“A obra de arte pode ter um efeito moral, mas exigir uma finalidade moral do artista é fazê-lo arruinar a sua obra.”
DO CONTRA
Goethe, filósofo alemão
texto e foto NADJA BIUM Rafael Bierrenbach Takano, 19 anos, é estudante do 2o ano de Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Ele diz porque não come nada de origem animal.
Por que essa opção? – Porque é preciso viver sem explorar de nenhuma maneira os animais; seja comendo sua carne, leite, ovos ou mel; vestindo couro, lã, seda; ou consumindo produtos que tenham sido testados em animais. É lutar para que toda a sociedade se conscientize. Devemos optar por uma alimentação mais saudável e menos cruel. O mesmo para roupas e calçados, já que dá para usar algodão e materiais sintéticos para não dependermos da morte de um ser que sente dor e sofre como nós. Como as pessoas encaram essa escolha? – Não tenho problemas com os amigos, mas eles gostam de provocar. Sempre me convidam para ir a churrascos. Para mim não tem problema, sempre dá pra comer pão com vinagrete! Com meus argumentos já converti muitos amigos em vegetarianos! Como é ser “do contra”? – Significa que a grande maioria ainda está distante de ter consciência suficiente para se tornar vegetariana ou vegan (não come nada de origem animal ou que tenha alguma relação), pois a cultura e o lobby da indústria da carne são muito fortes ainda. Mas isso não vai me impedir de continuar lutando por um mundo mais justo para seres humanos e animais.
Drogas na escola
A primeira vez a gente nunca esquece
Alunos alcoolizados nas salas de aula A primeira relação sexual acontece cada vez mais cedo, parece uma realidade cada vez mais fremas há diferenças na iniciação sexual dos jovens. Isso é o qüente nas escolas do País. Conforme pesque mostra um estudo realizado com adolescentes de 15 a quisa do Sistema Nacional de Avaliação 19 anos, inscritos em uma unidade básica de saúde da famída Educação Básica (Saeb), do Minislia do município de São Paulo. tério da Educação (MEC), 15,4% dos No que diz respeito ao tipo de relacionamento que apreprofessores de Língua Portuguesa desentavam quando iniciaram sua vida sexual, houve diferenclararam já ter presenciado alunos ças: as mulheres relataram ter iniciado sua vida sexual com sob efeito de álcool em sala de aula. pessoas com quem já tinham um relacionamento afetivoNa mesma amostra, 13,3% disseram amoroso estável, como em um namoro ou noivado, enquanto já ter flagrado alunos sob efeito de os homens iniciaram, em sua maioria, sua vida sexual em drogas ilícitas em classe. relações de amizade ou com pessoas recém-conhecidas. Há, também, registro de porte de armas em sala de aula. Dos professores da 3a série do Ensino Médio, cujas turmas participaram do exame, em 2003, 4,2% declararam “O que é verdadeiramente imoral ter presenciado alunos portando armas brancas (facas, caniveé ter desistido de si mesmo.” te etc.); e 3% armas de fogo. A pesquisa, realizada em 2003 e Clarice Lispector, divulgada em agosto, também entrevistou 10 mil pais. Cerescritora brasileira ca de 30% deles disseram que, nas instituições onde seus filhos estudam, ocorriam roubos e furtos con“As grandes obras de arte somente são tra a comunidade e equipamentos escolares. Esgrandes por serem acessíveis ses e outros tipos de violência, na percepe compreendidas por todos.” ção de cerca de 28% desses pais, atraTolstoi, pensador russo palham o funcionamento da escola. nº 20 · Ano 3 · Revista ViRAÇÃO
Edição nº20 final.P65
9
31/08/05, 13:37
9