Licenciada em História pela Universidade do Porto, tem pós-graduação em Gestão das Artes pelo Instituto Nacional de Administração / Universidade de Columbia de Nova Iorque. Coordena o Serviço de Artes Performativas e é programadora de Dança Contemporânea do Auditório do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves.
Dina Mendonça
Fez o Mestrado em Filosofia para Crianças da Montclair State University em New Jersey e é investigadora doutorada pela University of South Califórnia. Tem actualmente bolsa de pós-doutoramento no Instituto de Filosofia da Linguagem da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e trabalha em projectos e investigação sobre a Filosofia das Emoções.
¶ DANÇAR é CRESCER apresenta uma consolidação do método do Projecto Respira, caracteriza a coreógrafa que o criou e testemunha uma experiência inovadora de criação artística, rica em desenvolvimento humano. O livro reúne ainda as colaborações de Fernando Hernández, Teresa Fradique, Cristina Grande e Dina Mendonça, que viram irradiar questões artísticas, pedagógicas e científicas no Respira e as analisaram.
Dançar é Crescer
Cristina Grande
¶ Entre 2007 e 2009 Aldara Bizarro realizou o Projecto Respira envolvendo, em duas criações de dança contemporânea, crianças e jovens de várias escolas de Portugal. Quis partilhar a sua visão coreográfica do mundo para que, pelo fazer, o conhecessem melhor. O mundo dela e o deles. Juntos pesquisaram a vida a partir do corpo e do gesto, compuseram obras e apresentaram doze espectáculos, nas cidades de Cascais, Estarreja, Fundão, Guimarães e Torres Novas. Participaram mais de cem pessoas dos teatros, das escolas e da comunidade profissional: criadores de figurinos, música e vídeo, outros coreógrafos e bailarinos.
Aldara Bizarro e o Projecto Respira
Autores Convidados
Fernando Hernández
Teresa Fradique
Mestre e Doutoranda em Antropologia social, o seu trabalho cruza a investigação etnográfica com a reflexão em torno das práticas das artes visuais, do design, da performance e das culturas urbanas. Em 2003 publicou o livro Fixar o Movimento: Representações da música rap em Portugal (Edições D. Quixote). É Professora Adjunta da ESAD Caldas da Rainha (IPL).
ISBN: 978-989-658-126-8
PAULA VARANDA
Professor catedrático da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, doutorado em Psicologia, formador de professores e especialista em processos de inovação curricular e educação artística. Participa regularmente em equipas de investigação multidisciplinares. Entre outros títulos publicou em 2007 Espigador@s de la cultura visual_Otra narrativa para la educación de las artes visuales.
Dançar é Crescer
Aldara Bizarro e o Projecto Respira
PAULA VARANDA
Paula Varanda
Completou o Bacharelato da Escola Superior de Dança (1994) e o Mestrado em Coreografia e Artes Performativas na Middlesex University (2003); nesta universidade desenvolve desde 2008 investigação em dança para doutoramento, primeiro com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, e depois da Fundação Para a Ciência e Tecnologia. Como profissional fez criação coreográfica, interpretação, formação, produção, política cultural e assistência editorial, colaborando com entidades como Alkantara, Jangada de Pedra, Instituto das Artes e Escola Superior de Dança. Foi directora artística do projecto dansul – dança para a comunidade no sudeste alentejano, entre 2008 e 2011. Publicou nas revistas Animated e Obscena, no livro TeDance (Daniel Tércio, 2009) e no livro-DVD que coordenou sobre o projecto Nu Kre Bai Na Bu Onda (Alkantara 2010). Escreve desde 2004 crítica de dança para o jornal Público.