Jornal da Unisc 167

Page 1


2

Março

Geral/Opinião

2017

Jô Nunes

NAP realiza atividade com professores ingressantes da Instituição

Palavra da Reitoria Sejam todos muito bem-vindos e sintam-se acolhidos pela Unisc para o ano letivo de 2017. Desejamos um ótimo retorno ao trabalho. Que as boas energias, a disposição de fazer bem feito e a sabedoria sejam nossas companheiras cotidianas. Que o ano seja de muita saúde para cada um e para toda a comunidade acadêmica. Que a cada dia tenhamos a força e a disposição para manter e melhorar o nosso trabalho, dando continuidade ao desenvolvimento e à qualificação da Unisc. Iniciamos o ano alcançando o número de 35.000 diplomados nos cursos de graduação. Esta é a maior retribuição à sociedade que nos deu origem. Temos convicção de que esses profissionais fizeram, fazem e farão a diferença na realidade social, em todas as áreas do conhecimento. A Unisc é o maior patrimônio científico e educacional da região: - tem raiz na comunidade; - tem trabalho que se evidencia numa trajetória proativa, empreendedora e de sucesso; - está entre as melhores IES do Estado e do País; - tem uma identidade comunitária comprovada, uma interação com a sociedade através do ensino, da pesquisa e da extensão que são motivos de orgulho. Temos qualidade acadêmica que requer grandes investimentos, mas que resulta na credibilidade conquistada em âmbito nacional e internacional. Reafirmamos sempre que a qualidade deve ser praticada e percebida pelo conjunto de pessoas que usufruem dos serviços, a partir das várias oportunidades que oferecemos. Portanto, nossa expectativa é de que tenhamos um ano com excelente aproveitamento das atividades, com muitas aprendizagens individuais e coletivas, com muita paz de espírito e paz no coração, com capacidade de resolver problemas com serenidade, coragem, tolerância e respeito. Aproveitamos este espaço para manifestar gratidão e reconhecimento ao trabalho de cada um, pelo apoio que a gestão superior recebeu ao longo de 2016. Acreditamos no trabalho das pessoas que pertencem à Unisc. Reconhecemos que esta Instituição é o que é porque ao longo de sua história, de seu crescimento e de sua trajetória exitosa, contou com a competência, a seriedade do trabalho e o compromisso com a qualidade dos serviços ofertados. Estas são características que norteiam a ação dos gestores, professores, técnicos e estudantes desta Universidade. Os desafios que nos esperam em 2017 não são pequenos e nem fáceis, mas temos segurança para encará-los. Com certeza, os objetivos serão mais uma vez atingidos, pois cremos no nosso potencial, no nosso projeto de educação institucional e, principalmente, nos nossos diferenciais e no legado histórico e comunitário grandioso que caracteriza a Unisc. Nesse sentido, VIVAMOS MAIS A UNISC e, juntos em 2017, sigamos em frente com esperança, coragem e confiança. *Carmen Lúcia de Lima Helfer, Reitora da Unisc e Presidente da Apesc.

A equipe do Núcleo de Apoio ao Professor (NAP), juntamente com a equipe da Coordenação Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio do Programa de Pedagogia Universitária, realizou, no dia 16 de fevereiro o 1° Encontro dos Professores Ingressantes na Instituição. Conhecendo a Unisc foi o primeiro dos diversos encontros organizados especificamente para os novos docentes, tendo como objetivo apresentar a Universidade e repassar informações administrativas e pedagógicas para um bom desempenho profissional. Desde 2014, o Programa de Pedagogia Universitária inovou a sua forma de abordagem e dinâmica, passando a acompanhar os professores ingressantes durante o seu primeiro semestre na Instituição, através da realização de reuniões coletivas e atendimentos individuais. Já foram abordadas diferentes temáticas, entre elas, Planejamento de uma aula a distância, Metodologias Ativas no Ensino Superior, Avaliação Institucional e Relatos de práticas docentes, Avaliação do processo de ensino e aprendizagem: instrumentos de avaliação, Planejamento de uma videoaula (EaD), Preparação de apresentações multimídias com Prezi e Saúde e trabalho docente. Para este semestre, o foco será na qualificação do planejamento das aulas (ementa, objetivos, metodologias, avaliação) e no ensino a distância (20% e totalmente a distância), tendo como referência central os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs). Os relatos dos professores que foram acompanhados durante os dois primeiros semestres de atuação confirmam quão importantes e relevantes são as atividades propostas neste início de carreira na Instituição. O acompanhamento mais efetivo contribui para um bom desempenho em sala de aula, bem como para a avaliação institucional, pela qual todos os professores passam no final de cada semestre. Além das atividades específicas para os novos professores, o Programa de Pedagogia Universitária também oferece atividades para os demais professores da Instituição (oficinas, palestras, assessorias). Em breve, novas oficinas e palestras serão ofertadas a todos. O Núcleo de Apoio ao Professor atende no bloco 5, sala 510 C, e-mail nap@unisc.br, telefone (51) 3717-7527, nos seguintes dias e horários: segundas e terças à tarde - 13h30 às 17h30 e quintas e sextas - 8h às12h / 13h30 às 17h30.

Expediente Conselho Editorial

Jornal da Unisc

Reitora: Profª. Carmen Lúcia de Lima Helfer

Órgão Informativo da Universidade de Santa Cruz do Sul,

Vice-Reitor: Prof. Eltor Breunig

entidade filiada ao Consórcio das Universidades Comuni-

Pró-Reitor de Graduação: Prof. Elenor José Schneider

tárias Gaúchas (Comung), ao Conselho de Reitores das

Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação:

Universidades Brasileiras (Crub) e à Associação Brasileira

Profª. Andréia Rosane de Moura Valim

das Universidades Comunitárias (Abruc).

Pró-Reitor de Administração: Prof. Dorivaldo Brites Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento

Versão On-line: Bruno Franco e Luiza Rabuski

Institucional: Prof. Marcelino Hoppe

www.unisc.br

Pró-Reitor de Extensão e Relações Comunitárias:

Endereço: Av. Independência, 2293, bloco 3, sala 309.

Prof. Angelo Hoff

Santa Cruz do Sul/RS. CEP: 96.815-900. Telefone: (51) 3717-7466

Jornalistas responsáveis: Josemar Santos, reg. prof. 13.267

Onde encontrar: A Banca, Aquarius Hotel Flat

Felipe Nopes, reg. prof. 12.320

Residence, Biblioteca Municipal, Casa das Artes, Colégio

E-mail: imprensa@unisc.br

Luiz Dourado, Escola Ernesto Alves, Escola Willy Carlos Fröhlich, Escola Goiás, Escola Nossa Sra. do

Projeto Gráfico e Capa: Agência da Casa

Rosário, Hospital Santa Cruz, Iluminura Livraria Café,

Editoração Eletrônica: Assessoria de Imprensa

Shopping Santa Cruz, Agência FGTAS/Sine, Zaffari, Campus de Venâncio Aires, Campus de Sobradinho,

Revisão

Campus de Capão da Canoa, Campus de Montenegro e

Roque Neumann

Campus de Santa Cruz (Centro de Convivência, Clínica de Fisioterapia, Reitoria e blocos 5, 8, 12, 18 e 53).

*Este material é produzido em papel reciclável.


Março

2017

3

Ensino

GRUPO DA UNISC REALIZA VIAGEM Farmácia: ação sobre o uso adequado de protetor solar DE ESTUDOS À ARGENTINA

Divulgação

Divulgação

Intercambistas participaram de atividades multidisciplinares na UTN Um grupo de 27 acadêmicos, dois docentes e dois funcionários, dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, da Unisc, realizou estudos na Universidade Tecnológica Nacional (UTN), na região de Los Reyunos, no estado de Mendoza, na Argentina. Na instituição, os visitantes participaram de atividades multidisciplinares, como aulas teóricas e práticas, palestras e visitas técnicas, que contemplaram todas as engenharias. Dentre os assuntos abordados estiveram o desenvolvimento regional da Argentina; os aproveitamentos hidráulicos na região; a análise de riscos em empresas, obras, construção de represas e centrais hidroelétricas; a introdução à astronomia; a fabricação de frutas secas e conservas; e a gestão voltada à engenharia. O grupo partiu de ônibus de Santa Cruz do Sul no dia 22 de janeiro e retornou ao município em 3 de fevereiro. Antes da viagem, os participantes realizaram um curso intensivo de língua espanhola na Unisc para a preparação linguística. Segundo o professor André Luiz Emmel Silva, que acompanhou o grupo na Argentina, o intercâmbio propiciou aos estudantes o contato com uma nova cultura nos âmbitos social, econômico e ambiental. “Além disso, oportunizou a prática de um idioma adicional diretamente em seu contexto real, na comunicação do dia a dia com pessoas nativas”, salientou. A viagem é uma promoção anual do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias da Unisc, por meio do Acordo de Cooperação firmado com a UTN em 2007 e intermediado pela Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII). “Os esforços dos docentes e das secretárias do departamento, com o apoio da AAII, têm permitido, ao longo de 10 anos, o contínuo desenvolvimento de todas as ações propostas e firmadas entre as instituições, bem como resultados qualitativos e quantitativos de grande significância à internacionalização dos cursos de engenharia. Até o momento, o intercâmbio permitiu a mobilidade de 502 pessoas através dessa parceria”, ressaltou a coordenadora da AAII da Unisc, Cristiana Verônica Mueller.

Escola Educar-se promove atividades voltadas ao tema Memórias

Estudantes do 7º semestre do curso de Farmácia da Unisc promoveram uma ação de conscientização para a prevenção do câncer de pele com a orientação do uso do fotoprotetor. A atividade ocorreu em dezembro de 2016, no Campus da Universidade e na praça Getúlio Vargas de Santa Cruz do Sul, reforçando a campanha Dezembro Laranja, instituída pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para alertar quanto ao câncer de pele. A iniciativa foi trabalhada dentro da disciplina de Cosmetologia e culminou com a elaboração de um fôlder ilustrativo para promover a conscientização de pacientes, comunidade universitária e público em geral quanto ao uso correto de protetores solares e cuidados da pele. “Os alunos abordaram as pessoas, informando sobre a maneira de se expor ao sol, ganhando com os seus benefícios, e, ao mesmo tempo, protegendo-se dos riscos, assim como a forma correta do uso de fotoprotetores”, explicou a professora Arlete Klafke. A docente disse, ainda, que o uso do filtro solar diariamente é o maior aliado à proteção contra esse tipo de câncer, existindo vários tipos de protetores solares, cada um indicado para um tipo de pele. “Os produtos devem ser reaplicados de duas em duas horas e não somente em horários de lazer ou diversão. Os fotoprotetores da radiação UVA e UVB devem contar com fator solar mínimo de 30. Outros hábitos como usar óculos de sol, evitar o sol entre 10h e 16h, assim como usar chapéu e camiseta também são preconizados”, acrescentou. Além de alertar a população em relação aos perigos da exposição ao sol, a campanha teve como objetivo permitir que os alunos do curso de Farmácia pudessem ter um contato mais próximo com a população, fator fundamental para o processo de formação qualificada.

Divulgação

A cada ano letivo, a Escola Educar-se realiza suas ações e atividades voltadas a um grande Encontro resgatou os 33 anos da Escola tema. Dessa vez, a temática escolhida foi Memórias. A ideia é resgatar e compartilhar essas memórias da Escola com toda a comunidade escolar e, assim, proporcionar a todos a oportunidade de vivenciar os 33 anos do educandário. A partir disso, foi organizado um momento de acolhida entre professores, equipe diretiva, coordenação, técnicos administrativos e monitores, quando a professora Sandra Richter, uma das fundadoras da Escola Educar-se, compartilhou sua experiência que integra a história da Escola. Nesse encontro, foram divididos documentos, fotografias, arquivos, vídeos e demais objetos que constituem essa história. Ainda dentro da organização para 2017, os professores tiveram uma semana de estudos para preparar o calendário e a avaliação dos eventos, planejar o primeiro dia de aula e, também, os projetos para o ano. A equipe escolar também teve um dia de atividades voltadas ao cooperativismo, contando com a colaboração e a presença de Renato Milsoni, do Projeto Cooperação. Nesse dia, todos foram surpreendidos com a visita de Jorge Cunha, ex-diretor da Escola, que contou um pouco do seu envolvimento com a Educar-se e sobre o carinho que possui pelo educandário.

Escola Educar-se Taís de Moraes

No dia 20 de fevereiro, mais de 500 estudantes, do Maternal ao Ensino Médio, retornaram à Escola Educar-se para o início das aulas. Logo cedo, alunos e familiares que chegaram ao local receberam as boas-vindas da equipe diretiva e de alguns professores. Em seguida, as turmas do 4º ano fundamental ao 3º ano do Ensino Médio foram encaminhadas ao Auditório Central da Unisc, onde tiveram um momento de acolhida e de apresentação das turmas, de colegas e de professores.


4

Março

360°

2017

ANO LETIVO 2017 NA UNISC TEVE INÍCIO NO DIA 20/02 Laura Nobre

Mais de 11 mil acadêmicos de 55 cursos de graduação da Unisc iniciaram, no dia 20 de fevereiro, as atividades relativas ao primeiro semestre de 2017, nos campi de Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires. Membros da Reitoria e do Diretório Central de Estudantes (DCE) estiveram reunidos na noite de 9 de março, no Auditório Central, para recepcionar os novos alunos. A reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer desejou as boas-vindas aos calouros e uma trajetória acadêmica de muito sucesso. “Vocês vão conviver, aprender e crescer na Unisc. A aprendizagem não acontece sozinha e o diferencial dessa oportunidade quem vai fazer são vocês. Façam valer o investimento que suas famílias estão fazendo. Sejam felizes na Universidade. Sejam grandes estudantes”, destacou. Já o show de volta às aulas ficará por conta da apresentação da Orquestra da Unisc, com o Concerto de Rock, dia 22 de março, às 20h30, no estacionamento do Memorial. Em termos de infraestrutura para receber os acadêmicos, a Unisc reorganizou os espaços físicos dos laboratórios dos cursos de Engenharias, nos blocos 50, 51 e 54, e implantou novos laboratórios de Engenharia Química e de Engenharia de Controle e Automação. Também foram feitas melhorias nas áreas de acessibilidade e convívio. Na área da saúde, a instalação de um consultório odontológico junto ao Hospital Santa Cruz (HSC) possibilitará aos estudantes do curso de Odontologia o desenvolvimento de atividades complementares, sob supervisão docente, observando a atuação do cirurgião-dentista no contexto da Odontologia Hospitalar. Através do acompanhamento dos atendimentos realizados pelos profissionais do Programa de Residência Muliprofissional, os acadêmicos terão a vivência direta no mundo do trabalho, fora do ambiente escolar, conhecendo a realidade de um serviço de saúde de alta complexidade, o que refletirá na sua formação profissional. Já em relação à tecnologia, foi implantado o Diário on-line para uso dos docentes. Por meio do aplicativo Minhas Turmas, o aluno pode acompanhar sua frequência. Várias sugestões estão chegando e novos serviços serão adicionados gradativamente. O sistema da biblioteca passou por atualização durante as férias e já está integrado ao aplicativo. Ainda neste semestre há previsão de implantar o boleto pelo aplicativo. A Central de Atendimento recentemente passou a concentrar atendimentos relativos a assuntos financeiros. Também foram realizadas melhorias relacionadas aos totens de impressão. Felipe Nopes EaD - As aulas dos cursos de pós-graduação na modalidade Educação a Distância (EaD) iniciaram em 1º de março. Os polos de apoio presencial são em Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Capão da Canoa, Sobradinho, Montenegro e Venâncio Aires. Educar-se - Na Escola Educar-se os mais de 500 estudantes iniciaram o ano letivo no dia 20 de fevereiro. Diversas atividades de acolhimento foram preparadas para o primeiro dia de aula. Cepru - No Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru) as aulas dos cursos que estão em andamento reiniciaram no dia 20 de fevereiro, às 19 horas, assim como para as novas turmas. Os cursos técnicos oferecidos são de Enfermagem, de Informática, de Transações Imobiliárias, de Segurança do Trabalho e de Radiologia. Pós-Graduação - As atividades para os mais de 2.000 estudantes dos mais de 30 cursos de pós-graduação lato sensu já estão em andamento. As aulas para as turmas 2017 dos cursos de pós-graduação stricto sensu, do Mestrado em Administração, iniciaram no dia 09/03; em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado, no dia 09/03; em Direito para o Doutorado, no dia 06/03 e para o Mestrado, no dia 09/03; em Educação para o Mestrado, no dia 23/02 e para o Doutorado, no dia 24/02; em Letras - Mestrado e Doutorado, no dia 06/03; em Sistemas e Processos Industriais - Mestrado, no dia 23/02; em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado, no dia 23/02; e em Promoção da Saúde - Mestrado, no dia 09/03.

AAII desenvolve capacitação para novos intercambistas

Curso de Educação Física Desirê Allram

A Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da Unisc (AAII) promoveu uma capacitação de orientação dirigida a estudantes estrangeiros. Neste semestre, a Instituição está recebendo três novos intercambistas. A atividade ocorreu no dia 14 de fevereiro, na sala 202, bloco 2, tendo sido ministrada pela coordenadora da AAII, Cristiana Mueller. O encontro contou com a presença dos estudantes Sergio Alejandro Corredor Espinosa, da Universidad Nacional de Colombia, que desenvolve atividades junto ao curso de Letras; Víctor Hugo Salinas Camarillo, da Universidad Nacional Autónoma de México, que faz intercâmbio nos cursos de Ciências Biológicas e no Mestrado em Tecnologia Ambiental; e Martina Becchetti, da Untversità Ca ‘Foscari Venezia (Itália), que desenvolve atividades junto ao curso de Letras. Além destes, o estudante José Piriz Murga, da Universidad de Sevilla (Espanha), estendeu o seu intercâmbio e vai permanecer na Unisc por mais um semestre, frequentando disciplinas junto ao curso de Farmácia.

O curso de Educação Física, por meio da sua coordenação e do seu Diretório Acadêmico, realizou no dia 20 de fevereiro, no saguão do bloco 42, a recepção aos alunos que iniciaram as atividades relativas ao primeiro semestre de 2017. O som ficou por conta da dupla de acadêmicos Kauê e Serafim. Divulgação


Março

2017

5

Geral

Felipe Nopes

INSTITUIÇÃO RENOVA PARCERIAS LIGADAS AO ESPORTE No dia 11 de janeiro, o vicereitor, Eltor Breunig, renovou duas parcerias da Unisc ligadas ao esporte, para o ano de 2017. A primeira, firmada desde 2015, foi com a Associação Medalhas de Ouro (AMO), representada pelo presidente da entidade, João Beltrame, e pelos atletas Jaqueline Weber e Fabiano Peçanha. A parceria, além de viabilizar bolsas de estudo para nove atletas da AMO, oportuniza aos atletas a participação nos Unisc e AMO são parceiras desde 2015 Jogos Universitários Gaúchos e Nacionais por estarem cursando o ensino superior. Em seguida, os integrantes da Unisc receberam a presidente do Departamento de Futebol Monte Alverne, Berenice Bohnen, e o secretário municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, Henrique Hermany, para renovar a parceria com a Universidade por mais um ano. Para a Unisc, a liga de futebol amador, criada em 1978, é um símbolo de credibilidade e de bom relacionamento com a Renovação com o Departamento de Futebol Monte Alverne comunidade por meio de seus campeonatos e de suas atividades. Também participaram dos encontros a chefe de Gabinete, Carla Pacheco da Rosa; e o coordenador da Assessoria de Comunicação da Unisc, Everson Carvalho de Bello.

Docente da Unisc é nomeado para compor Conselho Superior da Fapergs Divulgação

O professor do Departamento de Biologia e Farmácia da Unisc, Adilson Ben da Costa, foi nomeado pelo governador do Estado, José Ivo Sartori, para compor o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). As inscrições para o processo de seleção foram feitas no ano passado, de forma individual ou por indicação de instituições de ensino, unidades, sociedades científicas etc. Costa foi indicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc. Professor Adilson Ben da Costa Os nomes indicados foram avaliados pelo Conselho Superior atual, o qual selecionou duas listas tríplices (com três indicações) para as duas vagas existentes. Essas listas foram encaminhadas para o governador que selecionou os dois novos conselheiros e fez a nomeação. “As expectativas ao assumir a função de membro do Conselho Superior da Fapergs são muitas, especialmente porque, desde o início da minha atividade acadêmica, ainda quando aluno do curso de Química Industrial da Unisc, atuei na pesquisa. Fui, inclusive, bolsista de Iniciação Científica da Fapergs”, conta o docente. Segundo Costa, o Conselho Superior é formado por 12 membros, tendo como característica básica o currículo comprovado de atuação na área científica e tecnológica. São eles que definem as linhas gerais de atuação da instituição, as quais são implementadas pelo Conselho Técnico-Administrativo. “Pretendo, nestes três anos de atuação, colaborar para manter e ampliar a atuação da Fapergs no fomento à pesquisa, especialmente através da promoção à inovação tecnológica, do intercâmbio e da divulgação científica, tecnológica e cultural, estimulando a formação de recursos humanos, o fortalecimento e a expansão da infraestrutura da pesquisa no Estado”, planeja. “Entendo que essas atividades são fundamentais para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, especialmente em épocas de crise, quando a escassez de recursos reduz investimentos, mas oferece, também, novas oportunidade de inovação”, complementa Costa.

Plágio acadêmico: fique fora dessa! Iniciou mais um semestre letivo e novamente uma das preocupações que assola as produções acadêmicas se refere ao plágio. Os trabalhos que deveriam seguir a originalidade da escrita muitas vezes se apresentam com cópias fiéis totais ou parciais do material encontrado na pesquisa, o que, além de desqualificar o trabalho, é crime. Não são raros os casos que acabam sendo divulgados na mídia nacional e internacional, envolvendo especialmente figuras públicas que, além de acabarem perdendo títulos de formação, em muitos casos deixam de ocupar cargos públicos diante da vergonha pelo erro cometido. Hoje os trabalhos plagiados dificilmente passam despercebidos, vez que existe uma série de recursos tecnológicos que auxiliam na detecção, indicando inclusive as origens das fontes e os autores originais. Ao aluno, quando for constatada a ocorrência do crime, é destinada, entre outras punições, a perda da disciplina cursada e até mesmo a perda do direito de concluir o curso. Uma das recomendações é que o estudante, ao produzir algum trabalho, obedeça às normas metodológicas, fazendo uso das citações diretas e indiretas e mesmo da paráfrase, sempre indicando a origem do texto e as autorias correspondentes. É importante destacar que, apesar do que pensam alguns, o material disponível na internet também possui autoria, sendo necessário não somente citá-la, como verificar que se trata de um texto com informações verídicas, visto que não há qualquer controle editorial da maioria das publicações ali disponíveis. Estamos em um ambiente acadêmico, onde o desenvolvimento de ideias e a escrita são fundamentais para a formação de um profissional de qualidade. Utilize o apoio de seus professores e orientadores e tire suas dúvidas, produzindo trabalhos de qualidade e que possam gerar o seu reconhecimento acadêmico. O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisc (NITT) oferece diversas palestras, oficinas e cursos sobre propriedade intelectual, e isso inclui direitos autorais. Fique ligado nas divulgações e participe! *Isabel Grunevald, Coordenadora do NITT

Fórum Internacional de Educação recebe inscrições Estão abertas as inscrições para o 3º Fórum Internacional de Educação, 15º Fórum Nacional de Educação e 18º Seminário de Educação Básica. O evento ocorrerá no Auditório Central da Unisc, nos dias 26 e 27 de maio e 20 e 21 de julho, tendo como tema Cotidiano educacional: das políticas públicas à ética e cidadania na sala de aula. As inscrições podem ser realizadas em http://www.unisc.br/site/ forum-edu/index.html ou na Central de Atendimento da Unisc, sala 513, bloco 5. A taxa de inscrição é de R$ 120 até o dia 16 de abril, e de R$ 150 até o dia 21 de maio. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail forumeducacao@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7372. A promoção é do Núcleo de Educação Básica e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Cruz do Sul, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Cpers, da Uergs, do Simprom e do Sinpro/RS, com o apoio da Unisc, por meio do Programa Pedagogia Universitária e do Parfor.


6

Geral

Março 2017

TRABALHOS RECEBEM O PRÊMIO HONRA AO MÉRITO

Missão de pesquisa na Escócia

Objetivo da premiação é identificar as produções que refletem maior indissociabilidade entre o ensino e a extensão

Ricardo Czekster e Thais Webber

Divulgação

Felipe Nopes

Evento destacou as melhores produções dos cursos de graduação da Unisc

A Unisc, por meio das Pró-Reitorias de Graduação e de Extensão e Relações Comunitárias, promoveu no dia 14 de dezembro, no auditório do Memorial, a cerimônia de entrega do Prêmio Honra ao Mérito, referente aos trabalhos apresentados no 7º Salão de Ensino e de Extensão, realizado de 24 a 28 de outubro de 2016, na Universidade. O evento destacou as melhores produções de estudantes de cursos de graduação da Unisc, sendo agraciado, em cada área do conhecimento, o trabalho com maior pontuação a partir da nota 9. O 7º Salão de Ensino e de Extensão contou com 34 trabalhos inscritos concorrendo ao prêmio, dos quais sete obtiveram nota igual ou superior a 9 e serão publicados no e-book Ensino e Extensão da Unisc: criar e ousar na busca do conhecimento, cujo lançamento será no primeiro semestre de 2017, no site da Unisc. Dos sete trabalhos que serão divulgados no e-book, três receberam o Prêmio Honra ao Mérito (confira a relação abaixo). A mesa de honra esteve composta pelo vice-reitor, Eltor Breunig; pelo pró-reitor de Graduação, Elenor José Schneider; e pelo pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff. Também estiveram presentes outros professores, acadêmicos e familiares. Objetivo O Prêmio Honra ao Mérito do Salão de Ensino e de Extensão tem por objetivo identificar, dentre os trabalhos apresentados, aqueles que refletem maior indissociabilidade entre o ensino e a extensão. Busca, também, valorizar a formação de indivíduos solidários, livres e capazes de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade preocupada com as necessidades da sua comunidade, além de divulgar e estimular a produção acadêmica dos estudantes e incentivar a participação dos alunos da Unisc em atividades de ensino e de extensão e, com isso, reconhecer, por meio da premiação, os melhores trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos da Instituição.

Trabalhos premiados Área de Ciências Biológicas e da Saúde: A (Re)significação da Fisioterapia através da abordagem preventiva em ambiente escolar, de Kamila Mohammad Kamal Mansour e Patrícia Oliveira Roveda. Área de Ciências Sociais Aplicadas: Projeto: Quem é meu pai? E o estímulo ao reconhecimento voluntário de paternidade em Capão da Canoa - RS, de Andressa Campestrini dos Santos, Daniel Gonçalves Farias da Silva, Maria Eduarda Costa, Georgia Sperling Garcia, Pedro Jorge Pedersen Baptista e Karina Meneghetti Brendler. Área de Ciências Humanas: A efetividade dos Serviços da Rede Pública na Resolução de um caso, de Cristiane Davina Redin Freitas e Iva Selmira Viebrantz.

Os professores do Departamento de Computação da Unisc, Ricardo Czekster (também vinculado ao PPGSPI) e Thais Webber, desenvolveram uma série de atividades de pesquisa durante a missão junto ao projeto internacional de pesquisa Improving the efficiency of complex processes through scalable quantitative analysis techniques, realizado em colaboração com a University of St Andrews, na Escócia (Reino Unido). Entre as ações, estiveram o estreitamento dos laços de pesquisa entre os dois países, com o envio de outros dois projetos de pesquisa para órgãos de fomento do Reino Unido, envolvendo a temática de pesquisas em healthcare; o desenvolvimento de modelos formais analíticos, a análise descritiva de dados hospitalares e estudos de caso com vistas à melhoria de desempenho de processos de assistência a pacientes; e a especificação de um módulo de software para a gestão de processos por simulação que possibilite a interação facilitada dos gestores, a ampliação do conhecimento de seus processos e a geração de cenários de operação de maior eficiência. Durante a missão de pesquisa, o professor Ricardo foi convidado para ministrar uma palestra na Universidade de Edimburgo sobre a temática de modelagem analítica intitulada Stochastic Performance Analysis of Geographically Dispersed Software Development Teams. A palestra foi ministrada nas dependências da School of Informatics (vinculado ao Laboratory for Foundations of Computer Science - LFCS), cuja coordenadora é a professora Jane Hillston que atua na área de pesquisa de avaliação formal de desempenho por meio de Álgebras de Processos. “Essas parcerias internacionais são importantes para atualizar e integrar os pesquisadores nessas áreas de pesquisa, bem como para fomentar novos projetos em temáticas relacionadas”, salientou Czekster. O atual projeto de pesquisa, focado em melhorias de processos hospitalares, ainda segue suas atividades durante o ano de 2017, já que pesquisadores escoceses farão novas visitas à Unisc e aos hospitais da região dos vales do Taquari e do Rio Pardo. Resultados preliminares já apontam para sugestões relacionadas a adequações nos hospitais para otimizar recursos e promover a redução de custos dos processos. A professora Thais revelou que a ideia é expandir as colaborações com grupos internacionais de avaliação de desempenho e de simulação para trazer experiências, tecnologias e soluções de ponta para o desenvolvimento da região e do país. “Igualmente importante é o envolvimento dos alunos de graduação e pós-graduação no projeto. Algumas iniciativas se encontram em andamento e os alunos já estão focando suas dissertações de Mestrado e seus trabalhos de conclusão nessas temáticas”, destacou. Em 2016, o professor Ricardo foi contemplado pelo Edital Universal do CNPq em um projeto relacionado que versa sobre modelos de desempenho voltados à eficiência energética de indústrias, com previsão de outra missão de pesquisa à Universidade de St. Andrews e aquisição de materiais de custeio. O projeto conta, ainda, com o apoio institucional da Unisc, do Hospital Santa Cruz (HSC), do Hospital Bruno Born (Lajeado), do Departamento de Computação, da Pró-Reitoria de Pesquisa e PósGraduação (PROPPG), do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) e da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII). Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelos e-mails ricardoc@unisc.br ou thaiscs@unisc.br.


Março 2017

7

Fora de sede / Geral

PROJETO DEBATE DROGAS, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MONTENEGRO

Aula inaugural do curso de Biomedicina

Divulgação

Divulgação

Está sendo desenvolvido em Montenegro o projeto de extensão Encontros Dialógicos sobre Drogas, Saúde e Educação na comunidade de Montenegro/RS: construindo processos de articulação da rede intersetorial. A proposta, apoiada pela Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (Proext), é resultado da tese de doutorado do professor do DeparJosé Cirne, Moises Romanini (C) e Jaqueline Porto tamento de Psicologia da Unisc, Moises Romanini, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Ufrgs, intitulada Narrativas do Desassossego: do re-en-colhimento às práticas de acolhimento a usuários de drogas na Rede de Atenção Psicosssocial de Porto Alegre/RS. Durante a pesquisa, o professor acompanhou três contextos da rede: um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), uma equipe de Consultório na Rua (CR) e a equipe da Área Técnica em Saúde Mental. Entre os objetivos do projeto está a possibilidade de ofertar um curso de Psicologia na Unisc Montenegro, assim como conhecer o território e a comunidade, aproximando a Universidade ainda mais da cidade e de suas demandas. Em relação às pessoas que sofrem com o uso de drogas, a proposta é realizar encontros dialógicos com gestores, profissionais e usuários dos serviços de saúde, educação e assistência social, visando à construção de articulações da rede intersetorial frente à questão do uso e abuso de drogas. No campo da saúde, foram realizados encontros com profissionais das Estratégias de Saúde da Família, juntamente com profissionais do Caps, buscando maior articulação entre saúde mental e atenção básica. Na assistência social, foram realizados um encontro com o Centro de Referência em Assistência Social (Cras); visitas aos profissionais da Recreo e do Creas; e participação nas reuniões de rede, que abarcam profissionais de diversos serviços da cidade. Também foi criada uma parceria com o Conselho Municipal Antidrogas (Comad), no sentido de ofertar à comunidade um ciclo de Rodas de Conversa sobre drogas, saúde e educação. “Dessa forma, buscou-se promover reflexões sobre as práticas de acolhimento, bem como perceber a necessidade da formação continuada e da articulação da rede intersetorial para a prevenção e o cuidado com pessoas que fazem uso de drogas”, destacou o professor Moises Romanini.

A sala 101 da Unisc foi palco para a realização da aula inaugural da primeira turma do curso de Biomedicina, no dia 22 de fevereiro, com palestra ministrada pelo presidente do Conselho Regional de Biomedicina, Renato Minozzi, sobre o tema Atuação do profissional biomédico no mercado de trabalho. A cerimônia foi conduzida pela coordenadora do curso, professora Chana de Medeiros da Silva, que recepcionou o público presente e apresentou um breve relato sobre a história da criação do curso de Biomedicina da Unisc. Além dos acadêmicos, também estiveram presentes os docentes do curso, entre eles a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Rosane de Moura Valim; Ediberto de Oliveira Machado, que foi um dos integrantes da Comissão de Criação do Curso de Biomedicina na Unisc; Tatiele Katzer, representando o curso de Estética e Cosmética; a professora da disciplina de Introdução à Biomedicina, Aline Schuster; e a bioquímica e professora do Departamento de Biologia e Farmácia, Caroline Krieger de Moraes. Após a palestra foi servido um coquetel de integração entre os convidados.

Trote Solidário e Festa dos Bixos

Fotos: Felipe Nopes

Curso de Ciências Contábeis de Sobradinho promove encontro de turmas Divulgação Foi realizado no dia 2 de março o encontro das turmas do curso de Ciências Contábeis, na Unisc de Sobradinho. Na oportunidade, foram apresentados aos estudantes os eventos relacionados à área, assim como orientações gerais e prestação de contas do ano de 2016. Também foi entregue o mérito acadêmico para os alunos com as melhores médias, sendo eles: 2016/1 - Disciplina Contabilidade Introdutória: Mérito acadêmico para alunos de Sobradinho Martina Schaefer (nota 10) e Roberto Augusto Jahnke (nota 10); Disciplina: Contabilidade de Custos II: Daniela Muniz (nota 10) e Joana Marcia Schumacher (nota 10). 2016/2 - Disciplina Contabilidade Aplicada I: Bruna Scota Bernardes (nota 8,95); Disciplina Laboratório de Prática em Custos: Thais Rech (nota 9,68). O curso de Ciências Contábeis da Unisc de Sobradinho vem se destacando com resultados positivos por meio de publicações nas áreas do conhecimento ligadas à contabilidade, como Gestão de Custos, Perícia Contábil, Contabilidade Gerencial, Gestão Pública e Contabilidade Geral. O perfil do curso enfatiza um profissional com visão sistêmica das atividades organizacionais, com destaque e liderança na sociedade.

Na noite do dia 9 de março ocorreu mais uma edição do Trote Solidário, que promoveu corrida e caminhada noturnas no anel viário da Unisc e reuniu dezenas de participantes. A ação arrecadou alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Banco de Alimentos de Santa Cruz do Sul (Basc). Mesmo sob forte chuva, a tradicional Festa dos Bixos também foi realizada na mesma noite, agitando os calouros com muita música no estacionamento do bloco 31 da Universidade.


8

Geral

UNISC REALIZA REUNIÃO GERAL Diesirê Allram

Josemar Santos

Encontro obedece a Resolução nº 53, de 13/12/2012

A Unisc realizou no dia 16 de fevereiro a sua Reunião Geral 2017, conforme o que determina a Resolução nº 53, de 13 de dezembro de 2012. O encontro ocorreu no Auditório Central da Instituição e contou com a presença de professores e técnicos administrativos da Unisc Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires. Na ocasião, a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer destacou a importância do momento, pelo fato de ser a oportunidade para elencar cada item de forma acolhedora, menos formal, olhando para as pessoas e constituindo um canal de comunicação direta entre reitoria, docentes e técnicos administrativos. “Esse evento oportuniza à Reitoria um espaço para transmissão de informações relevantes sobre decisões e questões de caráter institucional, além de possibilitar aos professores e aos técnicos administrativos espaço para opiniões e questionamentos sobre a situação e os rumos da Universidade”, salientou. Também participaram da reunião o vice-reitor, Eltor Breunig, e os pró-reitores de Graduação, Elenor José Schneider, de Pesquisa e Pós-Graduação em exercício, Ricardo André Machado, de Administração, Dorivaldo Brittes de Oliveira, de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Marcelino Hoppe, e de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff.

Viagem internacional de inglês na Irlanda Divulgação

Entre os dias 7 de janeiro e 6 de fevereiro foi realizada a 9º Viagem Internacional de Inglês para Dublin (Irlanda). A docente Cristina Manera Dorneles foi a supervisora do grupo, que contou com os seguintes participantes: Ana Helena Rieck (estudante de Psicologia), Ariana Inês Sachett (egressa, Voltare - Ciências Econômicas), Cristina Manera Dorneles (docente do Departamento de Biologia e Farmácia), Eva Neli Fontoura Brendler (egressa, Voltare - Letras Português/ Inglês) e Tatiani da Costa Santos (esAtividade ocorreu entre os dias 07/01 e 06/02 tudante de Administração). A viagem de estudos foi organizada pela Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), em parceria com o Centro de Línguas e Culturas (Celinc). Todo o planejamento dos períodos, cursos e acomodação foram realizados com a escola ISI English Language School Dublin. O grupo ficou hospedado em casas de famílias e frequentou aulas de inglês e participou de atividades culturais e de passeios. “Foi uma viagem inesquecível e o curso foi muito bom. Tivemos um professor excelente que conseguiu levar aos alunos um alto nível de aprendizado. O curso me colocou em contato com alunos de diversos países e me fez pensar diferente a respeito de pronúncia em Inglês, o que era a minha preocupação”, revelou a participante Eva Neli Fontoura Brendler. Esse foi o primeiro grupo que realizou atividades na Irlanda. Outros já haviam participado de viagens de estudos de Língua Inglesa no Canadá, nos Estados Unidos e na Inglaterra. O Edital para as viagens é lançando anualmente e a viagem para o estudo da Língua Inglesa ocorre sempre nos meses de janeiro e fevereiro, com duração de 30 dias. A AAII e o Celinc organizam destino, escola, acomodação, passagem área, seguro-saúde internacional e informações para solicitação de visto, se necessário.

Seminário de planejamento municipal Numa promoção do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), por meio da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena, foi realizado no dia 16 de março, no auditório do Memorial da Unisc, o Seminário Planejamento Municipal e Integração Regional. A programação incluiu temas como gestão da qualidade e planejamento estratégico, voltado para prefeitos, secretários municipais e técnicos que atuam nas áreas de planejamento e administração dos munícipios da região do Vale do Rio Pardo e Taquari, comunidade acadêmica e demais interessados. A atividade contou com a parceria do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/ VRP), do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e do Núcleo de Gestão Pública da Unisc.

Março 2017 AAII divulga mobilidade discente in e out de 2017/1 A Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da Unisc (AAII) divulgou a mobilidade discente in e out do semestre de 2017/1. Mobilidade out Promai: Eduardo Borba (Canadá - Engenharia da Computação); Igor Dettenborn (Canadá - Engenharia da Computação); Rodrigo Guadalupe de la Barrera (Itália - Engenharia Civil); Rafael Hildebrandt (Portugal - Engenharia Elétrica); Daniela Cristina Bepler (Portugal Direito); Victoria Naujorks Bidarte (Portugal - Direito); Helena Frey de Oliveira (Portugal - Direito); Anna Carolina Kipper Ferreira (Portugal Engenharia Civil); Leandro Schroeder Henn (Portugal - Engenharia Mecânica); Giovan Boscaini (Portugal - Engenharia Mecânica); Tainan do Carmo Rodrigues (Portugal - Enfermagem); Juliana Soares (Portugal - Arquitetura); Camila Prus (Portugal - Arquitetura); e Matheus de Almeida Kasper (Portugal - Engenharia Civil). Extensão do período Promai - 2017/1: Gustavo Henrique Pretto (Portugal - Ciências Contábeis) e Scherrington Cassius Fernandes Saboia (Portugal - Engenharia Civil). Programa Licenciaturas Internacionais - PLI (Portugal): Vinicius Ferreira (Portugal - Biologia Licenciatura); Ângelo Patrício (Portugal Biologia Licenciatura); e Daiana Oliveira (Portugal - Biologia Licenciatura). Programa Emerging Leaders In The Americas – ELAP (Canadá): Leonardo Lumi da Silveira (Canadá - Relações Internacionais) e Mariana Barbosa de Souza (Canadá - PPGDR). Curta duração - estágio: João Ricardo Cunha Pippi (França Gastronomia); Ana Paula Banetti Machado (França - Gastronomia); Suelyn Schwerckardt (França - Estética e Cosmética); e Bruno Kras Friedrisch (Portugal - Medicina). Summer Course - Uisek (Equador): Henrique Luis Schmidt (Equador - Ciência da Computação); Aléxia da Silva Ellwanger (Equador - Relações Internacionais); Nycole de Almeida Bassoaldo Mór (Equador - Relações Internacionais); Cleison Henrique Pilger (Equador - Engenharia de Produção); e Daniele da Penha Gomes Plácido (Equador - Pedagogia). Pós-graduação: Vônia Engel (Portugal - PPGDR-PDSE); Luiz Felipe Nunes Portugal (PPGD-PDSE); Cristiano Lange dos Santos (Espanha PPGD- PDSE); Eduardo Pires (Portugal - PPGD-PDSE); Pedro Antônio Muller (EUA - PPGDR-PDSE); e Lucas Vinicius Reis (Colômbia - PPGSPIDuplo Diploma). Mobilidade in Promai: Víctor Hugo Salinas Camarillo (México - PPGTA); Martina Becchetti (Itália - Letras); Sergio Alejandro Corredor Espinosa (Colômbia - Letras); José Joaquin Piriz Murga (Espanha - Farmácia); e Ronja Gerig (Alemanha - RISE Worldwide - Biologia).

Núcleo de Ação Comunitária em nova sala O Núcleo de Ação Comunitária (NAC) está atendendo na sala 510, bloco 5, no campus da Unisc em Santa Cruz do Sul. Oferecendo apoio e coordenando programas, projetos, campanhas e outras atividades de extensão e de ação comunitária da Universidade, o núcleo está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitária (Proext). Entre as atividades que contam com a infraestrutura do NAC estão as do Programa Inserção Comunitária, do Projeto Vivência de Imersão Comunitária (Vicom) e, desde o começo do semestre, do Programa Terceira Idade na Unisc. Formado por técnicos da área social e administrativos, os trabalhos do núcleo têm a participação de professores, de bolsistas e de estagiários de diversos cursos, interagindo com outros setores da Instituição. Também existem parcerias externas, viabilizando ações junto a populações da área de abrangência dos campi. Mais informações podem ser obtidas pelos fones (51) 3717-7344 e 3717-7685, pelo e-mail nac@unisc.br ou diretamente na sala do NAC.


Março 2017

9

Geral

UNISC COMEMORA 35 MIL DIPLOMADOS NA GRADUAÇÃO

Em seus 53 anos de oferta de ensino superior, a Unisc ultrapassou, neste mês de fevereiro, os 35 mil alunos diplomados nos cursos de graduação, em todas as áreas de conhecimento. O número foi registrado pela reitora da Instituição, Carmen Lúcia de Lima Helfer, com a diplomação do estudante Gustavo Henrique Molinar, de Santa Cruz do Sul, durante a formatura do curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, ocorrida no dia 11 de fevereiro. Em meio à cerimônia, a reitora destacou que essa é a maior contribuição que a Unisc alcança para a sociedade, pois é através da educação e da formação de cidadãos qualificados para o mercado de trabalho que se pode transformar a realidade. “Ocorre que, ao disponibilizar seus saberes, seus conhecimentos, suas experiências e competências a serviço da comunidade, esses profissionais contribuem para o desenvolvimento e para melhores condições de vida, de saúde, de educação e de vivências da cidadania”, sublinhou. A primeira cerimônia de formatura da Instituição ocorreu no dia 14 de dezembro de 1967, quando 28 estudantes concluíram o curso de Ciências Contábeis, pela então Faculdade de Ciências Contábeis. Em 2017, portanto, o curso de Ciências Contábeis completa 50 anos de formatura da sua primeira turma.

Pesquisadora portuguesa ministra curso e palestra na Universidade O curso Geografia do turismo e contribuições para o desenvolvimento regional, com a professora e geógrafa da Universidade do Minho, de Portugal, Paula Remoaldo, programado para ocorrer em março na Unisc, foi adiado para o próximo mês. O evento será realizado nos dias 10, 11 e 12 de abril, das 13h30 às 16h30. O curso tem vagas limitadas e é aberto à comunidade acadêmica e aos profissionais ligados ao turismo e a áreas afins. A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) – Mestrado e Doutorado, da Unisc. Os interessados devem se inscrever pelo e-mail grasicon@unisc.br, informando nome completo; se docente ou discente; curso do qual faz parte ou se é profissional; instituição de origem; e telefone para contato. As aulas abordarão os tópicos O presente e o futuro da investigação em turismo em nível internacional; Fontes e métodos utilizados na investigação em turismo; e Como publicar artigos nas bases de dados internacionais. A docente virá ao Brasil por meio de financiamento do CNPq, através do Edital de Apoio à Vinda de Professores Visitantes. Ela permanecerá por vários dias na Unisc e também participará de reuniões de trabalho e de palestras. Antes do curso, no dia 6 de abril, Paula ministrará a palestra O presente e o futuro do turismo à escala mundial, das 17h às 18h30, no bloco 10 da Unisc, aberta à comunidade em geral. Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas pelo telefone (51) 3717-7392, pelo site www.unisc.br/ppgdr ou junto ao PPGDR, na sala 1023, bloco 10 do campus-sede.

In memoriam A Unisc presta uma homenagem a dois colaboradores que faleceram no final do ano passado. Gilson Leonel Wendt Júnior, que atuava no Setor de Manutenção, faleceu no dia 24 de dezembro de 2016, e o professor do Departamento de Matemática, Cilon José Kipper, faleceu no dia 31 de dezembro de 2016. Gilson Leonel Wendt Júnior iniciou suas atividades na Loja Unisc no Shopping Santa Cruz, passando posteriormente pela Livraria no Campus até chegar ao Setor de Manutenção, em 2011. Em 2013, assumiu a função de encarregado da área. “O Júnior, como era chamado pelos colegas do setor, cumpriria então sua missão aqui na terra, deixando um legado. Alegre e de bem com a vida, cheio de determinação, força e fé, nosso guerreiro foi chamado. Às vezes colega, irmão, pai, filho, mas amigo de todos, sempre estava pronto para auxiliar no que fosse possível. Tinha o sorriso como característica marcante e um coração maior do que o peito. Sim, perdemos a guerra, mas as lições de vida continuam, em cada lembrança, em cada brincadeira. O sorriso dele está ali, estampado em nossas memórias. Deixa um vazio enorme, retratado pelo silêncio de seus instrumentos Fotos: Divulgação musicais, dentre eles, em especial, o violão, fiel companheiro e confidente de muitos anos. Jornada encerrada, deixou suas pegadas marcadas nos corações dos amigos e colegas” (GILSON ALVES, coordenador da Coordenação do Campus). Cilon José Kipper iniciou suas atividades como professor na Instituição em 26 de abril de 1972 (na época Gilson Wendt Júnior Fisc). Foram 45 anos letivos, sendo que, oficialmente, completaria 45 anos em abril deste ano. “Foi um profissional muito capacitado, dedicado, ético e gostava realmente da profissão. Fazia tudo com muita competência e satisfação. Colaborou muito para o crescimento do nosso curso e da Instituição. Além de ter sido um brilhante professor, também ocupou cargos de gestão no Departamento de Matemática” (RENATO LUIZ BAUMGARTEN, coordenador do curso de Matemática). “Meu pai trabalhou até o final. Já estava no hospital, mas mesmo assim corrigia provas. Era apaixonado pela profissão e tinha um amor e um orgulho muito grande por fazer parte da família Unisc” (CAROLINE KIPPER DE LARA, filha e orientadora educacional na Escola Educar-se). Apesar de trabalhar com números, Cilon Kipper sempre teve muita afinidade com as letras. Dessa forma, escreveu vários textos. No fragmento de um deles, escrito quando tinha 43 anos de casa, mencionou um pouco de sua trajetória como docente. “Guardo na memória tantas e tantas recordações, mas, sobretudo pelo ineditismo, a minha indicação para aqui lecionar, feita por uma aluna, é algo que Cilon José Kipper carrego com orgulho e gratidão pois, sem dúvida alguma, foi um começo bem diferente” (CILON JOSÉ KIPPER).


10

Março

Geral

Os funcionários da Central de Atendimento da Unisc, Letícia da Silva e Fábio dos Santos Felício, tiveram seus poemas selecionados no Concurso Nacional Novos Poetas – Prêmio Poetize 2017, realizado pela Vivara Editora Nacional. “Foi a primeira vez que participei de um concurso, embora já escrevesse poemas há alguns anos. Nada pode ser mais gratificante do que ter um trabalho reconhecido. Escrever sempre foi um Fábio dos Santos Felício e Letícia da Silva prazer para mim. Ser uma das ganhadoras do Poetize vai, com certeza, servir de incentivo”, afirma Letícia. Para Fábio, sintetizar uma narrativa ou até mesmo um sentimento é algo desafiador. “E é isso que busco. Confesso que mandei o poema sem muitas pretensões, mas, ao ser contatado pela equipe do concurso, senti uma mistura de alegria e nervosismo. Ter o reconhecimento de um trabalho, ainda mais em âmbito nacional, te motiva a seguir numa crescente e a fazer mais da melhor forma”, salienta. Orientado por edital público, o concurso recebeu 2.942 inscrições de todo o Brasil, no período de 5 de setembro a 5 de dezembro. O tema era livre, assim como o gênero lírico escolhido. A comissão julgadora classificou 250 candidatos no processo seletivo. Os textos serão publicados no livro Antologia Poética – Prêmio Poetize 2017.

Unisc entre 20 melhores instituições que oferecem cursos em EaD A Unisc aparece entre as 20 melhores instituições que oferecem cursos na modalidade Educação a Distância (EaD). A lista foi divulgada em dezembro de 2016, após a avaliação periódica do Ministério da Educação (MEC), assim como ocorre em relação aos cursos presenciais, já que o diploma obtido em uma graduação EaD reconhecida pelo MEC vale tanto quanto o presencial e serve para comprovar a qualificação para participar de processos seletivos de emprego, prestar concursos públicos que exijam nível superior e fazer uma pós-graduação. O MEC aplica dois conceitos para avaliar as instituições de ensino superior, tanto presenciais como EaD: o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Institucional (CI). As notas dos dois conceitos podem ir de 1 a 5, sendo a nota 3 considerada positiva e as notas 1 e 2 são consideradas insuficientes. Para formar a lista com as 20 melhores instituições EaD, segundo o MEC, foram selecionadas apenas aquelas que obtiveram nota máxima (5) em pelo menos um dos conceitos. Entre elas, está a Unisc, que obteve nota 5 no CI e nota 4 no IGC. Para o coordenador dos cursos EaD da Unisc, Rudimar Serpa de Abreu, esse índice positivo representa o qualificado trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam na Educação a Distância da Instituição. “Além disso, existe todo um investimento institucional econômico e pedagógico para os projetos a distância”, salientou.

ENA e Unisc inscrevem para cursos de pós-graduação em Direito a distância Estão abertas as inscrições para 17 cursos de pós-graduação em Direito a distância oferecidos pela Escola Nacional de Advocacia (ENA), em parceria com a Unisc. Todos os alunos que se matricularem até o dia 15 de março recebem 25% de desconto na matrícula (1ª parcela). Os cursos, em diversas áreas, têm duração aproximada de quatro semestres. A OAB Nacional, por meio da ENA, e a Unisc mantêm convênio desde 2008. Os cursos oferecidos pela ENA são a distância, possibilitando que alunos de todo o Brasil tenham acesso ao que de melhor há em suas áreas de interesse. Os cursos oferecidos são: Advocacia Criminal; Advocacia Imobiliária, Urbanística, Registral e Notarial; Advocacia Penal Empresarial; Advocacia Trabalhista e Previdenciária; Direito Coletivo do Trabalho; Direito Contratual; Direito das Famílias; Direito e Processo do Trabalho; Direito Eleitoral; Direito Empresarial; Direito Municipal; Direito Previdenciário; Direito Processual Civil; Direito Processual Constitucional; Direito Tributário; Mediação e Arbitragem; e Responsabilidade Civil. Os estudantes matriculados nos cursos de pós-graduação têm acesso ao acervo da biblioteca digital Thomson Reuters ProView, que reúne mais de 600 obras atualizadas. Informações em www.unisc.br/direito_ead.

Dois trabalhos do curso de Jornalismo são premiados Divulgação

Felipe Nopes

FUNCIONÁRIOS TÊM POEMAS SELECIONADOS EM CONCURSO

2017

Régis de Oliveira Júnior e Luiza Faleiro Goulart Luiza Faleiro Goulart, acadêmica do 6º semestre do curso de Jornalismo, da Unisc, e Régis de Oliveira Júnior, jornalista formado pela Instituição no primeiro semestre de 2016, venceram o 33º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Rio Grande do Sul (OAB/RS), e pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH). A entrega dos prêmios ocorreu no dia 12 de dezembro, no auditório da OAB/RS, em Porto Alegre. Luiza contou que foi uma sensação muito boa estar sendo premiada. “Eu estava muito feliz e tranquila. Pensei que estaria nervosa, mas não. É um reconhecimento emocionante. Significa, para mim, a certeza de estar indo no caminho correto”, salientou. Régis enfatizou que 2016 foi o segundo ano consecutivo em que foi agraciado com o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo da OAB. “Ao longo da minha caminhada acadêmica, sempre tive minhas reportagens pautadas pelo respeito ao próximo, à diversidade e às denúncias de violação dos direitos básicos”, relatou. Ao ser questionado sobre a importância do prêmio, o jornalista destacou que é uma motivação para escrever cada vez mais e cumprir a função social de levar informações e mudar realidades. “Jornalismo de qualidade não se faz sozinho, é preciso pessoas que apostem em seu projeto, apoiem suas ideias e participem ativamente da construção da reportagem. Eu tive a sorte de ter uma boa esquipe nas duas matérias reconhecidas pela OAB”, comemorou Régis. As reportagens Retratos da Escravidão, de Régis, e Corajosa – Em busca do direito de ser Luiza, de Luiza, conquistaram o 2º lugar no concurso. Além disso, Régis também foi agraciado com menção honrosa pela produção A história da cidade engolida pela lama da Samarco, veiculada na Revista Exceção, produto laboratorial do curso de Comunicação Social da Unisc.

Seminário internacional recebe submissões de artigos O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) – Mestrado e Doutorado, da Unisc, recebe, até o dia 30 de abril, submissões de artigos para o 8º Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, que ocorrerá em setembro. As orientações para o envio dos trabalhos, bem como detalhes da programação do evento, estão disponíveis no site www.unisc.br/site/sidr. As inscrições para o seminário iniciam em 1º de junho. O tema deste ano será Territórios, Redes e Desenvolvimento Regional: perspectivas e desafios. A conferência de abertura será proferida pela professora e geógrafa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Leila Christina Dias. Estão confirmados também os professores Martin Coy, da Universität Innsbruck, Áustria; Camil Girard, da Universitè de Quebec, Canadá; Silvia Gorenstein, da Universidad Nacional del Sur, Argentina; Martina Neuburger, da Universität Hamburg, Alemanha; Juan Ramón CuadradoRoura, da Universidad de Alcalá, Espanha, entre outros. Mais informações pelo site www.unisc.br/site/sidr ou pelo telefone (51) 3717-7392.


Março

2017

11

Geral

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Unisc (NITT/ Unisc) encaminhou um novo pedido de registro de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), referente à criação de um dispositivo de contenção para articulação do punho e seu respectivo processo de fabricação. A invenção foi idealizada pelo professor do Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias, Eliezer Henker, e pelo engenheiro mecânico e técnico dos laboraOliveira (E) e Henker criaram o dispositivo tórios de Engenharia de Produção, Cássio Denis de Oliveira. O produto, originado durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Oliveira, se refere a uma órtese de punho ajustável, fabricada através do processo de prototipagem rápida, com a finalidade de realizar a imobilização do punho de pacientes que necessitam de realinhamento do membro e de correções de deformidades, ou que sofrem de movimentos involuntários. Para isso, é proposto um equipamento confortável desenvolvido para permitir o ajuste da órtese ao paciente. Segundo os autores, as tecnologias anteriormente conhecidas são, geralmente, confeccionadas em alumínio e não atendem de forma adequada aos parâmetros anatômicos avançados. Além disso, as peças não possuem possibilidade de ajuste, obrigando os usuários, especialmente crianças, a realizarem a substituição do equipamento conforme o seu crescimento. Assim, a invenção de Henker e de Oliveira é formada por quatro peças principais: bracelete, tampa de fixação, haste de regulagem e haste de fixação, que proporcionam ao usuário mais conforto e praticidade. “Conhecer a realidade das pessoas que buscam assistência na Clínica de Fisioterapia da Unisc e poder ajudá-las é o que tornou o trabalho gratificante. Além da órtese como resultado, conseguimos criar rotinas e métodos para o Laboratório de Desenvolvimento de Produtos da Universidade, que podem atender a diferentes demandas que envolvem a prototipagem”, comenta Henker. Conforme Oliveira, a integração da clínica com o laboratório possibilitou a criação do dispositivo. “O projeto de engenharia foi baseado, principalmente, nas necessidades que a órtese deveria atender, nos processos de fabricação disponíveis na Unisc e na bibliografia referente ao desenvolvimento de produtos”, conta. Mais informações podem ser obtidas junto ao NITT/Unisc pelo telefone (51) 3717-7516, pelo e-mail nitt@unisc.br ou ainda pessoalmente na sala 1603, bloco 16 do campus de Santa Cruz do Sul.

Docentes lançam e-book sobre temas polêmicos do Tribunal de Justiça do RS Os professores do curso de Direito da Unisc, Rogério Gesta Leal e Caroline Müller Bitencourt, são os organizadores do ebook Temas Polêmicos da Jurisdição do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul: matéria de corrupção e improbidade administrativa – Estudo de Casos – Volume II, lançado recentemente pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Para abordar o tema principal, a publicação foi dividida em quatro linhas: controle social e parlamentar da corrupção; improbidade administrativa; governança e governabilidade; e controle penal e administrativo na Lei Anticorrupção. A obra coletiva foi desenvolvida a partir da parceria entre o Centro de Estudos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, coordenado pelo desembargador Ney Wiedemann Neto, e o grupo de estudos Patologias Corruptivas no Estado, Administração Pública e Sociedade, coordenado pelo professor Rogério Gesta Leal, desenvolvendo suas atividades junto ao Mestrado e Doutorado em Direito e ao Centro Integrado de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas da Unisc. De acordo com os organizadores, o segundo volume dessa parceria permitiu ampliar as reflexões sobre a temática da corrupção, continuando a analisar criticamente a jurisprudência em matéria de improbidade administrativa e corrupção. Para eles, a temática selecionada tem sido palco de intensos debates nas mais diversas áreas do conhecimento, perfazendo temas como o dever de boa administração pública, a ética pública, a cidadania e o controle da administração pública. Além disso, o livro traz uma pequena amostra dos grandes desafios enfrentados diariamente pelo Poder Judiciário na busca pelo efetivo Estado Democrático de Direito.

Farmácia-Escola promove feira de saúde Divulgação

Felipe Nopes

NITT/UNISC ENCAMINHA REGISTRO DE ÓRTESE DE PUNHO AJUSTÁVEL

Ação verificou o nível de glicose e esclareceu dúvidas Tendo em vista a constante preocupação com a saúde e o bemestar da comunidade, a Farmácia-Escola da Unisc, juntamente com o curso de Farmácia e a Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (Proext), promoveu uma feira de saúde nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, no Centro de Convivência da Universidade. A finalidade foi realizar, gratuitamente, testes de glicemia capilar (verificação do nível de glicose) na comunidade acadêmica. Além disso, as farmacêuticas estiveram disponíveis para esclarecer dúvidas sobre medicamentos, preocupações com a saúde e orientações para melhorar a qualidade de vida da população. O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

Obra aborda a corrupção na contratação pública no Brasil e na Espanha A obra coletiva La respuesta jurídica a la corrupción en la contratación pública en Brasil y España (A resposta jurídica à corrupção na contratação pública no Brasil e Espanha), lançada em setembro de 2016, foi organizada pelos professores Carlos Aymerich Cano e Jaime Rodriguez-Arana Muñóz, ambos da Universidade da Coruña, na Espanha, e pelos docentes brasileiros Rogério Gesta Leal e Caroline Müller Bitencourt, ambos da Unisc. A publicação é resultado das pesquisas desenvolvidas pelas duas instituições com o auxílio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Ministerio de Educación, Cultura y Deporte do Governo Espanhol. O livro resume artigos científicos que abordam temas ligados à corrupção enquanto decorrente do desempenho contratual dos poderes públicos, destacando-se para a preocupação destinada ao tema no Brasil e na Espanha, tanto em vista da sua dimensão quantitativa, como o seu impacto social e político; tanto no descrédito nas instituições, como na desconfiança no sistema democrático. Os riscos de corrupção surgem em todas as fases da relação contratual e em várias formas. A frequência e a gravidade da corrupção ligada a contratos públicos têm provocado tanto na Espanha (e em toda a UE), quanto no Brasil a adoção de políticas públicas para combatê-la e preveni-la, embora os resultados pretendidos nem sempre sejam os almejados.


12

Extensão/Geral

UNISC E AGDI ASSINAM TERMOS EM BENEFÍCIO DO VALE DO RIO PARDO

Março

2017

Clínica de Fisioterapia oferece vagas

Divulgação

Divulgação

No dia 29 de dezembro, a Unisc e a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) assinaram o termo de fomento para a liberação de recursos da Consulta Popular para o APL de Agroindústria e Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo, no valor de R$134.243,66, e o termo de colaboração para o apoio à governança do APL de Tecnologia da Informação do Vale do Rio Pardo, no valor de R$ 150.000,00. Ambos têm vigência de 18 meses e são finanDocumentos foram assinados no final de 2016 ciados com recursos do governo do estado do Rio Grande do Sul. Uma força-tarefa foi realizada entre as equipes técnicas da Unisc e da AGDI para liberar os recursos ainda no último dia útil de 2016. O valor do APL das Agroindústrias será destinado para iniciativas que visam incrementar a comercialização dos alimentos oriundos da agricultura familiar da região. Por outro lado, o recurso do APL de Tecnologia da Informação é inédito e será utilizado para a organização e o incentivo das atividades de prestação de serviço das empresas que trabalham com tecnologia da informação na região. Pela Unisc, estiveram presentes o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff, representando a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, e a assessora da Proext, Patrícia Klamt. Já a AGDI esteve representada pelos técnicos Daian Douglas de Souza, Érbio Andretto, Leonardo Marmitt, Alini Martini e Marcos Faleiro.

Divulgação

Defesa de trabalhos dos cursos Unisc/ENA/CFOAB Divulgação

Programa Inserção Comunitária abre inscrições para acadêmicos

A Clínica de Fisioterapia da Unisc está oferecendo vagas para pacientes nas seguintes áreas: Traumatologia: Pós-operatório imediato (10 vagas), Lesões ósseo musculares em fase aguda e subaguda (10 vagas), Ortopedia e Alterações posturais na infância e adolescência (5 vagas). Dermatofuncional e Vascular: Lesões de pele - úlceras (5 vagas), Alterações faciais (8 vagas), Alterações corporais (8 vagas), Pós-cirurgia bariátrica (5 vagas) e Queimados (5 vagas). Uroginecológica: Incontinências urinárias e fecais masculinas e femininas (15 vagas). Respiratória: Afecções do aparelho respiratório infantil e adulto (8 vagas). Mais informações podem ser obtidas com Samoel Iserhardt, pelo e-mail samoelelias@unisc.br ou pelo telefone (51) 3717-7538.

Atividades incentivam o engajamento em iniciativas em prol da sociedade

O Programa Inserção Comunitária, da Unisc, recebe inscrições de estudantes de graduação interessados em participar de interações diretas com a realidade social, por meio do engajamento em iniciativas em prol da sociedade. O objetivo é oferecer oportunidades de novas experiências aos acadêmicos, contribuindo na sua formação cidadã e também no desenvolvimento de uma sociedade humanista e solidária, coerente com a visão e a missão da Universidade enquanto instituição educacional comunitária. O interessado no Programa deve ter disponibilidade de 48 horas durante o semestre, das quais 44 horas em atividades na entidade comunitária e as demais quatro horas na orientação e no monitoramento da atuação. A carga horária é válida para o núcleo flexível do estudante. Vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (Proext), o Programa Inserção Comunitária, em 2017, estará nos municípios de Rio Pardo, de Santa Cruz do Sul, de Venâncio Aires, de Vera Cruz e de Candelária, junto a entidades locais voltadas ao desenvolvimento social e ao atendimento de demandas comunitárias, especialmente de populações em situação de vulnerabilidade social. As inscrições podem ser realizadas diretamente no link http://www.unisc.br/site/insercaocomunitaria/ index.html. Além das informações no site da Unisc, mais detalhes podem ser obtidos junto ao Núcleo de Ação Comunitária (NAC), na sala 510, bloco 5 do campus de Santa Cruz do Sul, ou pelo telefone (51) 3717-7344.

A Unisc esteve presente na sessão de defesa pública dos trabalhos de conclusão dos cursos de pós-graduação lato sensu em Direito, realizados a distância por meio do convênio Unisc/ENA/CFOAB. Os eventos ocorreram no dia 6 de março, no Conselho Federal da OAB (Brasília); no dia 7, no Conselho Federal da OAB (Brasília) e na ESA (Goiânia); e no dia 8 de março, no Superior Tribunal Militar (Brasília). Foram componentes de banca, pela Unisc, os professores Andréia Valim, Bárbara Kunde, Denise Friedrich, Eltor Breunig, Kalin Rodrigues, Luiz Egon Richter, Neimar Santos da Silva, Raimar Machado, Ricardo Hermany, Rosana Massa, Suzete Reis e Tatiane Kipper. Também estiveram presentes os técnicos administrativos da Instituição, Lucas Baumhardt e Monique Frantz, e os alunos do Mestrado em Direito, Cinthya Juruena e Rodrigo Cristiano Diehl.

Curso de extensão conhecendo cadeira de rodas A Unisc, por meio do Núcleo de Saúde Coletiva e do Serviço de Reabilitação Física (SRFis), está com inscrições abertas, até o dia 23 de março, para o curso de extensão Conhecer, identificar e medir cadeira de rodas. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.unisc.br ou diretamente na Central de Atendimento, no bloco 5. O período de realização do curso é nos dias 24 e 25 de março, na sala 3434, bloco 34 da Instituição. O público-alvo são estudantes, profissionais e trabalhadores da saúde de todos os níveis e serviços, assim como familiares e cuidadores de usuários de cadeira.


Março

2017

13

Pesquisa

Divulgação

PPGTA TEM PROJETO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA APROVADO O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, em dezembro de 2016, o resultado do Edital Chamada Universal 2016, uma das modalidades mais concorridas por contemplar todas as áreas do conhecimento. Um dos quatro projetos da Unisc que obtiveram aprovação foi o Avaliação da redução do impacto ambiental, no desenvolvimento de novos Profª Adriane Rodriguez (ao centro) coordena o projeto materiais aplicados às tecnologias ambientais, a partir da valoração de resíduos em matriz cerâmica, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental (PPGTA) – Mestrado e Doutorado. Para a Chamada Universal 2016 foram submetidas 21.640 propostas, sendo aprovados 4.587 projetos. Segundo a coordenadora do projeto, professora Adriane Lawisch Rodriguez, a aprovação fortalece ainda mais a parceria já concretizada com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalurgia e Materiais (PPGE3M), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), na figura do Laboratório de Materiais Cerâmicos (Lacer), além de demonstrar o reconhecimento do compromisso e da seriedade no desenvolvimento de pesquisas na área de inovação tecnológica. O projeto do PPGTA tem por principal objetivo a redução do impacto ambiental da produção de materiais empregados em tecnologias ambientais a partir da valoração de resíduos industriais em matriz cerâmica, concomitante à análise do ciclo de vida em todo o processo, visando à maior eficiência e/ou ao ganho ambiental. Adriane, que também é pesquisadora, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Unisc e docente do PPGTA, salienta que a região Sul do país está na segunda posição em aprovações desses projetos nessa chamada, e que o projeto sob sua coordenação foi aprovado na faixa B, com um orçamento de até R$ 60 mil. A verba deverá ser utilizada para a aquisição de materiais de consumo e para investimento em equipamentos para o desenvolvimento da pesquisa de qualidade, além de uma bolsa de iniciação científica. Os temas de investigação do projeto fazem parte das linhas de pesquisa do PPGTA. O trabalho será desenvolvido por professores que atuam no programa e por alunos de graduação, de mestrado, de doutorado e de pós-doutorado, assim como por pesquisadores da Unisc e de outras Instituições de Ensino Superior (IES).

CPTBio desenvolve o primeiro produto na área da biotecnologia

Mestrado em SPI é contemplado em Edital Universal do CNPq Divulgação

O CNPq selecionou o projeto de pesquisa intitulado Modelagem computacional e simulação da eficiência energética de processos industriais, de autoria do professor Ricardo M. Czekster, vinculado ao Departamento de Computação e ao Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) – Mestrado, Professor Ricardo Czekster na Chamada MCTI/CNPq Nº 01/2016 - Universal (Faixa A). Junto com outros pesquisadores da Unisc também agraciados, o edital visa auxiliar financeiramente pesquisas que contribuam significativamente para o desenvolvimento do País. Segundo Czekster, “esse projeto de pesquisa irá atuar na modelagem e na simulação para avaliação de eficiência energética em contextos industriais, buscando oportunidades de melhorias”. O projeto selecionado ainda realizará pesquisas sobre técnicas de modelagem de sistemas utilizando notações padronizadas, como Business Process Modelling & Notation (BPMN), e sobre como estas podem ser integradas em ambientes de simulação já estabelecidos, como, por exemplo, o software Arena. O prazo de conclusão do projeto é de 36 meses e a equipe conta ainda com a professora do Departamento de Computação, Thais Webber; bolsistas de Iniciação Científica dos projetos de pesquisa desenvolvidos no PPGSPI; e mestrandos.

PPGPS no Fórum gaúcho sobre TB/HIV/Aids

Divulgação

Divulgação

O Centro de Pesquisa e Treinamento em Biotecnologia (CPTBio), da Unisc, desenvolveu o primeiro produto na área da biotecnologia. Trata-se de um kit para extração de DNA denominado DNA Extraction Kit – CPTBio. Segundo o bolsista do projeto, João Pedro Bernardy, a biologia molecular é um setor emergente tanto na medicina laboratorial, quanto em pesquisas no âmbito ambiental. Sendo assim, um de seus processos mais fundamentais, a extração de DNA, deve ter Kit já é utilizado em pesquisas da Universidade garantida qualidade e quantidade. “Produzimos o kit com o objetivo de reduzir o custo dos processos de extração de DNA, porém utilizando um produto que gera DNA com quantidade e qualidade suficientes, garantindo sucesso nas etapas posteriores”, conta Bernardy, que também é acadêmico do curso de Farmácia da Unisc. O kit já está sendo utilizado em algumas pesquisas da Universidade. O CPTBio é financiado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul. Foi criado em 2012 com o objetivo de despertar a capacidade regional para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços biotecnológicos, além de fomentar o desenvolvimento da economia local pela inserção de novas empresas de biotecnologia no mercado. A infraestrutura do CPTBio está localizada no espaço físico do Centro de Excelência de Produtos Oleoquímicos e Biotecnológicos, uma das unidades do Parque Científico e Tecnológico Regional (TecnoUnisc). O setor está vinculado à Incubadora Tecnológica da Unisc (Itunisc) e é coordenado pela professora Lia Possuelo.

Esq. para dir.: Vanda Hermes, Manuela Algayer e Lia Possuelo Foi realizado em dezembro de 2016, no Hospital Sanatório Partenon de Porto Alegre, o 1º Fórum Gaúcho Desafios para o enfrentamento da coinfecção TB/HIV/Aids. Os temas abordados mencionaram a coinfecção relacionada ao impacto e à magnitude de doenças, populações vulneráveis, estigma, ações programáticas realizadas e experiências exitosas. Estiveram presentes no evento a docente do Programa de PósGraduação em Promoção da Saúde da Unisc (PPGPS), Lia Gonçalves Possuelo, e sua orientanda, a mestranda Manuela Filter Allgayer, ambas pesquisadoras das áreas de Tuberculose prisional no Estado do Rio Grande do Sul (TB), juntamente com Vanda Hermes, coordenadora municipal do Programa de Controle da TB. A professora Lia foi convidada para participar da Mesa Redonda Experiências exitosas e desafios no enfrentamento à coinfecção tuberculose/HIV-Aids. Nessa apresentação, foi relatada a história de integração ensino-serviço entre a Unisc e os programas Municipal e Estadual de Controle da Tuberculose, especialmente no que se refere ao desenvolvimento de projetos de pesquisa articulados com as necessidades dos serviços.


14

Março

Variedades

INTEGRANTES DO CESTINHA SÃO PREMIADOS EM EVENTO DA FGB

Com festa, Cestinha encerra temporada 2016 Divulgação

Três atletas e um técnico do Projeto Cestinha foram agraciados no evento Realizada no dia 10 de dezembro, em Candelária, a festa de encerramento da Federação Gaúcha de Basquete (FGB) teve por objetivo premiar os maiores pontuadores e os destaques do Campeonato Estadual (temporada 2016). Três atletas e um técnico do Projeto Cestinha Sesi/Unisc foram premiados no evento. São eles: na categoria sub-15, Arthur Luis Bernardy (ala pivô) – Destaque Equipe Cestinha, e Thiago Daniel Dias (ala pivô) – Cestinha e atleta destaque do Campeonato Estadual; na categoria sub-13, Gabriel Moraes (armador lateral) – Atleta destaque; e o treinador Fernando Lawisch Júnior, das categorias sub-12 e sub-13 – Técnico destaque. Para o coordenador do Cestinha, professor Gilmar Fernando Weis, o reconhecimento demonstra a qualidade do trabalho realizado pelos treinadores Thiago Rauber e Fernando Lawisch Júnior durante a temporada de 2016.

2017

Divulgação

A sede da Xalingo, em Santa Cruz do Sul, foi o local escolhido para a festa de encerramento da temporada 2016 do Projeto Cestinha Sesi/Unisc, ocorrida no dia 19 de dezembro. Estiveram presentes todos os atletas das categorias sub-12, sub-13, sub-14 e sub-15. O coordenador do projeto, professor Gilmar Fernando Weis, agradeceu o empenho e a dedicação de todos durante os treinamentos e os jogos. Ele enfatizou que todos os títulos dependem, antes de mais nada, dos patrocinadores Sesi e Unisc e do apoio da Prefeitura de Venâncio Aires. Weis também agradeceu o apoio pessoal de Flávio Haas, Angelo Hoff, Saulo de Oliveira e, principalmente, dos treinadores Fernando Lawisch e Thiago Ruaber e da secretária Roberta Kliemann.

Livraria

Biblioteca

Edunisc

A força do tempo - histórias de um repórter fotográfico brasileiro, de Kadão Chaves Editora: Libretos Preço: R$ 50

Pequeno Segredo: um amor maior que a vida, de Heloisa Schürmann Editora: Harper Collins Localização na estante: 910.41 S394p 2016

Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos 2ª edição, de Inácio Helfer, Helga Haas, Clarice Agnes

Poucos profissionais do fotojornalismo no Brasil conseguem ter em suas biografias duas características que marcam a biografia do portoalegrense Ricardo Chaves, o Kadão: participar ativamente da História que se desenrola em frente à sua câmara fotográfica e deixar que essa história invada sua vida através da paixão, das amizades criadas na correria do jornalismo e nas experiências que acabam também por fazer parte dessa mesma história. Nesse sentido, a força do tempo foi aliada de Kadão, dando-lhe a oportunidade de viver o contemporâneo de sua cidade Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo.

Heloisa Schürmann é de uma família conhecida pelas aventuras ao redor do mundo a bordo de um veleiro. Quis o destino que o dia a dia da família fosse surpreendido pela chegada de Kat, uma pequena e animada criança que passou a dividir com eles uma vida feliz pelos mares. Na obra, Heloisa conta uma história sobre os presentes dados pelo acaso, que permanecem mesmo quando nos são tirados. Sobre como um filho, biológico ou não, pode modificar por completo a nossa vida, quando somos tocados pela força do amor.

Ano: 2017/ 103 p. Formato: E-book/ grátis para download Essa nova edição, em formato impresso (10. ed.) e on-line (2. ed.), além de apresentar orientações para os tipos de trabalhos acadêmicos já propostos nas edições anteriores, acrescenta subsídios e informações sobre a estrutura e elaboração do relatório técnico e/ou científico, conforme proposto na ABNT NBR 10719, de 2015. Também se propõe uma nova forma de apresentação para as diferentes seções que compõe essa edição, mais didática na organização dos diferentes itens que normatizam uma publicação científica.


Março

2017

Geral

15

PROFESSOR DA ALEMANHA REALIZA PESQUISAS NA UNISC SOBRE PEIXES ELÉTRICOS Felipe Nopes

Felipe Nopes Pelo terceiro ano consecutivo, a Unisc recebeu o professor Karl Heinz Willi Esser, da University of Veterinary Medicine de Hannover, da Alemanha, com a qual a Instituição mantém acordo de cooperação. A vinda do docente teve por objetivo a realização de pesquisas binacionais sobre a biodiversidade e o comportamento de peixes elétricos no Rio Grande do Sul. Além disso, Esser visou estabelecer contatos para a criação de acordo para a mobilidade discente na área da Biologia. O trabalho, autorizado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e vinculado ao Laboratório de Zoologia do Departamento de Biologia e Farmácia da Unisc, foi acompanhado de perto pelo professor Andreas Köhler e por dois bolsistas. Esser é especialista em comunicação animal com base em sinais biológicos, como ocorre com peixes elétricos e com morcegos. As pesquisas foram realizadas num laboratório montado especialmente para o docente alemão, no bloco 12 da Unisc, com equipamentos trazidos por ele da Alemanha. Segundo Köhler, Esser fez a transferência de conhecimento e de tecnologia para que pudessem trabalhar em conProfessores Andreas Köhler (E) e Karl Esser trabalharam em conjunto junto. “Sabemos que existem muitas espécies de peixes elétricos. No Rio Grande do Sul, principalmente nos córregos de Rincão Del Rey, em Rio Pardo, há três espécies conhecidas. Após os estudos, descobrimos uma quarta espécie e há indícios de que exista outra ainda desconhecida na região”, revelou. E são as novas descobertas que encantaram Esser. “O mais fascinante é que na região de Santa Cruz do Sul, que possui grande população, ainda há a possibilidade de encontrarmos novas espécies de peixes elétricos e fazermos a descrição deles, principalmente por se tratar de vertebrados, um grupo de animais que normalmente é bem conhecido pelos pesquisadores”, apontou o docente, que permaneceu na Unisc de 25 de janeiro a 15 de fevereiro.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.