Diplomacia & Turismo 375 — 17 Outubro 2016

Page 6

vice-presidente Gláucio Geara, no ato representando o presidente Antonio Miguel Espolador Neto, sugeriu a ideia aceita por unanimidade “do início de entendimentos com o objetivo de transformar a ACP no braço paranaense da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, a fim de reforçar ainda mais os laços comerciais e culturais que nos unem”. O decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, Ibrahim Alzeben, chefe da representação oficial do Geara saudou os Embaixadores, lembrando que o Estado Palestino em nosso Estado do Paraná historicamente abriga grande País, antes de sua fala foi número de árabes e descendentes convidado a plantar uma muda de pinheiro do Paraná, árvore-símbolo do Estado, invocando na ocasião a prática ancestral dos países árabes, “que é o plantio da oliveira como símbolo da paz”. Alzeben destacou a importância da visita ao Paraná, “cuja dimensão econômica e cultural é conhecida, mas foram ratificadas nesses dias pelos Embaixadores aqui presentes”. O diplomata afirmou ainda que “esse é o primeiro passo para a troca de ideias e informações destinadas à abertura de novas áreas em nosso patamar de intercâmbio”, atualmente girando em torno de US$ 19 bilhões nas trocas entre o Brasil e os países da Liga Árabe.

>> Embaixadores Árabes aqui I – Ainda em sua saudação, o vicepresidente Gláucio Geara, salientou que “o Paraná, historicamente, se orgulha de abrigar um número superlativo de descendentes dos primeiros imigrantes árabes que escolheram o Brasil como segunda pátria”, destacando que essas pessoas se tornaram “responsáveis pelo estabelecimento dos laços iniciais de uma amizade que se fortaleceu ao longo do tempo”. Geara citou que a cidade fronteiriça de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, detém “a maior concentração brasileira de Geara e Carlos Eduardo com Michel Alaby, descendentes da etnia árabe”, diretor geral da Câmara Árabe-Brasileira informando que a área da Capital onde se localiza o edifício-sede da entidade foi escolhida por muitas famílias de imigrantes desembarcados na década de 30 do século passado, para “a abertura de seus pequenos estabelecimentos comerciais”. Ele também fez referência ao potencial paranaense na 6


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.