Folhetim Econômica - Edição Especial (Maio 2013)

Page 7

FOLHETIM ECONÔMICO - Edição Especial - Maio 2013 Foto: Bianca Almeida/NID Comus

Roberto Sena, diretor do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (DIEESE/PA).

O processo de recuperação brasileira teve início em 2010, momento no qual o governo se posicionou com medidas que tentavam proteger a economia brasileira e evitar que o país continuasse dependente apenas das exportações. O governo incentivou o consumo,

abriu linhas de crédito, reajustou o salário mínimo para aumentar o poder de compra do trabalhador e reduziu a taxa de juros de alguns produtos. “Essas medidas funcionaram por um tempo, mas o crescimento no consumo gerou inadimplência

o que acabou causando inflação. A inflação de alimentos é sentida em todo o país, inclusive aqui no Pará, aonde recentemente vimos o açaí, a farinha e o pescado sendo vendidos a preços exorbitantes”, explica Sena.

O Pará e a crise Apesar da crise mundial e da inflação, o economista Roberto Sena explica que o Pará vive um dos melhores momentos de desenvolvimento econômico e de boas perspectivas de crescimento dos últimos tempos, devido principalmente às grandes obras em andamento na região. A previsão é que até 2015 o Pará receba cerca de 140 bilhões de reais em investimentos.

Com o estado se transformando em um verdadeiro canteiro de obras, a geração de empregos bate recorde. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que o Pará teve saldo positivo de empregos nos últimos 12 meses. São quase 400 mil novas contratações por ano e, apesar dos altos índices de demissões, o salto fica positivo em mais de 25 mil empregos. A dificuldade agora é superar os baixos salários. Estima-se que cerca de 40% da força de trabalho paraense ganha até um salário mínimo. A situação fica ainda mais complicada com a inflação acima da meta, motivada especialmente pelas altas nos preços dos alimentos. “Nós vivemos em uma economia periférica e somos atualmente o 22° pior estado em distribuição de renda”, afirma Sena.

7


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.