Susana Barroso
O abuso do direito de ação ĂŠ aquele que resulta do uso ilegĂtimo do direito, constitucionalmente previsto, de acesso ao direito e aos tribunais. O abuso de direito, e, mais concretamente, o abuso do direito de ação, ĂŠ uma temĂĄtica que, apesar de muito atual e pesem embora os efeitos nefastos que provoca, tem sido um pouco esquecida.
o presente tra al o nĂŁo se pretende a ordar a temĂĄtica da ineficiĂŞncia da justiça tout court, desafio demasiado e igente porquanto vasto, mas tĂŁo-sĂł uma das inĂşmeras e possĂveis causas que tĂŞm vindo a ser apontadas, numa Ăłtica que vai para alĂŠm da sua anĂĄlise enquanto fundamento da referida inefici ncia, a ordando a enquanto fator de distorção que ĂŠ, sob vĂĄrios prismas, de um sistema que se pretende justo – o abuso do direito de ação.
O ABUSO DO DIREITO DE AĂ‡ĂƒO
O ABUSO DO DIREITO DE AĂ‡ĂƒO
É recorrente ouvirmos falar da morosidade da justiça e das suas consequ ncias, nomeadamente os custos financeiros que acarreta, a falta de tutela efetiva de direitos na sequência de decisþes tardias, o sentimento de impunidade e a distorção do mercado.
Susana Barroso
Susana Barroso • Mestre em Direito, especialização em CiĂŞncias JurĂdico-Administrativas, pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto
PrefĂĄcio por Prof. Doutor Jua Juarez Freitas PosfĂĄcio por Prof. Doutor Vas Vasco Branco GuimarĂŁes
www.vidaeconomica.pt ,6%1 Visite-nos em livraria.vidaeconomica.pt
9 789897 685248
• Licenciada em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Clåssica de Lisboa • Licenciada em Gestão, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto