Boletim#5

Page 1

Eleição Sindicato dos Petroleiros de Caxias Dias 1 a 4 de dezembro

União na Luta

COMBATIVA - TRANSPARENTE - INDEPENDENTE - DEMOCRÁTICA | Boletim #5 ESPECIAL APOSENTADOS

2 c hapa

Olho no Olho com Luiz Alberto, candidato a presidente Vamos resgatar os Aposentados de volta para o sindicato e para a luta pelos seus direitos, junto com a relação de companheirismo com os ativos” – Luis Alberto, presidente Como você vê a situação do aposentado hoje no Sindipetro Caxias?

O atual presidente do nosso sindicato promoveu o afastamento de dezenas, talvez centenas, de companheiros aposentados e pensionistas da Entidade, abrindo mão da representação sindical destes companheiros. A entidade não tem promovido diversas ações jurídicas, como por exemplo, as ações de bitributação (para os recém aposentados), as ações de níveis (2004, 2005 e 2006), as ações do PCAC e da RMNR etc. Ele também deixou de realizar as assembleias de aposentados durante as campanhas salariais. O argumento de que aposentados votariam contra ativos é uma MENTIRA. Este fato nunca aconteceu. Nem mesmo durante as nossas lutas, qualquer aposentado votou a favor ou contra as nossas greves. Sempre s e

mantiveram com uma postura de solidariedade e diálogo. O que aconteceu em relação aos Níveis?

Na última campanha salarial conquistamos uma cláusula relativa ao pagamento das ações dos níveis (anos 2004, 2005 e 2006). Esta vitória poderá possibilitar um acordo judicial a ser apreciado pelo Conselho Deliberativo da Petros para pagamento dos valores devidos aos companheiros que entraram com as ações. O Conselho Deliberativo da Petros solicitou a confecção de pareceres atuarial e jurídico para que possa aprovar a realização dos acordos de pagamento. Temos que seguir pressionando para garantir o pagamento a todos os companheiros, não somente os que entraram com ações e

ganharam, c o m o também os que não entraram e aqueles que entraram e perderam. O atual presidente não só não orientou a entrada de ações dos assistidos da Petros reclamando seus direitos, como não tomou nenhuma providência para evitar que os trabalhadores aposentados tivessem esta perda. Qual é a sua proposta para os aposentados?

Nós da CHAPA 2 queremos assumir um compromisso com você, aposentado e pensionista: faremos o RESGATE DOS APOSENTADOS, uma política de retomada e estreitamento dos laços de companheirismo e representação que sempre tivemos. Confiança e companheirismo serão a marca de nossa gestão de respeito aos aposentados e pensionistas!


Aposentados se mobilizam em todo o país, mas aqui fomos abandonados por quem nos deveria representar” – Gileno (Secretaria de Aposentados) O que o fez ser candidato pela Chapa2 UNIÃO NA LUTA? Não me conformo com essa conversa que os aposentado têm que ficar em casa e não correr atrás de seus direitos. Construímos a riqueza do Brasil e da Petrobrás. Nós contribuímos para a descoberta do pré-sal? Agora, além de termos que lutar contra o leilão do petróleo, temos q lutar pelos nossos direitos! A palavrachave é reconhecimento. A outra chapa parece não pensar assim.

Existem outros exemplos de direito dos Aposentados pelos quais o Sindipetro Caxias não briga? A RMNR é um exemplo? Sim! Aqueles companheiros que não repactuaram podem ainda entrar na justiça reclamando o reajuste dos seus benefícios com os índices referentes ao PCAC e à RMNR (Remuneração Mínima por Nível e Regime). Este ano, por exemplo, a Petrobrás informou à Petros somente o índice referente ao reajuste praticado nos salários básicos da categoria, que foi igual ao IPCA (6,51%). Mas praticou também um reajuste uniforme (9,71%), em todos os salários, referente à RMNR.

Este reajuste não é informado à Petros e, portanto, não é aplicado nos benefícios de aposentados e pensionistas, no caso, os não repactuantes. Aposentados se mobilizam em todo o país, mas aqui fomos abandonados por quem nos deveria representar. E a bi-tributação? Esta é outra ação judicial que está sendo negligenciada pelo atual presidente do Sindicato. É uma ação que os recém aposentados têm direito de entrar para evitar que sofram um desconto indevido para a receita.

Sócios Remidos COMPROMISSO Quando FHC enfrentou os sindicatos petroleiros, a primeira coisa que ele fez, depois de demitir trabalhadores, foi fechar as fontes de receitas de nossas entidades. Em reação, os sindicatos alteraram estatutos e criaram as ABCPs, que cumpriram um importante papel para manter a nossa luta. No Sindipetro Caxias, realizamos uma mudança estatutária que, entre outras iniciativas, acabou com a figura do

sócio remido, que não pagavam a mensalidade sindical. Eramremidososfundadores do Sindicato, que acabaram se afastando da nossa entidade. O atual presidente do sindicato disse – entre outras promessas não cumpridas – que reverteria esta situação e nada fez. A CHAPA 2 – UNIÃO NA LUTA vai passar a limpo a história dos fundadores do nosso sindicato através de uma nova mudança estatutária.

Estou na CHAPA 2 UNIÃO NA LUTA por que não acredito que o atual presidente do sindicato possa ter alguma atitude em benefício dos aposentados e pensionistas. Quero apostar nesta mudança que precisa ser favorável para nós. Por isso, peço o seu voto para a CHAPA 2 UNIÃO NA LUTA. -Paulo César Stutz, candidato para a Diretoria Colegiada, aposentado, trabalhou na U-1720 na REDUC

Confira OS DEMAIS aposentados que integram nossa chapa 1 o TESOUREIRO

Genobre Gomes

DIRETORIA COLEGIADA

Adelino

SECRETRIA DE APOSENTADOS E PREVIDÊNCIA

Gileno Barreto

DIRETORIA COLEGIADA

Luiz Arcênio

CONSELHO FISCAL

Gunther Sacic

DIRETORIA COLEGIADA

Motta


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.