cmyb
Sábado e Domingo
TRIBUNA DO VALE 06 E 07 DE NOVEMBRO DE 2010
DIRETOR: BENEDITO FRANCISQUINI
290 170
ANO XV - N0 1767 - R$ 1,00
www.tribunadovale.com.br
ATRASO
Região sofre com monopólio da telefonia fixa e da internet
Usuários da Oi-Brasil Telecom estão sujeitos a imposições da empresa sem ter com quem reclamar Boa parte dos 700 mil habitantes das 46 cidades que fazem parte das microrregiões das associações de municípios Amunorpi e Amunop, está nas mãos da concessionária de telefonia Oi/BrasilTelecom. Por ser a única da região a oferecer serviços de telefonia fixa e internet banda larga, ela é acusada de desmandos que escapam da fiscalização da Anatel. Um exemplo é o caso de um cliente que aguarda há mais de seis meses a instalação de internet pelo sistema ADSL, tipo banda larga. Para obter o ser-
viço, ele foi obrigado a adquirir uma linha fixa da OI/BRT, e paga mensalmente a assinatura básica, sem usar o telefone. O Ministério Público do Paraná (MP-PR), por meio da Promotoria de Defesa do Consumidor, ajuizou recentemente Ação Coletiva de Consumo, com pedido de tutela antecipada, contra a concessionária de telefonia por publicidade enganosa. De acordo com a Promotoria, a empresa estaria ludibriando seus clientes descontando a “taxa de
PIRACEMA
Polícia Ambiental intensifica fiscalização
UTI ganha mais leitos e nova estrutura Antônio de Picolli
PÁG. A4
Abertura do comércio ainda não foi definida PÁG. A5
S.A.PLATINA
Domingo tem Concurso da Câmara Municipal
PÁG. A4
ESCOLAS
Universidade Sem Fronteiras quer implantar xadrez
PÁG. A8
J. TÁVORA
Produtores recebem patrulha mecanizada
PÁG. A8
COPA
Primeiro jogo da final será disputado no dia 14
PÁG. A6
PÁG. A5
JACAREZINHO
NATAL
conclusão de chamada”, automaticamente, dos minutos contratados pelos consumidores, sem dar publicidade à prática. As investigações iniciaram a partir de denúncias feitas por alguns clientes da “Oi”. Segundo os consumidores, a empresa oferecia, em determinado serviço, plano de 600 minutos em ligações mais internet, por uma única tarifa mensal. No entanto, eles verificavam que os 600 minutos contratados não correspondiam a 600 minutos em ligação.
Depois de três anos de reformas, a Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho reinaugurou ontem a Unidade de Terapia Intensiva, que além de uma estrutura nova, ainda ganhou mais três leitos, totalizando, 10. Com o acréscimo do número de leitos, a UTI de Jacarezinho passou do nível 1 para o nível 2, o que significa, que terá mais recursos do governo do Estado. Com a mudança de classificação, a unidade também passa a contar com a presença de um neurocirurgião, que poderá realizar procedimentos de pequena e média complexidade. Segundo o diretor presidente da Santa Casa, Paulo Diniz, foram investidos aproximadamente R$ 2 milhões nas obras. “O hospital investiu em toda a infraestrutura e em alguns equipamentos”, disse.
PÁG. A5
DESCUIDO
Incêndio provoca danos ambientais em Ribeirão Claro As chuvas do fim de semana vieram em boa hora para controlar alguns focos de incêndio. A cena foi registrada anteontem pelo leitor Renato Bacelar, no bairro da Cachoeira, em Ribeirão Claro, próximo a Represa de Xavantes. Com o clima quente e seco, o fogo se espalhou rapidamente pelo morro causando danos ambientais à vegetação e a pequenos animais. Os bombeiros alertam que grande parte dos incêndios pode ser evitada com simples cuidados e precauções tomadas pela população. A prática de queimadas, além de ser proibida, é extremamente perigosa e pode caracterizar crime ambiental.
Divulgação