
2 minute read
Introdução
DIAGRAMA 1: Composição do assunto de projeto.
Fonte: Elaborado pelo autor.
Advertisement
Introdução
Construção da ideia
O presente trabalho busca constituir as bases para o desenvolvimento de um equipamento de lazer voltado para a prática do futebol no bairro Navegantes, localizado na periferia da cidade de Pelotas. A articulação da temática parte de três temas definidores; futebol, arquitetura e direito à cidade. A partir disso, busca-se compreendê-los através das relações de três grandes eixos: sociedade, cidade e cultura.
No eixo Sociedade a proposta pretende questionar nossa forma de vida baseada no mundo do trabalho e como os dias são moldados a partir disso, desde os tempos, deslocamentos e relacionamentos. Busca-se problematizar a consolidação da vida em rotina e o sufocamento que ela gera em atividades que, à primeira vista, não são produtivas, ou pelo menos estão de alguma forma deslocadas da lógica da produção - ou seja, fora da rotina. Aqui busca-se refletir principal-
mente sobre o lazer, e a necessidade de compreendê-lo como algo mais importante que somente uma atividade residual.
No eixo cultura é onde pretende-se abordar o futebol como fenômeno social, explorando suas potencialidades e suas contradições, com a perspectiva de que, no fim, o futebol é uma expressão da nossa cultura, das mais populares.
Por último, no eixo Cidade pretende-se abordar a relação entre centro e periferia, localizando esses termos no contexto de Pelotas e identificando as particularidades da nossa cidade nesses quesitos, para que se estimule a importância do trabalho ser localizado num bairro periférico da cidade. Esse também vai ser o eixo responsável pela análise do contexto urbano do trabalho em pelo menos três escalas: macro (o bairro Navegantes x cidade de Pelotas); média (a região da balsa e os seus conflitos); e micro (o terreno do projeto x o bairro).
A temática é desenvolvida pela articulação direta das categorias apresentadas. De Sociedade x Cultura surgem questões da mercantilização e da espetacularização das nossas formas de expressão; de Sociedade x Cidade os temas de desigualdades urbanas como acesso à infraestrutura, ao transporte, e etc.; e entre Cidade x Cultura especificamente onde estão localizados esses equipamentos de lazer, e como o investimento em cultura chega nas periferias.
Estrutura do trabalho
O caderno da proposta foi elaborado a partir de seções. A primeira seção trata das definições do tema; a segunda seção estuda, a partir de uma transição de escalas, o lugar do projeto; a terceira seção apresenta os lançamentos iniciais do projeto, divididos nas partes do projeto de programa, estudo da forma, implantação, estrutura, estudo das rampas, paisagismo e arquibancada; por fim são apresentados os projetos de referência utilizados na concepção geral da proposta, as referências pontuais estão no corpo do texto, conectadas ao que contribuíram.
La pelota no se mancha. Diego Armando Maradona