Jornal da ABI 362 - Cronologia dos Quadrinhos - Parte 2

Page 39

O BRASILEIRO S ERGIO M ACEDO ESTEVE PRESENTE NA PRIMEIRA EDIÇÃO DA H EAVY M ETAL COM A HISTÓRIA S ELENIA (À ESQUERDA ).

NA PRIMEIRA EDIÇÃO , DR . S PEKTRO SÓ TEVE HISTÓRIAS DESSE PERSONAGEM , QUE NÃO VOLTARIA MAIS A SER PUBLICADO NA REVISTA . O SEGUNDO NÚMERO DA SPEKTRO, JÁ COM NOVO NOME , TRAZ NA CAPA A ARTE DE V ILMAR . ABAIXO , UMA PÁGINA ILUSTRADA POR SHIMAMOTO PARA O TERCEIRO NÚMERO DA PUBLICAÇÃO .

mundiais como Dino Battaglia, Guido Crepax e o brasileiro Miguel Paiva. A L&PM lançaria o álbum no Brasil 11 anos depois.

Duayer, Luscar, Mariza, Mollica, Angeli, Canini, Calicut, Geandré, Mino, Nicolielo, Ral, Nilson, Santiago e muitos outros. X A mesma editora da satírica National Lampoon, então no auge do sucesso, lança a revista Heavy Metal Metal, com material importado da francesa Metal Hurlant. A nova publicação dá espaço também para a nata do quadrinho americano. A primeira edição já mostra a que vem publicando os trabalhos de Richard Corben, Drulllet, Moebius, Alexis, Jean-Claude Gal, Jean-Pierre Dionnet e o nosso Sergio Macedo. X A Editora Versus lança Livrão Quadrinhos, uma revista dos Quadrinhos especial de 84 páginas com histórias escritas e desenhadas por autores como Jô Oliveira, que apresentou a história de Zumbi com o seu grafismo inspirado na literatura de cordel; Edgar Vasques, que trouxe a história de outro revolucionário, Artur Arão, e

Edgar de Souza, que ilustrou Os Irmãos Dagobe, de Guimarães Rosa. Participam também Angeli, Rubens Matuk e Luiz Gê. Nas últimas seis páginas, Rui Veiga e Mário Augusto Jacobskind apresentam os fragmentos de um texto inédito de Paulo Pontes. X Franco Maria Ricci Editore lança o álbum Casanova Casanova, com as histórias do famoso aventureiro veneziano interpretadas por nomes de destaque dos quadrinhos

X A Vecchi lança a Coleção Eureka Terror e seu primeiro número apresenta As Histórias Sobrenaturais do Dr. Spektro, mas já na segunda edição o conceito da publicação muda completamente, a começar pelo nome, resumido apenas para Spektro Spektro. A revista, que mais parecia um livro, com mais de 190 páginas, capa plastificada e lombada quadrada, passa a publicar, além do material importado, com várias histórias clássicas de Steve Ditko, reportagens, contos e quadrinhos nacionais, trazendo de volta da antiga Editora Outubro grandes autores, como Jayme Cortez, Flávio Colin, Nico Rosso e Júlio Shimamoto. Suas capas passam

a ser desenhadas por ilustradores como Vilmar, Carlos Chagas e o próprio Shimamoto. Inicialmente com poucas histórias produzidas no Brasil, aos poucos a publicação vai se nacionalizando e passa a revelar novos talentos, como Watson Portela, Elmano Silva, Zenival Ferraz e o roteirista Patati. E dá espaço para artistas da nova geração – como Ofeliano, César Lobo, Antonino Homobono –, expandirem seus horizontes. E até cartunistas como Mariza e Luscar tiveram espaço na seção Humor Negro. Em pouco tempo Spektro passa a publicar apenas trabalhos produzidos no Brasil e, com isso, deixa sua marca na história editorial do País: uma única revista publicava quase 200 páginas de quadrinhos nacionais por mês.

Tracy Ullman Show. Em vez disso, ele cria uma família inteira de novos personagens: Os Simpsons Simpsons. X Surge Thorgal horgal, criado pelo escritor belga Jean Van Hamme e o desenhista polonês Grzegorz Rosinski. X A editora L&PM publica o álbum As Cobras e outros Bichos Bichos, compilação das tiras As Cobras, de Luís Fernando Veríssimo, publicadas desde os anos 1970 em diversos jornais brasileiros. Em 1997, aos 60 anos, Veríssimo decidiu aposentar as cobrinhas. X Comemorando os 50 anos da criação do camundongo mais famoso dos quadrinhos, a Editora Abril lança Mickey Especial Especial, um livro de 160 páginas, capa dura e uma seleção de histórias desde os primórdios da Disney.

X O canadense Dave Sim começa a publicar o quadrinho independente Cerebus the Aardwark Aardwark, prometendo que seria uma “máxi-série de 300 edições”.

O S S IMPSONS , DE M ATT GROENING .

X Matt Groening publica a primeira revista em quadrinhos independente de Life in Hell Hell, que começa a sair em veículos alternativos e aos poucos vai ganhando a mídia. Anos mais tarde, o produtor James L. Brooks chama-o para produzir sketches com essa série para o A história dos próximos 34 anos continua no terceiro volume do Jornal da ABI • Cronologia dos Quadrinhos, que trará também mais entrevistas e perfis de alguns dos mais destacados desenhistas brasileiros.

Continua!

Jornal da ABI 362 Janeiro de 2011

39


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.