UNDECIDED #1

Page 1

#01 — PORTUGAL ARTE — MODA — MUSICA




NÚMERO 1 A INDECISÃO É CRIAÇÃO UNDECIDED?!

5

PESSOAS MAIS INTERESSANTES QUE EU

MEU QUERIDO DIÁRIO

17

RAPIDINHAS COM...

ARROBA PONTO COM

21

GODMESS

CATARINA OLIVEIRA

25

39

AS INDECISAS FORAM AO PAUSA

FOOD AND DRINK BAR

HOJE BEBI COM...

33

CUIDADO QUE SOU HATER

43

O QUE É UM HATER?

47

ONDE ¿ QUANDO ¿ COMO ¿

50

DROP LIKE ITS UN

53

DESIGNER DE MODA

NAO SOMOS CRITICOS MAS TENTAMOS Sam Smith

29

Interstellar

31

(In The Lonely Hour–Deluxe Edition)


Se estão a acenar com a cabeça de uma forma vitoriosa, passaram no teste. Como a maioria dos editoriais em revistas de vários géneros, poderia estar a falar da peça de roupa que vai marcar a temporada, ou de um tipo de música que se vai voltar a ouvir, mas isso não vai acontecer! Sabem porquê? Nós não queremos saber se vocês gostam de usar calças de cor ou jardineiras, a escolha é toda vossa. Mas talvez não aconselhava muito comprar umas jardineiras, a não ser que se tenham inscrito para a apanha do morango.

Nós somos uma espécie peculiar e estamos prontas para arrasar como divas que somos! O que temos para deliciar a vossa leitura, perguntam em tom interessado? Abram bem os olhos para um repertório de classe, com bom humor e sem qualquer tipo de imbecilidades. Desde a bela de uma crónica para descarregar a minha raiva em alguém, vou mostrar-vos os meus dotes como crítica de música e cinema (sim, porque sou culta de uma forma que vos vai impressionar, ou não). Para além disso, contem com entrevistas, artigos cheios de piada, e um leque de artistas que vai divulgar vários projectos que vocês desejavam ter tido a ideia! Mas não vou fazer mais spoiler à revista porque senão nem vale a pena lerem o resto. Portanto deixem-se levar por esta lufada de ar fresco como um toque de sexyness e humor, prometo que não se arrependem.

4

Estão prontos para “desfolhar” a melhor revista das vossas vidas?


~ A indecisao ~ ´e criacao ´

UNDECIDED?! Mas perguntam vocês, que raio é isso? Ora bem, é um colectivo que nasceu das nossas excelentes habilidades em design de moda, jornalismo e design de comunicação. A nossa equipa é constituída por quatro elementos excessivamente sensuais, com níveis de inteligência acima da média, que pretendem, no fundo, criar vestuário de altacostura, render milhões para comprar um prédio em Manhattan, e um helicóptero privado. Mas como esse futuro não se avizinha para breve, deixamo-nos ficar por algo a médio prazo;

Para além de marcar a diferença, queremos mostrar-vos as variadas formas que existem para ser irreverente e espontâneo.


oderíamos dizer mil factores vantajosos à aquisição da nossa marca de roupa, mas vamos focar-nos em algo mais realista. Em primeiro lugar, ao usarem estas diferentes peças de vestuário, é garantido que arranjam um parceiro para a vida, seja no Plano B ou no Eskada. Sem falar no verão, onde podem causar o maior furor nos festivais de verão, para aparecerem nas revistas! Outro facto importante: ser fixe. Se acham que estão a perder o bom gosto, ou se estão a desleixar-se em relação às novas tendências, não se preocupem, UNDECIDED veio para ficar e aumentar o vosso ego.

Somos pessoas que acreditam em aliens e unicórnios, por isso podemos dizer que temos imensa cor e glitter representado também, por lantejoulas confeccionadas à mão. Mas a verdade é que nós somos muito mais do que isso. Esta frase parece o início de um daqueles textos lamechas que as minhas coleguinhas nunca me deixam escrever, mas não se preocupem, eu agora sou humorista. E por falar em humor, gostaria de deixar apenas dois avisos aos leitores com problemas cardíacos ou com mau sentido de humor. Para os corações fraquinhos, não se deixem impressionar pela imensa piada que conseguimos ter, é que só vai piorar daqui para a frente!

6

P

Já no caso dos mal dispostinhos aconselho vivamente a pararem de ler aqui, porque vocês não vão ter paciência nenhuma para o que vão ler, isto porque há quem diga que me esforço demasiado a ser “engrassade” o que tira a piada toda, como podem começar a reparar.


Gostava de poder compactar aquilo que somos e o que nos define mas ficam já a saber que é completamente impossível e por um lado isso é bom, também porque o mundo não gira à nossa volta e estamos sempre à procura de mais, de melhor, de mais original! Mas apesar de toda a escravidão a que nos submetemos, de livre vontade, conseguimos fundir as personalidades de quatro pessoas muito peculiares, isto para não dizer, “feitiozinhos de m#%@a”. Queremos acabar com todas as banalidades e marcar a diferença em tudo, porque nós sonhamos alto e podemos!


Nós queremos ser a peça de roupa que vocês usam até ficar com aquele cheirinho de que precisa de uma lavagem. Os vossos amigos precisam de se fartar e dizer “Já não chega? Estamos fartos de vos ver com a mesma roupa”. Vamos fazer da nossa missão uma mudança radical de forma a acabar com aquilo que se tem de dizer/fazer/ pensar, vamos todos soltar a franga! Ao reler estes parágrafos anteriores, noto um ligeiro entusiasmo em demasia, por isso concluo ao dizer que é isto que vos pretendemos transmitir. Como somos multifacetadas, temos também uma revista, numa plataforma online. Perfeitamente executada a nível gráfico, possui uma grande variedade de conteúdos, que apesar de não serem inéditos, são abordados da melhor forma que nos define: espontâneo e divertido. Não podemos deixar de vos falar nos valentes toques que damos no design gráfico. Escusam de se dar ao trabalho de tentar fazer rabiscos que nós sabemos que só se faz na escola primária.

Não se esqueçam que, como seres omnipresentes que somos, vamos estar também a um clique de distância nas redes sociais mais badaladas do momento; Facebook, Instagram, Twitter e o site oficial. Em último lugar, quero desejar-vos os parabéns por entrarem neste círculo social tão restrito: os indecisos mais divertidos de sempre! Abracem essa condição, porque sei que em breve vamos estar na moda. Não vos chateio mais, vou deixar que se deliciem pelo UNDECIDED, porque a partir deste momento, nunca mais serão os mesmos.

MODA, DESIGN GRAFICO E JORNALISMO SURGEM NUMA SO PALAVRA

8

Não desesperem porque nós estamos aqui para salvar o dia, e também o futuro do design.



10

INÊS ”

Portanto, se estão a ler isto, é porque leram o primeiro artigo até ao fim e gostaram, estou impressionada! Sobre mim, bem... Sou a Inês, a responsável pela parte jornalística, isto é, a revista. Além disso sou também a fundadora da UNDECIDED, bem como as jeitosas que vão escrever a seguir. De resto, posso dizer que sou uma pessoa espectacular, sem defeitos e incrivelmente boa no que faço. Ah! E adoro doces.



12

ANA ”

Sou a Faz tudo, escrava se o quiserem chamar. Enquanto as outras andam para aqui a laurear a pevide eu ando aqui a coser lantejoulas. Não falo com ninguém só faço o trabalho enquanto as outras são as “fixes”. Estou extremamente frustrada porque sou assim mas vou fingir que sou super querida como estas falsas meninas com quem trabalho por isso, BEIJINHOS LINDOS, SEJAM ÚNICOS!!



14

ISABEL ”

Olá, podem me tratar por Isa, tenho 22 anos e sou o cérebro desta equipa. Este é o projecto que tenho dedicado todo o meu esforço e paciência para aturar e por na linha as outras três indecisas. UNDECIDED é uma espécie de bimby do design, porque nós temos tudo o que tu precisas! Quanto a mim sou a designer de comunicação e a patroa, motor deste projecto e quem tem a ultima decisão em tudo, basicamente sem mim nada disto acontecia. Sejam indecisos!



16

CARINA ”

Olá o meu nome Carina e sou sem duvida a mais simpática. Num momento de impulso e entusiasmo decidi embarcar neste novo projecto com o intuito de ajudar a torna-lo inovador, único, e revolucionário. Pretendo conseguir ajudar este projecto através dos meus conhecimentos de design de comunicação e de uma criatividade espetacular! Espero que fiquem fascinados e viciados com as nossa espectacular revista e com a roupa mais divertida de sempre! P.s o meu conselho preferido é: quando te sentires indeciso não te preocupes vê a nossa revista e indecisa-te!


Hoje acordei ás 7 horas, com aquele despertador na voz de um galo enfurecido, que me deixa logo com um grande sorriso na cara. Levantei-me e fui fazer aquela necessidade da manhã que condiciona o meu andar do quarto até à casa de banho, isto quer dizer, pareço um zombie manco. Já a cheirar a Herbal Essences e a gel da Dove (oi patrocínios?), escolhi o primeiro trapo que me apareceu à frente, vi o resultado ao espelho e apontei as minhas mãos como mini pistolas, mais incrível não poderia estar! Prontíssima, dirigi-me à cozinha para comer um pãozinho com manteiga e um iogurte magro (sim, estou de dieta desde 1998)

Faz algum tempo que não escrevo num diário. Normalmente é costume contar o dia-a-dia, com muitas peripécias azarentas pelo dia, e depois de uma boa dose de reclamação com a vida, tira-se uma lição para o futuro. Este diário não vai ser diferente.

Enquanto devoro o pão, começo a pensar que este foi mais um dia sem ir ao ginásio e que estou um valente pote (first world problems), então decido, mais uma vez, que vou investir numa alimentação rigorosa... Só que não.


Quando abrimos a porta, vimos as nossas janelas todas abertas, e sentimos um cheiro intenso a fezes, para não dizer outra coisa. O que aconteceu foi que uma gaivota (aleatório não?) decidiu criar uma bela obra de arte. Não devíamos ter deixado as janelas abertas, mas não vale a pena chorar sobre o cócó derramado.

O resto do dia foi ao computador, com direito a discos pedidos dos maiores hits e ocasionais “pausas” para falar do acontecimento da gaivota. Mas o azar não termina por aqui! Lembram-se do carro em que viemos para o trabalho? Pois, mas quando chegámos, ele estava a ser levado pelo reboque ao vivo e a cores, por isso imaginem as nossas caras, a olhar enquanto o carro rumava ao horizonte, com o pôrdo-sol (veia poética). Para “comemorar” este dia em que mais valia ficarmos trancadas em casa, bebemos um cosmopolitan, em modo diva, e fomos ao minipreço buscar comida pré-congelada para meter no microondas. Depois deste dia tão atribulado, acho que aprendi uma nova lição: Preciso mesmo de mudar de shampô.

18

Enquanto espero pela boleia da minha chaffeur, Isabel Lage (aconselho, procurem no Facebook), consumo uma boa quantidade de programas da TLC, que retratam tão bem a vida humana, como é o exemplo de jovens amish que escapam a comunidade para partir tudo em Los Angeles. Depois de uma viagem com direito a músicas que são demasiado brejeiras para escrever aqui, e várias tentativas de estacionamento na baixa, conseguimos chegar ao atelier.




Arroba ponto com Yes To Well Dressed

Meus blog lovers mais queridos, apresento-vos um dos bloggers mais vistos do momento, o Rui Torres Figueiredo aka Yes To Well Dressed! Agora acalmem todos as vossas hormonas, porque quem não conhece este meu novo amigo, vai ficar a conhecer e a ansiar por mais. O Rui é um artista multifacetado, tal como eu (só que não). Desde um curso técnico artístico em Comunicação de Audiovisual – Multimédia, até à sua experiência em Design Gráfico, digo-vos já que tem um jeitaço para a ilustração, fotografia e claro, a moda. E digo isso porque as fotografias do Portugal Fashion já foram parar à Fucking Young Magazine e à Vogue.pt! Por isso, se pretendem enveredar por esta profissão virtual, saquem do vosso bloco de notas cheio de desenhos profanos e deixem-se inspirar por este blogger, que tem muito para vos ensinar.


▷aventurar-te Porque é que decidiste ao criar um blog?

▷à beira-mar Imagina que estamos num café a beber um cocktail de nome duvidoso. Conta-me tudo sobre a tua pessoa!

Bem, a criação de um blog foi realmente uma aventura. Eu sempre fui seguidor assíduo de blogs de diversos temas mas, sempre dei uma especial atenção aos blogues de moda. Achava piada ao facto de ter um blog, poder conhecer gente e conseguir entrar na área que tanto adoro com isso… Foi assim que decidi criar o meu próprio blog. Pensava que, se os outros podiam eu também podia.

22

Todo esse programa me agrada imenso mas, é arriscado contar tudo sobre mim. Sou um rapaz de segredos e de deixar alguma curiosidade e mistério no ar. Começaria então por dizer o meu nome (Rui) e que tenho 19 anos. Depois disso iria de certeza absoluta falar sobre o meu percurso. Estudei na Artística de Soares dos Reis no Porto onde tirei o curso técnico artístico especializado de Comunicação de Audiovisual – Multimédia. De seguida mudei-me para Tomar onde iniciei a licenciatura em Design Gráfico e que ficou nem a meio pois não me senti capaz de viver e estudar numa cidade tão pequena. Depois disso poderia falar de todas as minhas paixões mas, só iria falar à cerca de uma – moda.

▷tanta Alguma vez pensaste que terias gente a dar-te ouvidos? Eu não tenho “tanta” gente a dar-me ouvidos. Eu tenho um público-alvo e tenho os que me seguem. Esses se calhar prestam atenção ao que eu digo. Eu não dito regras… Simplesmente partilho aquilo que gosto juntamente com aquilo que penso.


▷seguidores Ensina-me a conseguir do que tu.

mais

Eu mesmo gostava de conseguir mais seguidores. Mas não basta querer, existe um longo caminho pela frente. É o meu objetivo fazer com que este meu projeto cresça e consiga alcançar um maior número de visualizações. Mas, não deixo de ficar grato aos que me seguem com fidelidade. Como se costuma dizer, “poucos mas bons”.

▷ Imagina que estás de pé num palco cheio de pessoas. Diz a primeira coisa que te vier à cabeça!

“Olá” “Boas” “Hey bitches”, acho que dizia isso. É muito estranho pensar nisso. Iria depender de inúmeras coisas.

▷causam Quais são os bloggers que te mais inveja? Chiara Ferragni, Kristina Bazan, Mariano Di Vaio, Ivania Carpio.

▷ Gostavas que te abordassem na rua a dizer “ah olha o fulano do Yes to Well Dressed”? Porquê?

Isso já aconteceu… Já me abordaram algumas vezes a perguntar se eu era o rapaz do blog e já ouvi algumas vezes “olha o well dressed”. Fico sempre sem saber o que fazer mas, fico sempre contente e agradeço o feedback. É bom quando aquilo que fazemos é reconhecido.

Onde te vês daqui a dez anos?

Daqui a dez anos gostava de estar a fazer algo bem interessante. Algo relacionado com moda. Gostava muito que o meu blog desse frutos.


▷ Agora, honestidade

com toda a possível, o que é que achas que a moda está a precisar neste momento? Além da UNDECIDED, claro. Eu não mudava nada. Não sei o que poderá precisar. Existe moda para todos os gostos e os designers estão cada vez mais a inovar.

o privilégio de te ter como colaborador?

Não me recordo exatamente. Lembrome que surgiu a oportunidade de fotografar para a Fucking Young no Portugal Fashion e, mais tarde a VOGUE.pt pediu-me as imagens para que pudessem publicar.

As pessoas devem usar aquilo que evidentemente se sentem bem. Sou apologista de que o simples também é elegante. É preciso usar atitude e saber vestir em determinadas situações. Nem sempre aquilo que está na moda fica bem a toda a gente.

▷indústria Estás rodeado de gossip na da moda e a verdade é

▷ nas

que muitos factos não interessam nem ao menino jesus. Como é que decides o que realmente interessa para o blog?

Eu sempre adorei pintar e desenhar. Como já disse estudei multimédia, criei uma curta-metragem de animação. Acho que foi aí que a paixão se desenvolveu. Não tenho uma linha definida, ilustro aquilo que me vem a cabeça.

Eu coloco no meu blog aquilo que gosto e aquilo que me vai dar prazer ao escrever sobre. O conteúdo é sempre para ambos os sexos e sempre atual. Assim que sai uma campanha, uma coleção, uma capa, algo que me agrade… Eu publico.

Tens um registo bem visível tuas ilustrações. Onde vais buscar essa fezada toda?

▷ Consideras-te Porquê?

indeciso?

Não me considero totalmente indeciso. Sou indeciso em situações muito específicas. Se eu fosse totalmente indeciso não sei como conseguiria viver. Todos os dias somos obrigados a escolher – a hora a que acordamos, a roupa que iremos usar, o que queremos comer, com quem vamos interagir.

24

▷Fucking Como é que a Vogue e a Young Magazine tiveram

▷precisam O que é que achas que as pessoas de usar urgentemente?


hoje bebi com

Catarina Oliveira Sejam formalmente bem-vindos à nossa primeira entrevista, de excessiva seriedade. E de que melhor forma podemos iniciar este separador, senão com a estimada designer, Catarina Oliveira! É Kate para os amigos, mas para vós caros leitores, que não conheço de lado nenhum, não se atrevam a mencionar o nome dela em vão. Antes de começar a estreia de uma série de entrevistas que vos vão prender ao ecrã, sejam generosos e façam o favor de a receber com uma grande salva de palmas virtual (espaço para aplausos). Como o título sugere, levei a Kate para tomar um um copo e incomodála com as minhas perguntas curiosas. O que vos posso dizer sobre a Kate? Ah pois, eu posso chamá-la por este nome porque somos migas, por isso roam-se de inveja.


Moda Lisboa/ Fotografia Rui Vasco

A Catarina nem teve tempo para tirar umas férias, porque no mês seguinte ela foi de malas e bagagens para Lisboa, apresentar essa mesma colecção na plataforma Sangue Novo, na ModaLisboa. Este percurso invejável não acaba aqui! Em Março de 2014, ela apresentou a colecção “UNFOLD”, mais uma vez, na plataforma Sangue Novo, no ModaLisboa. Já em Junho participou no FashionClash Festival, em Maastrich. Já se sentem mal o suficiente com vocês próprios? Pois, mas eu ainda não acabei. E adivinhem lá? O ModaLisboa adora a Catarina, porque em Outubro do mesmo ano, ela voltou à plataforma Sangue Novo com a colecção “SEARCH”. E a tentar não repetir o nome da plataforma, tenho a dizervos que no passado mês de Março, a Kate apresentou a colecção Balance. Ok, agora já acabei, podemos respirar fundo.

26

Tal e qual o currículo do europass, vou copiar e colar todas as skills dela, com direito a fotografia tipo passe aqui de lado (não acham que estou a falar a sério pois não?). A Catarina terminou a licenciatura em Design de Moda, em 2013, na ESAD. Para finalizar o curso, apresentou a sua primeira colecção, em Setembro do mesmo ano, no contexto da S, M, L, XL Fashion and Design Week, na Fábrica de Santo Thyrso. Em tom de intriga, digo apenas que estive presente nesse desfile, só para pensarem que sou uma gaja de classe.


▷ Consideras-te Porquê?

indecisa?

Não , não me considero indecisa.

▷ Nos teus desfiles, qual foi a situação que mais te deixou a ferver, com vontade de partir a cara a toda gente? Vontade de partir a cara a alguém? num desfile não me recordo assim de nenhuma situação.

▷ Aposto que conseguiste ver situações embaraçosas entre celebridades. Conta-me os podres todos, já! Ah ah ah sei da minha vida e já chega. E acreditem que dá trabalho.

▷ Aqui que ninguém nos ouve, quero ouvir a história mais insólita que se tenha passado no ModaLisboa.

Moda Lisboa/ Fotografia Rui Vasco

Mas o que é que vocês querem saber ? Eu sou distraída não me lembro assim de nada que seja tipo insólito .

▷ O que gostavas de saber quando eras mais nova, para te preparares para a vida adulta? Possivelmente como seria a minha vida em adulta. As vezes ainda agora quero.

▷ Para além de nós (obviamente), quem são as pessoas que mais invejas? Eu não invejo ninguém.


Estamos a falar de cidade é que ai respondo que prefiro Viana do Castelo.

▷ É verdade que só fazes colecções masculinas porque queres estar bem perto dos modelos semi-nus? Até podia ser mas na realidade o vestuário masculino sempre me despertou muito interesse.

▷ Agora só por uma curiosidade muito simples, qual é o gajo mais giro que participou no teu desfile? Tens o número dele, as medidas dele e talvez, uma fotografia que me possas oferecer? Ah ah ah vocês são engraçadas. Como se costuma dizer “trabalho é trabalho conhaque é conhaque”

▷ Como descomprimes quando te apetece esborrachar a cara de alguém? Não respondes , sorrir, virar costa e apanhar ar.

▷ Que palavras sábias gostavas de deixar para todos os wannabe designers? Não são sábias mas que lutem por aquilo que realmente querem. E que o que escolherem que seja para acrescentar algo . Que se divirtam.

Fotografia: Romeostreet

▷ Em que assunto é que não suportas que tenham uma opinião diferente da tua? Em qualquer assunto se souber que tenho razão.

▷ Se te pudesse dar alguma coisa agora, o que escolhias? Um bilhete de ida com volta indefinida. Vamos só por ai.

▷ O que odeias que façam em público? Odeio escândalos.

▷ Qual a melhor tendência de sempre? Para mim a melhor tendência é tu te sentires confortável .

▷ Se te dessem a oportunidade de escolher um poder sobrenatural, qual era? O teletransporte.

▷ Não vou falar durante três minutos, tenta entreter-me. Dizem que quando não se tem assunto se fala do tempo eu também podia falar mas acho que não vale a pena. Espero que vos tenha ajudado e que o vosso projeto corra pelo melhor. Acreditem que quando se quer muito uma coisa conseguimos.

28

▷ Já foste várias vezes ao ModaLisboa. Sem querer influenciar uma resposta óbvia, preferes Porto ou Lisboa?


~ Nao SAM SMITH

(IN THE LONELY HOUR)

somos criticos mas tentamos


O registo calmo de Sam Smith, bem como o seu vozeirão, completa uma mescla de músicas que se tornaram melhores do que pensava. Em Portugal, esteve apenas uma vez, no Festival Optimus Alive, em Julho de 2014. Tive muita pena de não o ter visto, porque acho que é um artista em ascensão, que espera cada vez mais sucesso. E para melhorar, ele vai voltar ao NOS Alive este ano e eu era capaz de cometer uma loucura para o ir ver. Pode ser que até à altura comecem a chover euros na minha carteira, por isso esgotem com o stock da nossa colecção.

Isto para não falar dos 4 Grammys que arrecadou em Fevereiro, em melhor gravação do ano, melhor álbum Pop, canção do ano e melhor artista. Apenas começou a sua carreira em 2012, e neste momento, com 22 anos, é um fenómeno mundial. Já eu, que sou mais velha um ano, mas não mostro qualquer tipo de carreira promissora na música... Talvez em 2016.

30

Ouvi a voz de Sam Smith pela primeira vez na música “La La La” de Naughty Boy. A partir dessa primeira colaboração, fiquei deslumbrada. Ansiei para que o álbum fosse lançado, e quando o ouvi da primeira à última música, valeu a pena toda a espera.



Na verdade, os filmes de ficção científica sobre planetas e naves espaciais, nunca me entusiasmaram. Aliás, o primeiro e único que vi, dentro desse tema, foi o Star Wars, o que me deu menor vontade. Mas antes que os verdadeiros fãs de Star Wars criem uma petição contra mim ou contra esta crítica, peço desculpa se estou a ferir qualquer tipo de susceptibilidades, é que eu até simpatizo com o Yoda. Mas antes que comece a e divagar, vou dar continuidade à minha crítica. Depois de ouvir tão bem sobre o Interstellar, deixei o orgulho de lado e fui vê-lo ao cinema. Como seria de esperar, as minhas expectativas eram demasiado baixas, até para um realizador como Christopher Nolan. Quando o filme acabou estava perplexa. O filme era digno de Nolan e a história estava incrivelmente bem feita.

Definitivamente era merecido um Óscar, principalmente para a banda sonora que é, de forma absoluta, genial. Poucos são os filmes que conseguem tornar o silêncio audível, e o Interstellar foi um deles.

32

INTERSTELLAR

Sou um pouco suspeita porque os meus amigos estão sempre a dizer que eu digo que tudo é incrível, mas estou a ser sincera. Mas, na minha opinião, existem actores que poderiam executar uma melhor performance.
Bom, se calhar não existem, mas a verdade é que não vou muito à bola com estes dois actores, então o filme perde um pouco da magia para mim. O filme, é passado num futuro próximo, no planeta Terra que mostra pobres condições de sobrevivência humana. De forma a encontrar um planeta em melhor estado para habitar, é formado um grupo de exploradores que partem para um jornada que vai para além da nossa galáxia.


pessoas mais interessantes que eu


Big Red

34

Panda

Vindos da vila mais antiga de Portugal, os Big Red Panda são cinco animais, todos com a mesma vontade de devorar os instrumentos, fazendo-os explodir em paisagens sónicas de outros lugares, distorcidas pela energia incansável que lhes é natural. Tendo como influência bandas como Earthless, Pink Floyd, Causa Sui, Red Fang, entre outras experiências, nasceu o EP de estreia auto-intitulado, repleto de viagens intermináveis, riffs esmagadores, e lavagens mentais refrescantes. Depois de quase um ano a percorrer o país de origem e o norte de Espanha apresentando o seu ep de estreia, tendo passado em festivais como o Vodafone Mexefest, Festival Sons do Vez, e já com presença marcada em festivais de verão como o SonicBlast Moledo, Indie Music Fest, entre outros, os Big Red Panda trabalham no seu próximo EP, que atingirá as nossas mentes ainda este ano.


Circus

A Circus é uma organização cultural sediada no Porto que tem como principal objectivo promover e divulgar a arte portuguesa. Criada em 2012 pelas mãos de Ana Muska e André Carvalho, tem vindo, desde então, a desenvolver um papel activo dentro da cultura nacional através da criação de eventos, exposições ou festas, entre outros. Em 2013 surgiu a Circus Network, uma agência de criativos de diversas áreas criada com vista a captar o interesse de empresas e marcas em relação a artistas nacionais, mantendo uma relação de consideração e respeito pelo trabalho de cada um.


Chei

36

Krew

Colectivo formado em 2012 por dois jovens artistas nascidos no Porto, juntaram-se com o objectivo de dar à arte de rua uma nova expressão e linguagem, Chei são um colectivo formado por dois jovens artistas nascidos no Porto em 1996.

Com aptidão para as artes visuais em geral, estes dois jovens decidiram juntarse em Setembro de 2012 com o objectivo de fundir dois estilos diferentes na criação de diferentes trabalhos. Não ficando apenas pelo suporte mural, estes jovens realizam trabalhos em formatos variados ( ilustração, design, serigrafia... ).


Eduardo

Fotografias de vougue

Amorim

Eduardo Amorim nasceu em Santa Maria da Feira, em 1992. Em 2013 Licenciou-se em Design de Moda pela Esad, em Matosinhos. Apresentou a sua primeira Coleção no concurso português Acrobactic, e também na S,M,L,XL Fashion and Design Week na Fábrica de Santo Thyrso em simultâneo no Espaço Bloom , Portugal Fashion . Em Março de 2014 foi um dos vencedores do concurso de novos criadores no espaço Bloom do Portugal Fashion. Em Junho Foi o vencedor no Concurso Europeu da ACTE -RMI Moda Itália, em RIccione, Itália.



rapidinhas com godmess


▷ Em vez de usares a cor vermelha, escolhias castanho cócó ou verde vómito?

▷ A tinta de spray está incorporada em ti. Por que membro preferias que ela saísse? Opah! Não puxem por mim! Recuso-me a responder penis… neeext

▷ Faziam um graffiti por cima do teu. Preferias que fosse “Amt munto mikaela” ou “Lloret del mar 2012”? Sou adepto dos finais felizes, “Amt munto mikaela” claro.

▷ Conta-nos uma fobia que ninguém saiba. Só tenho medo de na vida não viver o suficiente… (lágrimas)

▷ Altinhos peitorais ou paraíso da pradaria? (Caso não seja óbvio, estamos a perguntar se és homem de mamas ou rabo) Gosto do pack completo tanto nelas como neles. Mas os rabos desconcentram-me…

40

O Godmess é um artista em ascensão, super versátil. Design gráfico? Check. Ilustração? Double Check. Pintura? Triple Check! Escultura? Check..... Arte Urbana? Checkkkkkkk! Desde miúdo que ele se interessa por estas andanças, especialmente a arte urbana. Na verdade, só lhe falta mesmo usar bonés ao contrário, blings ao pescoço e um rádio portátil a ouvir Tupac. Se não reconhecem, procurem os bonequinhos vermelhos nas ruas do Porto! Só para finalizar, mando grande props para o meu mano Godmess que fez esta ilustração tão fofinha que vocês podem ver nesta página!

Castanho cócó é mais fácil para retratar o que sai da boca de alguns seres!


▷ Qual é uma frase que não se deve dizer? Uma frase não sei… mas uma palavra que não se deve dizer é “nunca”.

▷ Qual é o momento mais peculiar que já encontraste? (Pronto! Encontrei onde? No bolso das calças! Fucd..ks…! Vocês já experimentaram escrever isto sem usar drogas?! ) Olha uma vez vi um homem só com uma gabardine e todo nu por baixo, em Santa Catarina.


Qual é o teu melhor sonho?

Melhor?! Acho que é continuar a trabalhar e fazer aquilo que gosto… tentar ser melhor pessoa e evoluir o meu trabalho. (Eu a tentar levar esta entrevista a sério.)

▷ Qual é a pior coisa que esperas que digam de ti?

▷ Eras actor por um dia. Eras o protagonista do filme “O teu aguenta com 5?” ou “15 homens, uma boca”? 15 homens é muito homem, acho que prefiro “O teu aguenta com 5?” espero só que seja uma de cada vez. (risos)

42

Hey! Espero que não digam coisas más de mim! Tento ser sempre justo. “…Karma is a bad guy!” como na musica de hiphop.!


As

indecisas

foram ... ao PAUSA - FOOD & DRINK BAR

Com certeza que já ouviram falar do slogan do famoso chocolate – “Faça uma pausa com KitKat”. Embora seja absolutamente delicioso ao ponto de me apetecer comer um enquanto estou a escrever isto, o local de que vos venho falar – o Pausa - mete o slogan do chocolate ao bolso.


44

Depois de um longo dia de trabalho e se vocês se sentem realmente fartos da humanidade em geral, com uma vontade anormal de partir para a violência com alguém, não há sítio melhor para um merecido relaxamento do que o Pausa – Food & Drink Bar. Portanto, deixem de ser drama queens/kings (eu não discrimino), não pensem demasiado nos vossos problemas e depositem a vossa angústia num belo cocktail, acompanhado por alguns enchidos que encham o vosso bandulho. Este bar aplica-se também aos que pretendem usar o seu nível de sofisticação e óptima capacidade de escolha para impressionar as caras metades ou os vossos amigos.

Uma especial atenção aos conhecedores de música chill out, trip hop, blues e jazz, que apreciam beber um bom copo de vinho ao som de grandes malhas, acompanhadas por conversas aleatórias sobre a infinidade do universo. A primeira vez em que entrei no Pausa, senti-me surpreendentemente confortável, como se estivesse na minha sala de estar, mas claro com mobília muito mais moderna e uma vibe de coolness, coisa que dificilmente irei atingir (apesar de tentar arduamente). São poucos os locais que promovem um ambiente sofisticado em simultâneo com um tom intimista que nos coloca logo à vontade, e o Pausa é um deles. Para além disso do atendimento super amigável e terra-a-terra, o repertório que nos apresentam é muito variado, quer nos comes ou nos bebes, bem como o preço que é muito acessível



Entretanto, se me encontrarem pelo Pausa, façam o favor de me vir cumprimentar e claro, ofereçam-me um copo de vinho, ou dois, quem sabe.

De forma a guardar a barriga para a sobremesa, um delicioso prego de lombo de novilho brasileiro em bolo de caco da madeira, por 6€. Para finalizar em beleza, porque não uma mousse de oreo, por apenas 3€? Deixem lá as dietas malucas e as sementes que metem nos iogurtes, e não deixem escapar esta oportunidade tão docinha (desculpem o entusiasmo, eu gosto mesmo de oreo). Aproveitem este conselho tão sábio, de graça, porque hoje sinto-me ligeiramente generosa.

46

Se estiverem naquele mood de ter um copo de balão com aquele gin fresquinho, decorado com classe, vão escolher o sítio certo. O Pausa tem 39 gins diferentes, entre o 7 e os 16 euros, que vocês se podem divertir a experimentar e a partilhar. Isto para não falar das alcunhas que deram, como por exemplo, “O guardião inglês” que corresponde ao gin Beefeater (o meu preferido), “O faz tudo”, “O diamante rosa do gin”, “o low cost gin” e o “suave e sensual”. Não vou contar-vos o resto, para isso terão que ir lá ver! Mas deixem que vos sugira uma boa ementa para a vossa ida: para entrada, uma exótica tábua de madeira, com três opções de escolha: Presunto e três queijos, com frutos secos; Alheira, Chouriço e Pinchú; Presunto e Salpicão com frutos secos – entre os 8 e 12€.


Não há nada melhor do que inaugurar esta série de crónicas com o conceito que está no nome desta rubrica.


Cuidado que sou hater

Existe simplesmente muita coisa que odeio, acho melhor pensar que tenho bastante espírito crítico, não...? Ao mesmo tempo, é irónico e contraditório, dado que o título afirma que sou hater, no entanto digo que não sou neste texto. Mas a verdade é que também não gosto de rótulos... A verdade é que, desde à uns tempos para cá, ganhei um ódio de estimação (muito pequenino.....) pelos haters. Isto porque não acho que seja “fixe” dizer mal de tudo só porque fica bem. E para além de serem uns chatos, a baterem sempre na mesma tecla, acabam por perder o convite para ir a qualquer lado, porque ninguém os quer como companhia! Na minha limitada concepção do hater, acho que existem dois tipos de pessoas; aquele que odeia tudo, a toda hora e que para ter razão é capaz de mover montanhas para te fazer acreditar de que a versão dele é que importa. O outro é aquele que finge que não gosta de nada, só para agradar alguém que seja um verdadeiro hater, ou se calhar porque pensa que poderá atingir um maior nível de coolness, portanto, hater por associação. A verdade é que, este último chega a casa e esconde-se debaixo dos lençóis a ouvir/ler/ver o que antes abominava. Por isso, com carinho, deixo alguns conselhos aos meus queridos haters; não sejam tão teimosos, no futuro terão muito que seja digno de ódio. Se gostam dos Nickleback não tenham medo de admitir, os Coldplay vão ser o próximo alvo. Finalmente, parem de dizer que a Laranja Mecânica é o melhor filme de sempre, toda gente sabe que vocês gostam de ver o Diário da Bridget Jones.

A minha colega de trabalho, Isabel Sofia, obrigou-me a fazer um género de despedida a cada crónica, portanto deixo-vos um beijo prolongado até ao próximo mês.

48

O que é um hater? Quem é que inventou esta ideia? Acho que poucas pessoas se dariam ao trabalho de responder a essas perguntas, ou se calhar são completamente ignorantes face à comunidade dos “respeitáveis” haters. Eu cá sou oito ou oitenta, ou seja, ou gosto muito de uma coisa ou nada mesmo. Estão sempre a dizer que sou a maior hater que já podiam ter conhecido. Apesar dessa minha estranheza não sou e nunca serei associada a esses seres.



ONDE ¿ QUANDO ¿ COMO ¿

3

JULHO

SUMMOL SUMMER FEST

Ericeira

CHET FAKER Chet Faker

MANEL CRUZ

Largo de São Paulo, Lisboa

CAPICUA 50

Casa da Criatividade, São João da Madeira

4

JULHO

SUMOL SUMMER FEST Ericeira

RUSGAS DE SÃO JOÃO 21h, Terreiro da Sé

“50 SOMBRAS – A COMÉDIA MUSICAL” 21h30, Coliseu do Porto

CHET FAKER Coliseu dos Recreios, Lisboa

B FACHADA Largo de São Paulo, Lisboa

JP SIMÕES & SAMUEL ÚRIA Music Box, Lisboa


6

JULHO

COCOROSIE Casa da Música, Porto

7

JULHO

COCOROSIE

Teatro Tivoli, Lisboa

NOS ALIVE Passeio Marítimo de Alges


10 JULHO

JEFF MILLS E A ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO

52

Casa da Música


Esta nossa primeira coleção invoca, definitivamente, o factor “uau”, e não é qualquer marca que pode dizer isso de si própria! Mas não somos uma marca qualquer, somos a UNDECIDED. O que nos diferencia do resto da cambada fashionista? Tudo, mas deixem-me esclarecer-vos um pouco. Iniciamos com as peças criadas a partir do zero, com estampados originais, onde se podem ver repetições, uma palete de cores colorida, com lantejoulas cosidas à mão. Não posso esquecer de vos contar sobre o protagonista desta coleção – o Inacasi. Quem é essa criatura, de nome estranho? Pois bem, é o extraterrestre mais fofinho (e verdocas) desta via láctea. É também uma criação nossa, e posso garantir-vos que não existe nenhum igual, por isso não tentem encontrar!

Os nossos dois estampados são super futuristas, e fogem ao comum por isso, saiam do “armário” e desistam de vestir o preto, que não vos leva a lado nenhum! Embracem as cores, as lantejoulas e o glitter, porque vocês nunca vão querer outra coisa. Vão sentir-se tão invulgares, que vão parecer de outro mundo, mas claro que não terão a aparência dos aliens, isso fica prometido! Uma característica importante na nossa primeira coleção: as lantejoulas. Em nome do sindicato destas pequenas pecinhas, viemos provar-vos que elas não estão ligadas à parolice e ao brejeiro. Como verdadeiras rainhas do drama e do glitter, viemos em defesa das lantejoulas, para mostrar que também são fixes e que possuem um alto nível de classe à moda do gueto. Por isso, deixa-te de disparates e indecisa-te!

56

DROP IT LIKE IT'S UN.


LOVE’S IN THE UN 19,90€


KISS MY UN 25€



GOLD’UN SHOWER 35€


BROKEN UN 25€


UNLOVERS 45€


UNSLUTTY 23€


UNHATERS 39,90€


NO UN, NO FUN! 35€


FUNDADORES Ana Roque Carina Sá Inês Almeida Isabel Lage

EDITOR Inês Almeida

(inesousa.almeida@gmail.com)

Isabel Lage

(isabelssnl@hotmail.com)

DESIGN GRÁFICO Isabel Lage (isabelssnl@hotmail.com)

Carina Sá (vitoria.carina3@gmail.com )

DESIGN DE MODA Ana Roque (a.i.roque@hotmail.com)

DIRECÇÃO CRIATIVA Ana Roque (a.i.roque@hotmail.com)

Carina Sá (vitoria.carina3@gmail.com )

Isabel Lage (isabelssnl@hotmail.com)

GESTOR DE COMUNIDADES Inês Almeida

(inesousa.almeida@gmail.com)

MARKETING Carina Sá

(vitoria.carina3@gmail.com )

JORNALISTA/TEXTOS Inês Almeida

(inesousa.almeida@gmail.com)

ILUSTRAÇÃO Isabel Lage (isabelssnl@hotmail.com)

FOTOGRAFIA/EDIÇÃO Isabel Lage (isabelssnl@hotmail.com)

MODELOS Carina Sá

(vitoria.carina3@gmail.com )


www.undecided.pt /undecidedun /undecided.un undecidedun@gmail.com




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.