1 minute read

ao detalhe que faz a diferença

Que dificuldades já vivenciou, profissionalmente, devido ao seu género?

Inicialmente, o Nelson era o ponto de contacto com os clientes, quando alguns deles passaram para mim tive uma situação caricata. Um dos clientes não queria falar comigo, pois, para ele, eu não tinha autoridade para lhe responder. Até chegar ao ponto de se fazer anunciar pela secretária, penso eu, para me intimidar, o que não resultou e teve que aceitar a minha decisão. Hoje, felizmente, cada vez há mais mulheres na àrea e são valorizadas pelas empresas, devido às suas competências.

Advertisement

Quais as capacidades que as mulheres possuem, que são particularmente interessantes para a empresa e para o desenvolvimentodo seutrabalho?

A capacidade de organização que as mulheres têm é muito importante, quer seja em termos técnicos, quer seja em termos de gestão, porque ajuda a consolidar a estrutura da empresa. Se algum dos colaboradores tiver alguma necessidade, seja ela pessoal, técnica ou burocrática, é-lhes dado um suporte personalizado. Como sabe, a retenção nesta área é difícil, a concorrência entre empresas por colaboradores qualificados é enorme, mesmo assim temos pessoas connosco há oito anos. Consideramos que é resultado da nossa estrutura de gestão, que os ouve e apoiano caso, feminina. Atualmente ainda temos mais técnicos homens do que mulheres, mas uma das colaboradoras técnicas mais recentes já está a gerirpessoas mais antigas na empresa, devido à sua capacidade de organização de processos e planeamento. Os homens são muito bons tecnicamente e desenvolvem projetos excelentes, mas, na sua maioria, não têm tanta atenção ao detalhe, nomeadamente prazos de entrega, especificações que o cliente pediu.. Atualmente, a Mediaweb tem uma equipa constituída em 25% por mulheres, sendo que cinco delas entraram muito recentemente. Além disso, temos também nove estágios curriculares a decorrere três deles são para raparigas.

Que mensagem gostaria de deixar a quem está a pensar trocardecarreirae seguirpara a áreatecnológica?

Se quisermos tudo é possível. O meu pai sempre me disse que eu conseguia ir mais longe e que, desde que trabalhasse, ia conseguir. Nesta área existem muitas pessoas autodidatas. O meu sócio, Nelson, tem o 12º ano concluído e depois aprendeu por si próprio tudo o que sabe sobre esta área. Hoje em dia o conhecimento está à distância de um clique, é só encontrar a informação certa e dedicar-se afincadamente ao objetivo. É uma questão de quererede não desistir.

This article is from: