__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Folha

:-) Ao imprimir, utilize os dois lados do papel :-) PDF nº4

da Criança

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - Download em www.edicoesgil.com.br

Adaptação do conto de Charles Perrault, por Rita Foelker

A menina apareceu em casa e foi uma enorme surpresa para a mãe. Quando ela falava, de sua boca saía uma belíssima flor ou uma pedra preciosa. - O que é isso, minha filha? De onde você está vindo? Como aconteceu? - perguntou a mãe, ainda espantada.

agora, estou com preguiça. - reclamou a filha predileta. - Não discuta com sua mãe! Faça isso já, depois vai ver que valeu a pena. A menina, contrariada, pegou um jarro e foi, de má vontade, pra perto do poço, pensando que, se visse a velhinha logo, poderia voltar e descansar. Mas, diferente do que ela esperava, quem estava lá era uma mulher jovem, altiva e bem vestida, que se aproximou e lhe pediu água.

- Eu fui até o poço encher esse balde. Sentada lá perto, tinha uma velhinha, que perguntou se eu podia servir-lhe um pouco de água. Eu fiz isso e, em agradecimento, ela disse que me daria um presente: sempre que eu falasse, dali em diante, sairiam joias e flores da minha boca.

- A senhora deve estar maluca! Imagine! Se quer água, pegue a senhora mesma! Pensa que sou uma empregada? - desafiou a jovem.

E realmente, ao falar, uma safira, uma esmeralda, uma orquídea ou uma pérola iam saindo de sua boca, atiçando a cobiça da mãe, que logo pensou na outra filha, a sua preferida.

Acontece que a mulher jovem era a mesma fada que, antes, tinha se disfarçado como uma velhinha. Ela então, dirigindo-se à menina arrogante, determinou:

Achou um grande desperdício, um fenômeno tão bonito quanto aquele acontecer justo com a filha mais sonsa, que nem ia saber se aproveitar dele . Chamou então a irmã e falou:

- De agora em diante, todas as vezes que você falar, vermes, cobras e lagartos sairão da sua boca.

- Olha, tem uma velhinha lá no poço que deve ser uma fada. A sua irmã deu água pra ela e recebeu o dom de cuspir joias e flores, quando fala. Vá até lá, você também, e faça o mesmo disse a mãe. - Aposto que, se você conseguir um dom igual, vai ser fácil arrumar um princípe encantado que deseje se casar com você. - Ah, mãe! Isso não é serviço pra mim...

- Ahn!? Como!? - e ao dizer isso, um bicho nojento saiu de sua boca. A menina desesperou-se e chorou muito. Quando chegou em casa, ainda chorando, e explicou à mãe o que tinha ocorrido, a mãe ficou horrorizada e mandou a filha embora para sempre. A irmã dela foi quem acabou se casando com um príncipe. Mas também se mudou pra longe e nunca mais foi vista naquelas terras.


Charles Perrault

PASSATEMP Caridade desinteressada Diz O Evangelho segundo o Espiritismo que a verdadeira caridade é desinteressada, ou seja, nada pede para si e nem espera receber algo em troca. Procure numa revista a imagem de um gesto de bondade ou carinho e cole no espaço abaixo.

Charles Perrault (1628-1703) escreveu vários contos-de fadas, que são histórias originárias da tradição oral dos povos da Europa. Dois deles estão representados pelas cenas abaixo. Você sabe quais são eles?

1

n Alla

dec Kar

ELHO ANG O EV UNDO SEG ITISMO PIR O ES

Depois, crie uma história onde esse gesto seja de caridade verdadeira.

Continue No texto abaixo, o espírito André Luiz, pela mediunidade de Chico Xavier, dá exemplos de como usar a bondade perante as pessoas. Você consegue pensar em outras maneiras de fazer isso? Então, escreva a sua própria continuação para a mensagem.

Não se irrite. SORRIA. Não critique. AUXILIE. Não grite. CONVERSE. Não acuse. AMPARE.

2

SOLUÇÃO DO PASSATEMPO: 1. Chapeuzinho Vermelho; 2. Cinderela ou A Gata Borralheira

Folha da Criança - PDF nº4 - Créditos das imagens - Página 1: As Fadas, ilustração de Rita Foelker - Página 2: Retrato de Perrault, de autor desconhecido; gravuras de Gustave Doré (1832-1883) - As demais imagens desta edição da Folha da Criança pertencem ao domínio público.

Profile for Rita Foelker

Folha da Criança PDF 4  

Quarta edição da Folha da Criança em PDF. São, ao todo, 14 edições preparadas por Rita Foelker, dirigidas ao público infantojuvenil, que tra...

Folha da Criança PDF 4  

Quarta edição da Folha da Criança em PDF. São, ao todo, 14 edições preparadas por Rita Foelker, dirigidas ao público infantojuvenil, que tra...

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded