Issuu on Google+

rennan santos

A SEMANA

FIMDE

SEMANA Edição nº 1587, 25 de abril de 2014

Página 4


FIMDESEMANA

2

25 de abril de 2014

A SEMANA

DESTAQUE

Foto do Leitor

dia a dia

Confira o que foi destaque, nas redes sociais do “A Semana” Dia a Dia, durante a última semana. Conecte-se com o que acontece em Curitibanos e região.

Preconceito com microcefalia incomoda família curitibanense MAIS COMPARTILHADA DA SEMANA - 22

Acidente na BR-470 deixa dois feridos MAIS VISUALIZADA DA SEMANA - 6.188

DESCASO

Álbum

O leitor Edinei Roberto Borba registrou a situação em que se encontra a Rua Iolanda Almeida, no bairro São Luiz, onde mora, com vegetação alta e lixo. A limpeza é de responsabilidade do proprietário do terreno.

Paixão de Cristo (encenação Juce) MAIS CURTIDA DA SEMANA - 62

900* Seguem

Acompanhe o “A Semana” nas mídias sociais. www.facebook.com/jornalasemanacuritibanos

9.145 * Curtem

www.twitter.com/ASemanaCtb

*resultados contabilizados até a última quarta-feira (23)

www.flickr.com/photos/asemanacuritibanos/

Redação

asemanactb@gmail.com

A Semana Dia a Dia

www.asemanacuritibanos.com.br

Falando de Biomassa: Produção

A biomassa vem sendo utilizada amplamente por diversos segmentos industriais, principalmente para a geração de energia. A produção mundial de biomassa cresceu à taxa de 0,7%a.a., o que equivale a 6,9% no período (2003-2012). Em 2012, foram produzidos 2,30 bilhões metros cúbicos de biomassa, com os números para 2013 apontando para total de 2,31 bilhões metros cúbicos, conforme indicado na figura 3.39. A China é o principal país produtor mundial desta matéria-prima, com 20,7% do total, seguido pela Índia, com 12,0%, e do Brasil, com expressivos 6,5%.

2,40

Brasil 6% 2,35 2,30

2,30

2,27 2,25

2,25 2,22

2,31

Etiópia 4%

Índia 12%

2,28

2,25

2,23

2,23

2,20

2,20

Outros 57%

2,16

China 21%

2,15

2,10 2003

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013¹


25 de abril de 2014

FIMDESEMANA

3

Mudanças bruscas, transições tranquilas... Será? O termo transição é utilizado normalmente para definir mudança, passagem, a evolução progressiva de um estado a outro, é estar em movimento. Movemo-nos a todo momento. Tudo se altera e modifica-se em segundos, no mesmo compasso que o coração bate, os olhos piscam e o sangue navega inabalável pelo nosso corpo. As transições sempre envolvem algum tipo de adaptação que varia dependendo do tipo de mudança que fazemos. As novas características do que surge costuma não ser conhecida, então o ser humano começa a passar por um processo de adaptação. Você vive alguma mudança neste exato momento? Supõe o que virá? Sente dúvida em relação a decisões tomadas e a outras ainda por tomar? Sente-se sem chão, em uma área cinzenta entre o que você foi e o que ainda não se tornou? Quantas vezes somos pegos em situações inesperadas e nos sentimos inúteis diante do mundo? Ou estamos à procura de soluções que parecem estar muito além do nosso alcance? E quantas outras vezes nos deparamos com um objetivo esboçado ao longo do tempo e quase deixamos escapar por não acreditar que isso fosse realmente possível? Lidar com mudanças não é uma tarefa fácil para grande parte das pessoas, em alguns casos até mesmo quando muda para melhor. Isso acontece, já que faz parte da natureza humana se estabelecer sobre um

falso comodismo. As transições são aquelas fases em que a vida modifica-se significativamente. De repente, as coisas mudam de tudo para nada. É verdade que há crises para as quais já estamos um pouco mais precavidos. Mas a verdade é que nós não as vivemos na carne, até que elas nos alcancem de fato.

Não podemos nos tornar aquilo que precisamos ser enquanto permanecermos o que somos. Oprah Winfrey Há características que são próprias de uma situação de transição: sentimentos, experiências e desejos que acompanham quem passa por um período de mudança. As etapas de transição são acompanhadas de angustiantes sentimentos de perda. Temos que deixar para trás pessoas, cargos, relações, posses. Isso nos causa uma intensa percepção de abandono, que gera tristeza e frustração. Uma das formas mais instigantes e ricas, que contribui no processo de aprendizagem do ser humano, é encarar as transições que ocorrem na vida como uma das maneiras de crescer como um ser integral. E sabemos, embora muitas vezes não tiremos disto o devido proveito, que, ao longo de uma existência, ocorrem muitas transições. Para isso, não importando se estas forem positivas ou

negativas. Até porque, em muitas circunstâncias, o aprendizado ocorre, exatamente, através daquelas mudanças que provocaram alguma dor ou até possam ter sido encaradas como um fracasso. Quando falamos em transições, estamos nos referindo a eventos tais como passagem de ano, aniversário, casamento, mudança ou perda de emprego, mudança de cidade ou país, nascimento de filhos, separação, aposentadoria... Enfim, qualquer alteração que nos faça sentir e compreender que algo significativo aconteceu ou está ocorrendo. Sabemos que a mudança é inevitável, o crescimento é opcional. Não podemos modificar a direção do vento, mas somos capazes de ajustar as velas para alcançar nosso destino. Durante essa caminhada, reagimos de forma distinta à cada mudança e, ao mesmo tempo, precisamos manter a nossa individualidade, a nossa essência. A mudança é um evento externo, transição é um processo interno. Transição não é apenas uma forma interessante de falar sobre mudança. É o processo interior pelo qual sofremos com a mudança. Algumas perguntas podem ser o ponto de partida para que alteremos o foco inicial da mudança para a transição, entre elas, destaco: o que eu preciso mudar em mim para que o outro mude? Do que já é tempo de me despedir? O que é tempo de deixar para trás? “Eu acho fascinante que a maioria das pessoas planeje suas férias com mais cuidado do que planeje suas vidas. Talvez porque fugir é mais fácil que mudar” ( Jim Rohn ).


FIMDESEMANA

4

25 de abril de 2014

Capa

Rennan Santos A verdadeira prova do amor e do respeito. Nascidos e criados no Cerrado, a 20 quilômetros de Curitibanos, os agricultores aposentados Valdovina Neves dos Santos, de 84 anos, e Antenor Wollinger dos Santos, de 92, são exemplo disso, pois completaram, na última semana, nada mais nada menos que 70 anos de casados, comemorando Bodas de Vinho. Desse tempo de união, o casal soma quatro filhos, 16 netos, 14 bisnetos, saúde e amor de sobra.

V

aldovina conheceu Antenor ainda criança, pois moravam próximos, no Cerrado, e, no começo do namoro, tinha 14 anos. “Ele tinha 23 anos e namoramos cerca de um ano”, conta Valdovina. Naquele tempo, eles lembram que o beijo não era permitido e, segundo Antenor, em bailes, o rapaz que beijasse uma moça tinha de ir embora imediatamente, do contrário, a confusão era certa. “O rapaz apanhava dos parentes da moça se fizesse isso. Não podia beijar de jeito nenhum”, reforça. Ele recorda que os rapazes visitavam as namoradas com o máximo de respeito e namoravam na sala apenas de mãos dadas. Antenor afirma que não precisou pedir Valdovina em namoro, mas não escapou das autorizações para casar. “Antes de

pedir autorização para sua mãe para casar, esperei a decisão de meu pai, que aprovou a ideia, e a família de ambos concordou com nossa união”, recorda. Para o casal, os casamentos atuais são muito diferentes de 70 anos atrás. “Hoje, o namoro tornou-se uma falta de respeito, tudo acontece muito cedo, de forma precoce, os casais não se respeitam”, diz Antenor. “Com 14 anos, ou menos, as meninas saem sozinhas para festas, sem nem ao menos os pais saberem onde estão. Isso, na minha época, não se admitia”, compara Valdovina.

Na época à qual ela refere-se, o casal percorria até 15 quilômetros para ir aos bailes e era comum os pais levarem os filhos. Uma curiosidade é que, como todos sabiam do clima de respeito, a menina poderia dançar com todos, mesmo que tivesse namorado. “Eu, por exemplo, depois de casado, ia para os bailes e dançava com todas as mulheres. Gostávamos da música e de dançar e, se tivessem 30 mulheres, eu dançava com as 30. Infelizmente, hoje em dia não é mais assim; o casal dança apenas um com o outro e, se o homem ou a mulher ousar dançar com outra pessoa, é briga na certa”, lamenta.

Casal guarda lembranças de um tempo em que o beijo era proibido

fotos: rennan santos

Valdovina e Antenor cultivam um namoro de 70 anos

Conselhos experientes Valdovina e Antenor revelam que jamais enjoaram um do outro e lamentam que, hoje em dia, os casais briguem por motivos fúteis e acabem desistindo de tudo sem lutar para ficarem juntos. “É preciso deixar o orgulho de lado e pensar mais no amor”, afirma Antenor. Para Valdovina, quando há discussões, um dos dois tem de ceder e, assim, logo tudo passa. “Quem ama perdoa, quem ama respeita, quer estar junto e luta dia após dia para viver melhor, procurando solucionar os problemas”, garante. Com esse pensamento, o casal não hesita em afirmar que não há segredo para ser feliz. “Não há segredos. O que tem de haver é o capricho de cultivar o amor dia após dia e, principalmente, o respeito, e isso não é segredo para ninguém, apenas é algo necessário”, finalizam.

Casal comemora Bodas de Vinho em clima de amor e respeito

Além de viver em clima de harmonia e amor, o casal também se mantém ativo para garantir uma vida longa juntos. Antenor, que foi vereador em 1966, vice-prefeito em 1968 e prefeito de Ponte Alta em 1974, como prova de seu compromisso político e democrático, na última eleição, com 90 anos, saiu de casa a cavalo e percorreu cerca de quatro quilômetros para exercer o direito do voto. Já Valdovina revela que, no dia a dia, cuidam dos afazeres domésticos, da lavoura no quintal e, apesar da idade avançada, seguem uma vida normal. Com mais de 40 anos de CNH, Antenor dirige normalmente em rodovias federais e ainda anda a cavalo.


FIMDESEMANA

25 de abril de 2014

Crianças

5 fotos: divulgação

em movimento

Vania Leal Curitibanos

Um grande problema enfrentado atualmente em todo o mundo é a obesidade infantil, que, segundo pesquisa realizada pela Sociedade Americana de Nutrição, triplicou nos últimos 20 anos, nos países em desenvolvimento, principalmente no Brasil.

Entre os fatores, estão distúrbio nutricional ou metabólico e o sedentarismo infantil.

D

e acordo com o médico pediatra Marlei Perdoncini, algumas medidas podem ser tomadas de modo a evitar a obesidade infantil, que começam, claro, no

Atividade física é recomendada a qualquer idade, desde que com acompanhamento cuidado com a alimentação e incluem o incentivo à prática de atividade física. O médico destaca que, não havendo proble-

Natação, entre outros benefícios, ajuda no controle da respiração

ma cardiológico, pulmonar ou articular, não há impedimentos para que a criança faça exercícios, independentemente da idade. No entanto, ele alerta para modalidades mais indicadas a cada faixa etária. “Quando a criança é menor, deve-se incentivar a brinquedoterapia, quando ela se exercita brincando, como no futebol, tênis e bicicleta, mas deve ser respeitado o gosto da criança, para que ela não desanime ou enjoe”, salienta. Conforme Marlei, exercícios como natação, balé, judô e karatê também são bastante indicados para crianças, por melhorar a qualidade de vida, manter postura correta e controlar o peso. Já exercícios musculares, como levantamento de pesos, não são indicados para os pequenos. “O levantamento de peso não é indicado para crianças, pois estão em fase de crescimento e pode sobrecarregar as articulações. Já atividades aeróbicas são recomendadas”, explica.

Criança tem de gostar do exercício para não desanimar

Segundo o médico, para crianças com algum tipo de problema respiratório, a natação, entre outros benefícios, ajuda a controlar e melhorar a ventilação. No caso de pequenos com crise diabética, os exercícios ajudam a diminuir a quantidade de medicação. Entre crianças hipertensas, o exercício deve ser moderado. “Nesse caso, deve-se evitar o aumento da pressão, mas não significa que não pode fazer exercício. A caminhada

com acompanhamento é uma boa alternativa”, frisa Marlei, lembrando que não é recomendado iniciar exercícios por conta própria. “O ideal é consultar um médico para verificar a parte clínica e um preparador físico para acompanhar e executar o melhor exercício, que varia conforme cada caso”, finaliza Marlei. Ele reforça que qualquer tipo de atividade que a criança pratique deve ser realizado com acompanhamento.


FIMDESEMANA

6

25 de abril de 2014

FALANDO BEM DELES

1 fabi baroni

Dr. Luiz César Didoné vem desenvolvendo um trabalho maravilhoso com seus pacientes. Alguns casos bem difíceis têm ocupado as suas horas. Mas ele sempre acha um remedinho milagroso para tirar muita gente da depressão. Vale a pena salientar: tarefa muitas vezes árdua para o profissional da Psiquiatria. Sempre bom reconhecer e falar bem daqueles que fazem um trabalho elogiável. FOTO 01 Ela participou do Rainha da Expocentro e não precisou nem ganhar para chamar a atenção. Sei que, bem preparada, ela pode se sair muito bem. Linda e com traços bem marcantes, assim é a bela Rachel Gerber. Escolhi dois momentos dela para publicar, enquanto recebia retoques no make e numa foto PB da Fabi Baroni. Linda como ela só... Com vocês, Rachel Gerber. FOTOS 02 E 03 Mais uma loja que, durante o Rainha do Município de Ponte Alta do Norte, apresentou a sua coleção com alunos que deram um show na passarela. Com apenas um ensaio, eles arrasaram. Durante duas horas, acompanhei, preparei e coreografei mais de 30 alunos para apresentar na passarela as coleções das lojas do município. Com muita atenção, eles levaram a sério o papel de modelo. Na noite de sexta-feira (4), eles fizeram a sua parte e mostraram que mereceram os aplausos do público que se fez presente ao Ginásio de Esportes. FOTO 04 Ela, toda poderosa, dando entrevista após ser coroada Rainha do Município de Ponte Alta do Norte. Ela é Sara Heloise dos Santos, que representou a GHB Mecânica no evento. Com simpatia e cheia de charme, ela se destacou à frente dos senhores jurados e levou o título. Neste ano, muitas candidatas se destacaram, mas Sara acompanhou os ensaios sempre muito atenta e dedicada e foi premiada com a faixa e coroa. FOTO 05

glaicon ronsani fotografia

Mais um campanha fotografada e produzida pela nossa equipe, da marca NO STRESS, em destaque no Blog lá no www.asemanacuritibanos.com.br. Um trabalho minucioso e super bacana que leva a nossa assinatura. FOTO 06 Muita polêmica na Internet com a realização da Copa do Mundo no Brasil. A cada dia mais e mais denúncias sobre o que está acontecendo em todo o país. Triste ver o povo brasileiro tão sofrido e batalhador ter de pagar a conta dessa festa que será para poucos. O que será que vai acontecer quando a cortina desse palco se fechar e todos voltarem para seus lares? Nós, que temos a oportunidade de ter um meio de comunicação nas mãos, não podemos deixar de alertar nossos leitores.

4

`

3

glaicon ronsani fotografia

2

5

6


FIMDESEMANA

25 de abril de 2014

FIMDESEMANA

25 de abril de 2014

7

7

Festa para escoteiros GEC com programação especial festiva vania leal

Missa teve participação do Grupo Escoteiro na quarta-feira (23)

Vania Leal Curitibanos

O Grupo Escoteiro de Curitibanos (GEC) está em festa. Além de completar um ano de formação, eles festejam o Dia do Escoteiro, comemorado na última quarta-feira (23).

A

programação de comemoração iniciou na terça-feira (22), quando os integrantes, juntamente com os pais e os chefes do GEC, participaram de sessão de cinema na EEB Casimiro de Abreu. Na quarta-feira (23), os escoteiros marcaram presença em cerimônia religiosa na comunidade e, nesta sexta-feira (25), o grupo

fará a publicação das atividades realizadas na semana. Para encerrar a semana festiva, neste sábado (26), haverá um café do GEC com os pais e antigos escoteiros, seguido de Fogo de Conselho, momento em que todos se reúnem ao redor de uma fogueira para se divertir com apresentações, finalizando com um momento de aprendizado ou de reflexão.


FIMDESEMANA

8

25 de abril de 2014

Bomba relógio Vania Leal Curitibanos

Resultados rápidos, mas consequências desastrosas para a saúde. A Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva está realizando um levantamento que permite identificar alguns aspectos que caracterizam o usuário de Esteróides Anabólico-Androgênicos (EAA). Em geral, 80% são homens, entre 16 e 30 anos, de alto poder aquisitivo e 70% têm o terceiro grau completo. A prévia da pesquisa aponta que são pessoas que desconhecem os reais efeitos negativos dos EAA ou, se conhecem, fazem de conta que não sabem.

S

egundo o professor de Educação Física Eduardo Aranha, doutorando em Atividade Física e Saúde, deve-se atentar para o motivo pelo qual o anabolizante é usado. Ele explica que existem casos clínicos em que há a necessidade de administrar o medicamento à base de hormônio, a exemplo do tratamento de deficiências androgênicas (hipogonadismo, puberdade e crescimento retardados, deficiência androgênica parcial em homens idosos e deficiência androgênica secundária a doenças crônicas), e na contracepção hormonal masculina. Conforme o professor, a terapia androgênica pode ser utilizada ainda no tratamento da osteoporose, da anemia causada por falhas na medula óssea ou nos rins, câncer de mama avançado e até mesmo em situações especiais da obesidade. Além disso, pode ser utilizada no tratamento da perda de massa e força na musculatura relacionada ao HIV, cirrose alcoólica ou por queimaduras graves, na fadiga de pacientes com doença renal crô-

nica submetidos à diálise ou doença obstrutiva pulmonar crônica. “O maior problema dos anabolizantes é quando a preocupação com o formato do corpo faz o indivíduo esquecer da saúde, usando todos os artifícios para deixar o corpo bonito, através de métodos que são prejudiciais à saúde”, alerta o professor, enfatizando que os anabolizantes causam vários efeitos adversos. Nos homens, especificamente, pode ocorrer o desenvolvimento das mamas, devido ao alto nível de estrogênio circulante, além de função sexual reduzida, infertilidade, atrofia testicular e afinação da voz. Já nas mulheres, o professor salienta que os efeitos mais percebidos e de maior incidência são aparecimento de pelos no corpo, voz grave, diminuição temporária do ciclo menstrual e crescimento excessivo das unhas dos pés, devido a distúrbio hormonal. Entre adolescentes, que atualmente procuram as academias para alcançar respostas corporais rápidas em virtude da necessidade de estética corporal, o uso de anabolizantes pode resultar em diversos efeitos colaterais. De acordo com Aranha, o uso abusivo de anabolizantes também pode causar aumento da pressão sanguínea, acne devido à estimulação das glândulas sebáceas, crescimento excessivo do coração, níveis elevados de colesterol ruim, arritmia cardíaca, cãibras, câncer, cansaço, comportamento agressivo, crescimento anormal dos cabelos, esterilidade irreversível, insônia, náuseas e vômitos frequentes. Ele frisa que não apenas atletas em busca de mais força, velocidade e resistência dos músculos usam anabolizantes, mas o abuso desses medicamentos - e um dos maiores problemas - é a adesão a essas drogas em academias convencionais, onde se popularizou o uso da conhecida “bomba”, chamada assim devido ao seu potente efeito sobre o organismo. O professor alerta

Conhecido por “bomba” devido ao potente efeito sobre o organismo

que muitas pessoas não se dão conta de que dosagens elevadas podem causar danos irreversíveis ao organismo. “Infelizmente, muitas pessoas só se preocupam com a beleza externa de um corpo esculpido à base de remédios e drogas e isso está levando jovens de aparência saudável a um vício, muitas vezes, sem volta. Apesar de não haver estatísticas concretas, sabe-se que vem crescendo o número de consumidores

da droga, principalmente em academias”, lamenta o professor. Segundo ele, quem receita esse tipo de medicamento para fins estéticos está sujeito a um processo que pode resultar até mesmo na cassação do diploma profissional. “No entanto, muitos não se importam em correr riscos, pois os altos lucros, às vezes, falam mais alto que o profissionalismo”, conclui.

fonte: http://2.bp.blogspot.com


FIMDESEMANA

25 de abril de 2014

RESUMO DE NOVELAS MALHAÇÃO - 17h55, na Globo SEGUNDA Anita tenta disfarçar para Pedro sua apreensão com a viagem de Ben e Sofia. Serguei fala com Flaviana e se distrai no salão. Caetano pensa em pedir ajuda a Luciana para convencer Vera a assinar seus documentos. Micaela diz a Martin que não levou a sério o noivado dos dois, e ele se ofende. Anita afirma a Júlia que se vingará de Antônio. Anita convence Antônio a apresentá-la a seu suposto pai. Vanessa e Meg proíbem Serguei de se distrair com Flaviana no celular durante o trabalho. Abelardo apresenta Veloso a Luciana. Antônio dá um anel de noivado para Anita na frente de Palhares, e Carlão e Tuninho. TERÇA Sidney tenta resistir, mas acaba aceitando conversar com Sofia. Raíssa se decepciona com o resultado negativo do teste de gravidez, e Guilherme percebe. Caetano/Veloso consegue enganar Luciana e armar para que Vera assine os documentos com a ajuda da irmã. Guilherme incentiva João Luiz a apoiar Raíssa. Martin afirma a Omar que trará dinheiro para o Embaixada. Anita consegue entrar no apartamento de Palhares. Isaac convida Martin para visitar uma sinagoga. Anita ouve Palhares falar sobre os detalhes de seu plano de assalto ao telefone. Anita deixa a casa de Palhares, mas o suposto coronel desconfia da presença de alguém. Meg e Vanessa impedem Serguei de falar com Flaviana, e a menina desabafa com Sofia. QUARTA Anita não consegue falar com Vera e Ronaldo. Micaela confidencia a Vera que quer virar católica para se casar na igreja com Martin, mas teme a reação de seu pai. Depois de dormir com Sidney, Sofia se vinga e avisa a ele que vai para os Estados Unidos com Ben. Norma procura por Raíssa. Flaviana se sente carente e liga para todos os seus amigos. Caetano/ Veloso se insinua para Bernardete. Raíssa e Virgílio fazem Junior retornar à sala de aula, e Norma observa a coordenadora. Caetano sonda sobre o relacionamento de Abelardo e Bernardete. Serguei tem uma ideia para aplacar a carência de Flaviana. Norma se apresenta a Raíssa como assistente social responsável por seu processo de adoção. QUINTA Antônio, Anita e Palhares seguem em direção ao banco. Zelândia faz exigências para Caetano em nome do filho dos dois. Norma conta que passou o dia avaliando o comportamento de Raíssa. Ben e Sofia se despedem de todos, e ele sente falta de Anita. Abelardo sente ciúmes de Bernardete com Caetano/Veloso. Sidney presenteia Sofia com flores e bombons. Micaela encontra livros sobre o judaísmo nos pertences de Martin. Flaviana e Serguei

9

28 de abril a 03 de maio

tentam disfarçar as saudades. Antônio e Palhares mantêm Anita refém durante o assalto ao banco. Flaviana pede que Drica, Bruna e Amanda gravem imagens do cotidiano de Serguei. Martin exige que o Embaixada ofereça opções de comida judaica. Anita tenta atrapalhar o plano do assalto e desafia Antônio. SEXTA Palhares arremessa Anita ao chão, e Antônio não gosta. Anita tenta alcançar seu celular. O voo de Ben e Sofia atrasa. Sofia pensa em Sidney, e Ben, em Anita. Anita afirma para Antônio que não deixará o banco com ele. Martin prova para Kellen que a comida judaica pode ser um bom negócio, e Isaac admira o rapaz. Antônio ameaça explodir a bomba, e Anita consegue enviar uma mensagem com uma foto sua para Ben. Ben e Sofia conseguem avisar a Vera sobre o paradeiro de Anita e desembarcam do voo. A polícia chega ao banco que está sendo assaltado. Antônio vê a mensagem de Anita para Ben. Palhares aciona a bomba e foge, e a polícia evacua o banco. SÁBADO Não há exibição. MEU PEDACINHO DE CHÃO – 18h15 na Globo SEGUNDA Serelepe conta a Pituca que conseguiu fugir do orfanato e ela esconde o menino debaixo de sua cama, sem que Catarina desconfie. Epaminondas diz a Catarina e Pituca que, se Serelepe aparecer em sua casa, o mandará para o reformatório em São Paulo. Padre Santo conta para Epaminondas que ajudará Renato a construir um pronto-socorro na Vila e o coronel o critica. Juliana tenta convencer Gina a usar maquiagem, mas ela não gosta da iniciativa da professora. Rodapé encontra um prato e talheres deixados embaixo da janela de Pituca e desconfia que Serelepe esteja nos arredores da casa. Juliana conversa com alguns adultos que mostram interesse em frequentar a escola. TERÇA Mãe Benta percebe que Zelão tem vergonha de ir à escola. Pituca confessa para Catarina que Serelepe estava escondido em sua casa. Juliana avisa a Gina que Dona Tê permitiu que ela dormisse no quarto da jovem, até que o prefeito construa um banheiro na escola. Epaminondas avisa a Juliana que Catarina foi até Antas comprar material escolar para seus alunos adultos. Ferdinando comenta com Pedro Falcão sobre o encantamento que sente por Juliana. O prefeito das Antas avisa a Renato que a prefeitura não tem verba para construir o banheiro na escola. Mãe Benta concorda em abrigar Serelepe. Epaminondas

desconfia de que Amância esconda algo dele. QUARTA Izidoro conta para Epaminondas que Serelepe está na casa de Mãe Benta. Epaminondas avisa a Catarina que mandará Mãe Benta e Zelão para fora de sua fazenda, em defesa de Pituca. Pedro Falcão elogia o trabalho de Ferdinando feito nas suas terras para Giácomo. Epaminondas dispensa Zelão e diz a ele que quer a casa de volta. Giácomo aconselha Zelão a procurar alguém que lhe oriente sobre seus direitos em relação à casa. Zelão fica envergonhado ao saber de Juliana que as cartas escritas por Rodapé para ela em seu nome são só garranchos. Ferdinando procura por Epaminondas e avisa que Mãe Benta e Zelão não deixarão sua casa. QUINTA Amância diz a Epaminondas que Catarina se recusa a dormir no quarto com ele. Ferdinando avisa a Pedro Falcão que não permitirá que Epaminondas expulse Mãe Benta e Zelão de casa. Dona Tê fica admirada ao ouvir Gina dizer que está começando a gostar do jeito de Ferdinando. Rosinha comenta com Amância que Mãe Benta acha que Zelão está furioso com Rodapé. Rodapé propõe à professora que ela confesse para Zelão que gosta dele. SEXTA Ferdinando explica a Pedro que, a pedido de Juliana, gostaria de comprar um vestido para Gina para que as pessoas percebam sua beleza. Juliana escreve uma carta e pede a Rodapé que a entregue a Zelão. Juliana pede a Ferdinando que leia para Zelão a carta que escreveu para ele. Ferdinando convida Gina para passear em Antas, mas ela recusa o convite e ele então convida Juliana. Zelão aceita que Ferdinando leia a carta que Juliana escreveu para ele. SÁBADO Zelão fica comovido com as palavras de Juliana. Pedro Falcão fica bravo com Giácomo ao ouvir do comerciante que todos sabem que Gina não gosta de homem. Ferdinando diz a Juliana que Zelão está muito apaixonado por ela. Gina diz a Juliana que Ferdinando está apaixonado por ela. Pedro pede a Gina que vá com Ferdinando e Juliana para Antas. Pedro Falcão avisa a Padre Santo que Gina e Juliana vão à missa que ele celebrará na Vila.

renice estava com ele em um casebre na mata e que tinha papéis que poderiam ser o mapa da Comunidade. Inês e Pri se entendem. Matias dá as direções do casebre onde Berenice está. TERÇA LC decide mandar Tereza pra máquina, mas sem a fórmula estabilizadora. Kleber pede perdão a Berenice por tudo o que fez. Lili faz contato com os amigos e diz que Tereza será enviada para Tapiré depois que passar pela máquina. Todos ficam preocupados com o sumiço de Heloisa, Thomaz e Jorge. Kleber agradece a força que tem recebido de Keila e Fátima. Romildo pergunta se Selma quer ser sua rainha e ela aceita. Pri diz a Marcelo que já se sente grávida. Tereza sai da máquina com o sorrido no rosto. Breno consegue impedir que LC coloque Paulinha na máquina e foge com ela. Lili fica preocupada e com medo de Paulinha atrapalhar seus planos. Paulinha bola um plano com Breno para se encontrar com LC e contar que Lili o engana. Paulinha e Breno se escondem no alojamento de Wolfgang. QUARTA Até o fechamento desta edição, o capítulo de quarta-feira, não havia sido editado. QUINTA Penúltimo capítulo. SEXTA Último capítulo. SÁBADO Reapresentação do último capítulo. EM FAMÍLIA - 21h10, Globo SEGUNDA Juliana fica tensa quando Helena sugere que talvez ela esteja grávida de Jairo. Clara mostra para a família fotos da viagem de Chica e Ricardo à Itália. Luiza ouve os amigos comentando que Verônica se separou de Laerte. Chega a noite de inauguração do Galpão Cultural. Laerte fica incomodado ao ver Verônica brilhando no recital ao lado de um violinista famoso e charmoso. Felipe chega ao galpão acompanhado de Silvia. Verônica e Luiza travam um embate na frente de Laerte. Branca vai ao cinema com Sandro e Vlad. Missa Lauren não libera Neidinha para ver a apresentação de Alice. Shirley conta para Helena que Laerte e Verônica terminaram o casamento.

TERÇA Helena abre a porta e tem uma conversa ríspida com ALÉM DO HORIZONTE – ÚLTIMA SEMANA - 19h30, na Laerte. Cadu fica incomodado ao ver Ivan com Marina Globo e pede que Clara mostre SEGUNDA à fotógrafa a aliança nova. Inês conta que Heloisa, Dulce diz a Helena que André Thomaz e Jorge alugaram tem certeza de que Luiza um helicóptero e foram pra está apaixonada por outro Comunidade e todos se dehomem. Jairo encontra Nansesperam. William e Marlon se revezam diante do comuni- do no elevador e o provoca. cador esperando por contato Shirley diz a Virgílio que lhe de Lili. Lili, Tereza e Paulinha dará um cavalo de presente. começam a pensar no plano Gorete conta para Helena que contra LC. Guto diz que está várias vezes ouviu discussões preparando equipamento entre Jairo e Juliana. Barbara para provocar uma pane nas não consegue tirar os olhos comunicações da Comunidade André e Shirley diz a Rafade. Tereza diz a Paulinha que ela que está preocupada com pretende passar LC e depois a filha. Diogo, pai de Marina, Lili na máquina da felicidade. chega ao estúdio da filha. Lili conta o plano de Tereza Laerte tenta seduzir Luiza, para LC. Kleber e Keila conmas fala o nome de Helena versam sobre a relação deles e a menina se esquiva. Théo depois que ele for preso. convida Neidinha para sair. Matias conta a Guto que BeJuliana não tem coragem de

contar para Jairo que está grávida. Nando sofre pensando em Juliana. Luiza diz a Alice que está se apaixonando por Laerte. QUARTA Para ajudar Bárbara, Shirley chama André para um banho de piscina em sua casa. Benjamim diz a Virgílio que está pensando em se mudar para a casa de repouso. Juliana se olha no espelho tentando adivinhar como ficará sua imagem depois que a barriga começar a crescer. André liga para Bárbara e diz que não poderá ir à sua casa, deixando a menina furiosa com Shirley. Clara dá total apoio a Cadu, preocupada com seu possível transplante de coração. Diogo diz a Marina que ficará hospedado em um hotel, mas promete encontrar a filha no dia seguinte. Helena se irrita ao pensar que Luiza está mesmo se envolvendo com Laerte. Branca volta a implicar com Murilo e diz a Gisele que ele não é o namorado certo para ela. QUINTA Marina se preocupa com sua situação financeira. Nando pensa em como fazer para separar Juliana de Jairo. Ivan fica feliz ao ver Clara e Cadu se tratando carinhosamente de novo. Luiza e Laerte trocam olhares no Galpão Cultural. Shirley diz a Rafaela que um dia Bárbara vai agradecê-la por tentar ajudá-la a conquistar André. Helena diz a Virgílio que gostaria de fazer com ele uma viagem para o exterior e ele sugere Goiânia, deixando-a desanimada. Alice tenta convencer Neidinha a ir

com ela a uma reunião da ONG de mulheres que sofreram estupro. Vanessa diz a Marina que ela está deixando o trabalho em segundo plano porque só pensa em Clara. Chica e Ricardo chegam de viagem. SEXTA Silvia fica preocupada com os novos exames de Cadu e já começa a pensar seriamente no transplante. Verônica fica animada ao ver tantos alunos querendo se matricular nos cursos oferecidos pelo Galpão Cultural. Selma e Viriato saem para passear juntos e relembram momentos de quando todos moravam em Goiânia. Luiza e Helena discutem fortemente por causa de Laerte. Juliana se irrita com os modos de Jairo à mesa. André consegue mais algumas pistas sobre sua mãe biológica. Gabriel se irrita ao ver Silvia e Felipe conversando animadamente. Laerte e Luiza se encontram no Galpão Cultural, mas ela se esquiva. Felipe sente ciúme da maneira como Silvia fala de Cadu. SÁBADO A conversa entre Marina e Diogo sobre a situação financeira do estúdio é tensa, deixando Vanessa preocupada com o futuro do trabalho. Helena reclama de Luiza para Virgílio, deixando o marido exasperado. Verônica tenta causar ciúme em Laerte, mas não tem sucesso. André demonstra carinho por Bárbara, mas logo ela fica chateada ao perceber que ele a considera uma boa amiga. Shirley provoca Helena, fazendo comentários sobre Laerte e Luiza. Juliana pensa em como seria se o filho que está esperando fosse de Nando, e não de Jairo. Neidinha e Alice conversam sobre o passado e se emocionam. Clara e Cadu prometem que ficarão juntos para o que der e vier.


FIMDESEMANA

10

HORÓSCOPO

PalaVraCrUZada

25 de abril de 2014

diCadeliVrO

ÁRIES (21.3 - 20.4)

Mesmo diante de uma vida extremamente difícil, há esperança. E às vezes essa esperança vem na forma de um garotinho, armado com uma trupe de marionetes – um príncipe, uma menina, um bobo da corte, um crocodilo... O avô de Mika morreu no gueto de Varsóvia, e o menino herdou não apenas o seu grande casaco, mas também um tesouro cheio de segredos. Em um bolso meio escondido, ele encontra uma cabeça de papel machê, um retalho... o príncipe. E um teatro de marionetes seria uma maneira incrível de alegrar o primo que Eva Weaver acabou de perder o pai, o Editora Novo Conceito menininho que está doente, os vizinhos que moram em um quartinho apertado. Logo o gueto inteiro só fala do mestre das marionetes – até chegar o dia em que Mika é parado por um oficial alemão e empurrado para uma vida obscura. Esta é uma história sobre sobrevivência. Uma jornada épica, que atravessa continentes e gerações, de Varsóvia à Sibéria, e duas vidas que se entrelaçam em meio ao caos da guerra. Porque mesmo em tempo de guerra existe esperança.

Benefícios financeiros inesperados vão surgir e você sentirá segurança ao perceber que seu sustento está garantido. Saiba conter os impulsos consumistas e pense no futuro.

TOURO (21.4 - 20.5)

A entrada do Sol no seu signo renovará todas as suas esperanças. A vida lhe oferecerá novas oportunidades de crescimento. Mas será necessário bastante otimismo e força pra realizar os seus sonhos. Acredite em você.

GÊMEOS (21.5 - 20.6)

Este é um momento delicado do ano no qual você redefine estratégia na área profissional e afetiva. A vida solicitará quietude e reflexão. Reveja suas prioridades e valores. Conclua tudo o que está pendente.

O Menino dos Fantoches de Varsóvia

CÂNCER (21.6 - 21.7)

Busque apoio nas amizades para concluir as mudanças que necessitam ser feitas na sua vida afetiva e também profissional. Um novo tempo está começando e você precisa saber o que deseja para seu futuro. Confie mais em si.

LEÃO

(22.7 - 22.8)

Desafios profissionais vão reaparecer e você sentirá maior pressão de pessoas do seu dia a dia. Mesmo que trabalhe por conta própria, terá dificuldade em cumprir seus prazos. Acalme-se e faça o que deve der feito.

VIRGEM (23.8 - 22.9)

O desejo de se aventurar e conhecer lugares e culturas diferentes está forte. Permita-se experimentar sensações e vivências enriquecedoras. Aproveite para se soltar mais emocionalmente e não se reprima.

LIBRA

(23.9 - 22.10)

A necessidade de intimidade com alguém especial aumenta. Você sentirá carência de afeto e buscará encontrar novas pessoas que apontem soluções para este momento. Fique alerta com problemas no ambiente de trabalho.

HUMOR

RESPOSTAcruzada

Joaquim está sentado à beira do rio, pescando, quando de repente avista o amigo Manoel. — Ó, Manoel! — grita ele. — Ó, Joaquim! — responde o amigo. — Como faço para atravessar para o outro lado do rio? — Não sejas burro, Joaquim! Tu já estás no outro lado!

ESCORPIÃO (23.10 - 21.11)

A parceria ideal não existe. Você precisa aprender a aceitar as dificuldades e limitações de cada um. Só assim poderá construir uma relação sólida e duradoura. O momento favorece esclarecimentos sobre questões afetivas.

SAGITÁRIO (22.11 - 21.12)

O cotidiano lhe demandará atenção. É hora de reformular hábitos, começar dietas, exercícios físicos e cuidar da saúde. É difícil para você se deter em detalhes, mas esta é a fase de aprender a superar o seu desleixo.

CAPRICÓRNIO (22.12 - 20.1)

O seu medo de amar precisa ser superado. E esta é uma fase do ano propícia para vivenciar toda essa libertação. Acredite no que o coração intui e se entregue ao amor com toda a intensidade. Confie nas suas qualidades.

AQUÁRIO (21.1 - 19.2)

Tensões no ambiente familiar podem aparecer. Você estará impaciente e com propensão a conflitos com pessoas próximas. Mantenha a calma e lembre-se de sua família. Aprenda a ter gratidão por seus pais e antepassados.

PEIXES (20.2 - 20.3)

Busque clareza quando o assunto for a vida profissional. Fantasie menos sobre suas capacidades e realize mais. A vida pede que você tenha os pés no chão e se comunique de forma sincera. Só assim vencerá.

E

sta semana, quem faz aniversário na Fundação Frei Rogério é Anderson Maciel. Na equipe há oito anos, o Chuck, como é conhecido, destaca-se não só no microfone da Coroado e Movimento, mas também pelos dotes culinários e musicais, além das suas divertidas trovas, dom herdado de seu pai, o famoso Ataide Trovador. Embora o aniversário seja comemorado no dia 24, a festa com seus colegas está marcada para esta sexta-feira (25). A expectativa gira em torno do cardápio, mas tudo leva a crer que teremos um entrevero, uma das especialidades de Chuck.


FIMDESEMANA

25 de abril de 2014

11

Registrando Alessandro Diel (Sandrinho) e Jaqueline, de São Cristóvão do Sul, oficializaram sua união, na última segunda-feira (21), com cerimônia religiosa na Chácara Diel, no Faxinal Paulista. O registro é da família, que deseja felicidade ao casal. Eduardo Pereira Ferreira completou seus 7 anos de vida na última sexta-feira (18). “Não há nada na vida mais importante que você, nossa criança! Tudo o que fazemos é pensando na sua felicidade. Parabéns, nosso homenzinho. Te amamos!”. Homenagem de seus pais Wando e Josi e seu mano Gabriel.

Jhonny Farias dos Santos completou seus 3 aninhos de vida na última quarta-feira (23). “Nosso amorzinho, você completou mais um ano de vida, mais um ano que a nossa vida começou a ter um significado, mais um ano que nós conhecemos o maior amor que existe, pois você nos deu a oportunidade de conhecer o real sentido da vida. Parabéns!”. De seus pais Edson e Ana Claudia e sua irmã Ana Carla.

Artur Lecin completou seu 1° aninho de vida na última terçafeira (22). Esse príncipe é um doce de menino, que contagia de alegria os corações do papai Juliano, da mamãe Tatiana, de seus manos Andrew e Julia, seus avós Emílio e Maria e Ziro e Neuza, que o parabenizam por essa data mais que especial. “Parabéns! Te amamos!”.

Diego Peroza, de São Cristóvão do Sul, recebe os cumprimentos de amigos e familiares, neste sábado (26), quando comemora mais um aniversário. O registro é da mãe Leila, que deseja tudo de mais especial ao aniversariante. Parabéns!

Aconteceu, neste final de semana, depois de 23 anos separados, o encontro de Marcio Luiz da Cruz com seu pai Antônio Eloi Triska, que pode viver os momentos que passaram sem sua presença, ao lado do neto Kaua e sua nora Vanessa.

Thiago Rodrigues da Costa completou seus 18 anos de vida na última quinta-feira (24). “Completar 18 anos é o mais significativo dos aniversários, é aquele onde é alcançada a maioridade e você, filho, sabe muito bem o que é ser responsável e íntegro, pois a cada dia que passa nos orgulhamos mais de você. Parabéns e obrigada por ser esse filho maravilhoso que você é”. De seu pai Valdir, sua mãe Lili e seu irmão Lucas.

Stephanye Ortiz estará completando seus 6 aninhos de vida nesta segunda-feira (28). “Filha! Uma data como essa, o dia do seu aniversário, é um dia especial como você, hoje um pouquinho maior, cada vez mais linda e cheia de sonhos. Que sua estrelinha nunca deixe de brilhar, nossa princesa. Parabéns!”. Com muito amor, do papai Hélio, da mamãe Cris e de suas maninhas Emilye e Emanuelye.

No último sábado (19), aconteceu o encontro de confraternização da FCD “Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência”. Tiveram a abertura com oração, mensagem de Páscoa e, após, foi servido um delicioso lanche regado com música ao vivo com Ana Maria, Allison e Edwardo. No final da tarde, foram distribuídas cestas de Páscoa feita pelos fraternistas com doces doados por pessoas de nossa Curitibanos. Ficamos gratos a todo gesto de AMOR, FRATERNIDADE E COOPERAÇÃO. Abraço fraterno: Irenilda Aparecida da Silva. “ Quando o homen aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante”. ( Albert Schuwitzer).

Nicéia Aparecida França aniversariou na última quinta-feira (17). “Mãe, que você consiga alcançar todos seus objetivos e que Deus ilumine seu caminho”. Com amor, sua filha Gabrielle e toda sua família. Parabéns.

Éliton Alan Negrine, de São Cristóvão do Sul, comemorou seu aniversário na última sexta-feira (17), recebendo o carinho dos pais Sidenei e Adriana e de toda a família. Felicidades!


FIMDESEMANA

12

P

or volta de 1730, famílias vindas do Rio Grande do Sul iniciaram o povoamento de cima da Serra. A dificuldade de adquirir gêneros de primeira necessidade levou os moradores a abrirem uma trilha na Serra Geral, ligando a região com o Litoral, mais precisamente com Laguna. Essa trilha foi denominada Serra do Doze e, mais tarde, Serra do Rio do Rastro. Por essa trilha, passavam pedestres e cavaleiros com suas tropas de mulas, deixando seus rastros. Levavam charque, couro, queijo e pinhão, retornando com sal, açúcar, farinha e tecidos. Sendo assim, quem “criou” a grandiosa Serra do Rio do Rastro foram pessoas juntamente com seus cavalos e mulas. A fantástica Serra do Rio do Rastro tem as estradas mais sinuosas e íngremes do Brasil. O espetáculo que se descortina desde o mirante, com cerca de 1460 m de altitude, é de uma beleza cênica inigualável. Pertence ao município catarinense de Lauro Müller (no sentido do Litoral, já na baixada litorânea), perto de Bom Jardim da Serra (esse a Oeste da Serra), que tem uma das mais belas denominações de um município brasileiro. São cerca de 12 Km em subidas e descidas de deixar todos sem fôlego e com as pernas bambas. Posteriormente, a rodovia foi concretada, na década de 80, devido à inclinação e fortes curvas, que não permitiram o uso de máquinas asfaltadoras nessa estrada. Em alguns trechos, você não saberá se um veículo está subindo ou descendo. A estrada que percorre a Serra é um trecho da rodovia SC-438, que parte de Tubarão, próximo ao Litoral de Santa Catarina, e passando por Orleans, Lauro Müller, Bom Jardim da Serra e São Joaquim, chegando até Lages, no Planalto catarinense. A mão do homem auxiliou ainda mais esta beleza natural, com a iluminação instalada a partir de 2002, fazendo com que a Serra recebesse mais um adjetivo - o de “Caminho da Luz”. As pousadas pelo trecho são, na maioria, belas fazendas que cultivam históricos costumes dos antigos tropeiros que por ali passavam, transportando gado e mulas carregadas. Passeios a cavalo, chimarrão, música e culinárias típicas, próximos a uma boa lareira, dão o charme serrano a essa maravilha da natureza.

25 de abril de 2014


Fim de Semana - Edição 1587