Jornal da ABI 361 - 60 Anos da TV no Brasil

Page 37

Observado por Dermival Costalima, Cassiano Gabus Mendes gesticula durante uma cena. Ao lado, ele dirigiu a atriz Lia de Aguiar no primeiro teleteatro que foi ao ar completo: A Vida Por um Fio, baseado no filme de suspense Sorry, Wrong Number. Abaixo, cena da novela que comoveu o País: O Direito de Nascer, com Nathália Timberg e Amilton Fernandes.

Hebe Camargo e Raul Gil participaram do início da Tupi.

O Vigilante Rodoviário, com Carlos Miranda, foi o primeiro seriado filmado da tv brasileira. Antes dele, a Tupi produziu ao vivo a primeira versão do Sítio do Pica-Pau Amarelo, com Lúcia Lambertini (como a boneca Emília) e Hernê Lebon (Visconde de Sabugosa). Em 1953 estréia a primeira comédia de situação no Brasil: Alô, Doçura, com John Herbert e Eva Wilma.

tudo, e naquele momento ainda era impossível falar em especialização de funções. Desenvolvia-se a nova linguagem no dia-a-dia, na base da improvisação, da raça e do jeitinho brasileiro. Não por acaso, a televisão brasileira é filha do rádio: a Tupi, através dos profissionais radialistas que ali deram os primeiros passos, começou a adaptar para o novo veículo programas já consagrados pela era do rádio. Inspirado em teatralizações radiofônicas, a emissora de Chateaubriand lança seu TV de Vanguarda, com a apresentação de peças teatrais de autores clássicos mundiais, como Shakespeare e Dostoiévski. Surgem na tela os talentos de Dionisio Azevedo, Lima Duarte, Laura Cardoso, Luís Gustavo, Flora Geny e Jaime Barcellos, entre vários outros. Logo a Tupi consegue desenvolver uma grade de programas de sucesso que abrangiam diferentes gêneros e públicos. Para toda a família, Cassiano Gabus Mendes cria e dirige a série cômica/romântica Alô Doçura

(de 1953 a 1964), que lança Eva Wilma e John Herbert. As crianças se encantam com O Sítio do Picapau Amarelo (de 1952 a 1962), primeira adaptação para a televisão da consagrada obra de Monteiro Lobato, exibida sempre ao vivo dentro do programa Teatro Escola de São Paulo, criado por Júlio Gouveia e Tatiana Belinky. No elenco, Lúcia Lambertini, Antônio Silvio Lefèvre, David José, Lidia Rozenberg, Edy Cerri, Rubens Molino, Sydneia Rossi e Benedita Rodrigues. Num mundo pré-satélite e pré-videoteipe, toda a série começa a ser reencenada para a TV Tupi do Rio (inaugurada em 20 de janeiro de 1951) a partir de 1957, com algumas alterações de elenco. Também fizeram grande sucesso o game show O Céu é o Limite (apresentado por Aurélio Campos em São Paulo e por J. Silvestre no Rio), que chegou a alcançar 84 pontos de audiência; e o inimitável Clube dos Artistas (no ar de 1952 a 1980), comandado pelo casal Ayrton e Lolita Rodrigues.

No setor jornalístico, o histórico telejornal Repórter Esso (com Heron Domingues e Gontijo Teodoro), marcou época permanecendo 18 anos no ar e veiculando diariamente um dos mais famosos prefixos musicais da história da televisão brasileira.

AS TELENOVELAS COMEÇAM Já as telenovelas, descendentes diretas das famosas radionovelas, tiveram também na Tupi o seu início, transmitidas sempre ao vivo, a princípio apenas uma ou duas vezes por semana. A pioneira estreou em 21 de dezembro de 1951: Sua Vida Me Pertence, com Walter Forster, protagonista, ao lado de Vida Alves, do primeiro beijo da tv brasileira. A primeira novela diária da Tupi, Alma Cigana, só entraria no ar em março de 1964. Também marcaram época O Cara Suja (1965), A Cor da Pele (1965), Irmãos Corsos (1966), Antônio Maria (1968) e principalmente Beto Rockfeller (com Luís Gustavo e Plínio Marcos, também de 1968), que lançou as bases para um estilo verdadeiramente brasileiro de se fazer novelas. O ano de 1968 também marca a morte de

Chateaubriand e o início da decadência da Tupi. Nem sucessos como Mulheres de Areia (com Eva Wilma, de 1973) e O Machão (com Antônio Fagundes, 1974) foram suficientes para reverter o processo de dívidas acumuladas que a empresa sofria. A emissora pioneira e líder de audiência nos anos 1950 e início dos 1960 começa a dar sinais visíveis de seus problemas administrativos e financeiros, e perde terreno diante da crescente concorrência. No final da década de 1970, acumulam-se salários atrasados, greves e dívidas gigantescas junto à Previdência Social.

O COLAPSO, O FIM Em fevereiro de 1980 a emissora fechou seu departamento de teleteatro e dispensou 250 funcionários. Em 17 de julho do mesmo ano, a Tupi tem sua concessão cassada pelo Governo Federal, que logo no dia seguinte lacrou o transmissor do edifício-sede localizado no bairro paulistano do Sumaré. A dois meses de completar seu trigésimo aniversário, terminava de forma melancólica a iniciativa pioneira de Assis Chateaubriand. Jornal da ABI 361 Dezembro de 2010

37


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Jornal da ABI 361 - 60 Anos da TV no Brasil by Francisco Ucha - Issuu