Harvard Graduate Center

"Uma composição de pátios, variando em tamanho e delimitados por edifícios individualmente diferentes, oferece uma sequência de surpresas cativantes no espaço. " - Walter Gropius, Scope of Total Architecture
Construído entre 1948-1950 pelos membros do grupo TAC, composto por sete estudantes graduados de Harvard e liderado por Walter Gropius, renomado arquiteto e fundador da Bauhaus, foi concebido como um conjunto de edifícios residenciais e um centro comunitário adjacente de dois andares, para acomodar cerca de 600 estudantes no campus da Universidade Harvard. O projeto incorporou elementos arquitetônicos inovadores, como um sistema de rampas que conecta os andares do edifício central, onde estão localizadas as áreas comuns e o refeitório. Além disso, seguindo a visão de Gropius, obras de arte, incluindo murais de Josef Albers e Herbert Bayer, ex-alunos da Bauhaus, foram integradas à arquitetura, proporcionando uma experiência estética enriquecedora.
"Gropius foi capaz de aplicar diferentes aspectos estilosos no design do Graduate Center para criar uma estrutura leve e fluida que possui amplas janelas para produzir uma ilusão de corredores espaçosos que se estendem por todo o bloco.
Além disso, Gropius equilibrou habilmente os aspectos tridimensionais e bidimensionais para criar a sensação de valor estético no design do Complexo" - IvyPanda.
Todos os prédios são construídos em concreto armado, porém as fachadas dos edifícios são de tijolos amarelos com faixas de tijolos vermelhos variados e são definidas por grandes janelas em fita de vidro antílope.
"O design do Graduate Center enfatiza a simplicidade, funcionalidade e economia de meios.o" - Architecture
Enthusiast no Youtube
O complexo inclui apartamentos, instalações de refeições, um lounge, uma biblioteca, uma sala de música e outras comodidades destinadas a promover um senso de comunidade entre os residentes. Foi originalmente concebido para abrigar o Departamento de Arquitetura da Universidade Harvard, mas atualmente é utilizado para uma variedade de fins acadêmicos e administrativos: dormitórios estudantis da Escola de Direito.
Como Gropius acreditava que a forma deveria refletir a função do edifício de forma clara e honesta trazendo uma forma arquitetônica pura, simples e racional, refletindo a essência e o propósito do edifício, o "Gropius Complex" apresenta formas quadradas/retangulares, caracterizando um hexaedro cúbico.
"Para fazer uso de peças padronizadas repetitivas, mas ao mesmo tempo organizar essas peças em grupos que variam em aparência. No Graduate Center, buscamos quebrar a monotonia que poderia resultar da repetição das aberturas, alterando a direção dos blocos dos dormitórios, bem como o design de suas extremidades e conexões. Isso resultou em uma variedade de vistas diferentes para o observador." - Walter
Total Architecture
Gropius, Scope ofDormitório tipo A Dormitório tipo B
Gropius, sendo um de seus nomes mais famosos, tem uma relação muita íntima ao Estilo Internacional e trabalha a ideia do funcionalismo ao longo de toda a sua obra. Incorporando aspectos funcionais às novas tecnologias da época, o trabalho feito para Harvard no Centro de Graduação, apelidado de 'Complexo Gropius', explicita suas raízes e ideias que vem desde a Fábrica Fagus (1911-1913) e encontram lugar mesmo após 40 anos. Sua abordagem na criação do Complexo remete à antiga Bauhaus de Dessau, encontrando verossimilhanças entre ambas construções. Juntamente a novas abordagens e influências ao longo de sua vida, o Harvard Graduate Centre é um exemplo da continuidade das ideias do Estilo Internacional e do Modernismo, resultando em uma expressão pouco individual e muito característica.
Por mais que sua influência seja duradoura na arquitetura moderna e na forma como os arquitetos abordam o projeto e a estética dos edifícios., sua visão pouco se altera ao longo de seus projetos, deixando a desejar versatilidade de sua obra que, no fim, se questiona se é uma reciclagem criativa da própria arquitetura.
— Vinícius Nascimento, 2023