
2 minute read
PORTUGAL CRIATIVO: EMPREENDEDORISMO E CRIATIVIDADE FEMININA NO IMOBILIÁRIO VALOR “A liderança faz-se de emoções”
A engenheira Ani Santos fundou a Home Senses com o propósito de assegurar um serviço de compra e venda de imóveis que vá mais além do que apenas o aspeto financeiro. Para Ani Santos, é fundamental a transparência, o humanismo, a proximidade e a tranquilidade com que o processo ocorre, pelo que procura posicionar-se como um parceiro dos clientes ao serviço dos sonhos, metas e ambições, percorrendo um caminho juntos, ao encontro do imóvel perfeito. Uma entrevista sobre empreendedorismo, empoderamento feminino e os desafios deste setor.
As mulheres têm vindo a posicionarse de forma diferenciada no mercado, seja porque conseguem alcançar mais vezes posições de liderança, seja porque optam por criar os seus próprios negócios. Como analisa esta fase deempoderamento feminino?
Advertisement

No passado, o mundo dos negócios estava associado a uma imagem masculina, mas essa ideia de facto já está ultrapassada. Hoje já encontramos várias mulheres em lideranças de topo, desde o Governo, passando pelas instituições europeias, no imobiliário, nos serviços, na Banca e em vários setores da atividade económica. As mulheres têm lutado em todas as frentes para fazer valer os seus direitos e têm demonstrado que as suas capacidades de gestão, sensibilidade e competência são uma mais-valia para os cargos queocupam.
Como lhe é possível conciliar o tempo dedicado ao negócio e à família? Que impacto isso tem no seu bem-estar pessoal?
Manter o equilíbrio e conciliar a vida profissional com a família, sem me esquecer de mim, é um dos maiores desafios do quotidiano. Após o término de um casamento e com a guarda total de duas crianças, cuidar deles e trabalhar com igual dedicação é e continua a ser desafiador para mim. Acredito que o meu equilíbrio passa pela organização, definição de prioridades, planeamento e uma boa gestão do tempo. Aprendi a canalizar a minha energia para o que é realmente essencial, imprescindível e positivo, sem esquecer da pessoa mais importante do mundo, eu! Com coragem, resiliência e amor tudo é possível.
Quão importante é saber utilizar a inteligência funcional e emocional no seu dia adiae na gestãodo seu projeto?
Numa sociedade liderada pela razão, integrar a emoção com a razão e valorizara dimensão emocional pode ser um dos grandes contributos das mulheres no mundo dos negócios. A liderança de futuro será aquela que conseguir integrar e equilibrar a força sonhos. A decisão de dar um passo adiante e criar a minha empresa, após a passagem por duas agências imobiliárias, foi o desejo de construir algo à minha imagem, onde o lado humano, o profissionalismo e a proximidade seconjugam em total equilíbrio. masculina e feminina, de modo a que o mundo dos negócios, e consequentemente a sociedade, possa atingira sua melhorversão.
A criatividade e a inovação são fundamentais em áreas como a consultoria e a mediação imobiliária. Como definiria a Home Senses, tendo em consideração estasduascaracterísticas?
O que a levou a criarum negócio na área do imobiliário, considerando que a sua formação é totalmente diferente desta área de negócio?
Após uma fase de divórcio acompanhada de desemprego, baixar os braços não foi solução. Felizmente, encontrei na área imobiliária o “equilíbrio perfeito” para conciliar horários para gerir a minha família e realizar
A Home Senses procura diariamente soluções únicas e diferenciadas que possam agregar valor ao negócio e atender às necessidades específicas de cada cliente. Existe uma constante preocupação na elaboração de estratégias para venda de imóveis, buscando a criatividade, aplicando soluções personalizadas e criativas para cada cliente, oferecendo uma abordagem diferenciada e inovadora para o mercado imobiliário, investindo em diferentes abordagens e ferramentas, como o marketing digital e de conteúdo, redes sociais e diferentes canais de comunicação para a divulgação de imóveis e promoção de serviços. Outra das grandes apostas é no estabelecimento de parcerias, como arquitetos, construtoras, empresas de decoração, de modo a oferecer serviços adicionais e aumentar a sua base de clientes. Existe também um investimento na criação de parcerias no mercado internacional, através de um grupo de Networking. A última viagem foi ao Dubai, onde apresentei a Home Senses e criei a minha primeira parceria internacional, com a AXN Capital. Já se seguiram parcerias com Miami, México, Colômbia e ainda este ano a Home Senses estará a ser apresentada em Miami e no Brasil.