cmyb
Sabado e Domingo
TRIBUNA DO VALE 26 e 27 DE MARÇO DE 2011
DIRETOR: BENEDITO FRANCISQUINI
290 200
ANO XV - N0 1862 - R$ 1,00
www.tribunadovale.com.br
NORTE PIONEIRO
Área plantada de cana diminui, mas produção deve ser maior Antônio de Picolli
Mesmo com uma redução significativa da área plantada de cana de açúcar no Norte Pioneiro, a produção deste ano deve ser maior do que a anterior. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), sediado em Jac a r e z i n h o, a s a f r a 2009/2010 ocupou uma área de 58,8 mil he c t ares, enqu anto a atual é de 57,5 mil h e c t are s . Poré m , a expectativa é que a p r o d u ç ã o au m e nt e em cerca de oito mil
CRÍTICA
Para deputado Lupion, falta política agrícola no País
PÁG. A3
DISPUTA
Ex-deputado Gustavo Fruet é assediado pelo PPS
PÁG. A3
ESGOTO
Sanepar anuncia investimentos de mais de R$ 100 mil
PÁG. A4
GOVERNO
Estado terá serviço de atenção especial aos deficientes
PÁG. A4
ESTRUTURA
Cambará constrói galerias pluviais no São José
PÁG. A5
quilos p or hectare, contrastando com o espaço reduzido. A produtividade de 88 mil quilos por hectare, registrada em 2009/2010, deve dar lugar a 96 mil quilos aproximadamente na safra atual. A explicação para o fenômeno está no clima. No ano passado, a cana de açúcar enfrentou e st i age m qu e at r a palhou o desenvolvimento da planta. Já o cultivo 2010/2011 c o nt o u c o m c hu v a suficiente o aumento da produção.
PÁG. A5
FISCALIZAÇÃO
Seab fecha barreiras sanitárias no Norte Pioneiro
Antônio de Picolli
A Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) fechou três barreiras sanitárias no Paraná, incluindo a de Ribeirão Claro. Na região, dos seis postos, apenas dois estão em funcionamento em tempo integral, o de Mello Peixoto e Marques dos Reis, ambos entre Jacarezinho e Ourinhos (SP). Além de Ribeirão Claro, as unidades de Cambará, Santana do Itararé e Salto do Itararé fecharam as portas e funcionam apenas com fiscalizações volantes. A Seab conta hoje com aproximadamente 270 funcionários, entre veterinários e agrônomos, mas para manter devidamente a fiscalização seriam necessários pelo menos 600.
PÁG. A6 Antônio de Picolli
HABITAÇÃO
Ibaiti planeja construção de mais de 270 moradias
Uma parceria entre a Cohapar e a prefeitura de Ibaiti, está viabilizando a construção de 272 casas populares na cidade. A estimativa é que as obras comecem já no segundo semestre deste ano. As casas serão construídas no loteamento Santo Antonio de Pádua, onde o terreno doado pela prefeitura já foi aprovado em vistoria feita pelos representantes da Cohapar. De acordo com o prefeito, os projetos estão em fase final.
PÁG. A5