Jornal da ABI 362 - Cronologia dos Quadrinhos - Parte 2

Page 15

À ESQUERDA , OS QUATRO INTEGRANTES DA BANDA THE MONKEES, DA DIVERTIDA SÉRIE DE TELEVISÃO QUE FOI ADAPTADA PARA OS QUADRINHOS . EMBAIXO , DETALHE DE UMA HISTÓRIA DESENHADA POR F ERNANDO I KOMA PARA A REVISTA E STÓRIAS A DULTAS , DA E DREL

À DIREITA , A SENSUAL VAMPIRA M IRZA , DE E UGÊNIO C OLONNESE . E MBAIXO , O GURU M R . N ATURAL , DE R OBERT C RUMB .

Edrel, editora fundada por X A Edrel Minami Keizi e o empresário Salvador Bentivegna, se firma no mercado. Os principais artistas, como o próprio Minami mais Fernando Ikoma e Claudio Seto são nisseis e “importam” o modelo dos quadrinhos japoneses, chamados de mangás, voltando-se principalmente para a produção de histórias de conteúdo erótico-light dentro da liberalização de costumes que surgia com os anos 60. Algumas revistas intercalavam quadrinhos com fotos de mulheres seminuas, em muitas páginas, como os mangás japoneses. A Edrel conseguiu se estabelecer nesse nicho de mercado, mas não resistiu a uma portaria que proibia revistas eróticas, surgida em 1969 com o recrudescimento da ditadura militar. X O italiano Hugo Pratt cria seu personagem mais famoso, Cor to Maltese Corto Maltese, na história Uma Balada del Mare Salato (Balada do Mar Salgado), que foi publicada originalmente na revista italiana Sgt. Kirk (o nome da revista vem de outro personagem seu). Corto Maltese era um marinheiro que vivia aventuras nas duas primeiras décadas no século 20 e suas andanças incluem até a Amazônia. Em 1970, quando Pratt se mudou para a França, seu personagem se tornou um dos astros da revista Pif. Hugo Pratt teve seus trabalhos

editoras nos Estados Unidos e enviava seus originais pelo correio.

letreiramento e da sofrível tradução em “portunhol”. X Robert Crumb cria o místico guru e profeta dos anos 1960, Mr Mr.. Natural (acima).

publicados em diversos países, como Itália, Inglaterra, França e Argentina, e fixou residência em alguns deles. Como seu personagem, Pratt viajou o mundo e adorava o Brasil. X Outro italiano, o roteirista Gino D’Antonio, inicia a publicação de Storia del W est (A História do West Oeste), um dos maiores clássicos dos quadrinhos italianos de todos os tempos, que conta as aventuras da família MacDonald no Oeste norte-americano. Essas aventuras seriam lançadas no Brasil três anos depois, em 1970, pela Ebal, na revista EpopéiaTri Epopéia-T ri.

alentina XV Valentina alentina, de Guido Crepax, se torna protagonista de sua própria série. Sua primeira história é La Curva di Lesmo. X Aproveitando-se das facilidades de exportação criadas pela Associação Latino-Americana de Livre Comércio-Alalc, a editora chilena Lord Cochrane inunda as bancas brasileiras com revistas em quadrinhos traduzidas e impressas no Chile, com personagens que não estavam sendo publicados pelas editoras brasileiras, como Gato Félix, X-9, Jim das Selvas e outros. A iniciativa fracassa, não só porque a maioria dos títulos não eram comercialmente fortes, como também por causa do péssimo

X Estréia, na Espanha, Cinco por Infinito Infinito, série de ficçãocientífica de Esteban Maroto, lançada no Brasil dois anos depois pela Ebal. X Na França, começa a ser publicada na revista Pilote a série Valérian alérian, agente espaçotemporal, de Pierre Christin e Jean-Claude Mézières.

X A voluptuosa Mirza, a Mulher Vampiro ampiro, de Eugenio Colonnese, conhece a luz do dia, quer dizer, da noite. Ela foi criada antes de outra vampira famosa: Vampirella ampirella. Nesse mesmo ano, Colonnese inicia as histórias de O Mor to do Pântano Morto Pântano, precedendo seus congêneres Thing norte-americanos ManMan-T hing (O (da Marvel) e Swamp TThing Monstro do Pântano, da DC).

1968 X Muito populares na tv, Os Monkees também são lançados numa revista em quadrinhos da Ebal. Neste mesmo ano a editora passa a publicar as revistas Supermoça egião dos Supermoça, A LLegião Super-Heróis e Turma Titã Titã.

X O sucesso do seriado Jornada nas Estrelas (Star Trek) estimula a Gold Key a lançar uma versão em quadrinhos, com desenhos do italiano Alberto Giolitti (ao lado), que já fazia trabalhos para

A H ISTÓRIA DO O ESTE É CONTADA A PARTIR DA CHEGADA DE B RETT M AC D ONALD ( AO LADO ) AOS ESTADOS UNIDOS . À DIREITA , EM CIMA , S POCK E CAPITÃO KIRK , DE JORNADA NAS E STRELAS (S TAR T REK). A BAIXO , A FICÇÃO CIENTÍFICA ESPANHOLA CINCO POR I NFINITO , DE E STEBAN MAROTO .

Jornal da ABI 362 Janeiro de 2011

15


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Jornal da ABI 362 - Cronologia dos Quadrinhos - Parte 2 by Francisco Ucha - Issuu