História_de_Vigo_Guia_PORTUGUES

Page 5

HISTÓRIA DE VIGO Fundação mítica de Vigo

Vigo é uma cidade antiga, assim o testemunham as suas ruínas pré-históricas e romanas: era uma importante aglomeração castreja e foi um pequeno porto de pesca e comercial no séc. I d.C., na intricada rede comercial do Império Romano. Mas, paradoxalmente, é considerada uma cidade sem história, moderna, por causa do crescimento desmedido que teve no séc. XX.

Reside aí parte do preço que deve pagar por não ter um mito de fundação, de heróis e deuses que lutaram antes da história, como a cidade de Roma ou como a Buenos Aires de Borges.

Vigo teve que emergir das águas do Atlântico: deve tudo ao oceano. As suas divindades são certamente marinhas, mas não nos esqueçamos da forja e do ferro, símbolos do seu espírito industrial. Vigo seria, em termos de mitologia romana, o resultado da luta entre Neptuno, deus das águas e dos mares, e Vulcano, deus do fogo e dos metais. Uma luta para ganhar o patrocínio da cidade e a honra dos seus habitantes.

5


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.