PARQUE DO BIXIGA

Page 1

VEM

PARQUE DO BIXIGA! O QUE É O PARQUE DO BIXIGA?

O Parque do Bixiga é um projeto de lei (805/2017) que prevê a criação de uma área verde pública, de característica cultural, no coração da Bela Vista, Bixiga. O terreno, de quase 11 mil m², está localizado entre as ruas Jaceguay, Abolição, Japurá e Santo Amaro — o último chão de terra livre no centro de São Paulo. O que distingue a natureza deste parque como um parque cultural é sua ligação com o cultivo da vida: cultivo do córrego do Bixiga que corre subterrâneo; cultivo da flora e da fauna local, na sua preservação e restauro; cultivo de culturas e das artes, feito a muitas mãos por um conselho propositivo: conselho curador com desejo pelas práticas coletivas e pelo cultivo do comum, em detrimento de iniciativas individuais. O Parque do Bixiga será concebido à partir das contribuições de um bairro tradicionalmente marcado pela diversidade de suas culturas e de seus modos de vida, tornando-se assim um lugar onde se pratica o encontro: de faixas etárias, de classes sociais, de comportamentos. Trata-se de um programa público abrangente para onde confluem arte, cultura, educação, saúde e ecologia, na criação de um território cosmopolítico. Um Parque de cultivo das biodiversidades naturais e sociais: lazer, práticas artísticas, ecológicas, hortas comunitárias, agricultura urbana, bosques para caminhadas e estruturas móveis voltadas para acontecimentos culturais. O bairro do Bixiga é hoje o mais adensado da cidade de São Paulo. São 69.460 habitantes em 2,6km², uma taxa de 26.715

hab/km², 1 pessoa a cada 26m², de acordo com o censo de 2010, cuja estimativa era para 2015 chegar ao 72.000 habitantes.Toda a população está abrigada em aproximadamente 32.000 domicílios e conta com apenas uma área pública verde, projetada como praça — a Praça Dom Orione. A subprefeitura da Sé possui hoje o indicador de área verde de 2,45 m²/hab. O território do Bixiga ocupa o pior número dentro desse perímetro, com a menor taxa de área verde por habitante. Por isso, o Parque do Bixiga é questão de saúde pública: para as pessoas, para o bairro, para a cidade.

O PROBLEMA DAS TORRES PARA O BIXIGA

Existe um projeto do Grupo Silvio Santos, feito pela construtora Sisan, que pretende construir 3 torres residenciais de 100m de altura, com 5 andares de estacionamento, 2 deles abaixo da terra, nesta área. Essa proposta vai trazer muitos problemas para o Bixiga, para a cidade e para você. É a nossa vida no bairro da Bela Vista que está em jogo. E o mais assustador desse projeto é que com ele também não haverá mais sol. Isso porque essas 3 torres de apartamentos farão uma sombra grande o suficiente para deixar muitos moradores da Bela Vista sem a luz do sol durante quase todo o dia, todos os dias do ano.

IMPACTOS DAS TORRES • • • •

Aumento do custo de vida; Aumento dos aluguéis; Aumento exponencial do tráfego; Violenta transformação da paisagem de


um bairro que tem como característica um conjunto arquitetônico baixo; • Interferência na insolação e na ventilação, com assombroso sombreamento nas áreas (prédios e casas) que ficarão sob o impacto das torres; • Impacto direto no rio do Bixiga que atravessa o terreno todo debaixo da terra; • Impacto de violação da cultura de um bairro de arte, popular, que cultiva a força do encontro entre os teatros, os sambas, os churrascos de rua, o futebol, as caminhadas a pé, as feiras urbanas, o pequeno comércio, o corpo a corpo entre moradores, artistas, migrantes e imigrantes.

sofrem com o resultado das construções viárias massivas do fim da década de 60 em São Paulo. Além disso o Parque vai trazer: • • • • • • • • • •

PARQUE DO BIXIGA PARA A CIDADE

Entre os 31 distritos da capital, apenas 8 possuem área verde adequada. Essas áreas estão espalhadas pela zona norte, pelo extremo sul e em uma pequena parte da zona leste, formando uma espécie de borda verde pela metrópole, que permanece com grande parte de seu miolo cinza. No Bixiga, além da Mata Atlântica, sobejava a flora do cerrado brasileiro, frondosas Araucárias, e uma extensão de árvores de Cambuci. A fauna de inúmeros animais silvestres desapareceu. Hoje, diversos pássaros continuam a polinizar os remanescentes de vegetação dos quase 11 mil m² localizado no miolo do Bixiga, entorno ao Teat(r)o Oficina, atuando na permanência de um ecossistema que reexiste.

BENEFÍCIOS DE UM PARQUE NO SEU BAIRRO

O restauro e preservação da fauna e da flora do território do Parque do Bixiga - com resgate da vegetação originária de São Paulo na região, é ação urgente e prevista, junto aos cuidados com a bacia do córrego do Bixiga, como importantes medidas para a permeabilidade do solo, por ex: tão fundamental para uma cidade de enxentes e alagamentos como São Paulo. Além de amenizar o impacto de ruídos, trazendo melhorias acústicas e climáticas para a população do bairro, marcado pela numerosa presença de casas que

Amenização de ruídos e impactos sonoros Diminuição da temperatura ambiente Redução da velocidade dos ventos Melhora considerável da qualidade do ar Diminuição do surgimento de asma em crianças Queda do risco de problemas cardiovasculares Aumento da qualidade de vida e melhora no estado de saúde em geral Redução do risco de depressão e ansiedade Preservação da fauna e da flora Melhora na permeabilidade do solo, o que evita enchentes, dando um destino para a água das chuvas. Toda cidade precisa ter áreas permeáveis! Cultivo de uma área habita por programas culturais e socioambientais, que se relacionam dirteamente com o aumento da segurança e dos espaços de lazer, criação e respiro no Bixiga.

VOCÊ SABIA?

Os ofícios tradicionais de bairros como a Bela Vista fazem parte de um estilo de vida, eles também são considerados cultura. Profissões como sapateiro, estofador, costureira, alfaiate, técnicos de manutenção de eletrodomésticos, vendedores ambulantes e pequenos comércios, também as feiras de rua, são atividades que sofrem o impacto direto da “revitalização” feita com torres de apartamentos, shoppings e condomínios fechados. Essas atividades costumam desaparecer nos bairros em que a cultura local não foi levada em consideração na hora da expansão do progresso, seja pelo aumento dos aluguéis, que causam a expulsão dos moradores, seja pela chegada de um novo ritmo de urbanização que não tem nenhum vínculo com o tipo de vida que existia ali. O Bixiga corre perigo e o Parque é uma solução!

FIQUE POR DENTRO

ACESSE https://medium.com/@parquedobixiga e informe-se sobre os próximos passos dessa luta.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.