ARQUITETURA E URBANISMO ANA MARIA PALOTTA

Sou Ana Maria, estudante de Arquitetura e Urbanismo (2019-2023) no IAU USP, São Carlos. Este portfólio reúne alguns dos meus trabalhos orientadosquedesenvolviindividualmenteouemgrupo.
Sempre me interessei pela arquitetura, sou curiosa e estou em busca de evoluir como pessoa e como profissional. Viagens e programas culturais estão presentes nos meus momentos livres e planos futuros. Sou determinada e trabalho muito para atingir os meus objetivos. Amo conhecer os detalhes de cada construção, procuro aprender cada vez maissobremodelagem3d, softwares, rendererepresentações.
2022 - atual | Iniciação Científica PUB - Pesquisa: Estratégias de Projeto para Edificações Universitárias Sustentáveis - Propostas para o Campus daUSPSãoCarlos.Orientação:Profa.Dra.KelenAlmeidaDornelles.
2022 | Apresentação no 7º Congresso de Graduação USP do trabalho: “Heliodon como ferramenta didática para ensino de insolação no ambienteconstruído”. 2022 | Apresentação no 35º SIICUSP do trabalho: “Heliodon como ferramentadidáticaparaensinodeinsolaçãonoambienteconstruído”.
2021 | Consultora na EESCjr de Arquitetura e Design de Interiores.Responsável pelo atendimento ao cliente e execução de projetos de Arquitetura e Design de Interiores. (Empresa Júnior USP São Carlos). 2021| 1° Lugar Concurso deIdeiaseSoluçõesdebaixocustonaáreado Parque Linear do Córrego do Gregório, São Carlos, SP. Orientação: Prof. Dr.MarceloSuzuki. 2021-2022 | Iniciação Científica PUB - Ensino: Criação de oficinas e maquetesparaoprojeto:Heliodoncomoferramentadidáticaparaensino de insolação no ambiente construído (IAU USP). Profa. Dra. Kelen AlmeidaDornelles.
As intervenções propostas no Parque Linear do Córrego do Gregório procuram causar impacto positivo no cotidiano dos moradores de São Carlos, propiciando chegar, permanecer, percorrer, contemplar, ativar e pertencer (os seis pilares deste projeto). O Parque estrutura-se por um percurso orgânico que restitui o desenho do córrego contendo três praças-deck, pista de skate, espaços lúdicos, pomar e arquibancadas. O desenho é único nas formas e mobiliários, mas também no pensamento queencontraaracionalidadeeasensibilidade queoestrutura.
Mobiliário desenhado pelo grupo
Simulação períodos de seca e chuva
Córrego do Gregório, São Carlos, SP.
Em decorrência do histórico de enchentes ao longo do Córrego, medidas mitigadoras foram adotadas no Parque Linear, como arquibancadas alagáveis e praças-deck, projetadas elevadas do solo, de modo a permitir ousodestasquandoarquibancadasestãosubmersas.
Corte longitudinal
Planta térreo e acessos Discute-se o papel das escolas no processo de transformação urbana, entendido como instituição que interage com a sociedade para a formação integral do estudante como cidadão. Igualmente, o projeto da escola obedece a catálogos técnicos bastante precisos, concebidos pela FDE e explora diretrizes urbanas previamente estabelecidas. Além disso, utiliza-se de painéis paramétricosparaproteçãosolarnasáreasesportivas
PROJETO IIB IAU USP :
Habitação coletiva com térreo de serviços, comércioouusospúblicos:
-44apartamentosde73,5m²
-umalâminacom4eoutracom5pavimentos
- térreo com ambientes projetados para uso comercial.
- estacionamento no subsolo com vagas para todososapartamentos
Trabalho realizado para o desenvolvimento e teste de atividades didáticas que auxiliem na compreensão da incidência solar no ambiente construído, a partir do uso do Heliodon, equipamento de simulação da trajetória solar, disponívelnoLaboratóriodeConfortoAmbiental,doInstitutodeArquitetura eUrbanismo,USPSãoCarlos.Paraaconfecçãoesimulaçãodasatividades didáticas, utiliza-se a maquete eletrônica modelada no software Revit, e a maquete física desmontável, construída através do arquivo 2D no Autocad e recorte na cortadora a laser. Juntas, as maquetes possibilitam a criação de novas abordagens e atividades para os alunos sobre a movimentação aparentedosoleousodeprotetoressolares.
Análise do comportamento do brise em inclinação diferentes, no Solstício de Verão, às 16h – Revit
Desenho de marcenaria autoral, feito devido a demanda de familiares. Motivação: criação de uma sala integrada com a cozinha, com lugares para armazenamentoe chapelaria.
Desenho de marcenaria autoral, feito devido a demanda de familiares. Motivação: criação de uma área de apoio e bar, que abrigasse o frigobar e a chopeira, além de espaço para armazenamento e decoração para aquele ambiente,ondeocorremasreuniõesefestas.
Antes, durante e depois (não finalizado)