Page 1

VEREADORA

Julho 2017 - Ano 1

Foto: CMC

#SAÚDE #SEGURANÇA #EDUCAÇÃO


EDITORIAL Meu agradecimento aos curitibanos que confiaram em mim a responsabilidade de apontar problemas e buscar soluções para Curitiba. A atenção às áreas de saúde e segurança representam a continuidade da minha trajetória como médica legista do IML-PR, ao longo de mais de 20 anos de carreira. Estar vereadora é um compromisso de vida. Nos primeiros 6 meses de mandato fortalecemos as ações de enfrentamento à violência contra mulheres e crianças, que resultaram em uma lei sancionada. Foram também mais de 10 projetos de lei em tramitação e aproximadamente 100 requerimentos para diversas áreas. Compreendi o cenário das necessidades urgentes na saúde, através das visitas às Unidades de Pronto Atendimento e sugeri soluções. A importância da participação das mulheres na política também foi reforçada, assim como ações pontuais de melhorias para a cidade. Conheça um pouco do mandato nas próximas páginas, acompanhe e participe. Vamos ampliar esse trabalho por uma Curitiba melhor. Boa leitura.

Vereadora Maria Leticia Fagundes - PV

Jornalista Responsável: Rafaella Piratelli Luvizotto - DRT/PR 8661

2

WWW.VEREADORA MARIA LETICIA FAGUNDES.COM

JULHO 2017


LEI SANCIONADA 15.025/2017

EDUCAÇÃO QUE PROTEGE A lei proposta pela vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) que dá prioridade de matrícula às crianças em situação de violência doméstica foi sancionada pelo prefeito Rafael Greca. A lei 15.025, de 30 de maio de 2017, beneficia crianças no preenchimento de vagas em creches e escolas da rede pública, inclusive conveniadas. O texto da lei vale para crianças agredidas ou que sejam filhas de pessoas que sofreram violência doméstica, seja física ou sexual. Para ter direito ao benefício, deverá ser apresentada cópia do boletim de ocorrência ou qualquer outro documento expedido pela Delegacia da Mulher, cópia do exame de corpo de delito e cópia da queixa-crime ou pedido de medida protetiva. Texto: Assessoria Ver. Maria Leticia com CMC

WWW.VEREADORA MARIA LETICIA FAGUNDES.COM

3


MANDATO SAÚDE

Vereadora Maria Leticia quer soluções para UPAs de Curitiba

A vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) entregou nas mãos do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o relatório de observações sobre as visitas às Unidades de Pronto Atendimento 24h. O encontro teve a presença do exsecretário municipal de Saúde, João Carlos Gonçalves Baracho, que também recebeu uma via do documento. A única médica entre os 38 vereadores

de Curitiba e presidente da Comissão de Saúde, Bem Estar Social e Esporte da Câmara, também convidou o secretário de Defesa Social, Algacir Mikalowski, para apresentar medidas de segurança nas UPAs. De acordo com a parlamentar, as visitas continuarão nas 110 Unidades Básicas de Saúde.

“É UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O MELHORAMENTO DO SERVIÇO PÚBLICO”

“MESMO COM LIMITAÇÃO ORÇAMENTÁRIA, COM UM POUCO DE CRIATIVIDADE E VONTADE POLÍTICA, PODEMOS FAZER DIFERENTE, SEMPRE COM O INTUITO DE MELHORAR A SAÚDE DA POPULAÇÃO”

4

WWW.VEREADORA MARIA LETICIA FAGUNDES.COM

JULHO 2017


ENTREGA DO RELATORIO DAS VISITAS ÀS UPAS AO PREFEITO DE CURITIBA

Biomédicos nos concursos da FEAES e Prefeitura de Curitiba “A Biomedicina tem como grande área de atuação o apoio operacional ao diagnóstico, além da pesquisa e ensino”, destaca Maria Leticia, que é presidente da Comissão de Saúde, Bem Estar Social e Esporte da Câmara Municipal de Curitiba”. Ela é autora de uma Indicação de Sugestão ao Executivo para que sejam incluídas vagas para Biomédicos nos concursos da Feaes e Prefeitura de Curitiba. Ela entregou o Manual do Biomédico nas mãos da secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak.

Divulgação de tratamento sobre Fibromialgia A dificuldade no diagnóstico da fibromialgia, enfermidade cujos principais sintomas são dores musculares por longos períodos, é uma das justificativas para apresentação do projeto de lei pelas vereadoras Dona Lourdes (PSB) e Maria Leticia Fagundes (PV), na Câmara Municipal de Curitiba. A proposta dispõe sobre o Dia Municipal da Conscientização sobre a Fibromialgia (12 de maio), data reconhecida pela comunidade internacional, e considera a pluralidade de fatores dos quais decorrem a doença, que afeta dez vezes mais mulheres do que homens

WWW.VEREADORA MARIA LETICIA FAGUNDES.COM

5


#PROJETODELEI

"PROBLEMAS DE ESPAÇO E AMBIENTAIS TÊM ESTIMULADO CIDADES EM TODO O MUNDO A ADOTAR A CREMAÇÃO"

Foto:CMC

Regulamentação para serviço de funerárias de Curitiba

O momento do luto tem custado um valor material significativo quando se trata da cobrança do funeral, especialmente a de serviços adicionais na preparação do corpo. Para garantir que sejam adquiridos somente os necessários para o sepultamento, a vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), apresentou projeto de lei que regulamenta a obrigatoriedade de alguns procedimentos como a tanatopraxia e outros métodos de conservação do corpo.

EVENTOS Reunião da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero (CEVIGE) Abril/2017 na OAB/PR com Pres. da OAB José Profissionais de saúde defenderam a segurança das mães e dos recém-nascidos e mulheres Augusto Noronha março/2017 reclamaram da frieza do atendimento nas maternidades e da falta de informações sobre os procedimentos, principalmente quando o parto é feito pelo Sus. Além de Maria Letícia, o debate foi promovido também pelo vereador Goura (PDT).

Texto Assessoria Ver. Maria Leticia com CMC

6

WWW.VEREADORA MARIA LETICIA FAGUNDES.COM

JULHO 2017


EVENTOS #MULHERESNAPOLÍTICA

Mulheres, vamos ocupar este espaço de poder! Reunião pública - Fevereiro/2017 “A CÂMARA DE VEREADORES ESTÁ ABERTA

ÀS MULHERES E VAI SER ASSIM ENQUANTO EU ESTIVER NO MANDATO”

Seminário para Mulheres sobre Gênero, Violência, Acesso aos Serviços e Vulnerabilidade - março/2017

“TEMOS 38 VEREADORES NA CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA E SOMENTE 8 DESTE TOTAL SÃO MULHERES, ISSO MOSTRA A DESIGUALDADE NO LEGISLATIVO. ENTENDO QUE É PRECISO O ENVOLVIMENTO DAS MULHERES NAS DISCUSSÕES PARA MUDAR ESSE QUADRO”

Maria Leticia Promove evento de filiação do Partido Verde março/2017 “Vocês tem em mim, uma representação na Câmara e a filiação tem como objetivo solidificar o PV na cidade. Precisamos de militância, e a integração de todos é que fará a diferença na política dos Verdes”, destacou a vereadora durante o evento.

WWW.VEREADORA MARIA LETICIA FAGUNDES.COM

7


CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA RUA BARÃO DO RIO BRANCO, 720 - CENTRO 3350 4630

www.vereadoramarialeticiafagundes.com

Vereadora Maria Leticia Fagundes - Revista 1º Semestre 2017  

Principais atividades do mandato durante o primeiro semestre e de2017

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you