Ines Gomes

Page 78

4. ANALISAR AS CAUSAS

MEDIDAS DO PLANO DE AÇÃO

Devem ser discutidas quais as potenciais origens dos problemas, sendo que as mais detalhadas são as mais significativas, ou seja, as que devem ser efetivamente atacadas são as causas raiz. Para determinar as causas do problema, pode utilizar o chamado

6. VERIFICAR

DIAGRAMA DA ESPINHA DE PEIXE DE ISHIKAWA:

7. NORMALIZAR

Material

Meio Envolvente

Método

Máquina

5. ELABORAR O PLANO DE AÇÃO De modo a eliminar as causas principais identificadas, elabore uma proposta de melhorias para posterior discussão, seleção e implementação das apuradas:

O quê?

Quando?

Nesta fase, compara-se os resultados com o ponto de partida e com os objetivos definidos.

QUALIDADE

Meios Humanos

Quem?

Criação de condições para obter melhorias sólidas aplicando o novo método permanente, através da realização de alterações nos procedimentos de trabalho associados ao processo. Por último, realização de formação para os colaboradores.

8. COMUNICAR RESULTADOS É necessária a implementação e verificação de controlos de longo prazo para preservação dos

resultados obtidos e a sua comunicação por toda a organização. Caso os resultados não sejam os desejados, aplique a FERRAMENTA 3C:

◦ CASO: definição do problema a resolver; ◦ CAUSA: análise da causa-raiz; ◦ CONTRAMEDIDA: elaboração de plano de ação. Verifique os resultados novamente.

EMBORA

KAIZEN SEJAM INCREMENTAIS, O PROCESSO

AS MELHORIAS

PEQUENAS E

PROPORCIONA RESULTADOS SIGNIFICATIVOS AO LONGO DO TEMPO.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.