+ info
“Turgalium; entre planícies e barrocais“ Roteiros urbanos:
Trujillo Introdução Romanos (Turgalium), visigodos, árabes (Taryala), judeus e, mais tarde, cristãos (Truxiello) vão definir a identidade desta cidade, carregada de histórias e aventuras épicas. Vamos ficar a saber como a descoberta do Novo Mundo trouxe fortunas que desencadearam o desenvolvimento urbanístico da vila medieval e visitaremos casas senhoriais, palácios, pequenas praças e edifícios religiosos.
notas Posto de turismo Plaza Mayor 927 322 677 www.turismotrujillo.com
Sabia que…?
Estátua de Pizarro 20
Praça Mayor
Vistas da vila desde o castelo
O nosso percurso inicia-se na praça Mayor, lugar escolhido pela nobreza da localidade para erguer os seus grandes palácios, como o de Carvajal-Vargas, o do marquês da Conquista ou o de Orellana-Toledo, durante os séculos XV e XVI. Começamos pelo posto de turismo, onde nos fornecem informação vasta e precisa de tudo o que podemos visitar. A estátua equestre de Francisco Pizarro e a igreja de San Martín, ambas na mesma praça, serão os nosso primeiros destinos. Está situado na parte mais alta da cidade, num promontório rochoso onde os árabes iniciaram a sua construção no séc. IX. Foi o núcleo da história da localidade durante a Época Medieval e destaca-se pelas suas bonitas torres e pelas duas cisternas no pátio de armas. A fortaleza é completada com a muralha de origem árabe, dezassete torres que ainda se mantêm de pé e cinco portas de acesso. É um Bem de Interesse Cultural.
Ca st el o
Aventureiros, cavaleiros, fidalgos e humildes habitantes de Trujillo embarcaram à conquista do Novo Mundo. O mais ilustre, Francisco Pizarro, conquistou o império Inca e foi imperador do Perú. Francisco de Orellana descobriu o rio Amazonas e Diego García de Paredes, o “sansão” extremenho, ficou célebre pela sua extraordinária força e façanhas. Hernando Pizarro foi governador de Cuzco; Alonso de Sotomayor, do Chile; Gerónimo de Loayza, arcebispo de Lima; e Fernando de Alarcón foi o primeiro explorador do rio Colorado.
Continuamos pela Cuesta de la Sangre para entrarmos, depois de passar pela Puerta de Santiago, no recinto medieval de Trujillo, onde nos esperam ruas estreitas, de traçado irregular e uma grandevariedadedecasasnobiliárquicasetemplosporpercorrer. Turgalium; entre planícies e barrocais: Trujillo