientes de tudo o que nos impedia de caminhar, quisemo-nos libertando durante toda a quaresma. Agora, na Páscoa, livres de tudo o que era peso (pecado), começamos a dar passos de Esperança. Diz-nos um teólogo que muito do que define a nossa identidade está também naquilo que calçamos, pois cada calçado indica o tipo de caminho a ser percorrido. É a partir desta imagem simbólica que, ao longo do Tempo Pascal, colocaremos diante do altar os sapatos que Deus nos desafia a calçar semanalmente. Sapatos que nos permitirão caminhar na verdadeira liberdade para a qual Cristo nos libertou plenamente. Via-Lucis: dia 27, sexta, às 21h30.

21 — SÁBADO, 15H FESTA DO PERDÃO

SEMANA DAS VOCAÇÕES: de 17 a 22 de abril, sob o tema: “da escuta à vivência, o discernimento como uma maratona e não como um sprint”. Rezemos pelas vocações, para que o Senhor da Messe suscite no coração dos adolescentes e jovens uma resposta generosa ao seu chamamento. Rezemos sobretudo pelos da nossa paróquia.

19H15 — EUCARISTIA

BÊNÇÃO DE CASAS NOVAS: durante o tempo pascal, as famílias interessadas, procurem no atendimento marcar um horário para procedermos à bênção das suas casas novas.

Alcides Sá Pereira e esposa, mc. filhos Acção de graças a Santo Expedito, mc. Arminda Sousa Para todas a crianças e pais das crianças do terceiro ano de catequese na Igreja Felisberto Moreira Maia, mc. família Artur Sérgio Campos Freitas, mc. pais Maria Adelaide Silva Claro, mc. marido e filhos Maria Leonor Pereira Costa e marido, mc. família Maria Marques Nogueira e Augusto da Silva M., mc. José M. Nogueira José Maria Lopes Silva e esposa, mc. filhas Padrinhos e sogro de Maria da Conceição Olinda Rosa Pereira Costa, irmãs e sobrinhos, mc. filhos Maria Adelaide Carreira de Sá Maria Conceição Alves Loureiro, mc. Maria Glória Cardoso António Ortiga e filho, mc. Maria Ortiga Maria Conceição Oliveira Rocha, mc. filhos Maria Alice Sousa Lopes e marido, mc. Afilhada Joaquim Ferreira Barbosa, mc. família Francisco Rocha da Silva e familiares falecidos, mc. família

21H - ENCONTRO ARCIPRESTAL MOVIMENTOS JUVENIS

No Centro Pastoral de Famalicão, com a visualiazão de um conhecido filme. O tema do encontro, detinado a Jovens é: #somostodosheróis. Vem conhecer novos heróis.

22 — DOMINGO, 9H — EUCARISTIA

Pais, sogros, irmãos, cunhado e sobrinho de João Oliveira Pais e irmãos de Maria da Conceição da C. Ribeiro Pais, irmã e familiares de Rosa da Costa Fernandes Maria das Dores Lopes Rodrigues, mc. marido Pais, irmã e familiares de Rosa da Costa Fernandes Manuel da Costa Mesquita, mc. esposa e filha Intenções de Armando Magalhães

FORMAÇÃO PARA LEITORES: de 25 a 27 de Abril o Arciprestado leva a efeito uma fromação para leitores, no centro pastoral de Santo Adrião. Pedimos a atenção de todos aqueles que exercem este ministério na nossa comunidade. PREPARAÇÃO PARA BATISMOS: dia 27 de Abril, às 21h30, no centro pastoral de Santo Adrião, para todos os pais e padrinhos que vão batizar os seus filhos ou afilhados no mês de Outubro. OFERTA PAROQUIAL - OBRIGADO: a todos quantos assumiram a sua responsabilidade, colaboração e participação com a sua oferta para a sustentabilidade da comunidade, o Conselho Economico, manifesta solicitude e gratidão. Se porventura ainda não pode fazer a sua oferta, poderá fazê-lo ainda nos moldes habituais: no cartório paroquial ou colocando o envelope no cesto do ofertório das Missas. Gratos pela corresponsabilidade e generosidade de todos. CONSIGNAÇÃO 0,5‰ DO IRS - CENTRO SOCIAL DE BRUFE: para ajudar o Centro Social sem nada perder e sem nada gastar, basta preencher, no modelo 3 da sua declaração de IRS, no quadro 11 do anexo H, o número de identificação fiscal 504 989 553. Passe a palavra e divulgue esta forma de colaboração.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO: será, dia 20 de Abril, das 17h às 19h.

— PLANO PASTORAL 2017>2020 — SEMENTES DE ESPERANÇA — 2017+18 — DESPERTAR ESPERANÇA —

Effathá#80 Brufe  

Boletim Paroquial 16 a 22 de Abril 2018

Effathá#80 Brufe  

Boletim Paroquial 16 a 22 de Abril 2018

Advertisement