ODISSEIA ODISSEIA ODISSEIA ODISSEIA ODISSEIA ODISSEIA ODISSEIA ODISSEIA












































Odisseia
Substantivo feminino. Poema grego escrito por Homero no século VIII a.c; longa perambulação ou viagem; narração de uma viagem com acontecimentos inesperados.
Em 12 de abril de 1961, o russo Yuri Gagarin se tornou o primeiro homem a ir para o espaço. Dez anos depois, durante os anos de 1970, algumas transmissões das primeiras TVs coloridas foram fotografadas pelo belga Harry Gruyaert. Em suas tantas histórias documentadas, uma delas mostrava o lançamento da Apollo XIV, a terceira missão que levou astronautas à Lua. Eram tempos de guerra fria e da primeira corrida espacial travada entre soviéticos e americanos.
Quase cinquenta anos mais tarde, as telas de LCD, conectadas à internet, substituíram os tubos das TVs e se transformaram em janelas de histórias virtuais. Dentre tantas lives e produções, inúmeros lançamentos de missões espaciais são transmitidos em tempo real e coloca em evidência a nova corrida espacial entre Rússia, Estados Unidos, China, Índia e Emirados Árabes Unidos.
Primeiro foi o espaço, depois foi a Lua. Agora, o homem quer a conquista de Marte.
Este é um conto inspirado nos trabalhos de Homero, Kubrick, Bowie e Gruyaert. Fotografias em memória de meu pai, que assistiu pela última vez o lançamento da missão Space X - Falcon 9, no dia 30 de maio de 2020, dois meses antes de realizar a sua própria Odisseia.




“Odisseia”
1ª edição
São Paulo/SP - BR
2023
Sô Edições
Fotografias: Lucas D’Ambrosio
Edição: Gabriel Cabral, Lucas D’Ambrosio e Victor Barbosa
Design: Gabriel Cabral, Lucas D’Ambrosio e Victor Barbosa

