Page 1

CATÁLOGO DE TESTES

EDIÇÃO 2017


SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 4

Institucional

CATEGORIAS DE TESTES Aptidões Específicas

6 12 18

Inventários

22

Neuropsicológicos Organizacionais

26 29 33

Orientação Profissional Personalidade

44

Psicologia Escolar Psicopedagógicos

45 48 49

Inteligência

Plataforma Online - VOL Destaques Livraria

DISTRIBUIDORES 55

Contatos Distribuidores


SOLUÇÕES EM

PSICOLOGIA

MISSÃO Produzir e Divulgar Conhecimento Científico, visando fortalecer e contribuir a Prática Profissional por meio da oferta de Produtos e Serviços com alto padrão de qualidade e credibilidade no segmento de Psicologia.

VISÃO Ampliar Liderança no mercado brasileiro mantendo-se como a maior, melhor e mais confiável Editora de Psicologia e Expandir Presença no mercado internacional.

VALORES INTEGRIDADE RESPEITO CAPACITAÇÃO INOVAÇÃO DEDICAÇÃO 4


TESTES PSICOLÓGICOS A Vetor possui uma ampla variedade de instrumentos dirigidos a adultos e crianças. Algumas publicações da editora são referência na área, como os testes G-36, G-38, R-1, AC e o Palográfico. Além disso, a editora publica a maioria dos testes utilizados para a avaliação de profissionais que necessitam obter a habilitação para dirigir veículos automotivos e transporte aéreo – todos aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Ao todo são mais de 65 instrumentos de avaliação divididos em 9 categorias diferentes: Aptidões Específicas, Inteligência, Neuropsicológicos, Orientação Profissional, Organizacionais, Personalidade, Psicologia Escolar, Psicopedagógicos e Inventários. O catálogo variado de testes atende às necessidades específicas dos mais diversos perfis de clientes da área. Devido a isso, a Vetor adota uma estratégia de segmentação de mercado totalmente desenvolvida com base em estudos voltados ao público-alvo da marca, o que resulta em um atendimento diferenciado, com direcionamento de todos os esforços para a satisfação dos principais grupos de clientes.

CLÍNICAS PSICOTÉCNICAS CONSULTORIAS DE RH EMPRESAS DE TRANSPORTE E SEGURANÇA PSICÓLOGO CLÍNICO EMPRESAS DE ATUAÇÃO DIVERSA (GRANDE E MÉDIO PORTE)

ORGÃO PÚBLICO / EMPRESAS DE CONCURSO PÚBLICO INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR TERCEIRO SETOR PSICOPEDAGOGOS E PEDAGOGOS

5


APTIDÕES ESPECÍFICAS Coleção AC

Teste de Atenção Concentrada

Suzy Vijande Cambraia Edição: 4ª edição - São Paulo, Vetor, 2009. Objetivo: Avaliar a capacidade do sujeito de manter a atenção concentrada no trabalho realizado durante um período determinado. Público-alvo: Adolescentes e adultos a partir de 16 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, com limite de tempo. Existem estudos de precisão, validade e tabela (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade, idade e sexo. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação e Crivo.

Coleção AC-15

Teste de Atenção Concentrada

Efraim Rojas Boccalandro

correção online

Edição: 3ª edição - São Paulo, Vetor, 2003. Objetivo: Medir a capacidade de atenção concentrada dos indivíduos. Público-alvo: Adolescentes e adultos a partir de 16 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, com limite de tempo total de 15 minutos. Existem estudos de precisão, validade e tabela (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade e sexo. Composição: Livro de Instruções, Livro de Exercícios e Crivo.

Coleção AD/AS

Teste de Atenção Dividida e Sustentada

Fermino Fernandes Sisto, Ana Paula Porto Noronha, Rossana Lamounier, Daniel Bartholomeu, Fabián Javier Marín Rueda

6

Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2006. Objetivo: Atenção Dividida (AD) - avaliar a capacidade para manter a atenção com qualidade e concetração em dois estímulos ou mais; Atenção Sustentada (AS) - avaliar a capacidade para focar a atenção em determinado estímulo, competindo com outros e manter a atenção por um determinado período de tempo. Público-alvo: Adultos com idade entre 18 e 73 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, com limite de tempo estabelecido tanto para o teste AD quanto para o teste AS. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação AD, Livro de Aplicação AS, Crivo AD e Crivo AS.


APTIDÕES ESPECÍFICAS Coleção BFM-1

Bateria de Funções Mentais para Motoristas TADIM-1/TADIM-2/TACOM-A/TACOM-B/TADIS-1/ TADIS-2 (Testes de Atenção Difusa, Concentrada e Discriminativa) Emílio Carlos Tonglet

correção online

Edição: 2ª edição - São Paulo, Vetor, 2007. Objetivo: Investigar as funções mentais relacionadas ao ato de dirigir, quanto à atenção difusa, concentrada e discriminativa. Público-alvo: Adultos com idade mínima de 18 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, ambas com tempo determinado. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação TADIM-1, Livro de Aplicação TADIM-2, Livro de Aplicação TACOM-A, Livro de Aplicação TACOM-B, Livro de Aplicação TADIS-1, Livro de Aplicação TADIS-2, Crivo TADIM-1, Crivo TADIM-2, Crivo TACOM-A, Crivo TACOM-B, Crivo TADIS-1 e TADIS-2.

Coleção BFM-2

Bateria de Funções Mentais para Motoristas TEPLAM (Teste de Memória) Emílio Carlos Tonglet

Edição: 2ª edição - São Paulo, Vetor, 2003. Objetivo: Investigar as funções mentais relacionadas ao ato de dirigir, quanto à memória de longo e curto termo. Público-alvo: Adultos com idade mínima de 18 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, com tempo determinado. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade. Composição: Livro de Instruções, Livro de Exercício e Crivo.

Coleção BFM-4

Bateria de Funções Mentais para Motoristas TACOM-C e TACOM-D (Testes de Atenção Concentrada)

Emílio Carlos Tonglet Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2002. Objetivo: Investigar as funções mentais relacionadas ao ato de dirigir, quanto à atenção concentrada. Público-alvo: Adultos com idade mínima de 18 anos. Aplicação: Individual ou coletiva com tempo determinado. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação TACOM-C, Livro de Aplicação TACOM-D, Crivo TACOM-C e Crivo TACOM-D.

7


APTIDÕES ESPECÍFICAS Coleção BGFM-1

Bateria Geral de Funções Mentais TEDIF-1/ TEDIF-2 e TEDIF-3 (Testes de Atenção Difusa)

Emílio Carlos Tonglet Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2002. Objetivo: Investigar, avaliar e mensurar a atenção difusa. Público-alvo: Adolescentes e adultos a partir de 15 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, com um tempo determinado. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação TEDIF-1, Livro de Aplicação TEDIF-2 e Livro de Aplicação TEDIF-3.

Coleção BGFM-2 Baterial Geral de Funções Mentais - TECON-1/ TECON-2 e TECON-3 (Testes de Atenção Concetrada) Emílio Carlos Tonglet Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2003. Objetivo: Investigar, avaliar e mensurar a atenção concentrada. Público-alvo: Adolescentes e adultos a partir de 15 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, com tempo determinado. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação TECON-1, Livro de Aplicação TECON-2, Livro de Aplicação TECON-3, Crivo TECON-1, Crivo TECON-2 e Crivo TECON-3.

Coleção BGFM-4 Bateria Geral de Funções Mentais - TMR (Teste de Memória de Reconhecimento) Emílio Carlos Tonglet

8

Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2007. Objetivo: Investigar, avaliar e mensurar a memória de reconhecimento tanto de curto como de longo termo. Público-alvo: Adolescentes e adultos a partir de 15 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, com tempo determinado. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade e sexo. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação TMR e Crivo.


APTIDÕES ESPECÍFICAS Coleção BPA

Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção

Fabián Javier Marín Rueda

correção online

Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2013. Objetivo: Avaliar a capacidade geral de atenção, assim como uma avaliação individualizada de tipos de atenção específicos, quais sejam, Concentrada, Dividida e Alternada. Público-alvo: Indivíduos entre 6 e 82 anos, de ambos os sexos e com diferentes níveis de escolaridade. Aplicação: Individual ou coletiva, com um tempo determinado para cada teste que compõe a BPA, mas no geral, o tempo total de aplicação da bateria não excede os 20 minutos. Composição: Livro de Instruções, Livro de Interpretação, Livro de Aplicação Atenção Concentrada, Livro de Aplicação Atenção Dividida, Livro de Aplicação Atenção Alternada, Crivo Atenção Concetrada, Crivo Atenção Dividida e Crivo Atenção Alternada.

Coleção TAS

Teste de Atenção Seletiva

Fábio Camilo da Silva

correção online

Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2011. Objetivo: Avaliar a atenção seletiva definida como a capacidade de selecionar e manter o foco em um determinado estímulo em detrimento de outros presentes no ambiente. Público-alvo: Pessoas com idade entre 15 e 60 anos, com escolaridade mínima a partir do Ensino Fundamental, de ambos os gêneros. Também pode ser aplicado em profissionais ou participantes de processo de avaliação psicológica para fins de seleção organizacional, além de pilotos de avião e candidatos à CNH. Essa população foi definida de acordo com as normas do instrumento. Aplicação: Individual ou coletiva, com tempo pré-estipulado. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com sua idade e sexo. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação e Crivo.

9


APTIDÕES ESPECÍFICAS Coleção TCFI

Teste de Criatividade Figural Infantil

Tatiana de Cássia Nakano, Solange Muglia Wechsler, Ricardo Primi Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2011. Objetivo: Avaliar a criatividade em crianças. Público-alvo: Estudantes da 1ª à 8ª série do Ensino Fundamental (2ª a 9ª ano). Aplicação: Individual ou coletiva, com tempo determinado. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com a escolaridade e tipo de escola (pública ou privada). Composição: Livro de Instruções, Livro de Exercícios e Livro de Avaliação.

Coleção TEACO-FF

Teste de Atenção Concentrada

Fabián Javier Marín Rueda, Fermino Fernandes Sisto.

correção online

Edição: 1ª edição: 2016 - São Paulo. Objetivo: O Teste de Atenção Concentrada (TEACO-FF) avalia a capacidade de uma pessoa em selecionar apenas uma fonte de informação diante de vários estímulos distratores num tempo pré-determinado. Público-alvo: Adultos de 18 a 61 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, tempo determinado, sendo que todo o processo de explicação e aplicação do teste não ultrapassa 10 minutos. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação e Crivo de Avaliação.

Coleção TEADI | TEALT

Teste de Atenção Dividida | Teste de Atenção Alternada

Fabián Javier Marín Fueda.

correção online

10

Edição: 1ª edição: 2016 - São Paulo. Objetivo: O Teste de Atenção Dividida (TEADI) fornece uma medida referente à capacidade da pessoa dividir a atenção, ou seja, a capacidade do indivíduo para procurar mais de dois estímulos simultaneamente. O Teste de Atenção Alternada (TEALT) avalia a capacidade que o sujeito tem para focar a atenção ora em um estímulo, ora em outro, ou seja, a capacidade de alternar a atenção. Público-alvo: Adultos de 18 a 72 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, possui tempo determinado, sendo que todo o processo de explicação e aplicação de cada teste não ultrapassa 10 minutos. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação – TEADI, Livro de Aplicação – TEALT, Crivo de Avaliação – TEADI e Crivo de Avaliação – TEALT.


APTIDÕES ESPECÍFICAS Coleção TEM-R

Teste de Memória de Reconhecimento

Fabián Javier Marín Rueda, Alexandre José Raad, Rebecca de Magalhães Monteiro.

correção online

Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2016. Objetivo: Avalia a capacidade de identificar qualquer tipo de estímulo ou situação já visualizado ou vivido anteriormente. O Teste oferece figuras e palavras para memorizar, e o avaliado deve posteriormente assinalar os estímulos lembrados. Público-alvo: Jovens e adultos de 17 a 53 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, Tempo determinado, sendo que todo o processo de explicação e aplicação do teste não ultrapassa 10 minutos. Composição: Livro de Instruções, Cartão de exemplo TEM-R (em papel ou digital), Cartão de aplicação TEM-R (em papel ou digital), Livro de Aplicação e Crivo.

Coleção TEPIC-M

Teste Pictórico de Memória

Fabián Javier Marín Fueda, Fermino Fernandes Sisto Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2007. Objetivo: Avaliar a memória visual por meio de estímulos figurais, num curto período de tempo. Público-alvo: Adolescentes e adultos com idade entre 17 e 97 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, com tempo determinado. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com sua idade e sexo. Composição: Livro de Instruções, Cartão de Aplicação Individual, Cartão de Aplicação Coletiva, Livro de Aplicação e Crivo.

11


INTELIGÊNCIA Coleção B-SPG BENDER

Teste Gestáltico Visomotor - Sistema de pontuação gradual B-SPG

Fermino Fernandes Sisto, Ana Paula Porto Noronha, Acácia Aparecida Angeli dos Santos Edição: 2ª edição - São Paulo, Vetor, 2006. Objetivo: Avaliar a maturação percepto-motora por meio da análise da distorção de forma. Público-alvo: Crianças com idade de 6 a 10 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 15 minutos. Caso a aplicação seja coletiva, sugere-se o máximo de 30 crianças. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis e quartis para o público-alvo de acordo com sua idade e sexo. Composição: Livro de Instruções, Cartão Estímulo de Aplicação Individual, Cartão Estímulo de Aplicação Coletiva, Livro de Avaliação, Fichas de Correção e Crivo.

Coleção BFM-3

Bateria de Funções Mentais para Motoristas – TRAP -1 (Teste de Raciocínio Lógico)

Emílio Carlos Tonglet Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2001. Objetivo: Investigar as funções mentais relacionadas ao ato de dirigir. Estabelecer uma investigação nas diversas operações mentais envolvidas no raciocínio lógico dos motoristas Público-alvo: Adultos com idade mínima de 18 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, com limite de tempo de 10 minutos, 15 minutos, 20 minutos ou tempo livre. Composição: Livro de Instruções, Livro de Exercícios, Livro de Aplicação e Crivo.

12


INTELIGÊNCIA Coleção TESTE DOS CUBOS Teste de Raciocínio Visuoespacial

Fabián Javier Marín Rueda, Monalisa Muniz Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2011. Objetivo: Avaliar o raciocínio visuoespacial, que se refere à capacidade de formar representações mentais e manipulálas, transformando-as em novas representações. Também pode servir como um indicativo para propor intervenções que visem melhorar habilidades visuoespaciais nos indivíduos de forma geral. Público-alvo: Pessoas com idade a partir dos 18 anos e escolaridade mínima equivalente ao Ensino Médio, de ambos os sexos. Aplicação: Individual ou coletiva, com limite de tempo de 30 minutos. Composição: Livro de Instruções, Livro de Exercícios, Livro de Aplicação e Crivo.

Coleção DFH

Desenho da Figura Humana - Escala Sisto Fermino Fernandes Sisto

Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2005. Objetivo: Avaliar o fator g da inteligência de crianças. Público-alvo: Crianças com idade entre 5 e 10 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média de 15 minutos para as crianças menores e de 5 a 8 minutos para as crianças maiores. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com sua idade e sexo. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação Masculino, Livro de Aplicação Feminino e Crivos.

Coleção G-36

Teste Não Verbal de Inteligência

Efraim Rojas Boccalandro

correção online

Edição: 5ª edição - São Paulo, Vetor, 2003. Objetivo: Avaliar o fator g de inteligência. Público-alvo: Adolescentes e adultos. Aplicação: Individual ou coletiva, 30 minutos ou tempo livre dependendo da finalidade. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis de acordo com sua escolaridade. Há atualmente uma versão informatizada com a correção automática do teste. Composição: Livro de Instruções, Livro de Exercícios, Livro de Aplicação e Crivos.

13


INTELIGÊNCIA Coleção G-38

Teste Não Verbal de Inteligência

Efraim Rojas Boccalandro

correção online

Edição: 4ª edição - São Paulo, Vetor, 2003. Objetivo: Avaliar o fator g de inteligência. Público-alvo: Adolescentes e adultos. Aplicação: Individual ou coletiva, 30 minutos ou tempo livre dependendo da finalidade. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis de acordo com sua escolaridade. Há atualmente uma versão informatizada com a correção automática do teste. Composição: Livro de Instruções, Livro de Exercícios, Livro de Aplicação e Crivos.

Coleção HTM

Teste de Habilidade para o Trabalho Mental

Lucila Maria Costi Santarosa, Olga Wainstein, Zenia Raupp do Prado

aplicação e correção online

14

Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2009. Objetivo: Avaliar as habilidades para o trabalho mental. Público-alvo: Adolescentes e adultos com idade a partir de 14 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, com limite de tempo de acordo com a escolaridade do sujeito. Para sujeitos com escolaridade até o Ensino Fundamental, o tempo é de 20 minutos por subteste; para escolaridade Ensino Médio, o tempo é de 15 minutos por subteste; para escolaridade Superior, o tempo é de 10 minutos para cada subteste. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade, sexo e idade. Composição: Livro de Instruções, Livro de Exercícios, Livro de Aplicação e Crivos.


INTELIGÊNCIA Coleção R-1

Teste Não Verbal de Inteligência

Rynaldo de Oliveira Livro de Instruções: Irai Cristina Boccato Alves

correção online

Edição: 3ª edição - São Paulo, Vetor, 2009. Objetivo: Avaliar o fator g de inteligência. Público-alvo: Adolescentes e adultos. Aplicação: Individual ou coletiva, com limite de tempo de 30 minutos. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com sexo, escolaridade e tipo de escola (pública ou privada). Há atualmente uma versão informatizada com a correção automática do teste. Composição: Livro de Instruções, Livro de Exercícios, Livro de Aplicação e Crivo.

Coleção R-1(Forma B)

Teste Não Verbal de Inteligência

Rynaldo de Oliveira Livro de Instruções: Fermino Fernandes Sisto, Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Ana Paula Porto Noronha Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2004. Objetivo: Avaliar o fator g de inteligência de adultos e adolescentes. Público-alvo: Indivíduos a partir de 15 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, com limite de tempo de 30 minutos. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com sua idade. Composição: Livro de Instruções, Livro de Exercícios, Livro de Aplicação e Crivo.

Coleção R-2

Teste Não Verbal de Inteligência para Crianças

Rynaldo de Oliveira Livro de Instruções: Helena Rinaldi Rosa, Irai Cristina Boccato Alves Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2000. Objetivo: Avaliar o fator g de inteligência de crianças. Público-alvo: Crianças com idade de 5 a 11 anos. Aplicação: Individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 8 minutos. Composição: Livro de Instruções, Livro de Exercícios, Livro de Aplicação e Crivo.

15


INTELIGÊNCIA Coleção TESTE DOS RELÓGIOS (Forma B e C) Fábio de Vasconcellos Souza, Suzy Vijande Cambraia Edição: 4ª edição - São Paulo, Vetor, 2003. Objetivo: Avaliar o fator g. Público-alvo: Adultos. Aplicação: Individual ou coletiva, com limite de tempo de 30 minutos. No caso de sujeitos com escolaridade superior, o tempo pode ser reduzido para 20 minutos. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade. Composição: Livro de Instruções, Livro de Exercícios Forma B, Livro de Exercícios Forma C, Livro de Aplicação Forma B, Livro de Aplicação Forma C, Crivo Forma B e Crivo Forma C.

Coleção TI

Teste de Inteligência

Fábian Javier Marín Rueda, Nelimar Ribeiro de Castro

correção online

16

Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2011. Objetivo: O Teste de Inteligência (TI) avalia o fator g ou Inteligência Geral. Público-alvo: Este instrumento é destinado a pessoas com idades entre 18 e 67 anos, de ambos os sexos, com nível de escolaridade entre ensino fundamental incompleto e pós-graduação. As pessoas que participaram dos estudos psicométricos e normativos buscavam a avaliação psicológica para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Desse modo, as normas e o teste estão adequados para pessoas desse grupo. Aplicação: Individual ou coletiva, com tempo pré-estipulado de 20 minutos. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com sua idade. Composição: Livro de Instruções, Livro de Exercícios, Livro de Aplicação e Crivo.


INTELIGÊNCIA Coleção TNVRI

Teste Não Verbal de Raciocínio para Crianças

Luiz Pasquali Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2005. Objetivo: Avaliar o potencial intelectual de crianças e jovens, com base no fator g de inteligência. Público-alvo: Crianças com idade de 5 a 13 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 20 minutos. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com sua idade. Composição: Livro de Instruções, Livro de Exercícios, Livro de Aplicação, Cartaz de Aplicação Coletiva e Crivo.

Coleção TONI-3 (Forma A) Teste Não Verbal de Inteligência

Linda Brown, Rita J. Sherbenou, Susan K. Johnsen Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2006. Objetivo: Avaliar a inteligência geral de crianças por meio da resolução de problemas-desenhos de figuras abstratos. Público-alvo: Crianças com idade entre 6 e 10 anos. Aplicação: Individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média de 10 a 15 minutos. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com sua idade. O teste é adaptado para o Brasil. Composição: Livro de Instruções, Livro de Exercícios e Livro de Aplicação.

Coleção V-47

Teste Verbal de Inteligência

Efraim Rojas Boccalandro

correção online

Edição: 2ª edição - São Paulo, Vetor, 2003. Objetivo: Avaliar a capacidade de compreensão verbal. Público-alvo: Adolescentes e adultos. Aplicação: Individual ou coletiva, sem limite de tempo (em geral, o teste leva de 10 a 20 minutos para ser aplicado). Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade. Composição: Livro de Instruções, Livro de Exercícios e Crivo.

17


INVENTÁRIOS

EAB-E Coleção EAB-E

Escala de Avaliação do Bullying Escolar

Fábio Camilo da Silva Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2014. Objetivo: Identificar possíveis autores e vítimas de bullying no ambiente escolar. Público-alvo: Indicado a crianças e adolescentes de 6 à 20 anos que estejam estudando há pelo menos três meses na mesma escola. Aplicação: Individual ou coletiva, sem limite de tempo (varia conforme o nível de leitura). Composição: Livro de Instruções e Livro de Aplicação.

18


INVENTÁRIOS

Coleção EBADEP-A

Escala Baptista de Depressão Versão Adulto

Makilim Nunes Baptista Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2012. Objetivo: Instrumento que tem como objetivo avaliar a intensidade da depressão em adolescentes e adultos. Público-alvo: Adolescentes e adultos (entre 17 e 81 anos). Aplicação: Individual, sem limite de tempo. Composição: Livro de Instruções e Livro de Aplicação.

Coleção ETDAH-AD

Escala de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - Versão Adolescentes e Adultos

Edyleine Bellini Peroni Benczik Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2013. Objetivo: Esta escala tem como objetivo identificar de forma breve, rápida e prática os vários sintomas envolvidos no TDAH, com a possibilidade de distinguir a apresentação do transtorno, a intensidade e o nível de prejuízo existente (leve, moderado ou grave). Público-alvo: Para adolescentes e adultos com idades entre 12 e 87 anos, sendo que é preciso que o avaliado tenha domínio de leitura. Aplicação: Individual ou coletiva, sem limite de tempo. A escala é composta por 69 itens que descrevem comportamentos que o avaliado poderá apresentar. Para responder, ele deve considerar o grau com que o comportamento ocorreu nos seis últimos meses, tendo por base uma escala de seis pontos que varia entre Nunca e Muito Frequentemente. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação e Livro de Avaliação.

19


INVENTÁRIOS

EPR Coleção EPR

Escala dos Pilares da Resiliência

Tábata Cardoso e Maria do Carmo Fernandes Martins

aplicação e correção online

20

Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2013. Objetivo: Identificar, dentre as características que favorecem uma conduta resiliente, quais delas uma pessoa tem mais ou menos desenvolvidos. Público-alvo: Adultos com idade igual ou acima de 18 anos e com escolaridade a partir do Ensino Fundamental (cursando). Aplicação: Individual ou coletiva. É necessária apenas a utilização de uma caneta ou lápis para preenchimento do Livro de Exercício. Composição: Livro de Instruções, Livro de Exercícios e Livro de Avaliação.


INVENTÁRIOS

Coleção IFVD

Inventário de Frases no Diagnóstico de Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes

Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo, Antônio Augusto Pinto Junior Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2010. Objetivo: Auxiliar na identificação do fenômeno da violência doméstica contra a criança e o adolescente, a partir dos transtornos que essa experiência pode trazer. Público-alvo: Crianças e adolescentes com idade entre 6 e 16 anos. Aplicação: Individual, sem limite de tempo. Existem estudos de precisão para validade para o inventário. A interpretação é baseada no limite de pontos obtidos. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação e Crivo.

Coleção IPSF

Inventário de Percepção de Suporte Familiar

Makilim Nunes Baptista Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2010. Objetivo: Avaliar o quanto as pessoas percebem as relações familiares em termos de afetividade, autonomia e adaptação entre os membros. Público-alvo: Faixa etária entre 11 e 57 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, com tempo total de 20 minutos. A aplicação coletiva deve ser realizada com grupos de no máximo 80 pessoas. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação e Crivo.

21


NEUROPSICOLÓGICOS

Avaliação Neuropsicológica da Leitura e Escrita Coleção ANELE - Volume 1 LPI - Avaliação de Leitura de Palavras e Pseudopalavras Isoladas Jerusa Fumagalli de Salles, Camila Schorr Miná e Luciane da Rosa Picollo Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2017. Objetivo: Avaliar a habilidade de leitura oral, mais especificamente, a precisão no reconhecimento de palavras e pseudopalavras. Público-alvo: Crianças com idades entre 6 e 12 anos, estudantes de 1º a 7º ano do Ensino Fundamental. Aplicação: Individual.

BREVE LANÇAMENTO

22

Vol.2 - COMTEXT

Vol.3 - TEPP

Vol.4 - TLPPs

Vol.5 - AFLET

Avaliação da Compreensão de Leitura Textual

Tarefa de Escrita de Palavras e Pseudopalavras

Tarefa de Leitura de Palavras e Pseudopalavras

Avaliação da Fluência de Leitura Textual em Crianças


NEUROPSICOLÓGICOS

Coleção BVRT Retenção Visual de Benton Jerusa Fumagalli de Salles, Denise Ruschel Bandeira, Clarissa Marceli Trentini, Joice Dickel Segabinazi, Claudio Simon Hutz. Edição: 1ª Edição 2016 - Ano de Publicação: 2016. Objetivo: O Teste de Retenção Visual de Benton (BVRT) tem como objetivo avaliar habilidades de memória visual, percepção visual e praxia visuoconstrutiva. Público-alvo: Crianças a adultos entre 7 e 30 anos, e idosos entre 60 e 75 anos. Aplicação: Individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média de 10 a 20 minutos. Composição: Livro de Instruções, Livro de Estímulos, Livro de Aplicação, Livro de Avaliação e Crivo de Avaliação.

Coleção MTL - Brasil

Bateria Montreal Toulouse de Avaliação da Linguagem

Maria Alice de Mattos Pimenta Parente, Rochele Paz Fonseca, Karina Carlesso Pagliarin, Simone dos Santos Barreto, Ellen Cristina Siqueira Soares-Ishigaki, Lilian Cristine Hübner, Yves Joanette, Jean-Luc Nespoulous, Karin Zazo Ortiz. Edição: 1ª Edição - Ano de Publicação: 2016. Objetivo: Identificar e caracterizar as alterações de linguagem presentes em diversos quadros neurológicos e em distúrbios neuropsiquiátricos, assim como avaliar o tipo de afasia, auxiliando no processo de diagnóstico, prognóstico e reabilitação. Público-alvo: Adultos e idosos, com idades entre 19 e 75 anos. Aplicação: Individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 40 minutos. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação I, Livro de Aplicação II e Livro de Estímulos.

23


NEUROPSICOLÓGICOS

NEUPSILIN-INFANTIL Coleção NEUPSILIN-INF Instrumento de Breve Infantil

Avaliação

Neuropsicológica

Jerusa Fumagalli de Salles, Rochele Paz Fonseca, Maria Alice de Mattos Pimenta Parente, Camila Cruz-Rodrigues, Claudia Berlim de Mello, Thais Barbosa e Mônica Carolina Miranda.

24

Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2016. Objetivo: Avalia componentes de oito funções neuropsicológicas, por meio de 26 subtestes: orientação, atenção, percepção visual, memórias (de trabalho, episódica e semântica), habilidades aritméticas, linguagem oral e escrita, habilidades visuoconstrutivas e funções executivas. Seus resultados contribuem na delimitação de diagnósticos em transtornos do neurodesenvolvimento e da aprendizagem. Público-alvo: Crianças do primeiro ao sexto ano escolar do Ensino Fundamental (considerando anos de estudo formal), com idades entre 6 e 12 anos e 11 meses. Aplicação: Individual, tempo livre, sendo que a maioria das aplicações leva em média 50 minutos. Composição: Livro de Instruções, Livro de Estímulos I, Livro de Estímulos II, Livro de Avaliação, Livro de Aplicação e Crivo.


NEUROPSICOLÓGICOS

Coleção NEUPSILIN

Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve

Rochele Paz Fonseca, Jerusa Fumagalli de Salles, Maria Alice de Mattos Pimenta Parente Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2009. Objetivo: Avaliar o desenvolvimento neuropsicológico. Público-alvo: Adolescentes e adultos, com idade entre 12 e 90 anos. Aplicação: Individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média de 30 à 50 minutos. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com sua idade, escolaridade e tipo de escola (pública ou particular). Composição: Livro de Instruções, Livro de Estímulos I, Livro de Estímulos II e Livro de Aplicação.

Coleção PIAGET-HEAD

Bateria de Orientação Direita-Esquerda

Plínio Marco de Toni Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2006. Objetivo: Verificar o grau de desenvolvimento da orientação direita-esquerda de crianças em si mesmas, no examinador e entre os objetos, e a reprodução de movimentos lateralizados. Público-alvo: Crianças com idade de 6 a 13 anos. Aplicação: Individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média de 10 à 15 minutos. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público de acordo com sua idade e tipo de escola (pública ou particular). Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação e Avaliação, Livro Substeste e Exercício.

25


ORGANIZACIONAIS

Coleção CLIMOR

Escala de Avaliação do Clima Organizacional

Fabián Javier Marín Rueda, Acácia Aparecida Angeli dos Santos Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2011. Objetivo: Avaliar o clima organizacional, definido como um conjunto de características estáveis resultantes da interação entre o colaborador (percepção individual), seus colegas (microambiente) e a organização (macroambiente). Público-alvo: Pessoas com idade a partir de 18 anos, de ambos os sexos e escolaridade mínima equivalente ao Ensino Fundamental. Aplicação: Individual ou coletiva, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 20 minutos. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação, Livro de Avaliação Individual e Livro de Avaliação Coletivo.

Coleção DTO II

Diagnóstico Tipológico Organizacional

José Jorge de Morais Zacharias, Sérgio Antônio do Prado Júnior e Melissa Vieira Teixeira Edição: 2ª edição - São Paulo, Vetor, 2014. Objetivo: Avaliar, compreender e descrever o perfil de atividade de cada função organizacional em uma empresa ou instituição. Público-alvo: Empresas ou setores envolvidos nas estratégias em gestão de pessoas no ambiente organizacional. Aplicação: Individual ou coletiva, sem limite de tempo. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação e Livro de Exercícios.

26


ORGANIZACIONAIS

Coleção EMPREGABILIDADE Escala de Empregabilidade

Keli Cristina Lara de Campos Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2011. Objetivo: Identificar quais os componentes psicológicos relacionados à conquista de trabalho. Público-alvo: Indivíduos com idade a partir de 18 anos, com escolaridade mínima equivalente ao Ensino Fundamental. Aplicação: Individual ou coletiva, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 30 minutos. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) para o público-alvo de acordo com sua experiência ou não experiência de trabalho. Composição: Livro de Instruções, Livro de Exercícios, Livro de Aplicação e Livro de Avaliação.

Coleção EVENT

Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho

Fermino Fernandes Sisto, Makilim Nunes Baptista, Ana Paula Porto Noronha, Acássia Aparecida Angeli dos Santos Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2007. Objetivo: Avaliar o quanto as circunstâncias do cotidiano do trabalho influem na conduta da pessoa, a ponto de caracterizar certa fragilidade. Público-alvo: Adolescentes e adultos com idade entre 17 e 54 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, com tempo determinado de 20 minutos. A aplicação coletiva deve ser realizada com grupos de no máximo 60 pessoas. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com seu sexo. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação, Livro de Avaliação e Crivo.

27


ORGANIZACIONAIS

ESCALA-QVT Coleção Escala-QVT Escala de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho

aplicação e correção online

28

Fabián Javier Marín Rueda Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2016. Objetivo: Avalia a qualidade de vida no trabalho, relacionada à necessidade de humanizar o ambiente laboral, levando em consideração fatores pessoais associados aos processos produtivos para proporcionar um ambiente laboral saudável, que possibilite ao trabalhador condições de desenvolver suas atividades com satisfação e bem-estar. Público-alvo: Adultos de 18 a 71 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, não há tempo limite para aplicação. Entretanto, estima-se uma duração média de 15 minutos. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação e Livro de Avaliação.


ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

COMO ESCOLHO ESCOLHER Coleção COMO ESCOLHO ESCOLHER Kathia Maria Costa Neiva Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2016. Objetivo: Identificar o padrão de tomada de decisão em jovens ou adultos, assim como os valores priorizados em situações de escolha, relacionando tais mecanismos a decisões no âmbito profissional. Público-alvo: Adolescentes em fase de primeira escolha profissional e adultos em reescolha, escolha da área de atuação, planejamento ou transição de carreira e preparação para a aposentadoria. Aplicação: Individual ou coletiva, sem limite de tempo. Composição: Livro de Instruções, Livro de Exercício I – versão adolescentes, Livro de Exercício II – versão adultos e Livro de Avaliação – análise das decisões.

29


ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Coleção AIP

Avaliação dos Interesses Profissionais

Rosane Schotgues Levenfus, Denise Ruschel Bandera Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2009. Objetivo: Avaliar os interesses profissionais do avaliado. Público-alvo: Adolescentes e adultos. Aplicação: Individual ou coletiva, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 30 minutos. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com seu sexo. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação, Livro de Avaliação, Livro de Exercícios e Crivo.

Coleção CRITÉRIOS

Para Escolhas Profissionais

Kathia Maria Costa Neiva Edição: 3ª edição - São Paulo, Vetor, 2015. Objetivo: Trata-se de um jogo, que tem como objetivo facilitar as escolhas profissionais de jovens ou adultos, promovendo o desenvolvimento da identidade vocacional-ocupacional e treinando a capacidade de decisão autônoma. Público-alvo: O Jogo pode ser utilizado com jovens ou adultos em diferentes momentos ou situações da carreira profissional. Aplicação: Individual ou Coletiva. A aplicação é feita em três etapas: (1) Definição de critérios para escolhas profissionais e identificação de profissões/ocupações: entre 40 e 60 minutos; (2) Pesquisa da realidade profissional, etapa que é realizada como tarefa de casa, entre duas sessões; (3) Avaliação das profissões/ocupações: entre 30 e 50 minutos. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação Meus Critérios para Escolhas Profissionais, Livro de Aplicação Realidade Profissional, Livro de Aplicação Coletiva, Livro de Avaliação e Ficha de Aplicação.

30


ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

EMEP - 2ª EDIÇÃO Coleção EMEP - 2ª EDIÇÃO

Escala de Maturidade para a Escolha Profissional

Kathia Maria Costa Neiva Edição: 2ª edição - São Paulo, Vetor, 2014. Objetivo: Avaliar a maturidade para a escolha profissional e detectar quais dos aspectos que a compõem estão mais e menos desenvolvidos. Público-alvo: Indivíduos cursando a partir do nono ano do ensino fundamental, pessoas que já concluíram o ensino médio e que estão escolhendo sua futura profissão ou ocupação e alunos universitários em reorientação. Aplicação: Individual ou coletiva. Não existe limite de tempo para a realização do teste, geralmente são necessários de 15 a 30 minutos para sua execução. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação, Livro de Avaliação e Crivo.

31


ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL Coleção EAP

Escala de Aconselhamento Profissional

Ana Paula Porto Noronha, Acácia Aparecida Angeli dos Santos, Fermino Fernandes Sisto Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2007. Objetivo: Avaliar as preferências para atividades profissionais. Público-alvo: Adolescentes e adultos, a partir dos 17 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média de 15 minutos. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com a pontuação total de cada dimensão. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação, Livro de Avaliação e Crivos.

Coleção PROFISSIOGAME

Dulce Helena P. Soares, Eliseu de Oliveira Neto, Carolina Steffens Sperb, Michelle Vecchi, Selena Maria G. Greca Edição: 2ª edição - São Paulo, Vetor, 2006. Objetivo: Proporcionar aos jovens um contato com o mundo do trabalho por meio de uma inserção lúdica e auxiliá-los com informações quanto às profissões. Público-alvo: Adolescentes a partir dos 14 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 1 hora. Nas aplicações individuais, o orientador participa do jogo. Caso haja mais de 8 jogadores, sugere-se que formem duplas. Composição: Jogo composto por um tabuleiro; 22 bonequinhos profissionais, cartas azuis e amarelas, que incluem 66 profissões universitárias e 44 profissões técnicas e dois dados.

Coleção TDP

Testes das Dinâmicas Profissionais

Gustavo Lisboa Braga, Angela Maria Fontes de Andrade Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2006. Objetivo: Identificar os interesses e as preferências profissionais dos adolescentes. Público-alvo: Adolescentes e adultos, a partir do 9º ano do Ensino Fundamental. Aplicação: Individual ou coletiva, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média de 30 minutos. No caso de aplicações coletivas, sugere-se no máximo 20 pessoas. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação e Avaliação.

32


PERSONALIDADE

CAT-H Coleção CAT-H

Teste de Apercepção Infantil – Figuras Humanas Adele de Miguel, Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo, Maria Cecilia de Vilhena Moraes, Silésia Maria Veneroso Delphino Tosi. Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2016. Objetivo: O CAT-H é uma técnica projetiva temática que investiga a dinâmica da personalidade infantil em sua singularidade, de modo a compreender o mundo vivencial da criança, sua estrutura afetiva, as reações diante de seus desejos e dos problemas que enfrenta e a maneira como procura resolvê-los. Público-alvo: Crianças entre 7 anos e 12 anos e 11 meses. Aplicação: Individual, tempo livre (as aplicações levam em média 45 minutos). Composição: Livro de Instruções, Livro de Avaliação e Cartões de Aplicação.

33


PERSONALIDADE

Coleção CAT-A Teste de Apercepção Infantil - Formas Animais Adaptado por: Adele de Miguel Marques, Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo, Maria Cecília de Vilhena Moraes e Silésia Maria Veneroso Delphino Tosi Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2010. Objetivo: Investigar a dinâmica da personalidade da criança em sua singularidade, de modo a compreender seu mundo vivencial, sua estrutura afetiva, a dinâmica de suas reações diante dos problemas que enfrenta e a maneira como os enfrenta. Público-alvo: Crianças entre 5 e 10 anos. Aplicação: Individual com tempo livre. Composição: Livro de Instruções, Livro de Avaliação e Cartões de Aplicação.

Coleção CPS

Escala de Personalidade de Comrey

correção online

34

Flávio Rodrigues Costa Edição: 3ª edição - São Paulo, Vetor, 2009. Objetivo: Avaliar as principais características da personalidade. Público-alvo: Adultos a partir dos 18 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média de 30 a 40 minutos. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com os pontos obtidos nas escalas. O copyright deste material pertence à Vetor Editora. O teste é adaptado para o Brasil. Composição: Livro de Instruções, Livro de Exercícios I, Livro de Exercícios II, Livro de Aplicação e Livro de Avaliação.


PERSONALIDADE

Coleção EAC-IJ

Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil

Fermino Fernandes Sisto, Selma de Cássia Martinelli Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2004. Objetivo: Avaliar os diferentes níveis de autoconceito de crianças e jovens. Público-alvo: Crianças e adolescentes, com idade de 8 a 16 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média de 5 a 10 minutos. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com sua idade e sexo. Composição: Livro de Instruções e Livro de Exercícios.

Coleção EFAC & EMAC

Escala Feminina de Autocontrole & Escala Masculina de Autocontrole

Selma de Cássia Martinelli, Fermino Fernandes Sisto Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2006. Objetivo: Avaliar a percepção que a criança e o adolescente têm de si mesmos em relação às condutas sociais, sentimentos e emoções. Público-alvo: Crianças e adolescentes com idade de 8 a 15 anos e escolaridade entre 3º a 9º ano de Ensino Fundamental. Aplicação: Individual ou coletiva, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva no máximo 10 minutos. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público alvo de acordo com sua idade. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação EFAC, Livro de Aplicação EMAC, Crivo EFAC e Crivo EMAC.

35


PERSONALIDADE

Coleção EPQ-J

Questionário de Personalidade para Crianças e Adolescentes

Hans J. Eysenck, Sybil B. G. Eysenck Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2012. Objetivo: Avaliar traços de personalidade em três dimensões: Neuroticismo (Neuroticism), Extroversão (Extraversion) e Psicoticismo (Psychoticism). Público-alvo: Para crianças e adolescentes entre 10 a 16 anos, com escolaridade correspondente a terceira série (quarto ano) ou com domínio de leitura. Aplicação: Individual ou coletiva, sem limite de tempo (em média 15 a 20 minutos). Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação, Livro de Avaliação I e Livro de Avaliação II.

Coleção ESAVI - A|B

Escala de Avaliação da Impulsividade Formas A e B (EsAvi-A e EsAvi-B)

correção online

36

Fábian Javier Marín Rueda e Ana Cristina Ávila-Batista Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2011. Objetivo: Avaliar a impulsividade, definida como a propensão a reações rápidas e não planejadas a partir de estímulos externos ou internos, sem que sejam levadas em consideração as consequências negativas que podem decorrer das ações para a própria pessoa ou para outras. Público-alvo: Idade mínima de 18 anos e escolaridade a partir do Ensino Médio. Aplicação: Individual. Foram elaboradas duas versões de aplicação (EsAvi-A e EsAvi-B) em que os mesmos itens foram distribuídos de forma diferente, dificultando o treinamento para respostas da escala. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação I Forma A e Livro de Aplicação II Forma B.


PERSONALIDADE

Coleção ETPC

Escala de Traços de Personalidade para Crianças

Fermino Fernandes Sisto Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2004. Objetivo: Avaliar a personalidade de crianças. Público-alvo: Crianças de 5 a 10 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média de 10 minutos. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com os pontos obtidos nas escalas. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação e Livro de Avaliação.

Coleção HTP

John N. Buck Tradução: Renato Cury Tardivo Revisão: Iraí Cristina Boccato Alves Edição: 2ª edição - São Paulo, Vetor, 2009. Objetivo: Avaliar características da personalidade. Público-alvo: Crianças e adultos, com idade a partir de 8 anos. Aplicação: Individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média de 30 e 90 minutos. Existem estudos de precisão e validade em diferentes contextos. O teste é adaptado para o Brasil. Composição: Livro de Instruções e Livro de Avaliação.

37


PERSONALIDADE

Coleção PALOGRÁFICO

Teste Palográfico na Avaliação da Personalidade

Agostinho Minicucci Livro de Instruções: Iraí Cristina Boccato Alves e Cristiano Esteves Edição: 2ª edição - São Paulo, Vetor, 2009. Objetivo: Avaliar características da personalidade. Público-alvo: Adolescentes e adultos. Aplicação: Individual ou coletiva, com limite de tempo. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade e sexo. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação Pequeno e Livro Roteiro de Avaliação.

38


PERSONALIDADE

SISTEMA DE CORREÇÃO

INFORMATIZADA DO

PALOGRÁFICO

80% em média de redução no tempo da avaliação. Aumento da precisão na avaliação quantitativa. Maior praticidade na análise de resultados.

4


PERSONALIDADE

Coleção PMK

Psicodiagnóstico Miocinético

Alice Madeleine Galland de Mira Edição: 5ª edição - São Paulo, Vetor, 2014. Objetivo: Permitir inferir aspectos da personalidade, variações do estado emocional/humoral e aspectos atitudinais. Público-alvo: Adultos com idade entre 18 e 70 anos. Aplicação: Individual, sem limite de tempo. Para cada parte do teste há instruções específicas de aplicação, seguindo uma uniformização bem definida que está detalhada no manual. Composição: Livro de Instruções, Livro de Aplicação Cadeias, Livro de Aplicação Escadas, Livro de Aplicação Lineogramas, Livro de Aplicação Paralelas Egocífugas, Livro de Aplicação Paralelas Egocípetas, Livro de Aplicação Zigue-Zagues, Livro de Avaliação Registro e Anteparos.

40


PERSONALIDADE

SISTEMA DE CORREÇÃO

INFORMATIZADA DO

PMK

O SKIM é uma ferramenta prática, que possibilita a correção informatizada do PMK por meio da digitalização da folha de aplicação. Agilidade no processo de mensuração. Garantia na precisão das medidas. Gráficos gerados automaticamente.

40 4


PERSONALIDADE HUMANGUIDE Perfil Pessoal

Giselle Mueller-Roger Welter Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2011. Objetivo: Apreender o perfil motivacional de um indivíduo no contexto organizacional, considerando oitos fatores de necessidades. Público-alvo: Adultos, com idade a partir dos 18 anos até os 60 anos. Aplicação: Online, sendo necessário um computador com acesso à internet, preferencialmente utilizando banda larga. As instruções, assim como a senha de acesso são encaminhadas por e-mail. Recomenda-se a leitura do livro “Deixe a personalidade florescer” como maneira de complementar o entendimento dos resultados fornecidos pelo HumanGuide. Composição: HumanGuide Perfil Pessoal.

Coleção NEO-PI-R e NEO-FF-R

Inventário de Personalidade NEO Revisado e Inventário de Cinco Fatores NEO Revisado NEO-FFI-R (versão curta)

Paul T. Costa Jr., Robert R. McCrae Adaptação brasileira: Carmen E. Flores-Mendonza

correção online

42

Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2010. Objetivo: Avaliar a personalidade de adultos. Público-alvo: Adultos, na faixa etária dos 18 anos até os 60 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média de 40 a 60 minutos. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis e escores T para o público-alvo de acordo com seu sexo. Composição: Livro de Instruções, Livro de Exercícios NEO-PI-R, Livro de Exercícios NEO-FFI-R, Livro de Aplicação NEO-PI-R e Livro de Aplicação NEO-FFI-R.


PERSONALIDADE Coleção QUATI

Questionário de Avaliação Tipológica

José Jorge de Morais Zacharias

correção online

Edição: 5ª edição - São Paulo, Vetor, 2003. Objetivo: Avaliar a personalidade por meio de escolhas situacionais. Público-alvo: Adolescentes e adultos, a partir da 9º ano do Ensino Fundamental. Aplicação: Individual ou coletiva, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva no máximo 45 minutos. Existem estudos de precisão e validade do teste. Há atualmente uma versão informatizada com a correção automática do teste. Composição: Livro de Instruções, Livro de Exercícios, Livro de Aplicação e Crivos.

Coleção SAT

Técnica da Apercepção para Idosos

Leopold Bellak e David M. Abrams Adaptação brasileira: Adele de Miguel Marques, Leila Salomão de La Prata Cury, Maria Cecília de Vilhena Moraes e Silésia Maria Veneroso Delphino Tosi. Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2012. Objetivo: Investigar problemas específicos do envelhecimento e as atitudes e preocupações das pessoas idosas em relação às questões mais centrais da velhice. Público-alvo: Idosos (60 anos ou mais). Aplicação: Individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 45 minutos. Composição: Livro de Instruções, Livro de Avaliação e Cartões de Aplicação.

Coleção STAXI - 2

Inventário de Expressão de Raiva como Estado e Traço

Charles D. Spielberger Adaptação brasileira: Departamento de Pesquisa da Vetor Editora Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2011. Objetivo: Avaliar a personalidade de adultos e investigar a intensidade e frequência com que os sentimentos de raiva são experienciados. Público-alvo: Adolescentes e adultos a partir dos 17 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média 12 a 15 minutos. Existem estudos de precisão, validade e tabelas (normas) em percentis para o público-alvo de acordo com seu sexo e sua faixa etária. Composição: Livro de Instruções, Livro de Avaliação, Livro de Aplicação e Livro de Exercício.

43


PSICOLOGIA ESCOLAR

THCP Coleção THCP

Teste de Habilidades e Conhecimento PréAlfabetização

Renata Saldanha Silva, Carmen Flores-Mendoza e Mariana Telles Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2009. Objetivo: Avaliar o conhecimento e habilidades préalfabetizadas em leitura, escrita e aritmética. Público-alvo: Crianças de 4 a 6 anos. Aplicação: Individual. O tempo de aplicação é livre, em média de 20 minutos. Composição: Livro de Instruções, Livro de Exercício I, Livro de Exercício II, Livro de Avaliação, Cartão com história para a tarefa de memória e Crivo.

44


PSICOPEDAGÓGICOS

Manual de Intervenção em Competências Iniciais: Leitura e Escrita Inês Salgado Rodrigues, Maria Irene Maluf e Rafael Silva Pereira. Edição: 1ª edição 2016. Objetivo: Levar os alunos ativar as competências necessárias para a aquisição das capacidades inerentes à leitura e à escrita. Dotar os professores e profissionais da área da Educação e da Saúde com um instrumento de intervenção adequado e direcionado ao sucesso dos alunos. Público-alvo: Crianças a partir de 4 anos que apresentem dificuldades de aprendizagem. Aplicação: Individual ou coletiva.

45


PSICOPEDAGÓGICOS

Coleção OS CONTOS DE FADAS E A PSICOPEDAGOGIA

Buscando soluções para os problemas da escrita

Taís Lima, Marcia Regina Duarte, Clara Alice Itto de Campos Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 1998. Objetivo: Levar a criança a se apropriar do processo de alfabetização. Público-alvo: Crianças em qualquer nível da escrita. Aplicação: Individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média de 5 a 10 minutos. Composição: Livro de Instruções e Livro de Exercícios.

Coleção PAPEL DE CARTA

Teste para Avaliação das Dificuldades de Aprendizagem

Leila Sara José Chamat Edição: 2ª edição - São Paulo, Vetor, 1997. Objetivo: Avaliar as dificuldades de apredizagem apresentadas pelas crianças. Público-alvo: Crianças com idade de 6 a 11 anos. Aplicação: Individual ou coletiva, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média de 50 a 60 minutos. Composição: Livro de Instruções + Pranchas e Livro de Avaliação.

46


PSICOPEDAGÓGICOS

Coleção RPG DESAFIOS

Treino de habilidades para prevenção e tratamento do uso de drogas na adolescência

Renata Brasil Araújo Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2009. Objetivo: Treinar habilidades dos adolescentes para que possam enfrentar, de forma mais assertiva, as diversas situações características dessa etapa da vida as quais costumam ser estressoras, como sentimentos negativos, frustações, recusar drogas, etc. Pode ser utilizado por terapeutas, pedagogos, pais ou adolescentes. Público-alvo: Adolescentes entre 12 e 17 anos. Aplicação: Individual ou coletiva (até 6 pessoas), sem limite de tempo. Composição: Livro de Instruções, Cartas cenários, Bonecos e Blocos.

Coleção TRÊS PORQUINHOS

Material psicopedagógico de avaliação: aprendizagem e nível de operatoriedade no conto Os Três Porquinhos

Leila Sara José Chamat Edição: 1ª edição - São Paulo, Vetor, 2006. Objetivo: Verificar o nível de operatoriedade de crianças. Público-alvo: A partir de 3 anos. Aplicação: Individual, sem limite de tempo, sendo que a maioria das aplicações leva em média de 5 a 10 minutos para cada prancha, totalizando um tempo aproximado de 1 hora. Composição: Livro de Instruções + Pranchas, Livro de Avaliação e Livro de Avaliação Síntese. .

47


PLATAFORMA ONLINE A Plataforma Online de testes da Vetor Editora foi desenvolvida para facilitar a correção e apresentação dos resultados dos testes aplicados em papel. O sistema possibilita, ainda, a inserção de avaliados em cadastro único que ficará arquivado em um banco de dados protegido que somente o psicólogo terá acesso: para realizar a correção e avaliação de testes aplicados com emissão de relatórios dos resultados; armazenar informações das correções realizadas; consultar, a qualquer momento e em qualquer lugar que tenha acesso à rede de internet, as avaliações realizadas, bem como realizar novas correções. O sistema proporciona maior segurança ao psicólogo, uma vez que oferece proteção às informações inseridas no programa, impedindo que pessoas não autorizadas tenham acesso a qualquer tipo de resultado ou dados pessoais dos cadastrados. Esses dados somente poderão ser acessados pelos psicólogos, que receberão um login e uma senha de acesso ao realizar a primeira compra de um teste cadastrado na Plataforma. A utilização das correções é controlada por licenças de uso, que são disponibilizadas automaticamente toda vez que o psicólogo realizar a compra de blocos ou da folha de aplicação em papel de qualquer teste que esteja inserido na Plataforma Online. O número de licenças está vinculado a quantidade de aplicações em papel que o psicólogo adquire, seja pela loja física da Vetor, pelo site ou por um Distribuidor autorizado.

TESTES DISPONÍVEIS Confira no site da Vetor Editora os testes com correções disponíveis na VOL!

48


DESTAQUES LIVRARIA Adoção, Legislação, Cenários e Práticas Fabio Scorsolini-Comin, Andrea Kotzian Pereira, Maria Lucia Tiellet Nunes.

ISBN: 978-85-7585-772-4 Edição: 1ª Edição Ano: 2015 Tamanho: 16 x 23 cm Páginas: 244

Esta obra reúne psicólogos de diferentes orientações e profissionais ligados a várias instituições, de diferentes estados brasileiros, considerando a diversidade de cenários e suas realidades. Pretende-se proporcionar não apenas um retrato da área de adoção na contemporaneidade, como dialogar com esses diferentes interlocutores no sentido de promover práticas que atendam às necessidades experienciadas por crianças, adolescentes e profissionais relacionados. A obra pretende ser um norteador para as pessoas que atuam na área e para o público interessado em conhecer o status do campo da adoção no Brasil. As contribuições aqui presentes pretendem fomentar essa discussão e balizar futuras intervenções e investigações que tenham como norte o campo da adoção.

Análise e Diagnóstico Organizacional: Teoria e Prática Helenides Mendonça, Maria Cristina Ferreira e Elaine Rabelo Neiva.

ISBN: 978-85-7585-783-0 Edição: 1ª Edição Ano: 2016 Tamanho: 16 x 23 cm Páginas: 352

O Livro está dividido em três partes. A primeira delas apresenta diretrizes gerais subjacentes à análise e diagnóstico organizacional. A segunda especifica os aspectos relacionados à inclusão para o trabalho, aos valores e normas organizacionais. Por fim, na terceira parte, discutem-se aspectos relacionados ao diagnóstico da saúde das organizações e dos trabalhadores. Todos os capítulos têm em comum o foco no passo-a-passo da análise e diagnóstico organizacional.

Aplicações de Métodos Estatísticos Avançados à Avaliação Psicológica e Educacional Claudette Maria Medeiros Vendramini, Daniel Bartholomeu, José Maria Montiel e Marjorie Cristina Rocha da Silva.

ISBN: 978-85-7585-770-0 Edição: 1ª Edição Ano: 2015 Tamanho: 16 x 23 cm Páginas: 264

A avaliação psicológica e educacional têm suscitado crescente interesse e atenção por diferentes esferas sociais no Brasil e no mundo. Muitas das decisões tomadas em diferentes contextos requerem a avaliação psicológica e/ou educacional em que é frequente o uso de testes padronizados. Os conhecimentos trazidos nesta obra permitem ao profissional destas áreas uma melhor compreensão sobre as aplicações de técnicas estatísticas que embasam a psicometria por trás dos testes.

49


DESTAQUES LIVRARIA Clínica de Orientação Psicanalítica Compromissos, Sonhos e Inspiraçãoes no Processo de Formação Tales Vilela Santeiro e Glaucia Mitsuko Ataka da Rocha.

ISBN: 978-85-7585-771-7 Edição: 1ª Edição Ano: 2015 Tamanho: 16 x 23 cm Páginas: 220

O livro enfoca debates teóricos, técnicos, práticos e de pesquisa sobre intervenções clínicas com famílias, formação de psicoterapeutas e clínicos em nível de graduação e pósgraduação, relatos de serviços de atendimento psicoterápico voltados para diversos públicos, psicoterapia breve psicodinâmica de adultos, processos grupais e uso de tecnologias em processo de formação de psicoterapeutas. Traz contribuições de diversos profissionais e pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior públicas, privadas, confessionais e autarquias, oferecendo condições aos leitores de conhecerem a obra e verem suas realidades espelhadas nessas contribuições.

Criatividade Aplicações Práticas em Contextos Internacionais Maria de Fátima Morais, Lucia Cerqueira de Miranda e Solange Muglia Wechsler.

ISBN: 978-85-7585-768-7 Edição: 1ª Edição Ano: 2015 Tamanho: 16 x 23 cm Páginas: 428

A criatividade é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional de um indivíduo. É também um passo básico para que ocorram inovações. Este livro visa apresentar diferentes estratégias para a estimulação da criatividade, relatadas por autores internacionais, enfocando as áreas educacional, organizacional e artística. Demonstra-se, assim, que todos possuímos potencial criativo, bastando apenas desenvolvê-lo.

Delineamento de Pesquisa em Ciência Volume 1 e Volume 2 Luiz Pasquali

50

ISBN: 978-85-7585-760-1 Edição: 1ª Edição Ano: 2015 Tamanho: 16 x 23 cm Páginas: 260

A Lógica da Pesquisa Científica representa um manual para o pesquisador, sobretudo em ciências psicossociais. Ele visa orientar o pesquisador na elaboração de projetos de pesquisa, explicitando a lógica epistemológica envolvida, bem como os passos a serem seguidos nessa elaboração. Ele trata tanto de pesquisa popularmente definida como quantitativa quanto qualitativa. O livro é particularmente relevante para pesquisadores em início de carreira, pois discute os fundamentos teóricos da pesquisa em ciência, bem como as diferentes estratégias nela envolvidas, evitando maiores incursos em estatística, que são analisados no volume 2 desta obra.


DESTAQUES LIVRARIA Depois de Magro Carmen Benedetti e Luciana Theodoro.

ISBN: 978-85-7585-774-8 Edição: 1ª Edição Ano: 2016 Tamanho: 16 x 23 cm Páginas: 120

Esta obra é um apanhado da experiência clínica e acadêmica de psicólogos que trabalham com pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, que, junto com uma equipe multidisciplinar, investem diariamente na melhora da qualidade de vida desses pacientes ajudando-os manter o baixo peso alcançado. Este livro esclarece as dificuldades enfrentadas pelos pacientes em se manter magros e as possibilidades terapêuticas de que os profissionais de saúde se utilizam para evitar que o reganho de peso se estabeleça.

Formas Compreensivas de Investigação Psicológica Walter Trinca

ISBN: 9788575856970 Edição: 1ª Edição Ano: 2013 Tamanho: 14 x 21 cm Páginas: 374

O livro constitui o resultado de um esforço de atualização do Procedimento de Desenhos-Estórias (D-E) e do Procedimento de Desenhos de Família com Estórias (DF-E), realizado por um grupo de pesquisadores. O conteúdo foi submetido à apreciação do Conselho Federal de Psicologia, não tendo sido considerado teste psicológico. Trata-se de um amplo processo de atualização dos Procedimentos, muito útil para a realização do Diagnóstico Psicológico.

Fundamentos da Perícia Psicológica Forense

ISBN: 978-85-7585-227-9 Edição: 3ª Edição Ano: 2013 Tamanho: 14 x 21 cm Páginas: 168

Sonia Liane Reichert Rovinski A perícia psicológica forense e uma atividade em expansão. Apesar da crescente demanda, há pouca literatura a este respeito em nosso País. Para atuar como perito, o psicólogo necessita revisar seus conhecimentos adquiridos na área clínica e adapta-los ao sistema jurídico em que vai operar. Este livro propõe-se a discutir os aspectos técnicos e éticos envolvidos nessa atividade, por meio de uma revisão atualizada da literatura e de sua adaptação a realidade brasileira.

51


DESTAQUES LIVRARIA

História dos Testes Psicológicos: Origens e Transformações Maria Cecilia de Vilhena Moraes Silva

ISBN: 978-85-7585-459-4 Edição: 1ª Edição Ano: 2011 Tamanho: 14 x 21 cm Páginas: 154

Este livro aborda as origens dos testes psicológicos e as transformações das concepções originais à medida que são levadas para contextos históricos e sociais diversos. Trata-se de um convite para a reflexão sobre a conformação do campo do exame psicológico, de suas origens aos dias de hoje, de extrema relevância para docentes, estudantes e profissionais da área.

Intervenção Psicossocial: Aspectos Teóricos, Metodológicos e Experiências Práticas Kathia Maria Costa Neiva

ISBN: 978-85-7585-342-9 Edição: 1ª Edição Ano: 2010 Tamanho: 14 x 21 cm Páginas: 204

52

O aumento dos problemas sociais na realidade brasileira tem exigido do psicólogo um olhar muito mais atento para as necessidades psicossociais da população e para a construção de práticas que melhorem a qualidade de vida e saúde psíquica dos indivíduos. Sair dos consultórios e aproximarse das instituições e comunidades tem sido o grande desafio do psicólogo na atualidade. Como intervir, como atuar “in loco”? Como sair do enquadre tradicional, como propor novos enquadres de trabalho? Como lidar com o novo, com as novas realidades? O objetivo deste livro é introduzir o psicólogo na área de Intervenção Psicossocial, fornecendo o embasamento teórico e metodológico básico para a atuação nesta área. O livro é composto de duas partes: na primeira são apresentados os fundamentos teóricos e metodológicos da Intervenção Psicossocial e, na Segunda, são relatadas cinco experiências realizadas em diferentes contextos. O livro foi construído de forma bastante didática, com uma linguagem simples e accessível ao aluno de Psicologia e aos profissionais que se iniciam nesta área.


DESTAQUES LIVRARIA Procedimento de Desenhos-Estórias: Formas Derivadas, Desenvolvimentos e Expansões Walter Trinca

ISBN: 9788575856970 Edição: 1ª Edição Ano: 2013 Tamanho: 14 x 21 cm Páginas: 374

Este livro constitui uma continuidade natural de outro, intitulado “Formas Compreensivas de Investigação Psicológica” (Vetor Editora), que se publica a respeito do Procedimento de DesenhosEstórias e do Procedimento de Desenhos de Família com Estórias. Além de informações sobre as aplicações tradicionais dessas técnicas, o presente livro propõe-se a estudar as extensões de seu emprego em situações variadas, sejam clínicas ou não clínicas. Assim, encontram-se relatos de usos terapêuticos em diferentes áreas, bem como a utilização em diagnósticos interventivos, em entrevistas devolutivas, em atendimentos grupais, em cruzamentos com os membros da família, entre outros aspectos. Há indicações de realizações de pesquisas variadas e a descrição de um modelo de pesquisa qualitativa. Enfatizam-se os usos do pensamento clínico e das interpretações com base no foco. Ademais, o livro oferece subsídios para a ampliação do conhecimento da forma denominada Procedimento de DesenhosEstórias com Tema. Destina-se aos profissionais que necessitam entrar em contato com a vida psíquica lato sensu.

Sucesso em TDAH: Soluções Para Melhorar a Autoestima Método do Diário Kerin Bellak-Adams

ISBN: 978-85-7585-686-4 Edição: 1ª Edição Ano: 2012 Tamanho: 18,5 x 26 cm Páginas: 160

Em Sucesso em TDAH! Soluções para melhorar a autoestima, a especialista em TDAH, Kerin Bellak-Adams, apresenta um método único e prático para trabalhar com crianças e adolescentes que precisam vencer alguns dos desafios frequentemente encontrados em pessoas diagnosticadas com TDAH. Desenvolvido para crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos, este livro fornece ferramentas motivacionais que ajudam as crianças a viver uma mudança drástica em sua atitude com relação a elas mesmas, ajudando-as a desenvolver novos comportamentos que vão permitir que tenham êxito dentro e fora das escolas. Exercícios de apoio e planilhas ajudam alunos a dominar o gerenciamento de tempo, melhorar comunicação com pais e professores, desenvolver um senso de responsabilidade por suas ações,aumentar a autodisciplina e descobrir seus próprios talentos que estavam escondidos.

53


DESTAQUES LIVRARIA

TEP – Técnicas de Exame Psicológico: Os Fundamentos Luiz Pasquali

ISBN: 978-85-7585-773-1 Edição: 1ª Edição Ano: 2016 Tamanho: 16 x 23 cm Páginas: 232

Este livro constitui uma versão revista e ampliada da primeira edição publicada em 2001, a qual teve várias reedições e foi amplamente utilizada em cursos de graduação em diversos estados brasileiros. Aborda de forma fácil e modesta a problemática da avaliação psicológica, especialmente a dos testes psicométricos, embora vários dos temas abordados possam ser aplicados às demais técnicas da área de avaliação. Apresenta os conceitos, os fundamentos e os procedimentos sobre os parâmetros básicos da Psicometria. Visa ser um manual para estudantes, sobretudo de graduação em Psicologia e Educação, em cursos de metodologia nas ciências psicossociais. Procura dar uma visão dos fundamentos e dos procedimentos da Psicometria.

Tipos: A Diversidade Humana Jose Jorge de Morais Zacharias

ISBN: 85-7585-137-3 Edição: 1ª Edição Ano: 2006 Tamanho: 14 x 21 cm Páginas: 218

54

Tipos: a diversidade humana contribui para que o psicólogo, arteterapeuta, pedagogo, administrador e outros profissionais que trabalhem diretamente com seres humanos, tenham uma melhor compreensão das diferenças e da caracterização dos tipos individuais. A leitura de fácil assimilação também favorece ao leigo o autoconhecimento e o entendimento do outro. Este livro, de suma importância para a epistemologia da psicologia, está pautado sobre a teoria analítica de C. G. Jung. Zacharias apresenta as atitudes típicas da consciência: introversão e extroversão e as funções orientadoras: pensamento, sentimento, sensação e intuição de maneira clara e objetiva, estimulando o conhecimento das diferenças e das semelhanças, que nos levam a superar preconceitos, facilitando, portanto, o trabalho com relações humanas. Esta obra faz parte da Coleção Anima Mundi.


DISTRIBUIDORES AL - ALAGOAS CANTINHO DO PSICÓLOGO Maceió - AL Av. Álvaro Otacílio, 3731 Sala 801 - Jatiuca CEP: 57036-850 Tel.: (82) 3432.7271 e-mails: cantinhodopsicologo@gmail.com pedidos@cantinhodopsicologo.com.br

AM - AMAZONAS CEPAM - CENTRO DE ESTUDOS PSICOLOGIA DO AMAZONAS LTDA Manaus - AM Rua Major Gabriel, 735 A CEP: 69020-260 Tel.: (92) 3233.5224 e-mail: psylivraria@hotmail.com

AP - AMAPÁ ETHOS PSICOTESTES LTDA

CE - CEARÁ PSICOCLÍNICA - CLÍNICA DE PSICOLOGIA E MEDICINA DO CEARÁ Fortaleza - CE Rua João Carvalho, 800, Sala 504 - Aldeota CEP: 60140-140 Tel.: (85) 3224.1587 e-mails: psicoclinica@socionomia.com.br | estoque@socionomia.com.br

DF - DISTRITO FEDERAL CENOPP - CENTRO DE ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA E PEDAGÓGICA Brasília - DF SHLS 716, Bloco F, Salas 101|102 - Centro Médico CEP: 70390-700 Tels.: (61) 3245.2300 | 3245.2200 e-mail: cenopp@cenopp.com.br

ES - ESPÍRITO SANTO

Macapá - AP Av Procopio Rola, 440 A - Centro CEP: 68900-081 Tel.: (91) 3223.7511 e-mail: ethos@ethospsicotestes.com.br

BA - BAHIA GESTÃO RH CENTRO - RECURSOS HUMANOS LTDA

PSICOTESTE Vitória - ES Av. Nossa Senhora da Penha, 699, Torre B Sala 501 - Praia do Canto CEP: 29056-250 Tel.: (27) 3315.2690 e-mail: psicoteste@psicoteste-es.com.br

GO - GOIÁS

Salvador - BA Av. Antônio Carlos Magalhães, 2501 Sala 809 - Brotas CEP: 40280-901 Tel.: (71) 3341.3321 e-mail: atendimento@gestaorhbahia.com.br

FLUÊNCIA RECURSOS HUMANOS E SERVIÇOS LTDA Salvador - BA Av. Tancredo Neves, 1485, Sala 1004 - Caminho das Árvores CEP: 41820-021 Tel.: (71) 3341.1804 e-mails: rh.fluencia@gmail.com | comercialfluenciarh@gmail.com

ORIENT - CONSULTORIA DE PSICOLOGIA LTDA

LIVRARIA NEPNEURO LTDA - EPP Goiânia - GO Rua 147, 303, Quadra 65 Lote 11 Edif Pequeno Hans, Sala 105 CEP: 74170-100 Tel.: (62) 3624-9901 e-mails: marinanerym@gmail.com | laura@nepneuro.com.br

DIMENSÃO EDITORA E DISTRIBUIDORA LTDA Goiânia - GO Rua 1121, 249 Qd 217, Lote 10 - Setor Marista CEP: 74175-120 Tel.: (62) 3242.1366 e-mail: dimens@terra.com.br

Vitória da Conquista - BA Rua Otávio Santos, 261, Sala 6 - Recreio CEP: 45020-750 Tel.: (77) 3422.2305 e-mail: orientconsultoria@hotmail.com

55


DISTRIBUIDORES MA - MARANHÃO

MT - MATO GROSSO

CIDEP - CENTRO INTEGRADO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

MOTIVARI

São Luís - MA Av. dos Franceses, 38-A - Vila Palmeira CEP: 65036-283 Tels.: (98) 3249.0449 | 3223.2135 e-mails: recursoshumanos@cidep.com.br | goreth@cidep.com.br

INSTITUTO GEIST São Luís - MA Av. Daniel de La Touche, 987 - 4° Andar, sala 412, torre 1 - Cohama CEP: 65074-115 Tel.: (98) 3227.0006 e-mail: institutogeist@institutogeist.com.br

MG - MINAS GERAIS CEPEL - CENTRO PSICOTÉCNICO LTDA Belo Horizonte - MG Av. Alvares Cabral, 1148 - Lourdes CEP: 30170-001 Tel.: (31) 3293.5650 e-mails: cepel@cepelpsicologia.com.br | vendas@cepelpsicologia.com.br

CIRCULAR DISTRIBUIDORA DE MATERIAIS PSICOLÓGICOS Uberlândia - MG Tel.: (34) 3210.8690 e-mail: circular@circularpsicologia.com.br

MS - MATO GROSSO DO SUL EXPAND SOLUÇÃO EM DESENVOLVIMENTO LTDA Três Lagoas - MS Av. Filinto Muller, 732 - Centro CEP: 79600-001 Tel.: (67) 3521.2229 e-mail: expandconsultoria@gmail.com

Campo Grande - MS Rua Vitorio Zeolla, 408 - Carandá Bosque CEP: 79032-360 Tel.: (67) 3326.3901 e-mail: expand.consultoriacgde@hotmail.com

IPMAT - INSTITUTO DE PSICOLOGIA MÉDICA MATO GROSSO Campo Grande - MS Av. Mato Grosso, 759 - Centro CEP: 79002-231 Tel.: (67) 3382.3631 e-mail: ipmat@uol.com.br

56

Cuiabá - MT Av. Fernando Correa da Costa, 1610, Sala 04 - Jd. Kennedy CEP: 78065-000 Tels.: (65) 3052.5404 | 3028.2522 e-mail: motivari@motivari.com.br

Sinop – MT Rua Das Nogueiras, nº 518 - Setor Comercial CEP: 78550-226 Tels.: (66) 3531.2981 | 9-8460.4983 e-mail: motivarisinop@motivari.com.br

PA - PARÁ ETHOS PSICOTESTES LTDA Belém - PA Trav. Bejamim Constant, 525 - Reduto CEP: 66053-040 Tel.: (91) 3230.5493 e-mail: ethos@ethospsicotestes.com.br

NAP - NÚCLEO DE ATIVIDADE PSICOLÓGICA PEDAGÓGICA LTDA Belém - PA Trav. Alm. Wandenkolk, 811, Sala 503 - Nazaré CEP: 66055-280 Tel.: (91) 3230.3815 e-mail: napsic@uol.com.br

PB - PARAÍBA EDÉZIA MARIA DE ALMEIDA GOMES João Pessoa - PB Av. Dom Moises Coelho, 142, Sala 104 - Torre CEP: 58040-760 Tel.: (83) 3244.1884 e-mail: livraria.edezia@yahoo.com.br

PE - PERNAMBUCO CEPPA - CENTRO PERNAMBUCANO DE PSICOLOGIA APLICADA LTDA Recife - PE Rua Dona Benvinda, 252 - Boa Vista CEP: 50070-220 Tels.: (81) 3231.0039 | 3221.5516 e-mail: comercial@ceppape.com.br


DISTRIBUIDORES PI - PIAUÍ CLÍNICA COMTATO Teresina - PI Av. Potty, 650 - Fátima CEP: 64049-410 Tels.: (86) 3233.3478 | 3303.7874 e-mail: cdptestes@hotmail.com

PR - PARANÁ SAPIENS INSTITUTO DE PSICOLOGIA Londrina - PR Rua Augusto Severo, 10 - Jd. Santos Dumond CEP: 86039-650 Tel.: (43) 3336.8081 e-mails: londrina@sapiens-psi.com.br | anaelisa@sapiens-psi.com.br

RN - RIO GRANDE DO NORTE INSIGHT PSICOLOGIA Natal - RN Av. Lima e Silva, 1611, Sala 108 – Cond. Comercial Blue Tower Center - Lagoa Nova CEP: 59075-710 Tels.: (84) 3345.3345 | 98899.0304 e-mail: insight.psi@hotmail.com

DALTIER RECURSOS HUMANOS Natal - RN Ed. Way Office - Avenida Senador Salgado Filho, 1718 - 1º andar, salas 102/103 - Tirol CEP: 59022-000 Tel.: (84) 3211.0606 e-mail: daltier_rh@hotmail.com

RO - RONDÔNIA

Curitiba - PR

A & M COMÉRCIO LIVRARIA E PAPELARIA LTDA

Rua Itupeva, 200 - Alto da XV CEP: 80045-140 Tel.: (41) 3044.5600 e-mails: curitiba@sapiens-psi.com.br | anaelisa@sapiens-psi.com.br

Porto Velho - RO Av. Abuna, 2914 - Liberdade CEP: 78902-230 Tels.: (69) 3224.2529 | 3224.2025 e-mails: novaletra@gmail.com | mercedespsi@bol.com.br

Maringá - PR Av. Brasil, 4312, 13º Andar - Sala 1304 - Centro CEP: 87013-000 Tel.: (44) 3028.6999 e-mails: maringa@sapiens-psi.com.br | anaelisa@sapiens-psi.com.br

PSI - TESTE PSICOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS LTDA Cascavel - PR Rua Paraná, 3033, 14º Andar - Sala 141 - Centro CEP: 85810-010 Tels.: (45) 3038.7542 | 3038.5327 e-mails: psi.testes@gmail.com | contato@psitestes.com.br

RACIONAL COMÉRCIO DE MATERIAL DIDÁTICO LTDA Curitiba - PR Av. Candido de Abreu, 526, Torre B, Cj. 811 - Centro Cívico CEP: 80530-905 Tel.: (41) 3352.2623 e-mails: supervisao@racionalrh.com.br | racional@racionalrh.com.br

RR - RORAIMA SAPIENS LIVRARIA E CONSULTORIA Boa Vista - RR Av. Getúlio Vargas, 4.856, Sala 1 CEP: 69306-700 Tels.: (95) 99175.4984 | 98107.4998 e-mail: sapiensrr@gmail.com

RS - RIO GRANDE DO SUL PROJECTO ESTUDOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO LTDA Porto Alegre - RS Av. Cel. Lucas Oliveira, 1580 - Petrópolis CEP: 90460-001 Tel.: (51) 3330.4000 e-mail: projecto@terra.com.br

RJ - RIO DE JANEIRO MAGO PSICO TESTES LTDA Rio de Janeiro - RJ Av. Presidente Vargas, 509, 13º Andar - Centro CEP: 20071-003 Tel.: (21) 2507.3535 e-mails: vendas@magopsi.com.br | mago@magopsi.com.br

57


DISTRIBUIDORES SC - SANTA CATARINA

SP - SÃO PAULO

AVALIAR PSICOLOGIA

OMEGA INTEGRADA

São José - SC Rua Irmãos Vieira, 221, Sala 20 - Campinas CEP: 88101-290 Tel.: (48) 3035.6456 e-mails: contato@avaliarpsicologia.com.br avaliarpsicologia@yahoo.com.br

PSICOSHOP Florianópolis - SC Av. Rio Branco, 404, 6º Andar, Sala 608 - Centro CEP: 88015-200 Tel.: (48) 3206.1453 e-mails: psicoshop@psicoshop.com.br | daniela@psicoshop.com.br

SE - SERGIPE PSICOARTE COMÉRCIO DE BRINQUEDOS Aracaju - SE Rua Vila Cristina, 470 - São José CEP: 49015-000 Tel.: (79) 3041.6862 e-mails: psicoarte@equilibriuspsicologia.com.br contato@equilibriuspsi.com.br

SP - SÃO PAULO ESPAÇO PSI Ribeirão Preto - SP Rua Dr. Soares Romeu, 55 CEP: 14020-370 Tels.: (16) 3911.7563 | 3813.1031 e-mail: alburquerque.livros@gmail.com

LÓGICA COMÉRCIO DE MATERIAIS PSICOLÓGICOS LTDA São José do Rio Preto - SP Rua Independência, 2292 - Boa Vista CEP: 15025-095 Tels.: (17) 3234.4635 | 3222.4899 e-mails: logica.livraria@terra.com.br | rosana.logica@hotmail.com

PSICOVITA: TESTES, LIVROS E BRINQUEDOS Bauru - SP Rua Saint Martin, 24-78 - Vila Santa Tereza CEP: 17012-056 Tel.: (14) 3879.7629 e-mail: psicovitaloja@gmail.com

58

Sorocaba - SP Rua Paes Bettin, 41 - Centro CEP: 18035-510 Tels.: (15) 3234.7148 | 3234.6842 e-mail: omegaintegrada@uol.com.br

FABRICAMAIS São José dos Campos - SP Av. Dr. João Guilhermino, 429, Sala 165 - Centro CEP: 12210-130 Tel.: (12) 3302.5276 e-mail: comercial@fabricamais.com

DIDÁTICA MATERIAIS PSICOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS Araçatuba - SP Rua Saldanha Marinho, 25 - Paraíso CEP: 16050-147 Tel.: (18) 3301.8756 e-mail: lojadidaticaaracatuba@hotmail.com

ESPAÇO SANTISTA RECURSOS HUMANOS LTDA Santos - SP Av. Ana Costa, 374 - Conjunto 34 e 35 - Gonzaga CEP: 11060-002 Tel.: (13) 3234.3466 e-mails: testes@esrh.com.br | juliana@esrh.com.br

TO - TOCANTINS PSICOTESTES LIVRARIA LTDA Palmas - TO 401 Norte, Av. Teotonio Segurado, Lote 10 - Sala 08 - Plano Diretor Norte CEP: 77001-676 Tel.: (63) 3224.4430 e-mail: psicotesteslivraria@hotmail.com


www.vetoreditora.com.br

Catálogo de Testes