1 minute read

4-3-1 MANUTENÇÃO EDIFÍCIOS

4-3 OPERAÇÕES E INFRAESTRUTURAS

Ao longo de 2019, o Departamento de Operações e Infraestruturas reforçou as ações de manutenção preventiva ao nível das diversas especialidades, de forma a diminuir o tempo e custos consumidos pela manutenção corretiva, assim como o tempo de paragem associado. De igual modo, em 2019, procurou-se contrariar a tendência de anos anteriores, onde as intervenções foram mais direcionadas para a manutenção das instalações elétricas e AVAC, deixando as restantes especialidades num plano secundário, atuando agora de forma mais abrangente, entendendo que a otimização de custos e melhoria das condições passa por uma gestão mais transversal. Nesse sentido, foram contratualizados serviços especializados, de onde se destaca a grande intervenção de revisão e reparação de portas interiores e exteriores de todos os edifícios, que apresentavam um grande número de avarias. Foi ainda feita a redistribuição dos trabalhos e serviços por fornecedores de várias áreas de atividade, de forma a baixar custos e direcionar o tempo da equipa técnica de acordo com as suas competências. Prosseguiu-se, ainda, com o acompanhamento do processo de entrada e saída de empresas nos diferentes espaços da UPTEC, através de visitas técnicas e apoio integrado aos trabalhos de manutenção necessários, bem como, com o suporte à realização de eventos e iniciativas diversas levadas a cabo pela UPTEC.

Advertisement

4-3-1 MANUTENÇÃO EDIFÍCIOS

Asprela I Este ano procedeu-se à alteração do prestador de serviços de limpeza, decorrente de um novo procedimento de contratação pública. A passagem entre empresas decorreu sem impacto no serviço prestado. Ao abrigo da garantia da obra de construção do edifício foram realizados trabalhos de substituição de um vidro de fachada e todos os vidros corta fogo da caixa de escadas sul, devido a anomalias nos mesmos. De salientar que se procedeu à revisão de avarias pendentes de anos anteriores, relativas à instalação elétrica e de AVAC, de vários equipamentos que se encontravam a funcionar de forma limitada. Procedeu-se, ainda, à realização de obras no espaço de laboratório de forma a dotar a infraestrutura de condições para acomodar diferentes projetos.

Asprela II Deu-se acompanhamento ao processo de instalação de uma nova empresa no laboratório 2/3, que iniciou trabalhos de alteração