Práticas Socioambientais de Corresponsabilidade

Page 38

2017 Durante os primeiros meses de 2017, não foi registrada a floração da maioria dos indivíduos catalogados no levantamento florístico dessa espécie. Apenas um indivíduo apresentou floração, e este se encontra em área aberta da Área de Preservação da VINA. Esse comportamento sugere que os manejos realizados em 2016, época em que todos os indivíduos floriram, foram essenciais para o comportamento de reprodução das espécies. Esses manejos, que não aconteceram em 2017 (capina controlada de capim braquiária e poda das árvores), estão programados para o ano de 2018.

Em junho, foi realizado um contato por e-mail com os responsáveis pelo tombamento e a identificação da orquídea Habenaria curvilabria, para saber se o procedimento de cultivo na casa de vegetação, juntamente com a coleção viva de orquídeas do Departamento de Botânica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, havia sido bem-sucedido. Em resposta, o Professor João Aguiar Nogueira Batista informou que o cultivo ex-situ18 não foi bem-sucedido. O professor explicou ainda que o cultivo dessa espécie é muito difícil fora do seu habitat natural e que nenhuma outra tentativa foi bem-sucedida.

18

Cultivo ex-situ é a conservação de uma determinada espécie fora do seu lugar de origem. 38


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.