Entre em contato pelo email turismo@pmsrs.mg.gov.br ou pelo telefone 35 3471-1642.
Morro do Cruzeiro Foto: Memória Fotográfica
DA ‘MONTANHA
QUE CHORA’ AO ‘RIO QUE CANTA’
A Serra da Mantiqueira é uma das regiões mais lindas de Minas Gerais, cheia de montanhas que parecem nos abraçar. O nome ‘Mantiqueira’ é uma herança da língua dos povos originários (Tupi Guarani), que é a junção de AMANA (chuva) + TIQUERA (gotejar); chuva que goteja. Que pode ser traduzido como ‘montanha que chora’, talvez pela grande quantidade de cascatas e pequenas cachoeiras que alimentam rios que abastecem diversas cidades da região Sudeste do Brasil.
Um dos rios nascidos na Mantiqueira, é o rio Sapucaí, com 343 km de extensão, que dá nome à Santa Rita do Sapucaí. ‘Sapucaí’ vem de ‘Sapucaia’ e é mais uma herança indígena, que significa ‘rio que canta, rio que grita’. É um lindo espelho d’água que corta nossa cidade e traz vida para a área urbana. Em seu entorno podemos contemplar a revoada das garças ao final da tarde e as capivaras ao anoitecer. É onde a natureza se mistura à Arte Urbana.
Aqui tem natureza e arte andando de mãos dadas!
Arte: @kelvinkoubik Foto: Jéssica Fernanda
NOSSA MINEIRIDADE
Santa Rita do Sapucaí, com aproximadamente 43.000 habitantes, está localizada no sul de Minas Gerais e se destaca por sua deslumbrante paisagem montanhosa e também por sua localização estratégica, próxima aos principais centros urbanos do Sudeste brasileiro.
Um dos maiores reconhecimentos de Santa Rita do Sapucaí é pelo desenvolvimento tecnológico iniciado em 1959, com a construção da 1ª Escola Técnica de Eletrônica da América Latina, a renomada ETE “Francisco Moreira da Costa”. A cidade continuou sua trajetória de inovação com a criação do INATEL - Instituto Nacional de Telecomunicações (1965) - a 1ª faculdade de Telecomunicações do Brasil, do Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação – FAI (1971) - a 1ª Instituição a oferecer curso de Administração e Processamento de Dados no Sul de Minas e, sobretudo, com a criação e disseminação da marca ‘Vale da Eletrônica’ nos anos 80, o que materializou o ecossistema de empreendedorismo e inovação e desenvolveu significativamente a economia e a cultura local. Desde então, a cidade vem se destacando no cenário tecnológico nacional contando com mais de 170 startups e empresas de base tecnológica. Agora, reconhecido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, o Parque Tecnológico Aberto fortalece ainda mais todo esse ambiente favorável à inovação.
Nosso “cantinho feliz”, como escrito em nossa bandeira, fica ainda mais interessante quando falamos de criatividade. Em 2013, o Movimento Cidade Criativa, Cidade Feliz foi lançado impulsionando o Turismo e a Economia Criativa na região, tornando Santa Rita um palco de diversos eventos, como o Hacktown, um dos maiores festivais de tecnologia, criatividade e inovação da América Latina.
Em um resgate das nossas origens, produtores e produtoras rurais santa-ritenses uniram o conhecimento ancestral do cuidado com a terra a novos conhecimentos e passaram a cultivar os tão desejados cafés especiais, comercializando além dos grãos, experiências turísticas sensoriais. Esse esforço conjunto potencializou o turismo local, levando a cidade a integrar a Rota do Café de Minas Gerais pelo MTur em 2020. Em 2023, Santa Rita do Sapucaí passou a fazer parte da Rota do Café Nacional, reconhecida como monumento nacional pela Lei nº 14.718, valorizando ainda mais a história e a cultura local.
Somos uma comunidade acolhedora e a criatividade está em nosso DNA. Aqui tudo se mistura, o verde das montanhas, paisagens rurais, nossa arte, religiosidade, gastronomia e a nossa capacidade única de unir a cultura à tecnologia para gerar inovação.
Somos mineiros de um jeito que só nós sabemos ser. Venha nos conhecer!
ROTAS TURÍSTICAS
Santa Rita do Sapucaí está organizada em seis Rotas Turísticas criadas para guiar você pelos nossos atrativos, serviços e equipa mentos turísticos.
Venha descobrir e vivenciar nossa cidade, conhecer nossa cultura, experimentar nossa gastronomia e se encantar com a nossa natu reza exuberante.
Foto: Memória Fotográfica
Cafezal
ROTA DO CAFÉ
A Rota do Café tem como principais atrativos as fazendas produtoras de cafés especiais, que oferecem experiências sensoriais únicas. A rota inclui também visitas às cafeterias da cidade e locais de torrefação de cafés especiais. Mas cuidado! Você pode sair dessa rota um verdadeiro especialista em cafés!
Você pode agendar uma visita guiada nas fazendas, experimentar o melhor da produção de café especial em Santa Rita do Sapucaí e conhecer nossas origens. Algumas fazendas oferecem uma experiência completa, do pé à xícara, mostrando todo o processo, desde o cuidado com o plantio até a degustação da bebida quentinha. Outras ainda oferecem estadia para quem busca um refúgio dos centros urbanos.
Além disso, nesta rota sugerimos um almoço na zona rural para complementar sua experiência, um café da tarde em uma das nossas deliciosas cafeterias e um jantar com uma comidinha mineira.
Acesse www.visitesrs.com.br para mais sugestões de passeios e crie seu roteiro.
Arte: @sergio_ilidio
Foto: Jéssica Fernanda
ROTA DA CRIATIVIDADE
A Rota da Criatividade é dedicada à troca de culturas e experiências.
Você pode conhecer nossa história visitando o Museu Histórico Delfim Moreira e o museu a céu aberto, Memórias Santa-Ritenses, que consiste em placas instaladas em locais históricos da cidade. Ao encontrar uma dessas placas, pare e escaneie o QR code para conhecer a história daquele local.
Para explorar nossa cultura, passeie pelo Mercado Municipal, onde você pode saborear um pastel e levar para casa uma linguiça artesanal, um patrimônio local. Outra opção é vivenciar nossas principais festividades, como a tradicional Festa de Santa Rita, realizada no mês de maio.
Inclua em seu roteiro uma visita ao Núcleo de Empreendedorismo e Economia Criativa (NEEC) na Incubadora Municipal de Empresas Sinhá Moreira. Além disso, aprecie a arte urbana espalhada pela cidade, passeando pela Galeria Aberta de Arte Urbana (GAAU), localizada na Beira Rio. Rende uma boa caminhada ao fim do dia.
Acesse www.visitesrs.com.br para mais sugestões de passeios e crie seu roteiro.
Santurário Santa Rita de Cássia
Foto: Memória Fotográfica
ROTA DA FÉ
Esta rota conta como principal atrativo o Santuário de Santa Rita de Cássia, onde também se encontra a urna com a réplica da Santa. No santuário também é possível contemplar a imagem de Santa Rita trazida de Portugal na época da fundação da cidade.
Além do Santuário, a Rota da Fé sugere passeios nas grutas e capelas espalhadas pela zona urbana e rural.
Para quem gosta, o Cemitério Municipal também rende um curioso e histórico passeio, onde estão sepultados o ex-presidente da República Delfim Moreira, Luzia
Rennó Moreira (Sinhá Moreira), Maria Idalina de Jesus (Maria Bonita) e tantas outras personalidades que marcaram a história de Santa Rita do Sapucaí. O Cemitério conta também com exuberantes esculturas sacras e uma surpreendente vista da cidade.
Acesse www.visitesrs.com.br para mais sugestões de passeios e crie seu roteiro.
Rampa de Voo Livre Foto: Kátia Gomes
ROTA DA NATUREZA
A natureza de Santa Rita do Sapucaí é de se apaixonar!
No meio da cidade temos o Morro do Cruzeiro, que nos convida a assistir o pôr do sol e ter uma das experiências mais lindas aqui.
Temos passeios de barco no rio Sapucaí e, para os aventureiros de plantão, temos trilhas na Reserva Biológica Prof. Dra. Mitzi Brandão (Rebio) e no Parque Municipal Natural Dr. Cyro de Luna Dias (Horto).
Pelas diferentes práticas esportivas, também se vivencia a natureza da cidade, como na corrida de rua, nas práticas de rapel e nas trilhas de cicloturismo, que interligam as cidades vizinhas e possuem paisagens de tirar o fôlego.
Para quem curte voo livre, aqui é um dos melhores lugares do Brasil! As condições aerológicas locais estão entre as melhores do país, especialmente para a modalidade de Cross Country. Com altitude de 1400m, a rampa é um local magnífico de contemplação da natureza.
Acesse www.visitesrs.com.br para mais sugestões de passeios e crie seu roteiro.
Pão Cheio, iguaria registrada como patrimônio local
Foto: Jean Felipe Daniel
ROTA DOS SABORES
Poucas coisas na vida marcam tanto nossa memória afetiva como a comida, não é mesmo?
A Rota dos Sabores é uma gostosa viagem ao passado. É um resgate da cultura local em forma de comida. Em cada prato você pode sentir o carinho e acolhimento mineiro, aprender sobre nossas tradições e conhecer a história do nosso povo.
Nesta rota você pode degustar desde uma boa comida mineira a um prato bem elaborado com produtos locais, visitar a feira de produtores aos domingos, fazer um tour pelo Mercado Municipal, bares, lanchonetes e cafeterias da cidade.
Você pode também ter aulas de gastronomia com um chef local durante os festivais de gastronomia, visitar empreendimentos turísticos especializados na produção de cachaça, produção de cerveja artesanal e também na comercialização de produtos regionais.
Alguns dos nossos sabores são ainda patrimônio da cidade, como o modo de fazer do Pão Cheio, a Pasta Flora, a Linguiça Curada de Varal, a Cerveja Artesanal entre outras delícias.
Acesse www.visitesrs.com.br para mais sugestões de passeios e crie seu roteiro.
Foto: Acervo Inatel
ROTA DA TECNOLOGIA
A Rota da Tecnologia, consolidada organicamente ao longo dos anos, oferece excelentes oportunidades de negócios.
Recomendamos visitar as grandes instituições de ensino já mencionadas, como ETE, Inatel e FAI, além das incubadoras de empresas Inatel Startups e a Incubadora Municipal de Empresas Sinhá Moreira (PROINTEC). Para uma imersão mais profunda no universo das empresas de base tecnológica, sugerimos também uma visita ao SINDVEL - Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica.
Santa Rita do Sapucaí se destaca no cenário tecnológico atual graças à consolidação do seu Arranjo Produtivo Local (APL) e à integração entre academia, indústria e governo, conceito conhecido como Tríplice Hélice. Essa sinergia promove o desenvolvimento econômico por meio da inovação e do empreendedorismo, que estão enraizados em nosso DNA.
Essa rota é indispensável para quem deseja realizar negócios na cidade e ideal para aqueles que buscam uma imersão na nossa trajetória de inovação tecnológica.
As visitas nas instituições acontecem mediante agendamento.
Acesse www.visitesrs.com.br para mais sugestões de passeios e crie seu roteiro.
VISITE SRS
CENTRO MUNICIPAL DE EVENTOS
R. Maria Conceição RibeiroJardim das Palmeiras, funcionamento das 07:00 às 21:00h
ETE FMC - Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa
Av. Sinhá Moreira, 350Centro, 35 3473-3600 (visita sob agendamento)
FAI - Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação
Av. Antônio de Cássia, 472Jardim Santo Antônio, 35 3473-3000 (visita sob agendamento)
FEIRA LIVRE MUNICIPAL
Rua Alameda José Cleto Duarte - Centro, funciona aos domingos das 08:00 às 12:00h
GAAU - Galeria Aberta de Arte Urbana
Rua Vitor de Souza PintoCentro (endereço conhecido como Avenida Beira Rio, às margens do Rio Sapucaí)
INATEL - Instituto Nacional de Telecomunicações
Av. João de Camargo, 510Centro, 35 3471-9200 (visita sob agendamento)
MERCADO MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA DOS REIS
Alameda José Cleto DuarteCentro, funcionamento de seg. à sab. das 07:00 às 18:00h e domingo das 07:00 às 12:00h
MORRO DO CRUZEIRO
Bairro Vila das Fontes, aberto 24h. O local não possui estrutura, porém foi adotado como ponto turístico pela população por oferecer pores do sol espetaculares.
MUSEU HISTÓRICO
DELFIM MOREIRA
Praça Doutor Delfim Moreira, 42 - Centro, 35 3473-1071, funcionamento de seg. à sex. das 08:30 às 16:30h (sábado sob agendamento)
PARQUE MUNICIPAL NATURAL DR. CYRO DE LUNA DIAS
Bairro Piedade, 35 3473-1313, sob agendamento pelo endereço: meio_ambiente@pmsrs. mg.gov.br
SANTUÁRIO SANTA RITA DE CÁSSIA
Praça Santa Rita - Centro, 35 3471-1134
PROINTECIncubadora Municipal de Empresas Sinhá Moreira
Av. Francisco Andrade Ribeiro, 543 - Centro, 35 3471-4287, (visita sob agendamento)
RAMPA DE VOO LIVRE
Estrada da Rebio - Bairro Piedade. Divisa dos municípios de Santa Rita do Sapucaí e São Sebastião da Bela Vista
RESERVA BIOLÓGICA
PROF. DRA. MITZI BRANDÃO (REBIO)
Bairro Piedade, 35 3473-1313, sob agendamento pelo endereço: meio_ambiente@pmsrs. mg.gov.br
VIVA EXPERIÊNCIAS
ACS BEER
R. Expedicionário José Patta79, Monte Belo
35 9 9963-4999
Experiência em cervejaria artesanal e bar.
CAFÉ BELLA VISTA
R. Coronel João Euzébio, barracão dos fundos - 438, Centro
35 9 9971-1113
Experiências sensoriais com cafés.
CAFÉ CONDADO
Bairro Balaio
35 9 9982-0323
Turismo de experiência na fazenda produtora de cafés especiais.
CΑFÉS ESPECIΑIS SÃO FRΑNCISCO
Sítio São Francisco, Bairro São José
35 9 9932-4044
Turismo de experiência na fazenda produtora de cafés especiais.
CAFETELIER:
R. Expedicionário Benedito Ribeiro de Mattos, 232 - Monte Belo
31 9 9180-3362
Torrefação e café.
CERVEJA PÓS-DOC
Rua Coronel Antônio Moreira da Costa - 312, Centro
35 98401-1948
Experiência em cervejaria artesanal.
COLÔNIA BRANCA
Bairro Vintém
35 9 8456-0580
Turismo de experiência na fazenda produtora de cafés especiais.
DBLACK CAFÉS ESPECIAIS
Fazenda Delta, Bairro Vintém
35 9 9142-2079
Turismo de experiência na fazenda produtora de cafés especiais.
CASA BALDONI
Tríplice divisa dos municípios de Santa Rita do Sapucaí, São José do Alegre e Pedralva, Bairro Boqueirão
19 9 9249-2947
Hospedagem e turismo de experiência na fazenda produtora de cafés especiais.
FAZENDA GRANDPA
JOEL’S COFFEE
R. Cel Francisco Moreira da Costa - 123B, Centro
35 9 9827-9600
Turismo de experiência na fazenda produtora de cafés especiais.
* Todos os negócios citados foram inscritos no Cadastro de Negócios Turísticos e Criativos disponível no site www.visitesrs.com.br.
COMO CHEGAR
Estamos pertinho das principais capitais do Sudeste.
Uma das principais vias de acesso é a Rodovia Fernão Dias, que é bem sinalizada e você consegue chegar aqui sem dificuldades. Se preferir, conte com a ajuda do Google Maps ou qualquer aplicativo de viagem.
DISTÂNCIAS:
Belo Horizonte a Santa Rita do Sapucaí: 450 km pela Rodovia Fernão Dias BR 381
São Paulo a Santa Rita do Sapucaí: 220 km pela Rodovia Fernão Dias BR 381
Rio de Janeiro a Santa Rita do Sapucaí: 380 km pela Via Dutra BR 116 e BR 459