Issuu on Google+

1

MIV ESCALA

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL


A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. Alan Kay Cientista de Computação


Índice 1. Apresentação___________________________________03 2. Definições Técnicas______________________________04 3. Conceituação___________________________________05 4. Resumo do Sistema de Identidade Visual_________07 5. Escala – Assinatura Visual – versão preferencial_____08 6. Cor padrão______________________________________09 7. Versões cromáticas da Assinatura Visual___________10 7.1 Tons de preto___________________________________10 7.2 Positivo e negativo______________________________11 7.3 Fundos em cores_______________________________12 7.4 Fundos em outras cores_________________________13 7.5 Fundos em tons de preto_______________________14 8. Tipografia institucional___________________________15 9. Margens mínimas________________________________16 10. Reduções máximas_____________________________17 11. Formas incorretas de uso________________________18 12. Sistema de aplicações___________________________19 12.1 Cartão de visitas_________________________________19 12.2 Jogo americano_______________________________20 12.3 Canecas_______________________________________21 12.4 Copos de papel_______________________________22 12.5 Crachá________________________________________23 12.6 Camisetas _____________________________________24 12.7 Sacola_________________________________________25 12.8 Fachada_______________________________________26 12.9 Toten_________________________________________27 12.10 Puff__________________________________________28 12.11 Papel de parede______________________________29 13. Ficha técnica____________________________________30


1- Apresentação

MIV ESCALA

O uso das regras aqui determinadas colabora diretamente para o fortalecimento da comunicação visual da marca Escala, estabelecendo um nível eficaz de entendimento por parte do público específico e leigo à empresa. Quaisquer dúvidas na utilização deste material, entrar em contato com o Designer responsável Vinícius Marques, através do telefone: (51) 3201 4044 ou pelo e-mail vini@agenciaescala.com.br ou o departamento de desenvolvimento da agência.

Priorize por aplicações da ID Visual Escala em plataformas virtuais e também em materiais que tenham ciclo de vida em anél fechado, fontes de matéria renovavél, contribuindo com a economia de energia.

7

Este manual visa normatizar o uso da Assinatura Visual da Agência Escala em todas as suas manifestações visuais.


8

MIV ESCALA

2- Definições Técnicas A Identidade Visual Corporativa é o conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade visual de um nome, idéia, produto ou serviço. Estes elementos devem informar, substancialmente, à primeira vista, estabelecendo com quem os vê, um nível ideal de comunicação. São quatro os elementos que compõem uma identidade visual. Os principais são: logotipo e o símbolo. E os secundários: cor (ou cores) e alfabeto padrão. São chamados de institucionais e seu emprego deve seguir um conjunto de normas e especificações.

Logotipo é a particularização da escrita de um nome, idéia, produto ou serviço. Sempre que um nome é representado por um mesmo tipo de letra, especialmente desenhado ou não, isso é um logotipo. Um logotipo sempre tem letras.

Símbolo é um sinal gráfico que, com o uso, passa a identificar um serviço. Nem todas as marcas tem símbolos. Um desenho passa a ser um símbolo quando, para um grupo de pessoas ele representar alguma coisa além dele mesmo.

Cor (cores) padrão representa uma ou mais cores, que, sempre nos mesmos tons, passam a identificar uma Identidade Visual. Na maioria das vezes passam, com o uso, a ter mais reconhecimento do que o logotipo e o símbolo.

Assinatura Visual é a combinação do logotipo com o símbolo. Pode ser usada de uma única forma ou ter várias possibilidades de combinação, ora privilegiando o logotipo, ora o símbolo. Estipula como os elementos serão usados quando os espaços disponíveis são quadrados, horizontais ou verticais.

Alfabeto padrão é aquele empregado para escrever todas as informações complementares numa Identidade Visual. Utilizado para escrever textos de impressos administrativos, folhetos, catálogos, etc. A escolha de uma família de letras para alfabeto padrão de uma identidade é importante pois a complementa e lhe confere consistência.


3- Conceituação Objetivo: Criar um símbolo para a Escala que passe o sentimento de INQUIETUDE em tudo o que fazemos. Legitimando o nosso propósito de desafiar a inércia. O que é INQUIETUDE para a Escala? - Uma inquietação com senioridade: é mais inquieta no conteúdo, do que na forma.

- Uma agência que tem no seu DNA a abertura e a vontade para mudanças, que não tem medo do novo, que é fresh. - Uma agência que a cada passo que dá, faz o mundo mudar. É referência na área e na vida de cada um que trabalha nela e com ela.

- Uma agência que sempre está buscando, indo atrás de novos mercados e apostando em novas ferramentas para o seu negócio.

9

MIV ESCALA

- Uma agência que faz o que for preciso para a marca de seus clientes. Não pára no ponto, nem pára no tempo.


3-Conceituação O símbolo adotado para remeter o sentimento de INQUIETUTE foi as asas. Um individo com asas não para num só lugar, está sempre desafiando a inércia. Para que o símbolo ganhe força rapidamente foi desenhado sub-simbolos para cada área/departamento da agência.

Símbolo malha A construida em módulos de 5x5mm

10

MIV ESCALA

malha A

A forma do logotipo permanece a mesma, havendo mudança somenteeixo X no padrão cromático, devemos sempre respeitar o logotipo na sua aplicação módulo B preferencial que veremos à seguir, ele nunca deve incorporar o símbolo, ou seja, cada um dos elementos devem coexistir de maneira independente, sem que um interfira no outro.

Sub-símbolo

A malha A é construida por módulos de 5x5mm, deve-se respeitar a largura de 5cm e a largura deve ser proporcional, o módulo B que é gerado pela altura e largura da figura entre as asas, deve ser centralizada ao eixo X que é o centro do malha A. A sombra projetada deve respeitar a largura do módulo B.

Logotipo


4- Resumo do sistema de Identidade Visual

Símbolo

da em módulos de 5x5mm

Tipografia institucional DIN Schrift abcdefghijklmnopqrstuvwxz 1234567890!@#$%^&*()_+-=<>?/”’{}[]|\ ABCDEFGHIJKLMNOPQRS TUVWXZ DIN Schrift abcdefghijklmnopqrstuvwxz 1234567890!@#$%^&*()_+-=<>?/”’{}[]|\ ABCDEFGHIJKLMNOPQRS TUVWXZ

Logotipo

Padrão cromático CMYK

Pantone

C=0 M=30 Y=66 K=98

412 C

C=95 M=0 Y=25 K=0

7467 C

C=0 M=0 Y=0 K=0

WHITE

MIV ESCALA

nstruida por módulos de respeitar a largura de 5cm ser proporcional, o módulo pela altura e largura da sas, deve ser centralizada o centro do malha A. A a deve respeitar a largura

11

Sub-símbolo


5-Assinaturas Visuais malha A construida em módulos de 5x5mm

12

MIV ESCALA

As versões ao lado devem ser sempre utilizadas nestas proporções. Tanto o logotipo quanto o símbolo não devem ser redesenhados, (utilize para reprodução os arquivos eletrônicos fornecidos no CD anexo ao Manual) caso isto não seja possível, deve-se utilizar o diagrama de reprodução ao lado. Estas versões devem ser utilizadas, preferêncialmente, na criação de materiais diversos da Agência Escala. Os materiais devem sempre ter um selo de controle de remanejo florestas(FSC), priorisamos o uso de papel Kraft nos materiais institucionais. Para isso procure uma gráfica certificada no FSC. Todo material deve ser aprovado pelo IMAFLORA antes de ser impresso. Esta aprovação é feita através da gráfica que vai imprimir os materiais.

malha A eixo X módulo B

A malha A é construida por módulos de 5x5mm, deve-se respeitar a largura de 5cm e a largura deve ser proporcional, o módulo B que é gerado pela altura e largura da figura entre as asas, deve ser centralizada ao eixo X que é o centro do malha A. A sombra projetada deve respeitar a largura do módulo B.


6- Padrão cromático A utilização correta das cores padrão garante a visualização correta da Identidade Visual. Para impressão em duas cores, em serigrafia ou off-set usar as referências para qualquer tipo de aplicação, real ou virtual. Não recomendamos aplicações que simule brilho, preferencialmente a ID deve ser aplicada sempre fosca em aplicações materiais.

CMYK*

Pantone**

RGB***

C=0 M=30 Y=66 K=98

412 C

R=22 G=17 B=0

C=95 M=0 Y=25 K=0

7467 C

R=0 G=147 B=180

C=0 M=0 Y=0 K=0

WHITE

R=255 G=255 B=255

Para papel jornal

Para impressão em lona

Para papel off-Set

Para vinil adesivo

Azul - 80C + 30Y Marrom - 40C + 50M + 50 Y + 60K

Azul - 90C + 30Y Marrom - 90C + 100M + 100Y

Azul - 82C + 35Y Marrom - 85C + 70M + 80Y + 70K

Azul - Oracal 066 - Turquoise blue Marrom - Oracal 080 - Brown

* CMYK PARA IMPRESSÕES GRÁFICAS/ POLICROMIA ** ESCALA PANTONE PARA IMPRESSÕES GRÁFICA *** RGB PARA TV/ VIDEOS/ MULTIMÍDIA

13

Azul - 85C + 35Y Marrom - 95C + 95M + 100Y + 15K

MIV ESCALA

Papel couchê


7-Versão cromática da Assinatura Visual 7.1 Tons de preto Quando não for possível reproduzir a Assinatura Visual em cores padrão, deve-se aplicá-las com a seguinte porcentagem de preto.

Símbolos

PRETO 70% - PARA AS ASAS PRETO 100% - PARA A FIGURA CENTRAL

- preto 100% na figura central - preto 70% nas asas

Logotipo

14

MIV ESCALA

- preto 100% no lettering

PRETO 100% - PARA O LOGOTIPO


7-Versรฃo cromรกtica da Assinatura Visual

15

MIV ESCALA

7.2 Positivo e Negativo


7-Versão cromática da Assinatura Visual 7.3 fundo em cores Em tons claros e sem grande contraste, utilizar as versões da Assinatura Visual na sua configuração positiva (preta). É muito importante o bom senso na criação das peças gráficas para a manutenção da Identidade Visual da Escala também para a melhor visualização.

16

MIV ESCALA

Quando houver a necessidade de aplicação sobre cores escuras e contrastantes, utiliza-se a Assinatura Visual na sua configuração negativa (branco). Obs: Utilizar este recurso somente quando não existir a possibilidade de aplica a assinatura em sua versão preferencial indicada na pagina(?).


DIN Schrift 30640 Neuzeit Grotesk Bold Cond

DIN Schrift 1451 Engschrift Alternate

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTU abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890~!@#$%^&*()_+=?

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTU abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890~!@#$%^&*()_+=?

DIN Schrift 30640 Neuzeit Grotesk Light

DIN Schrift 1451 Mittelschrift

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTU abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890~!@#$%^&*()_+=?

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTU abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890~!@#$%^&*()_+=?

DIN Schrift 1451 Engschrift

DIN Schrift 1451 Mittelschrift Alternate

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTU abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890~!@#$%^&*()_+=?

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTU abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890~!@#$%^&*()_+=?

17

A tipografia institucional visa normatizar o uso de uma fonte específica para os materiais de comunicação da empresa. Para a Escala foi definido a família tipográfica DIN Schrift, tanto para fins de comunicação visual interna e externa (materiais virtuais, correspondência, comunicados, etc.), como para ser utilizada em materiais promocionais, institucionais, que divulguem a empresa para a sociedade.

MIV ESCALA

8-Tipografia institucional


9- Margens mínimas As margens mínimas visam estabelecer uma proteção e resistência visual à Assinatura. Nenhum elemento pode invadir a área protegida, preservando a leitura e a harmonia do conjunto.

X X

X

X

18

MIV ESCALA

Seu módulo corresponde a um “X”, que é determinado por uma das hastes do “E” do logotipo, os símbolos devem usar o mesmo módulo “X” retirado do logotipo para determinar a margem de segurança.

X

X

Margens mínimas dos Símbolos X X X

X

X X

Margens mínimas do Logotipo

X


10- Redução mínima Redução mínima dos símbolos

25mm

30mm

40mm

Para impressão off-set

Para impressão serigrafica

Para bordado em tecido

20mm Para impressão off-set

25mm

40mm

Para impressão serigrafica

Para bordado em tecido

MIV ESCALA

Redução mínima do logotipo

19

Alguns processos de impressão exigem que o limite de redução da Assinatura Visual seja limitado, pois pode comprometer sua legibilidade, principalmente em processos serigráficos. Observe os limites máximos recomendados, principalmente na dimensão do símbolo, quando for impresso em serigrafia.


11- Assinaturas 11.1 com Url e Sedes sem símbolo Utilizar estas versões preferencialmente em materiais comerciais ou propaganda são permitidas as duas opções: Logos+ sedes + URL OU Logo + sedes. Em materiais internos: não é obrigatório usar URL+sedes na assinatura. ficando livre, de acordo com a situação.

w w w. a g e n c i a e s c a l a . c o m . b r

w w w. a g e n c i a e s c a l a . c o m . b r

Porto Alegre • São Paulo • Recife

Porto Alegre • São Paulo • Recife

malha de de 9Mx22M M=módulo quadrado

w w w. a g e n c i a e s c a l a . c o m . b r malha de de 8Mx22M M=módulo quadrado

Porto Alegre • São Paulo • Recife

MIV ESCALA

malha de de 8Mx22M M=módulo quadrado

20

w w w. a g e n c i a e s c a l a . c o m . b r

Porto Alegre • São Paulo • Recife


11- Assinaturas

OBS: A mesma diagramação pode ser aplicada com outros símbolos, conforme exemplo abaixo.

malha de de 9Mx31M M=módulo quadrado

w w w. a g e n c i a e s c a l a . c o m . b r malha de de 8Mx30M M=módulo quadrado

Porto Alegre • São Paulo • Recife malha de de 8Mx30M M=módulo quadrado

w w w. a g e n c i a e s c a l a . c o m . b r Porto Alegre • São Paulo • Recife

ww w. agenciaescala.com.br Porto Aleg re • São P aulo • Recife malha de de 9Mx31M M=módulo quadrado

w w w. a g e n c i a e s c a l a . c o m . b r

Porto Alegre • São Paulo • Recife

MIV ESCALA

Em materiais internos: não é obrigatório usar URL+sedes na assinatura. ficando livre, de acordo com a situação.

w w w. a g e n c i a e s c a l a . c o m . b r Porto Alegre • São Paulo • Recife

21

11.1 com Url e Sedes com símbolo Utilizar estas versões preferencialmente em materiais comerciais ou propaganda são permitidas as duas opções: Logos + sedes + URL OU Logo + sedes.


12- Formas incorretas

22

MIV ESCALA

Não é permitida a utilização de qualquer Assinatura Visual que não as previstas neste manual.

enclinado

desproporcional

fora do padrão cromâtico

out-line

em cima do logotipo centralizado

textura ou foto inscrita

enclinado

desproporcional

fora do padrão cromâtico

out-line

destorcido

textura ou foto inscrita

logotipo entre o símbolo

condensado

fora do padrão cromâtico


23

MIV ESCALA

13- Sistema de Aplicações


25mm

13- Sistema de aplicações 13.1 Cartão de visita Formato: 9 x 5cm Cores: 2 x 2(pantones) Material: papel kraft klaliner 300g(com selo FSC)

25mm

5mm

DANIELA ORTÁCIO desenvolvimento dani-ortacio@agenciaescala.com.br cel +55 51 8407.2472

FRENTE

5mm

obs: todos os cartões devem seguir as orientações de projeto à seguir. REINALDO LOPES diretor reinaldo@agenciaescala.com.br cel +55 51 8407.2472

PORTO ALEGRE

carlos gomes, 300 - 2º andar auxiliadora - cep 90480.000 fone +55 51 3201.4044

SÃO PAULO

álvaro anes, 56 - 3º andar pinheiros - cep 05421.010 fone +55 11 3037.8878

RECIFE

antônio lumack do monte, 128/1201 boa viagem - cep 51020.350 fone +55 81 3465.0909

www.agenciaescala.com.br

Este cartão foi impresso em papel certificado FSC.

FRENTE

PORTO ALEGRE

carlos gomes, 300 - 2º andar auxiliadora - cep 90480.000 fone +55 51 3201.4044

SÃO PAULO

álvaro anes, 56 - 3º andar pinheiros - cep 05421.010 fone +55 11 3037.8878

RECIFE

antônio lumack do monte, 128/1201 boa viagem - cep 51020.350 fone +55 81 3465.0909

24

www.agenciaescala.com.br

VERSO

Este cartão foi impresso em papel certificado FSC.

MIV ESCALA

VERSO


450mm

13- Sistema de aplicações

315mm

PORTO ALEGRE

40mm

SÃO PAULO

RECIFE

carlos gomes, 300 - 2º andar auxiliadora - cep 90480.000 fone +55 51 3201.4044 henrique monteiro, 90 - 3º andar pinheiros - cep 05423.020 fone +55 11 3032.6666 antonio lumack do monte, 128/1201 boa viagem - cep 51020.350 fone +55 81 3465.0909

www.agenciaescala.com.br

55mm

15mm

Esta pasta foi impressa em papel certificado FSC.

VERSO

FRENTE

RECIFE

carlos gomes, 300 - 2º andar auxiliadora - cep 90480.000 fone +55 51 3201.4044 henrique monteiro, 90 - 3º andar pinheiros - cep 05423.020 fone +55 11 3032.6666 antonio lumack do monte, 128/1201 boa viagem - cep 51020.350 fone +55 81 3465.0909

www.agenciaescala.com.br

MIV ESCALA

SÃO PAULO

Esta pasta foi impressa em papel certificado FSC.

25

PORTO ALEGRE

BOLSO INTERNO

obs: a pasta deve seguir as orientações de projeto à seguir.

50mm

13.2 Pasta administrativa Formato aberto: 45 x 35,5cm Formato fechado: 22,5 x 31cm Cores: 2 x 0(pantones) Material: papel kraft klaliner 300g(com selo FSC) Acabamento: ponto de cola, 03 dobras + bolso no formato fechado de 21 x 15cm+faca especial.


13- Sistema de aplicações

obs: a capa deve seguir as orientações de projeto à seguir.

260mm

47mm

PORTO ALEGRE

135mm

13.3 Capa p/ CD Formato aberto: 26,1 x 13,1cm Formato fechado: 12,5 x 12,5cm Cores: 2 x 0(pantones) Material: papel kraft klaliner 300g(com selo FSC) Acabamento: dobras, faca, estampa e colagem

carlos gomes, 300 - 2º andar auxiliadora - cep 90480.000 fone +55 51 3201.4044

SÃO PAULO

álvaro anes, 56 - 3º andar pinheiros - cep 05421.010 fone +55 11 3037.8878

RECIFE

antônio lumack do monte, 128/1201 boa viagem - cep 51020.350 fone +55 81 3465.0909

www.agenciaescala.com.br

Esta capa foi impressa em papel certificado FSC.

FRENTE VERSO

PORTO ALEGRE

carlos gomes, 300 - 2º andar auxiliadora - cep 90480.000 fone +55 51 3201.4044

SÃO PAULO

álvaro anes, 56 - 3º andar pinheiros - cep 05421.010 fone +55 11 3037.8878

RECIFE

antônio lumack do monte, 128/1201 boa viagem - cep 51020.350 fone +55 81 3465.0909

www.agenciaescala.com.br

Esta capa foi impressa em papel certificado FSC.

FRENTE

26

MIV ESCALA

VERSO


655mm

13.4 Envelope A3 Formato aberto: 65,5 x 53cm Formato fechado: 32 x 44cm Cores: 2 x 0(pantones) Material: papel kraft klaliner 135g(com selo FSC) Acabamento: faca, estampa e colagem

530mm

13- Sistema de aplicações

PORTO ALEGRE

carlos gomes, 300 - 2º andar auxiliadora - cep 90480.000 fone +55 51 3201.4044

www.agenciaescala.com.br SÃO PAULO

obs: o envelope deve seguir as orientações de projeto à seguir.

RECIFE

VERSO

carlos gomes, 300 - 2º andar auxiliadora - cep 90480.000 fone +55 51 3201.4044

SÃO PAULO

RECIFE

VERSO

FRENTE

27

PORTO ALEGRE

MIV ESCALA

FRENTE


13.5 Envelope A4 Formato aberto: 51,5 x 42,5cm Formato fechado: 25 x 35cm Cores: 2 x 0(pantones) Material: papel kraft klaliner 135g(com selo FSC) Acabamento: faca, estampa e colagem

399mm

13- Sistema de aplicações

PORTO ALEGRE

carlos gomes, 300 - 2º andar auxiliadora - cep 90480.000 fone +55 51 3201.4044

www.agenciaescala.com.br SÃO PAULO

RECIFE

obs: o envelope deve seguir as orientações de projeto à seguir.

DIAGRAMA VERSO

FRENTE

MIV ESCALA

487mm

PORTO ALEGRE

carlos gomes, 300 - 2º andar auxiliadora - cep 90480.000 fone +55 51 3201.4044

www.agenciaescala.com.br SÃO PAULO

RECIFE

LAYOUT

VERSO

28

FRENTE


carlos gomes, 300 - 2º andar auxiliadora - cep 90480.000 fone +55 51 3201.4044

www.agenciaescala.com.br SÃO PAULO

RECIFE

DIAGRAMA VERSO

FRENTE 487mm

PORTO ALEGRE

MIV ESCALA

obs: o envelope deve seguir as orientações de projeto à seguir.

PORTO ALEGRE

carlos gomes, 300 - 2º andar auxiliadora - cep 90480.000 fone +55 51 3201.4044

www.agenciaescala.com.br SÃO PAULO

RECIFE

LAYOUT

VERSO

FRENTE

29

13.6 Envelope A5 Formato aberto: 38,5 x 31cm Formato fechado: 18,5 x 24,7cm Cores: 2 x 0(pantones) Material: papel kraft klaliner 135g(com selo FSC) Acabamento: faca, estampa e colagem

399mm

13- Sistema de aplicações


MIV ESCALA

carlos gomes, 300 - 2º andar auxiliadora - cep 90480.000 fone +55 51 3201.4044

www.agenciaescala.com.br SÃO PAULO

RECIFE

30

PORTO ALEGRE

VERSO FRENTE VERSO PORTO ALEGRE

carlos gomes, 300 - 2º andar auxiliadora - cep 90480.000 fone +55 51 3201.4044

www.agenciaescala.com.br SÃO PAULO

obs: o timbrado deve seguir as orientações de projeto à seguir.

RECIFE 287mm

13.7 Envelope ofício Formato: A4 Cores: 2 x 0(pantones) Material: papel 90g(com selo FSC) Acabamento:

ETIQUETA DE SEDEX FRENTE

ESPAÇO P/ SELOS

13- Sistema de aplicações 245mm


alça transada na cor pantone 412c

13- Sistema de aplicações

450mm

13.8 Sacola + Aba Formato fechado: 45 x 32 X 13cm Cores: 2 x 0(pantones) Material da sacola: papel kraft klaliner 186g(com selo FSC) Material da aba: papel kraft klaliner 300g(com selo FSC) Acabamento: faca, estampa e colagem. PERSPECTIVA

LATERAL

FRENTE

obs: a sacola e aba devem seguir as orientações de projeto à seguir.

130mm

320mm

LATERAL

31

200mm

FRENTE

MIV ESCALA

ABA PLANIFICADA

w w w.agenc iaes cala.com.br

320mm


13- Sistema de aplicações 55mm

13.9 Timbrado ofício Formato: A4 Cores: 2 x 0(pantones) Material: papel 90g(com selo FSC) Acabamento:

área da mancha gráfica 155mm x200mm

obs: o timbrado deve seguir as orientações de projeto à seguir.

37mm

PORTO ALEGRE

carlos gomes, 300 - 2º andar auxiliadora - cep 90480.000 fone +55 51 3201.4044

www.agenciaescala.com.br

Esta folha timbrada foi impressa em papel certificado FSC.

DIAGRAMA

26mm

MIV ESCALA

26mm

32

PORTO ALEGRE Esta folha timbrada foi impressa em papel certificado FSC.

LAYOUT

carlos gomes, 300 - 2º andar auxiliadora - cep 90480.000 fone +55 51 3201.4044

www.agenciaescala.com.br


13- Sistema de aplicações 13.10 Bloco de notas Formato folhas: 15 x 15cm Cores: 2 x 0(pantones) Material: papel off-set 90g (com selo FSC) Acabamento: blocos colados de 30 folhas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

150mm

0

obs: O bloco de notas deve seguir as orientações de projeto à seguir. w w w. a g e n c i a e s c a l a . c o m . b r Este bloco foi impresso em papel certificado FSC.

Porto Alegre • São Paulo • Recife

DIAGRAMA 150mm

1

2

3

4

Este bloco foi impresso em papel certificado FSC.

5

6

7

8

9

10

11

12

13

w w w. a g e n c i a e s c a l a . c o m . b r Porto Alegre • São Paulo • Recife

14

MIV ESCALA

0

33

LAYOUT


nciaescala.co w.age m.b

adesivo aproveitamento

ww

115mm

13.11 Adesivo de CD Formato: 11,5cm de diâmetro Cores: 2 x 0(pantones) Acabamento: faca e estampa Material: papel adesivo branco (com selo FSC)

r

13- Sistema de aplicações

obs: o adesivo deve seguir as orientações de projeto à seguir.

34

MIV ESCALA

ww

nciaescala.co w.age m.b

r

DIAGRAMA

LAYOUT

adesivo aproveitamento


13- Sistema de aplicações

185mm

13.12 Capa de DVD Formato aberto: 27,3 x 18,5cm Cores: 2 x 0(pantones) Acabamento: 02 vincos Material: papel kraft klaliner 135g(com selo FSC) PORTO ALEGRE

obs: a capa deve seguir as orientações de projeto à seguir.

carlos gomes, 300 - 2º andar auxiliadora - cep 90480.000 fone +55 51 3201.4044

SÃO PAULO

álvaro anes, 56 - 3º andar pinheiros - cep 05421.010 fone +55 11 3037.8878

RECIFE

antônio lumack do monte, 128/1201 boa viagem - cep 51020.350 fone +55 81 3465.0909

www.agenciaescala.com.br

Esta capa foi impressa em papel certificado FSC.

DIAGRAMA

273mm

SÃO PAULO

álvaro anes, 56 - 3º andar pinheiros - cep 05421.010 fone +55 11 3037.8878

RECIFE

antônio lumack do monte, 128/1201 boa viagem - cep 51020.350 fone +55 81 3465.0909

www.agenciaescala.com.br

Esta capa foi impressa em papel certificado FSC.

LAYOUT

MIV ESCALA

carlos gomes, 300 - 2º andar auxiliadora - cep 90480.000 fone +55 51 3201.4044

35

PORTO ALEGRE


13- Sistema de aplicações

260mm

13.13 Caderno Formato capa: 18,5 x 26cm Cores: 2 x 2(pantones) Material capa: papel kraft klaliner 135g(com selo FSC), acoplado em papelão Material miolo: papel reciclato 90g Acabamento: wire-o

PORTO ALEGRE

SÃO PAULO

RECIFE

carlos gomes, 300 - 2º andar auxiliadora - cep 90480.000 fone +55 51 3201.4044 álvaro anes, 56 - 3º andar pinheiros - cep 05421.010 fone +55 11 3037.8878 antônio lumack do monte, 128/1201 boa viagem - cep 51020.350 fone +55 81 3465.0909

www.agenciaescala.com.br

obs: o adesivo deve seguir as orientações de projeto à seguir. Este caderno foi impresso em papel certificado FSC.

DIAGRAMA verso

frente

260mm

185mm

PORTO ALEGRE

SÃO PAULO

RECIFE

carlos gomes, 300 - 2º andar auxiliadora - cep 90480.000 fone +55 51 3201.4044 álvaro anes, 56 - 3º andar pinheiros - cep 05421.010 fone +55 11 3037.8878 antônio lumack do monte, 128/1201 boa viagem - cep 51020.350 fone +55 81 3465.0909

www.agenciaescala.com.br

Este caderno foi impresso em papel certificado FSC.

LAYOUT verso

frente 185mm


13- Sistema de aplicações

13.14 Slides de apresentação

contra capa

slide fundo textura papel reciclado

slide fundo transparente

37

MIV ESCALA

capa


13- Sistema de aplicações

13.15 Slide de apresentação

contra capa

slide fundo textura papel reciclado

slide fundo transparente

38

MIV ESCALA

capa


13- Sistema de aplicações 13.16 Wallpaper

w w w. a g e n c i a e s c a l a . c o m . b r

w w w. a g e n c i a e s c a l a . c o m . b r

Porto Alegre • São Paulo • Recife

Porto Alegre • São Paulo • Recife

w w w. a g e n c i a e s c a l a . c o m . b r Porto Alegre • São Paulo • Recife

layout

w w w. a g e n c i a e s c a l a . c o m . b r Porto Alegre • São Paulo • Recife

layout

MIV ESCALA

diagrama

wallpaper 2

wallpaper 1

diagrama

39


41

MIV ESCALA

14- Sistema de SĂ­mbolos


14- Sistema de Símbolos

14.1 Homem e Mulher malha A construida em módulos de 5x5mm

malha A eixo X 2,5cm

módulo B

42

MIV ESCALA

A malha A é construida por módulos de 5x5mm, deve-se respeitar a largura de 5cm e a largura deve ser proporcional, o módulo B que é gerado pela altura e largura da figura entre as asas, deve ser centralizada ao eixo X que é o centro do malha A. A sombra projetada deve respeitar a largura do módulo B.

2,5cm


14- Sistema de Símbolos 14.2 Produção e Desenvolvimento

2,5cm

MIV ESCALA

2,5cm

43


14- Sistema de Símbolos

14.3 Estúdio e Web

44

MIV ESCALA

2,5cm

2,5cm


14- Sistema de Símbolos 14.4 Conexões e Criação

2,5cm

MIV ESCALA

2,5cm

45


13- Sistema de Símbolos

13.5 Operações e Atendimento

46

MIV ESCALA

2,5cm

2,5cm


14- Sistema de SĂ­mbolos

MIV ESCALA

14.6 Planejamento e Administrativo

47


14- Sistema de SĂ­mbolos

48

MIV ESCALA

14.7 Jornalismo e TI


14- Sistema de SĂ­mbolos 14.7 RTVC e Financeiro

2,5cm

MIV ESCALA

2,5cm

49


14- Sistema de SĂ­mbolos

14.8 Planeta e Caneta

*somente usar em materiais promocionais da agĂŞncia

50

MIV ESCALA

2,5cm

2,5cm


13- Sistema de SĂ­mbolos

14.9 Estrela e Concha

*somente usar em materiais relacionados ao verĂŁo

51

2,5cm

MIV ESCALA

2,5cm


14- Sistema de Símbolos

14.10 Café e Água

*somente usar em materiais promocionais da agência

52

MIV ESCALA

limão - símbolo pra copos dágua

café - símbolo pra xícara


53

MIV ESCALA

15- Materiais promocionais


15- Materiais promocionais

15.1 Lรกpis

54

MIV ESCALA

dimensรฃo logotipo: 3.5cm


15- Materiais promocionais

15.2 Xícaras

55

MIV ESCALA

dimensão logotipo+símbolo: 3.5cm


15- Materiais promocionais

15.3 Lápis

56

MIV ESCALA

dimensão logotipo+símbolo: 3.5cm


15- Materiais promocionais

15.4 Bala

57

MIV ESCALA

dimensão Símbolo: 2.5cm


59

MIV ESCALA

15- Guia de comunicação


15- Guia de comunicação

15.1 Pagina Dupla

11 colunas (54x35cm)

Malha estrutural módulos de 7.45mm²

Malha filosofal Diagono de 44Mx 31M M= módulo

Malha diagramacional Diagrama de Gütenberg malha para identificar os pontos focais geométricos

60

MIV ESCALA

e perceptivos.


61

MIV ESCALA


15- Guia de comunicação

15.1 Pagina Dupla

62

MIV ESCALA

11 colunas (54x35cm)


Proporções

O símbolo deve estar inserido em um quadrado;

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Etiam eget ligula eu lectus lobortis condimentum. Aliquam nonummy auctor massa. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas. Nulla at risus. Quisque purus magna, auctor et, sagittis ac, posuere eu, lectus. mattis.

Os textos devem ter corpo 14pt caixa baixa preferencialmente tipo DIN Schrift 30640 Neuzeit Grotesk Light;

Os títulos devem ter corpo 40 pt caixa baixa preferencialmente tipo DIN Schrift 1451 Mittelschrift;

Kia a nova conta da Escala.

A assinatura Escala deve estar inserido em um quadrado duplo

Orientação de leitura

63

PORTO ALEGRE carlos gomes, 300 2ºandar - auxiliadora - cep 90480.000 fone +55 51 3201.4044 SÃO PAULO álvaro anes, 56 - 3ºandar pinheiros - cep 05421.010 fone +55 11 3037.8878 RECIFE antônio lumack do monte, 128/1201 - boa viagem - cep 51020.350 fone +55 81 3465.0909

MIV ESCALA

w w w. a g e n c i a e s c a l a . c o m . b r


15- Guia de comunicação

15.1 Pagina Dupla

64

MIV ESCALA

11 colunas (54x35cm)


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Etiam eget ligula eu lectus lobortis condimentum. Aliquam nonummy auctor massa. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas. Nulla at risus. Quisque purus magna, auctor et, sagittis ac, posuere eu, lectus. mattis.

Kia a nova conta da Escala. w w w. a g e n c i a e s c a l a . c o m . b r

PORTO ALEGRE carlos gomes, 300 2ºandar - auxiliadora - cep 90480.000 fone +55 51 3201.4044 SÃO PAULO álvaro anes, 56 - 3ºandar pinheiros - cep 05421.010 fone +55 11 3037.8878 RECIFE antônio lumack do monte, 128/1201 - boa viagem - cep 51020.350 fone +55 81 3465.0909

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Etiam eget ligula eu lectus lobortis condimentum. Aliquam nonummy auctor massa. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas. Nulla at risus. Quisque purus magna, auctor et, sagittis ac, posuere eu, lectus. mattis.

opção de anúncio em fundo branco com a mesma diagramação.

Kia a nova conta da Escala.

65

PORTO ALEGRE carlos gomes, 300 2ºandar - auxiliadora - cep 90480.000 fone +55 51 3201.4044 SÃO PAULO álvaro anes, 56 - 3ºandar pinheiros - cep 05421.010 fone +55 11 3037.8878 RECIFE antônio lumack do monte, 128/1201 - boa viagem - cep 51020.350 fone +55 81 3465.0909

MIV ESCALA

w w w. a g e n c i a e s c a l a . c o m . b r


15- Guia de comunicação

15.1 Pagina Simples

5 colunas (26,1x35cm)

Malha estrutural módulos de 7.45mm²

Malha filosofal Diagono de 44Mx 31M M= módulo

Malha diagramacional Diagrama de Gütenberg malha para identificar os pontos focais geométricos

66

MIV ESCALA

e perceptivos.


67

MIV ESCALA


14- Ficha Técnica PRODUÇÃO Escala Comunicação e Marketing CRIAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL Régis Montagna Vinicius Marques

DIAGRAMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO Vinicius Marques

EXECUTIVO DE CONTAS Laura Bergalo Daniela Ortácio

68

68

MIV ESCALA

DATA DE CRIAÇÃO julho de 2009


Miv Escala