Som e imagem: a comunicação no cinema

Page 34

33 O princípio da música como significante de emoção diz que a música até pode determinar “climas” ou enfatizar emoções sugeridos na narrativa, mas é, antes de tudo, significante específico de uma emoção. O princípio da marcação narrativa possui dois postulados: a referencial, na qual a música pode indicar pontos de vista, lugares e períodos históricos, e a conotativa, na qual a música interpreta e ilustra eventos narrativos. O princípio da continuidade diz que a música deve proporcionar continuidade rítmica e formal entre tomadas, em transições entre cenas e preencher lacunas da montagem. O princípio da unidade sugere que, através de repetição e variação do material musical e instrumental, a música pode ajudar na construção da unidade narrativa e formal. O princípio da violação diz que uma composição musical para um filme pode violar qualquer dos princípios acima a serviço de outros princípios.

2.5

Os papéis da música segundo Marcel Martin

Segundo Marcel Martin (2005), a música pode desempenhar o papel rítmico, ou seja, um contraponto música-imagem com correspondência métrica exata entre os ritmos visuais e sonoros. A substituição de sons naturais por melódicos, ou seja, a substituição completa de um ruído real por musical, pode ser notada no filme “As crianças de Hiroxima” (“Genbaku no ko”, 1952, de Kaneto Shindô) na música que substitui a explosão da bomba atômica. A sublimação de um ruído ou de um grito acontece pela substituição gradual do som realista por música, como o sopro do vento que se transforma liricamente em frase musical ou como um grito violento no filme “As minhas universidades” (“Moi Universiteti”, 1941, de Mark Donskoy). O destaque de um movimento ou de um ritmo visual ou sonoro pode ser simplesmente um movimento material, como no filme “Nos bastidores de Nova Iorque” (“Naked city”, 1948, de Jules Dassin), quando na cena do bandido caindo da torre há um acompanhamento de um decrescente melódico que culmina em forte bater de tambores, ou pode ser representado por um movimento rítmico, como no filme “Juliette ou la Clé des Songes” (1951, de Marcel Carné), com o acompanhamento musical cadenciado do trote de um cavalo. Sobre o papel rítmico da música nos filmes, Martin (2005) analisa que,


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.