Informativo Conexão Colégios Univap

Page 1



Editorial

ARTI GO

sua postagem, o rapaz acabou dispensado

Rede Social

pela

virtuais,

pedofilia,

após

a

repercussão

extremamente negativa que o caso tomou. O problema é que nem sempre os casos de difusão de ódio e preconceito ganham um alto grau de repercussão como ocorreu neste

As opiniões em rede Ameaças

construtora

invasão

caso. e

exposição da privacidade de alguém, blogs Situações assim nos levam a entender que e páginas virtuais que difundem ódio a nossas redes sociais pessoais, e o que nelas este ou àquela... Estas são algumas das expomos, não são tão pessoais assim. O que consequências do universo de possibilidades fazemos no “lá” reflete no “cá”. E a questão que a internet gerou em nossa sociedade. ainda mais profunda, que deveria ser o foco de Tais comportamentos são fáceis de serem nossa reflexão é que se expomos opiniões que abominados por nós numa roda de conversa, incitem a violência, o ódio e o desprezo a este uma vez que são criminosos. E, sim, a internet ou àquele é porque somos assim, é porque não é uma terra de ninguém. Os crimes pensamos assim e é porque entendemos pelos quais respondemos na ‘vida real’ tais pensamentos como sendo os corretos (a também devem ser respondidos quando os ponto de desejarmos que os outros saibam cometemos na ‘vida virtual’.

que é assim que pensamos). E, assim, vamos perdendo o respeito ao próximo. E, assim,

Mas um problema mais grave e que merece vamos pensando que tudo não passa de nossa por

atenção

temas

como

quando internet,

“passeamos” uma mera brincadeira, como o jovem citado. privacidade, E, assim, vamos lançando mão do bom e

publicidade e exposição de opiniões é: como velho argumento de que tenho ‘direito’ a me manifestações travestidas de boas intenções expressar livremente, sem limites. podem ter um potencial altamente destrutivo? Recentemente, nos deparamos com mais Não, não é assim. A ‘vida virtual’ tem limites sim! um caso (sim, mais um...) de um jovem de 19 Quando a questão é a exibição de uma vida anos, estagiário de Engenharia, expressando de aparência – algo, também, muito comum opiniões machistas em uma rede social. neste ‘universo digital’ –, aí sim diz a respeito Travestido de ironia e “bom-humor” em a nós mesmos, ao nosso comportamento,


a nossa necessidade de viver sob as mais deveríamos saber é que o impacto e as atraentes “pelagens”, mascarando o que de consequências de nossas opiniões são iguais fato se passa sob essas “vidas” que exibimos tanto no “lá” quanto no “cá”. para esconder a vida que vivemos. Quando diz respeito a você e à sua aparência, ok. Quando

Fredy Cunha é professor de Comunicação da

atinge outra pessoa ou grupo, não há como Univap, Analista de Mídias Sociais, e ministra dizer ‘ok’.

disciplinas

como

‘Marketing

Digital’

Universidade do Vale do Paraíba - Univap No Brasil (para nem entrar no que se passa em outras partes do mundo), a questão é evidente. Conhecido como um país habitado por um povo cordial, hospitaleiro e de bem com a vida, o Brasil das redes sociais se mostra pronto para atacar e para achincalhar a vida alheia. Há inúmeros levantamentos, facilmente encontrados na própria internet (este “universo” onde céu e inferno andam de ombros colados), que mostram a intolerância e o apetite de muitos em se ‘alimentarem’ da raiva. Um destes estudos, realizado pelo projeto Comunica que Muda, acompanhou plataformas como Facebook, Instagram e Twitter entre abril e junho do último ano, procurando por mensagens sobre temas espinhosos como homofobia, posicionamento político e racismo. Foram encontradas 393.284 menções, sendo que nada mais nada menos que 84% delas tinham abordagem negativa, exposição de preconceito e discriminação.

O tema ainda é novo e, portanto, temos bastante a aprender. Mas algo que já

na



Editorial

EVEN TO

Alcançando a marca de mais de 5 mil visitantes

Festa Junina

Colégios Univap realizam Festa Junina Pedagógica e Solidária Evento já é tradição e sucesso entre alunos

A comemoração da Festa Junina faz parte das ações educativas do Colégios Univap que visam a valorização das tradições, explorando diversos tipos de linguagens, o resgate de brincadeiras, culinária típica entre outros.

Durante o mês de junho, cada Unidade realizou mais uma edição do tradicional ‘arraiá’, que reuniu alunos e familiares, professores, colaboradores e a comunidade em uma noite de diversão, comidas típicas e ajuda ao próximo.

Como nos anos anteriores, todas as barracas foram organizadas por entidades culturais, sociais e religiosas da região e ofereceram ao público o tradicional bolinho caipira, churrasco, pastel, cachorro-quente, doces, bebidas e brincadeiras como a pescaria.

nas três unidades, toda a renda obtida nas vendas foi revertida para as entidades assistenciais participantes dos municípios de São José dos Campos e Jacareí.


Editorial

EVEN TO

com a colaboração da sociedade na doação

Gincana 2017

de alimentos. Também fizeram parte deste mutirão da solidariedade no município de São José dos Campos: empresas privadas, algumas entidades sociais e religiosas, os soldados do Batalhão da Polícia Militar, o Fundo Social da Solidariedade e a Secretaria

Gincana da Solidariedade 2017 Colégios Univap representa São José dos Campos em evento

Anualmente

organizada

pela

Pasqualin

Eventos, em parceria com a TV Vanguarda, foi realizada, no primeiro semestre de 2018, a 18ª Edição da Gincana da Solidariedade. Com a participação de 18 cidades, o município de São José dos Campos foi representado pelos Colégios Univap.

Durante os meses de realização, as unidades Aquarius, Centro e Villa Branca arrecadaram aproximadamente 20 mil quilos de alimentos, entre arroz e macarrão. Em todas as suas edições, a gincana já conquistou 3 milhões de quilos de alimentos doados.

A participação dos alunos, familiares e comunidade escolar foi fundamental para o sucesso dos colégios no evento. Além dos pontos de arrecadações nos colégios e na universidade, os alunos se mobilizaram em grandes redes de supermercados, contando

Municipal da Educação.

Com todo o incentivo da fundação e ânimo de todo o corpo técnico administrativo e alunos, os Colégios Univap caminharam até a fase final da gincana. Com diversas brincadeiras e apresentações culturais, a grande final foi marcada por muito entusiasmo e satisfação em ajudar e fazer o bem.

Toda a arrecadação foi doada a mais de 30 entidades assistenciais e sociais do município. Assim, nosso maior objetivo foi alcançado: espalhamos o espírito da solidariedade em nossas unidades! Agradecemos a todos que participaram e aos mercados Extra e Shibata.


Editorial

EVEN TO

Na programação da Unidade Centro estavam

Noite entre amigos

atividades esportivas para o fortalecimento das

relações

interpessoais,

sessão

de

cinema, gincana envolvendo o raciocínio lógico nas dependências do antigo Sanatório Vila Samaritana de 1937, astronomia com a observação do céu e um luau com o cantor

Madrugada em sala de aula

Matheus Estevão. Já na Unidade Villa Branca, a programação foi repleta de brincadeiras e

Evento é marcado por muita diversão,

diversas conversas que permitiam reflexões

brincadeiras e histórias

sobre temas como bullying, preconceito e valorização do próximo. Ao término das brincadeiras todos participaram de um jantar

Chega o dia em que o aluno prepara a sua mochila com roupas e separa alguns itens para partir em uma experiência única: dormir no colégio! Sim, o local o qual eles passam quase que 30 horas semanais, cercado de estudos, trabalhos e afazeres, torna-se o local de muita diversão, brincadeiras e histórias.

Realizado já há alguns anos nos colégios, o Acantonamento tornou-se um dos eventos mais aguardados pelos alunos. Seguindo o estilo de acampamento em ambientes fechados, a programação é acompanhada de muita música, jogos educativos e diversão entre os alunos, professores e colaboradores.

O Acantonamento

segue

seus

distintos

formatos em cada unidade, atendendo os anseios e as necessidades de cada faixa etária.

e de um luau no pátio da escola. Duas salas de aula foram adaptadas com colchões e sacos de dormir para se tornarem ‘Quarto das Meninas’ e ‘Quarto dos Meninos’.


Editorial

EVEN TO

A

Diretora

do

Colégio

Univap

Centro,

Doação de

professora Érica Reis C. Carvalho, destaca

Medula

a importância de os alunos estarem juntos

Colégio promove Projeto para doação de Medula Óssea “Campanha DOE Medula” Unidade Centro foi referência em triagem e coleta em 2017

nessa ação que visa ampliar o banco de dados e facilitar a busca por um doador compatível. Faz parte da filosofia do Colégio desenvolver o voluntariado no ambiente escolar. Desde o ano 2000 são desenvolvidos vários tipos de projetos, que visam desenvolver ações sociais conjuntas entre os alunos, pais e professores. Todas que aproximem nossos alunos com

Para incentivar a doação de medula óssea em São José dos Campos, o Colégio Univap – Unidade Centro promoveu ações em parceria com o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) para cadastrar e coletar dados de possíveis doadores de medula óssea.

Desde o início do projeto já foram realizadas três coletas de sangue, o que enriqueceu o banco de doador voluntário de medula óssea. Os alunos se empenharam na realização de campanha de conscientização em vários locais: eventos no município de São José dos Campos, shoppings, supermercados, empresas parceiras, entre outros. Durante as ações de conscientização, alunos e a comunidade escolar, através de uma coleta simples de dados, levantaram um número expressivo de pessoas interessadas em se cadastrar como doadores de medula óssea.

campanhas sociais em prol a comunidades carentes do município ou defendam alguma causa, como a doação de medula. Requisitos para se tornar um doador de medula óssea: - Ter entre 18 e 55 anos de idade; - Estar em bom estado geral de saúde; - Não ter doença infecciosa ou incapacitante; - Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico; - Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.


Editorial

EVEN TO

comunidade para a importância da integração

Dia da Família

e do acompanhamento dos pais e familiares nas atividades pedagógicas e socioeducativas desenvolvidas pela escola de seus filhos. É uma oportunidade de promover o encontro e a convivência e de fortalecer a relação da escola com as famílias.

Com o pessoal lá de casa Evento reúne pais, alunos e funcionários do Colégio Com o propósito de resgatar dentro do ambiente escolar a importância da família por meio de atividades lúdicas que proporcionem aproximação entre pais e filhos, o Colégio Univap Unidade Aquarius realizou mais uma edição do Dia da Família.

Contando com a participação de pais, alunos, professores e funcionários, o evento proporcionou

momentos

de

diversão

e

interação entre os presentes. Além de algumas apresentações culturais dos alunos, o dia foi marcado por diversas atividades esportivas, atendimentos nas áreas da saúde como exame de glicemia, verificação de peso, altura, pressão arterial e fatores de risco, além da presença dos foodtrucks, oferecendo uma variedade de lanches, churrasco e doces.

Para a diretora da unidade Aquarius, Jandira Aligieri, o Dia da Família é um evento que tem como objetivo sensibilizar a nossa


Editorial

EVEN TO

Já a unidade Aquarius realizou o Evento

Literário

literário, que abordou o tema “O poder da criação: os escritores e seus personagens inesquecíveis”. Na ocasião, diversas esquetes e apresentações musicais foram realizadas. Para a professora Maria Amélia, as iniciativas e realizações deste porte são comuns nos

Literatura em Foco

Colégios Univap, onde a prática da cidadania e

Eventos literários são destaques em unidades Com o intuito de integrar os alunos, estimular o interesse e a sensibilidade pela leitura, incentivar o surgimento de novos talentos e ampliar o domínio ativo do discurso nas diversas situações de comunicação, realizado anualmente nas unidades, as feiras, mostras e festivais literários deixaram de ser apenas aulas práticas em salas de aula, para tornarem uma das principais atividades dos colégios.

A Unidade Villa Branca realizou no primeiro semestre um novo formato para as atividades, o Festival Literário Univap. As apresentações mostraram a cultura local e a importância de dos patrimônios para a economia e o desenvolvimento sustentável e contou com a presença de 600 pessoas, entre pais, alunos e funcionários. Foram apresentados textos, poesias, poemas, esquetes e dramatizações de autores ligados às regiões do Brasil consideradas

pela

UNESCO

culturais da humanidade.

patrimônios

cultura são tônicas também de uma educação de alto.



Editorial

DES TAQUE

A novidade neste ano está no Ensino

Concurso de Bolsas

Fundamental II! As Unidades Aquarius e Villa Branca realização Concurso de Bolsas para os alunos ingressantes no 6ºano. A prova será aplicada na Unidade Villa Branca no dia 07 de

Colégios Univap realizam os Concursos de Bolsas 2018 Processo será realizado para as Unidades de São José dos Campos e de Jacareí

A FVE – Fundação Valeparaibana de Ensino, mantendo a sua característica filantrópica, abriu as inscrições do Concurso de Bolsas 2018 para as unidades dos Colégios Univap – Aquarius, Centro e Villa Branca. Todas as

informações

relativas

ao

processo

podem ser consultadas no endereço www. colegiosunivap.com.br.

O primeiro Concurso será realizado pela Unidade Centro, Ensino Médio concomitante com o Ensino Técnico. As inscrições vão até o dia 20 de Setembro e a prova acontece no dia 24 do mesmo mês. Os cursos técnicos oferecidos

são:

Administração,

Análises

Clínicas, Eletrônica, Informática, Publicidade e Química.

Para o Ensino Médio, a Unidade Aquarius tem as inscrições abertas até o dia 25 de setembro e as provas ocorrem no dia 01 de outubro. E, na Unidade Villa Branca serão até o dia 04 de Outubro e as provas ocorrem no dia 07.

Outubro e na Unidade Aquarius no dia 08 de Outubro.


Editorial

DES TAQUE

externas de cada nação representada. Entre

Debate

as questões discutidas estão temas como

Onu

desemprego, fome, epidemias, problemas

Da sala de aula para o mundo Projeto simula debates da ONU entre os alunos

Alunos das três unidades do Colégios Univap participaram de simulações diplomáticas da Plenária da ONU. O projeto que visa estimular o protagonismo juvenil e preparar os alunos do Ensino Médio para compreender e debater a realidade mundial, teve suas edições individuais nas unidades, além da participação de alunos no PoliONU, classificado como a maior simulação interna do Brasil realizada pelo Colégio Poliedro.

O conceito do evento é fazer com que o grupo de alunos assuma o papel de diplomatas e simulem as atividades e os debates de uma Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Representando países integrantes da ONU, os alunos participam do evento seguindo todas as normas formais da reunião, como os trajes adequados, conduta parlamentar, linguagem e até os argumentos utilizados para debater os problemas mundiais considerando as políticas

ambientais e agricultura sustentável.

O professor Jobair Assis Rangel, da disciplina de geografia, acredita que estes eventos proporcionam aos alunos uma experiência única, que possa conduzi-los a uma maior consciência quanto ao seu real papel na sociedade, despertando um espírito de criticidade e participação ativa. Permite, também, o amadurecimento e preparo dos alunos em tomadas de decisões que envolvam outras pessoas, o futuro de sociedades diante de determinadas crises.


Editorial

DES TAQUE

a filosofia de trabalho do colégio, onde valores

Parceria

e atitudes promovem e fortalecem o processo

Yázigi

de ensino e aprendizagem .

Do you speak english? Parceria reforça internacionalização em ambiente escolar

Em um mundo globalizado, ter fluência em idiomas é essencial para o desenvolvimento da criança e do adolescente em formação. Pensando nas inúmeras possibilidades e benefícios que isso pode trazer, os Colégios Univap

firmaram

mais

uma

importante

parceria, com a escola de idiomas Yázigi.

Com uma instalação própria e ambientada na unidade Aquarius, a empresa poderá oferecer cursos com descontos especiais para os alunos e horários especiais. O Yázigi oferece cursos em formatos diferenciados, com grupos menores ou em aulas individuais.

Para a aluna Lina Maria da Costa Paloschi Cabello, o curso é oferecido de maneira prática, rápida e propícia não só o conhecimento em novos idiomas, mas também em novos relacionamentos.

Conforme a coordenação da unidade Aquarius, a proposta da parceria vem de encontro com


Editorial

DES TAQUE

classificatórias e para as finais mundiais do

Competição

concurso de programação da International

Universitária

Collegiate Programming Contest (ACM).

Nesta edição, o grande desempenho dos alunos da Unidade Centro foi destaque,

Feras na Computação

surpreendendo professores e universitários

Alunos da unidade Centro são destaques em competição universitária

Programação e a 6ª Maratona de Programação Jr. organizada pelos professores dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia da

Faculdade

de

Engenharias,

Arquitetura e Urbanismo (FEAU Univap) e do Colégio Univap Centro. O evento contou com a participação de alunos dos cursos de Graduação e dos Cursos Técnicos em Informática e em Eletrônica.

A Maratona de Programação estimula a criatividade,

a

capacidade

de

Para

o

coordenador

do

Curso Técnico em Informática, professor

Foi realizada no mês de maio a 9ª Maratona de

Elétrica

participantes.

trabalhar

em equipe, a busca por novas soluções de softwares e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

O evento é uma iniciativa dos professores dos cursos, com objetivo de proporcionar maior convivência entre os estudantes da área da informática, de forma a preparálos e selecioná-los para participação de futuras competições, como as regionais

Alberton Wander Sá, este evento motiva os alunos, auxiliando-os no processo de ensino-aprendizado. É importante para eles vivenciarem situações cotidianas do mercado de trabalho, através da interpretação de situações e soluções que envolvam a lógica computacional. Quesito primordial para que os alunos tenham vantagem competitiva no mercado de programação.


Editorial

DES TAQUE

com a utilização da tecnologia Lego Zoom

Lego

agrega ao processo de ensino-aprendizagem

Education

recursos onde o aluno constrói conceitos de forma lúdica e prazerosa favorecendo o

Zoom Education Tecnologia + inovação + diversão = Maior aprendizagem Já não temos nenhuma dúvida de que vivemos em uma era conhecida como Onlife (termo que define a vida cotidiana interligada ao online), mas será que é possível utilizar todas essas ferramentas e tecnologias a favor da educação?

Pensando nisso, os Colégios Univap Unidade Aquarius e Villa Branca adicionaram ao seus kit’s de ferramentas educacionais o Zoom Education, um Programa de educação que possibilita o desenvolvimento integral de crianças por meio de brincadeiras com os conjuntos LEGO® Education, contribuindo para a compreensão de um mundo que apresenta questões cada vez mais focadas nos avanços tecnológicos, além de tangibilizar conceitos teóricos dos primeiros anos do curso de engenharia por meio da construção de mecanismos.

Para a coordenadora do Ensino Fundamental I da Unidade Aquarius, Profa. Vilma Aparecida Carneiro Ferreira o trabalho desenvolvido

aprendizado,

além

disso,

oferece

oportunidade para a aquisição de habilidades e competências na realização do trabalho em equipe, envolvendo questões como organização,

cooperação,

construção

de

ideias, entre outros.

Já a coordenadora geral da unidade Villa Branca, Profa. Robélia Bitencourt, para os alunos do colégio as aulas de lego trazem ações positivas, estimulando as habilidades, competências,

criatividade,

atitudes

e

valores. Um grande estímulo aos alunos, sendo um excelente diferencial tecnológico. Aprendendo

a

trabalhar

em

equipe,

desenvolvendo habilidades diferentes ao longo das aulas, sendo ora líderes, montadores e programadores.


Editorial

DES TAQUE

permitem o desenvolvimento de determinadas

Dia de Simulado

competências

que

serão

utilizadas

não

somente em avaliações externas (como ENEM e vestibulares), como em muitas outras situações e atividades. Os alunos aprendem a administrar o tempo, a formular estratégias, a

Hoje é dia de simulado Alunos realizam prova de conhecimento geral do sistema de ensino

Sistema

de

Ensino

Poliedro,

alunos

das unidades realizaram a avaliação de conhecimentos gerais, Simulado. Simulados. Com o objetivo de verificar a aprendizagem, por

meio

de

ferramentas

sua ansiedade, a concentrar-se e a responder sob pressão. Certamente, trata-se de um

Realizado desde o início da parceria com o

processar melhor as informações, a controlar

capazes

de

orientar os estudos, o Sistema de Avaliação Educacional Poliedro (SAEP) aplica simulados específicos para as diversas fases do processo educacional.

Após realizado o simulado, os alunos recebem os gabaritos e as resoluções de cada questão, disponibilizados pelo aplicativo P+. Dessa forma, os alunos recebem os caminhos para os conteúdos a serem estudados na teoria do material, o que os orienta e garante segurança na pesquisa dos conceitos.

De acordo com a coordenadora do Ensino Médio da unidade Villa Branca, Amanda Morgado, além de verificar a aplicação dos conteúdos específicos, os Simulados

grande recurso pedagógico



Editorial

VISI TAS

professor de história Rodolfo Benedito Santos

Passeio

idealizador e responsável pela visita.

Pedagógico As visitam fazem parte do projeto pedagógico do colégio e possibilita a oportunidade de vivenciar conteúdos

propostos

em

sala

“São Paulo de todas as crenças”

de aula em visitas a museus, memoriais,

Alunos visitam espaços religiosos na capital

exposições, cidades históricas, dentre outros

Alunos do sétimo ano, do Colégios Univap - Unidade Aquarius, realizaram uma visita pedagógica chamada por ‘São Paulo de todas as Crenças’.

Em São Paulo convivem em paz mais de 70 etnias. Cada uma delas trouxe suas crenças, seus costumes e suas festas. Isso nos possibilita vivenciar uma série de conhecimentos desses países.

Ao visitar os templos selecionados, os alunos tiveram contato com as religiões, artes e histórias desses povos, possibilitando conhecer

de

perto

objetos

de

cultos,

arquitetura e arte, além de serem recebidos pelos líderes religiosos que fornecem as devidas explicações.

A visita a São Paulo de todas as crenças permitiu aos alunos experimentarem novas visões sobre a religiosidade no mundo, respeitando as diferenças e se vendo numa sociedade global e diversificada, explica o

locais, sempre alinhadas ao material didático de cada turma.


Editorial

VISI TAS

importantes habilidades sociais, dentre elas a

Pica-pau Amarelo

responsabilidade, autonomia, cooperação e respeito.

Para o segundo semestre já estão préagendadas as visitas para o Planetário, com os alunos dos 6ºs anos; Nascente do Rio Tietê,

Sítio do Pica-Pau Amarelo Alunos visitam espaço cultural em Mairiporã

Dando continuidade ao trabalho pedagógico desenvolvido pelas professoras Fátima Porto e Karla Braga, os alunos dos sextos anos da Unidade Aquarius participaram da visita pedagógica ao “Espaço Temático Sítio do Pica-pau Amarelo” na cidade de Mairiporã.

O parque educativo é inspirado na obra de Monteiro Lobato e todo ambientando como uma chácara, onde os alunos vivenciaram as histórias escritas pelo escritor. Foi um momento de muita diversão, alegria e aprendizado!

Para a coordenadora do ensino fundamental II, Profa. Juliane Cursino, as visitas pedagógicas são

oportunidades

para

os

alunos

vivenciarem os conteúdos propostos em sala, além disso, as visitas proporcionam novas possibilidades de aprendizagem. In loco, os alunos buscam significado e relacionam com tudo que aprenderam. Ademais, os estudantes tem a oportunidade de revisitarem

com os alunos dos 7ºs anos; Fábrica Nestlé, com os alunos dos 8ºs anos.


Editorial

VISI TAS

O objetivo do evento além de mostrar a

Mundo

Universitário

estrutura da Universidade e sua excelência é reafirmar o papel da Universidade e Colégio como um espaço propício para o debate e formação do pensamento sobre as questões específicas do setor de educação da região e

No “mundo” da universidade Alunos visitam instalações da universidade

Com o objetivo de estreitar o relacionamento com os alunos do ensino fundamental e médio, a Universidade do Vale do Paraíba abriu as suas portas no campus Urbanova e recebeu um grupo de alunos da unidade Villa Branca.

Na ocasião, os alunos puderam conhecer as instalações do Centro de Estudos da Natureza, local onde está inserido o Borboletário, Serpentário, Plantas Medicinas e o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres e também a Faculdade de Ciências da Saúde, conhecida pelos cursos de fisioterapia, odontologia, nutrição, entre outros.

Asvisitas pedagógicas contribuem no ambiente escolar,

proporcionando

a

oportunidade

de vivenciar conteúdos propostos em sala de aula em visitas a museus, memoriais, exposições, cidades históricas, dentre outros locais, sempre alinhadas ao material didático de cada turma.

no Brasil.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.