AUSTRAL ANTÁRTIDA


Pavilhão Modular Expositivo Exercício de projeto paramétrico e prototipagem por fabricação digital


1.CONCEITO
Localizado na Antártica, a intervenção propõeum pavilhão expositivo configurado a partir de diversas distribuições de um único módulo.





O continente é quase completamente coberto por geleiras, apenas com exceção das zonas montanhosas. As implantações foram pensadas a partir de observações das possíveis características das superfícies locais a fim de proporcionar uma implantação que valorize a área.
Devido ao fato do ontinente não possuir uma cultura própria, propusemos exposições sobre a fauna local e a preservação ambiental da Antártica. Em relação à materialidade, foi inicialmente escolhida a combinação de metal e vidro duplo, visando o conforto térmico.



etapas do algoritmo:
1: volume



2: módulo





3: estrutura


4: origami
5, 6 e 7: distribuições



4: origami


RENDERIZAÇÕES



Durante o processo, alteramos o formato da cúpula de um volume esférico para uma estrutura de arestas com seções retas e uniformes, peças possíveis de serem fabricadas a partir de materiais planos.



4.IMPLANTAÇÃO


A primeira distribuição foi a "Floco de Neve", uma configuração radial com extensões ramificadas que se originam no núcleo. A implantação pode ser feita tanto em terrenos planos, como desnivelados, devido a adaptabilidade de suas conexões.







A segunda distribuição foi nomeada de "Iceberg", por se tratar de uma distribuição pensada para terrenos fraturados. Sua distribuição em zigue-zague pode ser alterada de acordo com a falha escolhida.



croquis inciais
A estrutura possui quatro elementos para a sua montagem: as arestas verticais em madeira compensada, os giros em aço, o fechamento das faces em vidro e os túneis, de configurações variáveis de acordo com a implantação, em painéis de aço
Finalmente, a distribuição "Globo de Neve" foi projetada para ser um observatório panorâmico com distribuição vertical. Deve ser implantado em um terreno irregular e de altitude elevada, permitindo uma melhor visualização da paisagem.

A materialidade dos túneis combina aço corten e lã de rocha para criar uma instalação resistente, durável e termicamente confortável.
