
2 minute read
A INFORMAÇÃO COMPLETA NO RÓTULO – NÃO TEMOS NADA A ESCONDER
No rótulo dos alimentos para peixes apresentamos informações sobre a percentagem de proteína bruta, gordura bruta, fibra bruta e água. A análise química não é obrigatória no rótulo, mas as empresas de renome colocam os dados para facilitar a comparação de produtos. As informações obrigatórias são os dados sobre o teor de vitaminas e microelementos, que são adicionados aos alimentos.
Proteína bruta são todos os componentes do alimento que contêm azoto. O valor nutritivo de uma proteína determina a sua digestibilidade e a quantidade de aminoácidos essenciais. Nos produtos da Tropical as principais fontes de proteína utilizadas são a farinha de peixe de alta qualidade, a farinha de crustáceos e a spirulina. A digestibilidade da proteína a partir dessas fontes (isto é, o grau de libertação e absorção de aminoácidos durante a digestão) é 90-95%.
Advertisement
Gordura bruta são ésteres de glicerol e ácidos gordos. Nos alimentos da Tropical a principal fonte de gordura bruta é o óleo de peixe de alta qualidade. A gordura é a fonte primária de energia, e fornece ácidos gordos essenciais, incluindo o Omega-3 e Omega-6.
Fibra bruta (fibras) acelera o peristaltismo intestinal, previne a constipação intestinal, apoia crescimento de bactérias benéficas na flora intestina e promove a desintoxicação do corpo do peixe. Existe uma tendência para maximizar a redução do teor de fibras em alimentos, reduzindo assim a matéria fecal excretada pelos peixes, e em resultado a contaminação da água no aquário. No entanto, a diminuta quantidade de fibra na dieta pode levar à inflamação do sistema digestivo. O teor de fibra alimentar nos alimentos Tropical flutua dentro de 2-3%. Não colocamos nos rótulos as informações sobre a quantidade de cinzas brutas. Esta informação corresponde à soma dos minerais nos alimentos, obtida através da incineração de uma amostra do alimento. Esse índice é usado para calcular a quantidade de ingredientes orgânicos no alimento. As cinzas brutas nos alimentos Tropical variam entre 6 e 10%.
Conhecendo o teor de proteína, gordura, fibra, cinza e água do alimento pode facilmente calcular a quantidade de hidratos de carbono. O seu teor médio em alimentos para peixes ornamentais é 20-30%. Os peixes produzem enzimas digestivas que lhes permitem decompor os hidratos de carbono. O grau de utilização dos hidratos de carbono depende do conteúdo da alimentação (entre outras componentes, por exemplo da quantidade de proteínas), e do processo de produção de alimentos. A tecnologia HTST usada pela Tropical aumenta a absorção de hidratos de carbono pelos peixes.
Recomendamos os preparados Tropical Aqua Care, que – graças à tecnologia de produção avançada e à eficácia comprovada – facilitam o tratamento do aquário e a criação de condições óptimas para a criação de peixes.
Mais informações sobre os preparados da Tropical no Guia Aqua Care, na página www.tropical.pl e no serviço móvel.
Morada da sua loja:
TROPICAL Tadeusz Ogrodnik ul. Opolska 25, PL 41-500 Chorzów www.tropical.pl