Sobre o Plano Cartesiano

Page 1

FOFOCAS CIENTÍFICAS Victor Vizcarra

ORIGEM DO SISTEMA DE COORDENADAS CARTESIANAS

Conta a lenda que René Descartes se inspirou no vôo de uma mosca para criar seu sistema de coordenadas cartesianas enquanto meditava deliciosamente em sua cama sobre assuntos filosóficos aleatórios. É uma história romântica, mas, infelizmente, tenho que dizer que não é verdade. René Descartes formulou sua teoria sobre as funções na tentativa de resolver o problema do lócus de quatro linhas de Papus. Usou letras do inı́cio do alfabeto, como a, b, c . . . , para representar constantes e aquelas próximas ao final do alfabeto, como x, y, z . . . , para representar variáveis e expressou uma linha como uma equação composta desses alfabetos. Essa prática continua até hoje. Uma função não é nada mais do que uma equação contendo constantes e variáveis incógnitas. Vou explicar isto através de um exemplo dado pelo próprio Descartes em seu livro La Géométrie; porém, bastante simplificado. Observe uma régua fixa no ponto G e que pode girar ao redor desse ponto, como na figura abaixo.

K N L

C

B

E

G

A

Vamos rotular os comprimentos AG, KL, N L, AB e BC por a, b, c, x e y, respectivamente, dos quais a, b e c são constantes e x e y, variáveis que podem variar de acordo com um movimento rotativo da régua GL em torno de G. Através de um cálculo não tão simples pode se mostrar que a função de x e y indica que o local do ponto C é uma curva quadrática. A equação que se obtém é, c y 2 = cy − xy + ay − ac. b Pela figura, poderı́amos considerar os segmentos AK e AG como sendo os eixos x e y que se cruzam na origem A; nesse caso, a equação acima é sim a função do lócus do ponto C, identificado por um sistema de coordenadas cartesianas. No entanto, Descartes nunca jamais considerou os segmentos AK e AG como sendo os eixos coordenados x e y que se cruzam na origem A. Ele apenas considerou os comprimentos x = AB e y = BC como variáveis sem localizar nenhum ponto de referência e nenhum outro sistema de coordenadas qualquer, e muito menos o sistema

1


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.