UPorto Alumni #21

Page 5

44 EMPREENDER

Em entrevista, o reitor da U.Porto mostra-se crítico em relação à atuação do Governo no ensino superior e na ciência. Para Sebastião Feyo de Azevedo, a oferta formativa das universidades deve ser racionalizada e a autonomia das instituições reforçada. Quanto à política para a investigação, não hesita em afirmar que a avaliação das unidades de I&D pela FCT foi “um erro político grave”.

O uso de modelos animais tem conduzido a importantes descobertas científicas. Ainda assim, não deixa de ser inusitada a realização de ensaios in vivo no ovo de galinha. Pois é este, justamente, o modelo animal alternativo que a Expertus, um spin-off do Ipatimup, utiliza nos seus serviços de I&D, muitos deles com grandes potencialidades na área da oncobiologia.

36

Face-a-Face

CULTURA O museu Nadir Afonso, em Chaves, vai abrir portas em meados de 2015. Essa “absoluta obra-prima” de Álvaro Siza Vieira, como lhe chamou Bernardo Pinto de Almeida, vai acolher o espólio do artista e terá um auditório com capacidade para 100 pessoas, salas de exposições temporárias e permanentes, biblioteca, cafetaria e uma loja.

Vidas e Voltas O encerramento da FEP, que marcou o início do reitorado de Manuel da Silva Pinto, pareceu dar início a tempos mais calmos na U.Porto. Reaberta a Faculdade, a ausência de perturbações no meio académico permite que, nos jornais, se fale de “dias pacíficos”, notando como principal interesse a criação do curso superior de Psicologia. Ora, foi precisamente a luta dos estudantes de Psicologia a quebrar a aparente pacatez que então se vivia.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.