UPorto Alumni #18

Page 46

MÉRITO

U . P O RT O A L U M N I 1 8

Investigadores do IBMC

publicam na Nature

44

Uma equipa composta por três investigadores do IBMC publicou, na revista Nature, um modelo da estrutura de transportadores de potássio. Em concreto, Andras Szollosi, Ricardo Vieira Pires e João Morais Cabral (este último é o coordenador da equipa) mostraram como funciona o transportador KtrAB da bactéria Bacillus subtilis. Tecnicamente complexa, a explicação do funcionamento desta nanoestrutura natural revela-se muito importante para compreender as estratégias dos organismos para resistirem à salinidade e à seca. Neste sentido, o estudo publicado poderá permitir o desenho de novas ferramentas a aplicar em nanomáquinas do futuro ou a implementar na biotecnologia de plantas em situações extremas. Na verdade, nanoestruturas como o KtrAB encerram um elevado potencial enquanto ferramentas destinadas à biologia sintética (construção de organismos artificiais), ao desenvolvimento de novas soluções para a nanomedicina ou à criação de espécies mais resistentes à hipersalinidade.

Ferreira Gomes

Vladimiro Miranda

José Ferreira Gomes, professor catedrático da FCUP e antigo vice-reitor da U.Porto (1998-2006), foi empossado como secretário de Estado do Ensino Superior, em julho último. Aos 66 anos, passou assim a tutelar os assuntos relativos às universidades e politécnicos portugueses. Natural de Penafiel, o ex-deputado do PSD Ferreira Gomes licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial em 1970, na FCUP. Tornou-se professor catedrático de Química desta Faculdade em 1985, tendo-se aposentado no passado mês de junho. Presidiu ao Departamento de Química (1994-1996) e ao Conselho Científico (1997-1998) da FCUP. É membro do Centro de Química da U.Porto (Grupo de Química Teórica), que integra o Laboratório Associado REQUIMTE. Assinou mais de 100 artigos científicos. A importância científica de Ferreira Gomes mede-se ainda pelas funções que desempenhou enquanto presidente da Sociedade Portuguesa de Química (20012004), membro da Comissão Executiva da Federação Europeia das Sociedades de Química (1998-2004) e presidente do Comité Permanente daquele organismo para assuntos educativos, profissionais e éticos (2002-2004).

O investigador do INESC TEC e docente da U.Porto Vladimiro Miranda foi distinguido, em maio, com o IEEE Power & Energy Society Ramakumar Family Renewable Energy Excellence Award 2012. Trata-se de um dos mais prestigiados prémios internacionais de engenharia, atribuído pela mais importante organização técnica e científica de engenheiros do mundo: o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). Aos 58 anos, Vladimiro Miranda viu assim ser reconhecida internacionalmente a sua contribuição para a integração de fontes de energia renovável – em particular energia eólica – em larga escala nos sistemas elétricos tradicionais, através de técnicas de inteligência computacional. O investigador é presidente do INESC P&D Brasil, fellow do IEEE e autor de mais de 200 publicações. A sua atividade de I&D tem reflexos na indústria e mudou o rumo da investigação sobre sistemas elétricos, para além de influenciar programas de ensino nacionais e internacionais nesta área.

empossado secretário de Estado do Ensino Superior

distinguido com “Óscar” da engenharia


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.