Revista Vilas Magazine | Ed 316 | Maio de 2025 | 20 mil exemplares

Page 1


l

R ISCOS F í SICOS E PSICOL ó GICOS : Como proteger as crianças dos desafios na internet? Pág. 9.

TÍVOLI RESIDENCE

O melhor negócio da região

A revista de Lauro de Freitas & Região

Débora

Regis assegura ter

cumprido,

em 4 meses de gestão, 81% das metas traçadas durante transição de governo

A gestão da prefeita Débora Regis abre o quinto mês de sua administração assegurando já ter concluído 81% das metas estabelecidas no processo de transição de governo e celebrando resultados de uma pesquisa do Instituto Real Time Big Data, que apontou 61% de aprovação popular da gestão. “Quando assumimos o governo municipal, encontramos uma cidade com graves desequilíbrios financeiros e fiscais. Escolhemos os melhores profissionais, trabalhamos incansavelmente e, hoje, colhemos os primeiros frutos. Com planejamento e responsabilidade, desbravamos inconsistências e iniciamos uma nova história em Lauro de Freitas”, declarou, destacando “o comprometimento dos secretários, que se uniram e dedicaram o máximo para fazer o melhor pela cidade”.

Confira as declarações da prefeita, nas páginas 4 e 6. Vantajoso para investidores

Retorno de 1% no aluguel.

lInvestimento: a partir de R$ 245 mil lMenor preço por m² da região. lFinanciamento incentivado de até 70% pela Caixa

LOCALIZAÇÃO: Rua Itajuípe, em frente à Praça das Orquídeas (Jd. Aeroporto), esquina com Estrada do Coco, perto de hospital, faculdades, clínicas, shoppings, escolas, lojas comerciais e aeroporto.

P RO n TA E n TRE g A : apartamentos “studio” com 33m². garagem coberta, lojas com áreas variáveis no térreo.

Visite o apartamento decorado

Parque Ecológico ganha melhorias

Confira e aproveite as ofertas de aniversário da Total Materiais de Construção. Pags. 10 e 11

O Parque Ecológico de Lauro de Freitas, localizado no coração de Vilas do Atlântico, está recebendo cuidados. A trilha ecológica foi completamente reconstruída, o parque infantil passou por modernização, a concha acústica recebeu melhorias e as arquibancadas serão ampliadas. A reinauguração oficial do espaço está prevista para 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

RegistRos & Notas Accioli Ramos

Caminho da Fé

No ano em que a chegada da Imagem e a fundação da Irmandade do Santuário do Nosso Senhor do Bonfim da Bahia completa 280 anos, o jornal Tribuna da Bahia convidou representantes dos santuários, autoridades e representantes do turismo baiano para discutir e apontar diretrizes para a implantação definitiva do caminho que liga o Santuário de Santa Dulce dos Pobres à Colina Sagrada do Nosso Senhor do Bonfim, carinhosamente denominado de Caminho da Fé.

“O criação do Caminho da Fé visa atrair de forma mais eficaz um contingente ainda maior e mais constante ao longo de todo o ano, do turismo religioso, transformando o destino de forma profissional e efetivando uma maior geração de emprego e renda a partir desta atividade turística religiosa. Esta iniciativa que deverá ser trabalhada no Brasil e no exterior, visa transformar Salvador em um dos destinos religiosos entre os mais visitados no mundo”, afirma Walter Pinheiro (foto) presidente do jornal, convidando os segmentos para uma reunião preparatória que acontecerá na sede do cinquentenário periódico dia 7/5, onde deverão ser traçados os eixos para o seminário. O seminário está previsto para acontecer no final de julho, em Salvador, em local a ser definido pelo grupo.

Maria Flor Baptista de Castro Lima toda linda na celebração de seus 15 anos, acolhida pela família e amigos em festa surpresa programada pelas tias gêmeas Camila e Carol.

Período de chuvas renova alerta contra as arboviroses em Busca Vida

O avanço do outono e a intensificação do período chuvoso na Bahia estão fazendo com que a administração do Condomínio Busca Vida redobre com os seus moradores e a comunidade local os cuidados com as arboviroses. Inserida em uma Área de Proteção Ambiental (APA Joanes-Ipitanga) com 66.257 hectares, a região integra o Sistema de Áreas Protegidas do Litoral Norte e apresenta grande diversidade de fauna e flora, num ecossistema que mistura grandes recursos hídricos e é repleto de matas, o que pode favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Campanhas educativas relembram dicas importantes que valem para combater as arboviroses mais comuns em ambientes urbanos, como dengue, chikungunya e zika, que são transmitidas pelo mosquito.

“Gabriel, meu filho, é um portal de conexão constante com Deus e isso tem me transformado dia após dia. A maternidade foi o maior e melhor presente que eu recebi de Deus. E Ele é tão perfeito, conhece tão profundamente seus filhos que faz tudo no momento certo.

Agradeço todos os dias a Ele por ter cuidado com tanta perfeição de mim e ter me concedido Gabriel em um momento que posso escolher e optar em cuidar de meu filho e abrir mão momentaneamente do meu trabalho, tanto na política quanto empresarialmente. Isso é muito especial, ter a oportunidade de acompanhar o dia a dia, o desenvolvimento e as transformações de meu filho de perto, ajudando-o e conduzindo-o com as bençãos do Senhor”.

Novos subprocuradores

Para reforçar a prática de uma gestão pública com foco nos interesses da população e do município, a prefeita Débora Regis se reuniu com os subprocuradores e o procurador fiscal do município, nomeados em 16/4, após decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM), nº 3195. Registre-se que pela primeira vez na administração do município, os cargos de subprocuradores são ocupados por servidores efetivos.

Acima, no centro, a prefeita Débora Regis e os novos servidores empossados (a partir da esq.): Luiz Augusto Agle Fernandez Filho, procurador fiscal; Jarbas Magalhaes, atual procurador geral; Michelle Vallejo Comar e Leandro Andrade Reis Santana, subprocuradores-gerais.

Mirela Macedo & Gabriel
Sou Mãe!
JEAN VICTOR

Sicredi está entre as 5 melhores instituições financeiras brasileiras no ranking mundial da Forbes

Instituições financeiras de 34 países foram avaliadas por mais de 50 mil clientes com base em critérios relacionados à experiência no relacionamento, com destaque para o fator confiança

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença em todo o Brasil e mais de 9 milhões de associados, conquistou a quinta posição do ranking brasileiro do World’s Best Banks 2025, realizado pela Forbes, em parceria com a empresa de estatísticas Statista. Com isso, o Sicredi se mantém entre as cinco melhores instituições financeiras do país segundo avaliação dos seus associados.

Na pesquisa, clientes deram notas a uma série de critérios, baseando-se no relacionamento dessas pessoas com as instituições financeiras. Dentre esses fatores estavam: confiança, aconselhamento financeiro, atendimento ao cliente, serviços digitais e termos e condições. Em todos os países pesquisados, a confiança emergiu como o fator mais importante.

Essa avaliação positiva dos associados é reforçada pelo índice de recomendação da instituição financeira cooperativa, verificado pelo método Net Promoter Score (NPS), o qual coloca o Sicredi na zona de excelência na satisfação dos seus associados, tendo como principais diferenciais o relacionamento próximo e o atendimento prestado. “O ranking da Forbes espelha o reconhecimento do nosso modelo de negócio de colocar o associado sempre em primeiro lugar, promovendo, por meio das nossas 103 cooperativas de crédito, um relacionamento

Encenação da Paixão de Cristo em Lauro de Freitas se consolida como maior espetáculo a céu aberto na Bahia

A última noite da encenação do espetáculo da Paixão de Cristo na Bahia emocionou o público que foi à Praça da Matriz, em Lauro de Freitas, transformada em um grandioso palco a céu aberto. O espetáculo, que celebrou 25 anos de tradição, reuniu centenas de pessoas e consolidou-se como um dos maiores eventos culturais e religiosos do estado. O evento não só alimentou a alma dos presentes, mas também movimentou o comércio do entorno da praça. Sob a direção-geral de Alan Nery e a batuta artística de Felipe Teixeira, a produção mesclou dança, música e teatro, trazendo uma roupagem única, enraizada na cultura baiana. As coreografias, assinadas por nomes como Bal Britto e Hemilly Rodrigues, deram vida aos momentos mais marcantes da trajetória de Jesus Cristo, desde a infância, Última Ceia até a crucificação. O espetáculo contou com mais de 200 artistas, em sua maioria moradores da cidade. O espetáculo também prestou tributo a Duzinho Nery, idealizador do projeto, cujo sonho segue vivo. O diretor Alan Nery agradeceu o apoio do poder público: “Lauro de Freitas abriga a maior encenação da Bahia, e isso é motivo de orgulho”, declarou.

A gente cuida muito bem do seu dinheiro. E melhor ainda da sua empresa.

Abra sua conta PJ. sicredi.com.br

Av. Luiz Tarquínio Pontes, 2156 Vilas do Atlântico -Lauro de Freitas/BA

lAprovação popular

“Nos primeiros meses da administração, a comunidade de Lauro de Freitas tem demonstrado aprovação ao nosso governo, compromissado com a transparência e a eficiência na gestão pública. Em abril, pesquisa do Instituto Real Time Big Data registrou 61% de aprovação da população nos primeiros 100 dias da nossa gestão”. (NR: O instituto informou que a pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 16 e 17 de abril e possui margem de erro de três pontos percentuais, com nível de confiança de 95%)

lRedução de custos administrativos

“A Secretaria Municipal de Administração (SECAD) desempenhou papel crucial nesse processo, reorganizando serviços e adotando medidas que devem gerar uma economia estimada em R$ 9 milhões ainda neste ano. A meta é ampliar a qualidade dos serviços oferecidos à população enquanto se reduz custos”

lInformação

“Um dos principais desafios enfrentados no início da gestão foi a carência de sistemas de informação, problema que vem sendo solucionado desde a criação de uma equipe técnica dedicada à apuração de dados e fiscalização de contratos. A repactuação com fornecedores também foi essencial para otimizar gastos”.

lLocação de veículos

“Os resultados já são visíveis, a locação de veículos para as secretarias, por exemplo, teve redução de 30%, com adoção do sistema eletrônico e a expectativa é chegar até o fim do ano, poupando R$ 3 milhões. Além disso, o controle sobre o uso dos carros foi reforçado, e veículos antes abandonados no Departamento de Manutenção (DEMAN) estão sendo recuperados, garantindo uma poupança mensal de R$ 25 mil, que seriam gastos com aluguéis. A SECAD fez um recadastramento de todos os veículos das secretarias municipais para identificar inconsistências, regularizar a frota e garantir o uso adequado dos recursos públicos”.

lModernização

“A modernização também ganhou destaque com a adesão ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Bahia Municípios (NR. Leia matéria na pág. 7) e à plataforma Ba.Gov, que aos poucos vai eliminando a necessidade de processos físicos e gerando uma economia mensal superior a R$ 800 mil em papel, impressão e outros custos. O SEI, reconhecido nacionalmente, traz ganhos em produtividade, transparência e sustentabilidade, sem custos para o município”.

lTransformação digital

“Participamos do Smart Gov Anciti, evento que reuniu especialistas em cidades inteligentes, onde firmamos uma parceria com a Prefeitura de Salvador para impulsionar a transformação digital, por meio de uma plataforma de inteligência que permitirá que os

“Lauro de Freitas avança em gestão transparente e economia de recursos”

Débora Regis (União Brasil) abre o quinto mês de sua gestão na Prefeitura de Lauro de Freitas, passando por avaliações da comunidade quanto às promessas de campanha que fortaleceram sua vitória no pleito eleitoral. Ela se mostra “firme e determinada a enfrentar todos os desafios, tanto administrativos quanto políticos”, mas existem muitas cobranças da comunidade.

lOrçamento

“Nossos gestores estão alinhando o planejamento orçamentário de 2025. O encontro aconteceu em abril quando contratos foram monitorados, reforçando as responsabilidades dos secretários e ordenadores de despesas das secretarias. Nosso orçamento atual é inferior ao previsto em lei, pois parte dele foi comprometido com a folha de pagamento de dezembro do ano passado, que ficou pendente. Além disso, temos despesas não previstas, como R$ 2,5 milhões em débitos com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA) e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), além de um parcelamento de R$ 60 milhões com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)”.

PING PONG

lConsiderando a redução do número de secretarias na estrutura administrativa, a não realização do Carnaval e possivelmente também do São João, entre outras medidas para enxugar as despesas e já tendo passado os 100 dias previstos para avaliação da gestão, existe uma estimativa de prazo para equilibrar as contas da prefeitura?

Lamentavelmente, a irresponsabilidade da gestão anterior provocou um rombo bilionário nas contas da prefeitura. A gestão passada deixou salários dos servidores atrasados, fornecedores que não recebiam, equipamentos públicos sucateados, cidade sem limpeza urbana e sem iluminação. Nem remédios nos postos de saúde havia. As medidas duras que tivemos de adotar foram tomadas com muita responsabilidade e com um único objetivo: cuidar bem do dinheiro do povo. Porque não existe essa história de dinheiro da prefeitura, o dinheiro é das pessoas, e nós administramos para promover serviços públicos de qualidade, garantir infraestrutura, cuidar da limpeza, da iluminação, cuidar de quem mais precisa. Esse é o nosso propósito.

cidadãos solicitem serviços como reparos em vias por meio de um sistema online com georreferenciamento em tempo real”.

lPortal do servidor

“Entre os próximos passos, a SECAD prepara o lançamento de um novo portal do servidor, baseado no recadastramento (NR. Leia matéria na pág. 7) em curso até 30 de maio de 2025, e planeja a implementação de energias renováveis, como a solar. Com essas iniciativas, Lauro de Freitas consolida um novo modelo de gestão, mais ágil, transparente e sustentável”, conclui Débora Regis”.

Vocês citaram acima algumas medidas que adotamos e tivemos muitas outras. A situação financeira do município começou a melhorar, porque nós agimos com responsabilidade, mas ainda não estamos confortáveis. Como vocês estão acompanhando, esse cuidado com o dinheiro público tem nos permitido investir no cuidado com a cidade, focando em recuperar os equipamentos públicos, como as escolas e os postos de saúde. O nosso programa Buraco Zero já está a pleno vapor, recuperando as vias no município. Era um absurdo ver nossa cidade sendo chamada de “Buraco de Freitas”. Já estamos mudando essa realidade. A situação financeira ainda é delicada por conta do rombo enorme deixado pela gestão passada. Não vou dar um prazo exato, mas 2025 é um ano para organizar as contas. Nós já estamos recuperando a confiança das pessoas na prefeitura. Estamos focados nessa recuperação financeira para nos permitir fazer investimentos ainda maiores e fazer a transformação que nós nos comprometemos com a população.

A Vilas Magazine convidou a prefeita a apresentar os avanços alcançados nos primeiros 100 dias da gestão. Continua na página

T HIAGO PACHECO

lEspecula-se na cidade quanto a uma nova mudança de partido de Débora Regis (UB), desta vez, para a base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Há chances de a prefeita mudar de grupo político, saindo da base de ACM Neto, até as eleições de 2026? Essa pergunta é oportuna porque tem havido muita especulação. Primeiro, afirmo que não há qualquer diálogo para integrar a base do PT na Bahia. Segundo, ressalto que nesse momento meu foco é trabalhar para cuidar bem do município. Quem fica agora pensando em política e eleição está agindo errado, na minha opinião. As pessoas querem resultados, querem trabalho, querem serviços públicos melhores. E esse é o meu foco. Em terceiro lugar, estou totalmente aberta a dialogar pensando no melhor para Lauro de Freitas, seja com o governo estadual, seja com o governo federal. Não podemos confundir posicionamento político com o nosso papel institucional. Todos devemos trabalhar colocando as pessoas em primeiro lugar.

Sobre política, aqui em Lauro de Freitas, sofri do PT, liderado pela ex-prefeita, uma perseguição covarde. Tentaram, a todo custo, cassar meu mandato e, ao longo da eleição, jogaram sujo do início ao fim, mas o povo deu a resposta. Sou filiada ao União Brasil e faço parte de um grupo político no estado que é liderado por ACM Neto, um gestor público que conquistou destaque nacional e nos ajudou muito na nossa eleição. Inclusive nos ajudou e ajuda muito com conselhos sobre gestão. Neto é o candidato natural do nosso grupo ao governo do estado e terá o meu apoio para que possamos construir um projeto diferente para a Bahia. E pretendo ajudar como puder nesse processo, mas, como disse, vamos discutir a eleição no ano que vem.

lUm dos compromissos assumidos durante a campanha foi quanto a nomeação de quadros técnicos para os cargos. Qual a proporção de nomeações técnicas e de não técnicos para os cargos de primeiro e segundo escalão na equipe atualmente? Procuramos montar uma equipe com pessoas técnicas e qualificadas. Tivemos muito cuidado com isso, fi-

zemos escolhas muito criteriosas para todas as áreas. Quando os partidos e quadros políticos apoiaram o nosso projeto, é natural que eles queiram participar da gestão, dar a sua contribuição para a transformação que estamos promovendo em Lauro de Freitas. Eles apresentaram nomes muito qualificados e que estão nos ajudando muito na nossa missão de devolver a cidade às pessoas. Mesmo os quadros políticos que ocupam espaços na gestão são pessoas muito técnicas e qualificadas, que conhecem da administração pública. Quero, inclusive, publicamente, agradecer à minha equipe pelo empenho de todos. Sei que estão sendo dias difíceis, de muitas dificuldades, mas estamos superando todas elas para dar resultados à população.

l Há muitos registros de animais de grande porte soltos nas vias públicas assim como algumas ocorrências de óbitos de cavalos em Itinga, Buraquinho e Portão. Que providências a gestão está tomando quanto aos riscos gerados por estes animais. Quais as causas das mortes dos cavalos?

Já identificamos o problema e estamos discutindo internamente medidas para resolver. É uma questão que causa riscos, tanto para as pessoas no trânsito quanto para os próprios animais, que podem ser atingidos por veículos e serem mortos. Estamos, inclusive, buscando meios para identificar de onde vêm esses animais e quem são os responsáveis por eles.

lQuando acontecerá, em definitivo, a limpeza do rio Sapato?

Essa ação faz parte de um conjunto de iniciativas que estamos adotando dentro da Operação Chuva. A limpeza de alguns rios da cidade é realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos com objetivo de prevenir alagamentos e maiores transtornos para a população. Realizamos o serviço de forma mecanizada e manual, com o objetivo de retirar resíduos que obstruem a passagem da água. Essa ação é fundamental para evitar alagamentos e garantir mais segurança para a população.

A prefeita Débora Regis (de branco), o diretor-presidente e fundador do Total Atacado, José Gilvando Andrade de Souza (camisa verde), a chefe da Casa Civil, Fátima Barbosa (vestido estampado) e assessores

V ISITA

DE

CORTESIA

Com proposta de estreitar relações com empresas instaladas em Lauro de Freitas, identificar as necessidades de qualificação da mão de obra local, desenvolver programas de capacitação adequados e dialogar sobre o impulsionamento da economia da cidade, a prefeita Débora Regis se reuniu, em abril, com o diretor-presidente e fundador do Total Atacado, José Gilvando Andrade de Souza. No encontro, a gestora reforçou algumas ações em andamento: “Já buscamos o SENAI [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial] para firmar parcerias que auxiliem e beneficiem os trabalhadores locais e estamos buscando outras instituições. Queremos entregar ao mercado de trabalho da cidade profissionais mais preparados que vão alavancar as empresas e comércios da região”.

O empresário José Gilvando Andrade de Souza destacou o encontro: “Contem comigo para fazer o melhor pelo município. Precisamos qualificar os cidadãos para que a mão de obra seja cada vez mais local. Em setores como açougue e panificação temos grande dificuldade em profissionais, sobretudo vagas que exigem experiência. Temos uma lacuna em aberto e pedimos o apoio da prefeitura para preparar esses trabalhadores que querem ver a cidade crescer”, compartilhou.

O Total Atacado foi inaugurado em novembro de 2023, com mais de 12 mil metros quadrados de área, no complexo do Parque Shopping Bahia, gerando 468 postos de trabalho diretos.

“Fui organizador da Escola de Cadetes na década de 90, e hoje desejamos resgatar este importante trabalho, com foco em qualificar os jovens e tirá-los das situações de risco e da criminalidade, com isso, a unidade vai trabalhar com a prevenção”.

Edvaldo Figueiredo, diretor-geral da SEMED

Reestruturação da Escola de Cadetes

Mirins é avaliada

Com a oferta de cursos profissionalizantes para os jovens do município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio das secretarias municipais de Educação (SEMED) e de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF) realizou uma reunião transversal para discutir o retorno e a reestruturação da Escola de Cadetes Mirins. A instituição cívico-militar de Cadetes Mirins funcionou no município entre os anos de 1989 a 2004, disponibilizando a oferta de cursos para crianças e jovens de Lauro de Freitas, no contraturno as aulas regulares.

Fortalecimento da rede de atenção à saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SESA), realizou em abril, uma reunião com coordenadores do curso de Medicina da Faculdade Zarns – Medicina FTC, para firmar uma parceria institucional entre a gestão pública e a universidade, tendo como ponto de partida a área da saúde da mulher. A proposta é que estudantes e professores da instituição possam contribuir com ações e pesquisas voltadas ao cuidado integral da saúde da mulher, colaborando com estratégias que promovam a prevenção, o acolhimento e a ampliação do acesso aos serviços especializados no município. A secretária interina da Saúde, Elba Brito presidiu o encontro.

Recadastramento obrigatório para servidores ativos de Lauro de Freitas

O Decreto nº 5.467, publicado em 10/4, estabelece o recadastramento anual obrigatório de todos os servidores ativos da Prefeitura de Lauro de Freitas, independentemente de estarem cedidos para outras esferas de governo ou poderes, inclusive os contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). O processo acontece até 30 de maio. Os servidores e empregados públicos em atividade deverão fazer a atualiza ção cadastral eletrônica, através de aplicação em plataforma WEB. Caso haja necessidade de comprovar alterações cadastrais com documentação, o servidor deve comparecer presencialmente à Secretaria Municipal de Administração (SECAD), no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF), no mesmo período. Servidores com restrições de locomoção por saúde ou os maiores de 60 anos podem ter procedimentos especiais para facilitar a regularização. A ação não se aplica aos servidores e empregados públicos municipais aposentados e pensionistas.

, secretario Municipal de Administração (SECAD)

Prefeitura adere ao SEI Bahia Municípios e inicia era de gestão 100% digital

Em 8 de abril, a prefeita Débora Regis assinou um termo de apoio com o Governo do Estado, a partir da parceria firmada para a Promoção da Transformação Digital no município. O ato marca o início de uma nova era de processos de forma digital de ponta a ponta, ou seja, sem a necessidade de utilizar papel ou de deslocamento físico. “O uso dessa tecnologia deve representar mais de R$ 800 mil mensais em contenção na compra de papel” destacou a prefeita.

O SEI Bahia Municípios é uma ferramenta desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e se tornou referência para todo o país. As equipes do Estado estão transferindo a expertise obtida com a implantação do sistema para as administrações municipais com a cooperação com o Ministério da Gestão e Inovação, que permite ao governo estadual gerir as cessões de uso do sistema e a transferência de códigos fontes para os municípios, sem custo.

O documento ainda esclarece que, os servidores ativos que não re alizarem o recadastramento dentro do prazo terão os vencimentos ou salários suspensos da folha de pagamento. O servidor que se encontrar afastado de suas funções, nas condições autorizadas por lei, exceto nos casos de cessão, deverá realizar a atualização cadastral até, no máximo, 10 dias úteis após o retorno às suas atividades, estando sujeito à suspensão de vencimentos ou salários e à adoção das medidas disciplinares. Decla rações falsas ou omissão de dados podem resultar em responsabilização administrativa e penal. A Controladoria-Geral do Município (CGM) ficará responsável por monitorar o processo, enquanto a SECAD avaliará os resultados e adotará medidas complementares.

Àquela que nos deu a vida e alegrou nossos dias com amor incondicional, celebramos hoje e para sempre com gratidão e ternura!

•12 DE MAIO•

Débora Regis, Luís Fernando de Carvalho Leite (dir.), superintendente da Gestão e Inovação (SGI) e Tassio Lima Azevedo (esq.)

Com 84% das obras já concluídas, a nova Rodoviária de Salvador tem entrega prevista para outubro, quando passa a ser destino e origem de mais de 370 linhas de ônibus urbanos, metropolitanos e intermunicipais. Localizada às margens da BR-324, em Águas Claras, a nova Rodoviária de Salvador está implantada em uma área de 127 mil m². O terminal contará com 41 mil m² de área construída, estacionamento com capacidade para mais de 800 veículos e mais de 230

Dragão investe 100 mi e abre unidade fabril em Mata de São João Em abril foi inaugurada uma unidade da Dragão, marca integrante do Grupo Interlândia, com sede em Uberlândia (MG), em Mata de São João. Com um investimento de R$ 100 milhões, a fábrica vai produzir água sanitária, desinfetante e alvejante multiuso, com expectativa de gerar cerca de 300 postos de empregos diretos e indiretos. Reconhecida como líder de seu segmento no Nordeste, o Dragão já gerou 70 empregos diretos, sendo 90% dessa mão-de-obra residente em Mata de São João. A previsão é dobrar o número de contratações até o final do ano. A capacidade produtiva ultrapassa os 200 milhões de litros por ano, o que não apenas garante o abastecimento do mercado baiano com maior eficiência, como também permite a ampliação da distribuição para outras regiões do país.

Obras da nova Rodoviária de Salvador chegam a 84% de execução

espaços comerciais. Pensado para oferecer acessibilidade, funcionalidade e conforto a baianos e turistas, o espaço vai reunir em um só lugar estabelecimentos de alimentação, lotérica, clínicas, farmácia e uma unidade do SAC, com oferta de emissão de documentos e serviços de cidadania.

A estrutura será conectada à Estação Águas Claras do Metrô, ao Terminal de Ônibus com 10 linhas metropolitanas e demais linhas urbanas, além de receber 363 linhas rodoviárias intermunicipais. Futuramente o equipamento também será integrado ao VLT da Av. 29 de Março, com obras em andamento. O investimento total é de R$ 200 milhões.

Imposto de Renda

Declarar jóias, obras de arte e itens de valor pode ser vantajoso no IR 2025

Especialista destaca 5 razões para declarar bens de alto valor no Imposto de Renda

Com a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 já em andamento, cresce a atenção sobre a necessidade de incluir no documento bens de alto valor, como jóias, obras de arte e objetos de coleção. Embora muitas vezes negligenciados, esses itens devem constar na ficha de Bens e Direitos da declaração, conforme orientações da Receita Federal.

Neste ano, dentre as novidades, a Receita Federal apresentou mudanças na ficha de ‘Bens e Direitos’ da declaração do Imposto de Renda 2025. Portanto, os contribuintes terão que reclassificar as propriedades que em outros anos foram declaradas sob o código ‘Outros Bens”. Assim, itens como: garagem avulsa, joias e holding patrimonial (ações ou cotas adquiridas por integralização de bens (já declarados) ao capital) deverão ser designados manualmente.

O que poucas pessoas sabem, é que há pelo menos cinco vantagens estratégicas para quem possui esse tipo de patrimônio. Como destaca a advogada especialista em direito sucessório e patrimonial, Annelma Rocha, “ podemos apontar pelo menos cinco motivos principais para declarar corretamente esses bens:

Evitar problemas com a Receita Federal – O cruzamento de dados está cada vez mais preciso. Se o contribuinte vender uma joia ou obra de arte não declarada, por exemplo, e movimentar valores elevados, pode acabar sendo alvo de fiscalização, multas e até investigações por sonegação. Comprovar a origem do patrimônio – Declarar os itens de valor contribui para manter a transparência sobre a formação do patrimônio ao longo dos anos, o que pode ser importante em financiamentos, processos judiciais e auditorias.

Facilitar o inventário e partilha de bens – Em caso de falecimento, os bens já declarados agilizam o processo de inventário e evitam disputas entre herdeiros, além de garantir que tudo esteja legalmente registrado.

Aproveitar isenções e pagar menos IR na venda futura – Com os itens registrados, é possível comprovar o valor de aquisição em uma futura venda. Em certos casos, isso pode representar economia ou até isenção de imposto sobre o ganho de capital.

Segurança jurídica e proteção patrimonial – A declaração formal desses bens oferece respaldo legal em disputas, separações, divórcios e ações judiciais, além de proteger o patrimônio contra acusações de ocultação de bens.”

Vale ressaltar que para Receita Federal a omissão desses itens pode caracterizar tentativa de sonegação, especialmente quando os valores ultrapassam o limite de R$ 5 mil por item. A recomendação é manter notas fiscais, laudos de avaliação e outros documentos comprobatórios à disposição, caso sejam solicitados.

R ISCOS F í SICOS E PSICOL ó GICOS : como proteger as crianças dos desafios na internet?

Ainteração entre crianças, adolescentes e o universo virtual, sem o devido monitoramento e controle, pode acabar levando a ambientes perigosos e propícios a diversos crimes. Recentemente, o chamado “desafio do desodorante” provocou a morte de uma menina de 8 anos e acendeu outro sinal de alerta para os riscos da internet.

Além da competição que incentiva inalar grandes quantidades de produtos químicos em pouco tempo, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) já firmou mais de 100 tipos de dinâmicas online que estimulam comportamentos autoagressivos. Os dados do Instituto DimiCuida ainda registram a ocorrência de 56 óbitos ou ferimentos graves de pessoas com idades de 7 a 18 anos entre os anos de 2014 e 2025, consequência em consequência desses desafios camuflados de brincadeiras inofensivas.

Diante desse cenário, Edmundo Castilho, psicopedagogo e diretor regional do Colégio Anchieta, de Salvador, reforça que pais e responsáveis precisam estar atentos aos conteúdos vistos pelos filhos nas redes sociais e encontrar formas de protegê-los. “O primeiro passo é acompanhar todas as atividades online. Inclusive, existem aplicativos que ajudam a determinar as plataformas e horários de acesso. Outra dica é manter o diálogo constante sobre cyberbullying e golpes na internet, assim como trazer exemplos de bons hábitos”, recomenda.

C ONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA

Um mundo hiperconectado e com celulares à disposição dentro de casa é uma realidade de grande parte do público infantojuvenil na idade escolar. Por isso, segundo o profissional, as instituições de ensino devem atuar de forma preventiva, promovendo projetos de conscientização, espaços de acolhimento e iniciativas privilegiadas ao fortalecimento da parceria com as famílias.

“No Anchieta, por exemplo, vamos

dar início a um ciclo de palestras mensais que abordarão temas ligados ao uso excessivo de telas, práticas de bullying e cyberbullying, entre outros assuntos que podem ser sugeridos pelos pais. Em convênio com o núcleo de Psicologia da UFBA, traremos profissionais para orientar e conduzir esses debates”, afirma. O psicopedagogo também destaca a importância da formação continuada de professores, gestores e demais funcionários, para a criação de um ambiente seguro dentro e fora da sala de aula. “Os membros da comunidade escolar precisam entender as questões enfrentadas pelas novas gerações neste mundo tão tecnológico, a começar pelos comportamentos perante os problemas e riscos no uso da internet”, ressalta.

A Ç õ ES EFETIVAS

De acordo com Edmundo Castilho, o trabalho de proteção contra a violência digital deve focar mais na orientação do que na proporção. Como exemplo de ação educativa renovada no colégio, ele cita o projeto “O Eu, o Outro e o Mundo”, cujo objetivo é incentivar a autoestima, a empatia, a inclusão, a cultura do respeito, o senso de inclusão e a resolução de possíveis conflitos desde o ensino infantil.

“A disciplina Projeto de Vida é mais um destaque. Nela, contamos com ajuda de psicólogos para engajar, garantir o senso de pertencimento e discutir temas que permeiam a vida desses jovens”, pontua o diretor.

Multinacional Tronox, em Camaçari,

transforma a maternidade no ambiente de trabalho em uma experiência de acolhimento e apoio às funcionárias

Amaternidade e o mercado de trabalho costumam ser vistos como universos conflitantes em muitas empresas. Segundo pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, quase metade das mulheres que utilizam a licença-maternidade se afastam do mercado de trabalho após 24 meses, citando a falta de flexibilidade, preconceito, escassez de apoio social e a dupla jornada como principais razões.

Na contramão desse cenário desafiador, a multinacional Tronox, líder mundial na produção de pigmento de Dióxido de Titânio (TiO2), se destaca por suas práticas de acolhimento e apoio às colaboradoras que vivenciam a maternidade em suas fábricas em Camaçari, na Bahia, e em São Paulo.

O suporte começa no pré-natal, onde a empresa cobre consultas, exames e procedimentos relacionados à gestação. Essa iniciativa é crucial não apenas para garantir a saúde física das mães e dos bebês, mas também para proporcionar um ambiente emocionalmente seguro durante a fase gestacional em que as funcionárias estejam trabalhando.

Após o nascimento, as colaboradoras recebem um kit bebê e têm direito à licença-maternidade estendida de seis meses. A médica Márcia

Lucena, Líder de Saúde Ocupacional da Tronox, explica a importância dessa iniciativa. “A possibilidade de ter mais tempo com o bebê não é apenas uma questão prática; é uma decisão que impacta profundamente o bem-estar emocional dessa mãe, que é nossa funcionária. Essa licença prolongada permite que elas estabeleçam um vínculo mais forte com seus filhos e façam uma transição mais suave de volta ao ambiente de trabalho.”

Desde 2022, Ana Paola Gomes de Almeida, técnica em Segurança do Trabalho, é beneficiada com o auxílio creche oferecido pela Tronox. Hoje ela recebe dois auxílios para as filhas de 1 e 3 anos. “Receber o auxílio creche é muito importante, pois representa um suporte essencial no cuidado com minhas filhas enquanto estou dedicada ao trabalho. Com esse benefício, consigo ter mais tranquilidade e foco nas minhas atividades, sabendo que elas estão bem assistidas”, explica.

Fernanda Ribeiro, da área de Recursos Humanos da Tronox, ressalta que agir com integridade pessoal e promover o bem-estar físico, psíquico e social dos colaboradores são valores fundamentais da empresa. “Não poderia ser diferente para a mulher que vive esse momento tão único e especial que é a maternidade”, conclui.

Deputados federais pagam até três vezes menos Imposto de Renda do que trabalhadores comuns

No Brasil, quem legisla sobre impostos muitas vezes é quem menos sente seu peso. Essa distorção fica evidente ao observar os dados da Câmara dos Deputados: enquanto o trabalhador comum tem boa parte da sua renda comprometida com o Imposto de Renda, os parlamentares federais estruturam sua remuneração de forma a maximizar os ganhos líquidos e minimizar a tributação.

Agora em 2025, o salário-base (subsídio) de um deputado federal é de R$ 46.366,19, conforme o Decreto Legislativo nº 172/2022. Mas esse valor representa apenas parte da realidade. Somados os penduricalhos e benefícios, o total mensal pago aos parlamentares pode facilmente ultrapassar R$ 93 mil e mais da metade disso não sofre incidência de Imposto de Renda.

B ENEF í CIOS E P ENDURICALHOS

De acordo com o Portal da Transparência da Câmara, os deputados federais recebem:

lSalário bruto (subsídio): R$ 46.366,19

l Cota para o exercício da atividade parlamentar: De R$ 30.788,66 (DF) a R$ 49.747,62 (Roraima). Média nacional estimada: R$ 43.000,00/mês

l Auxílio-moradia: R$ 4.253,00 (caso não ocupem imóvel funcional)

lDiárias de viagem: R$ 842,00 por dia

Ajuda de custo (início e fim de mandato): Cerca de R$ 46.366,19

Assistência à saúde: reembolso integral das despesas médicas e odontológicas mediante comprovação

A maioria desses valores é classificada como verba indenizatória, e por isso, não entra na base de cálculo do Imposto de Renda.

A CR í TICA DE QUEM ENTENDE

O SISTEMA POR DENTRO

Para o tributarista André Charone, mestre em negócios internacionais e autor do livro “A Verdade

Uso de benefícios isentos de tributação permite que escapem da mordida do Leão, enquanto assalariados arcam com a maior carga fiscal

sobre o Dinheiro”, essa blindagem fiscal é uma das mais perversas formas de desigualdade institucionalizada. “Os parlamentares não estão fazendo nada ilegal. Mas o problema está justamente aí: o sistema é legalmente desenhado para protegê-los da tributação. A estrutura da remuneração dos deputados e senadores é pensada para driblar o Leão dentro da lei”, aponta Charone.

Segundo ele, o sistema permite que o parlamentar receba quase o dobro do seu salário oficial, mas pague imposto apenas sobre uma parte. “Enquanto o trabalhador assalariado não tem para onde correr

C OMPARATIVO : QUEM PAGA MAIS IMPOSTO ?

tudo é tributado na fonte, os parlamentares vivem de um pacote de benefícios que foge da lógica da progressividade tributária”, completa. Charone destaca ainda: “Esses números mostram que, no mundo dos políticos, quem ganha mais paga menos proporcionalmente. Isso contraria os princípios mais básicos da justiça fiscal. É como se o sistema dissesse que o esforço contributivo vale só para quem não tem poder político.”

R EFORMA TRIBUTá RIA IGNOROU O TOPO DA PIR â MIDE

A Reforma Tributária avançou em temas como unificação de tributos sobre consumo e taxação de fundos exclusivos, mas, até o momento, não mexeu no regime de remuneração e benefícios do Legislativo.

Para André Charone, isso escancara uma falha ética e estrutural: “A elite política brasileira legislou uma reforma para os outros — e manteve seus próprios privilégios intactos. Nenhuma reforma será completa enquanto os que fazem as leis continuarem protegidos delas.”

Q UANDO O PRIVIL éGIO FISCAL é REGRA, A JUSTIÇA TRIBUTá RIA VIRA E xCEÇÃO

A situação vivida pelos deputados federais evidencia uma verdade incômoda: o sistema tributário brasileiro não trata todos os contribuintes com a mesma régua. Ao estruturar suas remunerações por meio de auxílios e verbas indenizatórias legalmente isentas de Imposto de Renda, os parlamentares podem conseguir ganhos mensais superiores a R$ 90 mil, mas tributam efetivamente menos de metade desse valor.

Enquanto isso, o trabalhador comum, o autônomo e o pequeno empresário, cujas rendas são rigidamente monitoradas pela Receita Federal, não têm qualquer espaço de manobra. Toda a sua renda é tributada na fonte, sem direito a reembolsos, auxílios ou gabinetes com orçamento próprio.

Para o tributarista André Charone, essa é a materialização do que ele chama de “paradoxo fiscal brasileiro”: “Quem tem mais renda, mais influência e mais acesso ao poder paga proporcionalmente menos. E quem está na base da pirâmide, com renda fixa, pouca margem de dedução e nenhum benefício institucional, sustenta o sistema.”

O efeito disso é uma perda de confiança no sistema tributário, que passa a ser visto não como um instrumento de equilíbrio social, mas como um mecanismo de perpetuação de desigualdades. A consequência vai além da injustiça fiscal: compromete a credibilidade das instituições e o próprio pacto federativo. Enquanto reformas não tocarem nos privilégios de quem faz as leis, a tão falada “justiça tributária” será apenas um conceito bonito nos discursos de campanha e um pesadelo para quem paga imposto na prática.

Espaço Aberto

O D ESAFIO FATAL

Quando a viralização mata e a omissão cobra seu preço nas redes sociais

Anotícia chocou o país e expôs, mais uma vez, a face sombria da conectividade irrestrita: uma criança de apenas 8 anos, em Brasília, perdeu a vida ao inalar desodorante, causada por um “desafio” viralizado em plataformas como TikTok e Kwai. Essa tragédia não é um raio em céu azul. É a consequência direta de um ambiente digital onde a busca incessante por engajamento muitas vezes atropela a ética, a segurança e, neste caso, a própria vida. O episódio reacende, com força e urgência inadiáveis, o debate sobre a necessidade de limites e regulamentação para as redes sociais, mas nos coloca diante de uma encruzilhada crucial: como proteger sem censurar? É inegável que qualquer menção à

A trágica morte de uma criança em Brasília, vítima de um desafio online, não é apenas um caso isolado – é o sintoma de um sistema que falha na proteção dos mais vulneráveis. A resposta não pode ser uma censura, mas sim uma responsabilização urgente de quem cria, dissemina e lucra com o perigo.

regulamentação das redes sociais dispara imediatamente sobre a liberdade de expressão. E aqui, minha posição é clara e radicalmente favorável a qualquer forma de censura. A livre manifestação do pensamento é um pilar inegociável de qualquer sociedade democrática. Contudo, é preciso afirmar com a mesma veemência: a liberdade de expressão não pode, jamais, ser confundida com uma salva-conduto para a irresponsabilidade, para a transmissão de conteúdos contraplacados ou para a indução de práticas que colocam vidas em risco, especialmente as de crianças e adolescentes, cuja capacidade de discernimento ainda está em formação

O Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014) definiu um modelo de responsabilidade para intermediários que buscam, justamente, equilibrar a

liberdade na rede com a proteção de direitos. Ele prevê a responsabilidade das plataformas por conteúdo de terceiros apenas após ordem judicial específica. Embora fundamental para evitar a censura prévia e proteger o fluxo de informações, esse modelo se mostra dolorosamente insuficiente diante da velocidade e do alcance de desafios virais letais como o do desodorante. Esperar uma ordem judicial enquanto um vídeo perigoso se espalha exponencialmente é, na prática, assistir à tragédia em câmera lenta.

A ocorrência política ao caso de Brasília, com senadores como Damares Alves e Leila Barros cobrando explicação das plataformas e propondo a criminalização específica desses desafios, é um passo necessário, mas ainda tímido diante da magnitude do problema. Discursos e notas de repúdio não bastam. precisamos ir além. O caminho, a meu ver, não reside em controlar o que pode ou não ser aqui, mas em estabelecer mecanismos claros e eficazes de responsabilização para quem produz, impulsiona e lucra com conteúdos manifestamente perigosos.

Isso significa responsabilizar diretamente os criadores que idealizam e promovem desafios que atentam contra a integridade física e psicológica. Significa cobrar das plataformas digitais uma postura muito mais proativa e transparente na moderação desses conteúdos. Seus algoritmos, desenhados para maximizar o tempo de tela e o engajamento, acabam por criar câmaras de eco que amplificam o perigo, transformando “brincadeiras” mortais em tendências globais em questão de horas. As plataformas não são meros quadros de aviso; elas são arquitetas ativas do ambiente digital e devem ter cuidado compatível com

seu poder e influência.

Projetos como o PL 4144/24, que tramita na Câmara e propõe responsabilizar os provedores por conteúdos falsos e desinformação, apontam na direção correta aos requisitos de sistemas de seleção e rotulagem. A discussão precisa avançar para incluir também a responsabilidade sobre conteúdos que, embora não necessariamente “falsos”, incitem comportamentos de alto risco. Como boas práticas de moderação, que o envolvimento é claro nas regras, consistência na aplicação e direito à revisão, precisam ser uma norma, não uma exceção.

A morte desta criança em Brasília é uma ferida aberta em nossa sociedade conectada. Ela nos obriga a enfrentar a complacência com que tratamos os perigos do universo digital. A solução não veio de extremos – nem da censura que amordaça, nem da liberdade absoluta que abandona as vulnerabilidades à própria sorte. Ela não reside em equilíbrio difícil, mas necessário, entre garantir a livre expressão e exigir responsabilidade de todos os atores envolvidos. É hora de transformar a indignação em ação concreta, focada na proteção da vida e na responsabilização de quem transforma cliques em tragédias. Afinal, quantas vidas mais precisarão ser perdidas para que finalmente entendamos que a omissão também mata!

.................

M ARCELO S ENISE, idealizador do Instituto Brasileiro para a Regulamentação da Inteligência Artificial, sócio fundador do Social Play e CEO da CONECT IA, Sociólogo e Marqueteiro, atua há 36 anos na área política e eleitoral, especialista em comportamento humano, e em informação e contrainformação, precursor do sistema de análise em sistemas emergentes e Inteligência Artificial. @marcelosenise

M ARCELO S ENISE

A L z HEIMER

Adotar hábitos saudáveis a partir dos 40 anos pode adiar sintomas

Cuidar da saúde física, mental e social ao longo da vida pode ser decisivo para o futuro da memória. Segundo as evidências científicas disponíveis, cerca de 40% dos casos de demência estão associados a fatores de risco modificáveis, como sedentarismo, hipertensão, obesidade, depressão e isolamento social. Quanto mais cedo esses fatores forem enfrentados – idealmente a partir da meia-idade ou antes –, maiores são as chances de proteger o cérebro e adiar o aparecimento de doenças como o Alzheimer.

Embora os primeiros sinais clínicos da doença apareçam, em geral, após os 65 anos, especialistas apontam que sua fase pré-sintomática pode se instalar até duas décadas antes. Por isso, quanto mais cedo forem adotadas práticas saudáveis, maiores as chances de proteger o cérebro.

No Brasil, segundo dados atualizados do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,2 milhão de pessoas vivem com Alzheimer, número que pode triplicar até 2050 devido ao envelhe-

cimento populacional.

O Alzheimer é a forma mais comum de demência, caracterizada pela perda de memória, alterações cognitivas e, nos estágios mais avançados, comprometimentos funcionais e motores.

“A maioria das pessoas começa a se preocupar com o cérebro apenas quando uma pessoa próxima é acometida ou os primeiros esquecimentos aparecem. Mas o que a ciência vem mostrando é que o Alzheimer começa muito antes, de forma silenciosa, e pode ser influenciado por fatores que estão ao nosso alcance, fornecendo uma janela de oportunidade para sua prevenção”, afirma o neurologista Thiago Junqueira, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP).

D IAGN ó STICO

Um dos principais desafios no Brasil é o diagnóstico precoce do Alzheimer. A escassez de especialistas e o alto custo dos exames limitam o acesso, o que faz com que 80% dos casos de demência não sejam diagnosticados, segundo o Relatório Nacional sobre

tais; prática regular de atividade física; sono reparador; manejo do estresse; conexões sociais significativas; redução da exposição a substânci as nocivas, como álcool e tabaco.

Esses pilares se alinham aos 12 fatores de risco modificáveis para demência segundo a conceituada Comissão da The Lancet sobre Prevenção, Intervenção e Cuidados com a Demência, que também incluem baixa escolaridade, perda auditiva não tratada e poluição atmosférica.

“O cérebro é um órgão plástico, ou seja, capaz de se adaptar e se renovar ao longo da vida. Isso significa que temos margem de ação para fortalecer circuitos cerebrais e proteger áreas vulneráveis, como o hipocampo, desde que adotemos rotinas mais saudáveis”, destaca o médico Junqueira. Ele lembra que sedentarismo, hipertensão, obesidade e isolamento social são fatores de risco importantes e evitáveis.

Estudos indicam que estilo de vida influencia diretamente a saúde cerebral e pode prevenir ou postergar demências

Demências (RENADE).

Um estudo apresentado na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer, nos EUA, apontou que um exame de sangue de alta precisão, disponível ainda apenas na rede particular no Brasil, pode facilitar a triagem na atenção primária, com 91% de acurácia, superando os índices de acerto de médicos generalistas (61%) e até de especialistas (73%). O exame está em discussão acerca de sua validade e aplicabilidade aqui no Brasil.

E STILO DE VIDA E SA ú DE CEREBRAL

A medicina do estilo de vida, apontada pelo neurologista Thiago Junqueira como a melhor opção para prevenir as doenças crônicas não transmissíveis, propõe uma abordagem integrada baseada em seis pilares: alimentação majoritariamente baseada em vege-

N UTRIÇÃO E MOVIMENTO

Entre os pilares, a alimentação tem papel central. Dietas baseadas em vegetais, azeite de oliva, peixes e frutas secas, como a chamada “dieta Mind” – uma combinação das dietas mediterrânea e DASH – têm demonstrado eficácia na redução do declínio cognitivo. O exercício físico, por sua vez, aumenta a oxigenação do cérebro, melhora a neuroplasticidade e reduz a inflamação crônica, um dos fatores associados ao envelhecimento cerebral acelerado.

S ONO E ESTRESSE

Outro ponto fundamental destacado pelo pesquisador na área de neurociência, tecnologia e saúde é o sono. Há evidências de que dormir mal pode favorecer o acúmulo de proteínas beta-amiloide, associadas ao Alzheimer. Já o gerenciamento do estresse e a manutenção de vínculos afetivos contribuem para o equilíbrio hormonal e o estímulo de áreas cerebrais ligadas à memória e ao bem-estar emocional. O neurologista também lembra que é preciso encarar o envelhecimento como um processo ativo. “Prevenir o Alzheimer não é garantir que ele nunca irá acontecer, mas sim fazer tudo que estiver ao nosso alcance para adiá-lo e reduzir seus impactos. O cérebro responde aos nossos hábitos ao longo da vida”, conclui o médico.

APraticar atividade física e a realizar exames periódicos são fundamentais para manter a saúde e prevenir doenças

prática de atividade física e a realização de exames periódicos são fundamentais para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. Neste artigo, vamos explorar a importância de cada um desses aspectos de forma detalhada.

I MPORTâ NCIA DA ATIVIDADE Fí SICA

1. Saúde Física: A atividade física regular promove a saúde cardiovascular, fortalece músculos e ossos, melhora a flexibilidade e a coordenação motora. O exercício físico ajuda a controlar o peso, reduzindo o risco de obesidade e suas complicações associadas, como diabetes tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares.

2. Saúde Mental: Exercitar-se libera endorfinas, conhecidas como os hormônios da felicidade. Isso contribui significativamente para melhorar o humor, reduzir sintomas de ansiedade e depressão e aumentar a autoestima. Além disso, a atividade física pode melhorar a qualidade do sono, um fator essencial para a saúde mental.

3. Longevidade: Estudos demonstram que indivíduos que se exercitam regularmente tendem a viver mais e com melhor qualidade de vida. A ativa interação entre corpo e mente proporcionada pelo exercício regular contribui para um envelhecimento saudável.

4. Socialização: Muitas atividades físicas são realizadas em grupo, seja em academias, associações ou clubes esportivos. Essa socialização pode ajudar a construir relacionamentos e amizades, reduzindo sentimentos de solidão e isolamento.

5. Aumento da Energia: Embora possa parecer contraditório, a prática de exercícios físicos aumenta os níveis de energia. Isso se deve ao aumento da eficiência do jeito que o corpo usa o oxigênio, além

vascular (CRM/BA 13792)

de ativar a circulação sanguínea e melhorar a saúde cardiovascular.

6. Controle do Estresse: A atividade física é uma maneira eficaz de aliviar o estresse diário. Os exercícios ajudam a liberar a tensão acumulada e trazem uma sensação de relaxamento ao corpo e à mente.

7. Prevenção de Doenças: A prática regular de exercícios é uma forma eficaz de prevenir doenças crônicas. A atividade física ajuda a regular a pressão arterial, melhora os níveis de colesterol e glicose no sangue, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como artrite e alguns tipos de câncer.

I MPORTâ NCIA DOS Ex AMES P ERI ó DICOS

1. Detecção Precoce: Os exames periódicos têm um papel crucial na detecção precoce de doenças. Condições como hipertensão, diabetes, câncer e problemas cardíacos podem ser identificadas antes que se tornem graves. A detecção precoce aumenta as chances de tratamento bem-sucedido e recuperação.

2. Avaliação da Saúde Geral: Durante os exames periódicos, os médicos podem avaliar seu estado de saúde geral, identificar fatores de risco e fornecer orientações sobre como melhorar o estilo de vida. Isso inclui recomendações sobre dieta, exercícios e outros comportamentos saudáveis.

3. Monitoramento de Condições Existentes: Para pessoas com condições crônicas, como diabetes ou hipertensão, os exames ajudam a monitorar a eficácia dos tratamentos e a ajustar as abordagens conforme necessário. Isso garante que os pacientes mantenham suas condições sob controle e minimizem riscos à saúde.

4. Educação em Saúde: Exames periódicos são oportunidades para a educação em saúde. Médicos

e profissionais de saúde podem fornecer informações sobre prevenção, orientação sobre estilos de vida saudáveis e esclarecer dúvidas sobre alimentação e atividade física.

5. Promoção de Hábitos Saudáveis: A realização de exames pode motivar as pessoas a adotarem hábitos mais saudáveis. A perspectiva de um exame pode encorajar a prática de atividade física, uma alimentação equilibrada e a adesão a hábitos preventivos.

6. Detecção de Fatores de Risco: Mesmo pessoas que se sentem saudáveis podem ter fatores de risco que não se apresentam de forma evidente. Exames periódicos ajudam a identificar esses fatores, permitindo intervenções precoces.

7. Prevenção de Doenças Infecciosas: Exames periódicos podem incluir testes para condições infecciosas, como HIV e hepatites, que muitas vezes não apresentam sintomas em seus estágios iniciais. O tratamento e a identificação precoce podem reduzir a propagação dessas doenças.

C ONCLUSÃO

A prática de atividade física e a realização de exames periódicos são componentes essenciais de um estilo de vida saudável. Juntas, essas práticas promovem a saúde física, mental e emocional, além de contribuírem para a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida.

Incorporar atividades físicas na rotina cotidiana não precisa ser um desafio. Pode incluir simples caminhadas, dança, natação ou esportes, dependendo das preferências individuais. Com o aumento da popularidade de cursos online e vídeos gratuitos, nunca foi tão fácil encontrar maneiras de se exercitar confortavelmente em casa. Da mesma forma, a realização de exames periódicos deve ser considerada um compromisso contínuo com a saúde. Consultas médicas regulares, mesmo que você se sinta bem, são cruciais. Estabelecer um cronograma de exames e manter um diálogo aberto com o profissional de saúde pode facilitar a manutenção de uma saúde sólida. Em suma, investir na atividade física e na saúde preventiva através de exames periódicos é um dos melhores caminhos para garantir um futuro saudável e pleno, promovendo não apenas a longevidade, mas também a qualidade de vida em todas as suas fases.

ESPECIALIDADES Angiologia, Cardiologia, Cardiologia/Eco, Clínica Geral, Dermatogia, Ecocardiografia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Mastologia, Nutrição, Oftalmologia, Ortopedia (incluindo de joelho, ombro e cotovelo), Otorrinolaringologia, Psicologia, Pediatria, Ultrassonografia, Urologia.

PARTICULAR E CONVÊNIOS lAMIL lASFEB lATITUDE lBRASIL SAUDE lBRADESCO TOP NACIONAL lCAPSAUDE lCAMED lCASSEB lUNIMED CENTRAL NACIONAL lExMED lFACHESF lGEAP lLIFE EMPRESARIAL lMEDSERVICE lPARATODOS lPETROBRAS lPLANASSISTE lPLANSERV lSAUDE CAIxA lSULAMERICA lTRT lUNAFISCO

CLAM CENTRO

Praça Santo Amaro de Ipitanga, 16 (ao lado da Igreja Matriz). Tels.: 3378-0883 / 3287-0125 / 3287-0190 / 3287-0185. 9 9164-5123

CLAM VILAS

Rua Itagi, 590. Centro Comercial Milmares, lj 2 (ao lado do Banco do Brasil). Pitangueiras. Tels.: 3379-0643 / 3379-8523 / 3369-2024. 9 8643-6654

Ligue e anuncie: 9 8899-2439 / 3379-2439 / 3379-2206

H IPERTENSÃO :

o mal silencioso que avança na Bahia

Silenciosa, persistente e cada vez mais comum entre os baianos, a hipertensão arterial é uma ameaça crescente à saúde pública. Especialistas fazem um alerta urgente: é preciso reforçar a conscientização, ampliar o diagnóstico precoce e garantir o acompanhamento contínuo para evitar complicações graves, como infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

A chamada “pressão alta” já afeta mais de um terço da população adulta no Brasil e pode se instalar no organismo sem manifestar sintomas perceptíveis. “Chamamos a hipertensão de inimigo silencioso porque, na maioria das vezes, ela não dá sinais até causar danos mais graves. Muitos só descobrem que são hipertensos diante de uma emergência”, afirma a cardiologista Marianna Andrade, coordenadora da Cardiologia do Hospital Mater Dei Salvador. Dados do Ministério da Saúde mostram que 33,4% da população adulta brasileira vive com hipertensão, número que representa cerca de 36 milhões de pessoas. Na Bahia, estima-se que quase 40% dos adultos entre 40 e 65 anos sejam hipertensos – em grande

ACUPUNTURA

FISIOTERAPIA

FISIOTERAPIA

ODONTOLOGIA

Dr. Adriano Sacramento

ESPECIALISTA EM PRÓTESE

Próteses Harmonização. do Sorriso Implante Lentes de Contato Clareamento

(71) 99971-0801

Shopping Estrada do

FISIOTERAPIA

ACUPUNTURA

FISIOTERAPIA DOMICILIAR

parte sem diagnóstico ou acompanhamento regular. Entre os idosos, a prevalência ultrapassa 61%.

A ausência de sintomas evidentes é um dos principais obstáculos no controle da doença. “O que mais nos preocupa é o abandono do tratamento. Muitas pessoas iniciam o uso de medica-

OFTALMOLOGIA

OFTALMOLOGIA

ção, mas ao se sentirem melhor, interrompem por conta própria. É fundamental manter o controle mesmo quando não há sintomas”, reforça Marianna.

Em Salvador, o cotidiano estressante, o sedentarismo e os maus hábitos alimentares favorecem o avanço da hipertensão,

inclusive entre adultos jovens. A cardiologista tem registrado aumento nos atendimentos a pacientes abaixo dos 40 anos com pressão arterial elevada.

Além da pressão elevada, Marianna alerta que é preciso considerar outros fatores na avaliação do risco cardiovascular, como o

Coco, 4º andar, Sala 406.
dradriano sacramento
OTORRINO

uso de bebidas alcoólicas, tabagismo, sedentarismo, sobrecarga de trabalho, estresse emocional, diabetes, doença renal crônica e dislipidemia. “A hipertensão arterial, na maioria das vezes, é assintomática, sendo desafiadora na identificação e na adesão do paciente ao tratamento. Mas, para tratá-la, é imprescindível que haja uma mudança de estilo de vida e uso de medicamentos”, destaca.

Ela também chama aten-

ção para a chamada hipertensão secundária – que pode surgir como consequência de doenças subjacentes, como problemas renais, distúrbios da tireoide ou disfunções das glândulas suprarrenais. Esses casos requerem diagnóstico clínico e tratamento específico, voltado à causa primária da elevação da pressão arterial.

A Organização Mundial da Saúde estima que a hipertensão seja responsável por cerca

Construção, reforma e reparos emergenciais

Construção . Elétrica . Hidráulica . Reforma

Pintura . Montagem . Desmontagem . Instalação

Higienização de caixa d’água . Pré-mudança

Reforma rápida . Serviços gerais . Checkup residencial

Visita grátis

de 10 milhões de mortes por ano. No Brasil, aproximadamente metade das mortes por doenças cardiovasculares está ligada direta ou indiretamente à condição. “A prevenção e o controle da pressão arterial devem ser prioridade em todas as idades. Mudanças simples na rotina, como reduzir o consumo de sal, praticar atividades físicas e fazer acompanhamento médico regular, fazem toda a diferença”, conclui a profissional.

REDES DE PROTEÇÃO

SEGURANÇA ELETRÔNICA MADEIREIRA

SEGURANÇA ELETRÔNICA PORTõES

SÓ PORTÕES

SEGURANÇA ELETRÔNICA

VENDA -E INSTALAÇÃO MANUTENÇÃO

- Portões em alumínio anodizado

- Grades de ferro e alumínio

- Troca de roldanas e trilhos de portões

- Serviços de Solda em Portões Motores / Fechaduras / Interfones 98743-4290 / 99255-4668

atendimento.soportoes@gmail.com

SEGURANÇA ELETRÔNICA

SEGURANÇA ELETRÔNICA

Prefeitura inicia diálogo com a Receita Federal para receber doação solidária para a educação

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), deu início a um importante diálogo com a Receita Federal do Brasil, com objetivo de possibilitar que o município faça parte do projeto de Doação Solidária de Mercadorias Apreendidas pelo órgão, e insira a educação fiscal no ensino da rede municipal. Durante o encontro, os profissionais da Receita destacaram que com a adesão, Lauro de Freitas poderá receber a doação de equipamentos de informática, smartphones, vestuários, utensílios domésticos e aparelhos eletrônicos, todos eles provenientes de apreensões realizadas pelo órgão no trabalho de repressão ao contrabando e ao descaminho.

Outro destaque da reunião, foi a apresentação do projeto de educação para a cidadania fiscal, que busca a inserção da temática da educação fiscal na rede de ensino. De acordo com Marirone Lima, analista-tributária e responsável pelo Projeto Cidadania Fiscal, a proposta busca ampliar o entendimento sobre a importância dos impostos e tributos para a sociedade. “A Receita Federal está fazendo essas apresentações para estados e municípios, e o nosso objetivo, aqui em Lauro de Freitas, é colaborar com o sistema de ensino, levando a educação cidadã, com enfoque em educação fiscal para crianças e adolescentes”.

CaSa & deCoração

Onde encontrar exemplares da

lHiperideal Parque Shopping Bahia

lHiperideal Estrada do Coco, km 7. Portão (sentido Litoral Norte)

lBosque Jardinagem e Paisagismo Estrada do Coco, km 5 (sentido Litoral Norte)

l Bello Ferragens Av. Luiz Tarquínio Pontes, 2361

l Depósito Verde Vilas Av. Luiz Tarquínio Pontes, 2292

lCasa de Carnes Santa Bárbara Av. Luiz Tarquínio Pontes, 39 (em frente ao banco Itaú)

lNovo Mix Buraquinho Rua Francisco das Mercês. Buraquinho

lBanca de Revista de Vilas do Atlântico Anexo ao mercado Nova Pão & Vinho

lAtlântica Delicatessen Praça Martiniano Maia, 33. Centro (em frente ao pé de oiti)

l D´Meg Restaurante Rua Gerino de Souza Filho

l Oscarito Restaurante Al. Praia de Tubarão. Vilas do Atlântico (atrás do posto de combustível)

l Restaurante Mineirim Av. Praia de Itapuã, 234. Vilas do Atlântico

lMercado B.Fernandes Empresarial Getúlio Borges. Catu de Abrantes

Valorize o que é nosso. Divulgue seus produtos e serviços na

ASSISTÊNCIA TéCNICA

ASSISTÊNCIA TéCNICA

DESISNSETIzAÇÃO

ASSISTÊNCIA TéCNICA

CONTABILIDADE

DESISNSETIzAÇÃO

Corrida 21K Salvador teve baiana no pódio; evento reuniu mais de 4,5 mil atletas

A baiana Jeane Barreto dos Santos, natural de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, foi a vencedora da meia maratona feminina da corrida 21K Salvador, patrocinada pela Petrobahia. A prova, realizada pela primeira vez na capital baiana, aconteceu dia 27/4, reunindo mais de 4,5 mil atletas nos percursos de 5, 10 e 21 milhas. Jeane marcou o tempo de 1h17min52s entre a largada, no Campo Grande, e a chegada do percurso, na região da Praia do Corsário. “Minha vida mudou muito com as corridas, e hoje não me vejo sem isso”, declarou a vencedora, que começou a correr para superar a depressão e a ansiedade, se tornou uma atleta profissional e já acostumada ao pódio. Em janeiro, ela venceu a Corrida Sagrada, realizada durante as festividades da Lavagem do Bonfim.

Vencedor no masculino, Lucas Barbosa dividiu a liderança da meia maratona, em grande parte do percurso, com o mineiro Giovani dos Santos, que ficou em segundo lugar. “É

uma prova muito difícil, com umidade alta. Mas, mesmo com os quenianos, que trabalham em equipe, conseguimos ganhar a prova”, declarou. O melhor colocado entre os estrangeiros foi Edward Mutunga Wambua, do Quênia, que ficou em 5º lugar.

O sucesso do evento foi comemorado também pela

supervisora de marketing da Petrobahia, Andreia Lucas. “Ter quase 5 mil pessoas unidas, no mesmo momento, pela paixão pela corrida é algo muito espe-

cial e que merece todo o nosso apoio. Acreditamos no poder transformador do esporte que, assim como os combustíveis, move e transforma vidas. A

Petrobahia se orgulha de movimentar a vida das pessoas, de fornecer energia, seja para sua rotina diária ou nos momentos de lazer e da prática esportiva.

É por isso que investimos no patrocínio de eventos como a corrida 21K Salvador, que certamente terá longa”, completou Andreia.

Este abuso precisa ser penalizado com rigor

Quem estacionar em vagas destinadas a pessoas com deficiência pode passar a ser penalizado com uma multa mais alta. É o que propõe o Projeto de Lei nº 4767/24 que está sendo analisada na Câmara dos Deputados, alterando o Código de Trânsito Brasileiro. Atualmente, o valor da infração é de R$ 293,47, considerada gravíssima, com a atribuição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta eleva a multa para R$ 880,41, ajustado ao valor atual. Caso haja reincidência dentro de dois anos, o valor será multiplicado por cinco, totalizando R$ 1.467,35.

O autor da proposta, deputado Juninho do Pneu (União-RJ), argumenta que o uso indevido dessas vagas é uma violação dos princípios de igualdade e solidariedade, prejudicando aqueles que realmente precisam. O projeto segue em tramitação nas comissões de Viação e Transportes, e de Constituição, Justiça e Cidadania. Para ser sancionado, precisará ser aprovado na Câmara e no Senado.

Venho manifestar minha insatisfação com o serviço prestado pelo Centro de Distribuição dos Correios de Lauro de Freitas. Tenho uma encomenda importante para meu trabalho. Por duas vezes, o carteiro esteve no meu endereço, mas não conseguiu realizar a entrega. Assim que informado, fui pessoalmente ao Centro de Distribuição para retirar a encomenda. No local, fui surpreendido ao saber que o atendimento para retirada só é feito a partir das 14h, sem qualquer alternativa de horário. Um desrespeito com quem depende dos Correios para trabalhar e cumprir seus

Outro ponto grave é a condição do prédio: o espaço está abandonado, sem cuidados ou manutenção mínima, colocando até mesmo os funcionários em uma situação de trabalho indigno. Apesar disso, o atendimento que recebi foi cortês. Um dos funcionários, com evidente tristeza, confirmou que o serviço de retirada é terceirizado e deveria funcionar em horário administrativo, mas que, infelizmente, nada é feito sem reclamações da comunidade. Serviços públicos essenciais devem respeitar a população e garantir condições dignas de trabalho para seus funcionários. Registro neste espaço que a Vilas Magazine disponibiliza aos seus leitores, meu protesto e a expectativa de que medidas sejam tomadas para corrigir essas falhas. Márcio Wesley Centro de Distribuição dos Correios de Lauro de Freitas

1º/5 - Quinta-feira

0h02 Baixa 0,60m

6h19 .....Alta ...2,26m

12h36 Baixa 0,44m

19h01 Alta 2,19m

2/5 - Sexta-feira

0h51 Baixa 0,83m

7h12 Alta 2,11m

13h32 Baixa 0,64m

20h01 Alta 2,00m

3/5 - Sábado

15h1 Baixa 1,02m

8h17 Alta 1,98m

14h44 Baixa 0,80m

21h16 Alta 1,87m

4/5 - Domingo

3h16 Baixa 1,13m

9h36 Alta 1,92m

16h08 Baixa 0,89m

22h40 Alta 1,85m

5/5 - Segunda-feira

4h51 Baixa 1,11m

10h57 Alta 1,95m

17h29 Baixa 0,87m

23h49 Alta 1,92m

6/5 - Terça-feira

5h57 Baixa 1,01m

12h02 Alta 2,04m

18h27 Baixa 0,79m

7/5 - Quarta-feira

0h40 .....Altaq .2,03m

6h44 Baixa 0,88m

12h57 Alta 2,15m

19h10 ...Baixa .0,70m

8/5 - Quinta-feira

1h19 Alta 2,14m

7h21 .....Baixa .0,74m

13h40 Alta 2,24m

19h47 Baixa 0,60m

9/5 - Sexta-feira

1h59 Alta 2,23m

7h59 Baixa 0,62m

14h17 Alta 2,30m

20h19 Baixa 0,52m

10/5 - Sábado

2h31 Alta 2,30m

8h32 Baixa 0,52m

14h55 Alta 2,34m

20h53 Baixa ,46m

11/5 - Domingo

3h02 Alta 2,34m

9h04 Baixa 0,44m

15h27 Alta 2,34m

21h23 Baixa 0,45m

12/5 - Segunda-feira

3h34 Alta 2,34m

9h40 Baixa 0,40m

16h01 Alta 2,32m

21h57 ...Baixa .0,47m

13/6 - Terça-feira

4h04 Alta 2,34m

10h10 Baixa 0,40m 16h34 Alta 2,28m

22h27 Baixa 0,52m 14/5 - Quarta-feira 4h38 Alta 2,30m 10h46 Baixa 0,43m 17h06 Alta 2,23m 23h01 Baixa 0,61m 15/5 - Quinta-feira

5h10 Alta 2,26m 11h19 Baixa 0,49m 17h44 Alta 2,16m 23h34 ...Baixa .0,72m 16/5 - Sexta-feira

5h49 Alta 2,20m

11h57 ...Baixa .0,57m 18h23 Alta 2,08m 17/5 - Sábado

0h12 .....Baixa .0,84m 6h32 Alta 2,12m

12h42 Baixa 0,67m

19h12 Alta 2,00m

18/5 - Domingo

1h02 Baixa 0,96m

7h23 Alta 2,05m 13h38 Baixa 0,77m

20h14 Alta 1,94m

19/5 - Segunda-feira

2h14 Baixa 1,04m 8h29 Alta 2,01m 14h51 Baixa 0,82m 21h29 Alta 1,93m

20/5 - Terça-feira

3h40 Baixa 1,04m 9h44 Alta 2,03m

16h10 Baixa 0,79m 22h46 Alta 2,00m 21/5 - Quarta-feira

4h55 Baixa 0,94m

10h55 Alta 2,11m

17h21 ...Baixa .0,69m 23h49 Alta 2,12m

22/5 - Quinta-feira

5h55 .....Baixa .0,79m 11h57 Alta 2,24m

18h21 Baixa 0,54m

23/5 - Sexta-feira

0h42 Alta 2,25m

6h47 Baixa 0,61m 12h55 Alta 2,38m 19h16 Baixa 0,40m

24/5 - Sábado 1h29 Alta 2,36m

7h36 Baixa 0,44m

13h49 Alta 2,49m

20h04 Baixa 0,30m

25/5 - Domingo 2h16 .....Alta ...2,44m 8h25 Baixa 0,30m

14h40 Alta 2,56m

20h53 ...Baixa .0,26m

26/5 - Segunda-feira

3h02 Alta 2,48m

9h14 .....Baixa .0,20m 15h31 Alta 2,57m

21h38 Baixa 0,29m

27/5 - Terça-feira

3h51 Alta 2,47m 10h02 Baixa 0,16m 16h19 Alta 2,53m 22h23 Baixa 0,37m

28/5 - Quarta-feira

4h36 Alta 2,44m 10h53 Baixa 0,19m 17h10 Alta 2,44m 23h08 Baixa 0,49m

29/5 - Quinta-feira

5h23 Alta 2,37m

11h42 Baixa 0,27m 18h01 Alta 2,32m

23h55 Baixa 0,64m

30/5 - Sexta-feira

6h12 Alta 2,29m 12h31 Baixa 0,40m 18h51 Alta 2,18m

31/5 - Sábado

0h40 Baixa 0,79m 7h02 Alta 2,20m

13h19 ...Baixa .0,56m 19h42 Alta 2,05m

1º/6 - Domingo 12h9 Baixa 0,92m

7h57 Alta 2,11m

14h10 ...Baixa .0,71m

20h36 Alta 1,94m

2/6 - Segunda-feira

2h25 Baixa 1,01m

8h57 Alta 2,03m

15h10 Baixa 0,83m

21h38 Alta 1,88m

3/6 - Terça-feira

3h32 Baixa 1,05m

10h01 Alta 1,99m

16h17 Baixa 0,90m 22h44 Alta 1,88m

4/6 - Quarta-feira

4h44 Baixa 1,02m

11h04 Alta 1,98m

17h23 Baixa 0,89m 23h44 Alta 1,93m

5/6 - Quinta-feira

5h44 Baixa 0,94m

12h04 Alta 2,01m

18h19 Baixa 0,83m

6/6 - Sexta-feira 0h34 Alta 2,01m

6h36 Baixa 0,83m 13h01 Alta 2,06m 19h06 ...Baixa .0,75m

7/6 - Sábado 1h16 Alta 2,09m

7h19 .....Baixa .0,72m 13h47 Alta 2,10m 19h47 Baixa 0,66m

8/6 - Domingo 1h59 Alta 2,15m

8h01 Baixa 0,61m

14h29 Alta 2,14m

20h23 Baixa 0,60m

9/6 - Segunda-feira

2h34 Alta 2,20m

8h40 Baixa 0,51m

15h06 Alta 2,17m

21h01 Baixa 0,55m

10/6 - Terça-feira

3h08 Alta 2,24m

9h17 Baixa 0,44m

15h46 Alta 2,19m

21h36 Baixa 0,54m

Fonte: Banco Nacional de Da dos Oceanográficos da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil.

www.vilasmagazine.com.br | Facebook: VilasMagazine | Instagram: @VilasMagazine

Publicação mensal de propriedade da EDITAR - Editora Accioli Ramos Ltda. Av. Praia de Itapuã, 276, cj. 105. Lumiar Work Center. Vilas do Atlântico. Lauro de Freitas. Bahia. CEP 42707-650. Tels.: 71 3379-2439 / 3379-2206. Diretor-Editor: Carlos Accioli Ramos (diretoria@vilasmagazine.com.br). Diretora: Tânia Gazineo Accioli Ramos. Gerente de Negócios: Álvaro Accioli Ramos (comercial@vilasmagazine.com.br). Assistente: Simone Gazineo (comercial@vilasmagazine.com.br). Gerente de Produção e Distribuição: Thiago Accioli Ramos. Administrativo/Financeiro: Miriã Morais Gazineo (financeiro@vilasmagazine.com.br). Tratamento de imagens e CTP: Diego Machado. Redação: Thiara Reges (jornalista freelancer). Colaboradores: Hendrik Aquino, Paulo Maneira, Cláudia Correia, Henrique Moitinho. Tiragem desta edição: 17 mil exemplares Impressão: OESP Gráfica (SP).

Aulas, Treinos, Passeios e Treinamento Corporativo
JUNHO
FASES DA LUA
Maio
4 - Quarto crescente
12 - Lua Cheia

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.