Jornal da ABI - A Cronologia dos Quadrinhos - Parte 1

Page 9

S IR T ERERÉ

T ERRY E OS P IRATAS , DE M ILTON CANIFF

1935 X Bill McCleery (escritor) and R.B. Fuller (desenhista) criam Oaky Doaks Doaks, uma espécie de versão cômica do Príncipe Valente que inclusive o precede. No Brasil recebeu o nome de Sir TTereré ereré ereré.

IMPERADOR MING, O ARQUI-INIMIGO DE F LASH G ORDON

X Li’l Abner (Ferdinando) de Al Capp faz sua estréia, retratando o universo dos caipiras, e tornase outro mega-sucesso nos EUA. X Terry and the Pirates (Terry e os Piratas) é a primeira série de sucesso de Milton Caniff, mostrando as aventuras de um garoto no extremo oriente. X Lee Falk cria Mandrake the ician (Mandrake, o Mágico) Magician Mag para o King Features Syndicate. Phil Davis é escolhido para desenhar a tira, logo traduzida no Suplemento Juvenil.

1935 X Belmonte, o inesquecível ato criador do Juca P Pato ato, publica Paulino e Albina na Gazetinha. X Jesus Blasco publica na Espanha seu personagem Cuto Cuto, na revista Chicos. FLASH GORDON , DE A LEX RAYMOND

360 mil exemplares (somando as três edições semanais), destronando o até então imbatível O Tico-Tico e motivando o sugimento de filhotes obinho. como Mirim e Lobinho Aizen inovou ainda, mobilizando os jovens de todo o País ao criar o Centro Juvenilista.

JIM DAS SELVAS , DE A LEX R AYMOND

1936 FERDINANDO , DE A L CAPP

painel semanal no Saturday Evening Post. Em 1943 a Famous Studios (pertencente à Paramount e sucedânea do estúdio de Max Fleischer) licencia a personagem para a produção de curtas de animação. Mas é nos também licenciados gibis da editora Dell de 1945 em diante que Luluzinha encontra sua mídia mais popular e é publicada regularmente por quase 40 anos. No Brasil só chegaria em meados da década de 50 nas edições publicadas pela editora O Cruzeiro.

X O planeta Saturno decide invadir a Terra. Mas só os italianos ficam sabendo, através da erra hq Saturno Contro la TTerra erra, de Cesare Zavattini, desenhada por Giovanni Scolari. X Lee Falk cria outro personagem que fará mais sucesso ainda: The Phantom (Fantasma), desta vez em parceria com o desenhista Ray Moore. Mas, aqui no Brasil, o

M ANDRAKE , O MÁGICO , DE L EE F ALK

X Marjorie Henderson Buell, assinando Marge, cria Little Lulu (Luluzinha), inicialmente um

LULUZINHA E BOLINHA

Jornal da ABI 348 Novembro de 2009

9


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.