Revista Digital Viagens SA #73

Page 1

INGLATERRA

Revisitando o lar de Sheakespeare

TRILHA SONORA

Uma viagem pelos melhores festivais de música do mundo

MUITO PRAZER, BELIZE!

Este país da América Central tem praias paradisíacas, ruínas maias preservadas, a segunda maior barreira de corais do mundo, cultura vibrante e o mar é do Caribe!

GASTRONOMIA

Restaurantes de dar água na boca

Edição #73 | Distribuição gratuita

Shows, Congressos e Feiras em São

É ISSO E MUITO MAIS.

São Paulo é referência na realização de eventos em centros de convenções e espaços especializados, como a Sala São Paulo, que possui uma das melhores acústicas do mundo. Seja na capital ou no interior, existem muitas opções para realizar eventos e oferecer a melhor experiência possível. Tem São Paulo para todos os tipos e tamanhos de encontros. Consulte também os programas de Stopover e aproveite para conhecer os destinos paulistas.

São Paulo, sempre um espetáculo.

visitesaopaulo.com

PEQUENO NOTÁVEL

Étempo de primavera, de fazer planos e de arrumar as malas para novas descobertas pelo mundo. E que tal explorar um paraíso, ainda pouco conhecido dos brasileiros, mas que reserva incríveis surpresas?

Esse destino fantástico, que recheia nossa reportagem de capa, é Belize, na costa leste da América Central, que faz fronteira com o México e a Guatemala. Com pouco mais de 400 mil habitantes, este pequeno país do tamanho de Sergipe (o menor estado brasileiro), esbanja belezas naturais, praias de areias claras, selvas tropicais, a segunda maior barreira de corais do mundo, ruínas da civilização maia e a beleza inconfundível do mar do Caribe.

Na Europa, revisitamos a famosa Stratford-upon-Avon, a cerca de duas horas de Londres, cidade natal de ninguém menos que William Shakespeare. É um banho de charme e de história!

Para os que gostam de música, trazemos o calendário dos maiores festivais do mundo, uma ótima oportunidade de curtir seus ritmos favoritos, conhecer novos lugares e pessoas. Programe-se!

Tem ainda a gastronomia, com endereços em São Paulo que oferecem boa comida e muita diversão, e o consumo de primavera repleto de novidades da estação.

Boa leitura!

Andrea Magalhães

Publisher andrea@viagenssa.com

Publisher Andrea Magalhães

Editora Executiva

Simone Galib

Direção de Arte Marcelo Max

Colaboradores

Adilson Nascimento, Dani Façanha, Flavio Ferrari, Isabel Liberalquino, Mary Ellen Aquino, Maurício Nunes, Pietra Magalhães Potomati e Tania Moschini

Administrativo e Financeiro

Adriana Magalhães

Representante

Luís Carlos Borges

Contato e Publicidade www.viagenssa.com

contato@viagenssa.com

Tel.: +55 11 98633.2000 / +55 11 98633.4000

www.viagenssatv.com.br

A revista Viagens S/A respeita a liberdade de expressão. As matérias, reportagens e artigos são de responsabilidade exclusiva de seus signatários.

facebook.com/ViagensSABrasil

@viagens_sa

@viagens_sa

Foto: Belize Tourism Board©2023 Viagens S/A CARTA AO LEITOR Edição #73 INGLATERRA Revisitando o lar de Sheakespeare TRILHA SONORA Uma viagem pelos melhores festivais de música do mundo GASTRONOMIA Restaurantes de dar água na boca MUITO PRAZER, BELIZE! Este país da América Central tem praias paradisíacas, ruínas maias preservadas, a segunda maior barreira de corais do mundo, cultura vibrante e o mar é do Caribe!
www.travelbelize.org/pt-br/ Percorra trilhas de aventura, em meio à tradição e sabores que narram histórias.
6 | Edição #73 | 8 VIAGEM NO TEMPO BERÇO DE SHAKESPEARE 14 CAPA BELIZE, O PARAÍSO INTOCADO 33 CHEF S/A SUMÁRIO 44 CONSUMO 46 IMPRESSÕES VIAJE, NÃO IMPORTE PARA ONDE! 24 CONEXÃO 30 GASTRONOMIA 34 CULTURA 36 TRILHA SONORA 40 PENSATA 42 BEM-ESTAR

Vivencie momentos inesquecíveis na melhor vista de Copacabana

www

BERÇO DE SHAKESPEARE

A charmosa cidade de Stratfordupon-Avon, a cerca de duas horas de Londres, é um mergulho nas raízes do grande dramaturgo!

VIAGEM NO TEMPO •
texto e fotos Maurício Nunes

Acerca de duas horas de Londres, bem às margens pitorescas do rio Avon, no coração de Warwickshire, repousa a histórica e encantadora Stratford-upon-Avon, a cidade mundialmente conhecida como o local de nascimento de ninguém menos que William Shakespeare.

Ao cruzar os portões de Stratford, você embarca em uma jornada íntima pela vida e legado do grande bardo. Cada rua, beco e edifício ecoa as eras em que o famoso dramaturgo viveu, portanto visitar a bela e charmosa cidade é como folhear as páginas da história shakespeariana e sentir a presença do renomado poeta ganhando vida no palco real onde sua história pessoal se desenrolou.

Stratford é uma fusão encantadora do passado e do presente. Os séculos 16 e 17 ecoam pelas ruas, com casas em enxaimel magnificamente preservadas, entre elas a casa onde nasceu Shakespeare.

Localizada na emblemática Henley Street, esta histórica construção do século 16 é um portal para a infância e os primeiros passos de William Shakespeare, um olhar íntimo para sua família e contexto social da época. Hoje, a casa é uma atração imperdível, aberta a visitantes que desejam mergulhar na vida e na mente do mestre literário.

Os interiores cuidadosamente preservados, mobiliário de época e detalhes autênticos trazem à vida a atmosfera de uma famí-

lia de classe média baixa daquela época. Cada cômodo sussurra histórias silenciosas sobre a infância de William, suas influências e sua paixão crescente pela escrita.

9 | www.viagenssa.com |
Frente da Casa da Família Shakespeare, na Henley Street Cama onde supostamente Shakespeare dormia, enquanto vivia com os pais

O museu dentro e fora da casa é um tesouro por si só, repleto de artefatos, exposições interativas e informações envolventes sobre a vida e a obra do bardo, porém a atração não se limita aos muros da casa. Os jardins que cercam a propriedade são um oásis de tranquilidade, oferecendo um momento de pausa e reflexão. O contexto natural é perfeito para imergir-se na atmosfera que inspirou as criações literárias de Shakespeare.

Poucos quarteirões dali se encontram outros dois pontos importantes de visitação para quem quiser se aprofundar mais sobre a vida e obra do bardo.

A King Edward VI Grammar School oferece um olhar imersivo no passado da juventude do poeta, afinal é a instituição educacional onde frequentou as aulas durante a efervescente era elisabetana. Longos dias de aprendizado eram dedicados ao latim, gramática, lógica, retórica, matemática e música -disciplinas que deixaram uma marca indelével em sua mente criativa.

Ao adentrar a escola, o visitante não apenas testemunha o legado de Shakespeare, mas também experimenta a atmosfera viva da educação renascentista, participando de uma aula. É uma oportunidade de se conectar com o passado e compreender como as raízes de um jovem poeta floresceram para criar um legado eterno.

Logo ao lado da escola se encontra a famosa Casa de Anne Hathaway, que não se trata de nenhuma mansão da famosa atriz de O Diabo Veste Prada, mas sim de

10 | Edição #73 | VIAGEM NO TEMPO
Visitantes podem posar de professor graduado na King Edward VI Grammar School; abaixo estátua de Shakespeare, localizada no centro de Stratford-upon-Avon

sua homônima, a esposa de Shakespeare.

Localizada em um cenário idílico que parece ter sido arrancado das páginas de um conto de fadas, a casa é muito mais do que uma atração turística. É um testemunho do poder duradouro do amor e da inspiração. Ao adentrar os aposentos, o visitante está imerso na atmosfera do século 16. Os móveis de época, os cantos aconchegantes e as janelas que capturam a luz do sol como pinceladas de aquarela fazem você sentir como se estivesse testemunhando a história de Anne e Shakespeare com seus próprios olhos. Cada sala, cada objeto, conta uma história de amor que transcendeu os séculos.

À BEIRA DO RIO AVON

Embora Shakespeare seja o coração pulsante de Stratford-upon-Avon, há mais para ser descoberto. A cidade abriga uma miscelânea de lojas independentes, butiques e mercados que oferecem tesouros únicos. E, claro, os apreciadores da culinária ficarão encantados com as opções gastronômicas, desde sa-

11 | www.viagenssa.com |
A Bacia do Canal do rio Avon e seu belo espaço bucólico Emblemática estátua de Hamlet com o crânio de Yorick nas mãos: Ser ou não ser.

VIAGEM NO TEMPO

do um espaço compartilhado entre atores e público, como na era do dramaturgo. O teatro inclui restaurante panorâmico, café, exposições e vistas da cidade. Próximo, a caminhada à beira do rio leva aos Jardins Bancroft e à Igreja da Santíssima Trindade.

ENIGMA DO TÚMULO

Diferente do que a crença popular sugere, a data da morte de Shakespeare provavelmente não coincide com seu aniversário. Historiadores concordam que ele faleceu em 23 de abril de 1616, aos 52 anos. Curiosamente, apenas um mês após assinar um testamento onde afirmava ter uma ‘saúde perfeita’, o mistério em torno de sua causa de morte permanece indecifrável.

No interior da majestosa Igreja da Santíssima Trindade, encontra-

lões de chá acolhedores até restaurantes requintados.

O encanto continua nas margens do rio Avon. A Bacia do Canal é um ponto central onde o charme e a conveniência se encontram e um jardim pitoresco, que beira as águas calmas do rio, proporciona um refúgio tranquilo. Com aluguel de barcos, passeios fluviais e uma variedade de eventos à beira do rio, toda a família pode desfrutar de momentos memoráveis. Festivais de música e mercados de agricultores adicionam um toque especial à atmosfera local. A cidade também

está rodeada por cenários naturais deslumbrantes, oferecendo trilhas para caminhadas, passeios de bicicleta e parques para explorar. A área circundante também é pontilhada de campos de golfe premiados, convidando os entusiastas a praticar sua tacada enquanto desfrutam das vistas panorâmicas.

Estátuas de personagens como Hamlet e Lady Macbeth espalhadas pelos parques dão um charme todo especial à cidade, que inclusive abriga o Royal Shakespeare Theatre, que hospeda a Royal Shakespeare Company (RSC), oferecen-

12 | Edição #73 |
Túmulo de Shakespeare, situado no interior da majestosa Igreja da Santíssima Trindade Teatro de palco com 1.048 lugares, operado pela Royal Shakespeare Company.

-se o túmulo que abriga o descanso eterno de Shakespeare. Essa sepultura ganhou fama graças à maldição gravada por sua própria mão. Uma maldição direcionada àqueles que ousariam perturbar seu sono eterno, uma reflexão do temor da época sobre a profanação de corpos renomados.

Em 1621, um imponente busto da Santíssima Trindade, retratando Shakespeare em seu ato de escrita, foi colocado sobre o túmulo, uma homenagem que ecoa sua duradoura influência. Assim, o túmulo de Shakespeare, marcado por enigmas, continua a intrigar e inspirar. Um lugar onde o passado e o presente colidem, desencadeando reflexões sobre a mortalidade, a memória e a eternidade de um dos maiores mestres das palavras que o mundo já conheceu.

ONDE SE HOSPEDAR

Em um capítulo magnífico da história de Stratford-upon-Avon, o icônico The Falcon Hotel ressurgiu como o sofisticado Hotel Indigo em

abril de 2019, após um meticuloso processo de restauração que envolveu investimentos milionários. Esse edifício de séculos passados, classificado como grau 2, é um testemunho vivo da arquitetura do século 16 que tem sido cuidadosamente preservada ao longo de dois anos de trabalho minucioso.

Atualmente, o edifício em enxaimel preto e branco é um testemunho vivo da harmonia entre o passado e o presente. Seus 93 quartos oferecem uma união elegante entre o design clássico e elementos modernos. A narrativa se desdobra em três diferentes tipos de quartos, cada um com sua própria história para contar. Os quartos Tudor, inspirados nos tempos antigos, homenageiam a tradição com toques que evocam o legado de Shakespeare.

Por outro lado, os Georgian Townhouse capturam o requinte luxuoso da época e trazem charme em cada detalhe. E para aqueles que buscam sofisticação contemporânea, os quartos contemporâneos na nova ala ostentam um design elegante e moderno.

A jornada culinária no Hotel Indigo é uma experiência que transcende o mero prazer gastronômico. O restaurante e bar The Woodsman, sob a orientação de Mike Robinson, é um templo de sustentabilidade e sabores locais.

Ao visitar Stratford-upon-Avon, você encontrará uma cidade que vai além da sua fama como berço de Shakespeare, afinal se aventurar por suas ruas é imergir em um passado glorioso enquanto desfruta das amenidades luxuosas do presente.

13 | www.viagenssa.com |
Um dos luxuosos e aconchegantes quartos contemporâneos do Hotel Indigo; ao lado fachada do Hotel Indigo, nova apresentação do lendário The Falcon Hotel, um dos mais antigos e tradicionais da cidade

BELIZE,

14 | Edição #73 | CAPA
Blue Hole, uma das atrações mais famosas de Belize, é um anel de coral que circunda uma caverna de 125 metros de profundidade, muito frequentado por mergulhadores internacionais

O PARAÍSO INTOCADO

O pequeno país, na costa leste da América Central, é grande em surpresas: tem natureza exuberante, selvas tropicais, a segunda maior barreira de corais do mundo, miscigenação de cultura, ruínas maias e praias emolduradas pelo mar do Caribe!

15 | www.viagenssa.com |
• por Simone Galib • fotos Belize Tourism Board

Quem está procurando um roteiro nada convencional, pode apostar sem medo de errar: Belize. Ainda pouco conhecido dos brasileiros, este país na costa leste da América Central tem praias incríveis (são 290 quilômetros de litoral) de areias branquinhas, selvas tropicais, sítios arqueológicos que impressionam e o mar azul cristalino do Caribe. Parece uma combinação perfeita, não? E é!

Belize, que tem pouco mais de 400 mil habitantes e tamanho de Sergipe – o menor estado brasileiro _, é o único país de língua inglesa (foi colonizado pelos britânicos) em meio a várias nações hispânicas do continente, embora o espanhol seja ali também falado. Oferece uma cultura miscigenada, com sons e cores vibrantes, gastronomia exótica e boa infraestrutura hoteleira, incluindo hotéis de selva. Além disso, é um destino considerado seguro para os viajantes – recebeu o selo Safe Travels do World Travel & Tourism Council (WTTC).

LEGADO MAIA

Os que acham que a cultura maia é privilégio do México, vão se surpreender em Belize: o país tem uma vasta herança dessa civilização ancestral que, segundo registros históricos, teria ali se estabelecido em 1.500 aC. Mas, foi entre os anos 250 e 900 dC que a população maia teria ultrapassado 1 milhão de pessoas. Hoje, muitos desses lugares, sob a tutela do Instituto de Arqueologia, estão abertos à visitação pública. E, não se surpreenda caso tenha como guia um maia dos tempos modernos. As famílias descendentes dos maias sempre ficam felizes em contar as histórias

de seus antepassados, passadas de gerações para gerações. Em muitas cidades ocorrem festivais, onde os visitantes podem inclusive conhecer a culinária maia.

Caracol, na reserva florestal de Chiquibul, é o maior sítio arqueológico maia do país e foi o lar de cerca de 15 mil pessoas, embora estima-se que até 115 mil possam ter morado em seus arredores. Ali está Caana, uma pirâmide de 43 metros, a estrutura mais alta feita pelo homem em Belize. Em seu interior, há ruínas de três templos e quatro palácios, além de reservatórios e um local de observação astronômica. Apesar de sua grandeza, vale lembrar que a maior parte do sítio ainda não foi escavada e há muito o que ser descoberto. As ruínas estão localizadas a cerca de

16 | Edição #73 |
CAPA

80 km de Belize City e agências de turismo locais oferecem o passeio. Não deixe de inclui-lo em seu roteiro. O segundo sítio mais famoso é Altum Ha. Embora não seja tão grande, abriga algumas das ruínas mais bem-restauradas de Belize, sendo um dos mais procurados pelos turistas. Foi descoberto por arqueólogos em 1963 e durante as primeiras escavações, entre 1965 e 1970, encontraram um dos artefatos mais impactantes da herança maia: a Cabeça da Jade, uma escultura de um deus sol que pode ter sido o maior objeto esculpido em jade pela civilização. No sítio há ainda uma lagoa artificial que ainda hoje pode ser vista.

BELEZAS NATURAIS

A natureza faz a festa em Belize, onde há inúmeras cavernas para explorar o mar, inclusive em caiaques, e a rica fauna marinha. Destaque para o Blue Hole, um fantástico anel de coral que circunda uma caverna, de 125 metros de profundidade, nas águas do Atol Lighthouse Reef. É o paraíso queridinho dos mergulhadores mundo afora. Para quem não mergulha, vale a vista de

17 | www.viagenssa.com |
A Butterfly Falls é uma entre as muitas quedas d´água dos parques naturais do país Caracol (acima) é o maior sítio da civilização maia de Belize

A Barreira de Corais de Belize, patrimônio mundial da Unesco, é a maior de recifes vivos do Hemisfério Norte e a segunda maior do mundo (só perde para a da Austrália)

18 | Edição #73 | CAPA

perder o fôlego capturada do alto. Há voos panorâmicos em alguns dias da semana para uma experiência totalmente instagramável. A Barreira de Corais do país, classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, é a maior de recifes vivos do Hemisfério Norte e a segunda maior do mundo (só perde para a da Austrália). E, para quem gosta de vida selvagem, o país tem mais de 500 espécies de aves, entre residentes e migratórias.

MELHORES PASSEIOS

Os roteiros começam necessariamente por Belize City, a maior cidade do país, com cerca de 61 mil habitantes, e endereço do aeroporto internacional. Muitos a confundem com a capital –já foi no passado. Após ser atingida por um furacão nos anos 1960, decidiu-se transferir

19 | www.viagenssa.com |
A exploração das muitas cavernas são conduzidas por guias nos parques naturais Visitantes usando boias para descobrir as cavernas, que ainda guardam resquícios da civilização maia

o centro administrativo para Belmopan, uma cidade planejada no continente. Belize City é o ponto de partida para a maioria dos passeios.

San Pedro, na Ilha de Ambergris Caye, faz sucesso entre os visitantes que vão em busca de suas praias cheias de palmeiras e banhadas pelo mar azul turquesa do Caribe. Ao contrário de outras cidades, San Pedro tem carros e estradas, tornando mais fácil a circulação. Além disso, oferece boa infraestrutura, com vários hotéis e restaurantes. O acesso a essa pitoresca cidade pode ser feito em um voo regional, a partir de Belize City, em apenas 15 minutos. Uma opção mais econômica é o water taxi.

20 | Edição #73 | CAPA
As águas transparentes do mar do Caribe são perfeitas para esportes náuticos oferecidos aos visitantes das ilhas Passeios de barco em South Water Caye

A partir de San Pedro, pode-se visitar outras ilhas, como Cayer Caulker, a 17 km. Leve a sério o slogan da pequena ilha – Go Slow (vá devagar) – para percorrê-la a pé ou em carrinhos de golfe. Como o mar é a grande atração ali (precisamos de outra?), as praias não têm faixas de areia, mas sim decks para um bom banho de mar. Se você for passar o dia, nada melhor do que curtir o pôr do sol, navegando pela costa em um barco caribenho, com muita música, bebidas e ceviche fresco. O passeio dura em média duas horas e pode ser comprado na ilha.

Placencia, uma pequena cidade no distrito de Stann Creek, tem como um de seus principais atrativos uma

MINI GUIA DE VIAGEM

LOCALIZAÇÃO

Belize fica na costa leste da América Central e faz fronteira com o México e a Guatemala.

COMO CHEGAR

A partir do Brasil, a Copa Airlines disponibiliza dois voos semanais, as terças e sextas, com conexão no Panamá, onde é o hub da companhia. Quem preferir combinar a viagem com os Estados Unidos, pode contar com voos diários, via Miami e Dallas, com a American Airlines; por Houston com a United Airlines (alguns dias da semana opera voo a partir de Newark) e Atlanta com a Delta Airlines.

VISTO

Brasileiros não precisam de visto para entrar no país, caso a viagem seja a turismo por 30 dias. Devem apresentar passaporte válido e certificado de vacinação contra a febre amarela. Outros documentos que podem ser exigidos pela imigração é comprovante das reservas de hospedagem, além das passagens aéreas – ou terrestres – de saída do país. Ao sair do país, você precisará pagar uma taxa de US$ 40 (via aérea) ou de US$ 20 (saídas terrestres e marítima).

MOEDA

A moeda oficial é o dólar belizenho, representada pelo símbolo BZD. Está atrelado ao dólar dos Estados Unidos. Ou seja, não há variação cambial entre ambas. É recomendável levar dólares em espécie porque são aceitos nos estabelecimentos comerciais da maioria das cidades turísticas e você não depende de caixas eletrônicos.

CLIMA

Faz calor durante todo o ano e o que diferencia as estações no pais são as chuvas. Portanto, a melhor época para visitar Belize é de dezembro a maio (meses mais secos). Entre junho e outubro, além de muita chuva, há a possibilidade de furacões.

21 | www.viagenssa.com |

praia com grande faixa de areia – algo comum para nós, brasileiros, mas não em Belize e também em muitas regiões do Caribe. Um dos lados da península, cujo nome é o mesmo da cidade, é banhado pelo mar e o outro, por uma grande lagoa. Você escolhe se quer água doce ou salgada. Se puder aproveitar as duas, melhor ainda. Placencia é bem servida de hospedagens, restaurante e comércio. O acesso à península é feito de avião ou de ônibus a partir de Belize City.

Para curtir a natureza exuberante do país, um dos endereços é o Laughing Bird Caye National Park, um parque natural a 20 km da costa. Ele integra a Reserva da Barreira de Corais de Belize, protegida desde 1996, com várias espécies de ani-

mais e aves. Para chegar até lá, é preciso fazer um passeio de barco que dura o dia todo.

BANHO DE NATUREZA

Quem gosta de adrenalina e aventuras, vai se divertir muito em San Ignacio, capital do distrito de Cayo, uma cidade histórica e muito próxima à selva tropical. Ela está conectada a sua cidade gêmea, Santa Elena, por uma ponte suspensa, a única do país.

Aproveite o tempo para explorar muito a natureza, como a Big Rock Falls, na Reserva Florestal Mountain Pine Ridge. O acesso à reserva deve ser feito na companhia de um guia local contratado na cidade. Em Pine Ridge, também está

22 | Edição #73 | CAPA

Placencia, pequena cidade no distrito de Stann Creek, tem praias com grande faixa de areia, algo não muito comum no país, e muitas palmeiras

a Barton Greek, uma caverna que pode ser visitada com canoagem. Com sorte, em seu interior você pode ver esqueletos calcificados dos antigos maias.

MIX DE CULTURAS

O país é pequeno, mas bem miscigenado com várias etnias, incluindo descendentes dos maias, dos garifunas ( caribenhos, arhuacos e africanos ocidentais), mestiços e crioulos. Essa diversidade se reflete nas tradições, músicas, danças e na culinária típica. Por falar em comida, frutos do mar frescos, como caranguejos, cama-

NOVOS LAÇOS

rões e peixes exóticos, são fartos por lá. Um dos pratos famosos da culinária garafunda é o Hudut, um ensopado de peixe com bolinhos de banana verde.

Além da gastronomia, essa cultura está muito presente no ritmo vibrante dos tambores da música popular local, chamada de punta e que embala vários festivais ao longo do ano. Em 2001, a UNESCO classificou a língua, a música e dança garifuna como uma das obras-primas do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade.

Sim, Belize é um destino muito especial!

O Conselho de Turismo de Belize já tem um representante na América Latina, a TM Americas, para divulgar o país. A expectativa é aumentar o fluxo de visitantes latino-americanos, especialmente brasileiros, além de oferecer assistência aos agentes de viagens, operadores e viajantes em geral.

Queremos compartilhar as maravilhas de nosso país e proporcionar experiências autênticas que ficarão gravadas na memória de cada um”, diz o ministro do Turismo de Belize, Anthony Mahler.

23 | www.viagenssa.com |

ALMA CARIOCA

ORio de Janeiro é uma cidade linda e a experiência para o visitante fica ainda mais incrível quando ele desfruta de um hotel de luxo de uma cadeia internacional, mas que tem a alma do Rio. Este é o caso do Fairmont Copacabana, o primeiro na América do Sul da Fairmont Hotels & Resorts, do Grupo Accor. A começar pela localização: fica no Posto 6, escancarado para a famosa praia e para o Forte de Copacabana. Desde que abriu as portas, em 2019, o coração carioca pulsa mais forte ali. O hotel, com 375 apartamentos, é hoje palco dos grandes eventos da cidade, seja de negócios ou de

lifestyle. Além disso, o Fairmont já nasceu com conceito brasileirinho: seu design resgata o glamour da década de 1950, os anos dourados - da bossa nova, da elegância e do amor ao Rio, retratado em verso e prosa. Na gastronomia não é diferente: o cardápio do Marine Restô privilegia os ingredientes nacionais com uma cozinha afetiva. Tem ainda o carioquíssimo Spirit Copa Bar e ambos são abertos aos não hóspedes. O toque do Mediterrâneo surge no Tropik, o novo beach club que valoriza a culinária grega. Mix perfeito para curtir o melhor do Rio em qualquer estação!

24 | Edição #73 |
CONEXÃO DESTINO, GENTE E AFINS • por Simone Galib

TRABALHE, VIAJANDO

Barcelona, na Espanha, ocupa o 1º lugar entre as dez melhores cidades para trabalhar e viajar, ou seja, o chamado workation, que une emprego remoto e moradia, tendência cada vez mais em alta no mundo. O ranking foi feito pelo IWG - líder global em espaço de trabalho flexíveis (coworkings) com base em seus 3,5 mil escritórios flexíveis em 120 países. Em 2º lugar, está Toronto, no Canadá, seguido por Pequim, na China. O Rio de Janeiro aparece em 6º lugar no ranking. A empresa comparou as cidades com clima, cultura, acomodação, transporte, comida e bebida, felicidade, velocidade da banda larga e disponibilidade para trabalho flexível. Barce-

SUSTOS DIVERTIDOS

lona foi assim classificada por seu cenário cultural, arquitetura, muito sol e custo de vida mais baixo em relação a outras cidades europeias.

Oparque aquático Wet´n´Wild, em Itupeva, a apenas 30 minutos de São Paulo, está com uma programação especial para comemorar os seus 25 anos. Os visitantes podem se arrepiar nas Noites Macabras, que prometem grandes sustos em meio a uma floresta real e aterrorizante, onde os personagens que ali vivem interagem com o público. Há ainda um labirinto de 700 metros, alimentação temática, show de encerramento e balada. Os eventos acontecem de sexta-feira a domingo, das 18h às 22h, até 30 de setembro.

25 | www.viagenssa.com |
Fotos: divulgação

OBrasil ganha nova rota turística, resultado de uma parceria entre Rio de Janeiro e São Paulo: a Verde Azul. A iniciativa partiu dos empresários de turismo dos municípios de Ihabela, Ubatuba, Angra dos Reis e Parati. Juntos, os quatro destinos, agora integrados, oferecem

ARTE NO PARAÍSO

uma natureza fantástica, cercada pela Mata Atlântica, além de esportes náuticos, cultura, história, gastronomia e boa rede hoteleira. Os números são generosos: são mais de 2,2 mil praias (2 mil delas só em Angra). A rota Verde Azul será divulgada em diversas regiões do país e no exterior.

Aarte coloriu as águas da praia de Guajiru, considerada uma das mais bonitas do Ceará: dez artistas lançaram ao mar suas bandeiras em formato de velas. Na ocasião, também foi inaugurada a feira de artesanato da comunidade. A praia, muito frequentada por estrangeiros, fica no município de Trairi, a 130 km de Fortaleza, e tem jeito de paraíso com suas areias brancas, corais e coqueiros. A vila, rústica e habitada basicamente por pescadores, é ainda muito procurada pelos praticantes de kitesurfe devido aos seus bons ventos. O Brasil é lindo demais!

26 | Edição #73 | CONEXÃO
BELEZAS NATURAIS
Foto: Reginaldo Pupo Foto: Ícaro Soares

PRIMAVERA NO PALÁCIO

Quer espantar o estresse sem sair de São Paulo? O Palácio Tangará – um oásis cercado pelo verde do parque Burle Marx, na capital – é o primeiro da América Latina a abrigar o Lancôme Absolue Spa, com os tratamentos da linha Absolue da famosa marca francesa. E, para celebrar a chegada da primavera, durante todo o mês de setembro, quem adquirir a promoção Celebrate

TURQUIA SUSTENTÁVEL

with Friends ganhará uma garrafa do champanhe Taittinger Prestige Rosé. Ideal para grupos a partir de três pessoas, o pacote oferece uma hora de tratamentos no spa, almoço leve com sobremesa e tábua de charcutaria no restaurante Pateo do Palacio. Além dos tratamentos, o spa tem ainda saunas, jacuzzi e uma piscina interna semiolímpica.

Famosa por seus monumentos e cidades históricas, a Turquia oferece um espetáculo à parte em suas praias de águas azuis-turquesas, muito disputadas no verão do Hemisfério Norte. Muitas delas são o lar das tartarugas Caretta caretta, ameaçadas de extinção. Cerca de 99% dos locais dos ninhos dessa espécie estão no

país, onde mais de 20 praias são protegidas para evitar que fatores ambientais e humanos interfiram na reprodução. Entre maio e agosto, turistas e moradores podem observar a jornada desses animais marinhos para desova. A praia de Iztuzu, em Mugla, é uma das preferidas dessa espécie.

27 | www.viagenssa.com |
Fotos: divulgação

CASAR, SONHAR E TRABALHAR!

Os

Cada vez mais brasileiros viajam ao Caribe, não apenas em busca de suas praias paradisíacas. Os cenários de Cancún e da Riviera Maya, no México, e de Punta Cana, na República Dominica-

na, têm emoldurado cerimônias de casamentos e eventos corporativos.

Atentos a essa tendência de mercado, os hotéis de luxo da região classificam hoje o Brasil como um mercado potencial e o principal

emissor de turistas da América Latina. A afirmação é de Leonel Reyes, diretor corporativo da RCD Hotels para a América Latina.

Reyes veio ao Brasil, em julho último, para divulgar os hotéis

28 | Edição #73 | HOTELARIA
PERFEITOS PARA
hotéis da RCD Hotels, no México e na República Dominicana, oferecem muito mais do que férias paradisíacas de frente para o mar do Caribe!
O Hard Rock Casino Punta Cana, na República Dominicana, tem 1,8 mil apartamentos e 15 piscinas

do grupo, entre eles os cinco Hard Rock Café no México e o de Punta Cana. Todos eles funcionam no sistema all inclusive (tudo incluído). Pertencem ao grupo também o elegante Nobu Hotel Los Cabos, Residence Inn by Marriott e o de sua própria marca, batizado de ÚNICO 20º87º Hotel.

Aliás, o Nobu Los Cabos também é perfeito para cerimônias de casamento. Com 200 apartamentos, fica às margens do Cabo San Lucas, no México, e foi idealizado pelo famoso chef japonês, Nobu Matsuhisa, em sociedade com o ator Robert De Niro. A comida asiática do Nobu, que tem vários restaurantes nos Estados Unidos, é maravilhosa.

PUNTA CANA

A RCD coleciona hotéis estrelados, mas o Hard Rock de Punta Cana, também cassino, é o maior deles, uma espécie de “navio em terra”, conforme classifica Leonel Reyes.

São 1,8 mil apartamentos, 800 m² de lobby fechado, boate e um parque aquático, que também funciona no sistema all inclusive, com 15 piscinas e oito tobogãs. No cassi-

no, operam 450 máquinas de jogo. A gastronomia é super diversificada e muita música embala a diversão dos hóspedes.

Outra característica do mega resort é o mobiliário, que tem 86 mil peças e acessórios de músicos famosos. Para se ter ideia, há até um tour específico no interior do hotel para conhecer todo esse acervo.

Não é à toa que o Hard Rock Casino Punta Cana tenha se tornado um dos resorts pé na areia mais cobiçados pelos brasileiros para se

casarem, curtirem férias ou participar de eventos corporativos. Afinal, tem tudo o que os hóspedes precisam –e mais um pouco!

Não é à toa que o Hard Rock & Casino Punta Cana tenha se tornado um dos resorts pé na areia mais cobiçados pelos brasileiros no Caribe.

29 | www.viagenssa.com |
fotos divulgação O conjunto de piscinas do mega resort, considerado “um navio em terra”. Leonel Reyes, diretor da RCD Hotels para a América Latina Serviço de praia no resort pé na areia

Melhores endereços da capital e de Campos do Jordão, em São Paulo!

A hamburgueria temática, na Vila Mariana em São Paulo é um mix de gastronomia e entretenimento. Já na recepção os clientes são recebidos por funcionários usando roupas de época que os levam a uma viagem ao tempo. No grande salão, um bar dos tempos medievais lembra o laboratório de um alquimista. Ali são preparados drinques e poções mágicas alcoólicas e não alcoólicas, servidos em copos temáticos. Em outra sala, uma mesa em formato de barco viking, emoldurada com uma carranca inspirada no Drakkar de Oseberg (barco viking do museu de Oslo, na Noruega). Na decoração há relíquias, peças do figurino original do filme Coração Valente, e uma réplica do Cavaleiro Negro, do filme Monty Python em busca do Cálice Sagrado, entre outros. No subsolo

está a masmorra e uma passagem secreta que leva a portões que remetem às prisões medievais. No local, pode-se atirar com arco e flecha, fazer sessão de runas e fotos num trono com vestes de rei e rainha. No cardápio entradas, pratos e hambúrgueres. Aos finais de semana, a Taverna tem música medieval ao vivo.

Rua Gandavo, 456 Vila Mariana – São Paulo – SP • @taverna_medieval

30 | Edição #73 |
GASTRONOMIA COMER, BEBER E... TRABALHAR • por Andrea Magalhães 30 | Edição #73 |
TAVERNA MEDIEVAL
Fotos Raphael

CHIADO

Com nome inspirado no bairro de Lisboa, este bar e restaurante, em Moema, São Paulo, tem a proposta de ser um local descontraído para desfrutar da saborosa culinária ibérica. Sob o comando dos sócios Miguel Bettencourt e Serra, ambos também do A Bela Sintra,

CASA DI LUCCHETTA

Liderado pela chef Bárbara Cardin, que já participou do maior reality de gastronomia do Brasil, o restaurante acaba de abrir as portas no centrinho de Campos do Jordão (SP). Tanto o ambiente quanto a gastronomia são inspirados nas casas de massa italiana da região da Toscana e Emília Romana. Um

tem uma decoração rústica com paredes aparentes e madeira no piso. Como entradas, aposte nos petiscos Alheira e a Frigideirinha de polvo e lula. Entre os pratos principais, destaque para o Arroz de Pato à Nossa Moda, o Bacalhau à Lagareiro, servido em posta com batatas, o Arroz com Frutos do Mar e a Paella de Frutos do Mar. Além da comida, um dos pontos altos é a área externa, que remete a um pátio andaluz!

Av. Jurucê, 776 – Moema – São Paulo – SP

@chiadobarerestaurante

dos pratos mais pedidos é o Spaghetti flambado no Grana Padano, feito com ingredientes trazidos da Itália. O preparo das massas pode ser visto pelos clientes por uma vitrine. Tem ainda uma boa carta de vinhos com serviço de um sommelier para auxiliar na harmonização. Funciona todos os dias da semana, no almoço e jantar, de 12:00 as 23:00.

Av. Dr. Vítor Godinho, 162 - Capivari – Campos do Jordão – SP

@casadilucchetta

31 | www.viagenssa.com |
Fotos Mauro Holanda Fotos Daniel Carvalho

Localizado no coração da cidade de Campos do Jordão, este restaurante em estilo clássico é perfeito para um jantar romântico ou celebração especial. O cardápio oferece pratos elaborados à base de ingredientes frescos e sazonais. Um dos pontos altos são os flambados

PIKURRUCHA’S

A instagramável confeitaria de São Paulo, com duas unidades – uma em Perdizes e outra no Tatuapé - e uma terceira em São Bernardo do Campo, tem muito mais do que ambientes em tons de rosa e incríveis doces artesanais. A chef Ana

feitos com conhaque Hennessy. Tem ainda uma boa carta de vinhos e coquetéis artesanais. Rua Aristides de Souza Mello, 50 Capivari – Campos do Jordão – SP @ludwigrestaurantoficial

Piku criou uma seleção de drinks e mocktails (bebidas mistas sem álcool) para serem harmonizados com suas deliciosas sobremesas. Um deles é o Pink Mimosa à base de espumante rosé da Chandon, suco de laranja e xarope de frutas vermelhas e perfeita para acompanhar o bombom de morango, feito com brigadeiro branco e envolto em casca de chocolate ao leite. Há um drink mais saboroso do que outro!

Rua Diana, 695 – em Perdizes, outra no Tatuapé e a terceira em São Bernardo do Campo – São Paulo • @pikurruchas

32 | Edição #73 | GASTRONOMIA LUDWIG
Fotos Revista Vitti Fotos divulgação

SABORES DA TERRA

PARA O STEAK TARTARE

2 colheres de sopa de alcaparras

300g de carne do sol

2 colheres de sopa de mostarda dijon

2 colheres de sopa de molho inglês

Azeite a gosto

1 colher de sopa de salsinha picada

Pimenta a gosto

Sal a gosto

PARA O MOLHO DE CHOCOLATE

200g de chocolate 70% em barra

2 colheres de mostarda dijon

100g de ketchup

50g de mostarda

50ml de molho inglês

50ml de molho tabasco

100ml de água

2 colheres de azeite

1 cebola branca

50 ml de cachaça

MODO DE FAZER DO STEAK TARTARE

Corte a carne em cubinhos bem pequenos, lembrando que não podem ser pequenos demais, pois precisam de textura. Coloque a carne na geladeira ou em um recipiente de água com gelo. Pique os demais ingredientes em cubos bem pequenos. É importante que todos tenham o mesmo tamanho. Em seguida, misture todos os ingredientes junto com o azeite e o sal. Sirva com o molho de chocolate à parte e, se quiser, coloque um pouco em cima.

MOLHO DE CHOCOLATE

Refogue a cebola picada no azeite até ficar caramelizada. Acrescente todos os outros ingredientes até virar uma pasta.

33 | www.viagenssa.com | CHEF S/A
Dani Façanha é proprietária e chef de cozinha da Pousada Morro dos Navegantes, em Ilhéus (BA) www.pousadamorrodosnavegantes.com.br Foto Yago Mesquita • por Dani Façanha STEAK TARTARE DE CARNE DO SOL AO MOLHO DE CHOCOLATE Divulgação

Boas estreias no cinema, novidades da MPB e show cinco estrelas da musa do jazz!

VERDADES INCÔMODAS

Ofilme mais polêmico de 2023 chega ao Brasil: Sound of Freedom, (Som da Liberdade, em português) uma modesta produção independente, é hoje assunto global e um estrondoso sucesso de bilheteria. Lançado em 4

POETA ATEMPORAL

Se estivesse vivo, Cazuza completaria 65 anos. Mas, sua obra nunca foi tão atual e o poeta continua influenciando gerações. Para homenagear todo esse legado, a Som Livre lançou nas principais plataformas de áudio o Poeta Vive. O projeto tem quatro gravações inéditas, interpretadas por cantores da nova geração, como Silva (Preciso Dizer que te Amo), Thiago Pantaleão e Marô (Pro Dia Nascer Feliz), Luiza Martins (Codinome Beija-Flor) e Reddy Allor (O Tempo Não Para). Além das novas versões, a coletânea é recheada com mais 20 canções do início da carreira de Cazuza, um dos maiores ícones pop do país. Para matar as saudades!

de julho nos Estados Unidos, com um orçamento enxuto de US$ 15 milhões, já faturou mais de U$ 120 milhões. A fúria provocada pelo filme foi imediata: virou alvo da indústria do cancelamento por abordar um tema para o qual muitos fecham os olhos. É baseado na história verdadeira de Tim Ballard, ex-agente federal do governo americano e fundador da ONG Operation Underground Railroad, que luta contra o tráfico infantil. Ballard, que acompanhou de perto a produção, diz que “todos os vilões são reais”. No filme, o ex-agente é interpretado por Jim Caviezel, que representou Jesus no filme A Paixão de Cristo, dirigido por Mel Gibson. A estreia está marcada dia 21 de setembro!

34 | Edição #73 |
CULTURA
• por Simone Galib Fotos divulgação

AVALIAÇÃO 5 ESTRELAS

Ofamoso Guia Michelin está de volta ao Brasil e retomará a atualização de suas seleções de restaurantes nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, suspensas no fim de 2020. As novas indicações de restaurantes de ambas cidades serão apresentadas em março de 2024. Todas as recomendações gastronômicas serão atualizadas exclusivamente em formato digital no site e no aplicativo móvel gratuito do Michelin Os restaurantes recomendados serão selecionados de forma independente pelos inspetores, de acordo com a metodologia histórica e universal do guia, implantada pela primeira vez no Brasil em 2015.

ACERVO MPB: TOM E ELIS

Um encontro cheio de bossa, e que marcou gerações, poderá ser visto na telona: o documentário musical Elis e Tom, Só Tinha de Ser com Você estreia dia 21 de setembro nos cinemas brasileiros. O longa é uma experiência cinematográfica imersiva aos bastidores da gravação de um dos mais icônicos álbuns da MPB. Com direção de Roberto de Oliveira, que também fez o roteiro junto com Nelson Motta, o documentário ganhou a crítica de Melhor Filme Brasileiro, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Acantora Diana Krall fará dois shows no Brasil. Conhecida por sua voz inconfundível e muitas habilidades no piano, ela se apresenta dia 15 de novembro de 2023, no Vivo Rio, e dia 18 de novembro no Tokio Marine Hall, em São Paulo. Diana Krall coleciona sucessos: é a única cantora de jazz com oito álbuns de estreia no topo da parada Billboard da categoria. Já ganhou dois Grammys, dez Juno Awards, nove álbuns de ouro e três de platina. A venda de ingressos começou nesta quarta-feira nos sites oficiais Sympla (Rio de Janeiro) e Eventim (São Paulo).

35 | www.viagenssa.com |
MUSA DO JAZZ

FESTIVAIS QUE SÃO UMA

VIAGEM!

Os grandes eventos que acontecem todos os anos pelo mundo são perfeitos para combinar a paixão pela música com grandes destinos, conhecendo novas pessoas e lugares. Aqui, os mais famosos. Programe-se!

36 | Edição #73 | TRILHA SONORA • por Adilson Nascimento

Os festivais, seja de rock, rap, pop ou erudito, são eventos que reúnem bandas e artistas de renome internacional, bem como novos talentos, para apresentações ao vivo em ambientes festivos e cercados por expectativa de quem ama e celebra a música. São realizados em diferentes partes do mundo, proporcionando aos fãs, muitas vezes, oportunidade única de desfrutar de uma variedade de estilos musicais e performances impressionantes. A partir desta edição, falaremos um pouco desses eventos que atraem fãs do mundo todo e que, além de muita música, movimentam o turismo onde os eventos ocorrem, por meio de hospedagem, alimentação e demais produtos que giram em torno dos festivais. Como adquirir seus tickets?

Onde se hospedar? Qual site oficial do festival? O que levar na bagagem? Que tal se programar e encaixar aquele festival memorável em seu roteiro na próxima viagem?

Como dica, neste “acorde inicial”, vamos destacar alguns dos festivais mais celebrados ao redor do mundo:

FESTIVAL DE GLASTONBURY (REINO UNIDO)

É um dos maiores e mais famosos festivais de música do mundo. Realizado anualmente em Somerset, Inglaterra, o evento atrai centenas de milhares de pessoas. Embora misture diversos gêneros musicais, o rock tem presença significativa, com bandas lendárias e artistas contemporâneos se apresentando em vários palcos. Acontece sempre o início do verão no Hemisfério Norte. O próximo será entre os dias 26 e 30 de junho de 2024.

ROCK IN RIO (BRASIL E PORTUGAL)

É considerado é um dos festivais mais icônicos do mundo, com edições realizadas, tanto no Brasil quanto em Portugal. Originalmente criado no Rio de Janeiro em 1985, o festival se expandiu e se tornou um evento global. O Rock in Rio apresenta uma mistura de gêneros musicais, mas o rock sempre teve destaque em sua programação, com performances épicas de bandas consagradas.

COACHELLA (ESTADOS UNIDOS)

O Coachella Valley Music and Arts Festival, ou simplesmente Coachella, é um festival realizado na Califórnia. Embora seja conhecido por abranger diversos estilos musicais, o rock está sempre presente, com bandas alternativas e indie se apresentando ao lado de artistas de outros gêneros. O festival também é famoso por sua atmosfera boêmia e por atrair muitas celebridades.

37 | www.viagenssa.com |

TRILHA SONORA

DOWNLOAD FESTIVAL (REINO UNIDO)

É um dos principais festivais de rock e metal do país. Realizado anualmente na cidade de Donington Park, Inglaterra, o evento atrai fãs de diversos subgêneros do rock, como metal, punk e hard rock. Grandes bandas de renome internacional costumam se apresentar, proporcionando um ambiente intenso e energético.

WACKEN OPEN AIR (ALEMANHA)

É o maior de heavy metal do mundo. Realizado na pequena cidade de Wacken, no norte da Alemanha, o festival atrai milhares de fãs de metal de todo o mundo. Com uma programação repleta de bandas de metal renomadas e emergentes, o Wacken Open Air é um paraíso para os amantes desse gênero.

ROCK AM RING/ROCK IM PARK (ALEMANHA)

Esses festivais irmãos acontecem simultaneamente em Nürburg e Nuremberg. Com duração de três dias, têm programação diversificada de artistas de rock e de metal. Geralmente ocorrem no início de junho.

HELLFEST (FRANÇA)

Considerado um dos maiores festivais de metal do mundo, acontece em Clisson, na França. Com mais de 160 bandas se apresentando em várias tendas e palcos, o evento atrai fãs de todo o globo. Geralmente ocorre em junho.

TOMORROWLAND

É um festival predominantemente de música eletrônica, realizado anualmente. Sua edição original é realizada em Boom, na Bélgica, cidade com menos de 20 mil habitantes, no distrito de Antuérpia.

A edição brasileira, anunciada em 20 de julho de 2014, foi realizada na cidade de Itu, São Paulo, até 2016. Nos Estados Unidos, contava

com outro nome, TomorrowWorld, sendo a edição norte-americana realizada, até 2015, na cidade de Atlanta, na Georgia.

Este ano, o evento foi realizado nos fins de semana de 21 a 23 e 28 a 30 de julho com o tema “Adscendo”, uma narrativa que mesclava elementos medievais e steampunk. A edição atendeu 400 mil visitantes no decorrer dos dois finais de semana, com estrutura de 16 palcos e mais de 750 artistas.

Existem muitos outros eventos notáveis em diferentes países, como o Reading and Leeds Festival (Reino Unido), Roskilde Festival (Dinamarca), Lollapalooza e muitos mais. Esses são apenas alguns exemplos de festivais que ocorrem em diferentes partes do mundo. Cada festival tem suas próprias características e atrai fãs de diversos estilos e tribos, proporcionando uma experiência musical única e inesquecível.

Fique atento por aqui e nos sites oficiais dos festivais para obter informações atualizadas sobre datas, artistas e ingressos.

38 | Edição #73 |

QUAL A SUA

BUSCA?

Aeterna busca do sentido da vida anima e angústia os humanos desde sempre, e os acompanha durante toda sua jornada individual na Terra.

Søren Kierkegaard (1813-1855), filósofo dinamarquês apontado como um dos primeiros existencialistas, observava três caminhos usuais para atenuação dessa angústia: o prazer, a ética e a religião.

Buscar o que nos dá prazer, fazer o que é certo ou partir em busca de uma verdade maior (o belo, o bom e o verdadeiro) parecem ser, de uma forma genérica, as “soluções” que a humanidade encontra para esse desafio.

Individualmente, entretanto, procuramos encontrar um significado para nossa vida, uma preocupação que vem se acentuando neste início de século e ganhou mais força durante o recente enfrentamento da pandemia da covid-19. Queremos fazer coisas significativas para que a vida tenha sentido.

Claro que, como diria Maslow (1908-1970), o psicólogo estadunidense famoso por sua pirâmide da hierarquia das necessidades, a busca de um propósito para existência só encontra espaço quando as necessidades básicas (fisiológicas e de segurança) estão ra-

40 | Edição #73 | PENSATA • por Flavio Ferrari
Quando procuramos algum sentido para a vida, fazer algo significativo é encontrar um significado no que se faz!

zoavelmente endereçadas.Quem luta para sobreviver tem mais o que fazer do que elucubrar sobre os mistérios da existência.

Posso supor que você, que está lendo o texto agora, não está sendo consumido pelos desafios da base da pirâmide de Maslow.Logo, se qualifica, momentaneamente, para a busca de um significado para sua vida.

A sequência proposta por Kierkegaard costuma ter uma boa correlação com o tempo de vida.Pessoas mais jovens tendem a priorizar o prazer imediato ou a serem torturadas por sua ausência.

Na meia idade, somos absorvidos por nossas responsabilidades (trabalho, família, sociedade) e tentamos fazer o que nos parece correto ou nos deixamos consumir pela culpa do fracasso e de eventuais pecados.

Um pouco mais tarde, já vislumbrando o final de nossa jornada no planeta e tendo a morte como conselheira, revisamos nossa escala de valores e não é incomum abrirmos espaço para a espiritualidade, um olhar além do mundo material.

Mas há quem subverta essa ordem, ao sabor dos ventos e tempestades que animam sua história pessoal.

O importante é que, a qualquer momento e fase da vida, atendidas as necessidades básicas, o desejo de fazer coisas significativas nos assalta. Queremos relacionamentos significativos, e buscamos significar algo para o mundo e para nós, rumo ao topo da pirâmide. Entretanto, estabelecer parâmetros para avaliar a relevância da nossa existência parece ser algo condicionado ao conhecimento do sentido da própria existência o que, segundo todos os grandes filósofos que trataram do assunto (ou pelo menos os que pude acessar), não é algo que sejamos capazes de alcançar racionalmente.

Há que se desenvolver a fé em algo maior, com ou sem a intermediação das religiões.A palavra religião, vale comentar, vem de “religar” e, essencialmente, é essa conexão com o sentido perdido da existência que as religiões oferecem.

Mas, se nossa busca cotidiana é intelectual e, portanto, limitada pela razão que não seria capaz de estabelecer uma resposta para o sentido da vida, talvez valha a pena inverter esse processo e estabelecermos, nós mesmos, um significado para o que fazemos.

Vamos a um exemplo simples, falando de nossa relação com o trabalho.

A ideia de que “eu trabalho para pagar minhas contas”, que poderia ser vista como uma relação insípida e desmotivada com o trabalho, ganha outra dimensão quando consideramos que “pagar as contas” é fundamental para a sobrevivência (está na base da pirâmide de Maslow) e é o que permite que alcemos outros voos.

Se você ganhou na loteria ou nasceu em uma família rica, não precisando se preocupar com o pagamento das contas, talvez precise buscar um trabalho com propósito intrínseco e enfrentar as questões relacionadas ao sentido da vida.

Mas se é um mortal comum, não há significado maior para o trabalho do que pagar suas contas, garantir que suas necessidades fisiológicas e de segurança sejam atendidas. Nada é mais importante do que isso, de fato, e podemos atribuir esse significado para o trabalho.

Aliás, talvez atribuir não seja a melhor palavra.Encontrar é o temo mais adequado.

Tudo que desejamos fazer, ou que precisamos (nos sentimos obrigados) a fazer, tem seu significado.

Descobrir esses significados, invertendo o caminho da busca, pode nos levar mais perto de conhecer o sentido da vida.

41 | www.viagenssa.com |
Flavio Ferrari é fundador da SocialData e professor da ESPM.

A INFINITA JORNADA DA ALMA!

Dance,

Em nossa extraordinária experiência de vida, somos constantemente levados a experimentar o luto nas diversas formas, valores, conceitos etc. Ora, sofremos a perda de alguém querido, ora o final de um relacionamento, de um trabalho, de um animal de estimação.

Mas, como, de fato, nos sentimos e nos comportamos diante de tais acontecimentos? Diante de uma perda por  morte, devemos enfrentar com clareza e maturidade a

transitoriedade de tudo, principalmente na  jornada humana. O sofrimento se manifesta de várias maneiras: por meio do físico, do psicológico, do biológico, do espiritual, do emocional. É uma  experiência  de morrer, de nascer e despertar para o novo, do qual ainda não se tem clareza.

Para a nossa alma  não há começo, meio e fim, e sim um sentido de continuidade evolutiva que nos ajuda diante dessa visão: melhorar-nos todos os dias. Assim,

BEM-ESTAR
• por
Liberalquino
ore, cante, ouça músicas clássicas, viaje para lugares paradisíacos, faça uma imersão na floresta. A grandeza da jornada humana está nas diversas oportunidades que surgem a cada dia. Nascer em si mesmo é aprender a morrer no que não gera mais fruto!
Isabel

nossa colheita será de acordo como a plantamos na natureza da vida e do Universo nesse estado do presente. Porém, e quando  se trata do final de um relacionamento?  Da morte de alguém que ainda está vivo? Como nos comportamos diante desse vazio? Não tente preenchê-lo imediatamente, pois tudo vai depender de um processo de maturidade e crescimento para se deixar transformar em consciência.

Estamos sendo bombardeados com ideais relâmpagos, de reformas e construções de lugares, cenários e novelas. E tudo isso influencia o nosso inconsciente e subconsciente; muitas vezes queremos que tudo aconteça como no mundo virtual.

CURANDO AS DORES

Em nossas vidas internas, não acontece assim. A natureza não dá saltos, ela respeita o desenvolvimento, tanto no ser humano, como em outros reinos, a construção do processo e a dissolução dele. Precisamos caminhar, transmutando os padrões do passado e permitindo nos sentir no espaço do agora, a verdadeira natureza de si mesmo, e ir avançado em busca de caminhos que levem a mente e o corpo a outras descobertas. Para isso, procure queimar todas as lembranças na forma de imagens, mensagens, redes sociais, lugares frequentados no passado. Se afaste.

Não procure falar com a pessoa que você acabou de se separar, não vá atrás, não busque saber como está, onde está ou com quem está. Mas, sim ocupar sua vida no agora, preenchendo-a com atividades que despertem valores nobres e virtuosos, alegre-se com novos amigos e se surpreenda com você mesmo. Se o choro vier, chore. Mas não se afogue; nade, mergulhe e flutue. Surfa!

A alegria está dentro de você, aquele que partiu não levou sua fé, sua inteligência, sua vida. Você continua respirando e conectada com a luz divina. Você é parte desse Ser supremo. Agarre-se à vida, solte o corpo do sofrimento, porque ele só existe porque se apegou e se agarrou a ele. Solte tudo, como solta a respiração. Se quiser segurá-la por muito tempo, morre asfixiado. A dor não pode ficar contida, ela precisa ser transmutada.

Acredite nas manobras do destino, mas não se acovarde diante dos desafios. Se a perda foi de um emprego, uma porta se fechou para outras se abrirem, para evolução e aprendizados.

TUDO PASSA

Dance, ore, cante, ouça músicas clássicas, viaje para lugares paradisíacos, montanhas, faça uma grande imersão na floresta, faça rituais de amor, escreva. Pode até escrever para quem partiu, expressando tudo o que não foi dito, que ficou sem concluir, mas não esqueça de queimar o papel e soltar na luz infinita. Desengasgue.

Você é uma alma imortal. E, como dizia o mestre H.H.Swami Sivanadaji Maharaj, tudo vai passar, se você deixar ir. A grandeza dessa jornada humana está nas diversas oportunidades que surgem a cada dia, em diferentes possibilidades.

Todos os dias são uma iniciação. Dê espaço para o luto se dissolver, sem esquecer que esse espaço vazio deve ser preenchido pela vida e não pela morte! Não sinta pena de si mesmo. A extraordinária maneira de aceitar as perdas e o vazio é deixar que a deslumbrante criação se manifeste e a expansão da consciência se amplie, alterando toda a frequência e vibrações, dentro e fora.

E quando você menos esperar, respire, abra seus  braços, olhe para o céu, descobrindo que novamente sua vida está começando. Nascer em si mesmo é aprender a morrer no que não gera mais fruto. Aceitar que o ciclo acabou para si e para o outro. A gratidão à vida é aceitar tudo no agora. E esse agora é infinito, além da Terra -na mais perfeita dança da criação.

Seja um gigante com pés de chumbo e não de barro. Resista ao sofrimento, mas não exalte a dor. Espalhe o amor, por onde for. Boa viagem para dentro e fora de si mesmo. Abrace o planeta.

Com sucesso e louvor!

Isabel Liberalquino é astróloga, taróloga cabalista, ioguini e co-fundadora do Mahasanghayoga. magabel19@gmail.com

Vitrine de primavera!

Casual, o BLACK EDITION

linha G-STEEL G-SHOCK

resistência absoluta e edição limitada, tem funções como registro de hora, posição atualizada no mapa e o Tough Solar, que o carrega com energia do sol. https://www.casio.com/ br/watches/gshock/

Os fãs de Star Wars vão amar a nova a geladeira premium, da linha BLACK GLASS com Darth Vader, o icônico vilão da saga. É uma série especial da Panasonic, com vendas limitadas e já disponíveis no e-commerce da marca e da Fast Shop, além das lojas físicas da loja parceira.

Preço: R$ 7.999,00. Lojapanasonic.com.br

Perfeitas para qualquer ocasião, a coleção SPRING COLORS, da BÁSICO.

COM, aposta nas cores verde pinheiro, amarelo mel e bege camel. À venda no e-commerce.

Preço: R$ 239.

Para players exigentes, o MOUSE MORCEGO WIRELESS, da FALLEN COMPANY, é um periférico que proporciona velocidade e precisão, sendo compatível com os principais games. Sua bateria dura 60 horas. Preço: R$ 499.

44 | Edição #73 | CONSUMO
VITRINE DE INVERNO • por Simone Galib

O GEL CREME REJUVENESCEDOR FACIAL VITAL DERMO

compõe a nova linha de cuidados faciais da MAHOGANY, marca de cosméticos premium. Preço: R$ 219,00.

A linha ULTIMATE REPAIR, da Wella Professionals, promete cabelos luxuosos. Destaque para o ULTIMATE REPAIR MIRACLE HAIR RESCUE 30ML, sérum que oferece reconstrução total em apenas 90 segundos e fios com 99% menos quebra. R$ 93,00.

Os esmaltes da linha DIAMOND GEL, da RISQUÉ, são feitos para brilhar. São seis cores e unhas com efeito em gel, como este roxo, batizado de Rooftop em Nova York, por R$ 15,59. @ risqueoficial.

Comemorando quase 50 anos de mercado, a ÁGUA DE CHEIRO oferece descontos de aniversário em linhas especiais da marca, como a DEO COLÔNIA FLOR DE GUARANÁ. Preço: R$ 71,94.

O novo CICALFATE+ SCAR GEL, da AVÈNE, trata cicatrizes, melhora a dor, coceira, coloração e espessura da cicatriz, deixando-a com aspecto mais suave em apenas três semanas! Preço sugerido: R$ 169,99.

45 | www.viagenssa.com |

VIAJE,

NÃO IMPORTE PARA ONDE!

Oser humano está, recorrentemente, recebendo sinais. Seja do corpo, quando emite, por exemplo, aquela sensação de estômago oco, com direito até a um ronco indiscreto, para avisar que está com fome; seja do coração, quando eventualmente começa a bater com mais força ao rever alguém, avisando que ainda existe uma fagulha acesa.

Agora, uma provocação: quais serão os sinais para mostrar que está na hora de viajar? Sim, porque eles também existem, ah, se existem!  E variam, conforme o receptor. Há casos em que o sinal surge em forma de uma irritabilidade recorrente; outros em que se manifesta por meio de um suspiro lento e sofrido a cada foto ou texto sobre destinos turísticos que aparece diante dos olhos; outros, ainda, que atendem pelo nome de “crise conjugal”. Esse sinal é ótimo, porque acende uma luz de alerta não só em uma, mas em duas pessoas. O esforço para resolver o problema é potencializado e, consequentemente, as chances de solução aumentam.

O certo é que, não importa como os sinais da necessidade iminente de viajar se manifestam, mas sim a urgência de resolver o problema. Afinal, protelar para quê?

Ah, mas o trabalho não permite neste momento... Ah, mas não tenho condições financeiras agora... Ah, estou estudando para o concurso... E as desculpas são infindáveis.

Mas, quem está falando de viagens longas, caras, complicadas? Viagem é viagem, não importa o destino, a quantidade de dias ou os hotéis escolhidos. Dois dias à beira de um rio, debaixo de uma barraca de lona, podem ser mais divertidos e prazerosos do que uma semana em Paris. Depende das circunstâncias, da companhia, do estado de espírito, das necessidades e expectativas do momento.

Por isso, vale anotar esta fórmula mágica: ter disposição para abrir o coração a novas emoções e experiências. Afinal, se for para tudo continuar igual à rotina, é melhor que fiquemos em casa, não é?

Então, um lembrete àqueles que se dizem “amantes de viagens”, mas não acham a hora nem o roteiro ideal: não esperem por isso. Esse tal momento ideal, destino ideal ou o que quer que seja ideal nunca chega. E façam o seguinte: fiquem atentos aos sinais, que não se restringem ao que foi dito neste texto. As manifestações são inesgotáveis, individuais e podem ser provocadas, inclusive. É ótimo fabricar os sinais, eventualmente. Ninguém vai perder com isso, só ganhar.

46 | Edição #73 | IMPRESSÕES
Tania Moschini é formada em letras, com habilitação em língua portuguesa e francesa. Aposentada e aficionada por viagens, também se dedica à literatura e agora estreia com o livro E agora, pra onde? • por Tania Moschini Divulgação/Tania Moschini
C O N F I R A A P R O G R A M A Ç Ã O C O M P L E T A N O S I T E 9 A 1 2 D E N O V E M B R O > 2 0 2 3 S E R R A P A R K > G R A M A D O
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.