__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

139 abril 2014 I M P R E S S O

ENVELOPAMENTO AUTORIZADO PODE SER ABERTO PELO CORREIO

R$ 9,90

MELHOR

PERFORMANCE QUE AS LENTES TRADICIONAIS

O melhor da tecnologia digital em uma gama completa. A tecnologia digital mudou a forma de enxergarmos o mundo. O mesmo acontece com a Linha Digital Varilux® que apresenta uma verdadeira evolução em lentes digitais. Enquanto as lentes comuns utilizam apenas uma face da lente, toda a Linha Digital Varilux é desenvolvida combinando as faces externa e interna, através do processo de produção DDV® – Dual Digital Vision, com o exclusivo software de cálculo, o Point by Point Twinning™.

É mais precisão para oferecer aos seus clientes uma lente que atende melhor às necessidades visuais.

• Campos de visão até 30% mais amplos(1), em todas as distâncias – perto, meia distância e longe. • Adaptação mais fácil(1). • Qualidade e eficiência dos designs Varilux. • Desempenho superior às lentes digitais comuns (que possuem design em apenas uma face). • Máxima fidelidade à prescrição médica. • Sempre com o tratamento antirreflexo Crizal®(2). • Opção de personalização. (1)

Se comparadas à sua versão tradicional.

(2)

Na opção Varilux Liberty, também disponível com tratamento antirreflexo Trio.

Calendário: é hora da Expo

Abióptica

www.varilux.com.br

L

I

N

H

A

D

I

G

I

T

A

L

|

SAC 0800 727 2007

Especial: o melhor da Mido 2014

Mondo Fashion: Balenciaga,

um dos mestres da moda

Dragon Alliance Eyewear Marchon


C A R R E R A 60 00/M T - C H A M P I O N /M T

CARRERAWO


WORLD.COM


s o l u c ó a t plane

139

abril:2014

sumário

6

Editorial A mensagem do publisher Flavio Bitelman

8

Diário da redação

10

O que moveu a VIEW durante a produção deste número

Jogo Rápido As notícias do universo dos óculos

16

Google Glass: Google se une à Luxottica

Especial Mido A VIEW esteve em Milão para mais uma cobertura completíssima da Mido 2014

32

38

A óptica no mundo As novidades das maiores corporações ópticas do planeta

Hall of Frames Famosos e seus óculos Diogo Nogueira: dono de óculos estilosos

42

sucesso

Dicas & Estratégias Provar Estabelecer metas para o sucesso é o tema do professor do Provar, Jaercio Barbosa

Varejo & Experiência Liderar é uma arte, explica o colunista Richard Vinic

44

Mondo Fashion Balenciaga, uma das grifes mais icônicas de todos os tempos

46 2

VIEW 139

abril:2014

www.revistaview.com.br


It! Eyewear: pegada fashion

Vitrine

gale ria

Os lançamentos de produtos da temporada

57

Atitude A bem humorada nova campanha da Óticas Carol

58

Raio-x: o (péssimo) hábito brasileiro de comprar óculos no exterior é o gancho do novo comercial

Um outro olhar A editora Andrea Tavares traz a segunda e última parte das dicas para ter relações saudáveis

vis ão serviços

Disruptive by design: a nova campanha da Oakley

60 Foco

As notícias dos fornecedores do mercado

Dragon Alliance Eyewear Marchon

Modelo The Jam H2O plasma ionized performance polar

54

sucesso

64

Calendário Expo Abióptica

Calendário + Agenda

124

128

126

Anunciantes

Armação do Cipis O trânsito foi a inspiração do artista plástico Marcelo Cipis para retratar São Paulo na série Cidades da óptica que a VIEW publica este ano

Todd Glaser

Os eventos de óptica no Brasil e no mundo

139

Quarenta e quatro páginas com mapa, serviços da feira e guia de lançamentos

Andrea Tavares

Becaclick

Divulgação

Fernanda Guedes

J. Egberto

Paty Chequetti abril:2014

VIEW 139

3


LANÇAMENTO

NOVAS LENTES

AS ÚNICAS COM A EXCLUSIVA TECNOLOGIA CHROMEA7™. Chromea7™ é uma tecnologia exclusiva composta de moléculas mais inteligentes que ficam ativas por mais tempo, captando a luminosidade, tornando as lentes mais rápidas, mais reativas à luz indireta e mais escuras em altas temperaturas.

EXPERIÊNCIA SUPERIOR PARA SEUS CLIENTES.

Mais escuras

Mais rápidas

Mais reativas à luz indireta

Totalmente transparentes em ambientes internos

Transitions e o “Swirl” são marcas registradas e Transitions Signature, Chromea7, Life 360 são marcas da Transitions Optical, Inc.©2014. Transitions Optical, Inc. O desempenho fotossensível é influenciado pela temperatura, pela exposição aos raios UV e pelo material das lentes. Fotos meramente ilustrativas.


Leia o QR Code e assista ao vídeo sobre o Life 360.

TESTADAS NA VIDA REAL DO USUÁRIO DE ÓCULOS. MEDIDAS DE PERFORMANCE REVOLUCIONÁRIAS PARA UM PRODUTO REVOLUCIONÁRIO. Para chegar até a revolução molecular de Transitions® Signature™, a Transitions teve que desenvolver sua própria metodologia de pesquisa. Afinal, testes convencionais são feitos em ambientes controlados, e a Transitions precisa ir além. Foram mais de 1.000 testes simulando 200 situações reais de uso em diversos locais do mundo, incluindo pessoas reais. E medindo fatores, como: quantidade de luminosidade, direção da luz, dispersão, proteção UV e posição do usuário e, inclusive, o uso de acessórios como chapéus e bonés.

O RESULTADO DESTA NOVA TECNOLOGIA É MAIS QUE VISÍVEL.

8 em cada 10 usuários de lentes incolores consideram as lentes Transitions SignatureTM VII melhores do que as suas atuais lentes incolores.* * Fonte: teste cego sequencial Transitions Optical. Novembro 2011 – janeiro de 2012. Tamanho de amostra foi de 157 usuários misturados entre usuários de lentes fotossensíveis e de lentes incolores comuns.


editorial

Foco na produtividade

publisher Flavio Mendes Bitelman flaviobitelman@revistaview.com.br

editora Andrea Tavares (MTb. 16.030) andreatavares@revistaview.com.br diretora de arte Débora Nascimento deboranascimento@revistaview.com.br

Produtividade é a palavra mágica que tem mudado tanto a maneira de trabalhar. Obviamente, a internet tem uma responsabilidade muito grande nessa tal de produtividade, mas tudo mudou nessas últimas quatro décadas.

Antigamente, cada líder tinha a sua secretária particular. Com o tempo, seu trabalho foi sendo dividido entre cinco, dez, 20 profissionais e se tornaram secretárias de todo o departamento. Isso economiza um tempo precioso dos consultores óptiquando ainda existem secretárias, cos, fazendo que um número menor de consultores pois hoje, em muitos casos, tanto o possa atender mais clientes por dia. Equipes mais recargo de secretária quanto o de reduzidas e mais produtivas. cepcionista foram extintos em muiHoje, é possível falar com os clientes por internet, tas empresas. Computadores e outras usando redes sociais e aplicativos. Os jovens, então, tecnologias facilitam o trabalho dos línem se fala: são supercibernéticos e os mais velhos que deres, que acabam resolvendo pessoaldesejam se manter ativos terão de se tornar “internémente os serviços que antes cabiam às ticos” também. secretárias. Escrever cartas, fazer teleMas como toda questão tem dois lados, às vezes sisfonemas, marcar reuniões, arquivar dotemas modernos também podem atrapalhar em vez de cumentos, checar o retorno de tarefas ajudar. Por exemplo, alguns estacionamentos demoimportantes, controlar agenda, atualiram demais para anotar que carro está chegando e zar telefones... Tudo mudou. qual deve ser liberado. Outro dia, em um hospital faNo passado, as ópticas tinham quamoso, fiquei um tempão aguardando para liberarem a se todos os óculos escondidos em gaminha entrada. A tecnologia precisa acelerar os provetas e algumas peças na vitrine para cessos e o atendimento. chamar a atenção. O cliente se senUma boa estratégia é pensar globalmente agindo lotava e o consultor óptico ia mostrando calmente. As ideias devem ser estratégicas e bem penalgumas opções. Se o cliente não gossadas, mas a ação deve ser local, próxima do cliente tava, o profissional trazia outras oppara que se sinta bem atendido e tenha suas necessições. Hoje, boa parte das ópticas tem dades resolvidas com esmero e rapidez. É preciso pentodo o mostruário no sistema self sersar sempre em soluções que possam fazer a empresa vice e o cliente já vai olhando e decidindo mais produtiva, com bons lucros, mas, principalmente, do que gosta ou não. Essa tendência para atender bem o cliente. Boas vendas! Flavio Mendes Bitelman Publisher

flaviobitelman@revistaview.com.br 6

VIEW 139

abril:2014

Nara Monteiro naramonteiro@revistaview.com.br secretária de redação Cristiana Brito cristianabrito@revistaview.com.br

Kriz Knack

O ambiente de trabalho passou por várias mudanças: antes, vários profissionais tinham a sua própria sala e, com o passar dos anos, as paredes foram sendo derrubadas. Bom exemplo é a diretoria do Bradesco, que há 40 anos já trabalhava dessa forma e várias empresas copiaram esse modelo.

gerentes de marketing e comercial Fernanda Ferret fernandaferret@revistaview.com.br

gerente administrativa Juliana Vasconcelos administracao@revistaview.com.br gerente de circulação Judith Belleza judith@brandmember.com.br projeto do logotipo Kiko Farkas (Máquina Estúdio) projeto gráfico Débora Nascimento projeto editorial Andrea Tavares colaboradores Carlo Ferreri • Fernanda Guedes Graziela Canella • J. Egberto Jaercio Barbosa • Kriz Knack Marcelo Cipis • Marisa Giraldis Patrícia Chequetti • Pauliane Claro Richard Vinic computer to plate e impressão Ipsis Gráfica e Editora S.A. circulação Nacional tiragem 18 mil exemplares assinaturas 11 3971 4372 assinaturas@revistaview.com.br As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores. Nenhuma parte desta edição (textos ou imagens) pode ser utilizada ou reproduzida em qualquer meio ou forma, seja mecânico ou eletrônico, fotocópia, gravação etc. e tampouco apropriada ou estocada em sistema de banco de dados sem a autorização prévia e por escrito da Jobson Brasil. A revista VIEW é uma publicação da Jobson Brasil Ltda. para o setor óptico-oftálmico. Rua Cônego Eugênio Leite 920 - Pinheiros São Paulo/SP - 05414-001 Tel. 11 3061 9025 Fax 11 3898 1503 revistaview@revistaview.com.br www.revistaview.com.br


o ã ç a d e r a estar d m o o i b r e á i d ero itor, qu e m l ú o N d ! i r o ue mer Auditório Espaço

jovem tcriança

Jaguar

Ultra Optics

rua 3

GO

GO

Marchon RBO

CMsatisloh

Tooling

Lougge

Magnum

Maxline rua 4

Safilo

Optitex

eria

ud Esc

Blandine

Blandine

M

d

rua 5

A&R

rua 7

rua 6

l Ab t

lb

d

d

Vision Line

Miraflex

Pratic

Vision Line

rua 9

Neoglass Brazilian Lab

x nio Pratic Augen Mirafle Xenô Augen

Luxottica

Master Glasses

#RodinhasNosPés E essa tal de Copa do Mundo com sede no Brasil que deixou muita agenda de cabeça para baixo - inclusive as da óptica brasileira, já que a feira está ocorrendo com pelo menos 20 dias de antecedência -, fez a gente correr ainda mais neste primeiro trimestre de 2014. Em menos de 90 dias, entremeados por duas viagens internacionais para cobrir a Transitions Academy em Orlando, no final de janeiro, e a Mido em Milão, na primeira semana de março, a editora Andrea Tavares e a equipe da VIEW produziram três números da VIEW, sendo que este que você tem em mãos está entre as maiores edições do ano. Ufa! Cumprimos nossos objetivos em tempo recorde e prontos para mais uma Expo Abióptica! #sevemos #sefalamos

Martinato

Marcolin

rua 8

*

Rota premiada

rua 10

#Selfie

E por falar em Mido, este ano, Andrea teve o auxílio para lá de luxuoso na cobertura do evento do publisher Flavio Bitelman. Por isso, nada mais justo que registrar o momento fazendo um #Selfie (o que antes a gente chamava de autorretrato) da dupla com direito à armação de um verde incrível no estande da Italia Independent, a mais nova queridinha do Planeta Óculos.

#CidadesDaÓptica

São Paulo e seu sensacional trânsito (só que não, quer dizer, #sqn) são os astros da série especial Cidades da Óptica, inaugurada na VIEW 137 pelo nosso parceiro de longa data, o artista plástico Marcelo Cipis, que há 14 anos integra a equipe da VIEW, ilustrando religiosamente a última página, batizada de “Armação do Cipis”.

diário

abril:2014

2

Exatamente porque a gente ama a diário 3 língua portuguesa e as palavras por si sós, temos intimidade para brincar com elas e nos permitir à pujança da língua viva, que gera 4/5 preciosidades. Em vez do “nos vemos” ou “nos falamos”, é comum diário ouvir “se vemos” e “se falamos” e é por isso que há dois anos a VIEW adotou essa bem humorada hashtag. Queremos mesmo ver e falar com você durante a feira, prezado leitor. Afinal, é hora do encontro triplo, por conta desta edição superespecial, do DIÁRIO VIEW, o jornal com as notícias do evento em tempo real, que mantém a equipe da revista em peso no pavilhão para produzi-lo, e daquela passadinha sua amiga no nosso estande para buscar seus exemplares e dar aquele alôzinho. Vai lá: pavilhão Azul, rua B1. ☺

Este ano, os promotores da VIEW vestirão amarelo. A dupla circulará incansavelmente pelos pavilhões distribuindo o DIÁRIO VIEW e esta edição da revista. Pegue seus exemplares!

VIEW 139

expo abióptica 2014 expo abióptica 2014 expo abióptica 2014

#SeVemos #SeFalamos

www.facebook.com/revistaview

#Amarelinha

8

Andrea Tavares

Viva

Quiks

Kristal

Arteres

Transitions Fenicia Fhocus Vertygo Younger

Wilvale De Rigo

ilver

Essilor

rua 2

Evidence

Stepper

Brevil

Cops

Cops

Edmagno

Optview

Hoya

Suntech Supplies

ABRIL

Opt isol Impre nsa

tica

tidad os

Op

P

Pira n

Mul tfoco

Opto

Essilor

Café

Schneider

“VÍ-u” VIEW =

www.twitter.com/revistaview www.revistaview.com.br revistaview@revistaview.com.br

www.revistaview.com.br

ABRIL

Cecop

Johnson & Johnson

Shamir

rua 1

Maclens

Alimentação

Lounge Abióptica

House of Vision

halin e

Ótica Revista Promosalons

rua D

Tecnobrasil

Posto médico

rua C

Café

Convergência

Tecnobrasil

Segment

Dagas

Tami

JR Adamver

iew V

Saída rua B

Bamboo

De Laurentis

Vanin

Óticas Carol

Soló

OW

Guardavolumes

rua A

Mezanino Bausch + Lomb

BR Optical

Alp

Tami

mpen ho

Vanin

Essilor

Stepper

Entrada

Linea Roma

Instituto Filadélfia

Bright Eyes

J.

va

I-Highlight

ticla ss Op

no

In

Biz

Dese

Bright Eyes

Mello

Lougge Golden Vision

CooperV ision

Autoatendimento

Espaço Saber

Bright Eyes

Balcão de preenchimento

Q #Hello m mais um nú para a Expo mo cê e com vo s, especialíssi as dedicadas n iá esse, al a, com 44 pági os óculos no ic ad Abiópt ente à seman ca mundial se pti s vam exclusi ela em que a ó as dos ser viço aqu o. Dic o guia de l u a Brasil, P o em Sã extens roveitar m u e instala a , map ocê ap da feira s, tudo para v ém disso, a ento o. Al 014. 2 o lançam idade o event d i al a da M com qu completíssim leitura! ☺ ra oa cobertu om a gente e b Vem c

ABRIL

139

abril:2014

diário da redação


ref: AH6194S G22 | Visite seu oftalmologista regularmente. www.oculosanahickmann.com.br


jogo rápido

o que é noticia no mercado

Um sorriso aberto e um bom par de óculos solares (@nobregalu) são a dupla perfeita para começar bem o dia. É dessa forma que a paraibana Luciana Nóbrega, do laboratório pernambucano WMax, saúda mais uma jornada.

milhões

o Brasil revela que s de l a u n a a is ilhõe Pesqu 3 com 40 m fechou 201 res entre 18 anos e do empreende e total, 19 milhões ess dedores 64 anos. D a empreen s 21 m e d n o sp outro corre cidos e os já estabele equivalem aos milhões ntes. dores inicia empreende

@nobregalu

Você tem perfil no Instagram e tirou uma foto linda e/ou criativa que tem tudo a ver com óculos, visão, óptica ou algo mais relacionado ao mercado? Publique com a hashtag #revistaview e então sua imagem pode ser impressa na VIEW.

anúncios

Você tem comentários, sugestões, críticas ou dúvidas sobre a VIEW? Ou então quer divulgar notícias de lançamento de produtos ou novidades sobre a sua óptica? Faça contato com a editora Andrea Tavares na redação.

Deseja anunciar? Procure uma das gerentes de marketing e comerciais da Jobson Brasil. ma rk

matérias

ng e come eti

Fernanda Ferret Tel. 11 3061 9025 ramal 109 fernandaferret@revistaview.com.br

e

ra

Andrea Tavares Tel. 11 3061 9025 ramal 105 andreatavares@revistaview.com.br

rketing

o edit

ma

assuntos gerais

aç ão

Cristiana Brito Tel. 11 3061 9025 ramal 108 cristianabrito@revistaview.com.br

Nara Monteiro Tel. 11 3061 9025 ramal 104 naramonteiro@revistaview.com.br

de re d ária et

sec r

Está precisando de algum apoio ou esclarecimento e não sabe como fazer? Fale com a secretária de redação.

mercial co

atendimento ao assinante Quer assinar a VIEW? Já é assinante e tem alguma dúvida? Ligue para a nossa Central de atendimento no 11 3971 4372.

al rci

fale com a

40

Fonte: o estudo Empreendedorismo no Brasil 2013, parte do Global Entrepeneurship Monitor, parceria entre a London Business School e o Babson College, que avalia a evolução do empreendedorismo em 75% do mundo. No Brasil, a pesquisa é conduzida pelo Instituto brasileiro da qualidade e produtividade (IBQP) com o apoio técnico e financeiro do Serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas (Sebrae).


DISRUPTIVE BY DESIGN

PERFORMANCE FRAMES REVOLUTIONIZE THE EVERYDAY

M A R K C A V E N D I S H _ C R O S S L I N K P I TC H A CT I V E P R E S C R I P T I O N C O L L E CT I O N ®

Instagram: @oakleybr ©2014 Oakley, Inc.

www.facebook.com/oakleybrasil


VO2842B


A cena se renova na

Mido 16

VIEW 139

abril:2014


a cobertura da mido 2014

especial

Definitivamente, a Mido 2014 ficou marcada pela renovação. Há novas histórias para serem contadas nesta 44ª edição da feira óptica número um do mundo, realizada de 1º a 3 de março em seis dos muitos pavilhões do super high tech centro de exposições da Fieramilano Rho-Pero, nos arredores de Milão. Mais uma vez, a VIEW esteve lá para fazer parte desse processo de constante profissionalização do mercado óptico mundial. Texto Andrea Tavares Fotos Andrea Tavares e Flavio Bitelman

Assusto um pouco quando me ponho a contar nos dedos para saber a quantas edições da Mido já fui e me espanto mais ainda quando percebo que esta foi a de número 17. Ano que vem, conquisto a maioridade da feira milanesa. Mas o que me move desde a primeira vez em que pus os pés nos domínios da óptica italiana - o ano era 1998, o primeiro na nova sede da Fieramilano City que, há sete anos, tornou-se o “pavilhão antigo” do evento - e continua me movendo é a curiosidade. É o desejo de querer surpreender-me sempre. Por conta de quase duas décadas empunhando o crachá de imprensa na Mido, já fui testemunha de muitos momentos: abundância, crise, celebridades, moda, luxo, tendência, portas abertas, portas fechadas, estagnação, manutenção, criatividade à flor da pele, entre outros, que, somados, formam um repertório e tanto. E algo que me deixa muito feliz é observar a evolução do mercado e feiras que são um ótimo termômetro. A missão de vir aqui nestas páginas compartilhar as minhas impressões como editora da revista e jornalista especializada em óculos me faz ainda mais curiosa. Sei que tanto quanto as lentes da minha câmera (e, hoje em dia, também as do meu iPhone), preciso registrar muito bem as minúcias de cada feira e compartilhar essa análise que nada mais é um instantâneo daquele exato momento do mercado óptico mundial.

ção de cena a que me refiro no título desta matéria. Em 2011, a organização da feira deu uma tacada de mestre ao redesenhar os espaços da área de exibição, criando uma espécie de “praça principal”, batizada de “Fashion District”, ao congregar as poderosas fábricas de óculos do cenário mundial tendo, ao centro, um charmoso lounge para os visitantes. A fórmula foi tão bem sucedida que segue firme e forte até hoje: Luxottica, Safilo, Marchon, Allison, De Rigo e Marcolin compartilham a mesma área. Além de ser uma conveniência e tanto para o público, ilustra bem o “jogo de forças” do mercado de óculos. Este ano, porém, o show ganhou uma nova estrela: a ascensão da Italia Independent, o empreendimento do ítalo-americano Lapo Elkann. Desde que começou a participar da Mido e do salão francês Silmo, há cerca de dois anos, no pavilhão dedicado aos designers ópticos, a Italia Independent chamou atenção por seu estande movimentado, muitos (e criativos) óculos expostos ao alcance das mãos e as charmosas poltroninhas e mesinhas “feitas” de Fiat 500. Sem falar na sua divertida interpretação de veludo do estilo Wayfarer em versões coloridíssimas que, lançada em 2012, vestiu e segue vestindo muitos rostos descolados e este ano ascendeu à área mais top da feira. Veja nas próximas páginas mais sobre o Elkann e sua Italia Independent.

Mercado aquecido - A Marcolin, depois Renovação - Algumas novas histórias para contar e suculentos capítulos de histórias já existentes na Mido deste ano. É a tal renovawww.revistaview.com.br

de sua ausência inédita na feira em 2012, marcou presença no estande da Viva, também localizado no Fashion District, já que comabril:2014

VIEW 139

17


Mido 2014 :: Fatos & Fotos

prou a empresa norte-americana no final de outubro. A Safilo, por sua vez, já respirava os ares do novo comando - a empresa tem uma nova diretora executiva, a suíça Luisa Delgado. Apesar do estande com poucas mudanças, o que fazia diferença era a dinâmica da empresa. Os bons ventos também passaram pelo pavilhão de lentes oftálmicas: Essilor e Rodenstock voltaram a expor, agregando um valor e tanto ao panorama da Mido. A positividade também passou pelo público da feira: a versão 2014 em seis pavilhões da Fieramilano Rho-Pero recebeu 45 mil visitantes, um acréscimo de 5% em relação ao ano passado, que fechou em 43 mil pessoas. Desses 45 mil, 25 mil eram estrangeiros e 20 mil, italianos. Quanto à visitação brasileira, nem a coincidência com o Carnaval, o feriado mais verdeamarelo impossível, desestimulou a presença nacional: havia muitos lojistas transitando pelos pavilhões e comprando nos estandes. Bom para as filiais brasileiras das grandes corporações que montaram uma estrutura para receber seus clientes e, com isso, contabilizaram bons resultados de vendas. A Marchon Brasil, por exemplo, vendeu 53% a mais em relação a 2012 mesmo com um total de clientes cerca de 20% menor. Sinal de mercado aquecido. A Mido 2015 já tem data marcada: 28 de fevereiro, 1º e 2 de março. A gente se vê lá!

18

VIEW 139

abril:2014

A exposição do clássico Sacada e tanto da Luxottica: um Wayfarer versão receituário em proporções gigantes decorava a frente de seu estande. Ornamento perfeito para uma feira de óculos.

Genialidade De longe, a melhor campanha de todos os tempos feita com uma celebridade. Fazer de roqueiros garotos-propaganda de sua marca é uma constante para o estilista norteamericano John Varvatos. Já foram muitos os escolhidos, mas, dessa vez, a superação absoluta: ninguém menos que o vocalista e baixista do Kiss a caráter, Gene Simmons.

Enquanto isso... ...no centro de Milão, a poucos metros da Piazza Duomo, no país que é considerado a pátria dos óculos, uma clínica oftalmológica anuncia as “maravilhas” da cirurgia para correção das condições visuais que nos fazem usar acessórios incríveis chamados óculos. Cada um no seu quadrado, mas... a gente AMA óculos!


a cobertura da mido 2014

especial

Colírio para os olhos Chegada à feira em manhã de tempo aberto de final de inverno: receita infalível para ser brindado com a vista ao longe dos Alpes cobertos de neve.

Fiat 500: utilidade charmosa para um icônico veículo. Obra da Italia Independent

Lepo, ops, Lapo Se o Brasil padecia com mais um hit do axé que colava nos ouvidos como chiclete melado durante o Carnaval de 2014, o tal do Lepo Lepo, em Milão, a óptica mundial era brindada pela empresa de alguém que guardava semelhanças no nome com a tal música e deu o que falar positivamente na feira: o empresário Lapo Elkann, à frente da Italia Independent, ao se transferir do Mido Design Lab (a área da feira que abriga a vanguarda do design óptico) por onde esteve cerca de dois anos para o Fashion District, a “praça principal” da feira, que reúne todas as top corporações do ramo. Nascido em Nova York, Elkann pertence à família Agnelli, dona do império Fiat. Comandou o marketing da companhia automotiva e foi o responsável pela reinvenção do Fiat Punto e do Fiat 500. Em 2007, fundou a Italia Independent, empresa focada em estilo de vida, roupas, óculos, acessórios e colaborações especiais, cujo princípio é criar e fabricar suas linhas de produtos em solo italiano. Com know-how empresarial de berço, fôlego financeiro e uma dose de visionarismo, Elkann e sua Italia Independent sugerem ser o feliz encontro entre a eficiência corporativa e o espírito revolucionário de uma pequena empresa focada em criatividade e design, isto é, algo como o mix de algum desses gigantes da óptica com uma das marcas de design óptico que expõem no Mido Design Lab. E tudo leva a crer que o “Independent” que empunha em seu sobrenome é levado www.revistaview.com.br

muito a sério pela empresa. Em julho, uniuse à Marchon em uma original ação criativa para uma das grifes do portfólio da companhia norte-americana, a Karl Lagerfeld: uma capsule collection (do inglês, “coleção cápsula”, expressão que define uma minicoleção lançada em caráter especial, seja por meio de colaborações com celebridades, designers ou figuras estratégicas ou por conta de um tema especial, uso de matérias-primas originais etc.), com modelos de receituário e solares femininos e masculinos. Comercialmente, o mercado italiano coube à Italia Independent e à Marchon, toda a distribuição internacional. Mais recentemente, em janeiro, durante a feira de Munique, anunciou a parceria com Jean-François Rey, o criador por trás de uma das mais bem-sucedidas grifes do design óptico mundial, a JFRey, para a criação de mais uma capsule collection. Vale ficar de olho nos próximos passos de Elkann e sua Italia Independent.

Cores, ousadia e criatividade: parte do DNA da empresa de Elkann

Lapo Elkann: o homem da Italia Independent abril:2014

VIEW 139

19


especial

a cobertura da mido 2014 Boss Orange (Safilo) modelo BO 0144S 6SG

O grito da

A nova cor

moda

tem o ocrática, cada um a moda é superdem , do na neta bi Pla m o co r ze tá fa Es itos para conceitos são perfe s se sob es r e o ga til lu u es u se se nquistem itir que muitos co de r lle se stbe o Óculos girar e perm hoje é nte, a tendência de tra s õe aç or rp o sol. Mas, obviame ticos e co ano, designers óp m ta en qu re te amanhã. Ano após simplesmen tam, resgatam ou a conzem à luz, reinven fim de começarem a is ria nhos e mate a. tic óp estilos, cores, dese universo da s de produtos no da após tar novas história mostrar, tempora de o e faz questã tão) a es já u (o Por isso que a gent começar ndências que vão mos va E, s. do temporada, as te ais antena s consumidores m tes en ra at is ma virar a cabeça do produtos geral, esses são os ito gr o a or ag ja combinar, que, em vitrine. Ve ra se compor uma e interessantes pa 2014. da moda na Mido

VERDE OLIVA

Seguindo a inspiração do espírito militar, o verde que colore as fardas dos soldados, veio com força, especialmente em versão fosca.

Continuam: azul e roxo seguem sendo uma boa aposta.

A estampa do momento REDONDOS DE PROPORÇÕES AVANTAJADAS Valentino (Marchon) modelo V656SC série Camuglam

DO

FLA

MU

CA

Continuam: estampas em geral, destaque para as animais e as florais.

dos los redon ão lin: os ócu aç Janis Jop da diva são inspir grandões

Chegou a vez dela, a camuflagem, estampada nas peças mais trendy (do inglês, algo como “cheio de tendência”) de muitas malas de óculos exibidas durante a feira italiana.

e

Chloé (Marchon) modelo CE114S 731

Solares femininos Acetato ou metal não faz diferença, o que importa é ser redondo e grandão. Algo como se a rockstar Janis Joplin estivesse de volta e repaginada para o século 21.

Continua: o estilo gatinho ainda é determinante. Max Mara (Safilo) modelo MM Hinge NSO

20

VIEW 139

abril:2014


THE ITALIAN EYEWEAR EXPERT


especial

a cobertura da mido 2014

Receituário masculino

Web (Marcolin) modelo Fahlu WE5112 042

REDONDINHOS Na dúvida, sobre que formato eleger para o público masculino? Vá de redondo. Sem erro para esta temporada.

O grito da

Continua: o estilo Clubmaster na versão receituário, outra pedida estilosa para os homens

moda

Receituário de acetato

LENTES ESPELHADAS

Continuam: as armações de cores muito intensas e as combinações inusitadas

Bottega Veneta (Safilo) modelo BV 270 4dv

Quanto mais espetaculosas, melhor. É febre na Europa entre muitas tribos, por incrível que pareça.

Solares MOMENTO DE EXTREMOS

Gucci (Safilo) modelo GG4253 S 010 DW

Continuam: as lentes polarizadas vão, pouco a pouco, aumentando sua participação nas coleções de solares

AR DE OBRA DE ARTE Em baixa quando o assunto são óculos cheios de tendência, o metal volta a ganhar força nesse quesito com peças femininas delicadas e cheias de detalhes - e combinações de cores incríveis, diga-se de passagem - mixado com o acetato ou em versão 100%.

Continuam: as lentes polarizadas vão, pouco a pouco, aumentando sua participação nas coleções de solares

22

VIEW 139

abril:2014

A hora é de aros muito grossos, que remetem a um ar artesanal, como se o acetato estivesse sido esculpido à mão ou então aros extremamente finos, um ar de delicadeza extrema

Dior (Safilo) modelo Dior Metal Eyes 16OC

Solares de metal

Emporio Armani (Luxottica) modelo EA 2022 3068 8H

www.revistaview.com.br


LANÇAMENTO 0 1 13 0 3 7 . 8 8 8 8


especial

a cobertura da mido 2014

Rui Lima (Safilo), Edson e Roberta Mello (Ótica Mirare, São Paulo)

s r a st

Frédéric Beausoleil (Beausoleil), Daniel, Jeremy e Benjamin Abittan (Acuitis)

O CEO da Marchon, Claudio Gottardi, o pioneiro do Google Glass na Mido

Ennio De Rigo (De Rigo) e Wilson Escudeiro (Wilvale De Rigo)

Luiz Antonio Ferreira e Vitor Domingos (Optisol)

Marina Fernandes, Ivan Lin, Jack Chen, Sandro Adamo e Alessandro Ribeiro (GO)

Hans e Saskia Stepper (Stepper)

George Carvalho, Maiza e Alexis Brito (Ótica Pop, Salvador) com Luca Dalla Zanna (Marchon)

24

VIEW 139

abril:2014

Daves Davoli (Luxx) com Jacopo Romano, Filippo Lazaretto e Massimiliano Zegna Baruffa (Allison)

www.revistaview.com.br


especial

a cobertura da mido 2014

Paco Hernandez (Mykita) entre Salete e Bruno Foernges (Óptica Foernges, Porto Alegre)

s r a st

Celso Ideriha (Fenícia), Marcelo Dias e Jérome Morel (Morel) e Robson La Ferrera (Dax, São Paulo)

David Anabitarte (Marchon)

Lire de Sales e Wolfgang Proksch (Anderne) Priscilla Guimarais (Italia Independent)

Werner e Janaína Gemperli (Ótica Capri, Campo Grande) com Sueli Martinez (Marchon)

Rony Ovadia (Linea Roma)

Santo Capobianco Junior e Nely Capobianco (Óticas SR, São Paulo)

André Guijarro (Óptica Piero & Silvinho, São Paulo) e Roberto Vicentin (Italiana Investimenti)

26

VIEW 139

abril:2014

Paulo Trentin, Christian Jakober e Christian Vogel (CMsatisloh)


especial

a cobertura da mido 2014

Rui Pires, Ricardo Giovannetti e Roberto Mariano (Safilo)

s r a st

Sergio, Sylvia e Rafael Kutwak (Solvang, Rio de Janeiro) entre Marcelo Pacheco e Jones Zagoto (Marchon)

Massimiliano e Mila Zegna Baruffa (Allison)

Aníbal Oliveira (Ótica Pupila, Tangará da Serra/MT), Lucili e Camila Cavalari (Ótica Visocenter, Tangará da Serra), Alessandro Ribeiro (GO) e Carmem Oliveira (Ótica Pupila)

Marcelo Mendes (Art Lens)

Nicola Del Din (Pramaor)

Guilherme Canto e Mello (Contactus, Rio de Janeiro) e Fernanda Dillon (Rodenstock)

Sergio De Filippis e Tatiana Mitiko (Marchon), Robson La Ferrera (Ótica Dax, São Paulo), Marcelo Pacheco e Jones Zagoto (Marchon)

Drew Opperman, Michael Ferrara e Christine Fraser (Adlens)

28

VIEW 139

abril:2014


especial

a cobertura da mido 2014 Marina Abreu (Safilo)

s r a st

Norberto Farina (Mitani Óptica, São Paulo)

Rafael Paiva (Lumiker), Osvaldo e Sergio Bukovski (Grupo Bukovski, Campos dos Goytacazes/ Rio de Janeiro)

Michael Devlyn (Devlyn Óptica, México)

Michele Aracri (De Rigo) e Wilson Escudeiro (Wilvale De Rigo)

Luca Dalla Zanna (Marchon) com Reinaldo e Gianluca Belli e Elaine Ferreira (Belliótica, Santos/SP)

Paulo De Laurentis (Bless Optical, São Paulo) e Roberto Visentin (Italiana Investimenti)

Rui Midzuno (Wilvale De Rigo) e Fábio Monzillo

Ralph Anderl (ic! berlin) Frank Haass

30

VIEW 139

abril:2014


a óptica no mundo

um giro pelo universo da óptica

Google Glass de marca Google e Luxottica anunciam a união de forças para o desenvolvimento de uma nova geração do Glass, os óculos do Google. A parceria estratégica promete ser um passo e tanto no avanço do segmento

Retrato: o primeiro modelo do Google Glass, lançado em 2012

de tecnologia vestível, os acessórios pessoais que incorporam sensores, telas e outras tecnologias digitais. Muito em breve, a expressão “vestir os óculos” ganhará um sentido mais amplo, especialmente se esses óculos forem RayBan ou Oakley. É que a corporação italiana Luxottica, detentora das duas marcas de óculos, trabalhará em conjunto com o norteamericano Google na criação de novas versões do Google Glass, seu smart glasses, produto lançado há pouco mais de um ano e que rapidamente se tornou o ícone da tecnologia vestível. A novidade veio a público em 24 de março por meio de comunicados oficiais das duas empresas. A fim de criar inovadores ícones da tecnologia vestível, Luxottica e Google reunirão um time de experts como profissionais de tecnologia e óptica, além de designers de óculos, dedicados exclusivamente ao novo projeto. A corporação italiana colocará duas de suas marcas mais emblemáticas a serviço dessa parceria: Ray-Ban e Oakley - essa última, aliás, pioneira no segmento de tecnologia vestível ao lançar há quase uma década óculos dotados de tocador de MP3 e telefone (modelos como Thump, O Rokr e Razrwire), graças a uma parceria com a Motorola.

Segmento emergente - “A parceria com um líder como o Google é a plataforma ideal para desenvolver novas frentes no mercado e responder às crescentes necessidades dos consumidores em uma escala global”, definiu o CEO (do inglês, "Chief Executive Officer", sigla que denomina o cargo de diretor executivo) da Luxottica, Andrea Guerra. Já o vice-presidente do Google e chefe do Google X, a divisão responsável pelo Google Glass, Eric “Astro” Teller, comentou sobre o entusiasmo com essa nova parceria, que “impulsionará o Google Glass e ampliará as possibilidades da indústria com o emergente segmento dos óculos inteligentes”. Exatamente um ano atrás, a VIEW 130 publicou uma matéria sobre a “materialização” de um conceito que vinha sendo falado há meses, mas pouco se sabia sobre os seus predicados (foi lançado a um público muito restrito em abril de 2012). O Google Glass montado na armação de titânio sem lentes era 32

VIEW 139

abril:2014

Em janeiro, uma versão mais “palatável” do produto com aros e possibilidade de aplicação de lentes oftálmicas graduadas

apenas o que se sabia, já que até aquele momento o gigante da internet não tinha revelado detalhes de sua operação, até que realizou um concurso no Twitter para eleger 8 mil “Exploradores” (é a forma como o Google denomina os usuários do Google Glass) para testar seu primeiro modelo. Naquela altura é que a empresa passou a disponibilizar as informações sobre o produto em seu site (www.google.com/glass/start). Em janeiro, lançou uma versão com armação e anunciou a possibilidade do uso de lentes oftálmicas graduadas.

Em uma loja perto de você - A parceria entre as duas corporações é de fato estratégica, já que, além do desenvolvimento conjunto de uma nova geração do Glass, o Google contará com a rede de varejo da Luxottica, que fechou 2013 com mais de 7 mil pontos de venda em boa parte do planeta, para distribuir seus óculos. Isso deve ocorrer tão logo o Google esteja pronto para comercializar seus produtos em larga escala. A novidade veio sem data de lançamento. Segundo o Google, no simpático comunicado postado na página do Google Glass em sua rede social, o Google+, “você não verá o Glass no seu Oakley ou Ray-Ban favorito amanhã, mas hoje marca o início de um novo capítulo no design do produto”. www.revistaview.com.br


LENTES PROGRESSIVAS INSPIRADAS EM VOCÊ

w w w. l e n t e s - h o y a . c o m . b r

• SAC 0800 727 9520


a óptica no mundo

um giro pelo universo da óptica

Essilor Instruments USA Fusão com Stereo Optical A corporação francesa anunciou em fevereiro a fusão de seus dois negócios de equipamentos em solo norte-americano, a Essilor Instruments USA e a Stereo Optical, que passará a operar em sua unidade de Chicago – até então, a primeira tinha como sede a cidade de Germantown, estado de Wisconsin. A Essilor Instruments USA comercializa máquinas para produção de lentes e suprimentos, enquanto a Stereo Optical atua no segmento de testes visuais, medicina ocupacional etc. A criação de uma única divisão de instrumentos, maior e mais forte, já é reflexo dos ambiciosos planos de crescimento no mercado norte-americano que a Essilor tem para os próximos anos.

VCI Empresa das invenções Inventor no segmento de óptica e empresário, o norteamericano Ron Blum lançou um empreendimento online para profissionais que militam nessa área. Chamado VisionCareInventing.com (VCI), é descrito por Blum como "uma troca de conhecimento interativa dedicada a identificar, apoiar e promover as mais inovadoras e impactantes invenções e inventores ópticos”. Blum, que também é optometrista, é presidente e CEO (do inglês, "Chief Executive Officer", sigla que denomina o cargo de diretor executivo) da VCI. Entre suas realizações, tem 500 patentes emitidas ou aplicações de patentes pendentes mundialmente de produtos que inventou, co-inventou ou geriu a invenção e o desenvolvimento, incluindo um colírio para presbiopia e óculos com foco eletrônico. Como empresário, Blum fundou ou foi sócio de mais de dez empresas na área de cuidados visuais, entre elas PixelOptics, Innotech e The Egg Factory.

Essilor Oferta de compra vetada O órgão regulador das atividades do comércio na Coreia do Sul, o South Korea’s Fair Trade Commission (FTC), rejeitou a oferta da Essilor Amera Investiment, parte da Essilor International, para a aquisição da Daemyung Optical, fabricante local de lentes oftálmicas. Segundo o jornal Korea Times, o argumento do FTC era de que a medida poderia dificultar a concorrência no mercado. Respondendo à decisão da comissão, um porta-voz da Essilor disse à equipe do VMail, o informativo virtual do Vision Monday, publicação da Jobson Publishing, que “a Coreia é um caso muito específico, visto que a participação de mercado da empresa nesse país é alta. A Essilor fez a tentativa de comprar, mas sabendo desde o início que as chances de sucesso seriam limitadas por conta do contexto local. Seria justo dizer que a Essilor não concorda com a análise e as quotas de mercado utilizadas pela FTC”, explicou. A corporação francesa assinou em janeiro do ano passado um acordo para adquirir 50% das ações da Daemyung e entregou seu pedido às entidades regulatórias do comércio sul-coreano dois meses mais tarde. Em 2002, comprou a Chemi Glass, concorrente da Daemyung. E, ao lado da Chemi Glass, também mantém a Essilor Korea e a Deco Vision como subsidiárias. Se a oferta de compra da Daemyung tivesse sido aceita, a empresa passaria a dominar 66,3% do mercado local, o que significa que, em termos de participação de mercado, seria seis vezes maior que a segunda colocada, a Hanmi Swiss Optical. Também segundo o Korea Times, o segmento de lentes oftálmicas no país corresponde a algo entre 600 bilhões e 700 bilhões de wons, a moeda local, e metade da população adulta usa óculos ou lentes de contato.

Hoya Novos laboratórios A corporação japonesa de lentes oftálmicas começou o ano expandindo sua rede de laboratórios nos Estados Unidos. O primeiro fica na costa leste do país, mais precisamente em Tempe, no estado do Arizona. E o segundo, na cidade de Jackson, capital do estado do Mississippi, sudeste do país.

Fonte: V-Mail, o informativo virtual do Vision Monday, publicação da Jobson Publishing.

34

VIEW 139

abril:2014

www.revistaview.com.br


PHOTOS: RYAN MILLER


a óptica no mundo

um giro pelo universo da óptica

Resultados financeiros Luxottica

Safilo As vendas líquidas da corporação italiana totalizaram € 1.121,5 milhão em 2013, queda de 4,6% em relação ao ano anterior (€ 1.175,3 milhão). As vendas líquidas da operação de atacado tiveram um decréscimo de 4,8% com € 1.041,5 milhão diante do € 1.094,6 milhão de 2012, enquanto as vendas do braço de varejo (a rede Solstice, nos Estados Unidos) mantiveram-se estáveis, fechando o ano em € 80 milhões. Já o lucro líquido do ano foi de € 39 milhões, 50,7% a mais que os € 25,9 milhões registrados no ano passado. A dívida líquida ficou em € 182,5 milhões, cerca de € 33 milhões inferior aos € 215,3 milhões contabilizados no final de 2012. Segundo a empresa, houve um crescimento orgânico significativo ao longo do ano, que permitiu combater de forma eficaz dois temas dominantes: o impacto negativo das taxas de câmbio e a eliminação de marcas do portfólio em 2012, fato que gerou, particularmente, um alto volume de vendas no quarto trimestre do mesmo ano. A performance de grifes como Gucci e Dior, que figuram no topo da pirâmide do portfólio da empresa, merece destaque, enquanto marcas como Jimmy Choo e Céline fizeram grandes progressos em todos os países. Já Tommy Hilfiger, Boss Orange e Marc by Marc Jacobs aumentaram sua penetração nas grandes redes e em novos mercados, enquanto o forte desempenho de Carrera foi impulsionado pelo desenvolvimento da linha de receituário em todos os países líderes. Segundo a CEO, Luisa Delgado, “a prioridade tem sido crescer organicamente, de modo a substituir da melhor forma possível as licenças Armani por meio de um crescimento orgânico de base ampla, foco na rentabilidade do negócio, consolidando a solidez financeira do grupo. A Safilo tem alcançado esses objetivos, mostrando que seu portfólio de marcas é altamente diversificado e competitivo, a empresa é ágil e resistente e as oportunidades de desenvolvimento de novos negócios são muitas”.

A corporação italiana Luxottica anunciou um novo recorde de vendas líquidas de mais de € 7,3 bilhões em 2013, aumento de 7,5% a câmbio constante e de 3,2% a taxas de câmbio atuais comparado ao ano anterior. Tais números são reflexo da performance positiva de suas duas divisões (atacado e varejo) e fruto de excelentes resultados pelo terceiro ano consecutivo em mercados emergentes - com um crescimento de mais de 20%, a taxas de câmbio constantes -, destacando-se China, Brasil e Turquia. As vendas totais do grupo na América do Norte subiram 3,5% (em dólar), impulsionadas, em especial, pelo desempenho da divisão de atacado. Na Europa, houve um crescimento de dois dígitos nas vendas líquidas, batendo os 11%. O lucro líquido aumentou 2% em comparação a 2012, fechando em € 544,7 milhões, mas o lucro líquido ajustado cresceu 10% em comparação com o ano anterior (€ 617,3 milhões). A divisão de atacado cresceu constantemente a cada trimestre ao longo de 2013, com crescimento total de 7,9% nas taxas de câmbio atuais em comparação ao ano anterior. Já a divisão de varejo registrou vendas líquidas de € 4.321 milhões, total semelhante ao de 2012. A Sunglass Hut relatou evolução de 11,2% nas vendas líquidas totais em relação ao período anterior, a taxas de câmbio constantes. O varejo também continuou a obter resultados sólidos em mercados emergentes, com crescimento de dois dígitos na China e em Hong Kong. Sobre a operação de varejo na América do Norte, a empresa declarou que “2013 foi um ano de transição para a LensCrafters, que registrou um aumento de 1% nas vendas e um aumento progressivo na rentabilidade”. De acordo com o CEO, Andrea Guerra, “a Luxottica teve mais um ano recorde, alcançando os melhores resultados: mais de € 7 bilhões em vendas líquidas, mais de € 1 bilhão em lucro operacional, mais de € 600 milhões em lucro líquido ajustado. Esses resultados, mais uma vez apresentam a capacidade de alavancar os motores de crescimento do grupo e as oportunidades disponíveis na indústria óptica, que ainda é jovem e tem enorme potencial de crescimento”. Guerra acrescentou: “acredito que 2014 será uma evolução natural do ano que acaba de terminar. A Luxottica tem seu roteiro de crescimento muito claro. O portfólio de marcas é cada vez mais forte: a Ray-Ban continua sendo um líder mundial em sua categoria e a Oakley tem tido excelentes resultados na Europa e nos mercados emergentes”.

Fonte: V-Mail, o informativo virtual do Vision Monday, publicação da Jobson Publishing.

36

VIEW 139

abril:2014

www.revistaview.com.br


CONHEÇA A SIMPLICIDADE

Optifog e Action System são marcas registradas da Essilor International.

DO NOVO SISTEMA OPTIFOG.

NOVO LENÇO OPTIFOG SMART TEXTILE

O QUE MUDOU? As lentes Optifog continuam com o mesmo top coat hidrofílico e antiembaçante, só que agora são ativadas de maneira ainda mais simples pelo novo lenço inteligente Optifog Smart Textile.

LENTE OPTIFOG

ATIVADAS PELO

UM INOVADOR LENÇO DE MICROFIBRA COM MOLÉCULAS ESPECÍFICAS

O LENÇO INTELIGENTE OPTIFOG SMART TEXTILE OFERECE O DOBRO DE BENEFÍCIOS: 1. Ativa as propriedades antiembaçantes das lentes Optifog 2. Limpa as lentes Optifog

www.optifog.com.br | 0800 727 2007

AS LENTES OPTIFOG PROTEGEM CONTRA:

EMBAÇAMENTO

REFLEXOS

ARRANHÕES

MANCHAS

POEIRA

RAIOS UV

*Índice de referência desenvolvido pelo Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento da Essilor International certificando a proteção UV global de uma lente. O índice FPS-O de 25 significa que os olhos estão 25 vezes mais bem protegidos com as lentes Optifog do que sem lente alguma. FPS-O é de 25 para as lentes Optifog nos materiais Essilor Stylis, Essilor Airwear, r r, Xperio, Tr T ansitions e FPS-O é de 10 no material Orma transparente. Medições realizadas consideram apenas a performance da lente.


hall of

gente famosa e seus óculos

Frames

Celebridades que desfilam seus óculos diante dos flashes Fotos J. Egberto

O técnico do Santos Futebol Clube, Oswaldo de Oliveira, faz o estilo discreto com sua armação flutuante

Estrela do seriado global, Tapas & Beijos, a atriz Andréa Beltrão emoldura seu rosto com uma correta armação de receituário de acetato

38

VIEW 139

abril:2014

O sambista Diogo Nogueira escolhe um estiloso modelo solar com detalhes dourados

A atriz norteamericana Eva Mendes lança mão de óculos solares no estilo Wayfarer de frontal cristal


O ator Reynaldo Gianecchini revela-se um amante das tendências, ao vestir solares de lentes espelhadas de cores fortes Bem adaptados os solares da atriz e apresentadora Regina Casé, mas podiam ser mais ousados

O galã global José Mayer emoldura seu rosto com solares de metal e lentes bem escuras

O rei Roberto Carlos capricha no estilo aviador Uma armação bem comportada de acetato tartaruga é a companheira da atriz Solange Couto

www.revistaview.com.br

abril:2014

VIEW 139

39


Grazi Massafera APresentA


Modelo P74102


dicas & estratégias

desempenho profissional em jogo

Metas para o sucesso Definir corretamente metas é o primeiro passo para resultados capazes de estabelecer diferenças tanto na empresa como na vida pessoal. Esse é o tema abordado pelo professor do Provar, Jaercio Barbosa, em mais um artigo que celebra a parceria entre a VIEW e a renomada instituição educacional para o varejo. Artigo Jaercio Alex Silva Barbosa Ilustração Paty Chequetti

Eu trabalhava como gerente e, durante uma conversa informal, uma pessoa da minha equipe perguntou o que faz as pessoas crescerem rapidamente na empresa. Respondi que era gerar resultados consistentes acima das expectativas da organização, ou seja, bater as metas de forma recorrente. Um profissional que sempre cumpre os seus objetivos irá se destacar em relação a seus colegas e, muito provavelmente, crescerá em qualquer empresa. Toda empresa vive para crescer, gerar mais rentabilidade, fidelizar clientes e, para isso, precisa de profissionais que consigam atingir esses resultados. Contudo, nem sempre estabelecer objetivos e metas para os funcionários ou para si próprio é um exercício fácil. Muitas vezes, as pessoas têm expectativas acima da sua própria capacidade de entrega, supervalorizam suas habilidades e conhecimentos ou pensamos que vão conseguir dedicar um tempo do qual, na realidade, não dispõem. Outro erro comum é subestimar a capacidade de entrega do profissional que se lidera. Agir dessa forma é perder oportunidades de negócios e de motivar um bom funcionário. Há uma ferramenta muito útil para estabelecer metas consistentes: chama-se “Smart”, jogo de palavras entre o termo em inglês “smart” (“inteligente”) que, quando transformado em sigla, serve para lembrar que as metas devem ser eSpecificas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais. 42

VIEW 139

abril:2014

Metas devem ser específicas - Se a meta for muito geral, não vai funcionar. Por exemplo, é comum alguém dizer que quer emagrecer. Essa não é uma meta específica. Para ser específica, seria necessário estabelecer quantos quilos se quer perder. Da mesma forma, uma meta apenas para aumentar as vendas não é boa: deve-se definir um aumento nas vendas de produtos específicos ou um aumento em um determinando percentual na receita mensal.

Metas devem ser mensuráveis - Em administração, há uma frase muito conhecida que diz que não se pode gerenciar o que não se pode medir. Se a meta da empresa é aumentar a satisfação do cliente, é preciso avaliar seu nível de satisfação inicial para saber se realmente atingiu-se o objetivo e o nível de satisfação avançou. Metas devem ser atingíveis - É muito comum estabelecer objetivos desafiantes. O problema é que, às vezes, os objetivos não são apenas desafiantes, mas impossíveis de serem atingidos. É comum idealizar metas impossíveis porque o desejo é que as coisas sejam resolvidas o mais rápido possível, ou seja, as dificuldades são subestimadas. Metas impossíveis, com frequência, geram desmotivação. Alguém que, por exemplo, estabelece a meta de emagrecer 20 quilos em um único mês provavelmente irá se frustrar. Certa vez, ajudei uma amiga que era gerente de uma franquia cujo principal produto era pão de queijo. Essa amiga tinha assumido uma loja e o dono da franquia queria que o tíquete médio dos clientes passasse para R$ 12 - historicamente, o tíquete médio era de R$ 5, já que, basicamente, os clientes consumiam um pão de queijo e um chocolate ou um café. Como a meta era considerada impossível, as atendentes ficavam desmotivadas e acabavam não dando o melhor delas. A fim de resolver o problema, montamos um plano mais realista para aumentar o tíquete médio, ofertando outros produtos no momento da compra. As contas foram refeitas e a conclusão foi que seria possível atingir os R$ 7,50 se as atendentes fossem treinadas para fazer a oferta adicional. Os R$ 7,50 estavam muito abaixo dos R$ 12 desejados pelo dono da loja, porém, já representavam um incremento de 50% na receita. O dono aceitou a nova meta e, três meses depois, o tíquete médio passou para R$ 7,70, superando as expectativas. Todos ficaram www.revistaview.com.br


felizes: o dono, as atendentes que receberam um prêmio pela superação da meta e a minha colega que entrou no novo trabalho com o pé direito.

Metas devem ser relevantes - O ser humano gosta de fazer coisas importantes e se orgulha de suas conquistas. Ter uma meta de aumentar 5% a remuneração no próximo ano pode não motivar uma pessoa a se mexer na cadeira, porém, se a meta fosse aumentar em 50%, haveria motivação para mudar e, certamente, essa pessoa investiria em cursos de atualização, buscaria novas formas de aprimoramento no trabalho ou iria identificar novas oportunidades de carreira. O equilíbrio entre metas atingíveis e relevantes nem sempre é fácil, mas esses dois elementos precisam ser ponderados. É muito útil estabelecer um plano em etapas menores a fim de atingir gradativamente os objetivos mais ambiciosos e melhorar as chances de sucesso. Metas devem ser temporais - Metas devem ter uma data específica para serem atingidas. Se o objetivo é dobrar as vendas de um determinado produto, é necessário especificar em quanto tempo a meta deverá ser atingida - seis meses, por exemplo. Após este período, checa-se se a meta foi ou não atendida. Obviamente, não é aconselhável cobrar os resultados apenas ao final do tempo determinado: é necessário acompanhar periodicamente a evolução da meta para corrigir erros, comemorar e incentivar os acertos. Sonhar com os pés no chão - É essencial dizer que nada realmente importante é construído em curtíssimo prazo. Ninguém constrói um grande negócio da noite para o dia. É necessário ter visão de futuro, mas também ações de curto prazo, ou seja, é preciso sonhar com os pés no chão. Por isso, é tão importante o planejamento quanto o equilíbrio em curto e longo prazos. Estabelecer metas é mais arte que ciência, mas, como em todas as artes, é preciso prática para se aperfeiçoar. Por isso, vale praticar na óptica e pessoalmente. Vale usar o “Smart” e observar que, com metas certas, planejamento e trabalho os grandes resultados virão.

Professor do Provar/Fia, o administrador de empresas Jaercio Alex Silva Barbosa é doutorando pela Universidade de São Paulo (Usp), autor de diversos livros e artigos sobre estratégia e marketing e sócio-diretor da Consultoria Próximos Passos Estratégia e Marketing. positivo, operante! Quer conversar mais com o professor Jaercio Alex Silva Barbosa sobre finanças pessoais? revistaview@revistaview.com.br Rua Cônego Eugênio Leite 920 São Paulo/SP 05414-001


44

VIEW 139

Richard Vinic fala sobre varejo

André Penteado

richard vinic

varejo & experiência

Richard Vinic é palestrante, consultor, professor e apaixonado pelo mundo das compras

abril:2014

Os desafios da liderança Liderar é uma arte! Durante muito tempo, acreditou-se que liderar era um dom, que as pessoas nasciam com essa habilidade e não poderia se desenvolver uma pessoa para ser um líder. Ao se analisar os cenários político, esportivo ou religioso, possivelmente serão apontados os mesmos personagens como representantes desse seleto grupo de “comandantes”. Mais recentemente, o tema ganhou outros olhares. Sustentado por importantes estudos, entre eles o dos autores norte-americanos Jim Kouzes e Barry Posner, que desde 1983 pesquisam líderes empresarias, ganha força o entendimento de que a liderança é para todos e aquela ideia do líder representado na imagem de um "super-herói" tem sido desconstruída. A liderança é para todos! Obviamente, há alguns desafios, mas uns querem liderar e outros querem ser liderados. Quando se analisa o momento do varejo brasileiro, é preciso ser sensível à importância do tema. Toda cobrança e expectativa do consumidor em relação ao bom atendimento e à experiência de compra evidenciam a relevância do líder, seja esse líder o gerente, o supervisor ou o "dono da lojinha". Para os que aceitam essa linha de pensamento e reconhecem a sua capacidade de liderar e a necessidade de refinar algumas habilidades e comportamentos, vale seguir algumas práticas indicadas por Kouzes e Posner para encarar esse desafio:

negócios. É como dirigir em uma estrada em um dia ensolarado: há segurança em acelerar e curtir a paisagem. Agora, quando essa mesma estrada fica cheia de neblina, o que naturalmente se faz? Reduzir a velocidade e é natural sentirse inseguro por não enxergar nitidamente o caminho. Para inspirar essa visão, o líder deve se comunicar com paixão, colocando a sua emoção e falando a mesma língua da equipe. 3. Questionar. O varejo busca inovações, mas, para inovar, o líder deve criar um ambiente em que os funcionários possam questionar o que está sendo feito. Aqui, vale evitar a famosa frase: "sempre foi feito assim”.

1. Apontar o caminho. O líder deve apontar o caminho. Deve sinalizar para a equipe que direção tomar. Mas para que essa prática seja efetiva, antes de tudo, o líder deve ter claros os seus valores e o seu propósito: o que o motiva, o que sente e o que pensa. Feita essa reflexão, é o momento de compartilhar com sua equipe. Parece que muitos líderes têm medo ou receio de expor seus sentimentos e crenças para seu time, mas, primeiro, as pessoas seguem alguém, para, depois, seguirem um plano ou uma meta. 2. Inspirar uma visão. Toda empresa começa com um sonho. O sonho é a visão. O líder deve compartilhar essa visão conferindo foco aos

Liderar é uma arte, um desafio diário. Liderar é influenciar e fazer parte da vida e da história de pessoas que passam por você e que aceitam ser parte de sua equipe. E uma equipe é feita de pessoas, em que a habilidade é colocar cada um na posição certa, dar o apoio e ter a capacidade de entender a individualidade de cada um. Aceita esse desafio?

4. Capacitar as pessoas para a ação. Muito do resultado vem da equipe. O líder sozinho não pode estar em todos os lados, atendendo, vendendo, cobrando, arrumando o estoque etc. Apenas treinando, ensinando e capacitando as pessoas, o líder conseguirá alcançar as metas de que a empresa precisa. Quanto do seu tempo você se dedica a ensinar as pessoas o que sabe? 5. Encorajar. O caminho muitas vezes é difícil, muitos pensam em desistir. Esse é o momento de estar próximo e entusiasmar. Nessa trajetória, o reconhecimento e a celebração são importantes. Pequenos gestos de reconhecimento e celebração encorajam as pessoas, criam uma cultura vencedora. Qual foi a última vez que você reuniu sua equipe para celebrar um resultado?

positivo, operante! Está a fim de falar mais sobre varejo com Richard Vinic? Faça contato varejoexperiencia@revistaview.com.br Rua Cônego Eugênio Leite 920 São Paulo/SP 05414-001 www.revistaview.com.br


OS i s t e mad eMo n t a g e m ma i s v e n d i d od oB r a s i l

L i gueF á c i l : www. es s i l or s ol ut i ons . c om. br

S er v i ç oéonos s onegóc i o. S omosmui t os ér i osni s t o.


mondo fashion

modelo ba0008 68b

a tradução do universo fashion

Balenci Reverenciado por ícones como Christian Dior e cultuado por fashionistas até hoje, o mestre espanhol da alta costura definiu o próprio legado com uma frase memorável: “um costureiro deve ser um arquiteto no design, um escultor na forma, um pintor na cor, um músico na harmonia e um filósofo na medida”. Texto Graziela Canella Concepção Andrea Tavares

Paris, 1927: Cristóbal Balenciaga fotografado por Roger Viollet

Origens: Balenciaga (em foto de 1950) seguiu o ofício de sua mãe

Costureiro da nobreza Em 1895, Cristóbal Balenciaga Eisaguirre nasceu em Getaria, região basca da Espanha. Filho de um pescador e uma costureira, o jovem cresceu observando o trabalho da mãe e, encantado pelo ofício, formou-se alfaiate. Em 1918, abriu o primeiro ateliê no balneário de San Sebastian, onde atendia não somente membros da corte e aristocracia como também a própria família real espanhola. Para receber essa clientela também fora da temporada de verão, Balenciaga inaugurou unidades em Madri e Barcelona. Por um breve período, chegou a usar o nome “Eisa” em sua marca, em homenagem ao sobrenome da mãe.

46

VIEW 139

abril:2014

Babados drapeados: look de 1951


aga Exuberância: croqui de 1958

O espanhol que conquistou Paris A grande virada na carreira de Balenciaga ocorreu depois de 1936, quando a Guerra Civil Espanhola o levou à falência, obrigando-o a fechar as lojas e fugir do país. No ano seguinte, estabeleceu em Paris a nova maison Balenciaga, no número 10 da Avenue George V (endereço de sua loja-conceito até os dias de hoje), onde rapidamente fez grande sucesso com babados, boleros e outras referências estéticas a seu país de origem. Greta Garbo, Marlene Dietrich e Ginger Rogers eram apenas algumas das grandes estrelas de cinema que passaram a frequentar o ateliê. Mesmo assim, o costureiro era reservado e dava poucas entrevistas, perfeito contraponto a seu contemporâneo Christian Dior - que, por sinal, tinha declarada admiração pelo espanhol. “A alta costura é como uma orquestra da qual apenas Balenciaga pode ser o maestro. Todo o resto de nós somos apenas músicos, seguindo as direções que ele nos dá”, declarou Dior. 1956: a atriz e modelo norte-americana Suzy Parker de Balenciaga

Passarela: desfile de 1963

Ícone de estilo: criação de 1965

Ar de nobreza: look de 1939

Clássico de Balenciaga: a top alemã Veruschka usando o vestido Chou nas páginas da Vogue, em 1967, em foto de Irving Penn

Pronúncia

ea sem mistério -ga”. Essa é anhol ajuda p es o m “ba-lên-ssi-Á co do português entuadas, proximidade nas vogais ac e rt fo , caso a b la sí guês. Agora bem, com a lê em portu se ome da o n m o r co la te exatamen ancês de fa fr o it ima je o n stir força é a últ se deseje inve uem ganha q e u q r ra b m grife, vale le n-ssi-a-GÁ”. sílaba: “ba-lê abril:2014

VIEW 139

47


1950: detalhe da manga da capa batizada de “Regine”, em foto de Irving Penn

mondo fashion Originalidade: vestido de noiva futurista de 1967

Saia de babados: criação de 1958

1957: vestido Baby doll

O estilo Balenciaga

Rigor arquitetônico: vestido de noiva de 1965

A cultura e a história da Espanha, além do trabalho de artistas plásticos como Diego Velázquez e Francisco Zurbarán, foram referências evidentes no trabalho de Balenciaga, em especial nos primeiros anos em Paris. Um exemplo é a coleção de 1946, inspirada nas típicas touradas daquele país, repleta de boleros e bordados. Habilidoso e ambidestro no corte e na costura, Balenciaga era capaz de reproduzir facilmente qualquer modelo das inúmeras revistas de moda do século 19 que colecionava em seu ateliê, mas ficou mesmo conhecido pelo trabalho autoral, baseado na construção precisa das roupas, nos volumes audaciosos e no rigor arquitetônico. Em 1948, inaugurou sua primeira butique e seu papel no resgate do glamour no pós-guerra foi de extrema importância. Nos anos seguintes, marcou a história com criações memoráveis - em 1951, mudou a silhueta feminina, com ombros volumosos e ausência de cintura. Em 1955, lançou o vestido túnica, que depois se tornou o modelo Chemise; em 1959, lançou vestidos amplos de cintura alta e casacos de estilo quimono. O criador evitava as semanas

de desfiles e, desde 1956, lançou suas coleções após as temporadas de moda a fim de obter mais espaço nas revistas. Nos anos 60, passou a buscar a pureza das formas e dos tecidos com qualidades esculturais e uma das criações mais icônicas desse período é o vestido de noiva de formato trapézio, com curvas suaves, cujo único adorno era um capuz monástico. Pouco convencional, a moda de Balenciaga, segundo o próprio, era pensada para mulheres de personalidade forte. Uma delas, a socialite norte-americana Mona Von Bismarck, teria ficado trancada no quarto por três dias quando o estilista anunciou sua aposentadoria, em 1968.

No ar com Balenciaga: uniforme da Air France assinado pelo estilista em 1969

Ícones :: Herança espanhola: babados e boleros :: Rigor arquitetônico :: Volumes ousados e futuristas :: Pureza das linhas :: Casacos soltos, do tipo saco :: A bolsa Motorcycle :: Sandálias de estilo gladiador 48

VIEW 139

abril:2014

www.revistaview.com.br


mondo fashion

a tradução do universo fashion

Charlotte Gainsbourg: rosto da campanha do perfume L'Essence

Novos ares na virada do século Cristóbal Balenciaga morreu em 24 de março de 1972, poucos anos depois de se afastar do trabalho, e a maison ficou sob o comando de um sobrinho. Nas décadas de 70 e 80, parecia improvável que a marca sobrevivesse sem seu criador, por mais que seus sucessores tivessem se esforçado. Dois acontecimentos foram decisivos para transformar esse cenário e o primeiro deles ocorreu em 1997: a contratação de Nicolas Ghesquière. Assim como Balenciaga, o jovem estilista francês chegou com a proposta de criar roupas para mulheres de personalidade forte e ousadas. Tinha clientes e musas lançadoras de tendências como a top inglesa Kate Moss, a atriz norte-americana Chloë Sevigny e a cantora britânica Charlotte Gainsbourg (filha do ícone da chanson francesa, Serge Gainsbourg). Desde o início, Ghesquière teve como marca registrada o corte preciso e as referências ao universo da ficção científica, de Julio Verne a Guerra nas estrelas. Além disso, em 2001 a marca foi comprada pelo grupo Gucci, que investiu alto em sua reestruturação – incluindo a abertura de uma nova loja-conceito em Nova York, em 2003. Em 2006, o faturamento chegava a € 17,9 milhões. A gestão Ghesquière foi marcada pelo lançamento de ícones como a bolsa Motorcycle, as sandálias gladiadoras, os vestidos de espuma estruturados com estampas florais, além da reedição de clássicos dos anos 40 a 60.

2011: Gisele Bundchen e Yuri Pleskun em campanha clicada pelo fotógrafo norteamericano Steven Meisel

Tapete vermelho: a estrela Nicole Kidman de Balenciaga no Oscar de 2007

www: Balenciaga virtual www.balenciaga.com www.facebook.com/balenciaga www.twitter.com/balenciaga www.youtube.com/user/balenciagaSA www.instagram.com/balenciaga www.balenciaga.tumblr.com www.pinterest.com/balenciagaparis

Futurismo: a atriz Jennifer Connelly em campanha de 2008

2004: campanha masculina

2006: Balenciaga em editorial da Vogue

Looks atuais: criações de Alexander Wang

A era Wang Em dezembro de 2012, a Balenciaga anunciou a substituição de Nicolas Ghesquière, depois de 15 anos à frente da direção criativa da maison. Desde então, o cargo é ocupado por outro grande talento da nova geração, o norte-americano de origem chinesa Alexander Wang, de 30 anos. Antes de sua contratação, tinha estilo de essência streetwear, com camisas xadrez, roupas de couro e tachas que conquistaram jovens celebridades como as cantoras Rihanna e Lindsay Lohan. A estreia de Wang na luxuosa grife francesa levou à passarela criações mais clássicas e comerciais do que seu antecessor, mas ainda com elementos de rebeldia e originalidade. No ano passado, assinou sua primeira bolsa-desejo da marca, o modelo Le Dix, uma referência ao icônico perfume lançado por Balenciaga em 1947. Le Dix: a primeira bolsadesejo lançada por Wang

50

VIEW 139

abril:2014

www.revistaview.com.br


NADA MELHOR QUE O NOVO! MUITAS COISAS NA VIDA SÃO MELHORES QUANDO NOVAS, NÃO PODERIA SER DIFERENTE COM AS LENTES DE CONTATO.

LENTES DE CONTATO COM ESQUEMA DE TROCA MAIS FREQUENTE PODEM MAXIMIZAR O CONFORTO DOS USUÁRIOS E FAVORECER A SAÚDE OCULAR.1,2 60% 53%

55%

50% 41%

40%

38%

RELAÇÃO ENTRE TEMPO DE USO E A DIMINUIÇÃO DO CONFORTO.

30% 20%

0%

LC Hidrogel

9%

10% 0%

1%

1º semana

4%

2º semana

LC Silicone Hidrogel

N=183 LC Hidrogel 3º semana

N= 115 LC SiHi

4º semana

PORTANTO, AO INDICAR LENTES DE CONTATO, QUANTO MAIS FREQUENTE O DESCARTE, MELHOR!

DESCARTE DIÁRIO

DESCARTE A CADA 2 SEMANAS - Também disponível para ASTIGMATISMO

© Johnson & Johnson do Brasil Indústria E Comércio de Produtos Para Saúde Ltda - MARÇO/2014 O 1. SOLOMON OD et a l. A 3-year prospective study of the clinical performance of daily disposable contact lenses compared with frequent replacement and conventional daily wear contact lenses. CLAO J 1996; 22(4): 250-257. 2. FRANGIE, J., SCHILLER, S. & HILL, LA. Compreendendo o desempenho de lentes de contato de troca mensal com seus usuários. OT, questão 48: (12), 39-42, 13 de junho de 2008.

Senofilcon A - 1ACUVUE® OASYS® com HYDRACLEAR® PLUS: Reg.ANVISA 80148620045, 2ACUVUE® OASYS® para ASTIGMATISMO com HYDRACLEAR® PLUS: Reg.ANVISA 80148620054, 3ACUVUE® OASYS® com HYDRACLEAR® PLUS (Bandage): Reg.ANVISA 80148620058, Galyfilcon A - 4ACUVUE® ADVANCE® com HYDRACLEAR®: Reg.ANVISA 80148620026, Etafilcon A - 5ACUVUE® 2: Reg.ANVISA 80148620019, 61-DAY ACUVUE® MOIST®: Reg.ANVISA 80148620052, 71-DAY ACUVUE® MOIST® para ASTIGMATISMO: Reg.ANVISA 80148620064, 8ACUVUE® 2 COLOURS: Reg.ANVISA 80148620013, 9ACUVUE® CLEAR: Reg.ANVISA 80148620021 e 10ACUVUE® BIFOCAL: Reg.ANVISA 80148620016, Narafilcon A - 111-DAY ACUVUE® TRUEYE® com HYDRACLEAR® 1: Reg.ANVISA 80148620065. Caixas com 306,7,11, 61,2,3,4,5,8,9,10 ou 28 lentes de contato (LC). Indicações: LC Esféricas1,4,5,6,9,11: Miopia, hipermetropia (presbiopia em regime de monovisão) afácica ou não afácica. LC Esféricas Coloridas8: Miopia, hipermetropia (presbiopia em regime de monovisão) afácica ou não afácica. LC Bifocais10: Presbiopia afácica ou não afácica associada ou não à miopia ou à hipermetropia. LC Tóricas2,7: Astigmatismo afácico ou não afácico associado ou não à miopia ou à hipermetropia. LC Terapêuticas3: As lentes de contato podem ser prescritas, em determinadas condições ou doenças oculares, como lentes de proteção para a córnea, a fim de aliviar o desconforto e servir como uma cobertura de proteção. O médico Oftalmologista informará se o usuário apresenta essa condição, podendo prescrever medicações adicionais ou programação de substituição para a condição específica. O usuário nunca deve tratar qualquer condição, usando lentes de contato ou medicação para os olhos, sem primeiro consultar o médico Oftalmologista. Contraindicações: Qualquer inflamação, infecção, doença ocular, lesão ou anormalidade que afete a córnea, conjuntiva ou pálpebras. Qualquer doença sistêmica que venha a afetar os olhos ou ser agravada pelo uso de LC; reações alérgicas das superfícies oculares ou anexas. Qualquer infecção ativa da córnea; olhos vermelhos ou irritados. Precauções e Advertências: Problemas oculares, incluindo úlceras de córnea, podem se desenvolver rapidamente e causar perda da visão. Em caso de desconforto visual, lacrimejamento excessivo, visão alterada, vermelhidão nos olhos ou outros problemas, retirar imediatamente as LC e contatar o Oftalmologista. Usuários de LC devem consultar seu Oftalmologista regularmente. Não usar o produto se a embalagem estéril de plástico estiver aberta ou danificada. Reações Adversas: Ardor, coceira ou sensação de pontada nos olhos. Desconforto quando a LC for colocada pela primeira vez. Sensação de que há algo no olho (corpo estranho, área raspada). Lacrimejamento excessivo, secreções oculares incomuns ou vermelhidão dos olhos. Acuidade visual deficiente, visão embaçada, arco-íris ou halos ao redor de objetos, fotofobia, ou olho seco, podem ocorrer caso as LC sejam usadas continuamente ou por tempo excessivamente longo. Se o usuário relatar algum problema, deve RETIRAR IMEDIATAMENTE AS LENTES e contatar o Oftalmologista. Posologia: Uso estendido1,2,3,5,8,10 – Um a 7 dias/6 noites de uso contínuo, inclusive durante o sono. Uso diário1,2,3,4,5,8,9,10 – Períodos inferiores a um dia de uso enquanto acordado. Descartáveis diárias6,7,11 – uso único. VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA REFRACIONAL (LC com grau)1,2,4,5,6,7,9,10,11, VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA (LC terapêutica plana)3, UTILIZAÇÃO SUJEITA À PRESCRIÇÃO MÉDICA (LC colorida plana)8 . Johnson & Johnson Industrial Ltda. Rod. Pres. Dutra, Km 154 - S. J. dos Campos, SP. CNPJ: 59.748.988/0001-14. Resp. Téc.: Evelise S. Godoy – CRQ No. 04345341. Mais informações sobre uso e cuidados de manutenção e segurança, fale com seu Oftalmologista, ligue para Central de Relacionamento com o Consumidor: 0800-7274040, acesse www.acuvue. com.br ou consulte o Guia de Instruções ao Usuário. A PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.


mondo fashion

a tradução do universo fashion modelo ba5009 020

Eyewear escultural

modelo ba0001 01f

Desde 2012, a Marcolin é responsável pela criação, a produção e a distribuição mundial dos óculos Balenciaga, cujo apelo retrô está no constante resgate de seus próprios clássicos, assim como na inovação nos materiais e nas frequentes pinceladas de estética futurista. O design das peças faz reverência à construção das formas, ideal fundamentado por Balenciaga desde a fundação da grife.

modelo ba0009 23n

modelo ba0012 33b

Xangai: fachada da loja-conceito

A marca em números Atualmente, a Balenciaga pertence hoje ao grupo de luxo francês Kering, nome do conglomerado antes conhecido como PPR, sigla de “PinaultPrintemps-Redoute”. Sob comando da diretora geral Isabelle Guichot, tem hoje faturamento estimado em aproximadamente € 38 milhões e 81 lojas espalhadas em países da Europa, nos Estados Unidos e na Ásia, um de seus mercados mais fortes. Além disso, tem produtos à venda em lojas de departamentos e em algumas das principais butiques multimarcas do mundo (inclusive o Brasil). Sua loja virtual distribui para 91 países todas as linhas de produtos marcados pelo símbolo do “B” duplo, que incluem moda feminina e masculina, acessórios, calçados, bolsas, perfumes e óculos. Nova York: interior da loja-conceito com decoração assinada por Alexander Wang

52

VIEW 139

abril:2014

modelo ba0010 47e

modelo ba5001 052


vitrine

o que há de novo no mercado

modelo itA102 C2

It! Eyewear 11 3057 2324 modelo itA117 C2

modelo itA122 C15 modelo itA116 C10

Design minimalista combinado com cores, estampas, glitter e transparências resultam no equilíbrio entre versatilidade e ousadia - tanto nas armações de receituário, de perfil moderno, quanto nos modelos solares oversized (do inglês, termo que define algo de “proporções avantajadas”).

Marca de eyewear do grupo Golden Vision, que aposta na parceria com personalidades cheias de atitude e lançadoras de tendências de moda. Para a coleção de estreia, associou-se à imagem da apresentadora de tevê Sabrina Sato.

Becaclick

Filosofia

Modelo itA122 C13

modelos it R12 B12 e it R6 B8

54

VIEW 139

abril:2014

Modelo itA122 C13

www.revistaview.com.br


7ªEdição

maçãazul

ESTÁ CHEGANDO O EVENTO DE NEGÓCIOS QUE FAZ A DIFERENÇA.

A Sun Glasses Business Point está preparando ainda mais novidades para a sua 7ª edição. Um evento único e exclusivo do setor de ÓTICA do país, ganha a cada edição, mais importância no cenário nacional. As maiores e mais importantes marcas estarão reunidas em 5 dias de puro negócio e lazer em um dos melhores resorts do Brasil. É claro que você e a sua empresa não podem ficar de fora deste importante evento, para fazermos juntos um ano ainda mais especial. Marque na sua agenda, pois com certeza você terá um encontro com os grandes negócios do setor.

17 a 21 de agosto 2014

ORGANIZAÇÃO


iniciativas e ideias do varejo

atitude

A bem humorada campanha da Carol

Mais óculos: o estojo Carrera que vem com a compra do segundo par

óptico girar, a compra do segundo par dá direito a um estojo personalizado Carrera com capacidade para quatro peças. É exatamente um estojo cheio de óculos acondicionado em uma mala submetida à máquina de raio-x na aduana na área de desembarque de voos internacionais que dá o tom ao comercial. A dona da mala é a atriz e humorista Maria Clara Gueiros, rosto conhecido do público da Carol, já que estrelou outra campanha da rede. A atriz é interpelada por conta da grande quantidade de óculos que carrega na mala, que o fiscal supõe terem sido comprados na viagem da qual está voltando e pergunta se ela vai abrir uma óptica. Eis que Maria Clara explica que na Carol os preços são os mesmos lá de fora e ainda é possível pagar em dez vezes. Contracenam com Maria Clara os atores Edimar Alexandre e Rodrigo Candelot. A campanha foi criada pela agência Explícita.

Cenas da campanha: a coleção de óculos que a atriz Maria Clara Gueiros leva na mala é o gancho do bem humorado anúncio da Carol

Ver melhor para viver melhor A Bausch+Lomb possui um portfólio completo de lentes de contato e soluções multiuso para todas as ocasiões, sendo uma das marcas mais antigas, reconhecidas e respeitadas em todo o mundo. Tradição e qualidade para você ver melhor e viver melhor.

Divulgação

A Óticas Carol investiu no bom humor em sua nova campanha, veiculada em rede nacional desde a primeira quinzena de março na rede Globo, em canais a cabo e na internet, além de anúncios impressos e peças promocionais para os cerca de 650 pontos de venda da rede. O (péssimo) hábito brasileiro de comprar óculos em viagens ao exterior é o gancho para desmitificar esse conceito, mostrando que óculos de marcas globais podem ser comprados nas lojas da rede a valores similares aos praticados em outros países. A Safilo é a parceira da Carol nessa empreitada, que anuncia óculos Carrera (uma de suas marcas próprias) por R$ 299, com a possibilidade de parcelamento em dez vezes sem juros. E a fim de estimular o consumo do produto que mais faz o mercado


as impressões de Andrea Tavares

Viva as relações

André Penteado

andrea tavares

um outro olhar

editora da view e maníaca por óculos

saudáveis

Completo nestas páginas as dicas para se desenvolver relações saudáveis com nossos semelhantes. Como contei na edição anterior, meu plano era escrever sobre outro assunto, mas casualmente “esbarrei” com um texto em inglês, que serviu de base para a mensagem que eu deixo aqui para você, querido leitor. E ainda tive o privilégio de contar com a bela ilustração da parceira de longa data da VIEW, a artista plástica Fernanda Guedes.

7. O remédio chamado perdão. Sem ódio no coração. Quem carrega isso para a vida, acaba se machucando mais que as pessoas que odeia. O perdão é o remédio, mas perdoar não é dizer: "tudo bem o que fulano fez comigo". Em vez disso, o raciocínio é “não vou deixar o que essa pessoa fez comigo estragar minha felicidade para sempre". Isso não significa que você está apagando o passado ou esquecendo o que ocorreu, mas que está deixando de lado o ressentimento e a dor, escolheu aprender com o incidente e seguir em frente. Lembre-se: quanto menos tempo você gastar odiando as pessoas que o machucam, mais tempo terá para amar as pessoas que o amam.

8. Diariamente, faça pequenas coisas pelas pessoas. Você não pode ser tudo para todos, mas pode ser tudo para algumas pessoas. Decida quem são essas pessoas e trate-os como a realeza da sua vida.

9. Foco nos seus reais amigos. Conforme o tempo passa, o fato de ter muitos amigos vai perdendo a importância e começa-se a entender que o importante mesmo é ter reais amigos. A vida é como uma espécie de festa. Você convida um monte de gente: alguns vão sair mais cedo, outros ficam a noite toda, alguns dão risada com você e outros riem de você. Já outros chegam muito tarde. Mas, no final, após a 58

VIEW 139

abril:2014

diversão, há alguns que vão ficar para ajudar a limpar a bagunça. E na maioria das vezes, esses que ficam não são os mesmos que fizeram a confusão. Essas pessoas são suas amigas de verdade e são as que mais importam.

10. Seja sempre leal. O verdadeiro amor e a amizade verdadeira não se trata de você e a outra parte serem inseparáveis, mas verdadeiros um com o outro, mesmo quando estão separados. Quando se trata de relacionamentos, ser fiel nunca é uma opção, mas uma prioridade. Lealdade é tudo.

11. Distância se mede em carinho. Quando se fala de relacionamento humano, distância não se mede em quilômetros, mas em carinho. Duas pessoas podem estar perfeitamente uma ao lado da outra, mesmo que a milhas de distância. Portanto, não ignore alguém que você gosta, porque a falta de preocupação dói mais do que palavras iradas. Mantenha-se em contato com as pessoas que são importantes para você. Não porque isso seja conveniente, mas porque merecem a sua dedicação. Lembre-se: você não precisa de um certo número de amigos, apenas um número de amigos com quem possa contar. Dar atenção a essas pessoas é prioridade.

12. Mantenha suas promessas e diga a verdade. Se você diz que vai fazer algo, faça! Se você diz que vai estar em algum lugar, esteja! Se você não pode, não vai, então não minta. É sempre melhor dizer a verdade. Não brinque com a cabeça e os corações das pessoas. Não diga meias verdades porque meias verdades não são melhores do que mentiras. Lembre-se: não se ferem o amor e a amizade. Mentir, enganar e detonar os sentimentos e as emoções das pessoas dói. Nunca mexa com os sentimentos de alguém só porque você não tem certeza dos seus próprios sentimentos. Esteja sempre aberto e seja honesto.

13. Dê o que você quer receber. Não espere o que você não está disposto a dar. Comece a praticar a regra de ouro. Se você quer amor, dê amor. Se você quer ter amigos, seja amiwww.revistaview.com.br


parte

2

gável. Se você quiser dinheiro, forneça valor. Essa regra de ouro funciona. Simples assim.

14. Informação com qualidade é tudo. A informação é o lubrificante que mantém o motor do funcionamento da comunicação. Comece a se comunicar com clareza. Não tente ler a mente das outras pessoas e não faça as outras pessoas tentarem ler a sua. A maioria dos problemas, grandes e pequenos, dentro de uma família, uma relação de amizade ou no mundo dos negócios, começa com má comunicação.

15. Permita que os outros tomem suas próprias decisões. Não julgue os outros por seu próprio passado. A vida deles é diferente da sua e o que pode ser bom para uma pessoa pode não ser bom para outra. O que pode ser ruim para uma pessoa pode mudar a vida de outra para melhor. Permita que os outros cometam seus próprios erros e tomem suas próprias decisões.

Pouco conselho é, muitas vezes, o melhor conselho. As pessoas não precisam de muitos conselhos, mas de um ouvido atento e um pouco de reforço positivo. Aquilo que querem saber, na maioria das vezes, já está dentro delas e elas só precisam de tempo para pensar, ser e respirar, continuando a explorar as viagens sem direção que acabará por ajudá-las a encontrar sua direção.

17. Abandone argumentos insignificantes. O outro não precisa estar errado para que você possa estar certo. Existem muitos caminhos para o que é certo. E, na maioria das vezes, isso, simplesmente, pouco importa.

18. Ignore comentários destrutivos e nocivos. Ninguém tem o direito de julgá-lo. As pessoas podem ter ouvido as suas histórias, mas não passaram pelo que você passou. Não importa o que você faça, sempre haverá alguém que pensa de forma diferente. Assim, concentre-se em fazer o que seu coração diz que é certo, o que a maioria das pessoas pensa e diz sobre você não é tão importante. O importante é como você se sente sobre si mesmo. www.revistaview.com.br

Fernanda Guedes

16. Fale menos, ouça mais.

19. Preste atenção em você mesmo. Uma das coisas mais dolorosas na vida é se perder no desejo de amar demais os outros, esquecendo de si próprio, esquecendo-se de que você é muito especial. Quando foi a última vez que alguém lhe disse que o amava do jeito que você é, que se importa com o que você pensa ou como você se sente? Quando foi a última vez que alguém lhe disse que você fez um bom trabalho ou levou-o a algum lugar, simplesmente por que sabe que você se sente feliz quando está lá? E quando foi a última vez que esse “alguém” era você mesmo?

20. Arregace as mangas do espírito. Esforce-se para colocar diariamente esses ensinamentos em prática e priorize sempre o amor e os bons sentimentos. Pode ter certeza que valerá muito a pena. Assim, a vida fica mais leve. Viva as relações saudáveis! positivo, operante! Quer trocar ideias com Andrea Tavares? umoutrolhar@revistaview.com.br Rua Cônego Eugênio Leite 920 São Paulo/SP 05414-001

abril:2014

VIEW 139

59


foco

o espaço da indústria

Disruptive by design: a nova campanha destaca criações icônicas da empresa, a começar de sua própria sede, localizada em Foothill Ranch, estado norte-americano da Califórnia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Duis vulputate condimentum nisl , eu condimentum mi semper eu. Integer a blandit metus, et fringilla velit. In velit orci, imperdiet et t ortor eu, faucibus porttitor justo. A corporação Prestes a completar Nam lectus augue, consectetur ac tortor et, porttitor tris- norte-americana, adquirida em 2007 pela Luxottica, promotique neque.décadas Nulla vel de tempor enim, sed commodo quatro veu um megaevento em 24 de fevereimassa. Etiam scelerisque scelerisque lorem, id dignissim ro no Red Studios, em Hollywood, Los existência, a Oakley sapien posuere eget. Donec ac laoreet elit, at auctor risus. Angeles, para anunciar sua nova plataVivamus leo et leo tempor, eget aliquam felis lançarhoncus uma campanha forma de comunicação, divulgada por suscipit. In a lorem malesuada, aliquam meio quamde at,uma tinci-campanha global e integlobal de comunicação dunt velit. Proin non neque non leo lobortis sagittis. grada comPelfoco em todo o mercado intitulada “Disruptive lentesque urna nibh, malesuada et laciniaconsumidor. non, ornare id

by design” (do inglês, em tradução livre, “a ruptura pelo design”) com foco na quebra de padrões, conceito intimamente relacionado ao DNA da marca.

60

VIEW 139

abril:2014

“Esse é um momento essencial na história da marca”, afirmou o CEO (do inglês, "Chief Executive Officer", sigla que denomina o cargo de diretor executivo) da Oakley, Colin Baden. “A nova campanha está lançando as bases para o futuro. É o início de uma nova era do design desafiador e das tecnologias que quebram padrões, marcas registradas da Oakley”, completou. O tripé formado pelos conceitos visão ampliada, óculos digitais e personalização é a base da nova campanha, que tem por meta inaugurar uma nova era de inovação na trajetória da empresa. “Com a Disruptive by design, a Oakley explora novas maneiras de expressar a filosofia da marca e o engajamento com seus consumidores por meio de conteúdo envolvente, experiências ao vivo e parcerias”, revelou o diretor global de comunicação de marca, Tom Cartmale. "Assim, a empresa espera inspirar a próxima geração de consumidores e criadores.”

A campanha será veiculada nos mercados estratégicos para a Oakley (América do Norte, Europa, Japão, China, África do Sul, Brasil e Austrália) e tem como “rostos” o fundador da marca, Jim Jannard, a própria sede da Oakley, em Foothill Ranch, na Califórnia, batizada de “One Icon” - que a editora Andrea Tavares visitou em 2006 (veja VIEW 71 e VIEW 72) -, além de projetos e desenhos inéditos referentes às primeiras invenções da empresa. “A One Icon é prova disso. Sua arquitetura é única e inspira os ‘cientistas malucos’ da Oakley a romper o cenário estabelecido, criando produtos originais”, argumenta o diretor da marca para a América Latina, Roger Ahlgrimm. A Oakley também anunciou uma parceria global com a Wired, revista e site norte-americanos (www.wired.com) que têm como foco principal noticiar e analisar as maneiras pelas quais as tecnologias emergentes afetam a cultura, a economia e a política. Um conteúdo patrocinado, criado pelas duas empresas, explorará o tema da quebra de padrões em design, tecnologia, produção e negócios. Ficou a cargo do estúdio de criação multidisciplinar four23, situado em Londres, a concepção de toda a campanha e o desenvolvimento da estratégia do marketing de ativação para a marca.

www.revistaview.com.br

Divulgação

A ruptura pelo design


Fornecedor exclusivo da BMW, Greg Norman e EasyTwist Eyewear


foco

o espaço da indústria

Conexão e d a d i r b e l e C O craque português Cristiano Ronaldo: Nike Vision (Marchon) modelo NK7211

uê: do, como e porq n a u q e, d n o , m Que os famosos e d es sh a fl ra st o a VIEW m os à redação d ia v n e s lo cu ó seus desta edição. o ã ç ra o b la e a durante

O músico Jairzinho e a atriz global Tania Khalill: ambos de Evoke (Brazilian Lab), respectivamente os modelos On the rocks e EVK 15 Afroreggae

O cantor Justin Timberlake: Tom Ford (Marcolin) modelo TF 237

VIEW 139

abril:2014

O surfista Pedro Scooby e a atriz Luana Piovani: ambos de Evoke (Brazilian Lab), respectivamente os modelos Air Flow e Mystique

www.revistaview.com.br

Ethan Miller Sean O'Neill (Pacific Coast News)

A atriz Eva Longoria, uma das estrelas do seriado Desperate Housewives: Salvatore Ferragamo (Marchon) modelo SF650S

O ator Tom Hanks em cena de Capitão Phillips: Flexon Eyewear (Marchon) modelo 610

62

Trov

O ator teuto-irlandês Michael Fassbender, recentemente visto nas telas como Edwin Epps em 12 anos de escravidão: Tom Ford (Marcolin) modelo TF 288

Divulgação

O jogador de futebol norteamericano e marido da über model Gisele Bundchen, Tom Brady: Tom Ford (Marcolin) modelo TF 236

Pixplus

O cantor canadense Justin Bieber: Calvin Klein Jeans (Marchon) modelo CKJ102S


calendário

tudo sobre a expo abióptica 2014

Hora de ir Texto Andrea Tavares

à feira

Imagens Acervo VIEW

Textos lançamentos Graziela Canella

É chegado o momento de desfrutar o mais importante evento do ano para o mercado óptico brasileiro. As portas dos pavilhões azul, verde e vermelho do Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo, abrem-se às 13h de 2 de abril para sediar a 12ª edição da Expo Abióptica, com lançamentos de produtos, inovações tecnológicas e difusão de conhecimento. A VIEW marca presença intensiva no evento, isto é, além desta edição especial com informações úteis, mapa e guia de lançamentos de produtos, publica nos três primeiros dias o DIÁRIO VIEW, jornal com a cobertura em tempo real da feira. As intempéries parecem ter ficado no passado: são boas as perspectivas para a Expo Abióptica 2014, a feira brasileira do setor, promovida pela Associação brasileira da indústria óptica (Abióptica). Depois de anos de queda ou estagnação, as economias norteamericana e europeia já dão sinais de reerguimento, o que estimula ainda mais o desenvolvimento do mercado óptico mundial - energia essa que também favorece o Brasil e, mesmo que o país não tenha feito toda a lição de casa necessária para manter-se no topo do ranking econômico mundial, seu potencial de consumo ainda é muito atraente às corporações ópticas. Este ano, são cerca de 90 expositores e, mesmo sendo realizada três semanas mais cedo que o usual, por conta da realização da Copa do Mundo em solo verde-amarelo, a meta é bater o recorde de visitação em relação aos anos anteriores - em 2013, esse número chegou à marca inédita dos mais de 28 mil visitantes ao longo dos quatro dias. Na ocasião, resultados positivos também foram registrados nos negócios, estimados pela Abióptica em mais de R$ 630 milhões, o que culminou com a satisfação unânime dos expositores. A seguir, um roteiro para visitar a Expo Abióptica 2014. Nas páginas seguintes (66 e 67), o mapa, e a lista de expositores das páginas 68 até a 122, um guia com os principais lançamentos da feira.

64

VIEW 139

abril:2014


Expo Abióptica 2014 passo a passo Horários da feira

“Proibido” para maiores

Quarta-feira a sexta-feira (2, 3 e 4 de abril): 13h às 21h Sábado (5 de abril): 13h às 19h

#FicaADica A regra continua valendo: menores de 12 anos Espaço Jovem não podem entrar na feira. Para garantir que Criança fica no os pais desfrutem tranquilamente o evento, a mezanino Abióptica oferece o Espaço Jovem Criança com atrações e um time de profissionais pronto para cuidar dos pequenos e dos quase crescidos.

Diariamente, às 10h Cinco palestras nas manhãs desta edição da feira. Os encontros estão marcados para às 10h com cafés de boas-vindas seguidos das palestras, que começam às 10h30. A novidade é que, no final de cada conferência, haverá um painel de debates com profissionais do setor.

2 de abril, quarta-feira 10h30: Produtos, produção e desenvolvimento (Joel Oliveira) 11h: Inovação, excelência e qualidade (Valter Pieracciani) Debatedores: Haroldo Silva (UniÍtalo), Jean-Luc Lacastagneratte (Clair Mont), Joyci Lin (GO), Marinho Ponci (Chilli Beans) e Vitor Domingos (Optisol)

3 de abril, quinta-feira

#FicaADica Perspectivas do Brasil (Guto Abranches) As palestras Debatedores: Caetano Ulharuzo (ABDI), ocorrem no Eliezer Lewin (Rodenstock), Luiz Carlos mezanino, ao lado do Espaço Lazarini (Óculos e Cia.), Norberto Farina Saber (Ótica Mitani) e Valter Tomazzoni (JR Adamver)

4 de abril, sexta-feira Tendências no varejo global e brasileiro (Alberto Serrentino) Debatedores: Antonio Trentin (Óculos e Cia.), Claudia Cunha (Espectro), Davidson Cardoso (Óptica Centro Visão), Getúlio Gomes (Ótica Paris), Jansen Araújo (Casa dos Relojoeiros) e Pierre Paparemborde (Fototica)

5 de abril, sábado Todo empreendedor é um grande vencedor (Ciro Bottini) Debatedores: Laís Sousa (Master Glasses), Maurício Confar (Essilor), Maurício Titelbaum (Optitex), Paulo Frias (Augen) e Tom Lyra (Óticas Carol)

Palestras e workshops #FicaADica O Espaço Saber funciona de quarta-feira a O Espaço Saber sexta-feira, com palestras e workshops de fica no mezanino. hora em hora das 14h às 20h. E no sáAcesso pelas ruas A3 bado, das 14h às 17h, também de hora e A4 do pavilhão. Diariamente, a em hora. Entre os temas abordados, técpartir das nicas de vendas, contatologia, panorama de 14h mercado e tecnologia.

Suba as escadas

Carimbar para ganhar Repetindo o sucesso dos anos anteriores, a Rota Premiada segue firme e forte. Quem carimbar o “passaporte da sorte” em todos os pontos da rota traçada pelos pavilhões concorre a prêmios.

#FicaADica Quando chegar ao pavilhão, fique ligado nos pontos da Rota Premiada para completar sua cartela

Embarque na van O Expo Center Norte, sede da Expo Abióptica, fica relativamente perto da estação Tietê do metrô. Mas trata-se daquela distância que requer uma boa caminhada por um trajeto nem sempre seguro e nem tão longe o suficiente para boa parte dos taxistas aceitar a corrida de bom grado. Por isso, a Abióptica oferece um serviço de vans para facilitar o acesso ao pavilhão, que sai da estação Tietê do metrô das 9h às 22h. Além disso, também há um serviço de vans que leva os visitantes hospedados nos hotéis par#FicaADica As vans saem da ceiros do evento. São quatro roteiros difeestação de metrô rentes - a lista de hotéis e a grade de traTietê, das 9h às 22h, jetos e horários podem ser consultados com saídas a cada em www.expoabioptica.com.br, na guia “ro30 minutos. teiro transfer”.

Põe tempo real nisso A VIEW edita um jornal diário que circula nos três primeiros dias da feira, o DIÁRIO VIEW. Um guia de serviços, agenda das celebridades, mapa e lista de expositores, cobertura dos eventos da semana, tudo o que está sendo destaque durante a Expo Abióptica e nas redes sociais, dicas de São Paulo e muito mais. A equipe percorre incansavelmente os pavilhões da feira em busca de boas pautas, elabora o #FicaADica DIÁRIO VIEW, material durante a madrugada a fim de que com as notícias os leitores recebam as notícias fresquifresquinhas da feira. nhas quando cheguem ao evento, no Retire o seu no estande da dia seguinte. O DIÁRIO VIEW está dispoVIEW, que fica na Rua nível gratuitamente no estande da VIEW e B1, Pavilhão Azul. também circula na maioria dos estandes.

Além do Espaço Saber, o mezanino recebe também a praça de alimentação, o Cyber Point, com acesso gratuito à internet, e o Espaço Jovem Criança.

abril:2014 VIEW 139

65


calendário

tudo sobre a expo abióptica 2014

Expositor

Setor

Rua

Expositor

Alphaline

Vermelho

C5

Cecop

A&R

Vermelho

D6

CMsatisloh

Setor

Rua

Azul

D1

Vermelho

C4

Arteres

Azul

C3

Convergência

Azul

B1

Augen

Verde

A9

CooperVision

Azul

D3

Bamboo

Mezanino

-

Cops

Verde

A8

Bausch + Lomb

Mezanino

-

Dagas

Azul

A3

Biz

I-Highlight

A2

De Laurentis

Azul

A3

Blandine

Vermelho

D6

Desempenho

Azul

C3 - C4

BR Optical

I-Highlight

A2

Edmagno

Vermelho

A6

Brazilian Lab

Vermelho

D6

Escuderia

Vermelho

D5 - D6

Brevil

Vermelho

A6

Essilor

Azul

B3

Bright Eyes

I-Highlight

A2

Evidence

Azul

A3

Fenicia

Azul

D3

Fhocus

Azul

D2

Vermelho

B4 - B5

Azul

A3

Hoya

Vermelho

A5

Innova

I-Highlight

A2

Instituto Filadélfia

Mezanino

-

Azul

D3

GO

Auditório

House of Vision

Espaço

jovem tcriança

Maclens

Arteres

Mu

abril:2014

Cecop

Opto

Shamir rua 2

Transitions Fenicia n

Johnson & Johnson

Coo perV isio

Café

Tecnobrasil

Vertygo Younger Fhocus

Viva Jaguar

Ultra Optics

o

co

Essilor

Kristal

Mello

JR Adamver

Evidence

Stepper

Essilor

ltfo VIEW 139

Alimentaç

Schneider

Des emp enh

Dagas

Tami

Tecnobrasil

rua 1 66

Lounge Abióptica Café

House of Vision

Segment

De Laurentis

Essilor

Convergência

rua D

Posto médico

rua C

l Imp rens a

dos

a

tida Op

J.

So

lót ic

an Pir

P

Instituto Filadélfia

OW

Bamboo

tiso

ugg e

Lo

Bausch + Lomb

Opt Ótica Revista Promosalons

Óticas Carol

V

Saída rua B

Vanin

Vanin

iew

rua A

Mezanino

ss

Entrada

Guardavolumes

ov a Inn BR Optical Tami

I-Highlight

Biz Bright Eyes

Espaço Saber

Linea Roma

Op

Abióptica

icla

Autoatendimento

Jaguar Balcão de preenchimento

S S

Wilvale De Rigo

GO

Marchon

C

RBO

rua 3

rua 4 www.revistaview.com.br


Expositor

Setor

Rua

Setor

Rua

Azul

C2

OWP

Mezanino

-

Mezanino

-

Pratic

Verde

A10

JR Adamver

Azul

B2

Promosalons

Azul

A1

Kristal

Azul

B3

Quiksilver

Azul

B5

Lougge

Vermelho

C6

RBO

Vermelho

D4

Linea Roma

I-Highlight

A2

Safilo

Vermelho

B6

Johnson & Johnson J. Piran

Luxottica

Verde

B8

Schneider

Azul + Vermelho

A4

Maclens

Azul

A3

Segment

Vermelho

A6

Magnum

Vermelho

D5

Shamir

Azul

D1

Marchon

Azul + Vermelho

C4

Solótica

Mezanino

-

Marcolin

Vermelho

A7

Stepper

Azul

B3

Verde

A8

Suntech Supplies

Vermelho

A4 - A5

Vermelho + Verde

B7 - B8

Tami

Azul

A2

Vermelho

D4

Tecnobrasil

Azul

C1

Azul

C3

Tooling

Vermelho

C6

Verde

A9

Transitions

Azul

C3

Multfoco

Azul

C2

Ultra Optics

Azul

D3

Neoglass

Vermelho

C7

Vanin

Azul

A2

OptiClass

I-Highlight

A2

Vertygo

Azul

D3

Optidados

Mezanino

-

VIEW

Optisol

Mezanino

-

Vision Line

Optitex

Vermelho

B6

Martinato Master Glasses Maxline Mello Miraflex

Viva

Azul

B1

Verde

B9

Azul

C3

Azul

D2

Wilvale De Rigo

Vermelho

A4

Vermelho

A5

Xenônio

Vermelho

A10

Ótica Revista

Azul

A1

Younger

Azul

D3

Óticas Carol

Azul

A1

Opto Optview

tação

Expositor

Optview

Edmagno

Hoya

Brevil

Cops

Cops

Marcolin

Martinato

flex ônio Pratic Mira Xen

Augen

Pratic

Augen

Miraflex

Vision Line

Vision Line rua 10

Qui ks

ilve

r

Suntech Supplies

Mapa e informações fornecidos pela Abióptica com data de 12 de março

Alp hal

ine

GO

Tooling

CMsatisloh

ua 4

Safilo

Magnum

Maxline rua 5

ri a ude

c Es

Blandine

Master Glasses

Optitex Lougge A&R

Blandine

rua 6

Luxottica rua 9

Neoglass Brazilian Lab rua 7

rua 8 abril:2014 VIEW 139

67


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014

Safilo Pavilhão vermelho • estande B-06 • 0800 7012097

modelo FF 0029S 7NU

modelo FF 0031S 7YQ

Fendi Filosofia Fundada por Edoardo e Adele Fendi, em 1925, a marca de luxo italiana começou como uma pequena loja de peles e acessórios de couro. Entre seus clássicos, estão os perfumes e a bolsa Baguette. Conta com o alemão Karl Lagerfeld na direção criativa.

modelo FF 0029S 7NQ

Destaques

Solar: estilos delicados e femininos e

o

el

od

m

outros ousados, de armações duplas, com ênfase nos contrastes de cores e nas estampas; edição limitada de modelo inspirado na bolsa Baguette (o FF0031) com detalhe nas hastes remetendo à fivela Grau: armações quadradas e bicolores reproduzem os contrastes da linha solar

modelo FF 0017S 7RR

FF 15

00 E

7T m

od

el o

FF

00

26 S

7O

O

m

od

el o

FF

00 28

7O

C

modelo FF 0013S 7TC

68

VIEW 139

abril:2014

modelo FF 0026S 7OA

modelo FF 0021S 7UO


modelo amq4245s 2iccc

9

4 42

lo

modelo amq4252 8jg

d 8r

q am

j s8

8

o

24

q4

o

l de

am

o

modelo amq4247s 8jmr4

m

Alexander McQueen Filosofia A grife leva o nome de um dos grandes talentos da moda britânica, morto em 2010, conhecido por criações inovadoras, rebeldes e sofisticadas. Atualmente tem direção criativa da também inglesa Sarah Burton.

Destaques

modelo amq4251s 8jch0

Solar: modelos de tamanhos

grandes e referências retrô nas silhuetas. Evidência no símbolo da marca, a caveira, em versão rebuscada e aplicada nas laterais Grau: inspiração dos solares com cores sofisticadas, transparências e mix de metal com acetato

v

o

l de

o

BV

0 27

4d

Divulgação

m

8

lk

de

m

modelo BV 263s 4dzjs

Bottega Veneta Filosofia Fundada em 1966, a marca nasceu em Vicenza, Itália, mas seu nome significa “loja veneziana”. Sinônimo de luxo, especialmente em acessórios de couro, tem como marca registrada a trama de couro trançado em vários produtos, conhecida no idioma italiano como “intrecciato”.

o

l de

BV

1 27

sj9

o

m

Destaques

Solar: armações de acetato de linhas robustas, formato borboleta e efeito de tons dégradés remetem às origens da marca nos anos 60

Grau: aparência retrô e destaque para estampa de efeito trançado no frontal abril:2014 VIEW 139

69


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014

Safilo

modelo DiorSoReal havana 34

Pavilhão vermelho • estande B-06 • 0800 7012097

Dior Filosofia

modelo DiorMetalEyes2 6OB

Uma das principais casas de alta costura parisiense, a grife que resgatou a feminilidade do pós-guerra pelas mãos do mestre Christian Dior se mantém na vanguarda das tendências, hoje com estilo assinado pelo belga Raf Simons.

modelo cl41068s 5myz3

modelo cl41067s n8oz3

Destaques

Solar: passado e futuro se fundem

Celine

na inspiração do modelo So real so surreal (do inglês, “tão real tão surreal”), exibido na passarela do verão 2014, com desenho retrô e inusitado corte espelhado nas lentes e também no modelo Metal Eyes, cuja leveza está na faixa colorida que flutua do frontal para as hastes

Filosofia

Destaques

Solar: modelos de acetato de aros finos e arredondadas que flertam com a década de 80; variedade de cores, texturas e transparências Divulgação

Tradicional e luxuosa marca de moda feminina francesa, fundada em 1945 por Céline Vipiana e conhecida principalmente por suas bolsas, objetos de desejo. Integra o conglomerado francês de luxo e moda LVMH e atualmente tem como fashion designer a britânica Phoebe Philo.

modelo JC 95 7WK

Jimmy Choo Filosofia Descoberto pela princesa Diana, o designer de sapatos malaio radicado em Londres ganhou reconhecimento mundial quando a ex-editora de acessórios da Vogue britânica, Tamara Mellon, deixou a revista para lançar a marca com seu nome, em 1996.

modelo JC Lori 6UJ

modelo JC Sophia DSL

modelo JC Sybil 010

Destaques

Solar: efeito em relevo de

modelo JC Ive 7VL

70

VIEW 139

abril:2014

couro de píton e pequenos cristais aplicados à mão nos frontais são alguns dos detalhes que remetem ao design de sapatos e à atmosfera de glamour que envolve a marca Grau: delicadeza no modelo vintage que combina frontal de acetato e hastes de metal www.revistaview.com.br


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014 modelo ca6620 8kk

Safilo Pavilhão vermelho • estande B-06 • 0800 7012097

Carrera Filosofia

modelo carrera5015s 8qbvd

Com nome inspirado na célebre corrida automobilística, a Carrera Panamericana, a marca austríaca de eyewear, adquirida pela Safilo em 1996, transcendeu o esporte e se tornou ícone fashion, dotada de estilo moderno e casual.

1

8 4s

0 a6

r re

o

el

r ca

od

m

Destaques

Solar: cores intensas, contrastes e lentes

o

el

od

m

espelhadas; uso de metal em hastes e em frontais levíssimos; reedição de um clássico dos anos 60 - o carrera 85s, de acetato estilo aviador com três camadas de cores Grau: minimalismo nos modelos com hastes superfinas e frontais de linhas levemente arredondadas

Divulgação

5

g kf

5s 7

h5

8k

8h

a8

w

2s

er rr

ca

modelo carrera84s 8w3w7

qu

1

50

a er rr

o

l de

m

ca

o

modelo Cornice fo9ao

modelo Darby 3 Red Stripe

Smith Filosofia modelo Etta 5 Azure

Marca própria da Safilo, originalmente californiana e adquirida pela corporação italiana no início dos anos 2000, é uma das mais importantes em nível mundial na produção de óculos para performance esportiva, especialmente máscaras de esqui (também conhecidas pelo termo em inglês, “goggles”), capacetes e óculos. Desse segmento, traz o espírito de aventura e alta tecnologia no design e nas lentes solares.

Destaques

Solar: no “remake” (do inglês, algo como “releitura”) de ícones

modelo Marvine 6xhhb

72

VIEW 139

abril:2014

da história da marca, os anos 90 se destacam entre os solares o redondo Marvine (1993) e o quadrado Cornice (1991) Grau: armações masculinas e femininas combinam estética vintage com linhas levemente esportivas www.revistaview.com.br


calendário

modelo GG4252 S KJ1 DP

Safilo Pavilhão vermelho • estande B-06 • 0800 7012097

modelo GG4253 S 010 DW

5

b3

d sd

2

25

Gucci Filosofia

o

m

Sinônimo da elegância italiana, a grife fundada em 1921 e hoje assinada por Frida Giannini se mantém em constante renovação com qualidade em alfaiataria, acessórios, sensualidade nas linhas femininas e campanhas memoráveis.

el

4 GG

od

m

o el od s

45

22

G

G x 1h kj

Destaques

Solar: a coleção cápsula (expressão que define uma minicoleção lançada em caráter especial, seja por meio de colaborações com celebridades, designers ou figuras estratégicas ou por conta de um tema especial, uso de matérias-primas originais etc.) Techno Color aposta na combinação de armações de metal finíssimas com lentes de cores exóticas, disponíveis em formato redondo, aviador, retangular ou máscara

modelo GG4262S KJ1 XS

modelo TH 1254S 4JY

modelo TH 1264 4MA

Tommy Hilfiger Filosofia A constante presença das cores da bandeira dos Estados Unidos nas criações casuais e esportivas do estilista reforça seu vínculo com a criação de uma forma de vestir atrelada ao estilo de vida norte-americano.

modelo TH 1265S 4MY

Destaques

Solar e grau: referências ao guarda-roupa da marca reproduzem nos óculos elementos dos jeans, do romantismo feminino e do visual preppy (o estilo “engomadinho” dos jovens das escolas preparatórias norteamericanas dos anos 60) modelo TH 1268 5EZ

74

VIEW 139

abril:2014

modelo TH 1253 S 4KF


os lançamentos da expo abióptica 2014 modelo MJ 533 S 8OK

calendário

modelo MJ 529 S 6PB

Marc Jacobs Filosofia

modelo MJ 532 S 8PI

Recém-saído da direção criativa da Louis Vuitton, o estilista norte-americano de essência rebelde já foi citado pela revista Time entre as 100 pessoas mais influentes do mundo. Tem marca própria desde 1986, em constante ascensão.

Destaques

Solar e grau: aros redondos em frontais quadrados de ar criativo de diferentes cores; aros de metal com cores vibrantes da ponte às hastes que remetem à estética dos anos 50

modelo MJ 528 S 6OX

modelo MMJ 361 NS St Valentine

Marc by Marc Jacobs Filosofia

modelo MMJ 596 8ZC

A inspiração no universo pop e nas estampas gráficas, além de sobreposições de cores, estampas e estilos direcionam ao público jovem à linha de difusão do estilista nova-iorquino Marc Jacobs.

Destaques

Solar: o coração, tema recorrente da modelo MMJ 594 6WX

Divulgação

modelo MMJ 408 S 6WG

marca, estampa em vermelho as hastes da edição especial, a Saint Valentine (menção a São Valentim, padroeiro dos namorados, cuja data é celebrada em 14 de fevereiro em vários países) Grau: assim como nos solares, a brincadeira com as cores aparece em listras de tons em escala nas hastes em inúmeras versões

modelo MMJ 409S 6WQ modelo MMJ 593 6WC

www.revistaview.com.br

abril:2014 VIEW 139

75


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014 modelo MM Hinge NSO

Safilo Pavilhão vermelho • estande B-06 • 0800 7012097

Max Mara Filosofia Um dos primeiros a apostar em linha de prêt-à-porter (do francês, expressão que definem roupas feitas para “pronta-entrega”) e na criação de uma marca que não reproduz seu próprio nome, o estilista Achille Maramotti fundou a luxuosa casa de moda italiana em 1951.

Destaques

Solar: cores sóbrias, detalhes como textura de couro

modelo MM Tailored I 8WJ

nas hastes e design sofisticado compõem uma coleção chique e sem exageros Grau: armações clássicas, com cores atemporais e feminilidade no sutil formato gatinho

modelo MM 1202 8XJ

modelo MM 1199 8WP

modelo Max&Co132s 8ZT

Max&Co. Filosofia

Com a mesma personalidade e dinamismo da “marca mãe”, a linha jovem da Max Mara propõe uma adaptação contemporânea e romântica de clássicos dos anos 50 e 60.

modelo Max&Co221 6ZL

Destaques

Solar: grafismos, candy colors (do inglês, expressão

modelo Max&Co21 5 S 6ZR

que define os tons das balas) e outras referências atribuem variedade de estilos; ênfase na coleção cápsula Snappy Flowers, que reproduz as estampas florais dos acessórios da estação Grau: formas clássicas com delicadas combinações de cores e texturas modelo Max&Co214 S 6YU

modelo Max&Co217 S 7UC

76

VIEW 139

abril:2014

www.revistaview.com.br


os lançamentos da expo abióptica 2014

calendário

modelo hugo 0114S 7YN modelo boss 0616 5JU

Boss by Hugo Boss Filosofia

Hugo by Hugo Boss Filosofia

Uma das marcas que leva a assinatura do mestre da alfaiataria alemão Hugo Boss, a Boss é sofisticada e moderna, para homens e mulheres, com foco nos detalhes e na qualidade dos materiais.

Dessa vez lembrado pelo primeiro nome, Hugo Boss inspira mais uma linha de óculos, que associa elementos clássicos da marca a uma estética mais moderna e urbana.

Destaques

Solar: a inspiração nos anos 80 traz linhas retas, tamanhos grandes, estilo unissex e minimalismo, com toque contemporâneo na combinação do metal com acetato de aspecto metalizado modelo hugo 0118S 7XW

Destaques

Solar: estilo retrô nas formas

amplas e elementos como acetato de padronagem tartaruga com metal dourado; detalhes de suave dégradé nas hastes Grau: mix de materiais, texturas e linhas marcantes; dégradé e metal dourado também são evidentes

modelo boss 0603 2DB

modelo boss 0611-S 5JN

modelo BO 0150 6TK

Boss Orange Filosofia modelo BO 0144S 6SG

Também sob o guarda-chuva da Hugo Boss, a linha Orange é voltada para o consumidor jovem, independente e com espírito de liberdade. Tem design contemporâneo, urbano e antenado com a moda.

Solar e grau: frontais com texturas e cores vibrantes dão destaque aos olhos e se sobressaem com hastes lisas e opacas. Detalhe com efeito de madeira no modelo feminino, em contraste bicolor com o acetato acetinado

Divulgação

Destaques

modelo BO 0147 6SC

modelo BO 0149S 6TO

www.revistaview.com.br

abril:2014 VIEW 139

77


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014 modelo DR109 Chuy 001

Marchon

Pavilhões Azul e Vermelho • estande C-4 • 0800 7071516

modelo DR113 Seaton 206

modelo The Jam matte H20 plasma p2

modelo DR101 Cosmos 281

modelo Double Dos H20 grey

Dragon Filosofia

modelo DR116 Vance 226

Marca de eyewear que estreia no Brasil, nasceu em 1993 em uma garagem em Capo Beach, sul da Califórnia, e retrata o entusiasmo de seu fundador, Will Howard, pela prática de surfe, snowboarding e motocross. Suas linhas incluem, além de óculos, máscaras de proteção e acessórios.

m

od

el o

Destaques

Ch

ro m

e2

Solar: aposta na série H2O Floatable, composta por

H2

0

quatro solares que flutuam para homens e mulheres (modelos Chrome2, Double Dose, The Jam e Vantage); modelo amplo e retrô de policarbonato (The Jam) assinado pelo surfista australiano Owen Wright Grau: a primeira linha de receituário da marca no mundo tem ênfase nos modelos de linhas marcantes, tamanhos grandes e cores tradicionais como preto e tartaruga

gr

m

od e

lo

Va nt

ag e

H2 0

gr ey

ay

modelo Cinch jet blue grey

78

VIEW 139

abril:2014

www.revistaview.com.br


modelo Nike Charger EV0762 001

modelo Vintage 82 EV0634 223

modelo Nike 8160 068

Nike Filosofia Um dos principais nomes mundiais do segmento de calçados e sportswear, tem na categoria de óculos (batizada de “Nike Vision”) a mesma inspiração e o espírito de inovação, com tecnologia a serviço de atletas de várias modalidades.

Destaques

performance dividem a cena com solares mais urbanos, como releituras contemporâneas do modelo aviador Grau: clássico formato retangular em diferentes versões, de fio de náilon de metal com detalhes sutis até acetato com contrastes, cores e estampas marcantes

modelo Nike 5528 605

Divulgação

Solar: modelos esportivos leves e de alta

modelo Nike 5530 015

modelo Nike 5529 018

modelo Skylon Ace Pro P EV0686 284 modelo MDL 275 EV0735 202

modelo MDL 280 EV0736 002 modelo Show-X1 EV0617 404

www.revistaview.com.br

abril:2014 VIEW 139

79


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014 modelo SF712SL 604

Marchon

Pavilhões Azul e Vermelho • estande C-4 • 0800 7071516 modelo SF2681R 534

Salvatore Ferragamo Filosofia Designer italiano que revolucionou a sapataria do início do século 20 com criações exuberantes e originais, além do emprego de novos materiais e estilo que conquistou as divas de Hollywood da época.

modelo SF2683 601

Destaques

Solar: linhas curvas, cores audaciosas e alusões a clássicos

criados por Ferragamo, como os modelos Gancino e Vara, presente nas colorações e na textura de couro Grau: silhuetas elegantes, com hastes de metal para homens; modelos femininos ousados, com hastes sinuosas e efeito de camadas de cores no acetato

modelo SF662SP 103

modelo SF705S 414 modelo SF711SL 726

modelo L735S 662

Lacoste Filosofia Marca francesa de símbolos icônicos como as camisas polo coloridas e o logo de crocodilo. Nasceu em 1933, quando o tenista René Lacoste introduziu as camisas de piquê para substituir as roupas engomadas e os tricôs usados nas quadras de tênis. modelo L2177 424

Destaques

Solar: o conforto e a elegância característicos das camisas se aplicam aos óculos com linhas suaves e cores fortes Grau: o colorido aparece em faixas de três tons complementares nas hastes; nas peças de metal, relevo nas hastes lembra a textura do piquê, tecido icônico da grife

modelo L2174 615

80

VIEW 139

abril:2014

modelo L737S 105

www.revistaview.com.br


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014

Marchon

Pavilhões Azul e Vermelho • estande C-4 • 0800 7071516

modelo CE114S 724

Chloé Filosofia modelo CE2638 605

A marca francesa fundada por Gaby Aghion, em 1952, introduziu o prêt-àporter (do francês, expressão que definem roupas feitas para “pronta-entrega”) e lançou novos talentos, desde estilistas como Karl Lagerfeld e Maxime de la Falaise e até as jovens Stella McCartney e Phoebe Philo. Atualmente, a fashion designer Hannah MacGibbon é quem comanda a maison Chloé.

modelo CE635S 229

Destaques

Solar: estilo retrô com cores e transparências

modelo CE2637 905

inspiradas na joalheria e destaque para o “C” dourado nas laterais; ênfase no modelo redondo de proporções avantajadas com traços finos em espiral (o CE114S) Grau: predominam os modelos com detalhes em homenagem às bolsas da estação e o mix de materiais

modelo CE2640 210

modelo CK5819 274

modelo CK7909S 281

Fundada em 1968 nos Estados Unidos por um dos estilistas mais prestigiados do mundo, a marca é reconhecida pelo design que dosa minimalismo e complexidade, com precisão arquitetônica.

Destaques

Solar e grau: as cores sofisticadas,

texturas, transparências e os detalhes de metal atribuem modernidade ao formato predominantemente quadrado 82

VIEW 139

abril:2014

Divulgação

Calvin Klein Collection Filosofia

modelo CK7914 402

modelo CK7924 608


Essilor®, Crizal® Prevencia™, Orma®, FPS-O™ são marcas registradas da Essilor International.

2

1 PREVINE O ENVELHECIMENTO PRECOCE DOS OLHOS AO FILTRAR SELETIVAMENTE AS LUZES NOCIVAS: UV E AZUL-VIOLETA • Ao diminuir a exposição dos olhos à luz azul-violeta, Crizal Prevencia reduz a morte das células da retina, essenciais para enxergar.(1).

25

PERMITE A PASSAGEM DA LUZ ESSENCIAL PARA O CONTROLE DO RELÓGIO BIOLÓGICO, Mantendo o bom funcionamento do ciclo de adormecer/despertar, memória, humor, etc.

3 OFERECE MAIOR CONFORTO E MÁXIMA NITIDEZ DA VISÃO, REDUZINDO:

Reflexos Arranhões Manchas

Poeira

Água

*

TM

• É a mais completa proteção UV em lentes transparentes*(2). (1) As lentes Crizal Prevencia bloqueiam 20% da luz azul-violeta nociva, reduzindo a morte das células retinianas em 25%. A redução da luz azul-violeta pode variar ligeiramente dependendo do material da lente. Em testes in vitro realizados pela Essilor no Institut de la Vision em Paris, células do epitélio pigmentar da retina (EPR) foram expostas à luz azul-violeta, reproduzindo a exposição fisiológica à luz do sol do olho aos 40 anos. (2) Índice de referência desenvolvido pelo departamento de Pesquisas e Desenvolvimento da Essilor International certificando a proteção UV global de uma lente. O índice FPS-O de 25 significa que os olhos estão 25 vezes mais bem protegidos com as lentes Crizal do que sem lente alguma. FPS-O de 25 para as lentes Crizal nos materiais Essilor Stylis, Essilor Airwear, Xperio, Transitions e FPS-O de 10 no material Orma transparente. Medições realizadas consideram apenas a performance da lente. As lentes Essilor Crizal® Prevencia™ são destinadas à correção de ametropias e presbiopia, oferecendo proteção seletiva contra os raios nocivos da luz azul e UV. A Essilor declara que as informações fornecidas são informações gerais para fins de prevenção e conscientização da população.


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014

Marchon

modelo CKJ114S PR

Pavilhões Azul e Vermelho • estande C-4 • 0800 7071516

Calvin Klein Jeans Filosofia Com papel fundamental no sucesso da marca, graças ao caimento e a campanhas inesquecíveis, o jeans assinado por Calvin Klein ganhou linha própria no final dos anos 70.

modelo CKJ116S PR

Destaques

Solar: cores, relevos e detalhes se inspiram na coleção de jeanswear, com estampa que faz alusão às tramas do tecido

o

el

od

m S

38

J7

CK 0 PR

PR

01

S

2 74

J

lo

CK

e

od

m

modelo CK4249S 240 modelo CK5819 414

Calvin Klein Platinum Label Filosofia A marca antes conhecida como cK Calvin Klein, que ficou famosa graças ao sucesso de sua fragrância unissex, nos anos 90, atende pelo novo nome há quase um ano. Seu estilo se define pela sofisticação, as cores fortes e o apelo urbano.

Destaques

Solar: variedade de cores e texturas distinguem óculos em

modelos clássicos como o aviador de acetato com linhas levemente inspiradas em máscaras de segurança Grau: silhuetas simples e suaves em duos de cores contrastantes, de estilo jovem e criativo modelo CK5819 607 modelo CK4250S 097

84

VIEW 139

abril:2014

www.revistaview.com.br


modelo V2662 424

modelo V2122 060

modelo V684S 613

Valentino Dafi oi Fat Marca estabelecida em Roma em 1962, pelas mãos do gênio Valentino Garavani, criador de alta costura elegante e exuberante. A nova geração tem comando criativo da dupla, também italiana, Pier Paolo Piccioli e Maria Grazia Churi.

uoet lquo

Divulgação

Solar: modelos retrô e borboleta de cores sofisticadas; ênfase na série Camuglam, que combina as icônicas tachas com as estampas camufladas da estação em versão básica ou com aplique de cristais Grau: a feminilidade com inspiração rock’n’roll, sempre presente, aparece no formato gatinho, em peças de metal e acetato de cores marcantes

modelo V685S 243

modelo Camuglam V690SR army green modelo Camuglam V656SC brush wood mirror

modelo Camuglam V690SR red

modelo Camuglam V670SC fluo green modelo Camuglam V670SC flou fuschia

www.revistaview.com.br

abril:2014 VIEW 139

85


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014

Luxottica

Pavilhão Verde • estande B-8 • 0800 7039444

modelo Mosaico DG2136 02 87

modelo Mosaico DG3187 502

modelo Mosaico DG4214 588 8G

Dolce & Gabbana Filosofia Grife fundada por Domenico Dolce e Stefano Gabbana, em Milão, nos anos 80. A dupla atribui sua inspiração à imagem de personagens tipicamente sicilianos como mafiosos dos anos 30, camponeses e mulheres austeras, mas cheias de sex appeal.

Destaques

Solar e grau: duas séries especiais com tema floral e ar de

obra de arte são o destaque da temporada. A primeira é a Mosaico, que presta homenagem a uma técnica tradicional da região de Veneza - a composição de microcilindros de cristal de Murano que formam à mão desenhos florais, aplicados nos óculos dessa edição limitada. Um vídeo do making of da montagem das peças está disponível no canal da grife no Youtube (em goo.gl/KPyE3Q). O modelo solar

modelo Almond Flowers DG4236 2843 13

2136, o mais especial da série, é composto por 1 mil microcilindros, e foi produzido em pequeníssima quantidade. Há ainda quatro modelos de acetato, dois de receituário e dois solares, com aplicação do mosaico nas hastes. Já as flores delicadas e profusas da amendoeira compõem a segunda edição especial, a Almond Blossom (do inglês, “flor de amendoeira”), e aparecem em versões estampadas no acetato, pintadas e aplicadas à mão no frontal e nas hastes

modelo Almond Flowers DG4230 501 87

modelo Almond Flowers DG3203 2840

modelo Almond Flowers DG4231 2842 8G

86

VIEW 139

abril:2014

www.revistaview.com.br


modelo EA 2022 3067 8E

modelo EA 1022 3045

Emporio Armani Dafi oi Fae Lançada em 1981, a primeira marca de difusão do estilista italiano Giorgio Armani reproduz a essência da grife-mãe, sofisticada e impecável, em uma coleção de estilo jovem, inovador e acessível.

touelqto

modelo EA 4028Z 5207 6H

Solar: leveza, cores, flores, assimetrias e coberturas laterais de couro, que dão o toque retrô exibido na passarela da última coleção

modelo Frames of Life AR 7028 5178

Giorgio Armani Dafi oi Fae

modelo Ombres et Lumieres AR 8036H 5244 7B

Solar: direto da passarela, a linha Ombres et

ife

of es am 3 Fr 2 7 o el 300 od J m 061 6 fe

Li

Lumière (do francês, algo como “sombra e luz”) brinca com cores, transparências e contornos, inspirada pela fluidez de tecidos leves e estampados Grau: destaque para modelos clássicos da história da marca (série batizada de “Frames of Life”, do inglês, “armações da vida”): armações de receituário e óculos solares redondos e ovalados, de tons sóbrios; alguns ainda com adicional solar, também conhecido como clip-on modelo Ombres et Lumieres AR 8032Q 5186 87

R

A

Divulgação

touelqto

m AR od e 50 lo 27 Fra TK m 30 es 71 of L

Li

m o fe de A lo R Fr 50 am 24 e J3 so 00 f 3

Uma das marcas favoritas das celebridades nas cerimônias de tapete vermelho, por conta de sua alfaiataria impecável e vestidos de sereia, foi fundada pelo italiano de mesmo nome, em 1975.

abril:2014 VIEW 139

87


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014

Lqxi uuace

modelo PR 22QS SMO 0A7

Pavilhão Verde • estande B-8 • 0800 7039444

modelo PR 13RV SMN 101 modelo PR 04RV TFL 101

o el

od m

Prada Dafi oi Fae

PR

Um dos grandes nomes da moda italiana, nasceu em Milão, em 1913, como um pequeno ateliê de artigos de couro luxuosos. Soma tradição à capacidade de manter seu perfil criativo sempre em alta, com estilo assinado por Miuccia Prada.

RV

54 Q

TF 1

1O m o

el

od

touelqto

PR

Solar: entre modelos clássicos e monocromáticos, surgem peças de

S

Q

17 6

R0 1

9N

exuberância única (a série Prada Voice) que combinam maxipedras de cortes irregulares com acetato de tons contrastantes Grau: destaque para os modelos masculinos de acetato de linhas e tons sóbrios nas versões aro fechado ou semiflutuante (ou estilo fio de náilon)

modelo PR 07RV 7S0 101

modelo PH 2118 5462

modelo PH 4090 546187

Ralph Lauren Dafi oi Fae O estilista nova-iorquino começou seu império bilionário no mundo da moda em 1967, vendendo gravatas. Combina estilo casual chique de inspiração esportiva com alfaiataria bem feita.

touelqto

modelo RL6120-5229

equestres, o estilo náutico reproduz a atmosfera costeira dos Estados Unidos em modelos elegantes e versáteis, com tons náuticos e detalhes de couro

88

VIEW 139

abril:2014

Divulgação

Solar e grau: um dos ícones da marca, além das referências

www.revistaview.com.br


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014

modelo OO9247 04 Chainlink grey smoke jade iridium

Oakley Pavilhão Verde • estande B-8 • 0800 7039444

modelo OO9247 07 Chainlink matte white grey polarized

O constante desenvolvimento de novas patentes, tecnologias e soluções para aprimorar a performance de atletas de várias modalidades é o segredo do sucesso da Oakley, marca californiana de óculos, roupas e acessórios esportivos. Desde 2007, pertence à Luxottica.

04 23 irid 92 O 24k O o te el at od m m ro du En

Oakley Filosofia

m En od sm du elo ok ro O e m O9 gr at 22 ey te 3 gr 09 ey

modelo OO4083 01 TinFoil matte blk warm grey

Destaques

Solar: o modelo Enduro, criado em parceria com o

skatista norte-americano Shaun White, que resgata a música e a rebeldia dos anos 60, com detalhes metálicos e linhas verticais nas hastes; o Chainlink, solar esportivo inspirado no icônico Crosslink, (um dos best-sellers da marca); o Tincan e o Tinfoil, ambos da linha Iconic, que apostam em hastes finas de metal com leveza e variedade de cores Grau: a novidade é a família Crosslink, com opções de hastes intercambiáveis, de cores diferentes

modelo OO4083 07 TinFoil carbon ti irid polar

modelo OO4082 08 TinCan satin chrome pos red irid polar

90

VIEW 139

abril:2014

Divulgação

modelo OO4082 01 TinCan pol gold dark grey

54 10 ck 7 a 03 bl X8 tin O sa o el ink d o sl d m ros re C eon n

54 04 sea 7 n 03 tte ur X8 ma a b O h tin o el Pitc re d ss o m link gla s s o www.revistaview.com.br Cr


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014

modelo BA0004 72f

Marcolin

Pavilhão Vermelho • estande A-7 • 0800 7715557

modelo BA0001 01f

Balenciaga Filosofia

o

50

Destaques

el

BA

od m

o el

od m

Fundada pelo espanhol Cristóbal Balenciaga Eisaguirre, em 1918, firmou-se como uma das principais marcas da alta costura parisiense, graças às criações sofisticadas de linhas arquitetônicas do mestre. Atualmente, a maison tem estilo assinado por Alexander Wang.

09

7

50

04

BA

03

Solar: jogos de dimensões, cores e formas

0

02

inesperadas remetem aos volumes arquitetônicos das roupas; relevos e contornos bem delineados Grau: elementos do passado encontram referências modernas, atribuindo novas estampas e detalhes a armações clássicas e sofisticadas

modelo BA0005 24f

modelo BA0012 33b m od

m

m o el

od 1

1 00

e 47

n 23

0

BA

9

1 00

0 00

BA

BA

o el

o el

od

j 64

modelo BA0008 01b

92

VIEW 139

abril:2014

www.revistaview.com.br


modelo RC836S 02V

modelo Alula 828S 69T

modelo Alrami 823 069

Roberto Cavalli Filosofia Dono de um estilo único, sexy e extravagante, composto por decotes, fendas, estampas animais e jeans com pedrarias, o italiano lançou marca própria nos anos 70 depois de patentear uma técnica de estamparia no couro.

modelo Alnilam 817 089

Destaques

Becaclick

Solar: brilhos, opulência e reprodução do couro de cobra, elementos clássicos das criações do estilista, estão presentes por meio de estampas no acetato e relevos no metal Grau: armações de inspiração na década de 60 com cores modernas e texturas de escamas e peles

modelo Algieba 808 092

modelo Alya 830S 05B

Swarovski Filosofia modelo Dalia SW 69 01B

Centenária empresa austríaca cujo nome hoje é sinônimo de cristais e vidros polidos e lapidados, cujo brilho se aplica não somente às joias da casa como também a produtos de outras marcas na moda, no design e na arquitetura.

Destaques

Solar: aplicação de cristais ao longo das peças cria pequenos pontos de luz sobre superfícies lisas ou pontuando relevos como o clássico trabalho na indústria de vidros e cristais conhecido como “bico de jaca”

modelo Doria SW 72 28F

www.revistaview.com.br

modelo Dana SW 68 83T

abril:2014 VIEW 139

93


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014 modelo TF5302 092

Marcolin

Pavilhão Vermelho • estande A-7 • 0800 7715557

modelo TF5294 064

Tom Ford Filosofia Conhecido como o homem que ressuscitou a Gucci e criou a logomania, o texano dedica-se exclusivamente à marca própria desde 2004, além de projetos paralelos, como o cinema. Combina estilo luxuoso e minimalista com campanhas ousadas.

Destaques

Grau: linhas mais finas e arredondadas, com acetato

modelo TF5307 001

texturizado de cores sofisticadas e detalhe em dourado no adorno lateral que remete à letra “T”

modelo TO 132 26P

W

30

o

l de

TO

90

modelo TO 5118 092

Tod’s Filosofia

1

Fundada por Diego Della Valle, terceira geração de uma família de fabricantes de calçados na Itália, em 1978, a marca introduziu o famoso mocassim Gommino, com 133 pontos de borracha na sola. Tornou-se sucesso mundial, hoje presente em 50 países.

o m

modelo TO 5113 048

Destaques

Becaclick

Solar: modelos discretos nas formas e monocromáticos, com detalhes sutis como o revestimento de couro sobre o aviador de metal fino Grau: ênfase em modelos retrô de acetato de linhas grossas, com cores que se fundem em mesclas e dégradés modelo TO 5115 071

94

VIEW 139

abril:2014

www.revistaview.com.br


EzFit: glazing becomes easy


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014

modelo DL0099 modelo DL0097

Diesel Filosofia Mais que uma marca, o nome representa um estilo de vida bem posicionado por campanhas publicitárias, e é cultuado graças aos jeans de caimento perfeito, estrategicamente surrados. Foi fundada pelo italiano Renzo Rosso, em 1978.

Marcolin

Pavilhão Vermelho • estande A-7 • 0800 7715557

Destaques

modelo DL507

Solar: design audacioso propõe modelos unissex de

tamanhos grandes, cores atuais e formas dos anos 80 e 90. Jeans aplicado ao acetato remete ao DNA da marca Grau: contrastes, detalhes, mix de materiais e texturas renovam o estilo vintage

modelo DL5074

modelo DL0103

modelo DQ5126

J

49

55

01 Q

el od

o

D

m

DSquared2 Filosofia

0

2 13

02

5

Q

lo

D

e od

modelo DQ5128

Fundada em 1994 em Nova York pelos irmãos canadenses Dean e Dan Caten. Gêmeos idênticos, fizeram sucesso com uma moda masculina irreverente e original. Em 2003, introduziram também a coleção feminina.

Destaques

m

Solar: modelos clássicos

ganham versões leves, de cores e materiais atuais, para homens e mulheres Grau: linhas finas, estilo gatinho, aros redondos e mesclas de cores suaves no acetato, com o símbolo dos dois quadrados sobrepostos no frontal de todos os modelos 96

VIEW 139

abril:2014

modelo DQ0150 01B

www.revistaview.com.br


modelo Daedalus WE103 72N

modelo Apron WE108 14W

modelo Fahlu WE110 52L

Web Filosofia Marca de eyewear que nasceu depois do grande boom da aviação nos anos 1930, com modelos desenvolvidos e testados para os primeiros pilotos da história, cultiva até hoje o espírito de aventura e inovação tecnológica.

Destaques

modelo Fahlu WE5112 042

Becaclick

Solar: modelos icônicos do design de

óculos ganham novas cores e versões atualizadas, quase sempre com pequenos detalhes de espiral em metal, marca registrada da Web Grau: ponte de metal aparece em vários modelos, inclusive na versão em espiral vibrante e colorida, que contrasta com o acetato de tons sóbrios

Modelo Crane WE5118 055

m

od

el

o

Ca

la

ya

n

W

E1

14

m

92

W

od

el

o

Da

ed

al

us

W

E5

10

1

52

A

www.revistaview.com.br

abril:2014 VIEW 139

97


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014 modelo EVK 15 New black shine

Brazilian Lab

modelo EVK 15 New green oil matte gold brown gradient

Pavilhão Vermelho • estande D-6 • 11 3034 3690

Evoke Filosofia

EVK 15 New A EVK, linha da Evoke focada na cultura fast fashion, recebe uma releitura de seu tradicional modelo EVK 15, e traz o EVK 15 New, dotado de um design mais “afiado” e look marcante. Disponível nas versões receituário e solar em nove cores (das sóbrias às intensas e em acabamentos fosco e brilhante.

Por conta de seu espírito visionário e design criativo e original, a Evoke conquistou seu espaço no respeitado panteão das grifes de óculos. Não apenas no Brasil, já que é distribuída em países de vários continentes. Distribuída pela Brazilian Lab, a marca foi concebida pelos irmãos Demian e Fabiano Moraru há 12 anos, em São Paulo.

modelo Deja Vu Cat Style dark lace gold brown flash mirror

Destaques Dois lançamentos (Bomber e EVK 15 New) e versões em novas cores de três modelos já consagrados.

modelo Deja Vu Cat Style black matte temple leather red snake gold brown gradient

Novas cores modelo Bomber turtle brown gradient

Bomber O mais novo modelo solar da Evoke respira a cultura urbana, componente fortíssimo na alquimia da marca. O frontal estreito e as hastes largas se combinam a linhas retas cheias de atitude. Na parte interna das hastes, a inscrição “Art of movement" (do inglês, “arte do movimento”). Disponível em cinco cores (inclusive em estampa que remete à camuflagem, tendência em alta) e vários tons de lentes.

Déjà Vu Cat Style, o solar feminino cheio de atitude da Evoke, ganha seis novas versões, incluindo duas para lá de especiais: uma com hastes forradas à mão de couro vermelho de cobra texturizado e outra com estampa de renda. On The Rocks, a versão Evoke para o estilo Wayfarer com uma pegada rock’n’roll, conta com nove novas cores, várias com composições de frontal e hastes de cores diferentes. Trigger, o solar de linhas quadradas e inspiração nos anos 80, também é mais um modelo a receber nove novas opções de cores, entre elas uma com aplicação de tachas nas hastes e no frontal. On The Rocks seagreen kaqui matte gold brown gradient

modelo On The Rocks black matte gold gold mirror

modelo Trigger black matte gun pins g15 green total

modelo Trigger crystal jade gold brown gradient modelo Bomber camouflaged matte gray total

98

VIEW 139

abril:2014


o el

od m A

GO

H 61 93 C1 7 m od

el o

A

H

62

20

G

21

Pavilhão vermelho • estandes B-4/B-5 • 0800 8889029

modelo AH9153 G22

modelo AH3108 02A

Ana Hickmann Filosofia

modelo AH1229 05A

A apresentadora e empresária gaúcha assina uma das marcas de óculos mais consolidadas do mercado brasileiro, também disponível em mais de 30 países, com estilo destinado à mulher atual, consumidora de moda.

modelo AH1208 04C

modelo AH1195 04B

Destaques

Solar: estampas animais e mix de cores e materiais adornam modelos clássicos

Grau: com o tema Cosmopolita, a coleção traz silhuetas curvilíneas e referências de joalheria nas chapas marmorizadas como pedrarias modelo AH3123 G21

modelo AH1253 09B

Hickmann Filosofia Lançada em 2013, a marca de difusão de Ana Hickmann tem foco no público jovem, com armações de receituário e óculos solares para uma nova geração de admiradores da apresentadora. modelo AH1253 13E

Destaques

Solar: formas quadradas e duo de materiais proporcionam leveza com estética jovem e atual

Grau: ênfase no efeito vazado com fio de náilon nos frontais e contraste de cores fortes com o branco 100

VIEW 139

abril:2014

www.revistaview.com.br


os lançamentos da expo abióptica 2014

calendário

modelo BG6087 D02

Bulget Filosofia

modelo BG6117 A01

Marca de óculos elegantes e discretos para homens e mulheres de todas as idades, tem em suas campanhas rostos conhecidos do público brasileiro - nesta temporada, os atores Edson Celulari e Flávia Alessandra.

Destaques

Grau: batizada de “Dolce Vita” (do italiano, “doce vida”), a coleção se inspira no estilo de vida clássico, com toque de contemporaneidade nas cores e nos detalhes

modelo BG6091 A01

modelo BG1329a

modelo BG6083 G21

T-Charge Filosofia A marca tem como principal característica a utilização de titânio em todos os modelos, ainda que em detalhes e combinados com outros materiais. modelo T1120 09B

Destaques

Solar: modelos clássicos de acetato de cores sóbrias; estilo aviador em versão esportiva com mescla de materiais e cores Grau: inspirada nas cores e na estética das forças armadas, a coleção T-Charge Force tem estilo retrô e materiais nobres como madeira e fibra de carbono od

m

m B 04

D 04

2 15

T1

8 02 T3

o el

o

el

od

modelo T6055 D01

modelo T6055 D01 abril:2014 VIEW 139

101


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014

Suntech Supplies

modelo 90109 bigvert

Pavilhão Vermelho • estande A-4/A-5 • 11 4591 8600

modelo 90111 b gray

modelo 93023 preto citric green fosco

modelo 90108 Carbon Sonic gray

Hot Buttered Filosofia Criada em 1971 pelo veterano do surfe australiano Terry Fitzgerald, a marca nasceu da produção de pranchas e deu origem a linhas de roupas, acessórios e óculos. Atualmente, as coleções de eyewear da HB são fabricadas no Brasil e distribuídas mundialmente pela Suntech Supplies.

Destaques

Solar: Carbo Sonic, modelo solar feito de fibra de carbono desenvolvida

com tecnologia aeroespacial, que confere leveza e alta resistência; modelos masculinos esportivos de acetato e metal, inspirados na prática de skate e surfe Grau: ênfase no mix de metal com acetato e no contraste com cores cítricas nas hastes modelo 93070 graphite royal blue fosco

modelo Ravenna 9662656224 scarlet brown gradient brown

modelo 8004366933 scarlet black

Secret Filosofia Em 2002, o modelo solar Secret, da HB, tornou-se tão popular que resultou na criação de uma marca própria por sua fabricante, a Suntech Supplies. Conhecida pelos óculos solares esportivos, a Secret aposta no universo dos esportes radicais como surfe e skate como inspiração para suas coleções.

Destaques

Solar: o modelo feminino de acetato Ravenna, referência à cidade de mesmo nome que foi sede do império romano do ocidente (também conhecido como império bizantino) durante o século 5. O exagero e as texturas, além dos motivos étnicos e gráficos daquela era foram a inspiração para o novo solar Grau: modelos de grilamid de proporções médias que investem nas combinações de cores modelo 8004663733 violet turtle

102

VIEW 139

abril:2014

modelo 8004567333 scarlet

modelo 8004463933 blue emerald


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014

JR Adamver

modelo 5019 153 34

Pavilhão Azul • estande B-2 • 0800 6422001

Colcci Filosofia

modelo 5522 110 57

Uma das marcas mais influentes da moda brasileira, fundada em 1986, se distingue pela intensa pesquisa de moda, comportamento, ergonomia e tecnologia têxtil, além de um estilo jovem e criativo.

Destaques

Solar: elementos da estética steampunk (surgida nos anos

modelo 5023 229 69

80, reverencia a era vitoriana dourada dos bons costumes e tem como fio condutor um futuro alternativo, isto é, com dias altamente tecnológicos, mas tudo movido a vapor, daí o uso do termo “steam” - do inglês, “vapor”), com alusão a engrenagens e à combinação de materiais com formas variadas, do clássico ao geométrico Grau: a mesma inspiração dá tom futurista às armações de acetato de design retrô e detalhes de metal

modelo 5014 150 33

modelo 5017 406 37

Mormai Filosofia

modelo Amazônia II 442 019 71

Marca de destaque no segmento de eyewear esportivo, nasceu do desenvolvimento de roupas de neoprene para a prática do surfe. Tudo começou em 1975, em Garopaba, litoral catarinense, por iniciativa do gaúcho Marco Aurélio Raymundo, o Morongo, para driblar as baixas temperaturas das águas do litoral catarinense.

Destaque

Solar: a segunda edição do Amazônia, modelo que é a face visível

104

VIEW 139

abril:2014

modelo Amazônia II 442 716 01

Divulgação

em termos de produto do projeto de mesmo nome lançado pela Mormaii em 2009 a fim de colaborar com a preservação da floresta em parceria com o Instituto nacional de pesquisas da Amazônia (Inpa). Parte da verba arrecadada com a venda dos óculos é revertida ao Projeto dinâmica biológica de fragmentos florestais. O Amazônia II é produzido em grilamid com look esportivo e design envolvente, em versões com grafismos nas hastes ou combinações de cores sóbrias e intensas. Esta edição do projeto tem identidade visual concebida pelo artista plástico brasileiro Tom Veiga.

www.revistaview.com.br


modelos SI-30022 F890 e SI-30041 F770

Stepper Brasil

Pavilhão Azul • estande B-3 • 11 3021 1017

modelos STS-10034 F140 e STS-10032 F850

Stepper Filosofia Há mais de 40 anos, o óptico alemão Hans Stepper se dedica a aprimorar o design de armações para combinar estética com conforto e ergonomia. Suas criações para homens e mulheres são sofisticadas e atemporais.

Destaques

Com o mesmo senso de inovação e qualidade da marca principal de Hans Stepper, destina-se ao público jovem, com visual mais moderno e dinâmico.

Destaques

Grau: armações de TX5 e aço inoxidável, leves e resistentes, com linhas curvas que proporcionam visual moderno

Miniboxx Filosofia

CeoV Filosofia A marca propõe qualidade e estilo com o máximo de praticidade. O nome vem da junção da sigla “CEO” (do inglês, "Chief Executive Officer", sigla que denomina o cargo de diretor executivo) com o “V” de “Vision” (do inglês, “visão”), direcionando o produto para homens de negócios.

Nova linha de óculos infantis com a etiqueta da Boxx Eyewear, marca que propõe a customização dos próprios óculos com um sistema simples de troca de hastes e peças intercambiáveis e multicoloridas.

Destaques

Destaques

Grau: com mecanismo patenteado, as armações fechadas

Divulgação

ficam “achatadas” de forma a caberem no bolso da camisa ou paletó, sem volume. As hastes expansíveis também permitem fixar os óculos em volta do pescoço

Grau: armações para meninas e meninos de cores alegres, materiais resistentes e design que preza o conforto e a segurança dos pequenos

Becaclick

modelos SI-60037 F022 e SI-60018 F011

Grau: armações de titânio, betatitânio e TX5, um acetato de alta performance, com cores modernas, detalhes vazados nas hastes, texturas e transparências

Stepper S Filosofia

modelo Miniboxx modelo CeoV abril:2014 VIEW 139

105


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014

Master Glasses

Pavilhões Vermelho e Verde • estandes B-7/B-8 • 71 3379 8900 s

sa

modelo Princesas

e nc

s

sa

i

o

el

Pr

e nc

i

od

o el

m

Pr

od

m

Princesas Filosofia Linha feminina do segmento infanto-juvenil do universo de Walt Disney - que também inclui a linha Carros para os meninos. Destinada a meninas de 6 anos a 14 anos, celebra nas peças as principais personagens da franquia, como Ariel, Branca de Neve e Cinderela.

modelo Princesas

Destaques

Grau: modelos de metal com maxi-estampas florais nas hastes levam a assinatura da princesa Aurora, a Bela Adormecida; destaque para a nova armação da princesa Ariel, com detalhe de concha de metal nas laterais.

Quiksilver

Divulgação

Pavilhão Azul • estande B-5 • 11 3366 9280

Quiksilver Filosofia Marca tradicional entre praticantes de surfe e esportes radicais, oferece produtos esportivos e também linhas de vestuário que agradam a quem procura um estilo livre e casual.

Destaques modelo The Griffin

106

VIEW 139

abril:2014

Solar: a novidade é o The Griffin, modelo ecológico produzido com a madeira de shapes de skate reciclados. Com lentes polarizadas, os modelos têm número de série e apenas 40 unidades serão comercializadas no Brasil. www.revistaview.com.br


Varilux S series®, Varilux S 4D®, Varilux S fit®, Varilux S design® e Varilux S design short® são marcas registradas da Essilor International.

NOVA GAMA DE LENTES VARILUX. EQUILÍBRIO EM MOVIMENTO COM AMPLO CAMPO DE VISÃO.

Até hoje nenhuma lente multifocal havia sido capaz de eliminar o efeito de flutuação sem prejudicar a amplitude dos campos de visão. Varilux S series rompe esta barreira com uma nova concepção em lentes multifocais. As novas tecnologias Nanoptix e SynchronEyes, presentes em toda a linha Varilux S series, proporcionam equilíbrio em movimento com amplos campos de visão. A versão Varilux S 4D valoriza a experiência de compra de óculos pois explora um parâmetro inédito de personalização medido pelo Visioffice: o olho dominante, que aprimora o tempo de resposta visual, proporcionando ao usuário foco imediato. É a visão absoluta que os usuários de lentes multifocais sempre buscaram.

VISÃO ABSOLUTA. SAC 0800 727 2007 | www.varilux.com.br


calendário

7

os lançamentos da expo abióptica 2014

9 03

F4

V

o el

VG

od

Wilvale De Rigo

m

Pavilhão vermelho • estande A-4 • 11 3839 1900

modelo VGV042S 448

Lanvin Filosofia

modelo VGV603 Z01X

A mais antiga casa de moda francesa, que completa 125 anos de fundação em 2014, nasceu das criações românticas de Jeanne Lanvin e hoje tem estilo assinado pelo aclamado designer marroquino Alber Elbaz.

Destaques

Grau: mix de cores e materiais com referências de classicismo e art déco (movimento artístico da década de 30, marcado pela acentuada geometria de formas aerodinâmicas, retilíneas, simétricas e ziguezagues) que se combinam com detalhes de estética industrial, além de leve inspiração étnica nos detalhes de joalheria

modelo VGV611S 700

modelo VGVA24 A39 modelo VGV902 700

Givenchy Filosofia Ícone do luxo parisiense e da alta costura, a marca de Hubert de Givenchy se mantém atual por mais de seis décadas. Com estilo assinado atualmente pelo italiano Riccardo Tisci, é um dos principais negócios do conglomerado francês LVMH.

modelo VGV912 700

modelo VGVA36 305

108

VIEW 139

abril:2014

Destaques

Grau: inspiração vintage em formatos como aviador ou Wayfarer combinada a elementos contemporâneos como efeito emborrachado, aplicação de couro e detalhes de metal

modelo VGV909 9AJ

www.revistaview.com.br


modelo VHE587 M61 modelo VHE039 8FE

modelo VHE590 909

CH Carolina Herrera Filosofia Lançada em 2001, a marca de difusão da estilista venezuelana que conquistou os Estados Unidos com criações de elegância clássica e atemporal, tem estilo mais jovial e esportivo do que a marca-mãe, Carolina Herrera New York.

Destaques

Grau: discretos adornos de metal e texturas inspirados nos acessórios e nos perfumes da marca se destacam em armações clássicas, que mesclam os tradicionais tons de vermelho, branco, preto e havana com detalhes em tons de azul e amarelo

modelo VHE592 700

modelo VES334 AQB

Police

modelo V8900 8LW

Filosofia

Em 1983, a grife de eyewear foi fundada na m Itália, com o nome de uma das bandas de od el rock mais conhecidas da época. Desde o V1 então, faz sucesso com modelos 91 6 clássicos com uma pitada de AN C ousadia e campanhas com celebridades do cinema e do esporte atualmente, o rosto da marca é o craque do Barcelona, Neymar Jr.

M

1 J6

Grife alemã fundada em 1976 pelo casal Margaretha e Wolfgang Ley, em Munique, tem nome inspirado na raça nobre de cavalos irlandeses e ficou conhecida pela combinação de feminilidade e bordados com design esportivo.

Destaques

Grau: simplicidade nas formas, cores modernas, camadas de acetato, aplicação de couro e ênfase nos detalhes sofisticados de metal abril:2014 VIEW 139

Divulgação

4 91

V1

www.revistaview.com.br

o el

temporada estão armações cheias de personalidade, com elementos como a estampa da bandeira norteamericana, além da reprodução da textura de madeira no acetato

Escada Filosofia

od

Grau: entre os destaques da

modelo VES339 M77

m

Destaques

modelo VES333 700

109


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014 modelo GU 2383

Viva

Pavilhão Azul • estande C-3 • 0800 7032993 06

o el od

GU

91

modelo GU 9095

m

Guess Filosofia Marca fundada em 1981 pelos irmãos Marciano (Paul, Armand, Maurice e Georges), que deixaram o sul da França rumo aos Estados Unidos. Nasceu no universo do jeanswear sofisticado e expandiu para diversas linhas de moda, acessórios, relógios e perfumes.

Destaques

Grau: coleção combina inspiração vintage com silhuetas estruturadas. Destaque para modelo feminino com efeito dégradé no acetato (GU 2383); para adolescentes, a linha Tweens traz novidades masculinas e femininas, com cores atuais e hastes estilizadas

modelo GU 9092

modelo GM 699 Pumlt-63

m

od

el

o

G M

69

4

BN

-5

2

Guess by Marciano Filosofia Extensão sofisticada da Guess, a linha by Marciano é voltada para mulheres criativas, de estilo sexy, requintado e conectado com a vanguarda da moda.

Destaques

Solar: elementos abstratos aparecem em acetatos trabalhados à mão com detalhes de metal, com design retrô, tamanhos maxi e cores exuberantes modelo GM 703 GLD-52

110

VIEW 139

abril:2014

www.revistaview.com.br


modelos CD-348, CD-342, CD-338 e CD-329

Catherine Deneuve Filosofia Marca de óculos que celebra a elegância e beleza atemporal de uma das atrizes mais célebres do cinema francês. Para mulheres sofisticadas, tem peças de qualidade e acabamento artesanal que remete a peças de joalheria.

Destaques

Grau: adornos elaborados dão ares de joia às hastes, com brilhos e desenhos geométricos cravejados; acetatos de tons vibrantes e translúcidos fazem referência a pedras preciosas

modelo HDX 2013E

Harley-Davidson Filosofia

modelos HD 492, HD 498 e HD 483

O nome sintetiza rebeldia, espírito de aventura, estética vintage e atitude rock’n’roll que as motocicletas mais famosas do mundo inspiram nas coleções de óculos solares e armações de receituário masculinos e femininos.

Destaques

Solar: engrenagens, escapamentos e acessórios de

couro das motos são referências para cada detalhe dos modelos masculinos Grau: armações inspiradas na motocicleta V-Rod Muscle têm formato retangular de metal e hastes de fibra de carbono; peças de plástico ultraleve têm linhas mais arredondadas e duos de cores

modelo HDX 2013L

modelo HDX 873

modelo HDX 857

abril:2014 VIEW 139

111

Becaclick

modelos HD 480 e HD 482


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014

Jaguar

Pavilhão Azul • estande D-3 • 11 4191 7333

modelos UPM13474(S) e UPM13470(S)

modelos SB13493, SB13480, SB13533 e SB13481

Union Pacific Filosofia Marca de óculos solares lançada no Brasil em 1992, inicialmente apenas com coleção masculina e possibilidade de montagem com lentes graduadas. Atualmente, conta também com coleção feminina e linha de lentes polarizadas.

Destaques

Solar: metal e acetato se fundem em

Spellbound Filosofia

contornos e detalhes que se complementam, criando uma estética retrô; destaque para os toques de cor mesclados ao tradicional acetato tartaruga

Becaclick

Marca lançada em 1995 para atender à demanda do mercado por óculos com identidade nacional e oferecer uma alternativa aos importados com estilo, qualidade e sintonia com a moda.

Destaques

Grau: cores modernas, texturas e mesclas no acetato dão aspecto moderno ao design com inspiração nos anos 60

modelos SBM10693NYF e SB13473

112

VIEW 139

abril:2014

modelos UPM10212(S), UPM10734(S) e UPM12506(S)

www.revistaview.com.br


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014

modelo Coimbra BLCO

Brevil Design

Pavilhão Vermelho • estande A-06 • 19 3772 8588

modelo Klein 02 BLGD

modelo Phoenix fuco

Etnia Barcelona Filosofia Marca de design óptico fundada em Barcelona, em 2001, reúne um time de jovens designers criativos e independentes, que não se apegam a tendências e priorizam o desenvolvimento de cores e estampas exclusivas.

modelo Klein 01 BLGD

Destaques

Solar: edição limitada com três modelos de acetato e linhas robustas

criados em homenagem ao pintor francês Yves Klein, famoso pelo tom de azul que leva seu nome. Pigmentos fornecidos pela instituição que cuida do legado do artista colorem armações e lentes Grau: além de armações com o azul Klein, há também modelos clássicos com contrastes e cores vibrantes em estampas camufladas

modelo Klein 03 BLGD

modelo 4698

Prodesign Denmark Filosofia Apuro estético, tecnologia e senso de humor são as principais características da premiada marca de óculos dinamarquesa, nítidas em seus produtos e campanhas. Suas armações interagem suavemente com o rosto e denotam personalidade, sem excessos.

modelos 4381, 4382 e 4380

Divulgação

Destaques

modelo 6907

Grau: design inovador aliado a materiais de alta tecnologia, como acetato biodegradável e titânio, além de cores modernas e texturas em relevo

modelo 6906 modelo 4703

114

VIEW 139

abril:2014

www.revistaview.com.br


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014 modelo PRES 0012 C24

RBO

Pavilhão vermelho • estande D-04 • 11 3853 1005 modelo PREF 0005 C01

modelo PREF 0002 C03

Pretorian Filosofia Criada pelo adepto de MMA, Ruy Drever, em 2008, a marca se consolidou no mercado de vestuário e equipamentos para lutas, com linhas de acessórios, fitness e treinamento, e ainda com o patrocínio de campeões como Rodrigo Minotauro.

modelo PRES 0016 C01-C15

Destaques

Solar e grau: a coleção é composta por 70

modelo PREF 0001 C04

modelos solares e de receituário com design contemporâneo e variedade de estilos para homens e mulheres, com referências urbanas e esportivas. Entre os materiais, aço inox, fibra de carbono, alumínio, acetato, metal, plástico e borracha. modelo PRES 0018 C01-C16

CMsatisloh

Divulgação

Pavilhão Vermelho • estande C-4 • 24 2237 1112

www.cmsatisloh.com.br Paralelamente à Expo Abióptica, a CMsatisloh coloca no ar uma nova versão de seu site, o www.cmsatisloh.com.br, que apresenta sua linha completa de máquinas, dicas de financiamento para aquisição de equipamentos e serviços de treinamento.

MC-280-X A aposta da CMSatisloh é o novo equipamento de pequeno porte para tratamento antirreflexo, o MC-280-X. Com a mesma tecnologia da conhecida MC-380-X, é ideal para laboratórios de pequeno e médio portes no tratamento antirreflexo e espelhamento em pequenos lotes de lentes oftálmicas.

Características A câmara de tratamento autônoma deposita revestimento em lentes orgânicas pelo processo de evaporação térmica e oferece múltiplas aplicações. Entre seus principais atributos estão domo completo, canhão de íons e de feixe de elétrons com shutter, potente sistema de bombeamento molecular, terminal de operação touch screen e PC industrial com Windows 7 e sistema de HD duplo. 116

VIEW 139

abril:2014

www.revistaview.com.br


Crizal é marca registrada Essilor International. Transitions e o "Swirl" são marcas registradas e Transitions Signature é marca da Transitions Optical, Inc.©2014. Transitions Optical, Inc. A perfo f rmance fo fo f tossensív í el é influenciada pela temperatura, exposição à radiação UV e o material da lente. ív

DUPLA PROTEÇÃO DIÁRIA CONTRA OS RAIOS UV E A LUZ INTENSA

TODOS OS DIAS, A EXPOSIÇÃO AOS RAIOS UV E À LUZ INTENSA PODE CAUSAR DESCONFORTO E DANOS AOS OLHOS. Seus clientes precisam de proteção diária contra os perigos da radiação UV e da luz intensa, garantindo mais conforto e evitando possíveis problemas na visão. Com Crizal Transitions Signature VII, você pode oferecer dupla proteção contra os raios UV e o melhor confort r o contra a luminosidade. rt conforto A melhor tecnologia de controle da luminosidade(1)

(1) Dentre os produtos de Transitions Optical. (2) Índice de referência desenvolvido pelo Departamento de Pesquisas e Desenvolvimento da Essilor International certificando a proteção UV global de uma lente. O índice FPS-O de 25 significa que os olhos estão 25 vezes mais bem protegidos com as lentes Crizal do que sem lente alguma. FPS-O é de 25 para as lentes Crizal nos materiais Essilor Stylis, Essilor Airwear, Xperio, Transitions e FPS-O é de 10 no material Orma transparente. Medições realizadas consideram apenas a performance da lente.

Transitions Signature VII: ✔ Mais reativas à luz indireta ✔ Mais rápidas ✔ Mais escuras em altas temperaturas Com Crizal: ✔ Mais nitidez em ambientes internos ✔ Clareamento ainda mais rápido ✔ Proteção adicional contra os raios UV refletidos na face interna com o FPS-O (2) ✔ Resistência a arranhões, sujeira, poeira e manchas

25

TM


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014

Mello

Pavilhão Azul • estande C-3 • 11 2764 3000

Facetadora Nidek Xtrimer SE-1 Tecnologia de processamento de design em “V”, que oferece um método novo e mais eficiente de corte a seco, adaptado à crescente complexidade de modelos e materiais de lentes no mercado, com tecnologia 3D-Fit e painel de fácil manuseio.

Características A facetadora incorpora cinco ferramentas de processamento individuais e acelera o desbaste em todos os materiais orgânicos. A unidade completa do ciclo de corte 3D faz chanfros inclinados e perfurações de formas difíceis, proporcionando precisão com rapidez. Gráficos de alta resolução em tela touch screen de LCD permitem acompanhar as tarefas de forma fácil e precisa.

Facetadora Nidek LE 700 Estação de corte compacta e potente, com blocador inteligente integrado e tela touch screen de alta resolução.

Características Leitura de lentes demonstrativas por meio da câmara de corte, possível por conta da combinação do novo design das unidades de medida de lente e do raio da lente (LMU e RMU). Operação intuitiva com design universal de ícones, tela touch screen e assistente para próximos passos. Corte com precisão 3D.

Multfoco

Pavilhão Azul • estande C-2 • 11 3229 2033

Lensômetros Rodenstock Dois novos modelos de lensômetros da fabricante alemã Rodenstock: AL-300 e AL-200.

Os modelos contam com tela colorida, impressora integrada, cálculo do índice de refração, medição de distância nasopupilar (DNP) e teste de índice ultravioleta, com processo rápido e de fácil operação para leitura e marcação de lentes oftálmicas e lentes de contato.

118

VIEW 139

abril:2014

Divulgação

Características

www.revistaview.com.br


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014

Essilor

Kodak Easy

Pavilhão Azul • estande B-3 • 0800 7272007

Após o lançamento das lentes oftálmicas Kodak, em outubro, agora a Essilor traz para o mercado brasileiro a Kodak Easy, gama de lentes produzidas por surfaçagem digital.

Características A nova opção de lentes Kodak oferece mais qualidade e precisão aos usuários de óculos, com produção personalizada graças à surfaçagem digital. A linha de produtos também inclui agora multifocais Kodak Easy e Kodak Precise em versão Transitions Signature VII

Optifog Smart Textile

Características Feito de microfibra, o Optifog Smart Textile contém moléculas específicas e, além de limpar como um lenço comum, também ativa a propriedade antiembaçante das lentes. Para maior eficiência, não pode ser lavado e deve ser trocado a cada três meses ou 450 ativações

Varilux Digital Nova oferta de preços na gama digital Varilux, garantindo qualidade e tecnologia de uma linha completa de lentes multifocais a um maior número de usuários.

Características Toda a linha digital Varilux é produzida a partir do processo Dual Digital Vision (DDV). Com software e processo exclusivos, o design da superfície externa da lente é otimizado ponto a ponto na face interna, proporcionando ampliação dos campos de visão e outros benefícios. A tecnologia Eyecode também permite personalização das lentes a partir de vários parâmetros

Divulgação

A Essilor lança um complemento à linha Optifog - o lenço inteligente Optifog Smart Textile, que ativa as propriedades antiembaçantes da lente e substituirá paulatinamente o Optifog Activator.

Essilor Solutions

Pavilhão Azul • estande B-3 • 0800 7221222

Visioffice 2 A Essilor Solutions apresenta a evolução do já conhecido Visioffice, ferramenta de vendas para ópticas de grande sucesso no Brasil e no mundo.

Características O equipamento tira todas as medidas fisiológicas e comportamentais do cliente no balcão e permite mais recursos de personalização das lentes

120

VIEW 139

abril:2014

Jess D O novo sistema de montagem Jess D é a aposta da Essilor Solutions para oferecer uma alternativa de alta tecnologia para o ponto de venda.

Características Os melhores recursos disponíveis atualmente na montagem de óculos, como leitura digital de formatos e blocagem automática, são acionados em funções simples e acessíveis; realiza acabamentos como furações, facetas, ranhuras, quebra-canto e polimentos


calendário

os lançamentos da expo abióptica 2014

Transitions

Pavilhão Azul • estande C-3 • 19 3864 8600

Transitions Signature A nova categoria de lentes fotossensíveis Transitions é desenvolvida com a tecnologia exclusiva Chromea7, que permite máxima rapidez na reação à luz, tornando as lentes mais escuras em ambientes externos e transparentes em ambientes internos.

Características A tecnologia Chromea7 surgiu após testes em mais de 200 condições de luminosidade, temperatura, condições climáticas e localizações geográficas em todo o mundo - no link do Youtube (goo.gl/mjm3JI), o vídeo do projeto Life 360, que relata em detalhes a nova medida de performance das lentes Transitions. Seus pigmentos permitem que as lentes reajam mais à luz solar indireta e refletida e escureçam mais em altas temperaturas. Nos ambientes internos, se assemelham a lentes incolores. Disponível nas cores cinza e marrom. Em um segundo link do canal de vídeos, a versão 2014 da campanha Veja o melhor da vida: goo.gl/keJJTY.

Johnson & Johnson Pavilhão Azul • estande C-2 • 0800 7288281

Acuvue Com o slogan Nada melhor que o novo!, a Johnson & Johnson lança uma campanha com novos argumentos de ponto de venda a fim de estimular a importância do descarte correto das lentes de contato, para garantir saúde ocular e conforto. Além disso, há dados de uma pesquisa que aponta que o conforto no uso de lentes de contato descartáveis diminui drasticamente entre a segunda e a terceira semanas de uso. Dessa forma, a Johnson & Johnson está reforçando suas linhas de produto de descarte rápido, as lentes de contato 1Day Acuvue TruEye, de uso único, e a Acuvue Oasys, trocada quinzenalmente.

Características Divulgação

Lentes que dispensam o processo de limpeza são mais práticas e seguras, especialmente a linha TruEye, feita de silicone hidrogel com 100% de oxigenação da córnea e disponível em dioptrias de +6.00D a -12.00D

122

VIEW 139

abril:2014

www.revistaview.com.br


agenda e calendário

feiras, eventos e cursos

Expóptica Madri, Espanha expooptica@ifema.es www.expooptica.ifema.es

calendário

Abril 2a5

11 a 13

4a6

Expo Abióptica Expo Center Norte, São Paulo, Brasil contato@expoabioptica.com.br www.expoabioptica.com.br

Optrafair Londres, Inglaterra info@fmo.co.uk www.optrafair.co.uk

Wenzhou Int’l Optics Fair Wenzhou, China optics@donnor.com www.opticsfair.com

Diops Daegu International Optical Show Daegu, Coréia diops@koisc.org www.diops.co.kr/front/eng/

International Vision Expo West Las Vegas, Estados Unidos inquiry@visionexpowest.com www.visionexpowest.com

Maio 8 a 10

Agosto 16 a 18

Setembro 17 a 20

20 a 22

17 a 21 Sunglasses Business Point Club Med Rio das Pedras, Rio de Janeiro, Brasil comercial@savagetpromocoes.com.br

Optatec Frankfurt, Alemanha info@schall-messen.de www.optatec-messe.com/en/optatec Ajorsul Fair Mercoóptica’2014 Gramado, Brasil ajorsul@ajorsul.com.br www.ajorsulfairmercooptica.com.br

IOFT 2014 Tóquio, Japão ioft-eng@reedexpo.co.jp www.ioft.jp/en/Home

Setembro 18 a 20

Outubro 20 a 22

26 a 29

Vision-X Dubai Dubai, Emirados Árabes visionx@dwtc.com www.vision-x.ae

Novembro 5a7

Silmo Paris, França info@silmo.fr en.silmoparis.com

25 a 27

Hong Kong Optical Fair Wanchai, Hong Kong exhibitions@hktdc.org www.hkopticalfair.com

agenda Formação e reciclagem profissionais Estude Visão

Provar

Atendente em óptica

MBA

(nível fundamental) 16 de maio (sexta-feira): São Paulo 18 de julho (sexta-feira): Belo Horizonte

Gestão de franquias

Atendente em óptica (nível intermediário) 11 de abril (sexta-feira): Santa Rosa/RS

Contatologia prática (nível 2) 26 de julho (sábado): Porto Alegre

51 3225 9114 www.estudevisao.com.br ev@estudevisao.com.br

Maio

Sextas-feiras (14h às 20h) e sábados (8h às 14h) - aulas quinzenais

Cursos de extensão Trade marketing Abril

Terça-feira (9h às 18h) e quarta-feira (9h às 13h)

O consumo na classe C: um mundo particular a ser compreendido Abril

Segunda-feira (9h às 18h) e terça-feira (9h às 13h)

GPP: como constituir uma área de prevenção de perdas Maio Terça-feira (9h às 18h) e quarta-feira (9h às 13h)

Transformando o RH do varejo 27 e 28 de maio Terça-feira (9h às 18h) e quarta-feira (9h às 13h) 11 3894 5004 cursoslabfinprovar@fia.com.br www.provar.org Material didático e certificado emitido pelo Provar/Fia inclusos

ente m a it u t a r g e u lg Divu s na VIEW a r t s le a p e s o s r cu 124

VIEW 139

abril:2014

no varejo

Envie as informações para a redação Tel. 11 3061 9025 ramal 108 revistaview@revistaview.com.br

www.revistaview.com.br


Fale direto com os anunciantes desta edição

anunciantes Abióptica

De Laurentis

GO

Av. Santo Amaro 1386 1º andar São Paulo/SP - 04506-001 11 3045 2090 abioptica@abioptica.com.br páginas 123 e 125

Rua Califórnia 795 São Paulo/SP - 04566-062 11 5531 3886 francisco@delaurentis.com.br página 99

Rua Diogo Moreira 132 cj. 1201 São Paulo/SP 05423-010 0800 8889029 sac@kenerson.com.br página 9

Aurora Eco

Desempenho

Rua Cônego Eugênio Leite 920 São Paulo/SP - 05414-001 11 3086 1731 reservas@auroraeco.com.br página 121

Rua Barão de Itapetininga 255 sala 814 São Paulo/SP - 01042-002 11 3259 7348 informatica@desempenho.com.br página 119

Bausch + Lomb Rua Surubim 577 1º andar São Paulo/SP - 04571-050 0800 7026464 sac@bausch.com página 57

Clear Rua Miguel Pereira 160 Nova Iguaçu/RJ - 26215-550 0800 2807787 lentesclear@lentesclear.com.br página 73

Crisótica Rua Pablo Picasso 18 Curitiba/PR - 81330-310 41 3567 7979 eliseu@fwb.com.br página 91

CMsatisloh Rua Professor Cardoso Fontes 137 Petrópolis/RJ - 25640-036 24 2237 1112 info.br@cmsatisloh.com.br página 49

Golden Vision Rua Guaraniúva 78 São Paulo/SP 04547-010 11 3057 2324 comercial@gvog.com.br páginas 27, 61 e 89

Essilor Brasil Rua Visconde de Ouro Preto 5 Rio de Janeiro/RJ 22250-180 0800 7272007 sacbrasil@essilor.com.br 4ª capa e páginas 29, 37, 83, 107, 113 e 117

Hoya Brasil Rua Gotemburgo 190 Rio de Janeiro/RJ 20941-080 0800 7076575 (RJ) 0800 7022541 (SP) sac@optotal.com.br página 33

Essilor Solutions Rua Visconde de Ouro Preto 5 3º andar Rio de Janeiro/RJ 22250-180 0800 7221222 essilorsolutions@essilor.com.br página 45

Italiana Investimenti

Excalibur & Savaget

Johnson & Johnson

Rua México 111 sala 1906 Rio de Janeiro/RJ 20031-145 21 3478 1999 excalibur@savagetpromocoes.com.br página 56

Rua Gerivatiba 207 16º andar São Paulo/SP 05501-900 0800 7288281 apoiovistakon@conbr.jnj.com página 51

Rua Rodrigues Alves 165 sala 604 Brusque/SC 88350-160 47 3351 4880 contato@italianainvestimenti.com.br página 63

a t s i v e r . w w w


anunciantes JR Adamver

Master Glasses

Safilo do Brasil

Rodovia SC 401 km 7,5 6883 Florianópolis/SC - 88050-000 0800 6422001 sac@mormaiisunglasses.com.br página 31

Rua Martins de Oliveira quadra A lotes 39 e 40 Lauro de Freitas/BA - 42700-000 71 3379 8900 sacsudeste@masterglasses.com.br

Av. Marginal Projetada 1810 Barueri/SP 06463-400 0800 7012097 atendimento@safilo.com.br

página 71

Loja do Óptico Coronel José Pereira Lima 1185 sala 12 Mococa/SP - 13730-220 19 3665 2941 atendimento@lojadooptico.com página 81

21 e 35

Mei Corso Europa Unita 6 Valbrembo/BG - 24030 Itália +39 035 339 112 info@meisystem.com página 95

Luxottica do Brasil Rua Ministro Jesuíno Cardoso 52 São Paulo/SP - 04544-050 0800 7039444 sacoakley@oakley.com páginas 11 a 13, 40 e 41

2ª capa e páginas 1,

Stepper Brasil Praça Doutor Sales Junior 73 São Paulo/SP - 05451-160 11 3021 1017 info@stepperbrasil.com.br página 25

Mello Optical

Suntech Supplies

Rua Santo Irineu 163 São Paulo/SP - 04127-120 11 2764 3000 melloindustrial@melloindustrial.com.br

Rua Maria Soldera Lourençon 52 Itupeva/SP 13295-000 11 4591 8600 sac@hb.com.br

página 53

páginas 14 e 15

Luxx Brasil

Óticas Carol

Rua Claudio Soares 72 cj. 1315 São Paulo/SP - 05422-030 11 3037 8888 contato@luxxbrasil.com.br

Rua Gomes de Carvalho 1069 15º andar São Paulo/SP - 04547-004 11 3528 9300 www.franquiacarol.com.br página 103

Transitions

Óticas Diniz

Vision Line

Avenida Nova Cantareira 2491 São Paulo/SP 02341-000 11 2249 8181 expansão-sprj@oticasdiniz.com.br

Rua Silva Jardim 3029 sala 13 São José do Rio Preto/SP 15010-060 17 3222 7644 sac@grupovisionline.com.br

página 23

Rodovia Anhanguera km 106,5 s/nº Sumaré/SP - 13170-970 19 3864 8600 atendimento@transitions.com.br páginas 4, 5 e 117

Marchon Brasil Rua Julio Diniz 49 São Paulo/SP 04547-090 0800 7071516 sao@marchon.com.br capa e página 7

página 115

página 55

r b . m o c . w e i v


a óptica do artista plástico marcelo cipis

armação do cipis

armação

128

VIEW 139

abril:2014

www.revistaview.com.br


www.facebook.com/revistaview www.twitter.com/revistaview www.revistaview.com.br


139 abril 2014

QUE AS LENTES TRADICIONAIS

I M P R E S S O

Varilux e Crizal são marcas registradas da Essilor Intenational.

MELHOR

PERFORMANCE

ENVELOPAMENTO AUTORIZADO PODE SER ABERTO PELO CORREIO

R$ 9,90

O melhor da tecnologia digital em uma gama completa. A tecnologia digital mudou a forma de enxergarmos o mundo. O mesmo acontece com a Linha Digital Varilux® que apresenta uma verdadeira evolução em lentes digitais. Enquanto as lentes comuns utilizam apenas uma face da lente, toda a Linha Digital Varilux é desenvolvida combinando as faces externa e interna, através do processo de produção DDV® – Dual Digital Vision, com o exclusivo software de cálculo, o Point by Point Twinning™.

É mais precisão para oferecer aos seus clientes uma lente que atende melhor às necessidades visuais.

• Campos de visão até 30% mais amplos(1), em todas as distâncias – perto, meia distância e longe. • Adaptação mais fácil(1). • Qualidade e eficiência dos designs Varilux. • Desempenho superior às lentes digitais comuns (que possuem design em apenas uma face). • Máxima fidelidade à prescrição médica. • Sempre com o tratamento antirreflexo Crizal®(2). • Opção de personalização. (1)

Se comparadas à sua versão tradicional.

(2)

Na opção Varilux Liberty, também disponível com tratamento antirreflexo Trio.

Calendário: é hora da Expo

Abióptica

www.varilux.com.br

L

I

N

H

A

D

I

G

I

T

A

L

|

SAC 0800 727 2007

Especial: o melhor da Mido 2014

Mondo Fashion: Balenciaga,

um dos mestres da moda

Dragon Alliance Eyewear Marchon

Profile for Revista VIEW

VIEW 139  

Especial: o melhor da Mido 2014

VIEW 139  

Especial: o melhor da Mido 2014

Advertisement