Transformação Digital
FENIXEDU: UMA SOLUÇÃO DIGITAL ÚNICA PARA O ENSINO SUPERIOR A qubIT foi criada no Instituto Superior Técnico por ex-alunos desta instituição de ensino, assente no desenvolvimento de soluções tecnológicas de vanguarda para o Ensino Superior. Hoje, o Fenix é uma referência em diversas academias, garantindo-nos o Engenheiro Hugo Querido que esta será sempre uma solução em contínua evolução.
A
rrancam a fundo em 2009, levando já 12 anos a produzir tecnologias para o Ensino Superior. Que aspetos mais destacam desse caminho? Tem sido positivo? Temos sempre crescido em cada ano, com mais faturação e mais resultados. Mas entendemos destacar algo que nos guia: criar relações de longo prazo através de software que dá autonomia. É quase contra-intuitivo, mas ao produzir soluções melhores, o cliente suporta um negócio mais complexo, o que nos impele a evoluir a tecnologia, novamente suportando mais complexidade. E avançamos nesta retroalimentação constante, sempre com os clientes connosco. De que soluções dispõe hoje a qubIT para responder às instituições de ensino, aos seus alunos e à interação entre ambos? A principal referência é a nossa versão da solução FenixEdu, inicialmente desenvolvida pelo Instituto Superior Técnico (onde nos graduámos como alunos e fomos depois funcionários, iniciando a partir de lá a qubIT, em pós-laboral). Sendo a vossa referência a solução Fenix, para suporte à Gestão Académica em instituições de ensino superior, bem como à ligação entre elas, como funciona e quais as mais-valias que derivam da sua utilização? É uma solução web, com tecnologia portuguesa, para suporte ao ciclo de vida do estudante na instituição: candidaturas, matrículas, inscrições, avaliações, teses, ... tudo até ser alumni e voltar depois para formação pós-graduada. Mas além desta abrangência administrativa e financeira, através do suporte às propinas e respetivos pagamentos, existem também âmbitos E-Learning: turmas, horários, comunicação, aulas, testes/exames, etc., tudo incluído numa única plataforma. A autonomia é também diferenciadora, pois tudo na solução pretende ser uma ferramenta para o cliente utilizar. Seja modelando processos de workflow ou planos curriculares com complexas regras de inscrição, configurando certidões, relatórios ou realizando inquéritos. E pode nem ser a qubIT a realizar estas tarefas, pois sendo contra modelos de negócio que deixem as instituições reféns de prestações de serviços, damos mecanismos para que o possam fazer a solo. Por último, temos a inovação como outro ponto forte, estando sempre a melhorar a solução e as tecnologias na sua base. O Fenix nunca estagnará, ficando ultrapassado e obsoleto, estará sempre na vanguarda e a evoluir em permanência.
20
Hugo Querido CEO
E como beneficia a app myFenix os seus utilizadores? É a extensão mobile da abrangência e autonomia. Ter na mão operações Fenix a partir de qualquer lugar, com ou sem rede. E não queremos ter apenas consultas de dados, mas sim ações concretas de negócio; no limite, dar a generalidade das operações que se realizam no Fenix, desde candidaturas, pedidos de certidões ou suportar a realização de pagamentos. Estamos com várias funcionalidades em roadmap que queremos desenvolver nos próximos tempos. Considerando a pandemia e o ensino a ser desenvolvido à distância, como se posicionou a qubIT junto dos seus clientes para estes o suportarem? O Fenix é uma solução totalmente online e permite o acesso, a partir de qualquer lado, utilizando um browser de internet. Como a base para o ensino à distância sempre existiu, melhorámos apenas o suporte a videoconferências e à realização de testes/exames online (para alguns clientes que ainda não o utilizavam antes). E como o nosso suporte e apoio aos clientes já era maioritariamente remoto, usando mecanismos próprios do Fenix, também aí não houve diferença. Ainda que em teletrabalho, temos conseguido ultrapassar a pandemia razoavelmente bem.