Cartão 2016 AVMM

Page 1

2015

AT UA L I Z A Ç Ã O

A N U A L

2016

VA L É R I A M E N D O N Ç A Fotos: Guilherme M. Mendonça e Roberto Carlos Oliveira

"Dentro de mim, existem dois lobos: o lobo do ódio e o lobo do amor. Ambos disputam o poder sobre mim. E quando me perguntam qual lobo é vencedor, respondo: o que eu alimento". Sabedoria Popular.

Contradições. E assim caminha a humanidade: em infinitas contradições entre sua teoria do ideal de vida e a prática do dia a dia. Atire a primeira pedra aquele que nunca caiu em contradição consigo mesmo. É isso ai. A medida vale para todos nós, seres humanos.

em revista ao que fizera e perguntava a mim mesmo se não faltara a algum dever, se ninguém tivera motivo para de mim se queixar. Foi assim que cheguei a me conhecer e a ver o que em mim precisava de reforma.”

A reflexão que ele nos deixa é que Por isso mesmo, o exercício diário que chegou a hora de nossa reforma íntima. Onde não há lugar para contradições nos cabe é o revelado por Santo descabidas, pois, em nosso deserto Agostinho*: “[...] ao fim do dia, interrogava a minha consciência, passava pessoal, os ecos vibram como

tambores, rufando em nossas consciências. Mais amor, menos ódio; mais companheirismo, menos competição; mais generosidade, menos egoísmo; mais tolerância, menos arrogância; mais ação, menos palavras em vão. Oxalá tenhamos coragem de olhar para dentro de nós mesmos! * KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 84ª ed. Rio de Janeiro: FEB. 2003. Questão 919, a.

Fotos: Valéria Mendonça

CUCA FRESCA - SE

CALMARIA - DF

REFLEXÃO - MONTREAL


E U, C O M I G O. . .

Fotos: Fátima de Sousa, Grasiela de Sousa, Telma Santos e Valéria Mendonça

VAMOS ENTÃO INICIAR O EXERCÍCIO DE REVISÃO DO ANO. 1- TEM COISA MELHOR QUE A LIBERDADE DE PODER SORRIR DE NÓS MESMOS? 2- OLHAR PARA O RETROVISOR DE OLHOS FECHADOS, AFINAL, O QUE PASSOU...PASSOU? 3- E VALORIZAR AS PEQUENAS ALEGRIAS? AH, NÃO TEM PREÇO.


E U, C O M VO C Ê ( S ) . . .

Fotos: Não identificado, Guilherme Mendonça e Valéria Mendonça


A arte de praticar o ENCONTRO. SIM... É POSSÍVEL!

VO LTA À S AUL A S AQUI ESTAMOS NÓS, REUNIDOS, APÓS 37 ANOS.

Por isso, diretamente de Aracaju/SE/ Brasil, a homenagem segue para Montreal, no Canadá, onde está a querida amiga e professora Lise Renaud.

O tempo parecia não ter passado em nossas vidas. Pelo menos o comportamento era o mesmo das crianças que se despediram em 1978, do Educandário Nossa Senhora da Purificação, lá em Aracaju.

Com sua simplicidade e espírito de fraternidade, soube acolher a mim, esta sergipana, nordestina, cidadã do mundo, juntamente com seu orientando, outro talentoso e obstinado profissional, numa jornada sem precedentes.

Estávamos reunidos, finalmente, graças à tecnologia, à rede de solidariedade de nos fazermos chegar aos poucos, uns aos outros, e pela perseverança da Tia Isaura. Sim, ela mesma.

Eis a prova de que o conhecimento rompe barreiras, fronteiras e os limites a nós impostos. Acreditemos, não há limites para sonharmos.

Reuniu todas as suas crianças em seu entorno e quando se apercebeu o “estrago” estava feito. Lá estávamos nós, no primeiro de muitos encontros. E é ao ENCONTRO que dedico a homenagem especial do meu humilde informativo, que pela segunda vez traz esta sessão, ano passado dedicada ao mestre Antonio Miranda. Aos mestres, com carinho, sempre, pois trago na educação o meu berço embalado por Marias.

Sonhamos juntos com o saber sem limites de língua, com a amizade sincera, com o trabalho respeitoso, com o encontro fraterno, com a possibilidade de unirmos dois países num único propósito: a educação. Obrigada, Lise, por nosso ENCONTRO. Pela generosidade do compartilhamento de saberes e pela oportunidade de colocarmos em prática as teses de uma comunicação promotora de saúde. Em 2016, que possamos sorrir juntas ainda mais.

QUA N D O U M P Ó S D O U TO R A D O É AP EN AS PR ET EX TO PARA ENCONTROS.


CONFIANÇA QUE SAIBAMOS MANTER VIVAS AS CRIANÇAS QUE HABITAM EM NÓS. QUE NOSSOS IRMÃOS DE SANGUE SE ENCONTREM SEMPRE COM NOSSOS IRMÃOS DA VIDA.

COM VOCÊS...

Foto: Guilherme M. Mendonça

SEGURANÇA QUE TODOS OS SONOS SEJAM PROFUNDOS, PELA SIMPLES CERTEZA EM TERMOS NOSSOS “URSINHOS” PARA NOS ACOMPANHAR.

Fotos: Valéria Mendonça

PAZ QUE O CÉU NOS CONFORTE E QUE O INFINITO DAS ÁGUAS SEJA FORTALEZA PARA QUANDO AS INCERTEZAS TEIMAREM EM NOS AMEDRONTAR. NÃO HÁ QUEM NÃO PRECISE DE UM ABRAÇO.

...VOU A QUALQUER LUGAR!

Foto: Telma Santos


E A V I DA S E G U E . . .

Fotos: Valéria Mendonça Foto: João Armando

SEGUE MELHOR... 1. QUANDO NOS DAMOS LIMITES; 2. QUANDO ABRIMOS NOSSAS JANELAS; 3. QUANDO SILENCIAMOS; 4. QUANDO ACREDITAMOS NO BOM TEMPO; 5. QUANDO ENXERGAMOS A BELEZA DA VIDA; 6. QUANDO SEGUIMOS NO BEM. CHEGUE LOGO 2016!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.